Início Arquivo Dezembro de 2025

Dezembro de 2025

Encontramos 292 Notícias

Perícia confirma intoxicação por metanol em sete pessoas em Ribeira do Pombal

Perícia confirma intoxicação por metanol em sete pessoas em Ribeira do Pombal
Foto: Divulgação/PMRP

Laudo técnico elaborado pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia confirmou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas no município de Ribeira do Pombal. A análise pericial também identificou a substância nas amostras de sangue das vítimas, comprovando o quadro de intoxicação. Diante da constatação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, adotou imediatamente o protocolo previsto pelo Ministério da Saúde para esse tipo de ocorrência. As sete pessoas receberam atendimento médico no Hospital Geral Santa Tereza, no próprio município, com acompanhamento especializado e administração de antídoto nos casos em que houve indicação clínica. Paralelamente ao atendimento de saúde, a Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Polícia Civil, localizou e interditou o estabelecimento responsável pela comercialização da bebida envolvida no caso. Em razão do ocorrido, a Sesab orienta a população baiana a redobrar os cuidados, especialmente durante o período de festas, ao adquirir e consumir bebidas destiladas, verificando a procedência dos produtos, a integridade das embalagens e dos selos de segurança, além da regularidade dos estabelecimentos comerciais.

Homem é encontrado morto próximo a cerca eletrificada no Bairro Industrial, em Guanambi

Homem é encontrado morto próximo a cerca eletrificada no Bairro Industrial, em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (31), no Bairro Industrial, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50, no horário de Brasília, e foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar, acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local, o corpo da vítima estava caído ao solo, nas proximidades de uma cerca eletrificada. A equipe do Samu realizou a avaliação e confirmou o óbito. O homem foi identificado como Juscelino Ferreira Coelho. Conforme informações repassadas pelo solicitante, um homem de 44 anos e proprietário do terreno, Juscelino trabalhava como caseiro da fazenda. Para evitar riscos à segurança das equipes, o corpo precisou ser afastado da cerca com o uso de um objeto de madeira, devido à possibilidade de descarga elétrica. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado, realizou a perícia no local e, em seguida, providenciou a remoção do corpo para adoção dos procedimentos legais. O caso segue sob apuração.

Prefeita Joanina Sampaio recebe governador Jerônimo Rodrigues em visita institucional em Livramento

Prefeita Joanina Sampaio recebe governador Jerônimo Rodrigues em visita institucional em Livramento
Foto: Divulgação/Ascom

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, recebeu na sede da Prefeitura Municipal a visita de cortesia do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O encontro ocorreu durante a passagem do chefe do Executivo estadual pela região da Chapada Diamantina, onde o governador passa o período de final de ano. Mesmo sem constar na agenda oficial, a reunião foi marcada pelo diálogo institucional e pela reafirmação do compromisso conjunto com o desenvolvimento do município. Na ocasião, prefeita e governador trataram de parcerias já existentes e destacaram a importância da continuidade de projetos considerados estratégicos para a melhoria da qualidade de vida da população livramentense. Após o encontro, Joanina Sampaio acompanhou o governador, a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, e os filhos em uma caminhada pela Praça Dom Hélio Paschoal. O grupo percorreu o espaço público, que recebeu ornamentação especial de final de ano e tem se consolidado como ponto de convivência para as famílias da cidade. Durante o passeio, o clima foi de proximidade com a comunidade, com cumprimentos, conversas informais e registros fotográficos com moradores que estavam no local. A visita reforçou a relação institucional entre o município e o Governo do Estado, além de evidenciar a receptividade da cidade.

CIPRv apreende drogas em duas ações na BA-262, em Vitória da Conquista

CIPRv apreende drogas em duas ações na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Duas ações distintas da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) resultaram na apreensão de drogas nesta terça-feira (30), na BA-262, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 16h20, quando policiais do Posto do Pradoso abordaram um ônibus de turismo durante fiscalização de rotina. Após buscas nas bagagens, a equipe encontrou um tablete de substância análoga ao crack, pesando cerca de um quilo, dois tabletes de substância análoga à cocaína, com aproximadamente um quilo cada, além de 100 gramas de substância análoga ao skank. O material apreendido e a proprietária da bagagem foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, para a adoção das medidas legais cabíveis.

