Início Arquivo Dezembro de 2024

Dezembro de 2024

Encontramos 252 Notícias

Polícia Civil recupera celular de quase R$ 10 mil e indicia cinco pessoas por receptação em Vitória da Conquista

Polícia Civil recupera celular de quase R$ 10 mil e indicia cinco pessoas por receptação em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil, através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, concluiu nesta segunda-feira (16) uma investigação iniciada em 28 de junho deste ano que apurou a prática do golpe do cartão virtual na aquisição de 11 telefones celulares, realizada entre os dias 13 e 22 de junho. Na época, os dez aparelhos foram recuperados pela Polícia Civil. No dia 04 deste mês, o último aparelho, avaliado em R$ 8.389,00 foi recuperado e restituído à vítima. De acordo com a 10ª Coorpin, com a sua recuperação, cinco receptadores foram identificados. Três deles são comerciantes e proprietários de grandes lojas de vendas e revenda de celulares da marca Apple, novos e seminovos, com lojas virtuais no Instagram, sendo que, um deles possui loja física no centro de Vitória da Conquista. Os comerciantes praticaram o crime de receptação qualificada, cuja pena é de até 8 anos de prisão, uma vez que encontram grande facilidade em revender o produto da receptação a terceiros de boa-fé, clientes que não têm razão para desconfiar da procedência dos bens que estão sendo oferecidos. Outras duas pessoas foram indiciadas pelo crime de receptação simples, cuja penas é de até 4 anos de prisão.

Vitória da Conquista recebe acelerador linear para tratamento oncológico no SUS

Vitória da Conquista recebe acelerador linear para tratamento oncológico no SUS
Foto: Divulgação/SESAB

Nesta segunda-feira (16), a saúde pública da Bahia deu mais um passo significativo na luta contra o câncer com a entrega do acelerador linear no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O equipamento de ponta permitirá a inauguração do primeiro serviço de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade pública no sudoeste baiano, um avanço na regionalização do serviço estadual. A entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia. “Este equipamento permite tratar tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, preservando órgãos adjacentes. Essa precisão permite tratar tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e, quando a cura não é possível, a radioterapia oferece alívio significativo aos pacientes, diminuindo dores e outros sintomas”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Além de Vitória da Conquista, novas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) estão previstas para cidades como Salvador, Irecê e Barreiras, com aceleradores lineares avaliados em mais de R$ 25 milhões, cada.

Adab prorroga prazo para declaração de rebanhos na Bahia até 17 de janeiro

Adab prorroga prazo para declaração de rebanhos na Bahia até 17 de janeiro
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O prazo para que os produtores rurais baianos realizem a atualização cadastral de rebanhos junto à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi prorrogado até dia 17 de janeiro. A declaração é obrigatória e o pecuarista que não realizar o cadastro terá a propriedade bloqueada e ficará impedido de transitar com os animais. Os criadores devem procurar um dos 402 escritórios da Adab espalhados por todo o estado ou realizar a atualização via Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sibad), acessado através do site da Agência (www.adab.ba.gov.br). Além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido, é necessária a apresentação dos documentos do criador como o RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento da propriedade agropecuária. A nova Portaria 134/24, já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Senacon determina retirada de oferta de celulares irregulares da Amazon e do Mercado Livre

Senacon determina retirada de oferta de celulares irregulares da Amazon e do Mercado Livre
Foto: Banco de Imagens

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) determinou que a Amazon e o Mercado Livre retirem dos respectivos sites os anúncios de celulares sem homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e sem nota fiscal. As empresas foram notificadas na sexta-feira (13). A medida foi tomada após denúncia formal da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) à Senacon. As plataformas têm 15 dias para apresentar relatório detalhado sobre o cumprimento das medidas, caso contrário poderão sofrer processos administrativos e receber multa. A iniciativa visa coibir práticas que lesam o mercado e os consumidores.

