Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 22:09
Duas pessoas morreram neste domingo (29) em um grave acidente na BA-263, entre Piripá e Tremedal, região sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, a motocicleta em que as vítimas estavam colidiu no fundo de um carro. Em seguida, a motocicleta pegou fogo. O acidente aconteceu por volta das 20h. A passageira da motocicleta, identificada como Talita Paiva Vieira, 21 anos, e o condutor, Breno Paiva Vieira, 18, morreram ainda no local. Os corpos foram removidos por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre velório e sepultamento. O condutor do carro envolvido no acidente fugiu do local. As causas do acidente serão esclarecidas após investigações das autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 21:40
Em entrevista à rádio CBN nesta segunda-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o uso do cartão do Bolsa Família para apostas eletrônicas, as populares 'bets', será interditado. Segundo ele, esta é a determinação do Governo Federal. “Cartão do Bolsa Família, cartão de crédito; nada disso vai poder ser utilizado para o pagamento de aposta”, explicou. “Também vamos acompanhar CPF por CPF a evolução da aposta e dos prêmios, para evitar duas coisas: quem aposta muito e ganha pouco pode estar com dependência psicológica do jogo; e quem aposta pouco e ganha muito, em geral é lavagem de dinheiro. Temos de coibir esse problema da saúde pública e a questão do crime organizado”, advertiu o ministro da Fazenda.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 21:31
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de cigarros eletrônicos em um ônibus de passageiros na noite de sexta-feira (27), na BR-242, em Barreiras. A carga ilícita, composta por 100 dispositivos eletrônicos para fumar, estava sendo transportada de forma irregular e configura crime de contrabando. Durante uma operação com foco em crimes de tráfico, contrabando e descaminho, os policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um ônibus que seguia de Palmas (TO) para Fortaleza (CE). Ao inspecionar o veículo, os agentes encontraram diversas caixas contendo os cigarros eletrônicos, que estavam escondidas na parte superior do ônibus. Os cigarros eletrônicos apreendidos foram encaminhados para a Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações para identificar os responsáveis pelo transporte da carga ilícita.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 21:26
A sétima edição da ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, que terminou na última sexta-feira, dia 27, identificou mais de 500 hectares com supressão ilegal de vegetação nativa na Bahia. A operação, que ocorreu entre 16 e 27 deste mês, identificou cerca de 300 hectares desmatados em 13 municípios do litoral Norte, Sul, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá. Em 60% dos casos, foi confirmada a supressão de vegetação nativa com algum indício de irregularidade. As áreas foram identificadas a partir de 100 alertas de desmatamento da plataforma MapBiomas, que possibilita a detecção em alta resolução de desmatamentos e infrações ambientais, além dos alertas do programa Harpia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Polícia Federal. Segundo o promotor de Justiça Augusto César Matos, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), mais de 90% dessas áreas já estavam cadastradas no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), demonstrando que, apesar do registro, o desmatamento ilegal continua a ocorrer. No extremo sul baiano, foram apurados 35 alertas nos municípios de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Una. No total, mais de 370 hectares de áreas desmatadas estão sendo objeto de embargos e os responsáveis serão multados pelas infrações cometidas e penalizados judicialmente. A operação contou com a colaboração de diversas entidades, utilizando tecnologia avançada de monitoramento por satélite, como a plataforma MapBiomas. Trata-se de um programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas, iniciativa multi-institucional que une universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais. Com o suporte dessas ferramentas, as equipes de fiscalização puderam identificar rapidamente os focos de desmatamento e atuar diretamente no campo, aplicando autos de infração e determinando a paralisação das atividades ilegais. Ao todo, foram identificados no país 17.124 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa, superando os 15,4 mil hectares de 2023 e os 11,9 mil hectares de 2022. As multas aplicadas, que somam mais de R$ 137 milhões, representam o maior valor já registrado em todas as edições da operação. O Piauí foi o estado mais afetado, com 7.300 hectares desmatados, seguido por Minas Gerais (2.854 hectares) e Espírito Santo (1.029 hectares). Minas Gerais também liderou no valor de multas aplicadas, com mais de R$ 56,2 milhões em penalidades.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 21:22