CIPRv apreende drogas em duas ações na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: CIPRv-Brumado

Já por volta das 19h, policiais militares da guarnição da Operação Sentinela realizaram outra apreensão no mesmo trecho da rodovia. Durante a tentativa de abordagem a uma motocicleta, os ocupantes desobedeceram à ordem de parada e fugiram. Durante a evasão, os suspeitos dispensaram um pacote no chão, que continha cinco porções de substância análoga à maconha. A droga foi recolhida e apresentada no Disep de Vitória da Conquista, onde foram adotados os procedimentos legais.

79ª CIPM anuncia Policiais Militares Padrão do Ano de 2025

79ª CIPM anuncia Policiais Militares Padrão do Ano de 2025
Foto: Divulgação/79ª CIPM

A 79ª Companhia Independente de Polícia Militar divulgou, nesta terça-feira (30), o resultado da escolha dos Policiais Militares Padrão do Ano de 2025. A iniciativa reconhece profissionais que se destacaram ao longo do ano pelo comprometimento, profissionalismo, disciplina e dedicação ao serviço policial militar. Na categoria Oficial, o reconhecimento foi concedido ao capitão PM Jonathas Silva Araújo, chefe da Seção de Planejamento Operacional. A escolha levou em consideração a atuação técnica, a liderança e a postura profissional do oficial, que contribuíram de forma direta para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela unidade.

79ª CIPM anuncia Policiais Militares Padrão do Ano de 2025
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Já na categoria Praça, a homenageada foi a subtenente PM Nágela Santos Silva, chefe do Almoxarifado. A policial foi destacada pela trajetória exemplar, responsabilidade funcional e pela contribuição administrativa e operacional para o bom funcionamento da 79ª CIPM. A comandante da unidade, major PM Ana Paula, parabenizou os policiais agraciados, ressaltando o empenho diário, a lealdade à Corporação e o compromisso com a missão constitucional da Polícia Militar. Segundo a comandante, o exemplo dos homenageados serve de inspiração para todo o efetivo da Companhia.

Homem é detido por tráfico de drogas durante ação da PM em Belo Campo

Homem é detido por tráfico de drogas durante ação da PM em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

A Polícia Militar, por meio da 80ª Companhia Independente, prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (29), no município de Belo Campo. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30, durante a Operação AEGIS, enquanto equipes do PETO realizavam rondas ostensivas na área urbana da cidade. Segundo informações da corporação, os policiais foram acionados após receberem uma denúncia de um transeunte sobre a comercialização de entorpecentes na Rua Dom Pedro II. Durante a averiguação, a guarnição avistou um indivíduo deixando um terreno baldio com uma sacola. Ao notar a aproximação policial, o suspeito entrou rapidamente em uma residência próxima. No interior do imóvel, os policiais encontraram drogas e materiais geralmente associados ao tráfico. Dando continuidade à ocorrência, o homem indicou outro ponto onde haveria mais entorpecentes armazenados. Durante a diligência, ele tentou fugir e ofereceu resistência, sendo contido com o uso moderado da força. Após ser submetido a atendimento médico no Hospital Municipal, o suspeito foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com o material apreendido. No local, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito. Ao todo, foram apreendidas 24 trouxinhas de substância análoga à cocaína, uma porção maior do mesmo entorpecente, nove trouxinhas de substância análoga à maconha, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e R$ 340 em dinheiro.

Veículo roubado em Vitória da Conquista é recuperado em área de mata em Iguaí

Veículo roubado em Vitória da Conquista é recuperado em área de mata em Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar recuperou, nesta terça-feira (30), um veículo com restrição de roubo em uma área de mata no município de Iguaí, após levantamentos e informações obtidas pelas forças de segurança. O automóvel estava sendo desmontado em um terreno de difícil acesso. Ele havia sido subtraído no dia 5 de dezembro deste ano, no Distrito Industrial do município de Vitória da Conquista. Na ocasião, o condutor do veículo foi abordado por dois homens a bordo de outro automóvel, sendo que um deles estava em posse de uma arma de fogo, momento em que anunciou o roubo. A apresentação do veículo foi realizada na Delegacia Territorial (DT/ Iguaí), e as investigações seguem de forma integrada com a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista) para identificar e localizar os autores do crime.