Derramando carga sobre a pista, carreta é retida pela PRF com 5 toneladas de excesso na BR-324, em Simões Filho

Derramando carga sobre a pista, carreta é retida pela PRF com 5 toneladas de excesso na BR-324, em Simões Filho
Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais retiveram neste domingo (15), na BR-324 em Simões Filho, uma carreta derramando parte da carga enquanto transitava. O Volvo placas de Feira de Santana transportava fertilizante a granel. Durante a abordagem, a equipe constatou outras irregularidades no caminhão como parabrisa trincado e sistema de iluminação deficiente. Além disso, o veículo estava com 5.270 quilos a mais que o peso máximo permitido. O veículo somente seguiu viagem após o transbordo da carga a mais para outra carreta.

Suspeito é detido com arma branca e entorpecentes em Macaúbas

Suspeito é detido com arma branca e entorpecentes em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem foi detido com uma arma branca e drogas na cidade de Macaúbas neste domingo (15). Conforme a 4ª CIPM, o flagrante aconteceu no Distrito de Açude por volta das 23h30. Durante patrulhamento, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional foi informada de que um indivíduo estava comercializando drogas, se envolveu em uma briga e portava uma arma branca. Diante da informação, os PMs deslocaram para local e ao avistar o indivíduo foi dada a voz de abordagem. Durante as buscas, foram encontrados, uma arma branca na sua cintura e dois papelotes de uma substância análoga a cocaína no bolso da sua bermuda. Também foram encontrados 24 papelotes da mesma substância dentro de seu capacete e R$ 284,50 em espécie. O suspeito foi conduzido à delegacia juntamente com seus pertences ficando à disposição da autoridade competente.

Homem é detido com simulacro de arma de fogo em Ipiaú

Homem é detido com simulacro de arma de fogo em Ipiaú
Foto: Divulgação/55ª CIPM

Um homem foi detido ao ser flagrado com um simulacro de arma de fogo na cidade de Ipiaú neste domingo (15). Por volta das 07h40, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 55ª CIPM realizava rondas quando recebeu uma denúncia de um transeunte relatando que havia um homem armado na segunda travessa do Honório. Os PMs deslocaram até o local onde avistaram o suspeito, que tentou fugir ao avistar a viatura. Ele foi abordado e durante a busca, os PMs localizaram o simulacro de um revólver. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia a fim de proceder com as medidas cabíveis.

Motocicleta é recuperada poucas horas após ser roubada em Jaguaquara

Motocicleta é recuperada poucas horas após ser roubada em Jaguaquara
Foto: Divulgação/19º BPM

Uma motocicleta Honda Pop de cor vermelha que havia sido roubada na noite de sábado (14) foi recuperada poucas horas após o crime em Jaguaquara, sudoeste da Bahia. Policiais Militares do 19° BPM foram informados pelo Cicom sobre um furto de uma motocicleta no bairro São Jorge. De imediato a guarnição realizou rondas pelas localidades próximas ao furto e obteve êxito na localização do veículo, que se encontrava em um terreno baldio. Ninguem foi preso. O veículo juntamente com o proprietário, foram encaminhados até a delegacia local para serem adotadas às medidas cabíveis.

Embalagens para acondicionamento de drogas e entorpecentes são apreendidos pela PM em Jequié

Embalagens para acondicionamento de drogas e entorpecentes são apreendidos pela PM em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Sessenta e quatro pinos contendo substância análoga à cocaína, três embalagens plásticas contendo a mesma substância, 37 pedras de substância análoga a crack e embalagens para acondicionamento de drogas foram apreendidos por policiais militares do 19º BPM na cidade de Jequié no sábado (14). Por volta das 14h45, policiais militares realizavam rondas na cidade quando avistaram um indivíduo, o qual empreendeu fuga com a aproximação da viatura, seguindo por uma área de matagal. Ao realizar uma busca no perímetro, foram localizados os materiais ilícitos espalhados pelo local. Os materiais foram apresentados na 9ª Coorpin para as medidas cabíveis.