Incentivo às práticas inclusivas de pessoas com deficiência e combate ao capacitismo. Esses são os assuntos que técnicos vinculados ao Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), e professores especialistas da temática convidados apresentam durante a 7ª Formação Docente organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Caetité e que se inicia nesta terça-feira (01). O convite para participação dos profissionais da Sudesb e professores partiu do Núcleo Educacional de Avaliação e Formação de Caetité, ligado à Secretaria de Educação. O interesse pelo assunto foi despertado quando da passagem do Núcleo do Paradesporto no município, em agosto, com a realização da Clínica do Esporte Adaptado, uma ação que também foi apresentada nas cidades de Senhor do Bonfim, Juazeiro e também com programação realizada em Salvador. O coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmare Júnior, destaca a satisfação pelo convite feito pela Secretaria de Educação. “Para nós, é muito positivo este retorno a Caetité para tratar do tema da inclusão das pessoas com deficiência. Em agosto, nosso público era formado por profissionais e estudantes de educação física. Agora, teremos a oportunidade de falar sobre políticas e práticas de inclusão para um público mais amplo de professores e outros profissionais da área de educação”, comenta Adelmare. Além de Adelmare e da advogada e assessora do Núcleo do Paradesporto, Tâmara Pinho, integram o grupo de palestrantes convidados os professores Wilson Brito Filho, coordenador do Centro de Referência Paralímpico da Bahia, e Marconi Silva de Andrade, especialista em Educação Física Escolar e em Educação Inclusiva e Diversidade. A formação está dividida em três blocos, iniciando com o Grupo de Humanas, seguida do Grupo de Linguagens, finalizando com o Grupo de Exatas e Ciências da Natureza. A programação acontece nos dois turnos, começando às 8h e finalizando às 17h, respeitando-se o intervalo do almoço. O Auditório da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI e no Ginásio de Esportes Poliesportivo Prof. Hélio Negreiros sediam as atividades.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:56
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na sexta-feira (27/9), que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro. A sinalização demonstra que haverá cobrança complementar na conta de luz para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira vermelha patamar 2 serão cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De acordo com a ANEEL, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:56
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em Mirante e Encruzilhada por conta da estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:55
Dezesseis trabalhadores que executaram serviço de pintura nos porões de um navio cargueiro de bandeira das Ilhas Marshall e de propriedade de uma empresa da Noruega, que estava ancorado na Baía de Todos os Santos, foram resgatados por Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) em situação análoga à de escravizados. A operação, coordenada pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com o apoio da Marinha do Brasil, ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro. De acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (Safiteba), durante a inspeção conhecida como Port State Control, que verifica a jornada de trabalho, remuneração dos tripulantes, bem como de segurança de navegação das embarcações, a Inspeção do Trabalho identificou dezesseis empregados contratados por uma empresa do Espírito Santo, executando trabalhos de pintura nos porões de um navio em condições de alojamento e de alimentação degradantes. Segundo os trabalhadores, nove oriundos de Salvador, três do Maranhão e quatro do Espírito Santo, o capitão não os deixava entrar no navio. O navio fornecia, apenas alimentação, água potável e um sanitário para atender as dezesseis pessoas e os trabalhadores levaram um fogão próprio, que instalaram no local. Não havia privacidade para fazer a higiene pessoal. Os empregados tomavam banho de mangueira no convés, onde, também, dormiam em colchonetes e preparavam as refeições que eram ingeridas sem mesas ou assentos. Além das condições degradantes identificadas pelos Auditores, os empregados também executavam jornadas exaustivas de trabalho. Alguns chegaram a relatar quatorze horas de jornada diária de trabalho, iniciando por volta das seis horas da manhã e finalizando às nove horas da noite, com a concessão de uma hora para almoço. Tais situações são caracterizadas como trabalho análogo ao de escravizado. Após identificar a situação degradante de trabalho, a equipe de Inspeção do Trabalho coletou depoimentos de todos os trabalhadores, providenciou o desembarque dos mesmos em uma lancha cedida por uma empresa particular de praticagem da Bahia e os encaminhou para serem hospedados em hotéis pelo empregador, enquanto aguardavam o pagamento das verbas salariais e rescisórias devidas. Agora, os AFTs atuam nos cálculos e encaminhamentos para que a empresa do Espírito Santo, responsável pelo serviço de pintura no porão do navio, pague as devidas rescisões trabalhistas. Parte dos pagamentos foi realizada no dia 24 de setembro. Os requerimentos de seguro-desemprego foram cadastrados pelos AFTs nos dias 26 e 27 de setembro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:53
Uma sucuri-verde também conhecida como Anaconda, de aproximadamente cinco metros, foi resgatada na última quinta-feira (26) pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O animal, de 82 quilos, foi encontrado por funcionários nas dependências de um hotel no Litoral Norte da Bahia. O resgate foi realizado após os funcionários do estabelecimento notarem a presença do animal e acionarem o Disque Fauna do Inema, pelo número de WhatsApp (71) 99661-3998. A equipe do CETAS/Inema prontamente se deslocou ao local e, com técnicas especializadas, conseguiu capturar a sucuri de forma segura, garantindo a integridade do animal e das pessoas envolvidas. O veterinário do Cetas/Inema, Paulo Bahiano, explicou que o animal está recebendo todos os cuidados necessários para garantir sua saúde e bem-estar antes de ser reintroduzido à natureza. “A sucuri foi encontrada em boas condições de saúde, não apresentava sinais de ferimentos, mesmo assim uma equipe multidisciplinar realizou um check-up, incluindo exames laboratoriais e de imagem. Estamos monitorando o animal de perto, prestando todos os cuidados necessários. Nosso objetivo é garantir sua reintrodução à natureza, em uma área segura e compatível com seu porte e comportamento”. Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária? solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:44
Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição. De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto. No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada. O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:43
Os prazos para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercing foram reduzidos de 12 para seis meses para que voltem a doar. A medida, anunciada pela Fundação Hemoba, vigora desde 16 de setembro, mas é necessário observar os seguintes pré-requisitos: os procedimentos têm que ser realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e seguir todas as normas de segurança estabelecidas pelo órgão, devendo cumprir com rigor as práticas de higiene, como o uso de materiais descartáveis e esterilização adequada. Os técnicos da Hemoba alertam que, se o local do procedimento não seguir essas normas, o prazo de inaptidão permanece por 12 meses. No entanto, piercings na cavidade oral ou na região genital ainda exigem um período de 12 meses para doação somente após a retirada, devido ao risco permanente de infecção. Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, dos quais 19.814 foram considerados inaptos, sendo 1.566 inaptos devido a tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva. De janeiro a agosto de 2024, 45.800 pessoas se candidataram, com 916 casos de inaptidão ligados a esses procedimentos. Com a nova regra, a expectativa é de que mais pessoas se tornem aptas a doar, especialmente entre o público jovem.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2024 - 20:42
Um idoso morreu neste domingo (29) em um grave acidente na BA-262, entre os municípios de Caraíbas e Anagé, região sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 15h20 no km 391 da rodovia. O veículo Chevrolet/C10 que a vítima dirigia, saiu da pista, caiu em uma ribanceira e tombou, conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao site Sudoeste Total. O condutor, identificado como Clemente, 72 anos, morreu ainda no local. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) por agendes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Quando a PRE chegou no local, um passageiro do veículo, identificado como Juarez, 54 anos, já havia socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Base de Vitória da Conquista com ferimentos leves. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 22:15
A Caixa inicia nesta segunda-feira (30) o pagamento do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. A parcela, no valor de R$ 200,00 será creditada em conta Poupança Caixa Tem, aberta automaticamente em nome dos estudantes e os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. A partir deste mês, serão incluídos no programa estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 19 e 24 anos de idade, cujas famílias tenham se inscrito no Cadastro Único até 15/06 e possuam renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo. O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante. O estudante poderá consultar informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo CAIXA Tem. Mais informações sobre o Programa podem ser consultadas no site do Ministério da Educação e no site do banco.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 22:09
Uma criança foi encontrada por policiais militares do 8º Batalhão, com auxílio dos cães Blod e Surah, na manhã deste domingo (29), na zona rural de Eunápolis. Os militares foram acionados, na tarde de sábado (28), para apoiar nas buscas de uma criança de 6 anos de idade, portadora de necessidade especial, que havia se ausentado de casa sem conhecimento dos pais. Ao serem aplicados, os cães sinalizaram a direção da criança. As buscas permaneceram até a manhã deste domingo, quando a criança foi localizada em local de alta vegetação, resgatada sem lesões e encaminhada para uma unidade de saúde da região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 13:19
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.780 na noite deste sábado (28) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou e foi a R$ 40 milhões. As dezenas sorteadas foram: 07 – 09 – 10 – 14 – 46 e 53. De acordo com a Caixa, 93 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$35.036,92. Já outras 5.846 apostas acertaram a quadra. O prêmio individual é de R$ 796,25. O próximo sorteio acontece na terça-feira (1º). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília) no Portal Loterias Caixa e App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 13:13
Na madrugada deste sábado (28/9), servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros durante uma operação de combate ao garimpo ilegal, que teve início na segunda-feira (23/9) na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso. Após intenso confronto, cinco garimpeiros foram baleados e vieram a óbito no local. As equipes federais apreenderam seis armas em posse dos criminosos, incluindo um fuzil 5.56mm, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições, miras refletivas e carregadores. A operação de repressão ao garimpo ilegal na TI Sararé conta com o apoio de três aeronaves. Até o momento, as autoridades destruíram 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, 25 acampamentos e aproximadamente 5 mil litros de combustível. Diversos motores e outros equipamentos utilizados pelos garimpeiros também foram destruídos. Na segunda-feira (23/9), ao menos quatro pessoas morreram e uma ficou ferida em um confronto entre grupos criminosos rivais que operam garimpos na região. Com uma área de 67 mil hectares, a TI Sararé, habitada por diferentes grupos indígenas da etnia Nambiquara, é uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil. Desde 2021, mais de 1,9 mil hectares foram devastados pela exploração de ouro na região. Desde o início de 2023, aproximadamente 200 escavadeiras utilizadas nas atividades ilegais de garimpo foram destruídas pelo Ibama na Terra Indígena Sararé.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 13:08