Veículo que pode ter sido utilizado em roubo é apreendido pela PM em Gandú

Veículo que pode ter sido utilizado em roubo é apreendido pela PM em Gandú
Foto: Divulgação/19º BPM

Um carro modelo Gol foi apreendido pela PM no sábado (14) por policiais militares no sudoeste da Bahia, suspeito de ter sido utilizado no roubo de outro veículo. Por volta das 07h30, na zona rural de Itamari, uma guarnição do 19° BPM recebeu informações de que uma pickup Nissan Frontier havia sido roubada em Gandú, com a participação de ocupantes de um Gol branco. Ambos os veículos seguiram rumo a Itamari pela BA 549. A guarnição avistou a Gol em alta velocidade a 3 km da cidade e iniciou o acompanhamento. O condutor perdeu o controle e saiu da pista, parando em uma área de vegetação. Os ocupantes fugiram para uma área de mata e não foram alcançados. Uma no carro não revelou nada ilícito. Apoios das guarnições de Nova Ibiá e do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 60ª CIPM foram solicitados, mas os suspeitos não foram encontrados. O Gol foi apresentado na Delegacia de Gandú. A PM ainda tenta localizar o veículo Nissan Frontier.

Veículo abandonado em via pública é retirado pela PM em Jequié

Veículo abandonado em via pública é retirado pela PM em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Um veículo foi retirado de uma via publica por policiais militares do 19º BPM em Jequié neste domingo (15). Por volta das 12h, policiais militares, a pedido do Cicom, foram acionados para verificar um veículo via pública. Ao chegarem ao local, encontraram um Fiat Uno Mille Way azul abandonado, com a chave na ignição e a porta dianteira esquerda aberta, o que poderia facilitar a ação de criminosos. Para preservar a segurança do proprietário, o veículo foi removido para o Pátio Bahia, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Abastecimento de água potável será interrompido na próxima terça-feira (17) em Livramento de Nossa Senhora

Abastecimento de água potável será interrompido na próxima terça-feira (17) em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/CPT

Uma manutenção programada na estação de tratamento de água interromperá o abastecimento em Livramento de Nossa Senhora na próxima segunda-feira (17). De acordo com Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a interrupção está programada para às 8h e a previsão é que os serviços sejam concluídos no mesmo dia, no início da tarde, quando começará a ser retomado o funcionamento do sistema de abastecimento. “Como a retomada ocorre de forma gradativa, a completa regularização deverá ocorrer em até 24 horas depois de concluídos os trabalhos, tempo necessário para preencher a rede distribuidora até os reservatórios dos imóveis das partes mais altas”, informou a distribuidora. Até a completa regularização do abastecimento nos imóveis, a distribuidora recomenda que os moradores mantenham o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Duas motocicletas roubadas são recuperadas pela PM em Vitória da Conquista

Duas motocicletas roubadas são recuperadas pela PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Duas motocicletas roubadas foram recuperadas por policiais da Rondesp Sudoeste em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (13). De acordo com especializada, a ação aconteceu por volta das 11h no Bairro Bela Vista. Uma guarnição da Rondesp foi acionada por um cidadão, que informou ter sua motocicleta tomada de assalto no dia anterior e que seu veículo possuía rastreador. De posse das informações, os militares deslocaram ao local referenciado, onde em incursão em região densa de matagal, foram encontradas duas motocicletas abandonadas, ambas ratificadas pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) como produto de roubo. Foi realizado contato com a outra vítima e diante dos fatos, os veículos e os proprietários foram apresentados no DISEP para as medidas legais cabíveis.

Durante abordagem a veículo, PM apreende drogas, arma de fogo e munições em Vitória da Conquista

Durante abordagem a veículo, PM apreende drogas, arma de fogo e munições em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Policiais da Rondesp Sudoeste apreenderam nesta sexta-feira (13) em Vitória da Conquista 4 kg de substância análoga à maconha, uma pistola calibre 9mm, dois carregadores 19 munições do mesmo calibre, 50 munições calibre 38, uma balança digital de precisão e embalagens plásticas para acondicionamento de drogas. Durante patrulhamento tático no Bairro Jurema por volta das 23h30, policiais visualizaram um veículo Ford Fiesta. Ao perceber a presença policial, o condutor realizou manobra brusca e tentou evadir em alta velocidade. O veículo foi interceptado, e, na abordagem, foram encontrados materiais ilícitos, incluindo drogas e armamento. O condutor, de 43 anos, foi detido e conduzido, junto com o material e o veículo para o Disep onde as providências legais foram tomadas.

CPRSO celebra 10 anos de excelência no policiamento da Região Sudoeste

CPRSO celebra 10 anos de excelência no policiamento da Região Sudoeste
Foto: Divulgação

Nesta semana, a área cívica do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação foi palco da solenidade comemorativa pelos 10 anos de criação do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO). Ao longo da última década, o CPRSO tem se consolidado como uma força indispensável na garantia da ordem pública, destacando-se pela eficiência no combate ao crime, proximidade com a comunidade e compromisso com a segurança da região. O trabalho incansável do comando e de suas unidades orgânicas tem gerado reconhecimento público, reforçando a confiança da população e sendo digno de aplausos. Durante o evento, foi concedido o título de Colaborador Emérito do CPRSO a personalidades públicas e a um coronel da Polícia Militar da Bahia reformado, em reconhecimento às contribuições prestadas para o fortalecimento das ações do comando. A solenidade foi presidida pelo coronel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, comandante do CPRSO, acompanhado de diversas autoridades civis e militares, incluindo os comandantes das companhias subordinadas.

Prestes a finalizar mandato, Prefeito de Dom Basílio propõe empréstimo de R$ 6,6 milhões

Prestes a finalizar mandato, Prefeito de Dom Basílio propõe empréstimo de R$ 6,6 milhões
Foto: Sudoeste Total

Um projeto de lei do executivo municipal de Dom Basílio enviado à Câmara municipal prevê um empréstimo de R$ 6,6 milhões junto à DESENBAHIA (Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A). As informações são do Blog Cidade. Dentre quatro projetos recebidos pela Casa Legislativa na última quarta-feira, 11 de dezembro, o que mais gerou repercussão foi justamente o nº 15/2024. A proposta chamou atenção tanto dos presentes quanto da população em geral por dois motivos principais: o valor elevado da operação e o fato de ser apresentada a apenas 20 dias do término do mandato do atual gestor. Caso aprovado, o município assumirá a dívida, com garantia oferecida sobre as receitas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em novembro, o repasse do FPM ao município superou R$ 1,6 milhão, encerrando o ano com um total de mais de R$ 18 milhões transferidos. De acordo com o texto do projeto, os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos e veículos pesados, execução de obras de infraestrutura urbana, saneamento básico e implantação de sistemas de energia fotovoltaica. Contudo, o Projeto de Lei 15/2024 não foi votado na sessão devido ao não cumprimento do prazo regimental, conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal. O presidente da Câmara, Gelson Caires, anunciou que uma nova sessão extraordinária será convocada para o dia 18 de dezembro, na próxima quarta-feira, no entanto, até o fechamento desta matéria, a convocação oficial ainda não havia sido publicada. Além do impacto desta nova dívida, é necessário que os vereadores considerem outros financiamentos contratados nos últimos sete anos e que ainda oneram os cofres municipais mensalmente. A decisão deverá equilibrar o potencial de benefícios, como melhorias em infraestrutura e sustentabilidade, com o comprometimento financeiro que pode limitar futuros investimentos. De acordo com o Blog Cidade, o prefeito eleito, Fernando Santos, ainda não comentou sobre o Projeto de Lei, que, se aprovado, cairá sobre sua gestão em 2025 o pagamento correspondente.

Apostas da Mega-Sena passam a ser exclusivas para a Mega da Virada na próxima quarta-feira (18)

Apostas da Mega-Sena passam a ser exclusivas para a Mega da Virada na próxima quarta-feira (18)
Foto: Sudoeste Total

A partir da quarta-feira (18), todas as apostas na modalidade da Mega-Sena passarão a ser exclusivas para a Mega da Virada. O prêmio está estimado em R$ 600 milhões e não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante. Caso apenas um apostador ganhe todo o prêmio e aplique o valor na Poupança da CAIXA, receberá aproximadamente R$ 3,4 milhões no primeiro mês de rendimento. As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa, pelo app Loterias Caixa e pelo Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis dezenas, é de R$ 5,00.