O Governo do Estado entregou à comunidade escolar de Macaúbas neste sábado (28) uma obra de modernização do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim. A unidade, agora, passa a contar com um teatro, vestiário, quadra poliesportiva coberta, além de campo society com pista de atletismo e restaurante estudantil, somando um investimento de R$ 6,2 milhões. “Estamos oferecendo um caminho de oportunidade melhor para os nossos estudantes. Precisamos ter equipamentos como esse em toda a Bahia e temos feito um grande esforço nesse sentido, para oportunizar para os nossos estudantes as melhores condições. Eu estudei em uma escola estadual, sou professora de uma escola estadual e o sonho da nossa escola é potencializar cada vez mais o uso de equipamentos como esse, que estamos entregando aqui hoje, que é o padrão das nossas escolas da rede estadual. Uma escola intensa, contextualizada com a realidade dos nossos estudantes. Estou muito feliz. É um investimento significativo para o município de Macaúbas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de forma concreta”, ressaltou a secretária Rowenna Brito, na cerimônia de inauguração. A diretora do Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Paramirim (NTE 12), Flordenice Costa, destaca a importância das novas estruturas para a comunidade escolar. “Significa mais conforto e acolhimento. Um ambiente mais agradável, que impacta de forma positiva na aprendizagem dos nossos estudantes, na descoberta de novos talentos. É um espaço dedicado ao protagonismo de nossos jovens”, revela, observando ainda a transformação que vem acontecendo na área da Educação, tanto na capital, quanto nas cidades do interior, como Macaúbas, que conta ainda com o Colégio Estadual Cônego Firmino Alves e o Centro Educacional de Intermediação Tecnológica (CEMIT) da Bacia do Paramirim.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 12:59
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada, na manhã deste sábado (28), para atendimento a um sinistro do tipo colisão frontal na BR-101, em Sapeaçu. De acordo com a PRF, o trecho de pista simples e duas faixas no mesmo sentido, não foi suficiente para impedir que um homem, completamente embriagado, dirigisse com o carro na contramão de direção e colidisse frontalmente com outro veículo que estava seguindo o fluxo correto pela via. No local do sinistro, testemunhas relataram que o condutor do Etios transitava na rodovia efetuando manobras perigosas e ao fazer uma ultrapassagem proibida em uma curva, o motorista perdeu o controle do veículo e atingiu de frente o Ford/Ka. Na condução do Ford/KA estava uma mulher de 24 anos que sofreu lesões e foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para a unidade hospitalar de Sapeaçu. Atendendo ao protocolo, o motorista do Etios foi submetido ao teste do “bafômetro” que acusou uma concentração de álcool de 0,42 mg/l. O resultado (superior a 0,34mg/l) representa um crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O homem de 59 anos e residente em Cruz das Almas, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, que além do crime de embriaguez ao volante poderá ser enquadrado pela possível prática de lesão corporal culposa qualificada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 12:48
Um homem foi detido por posse e porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista neste sábado (28). Na ação, foram apreendidos dois revolver e munições. Ao site Sudoeste Total, a Rondesp informou que, por volta das 10h45, durantes rondas no Bairro Panorama 2, a guarnição abordou um indivíduo que portava uma arma de fogo. Ao notar a aproximação da equipe, ele tentou se desfazer da arma, mas foi interceptado. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38 e 10 munições. O suspeito informou que possuía outro revólver em sua residência e que alugava armas, além de citar dois indivíduos que estariam com um revólver calibre 32 na casa do suspeito, no local os pais permitiram a entrada da guarnição, onde foi encontrada outra arma calibre 38, 16 munições, uma balança de precisão e embalagens para entorpecentes. Os outros indivíduos não foram localizados. O suspeito foi conduzido ao DISEP, autuado em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2024 - 12:37
Um porco-espinho, também conhecido como ouriço-cacheiro, foi resgatado por Brigadistas da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) neste sábado (28) em Livramento de Nossa Senhora. Ao site Sudoeste Total, a GASA informou que o animal estava há três dias em cima de uma árvore na Avenida Caetité, Bairro Taquari, e não saia do local por medo de cães de rua. Conforme a GASA, a soltura aconteceu neste domingo (29), contudo, o local de soltura não será informado para evitar que caçadores ilegais recapturem o animal. Os ouriços-terrestres são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre. O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pêlos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos. Os espinhos são eriçados, de cor castanha matizada com tons mais ou menos escuros, porém o pêlo da barriga é creme ou esbranquiçado. Quando se sente ameaçado, o ouriço-terrestre enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar. A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e pontiagudas e possui uma cauda rudimentar.