Brasil registra menor mortalidade por aids da série histórica

Brasil registra menor mortalidade por aids da série histórica
Foto: Rodrigo Nunes/MS

Em 2023, houve aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, demonstrando aumento da capacidade de diagnóstico dos serviços de saúde brasileiros. Os dados fazem parte do novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado esta semana. Apesar do aumento da detecção de casos – diretamente ligado ao fato de algumas pessoas se testarem pela primeira vez – a taxa de mortalidade por aids foi de 3,9 óbitos, a menor desde 2013. Quanto ao perfil das pessoas que concentram a maioria dos casos de infecção pelo HIV em 2023, os dados apontam que 70,7% foram notificados em pessoas do sexo masculino, 63,2% ocorreram em pessoas pretas e pardas, e que 53,6% em homens que fazem sexo com homens. A razão de sexos é de 2,7 casos em pessoas do sexo masculino para cada caso do sexo feminino. A faixa etária com mais casos, 37,1%, é a de 20 a 29 anos de idade, sendo que, no sexo masculino, a mesma faixa etária concentra 41% dos casos. Sobre os casos de aids, em 2023, foram registrados 38 mil casos da síndrome, com a região Norte registrando a maior taxa de detecção do país, 26%, seguida pela região Sul, 25%. No ranking de casos, Boa Vista-RR, Manaus-AM e Porto Alegre-RS, apresentam taxas de detecção de 50,4%, 48,3% e 47,7%, respectivamente. Pessoas do sexo masculino foram responsáveis por cerca de 27 mil dos casos registrados. A faixa etária com maioria dos casos de aids é a de 25 a 29 anos de idade, com 34%, seguida da de 30 a 34 anos, com 32,5%. Quando observado somente o sexo masculino, essas mesmas faixas etárias correspondem a 54,8% e 50,3%. Quanto à categoria de exposição, em 2024, 43,9% dos casos notificados da síndrome ocorreram entre pessoas do sexo masculino homossexuais e bissexuais. Especificamente em 2023, foram registrados 10.338 óbitos por aids, mas a mortalidade padronizada registrada foi 3,9%, a menor desde 2013. 

PM apreende drogas e detém suspeito de tráfico em Vitória da Conquista

PM apreende drogas e detém suspeito de tráfico em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Policiais militares da Rondesp Sudoeste apreenderam nesta quinta-feira (12) um tablete de substância análoga à maconha, 1,490kg da mesma substancia, um saco plástico e duas balanças digitais de precisão, em Vitória da Conquista. O flagrante aconteceu por volta das 13h30 no Bairro Cidade Maravilhosa. Durante patrulhamento tático, a guarnição solicitou uma informação a um transeunte, que ao ser abordado informou estar com drogas em sua mochila. Após revista, foi encontrada uma barra de substância análoga à maconha. O indivíduo declarou que possuía mais quantidade da mesma substância em sua residência. Com essas informações, o autor autorizou a guarnição a acompanhá-lo até o local e franqueou a entrada no imóvel. A veracidade dos fatos foi confirmada, e mais materiais foram localizados. O indivíduo, junto com sua companheira e os materiais apreendidos, foram conduzidos ao DISEP para adoção das medidas cabíveis.

Homem é preso após praticar roubo dentro de supermercado em Boquira

Homem é preso após praticar roubo dentro de supermercado em Boquira
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem foi preso nesta sexta-feira (13) logo após praticar um roubo dentro de um estabelecimento comercial na cidade de Boquira. De acordo com informações da 4ª CIPM, o estabelecimento fica localizado na Rua da Mineração, Bairro Salinas. A PM foi acionada por volta das 7h10. A vítima e o proprietário de um supermercado informaram à guarnição que tinha acabado de ocorrer um roubo, no qual um indivíduo os ameaçou com uma faca do tipo peixeira, exigindo que entregassem seus pertences. Com base nas imagens das câmeras de segurança cedidas pelo proprietário do estabelecimento, foram feitas rondas com o objetivo de localizar o suspeito. Durante as buscas, foi avistado um indivíduo com as características descritas, portando um machado e um objeto semelhante a uma caixa registradora. Ao perceber a presença policial, o suspeito empreendeu fuga e entrou em uma residência. Foi dada voz de parada, que foi desobedecida. O suspeito então jogou o material do furto no chão e levantou o machado com a intenção de intimidar a guarnição. Diante disso, o suspeito foi contido, sendo necessário o uso progressivo da força. Em seguida, foi constatado que os objetos em sua posse pertenciam tanto à vítima quanto ao estabelecimento comercial, por conterem documentos das vítimas. O suspeito e os materiais encontrados foram apresentados na delegacia de Boquira.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.