79ª CIPM remove mais 16 veículos e intensifica ações contra direção perigosa na região

79ª CIPM remove mais 16 veículos e intensifica ações contra direção perigosa na região
Foto: Divulgação/79ª CIPM

A 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) encaminhou mais 16 veículos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Vitória da Conquista, durante a continuidade das ações permanentes de fiscalização e combate à direção perigosa e às manobras ilegais conhecidas como “grau”. A iniciativa integra o esforço contínuo da unidade para coibir condutas que colocam em risco a segurança viária nos municípios sob sua área de atuação. Segundo a Polícia Militar, a prática de manobras ilícitas em vias públicas, além de configurar infração administrativa e crime previsto em lei, representa uma grave ameaça à integridade física de pedestres, motoristas, motociclistas e demais usuários do trânsito, elevando significativamente o risco de acidentes, inclusive com consequências fatais. A comandante da 79ª CIPM, major PM Paula Fagundes, afirmou que o enfrentamento a esse tipo de comportamento será ainda mais rigoroso, com intensificação das fiscalizações e responsabilização dos infratores. De acordo com a oficial, as medidas têm como objetivo preservar vidas, manter a ordem no trânsito e coibir práticas com elevado potencial lesivo, tanto para quem as executa quanto para terceiros. A 79ª CIPM informou que ações desse tipo seguirão sendo realizadas de forma firme e contínua, reafirmando o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a segurança no trânsito, a preservação da vida e o cumprimento da legislação.

Desemprego atinge menor nível da história e ocupação bate recorde no Brasil

Desemprego atinge menor nível da história e ocupação bate recorde no Brasil
Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, o menor patamar desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. O resultado confirma a sequência de quedas observadas desde o trimestre encerrado em junho de 2025, quando o indicador passou a registrar sucessivamente os níveis mais baixos já observados. De acordo com a pesquisa, o número de pessoas em busca de trabalho somou 5,644 milhões no período, o menor contingente de desocupados já registrado pela PNAD Contínua. Em contraste, o maior volume de pessoas sem ocupação ocorreu no trimestre encerrado em março de 2021, durante o auge da pandemia de Covid-19, quando o país contabilizou 14,979 milhões de desocupados. A redução do desemprego foi acompanhada por um novo recorde no total de pessoas ocupadas no país, que chegou a 103,0 milhões. Com esse resultado, o nível de ocupação — proporção de pessoas com 14 anos ou mais que estavam trabalhando — alcançou 59,0%, o maior percentual já registrado na série histórica da pesquisa.

CIPRv/Brumado participa de cerimônia de aposição de luvas no 9º BEIC

CIPRv/Brumado participa de cerimônia de aposição de luvas no 9º BEIC
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na manhã de segunda-feira (29), foi realizada no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC) a cerimônia de Aposição de Luvas dos policiais militares recentemente promovidos à graduação de subtenentes. O evento foi presidido pelo coronel PM Paulo, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), e contou com a presença de diversos comandantes de unidades operacionais. O comandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Brumado (CIPRv/Brumado), major PM Rogério, foi representado na solenidade pelo subcomandante da unidade. Durante a cerimônia, os policiais militares Ivan, Cruz, Marcos Novaes, Liliane, Erivonaldo, Dilson Júnior, Santos, Jhon Sidney, Ana Valéria, Miranda e Mendes Sá oficializaram a ascensão à graduação de subtenentes, passando a integrar o novo quadro da corporação. A solenidade marcou um momento significativo na carreira dos promovidos, simbolizando o reconhecimento pelos serviços prestados e o compromisso com a continuidade do trabalho em favor da segurança pública.

Homem morre após atropelamento na BR-030, em Palmas de Monte Alto

Homem morre após atropelamento na BR-030, em Palmas de Monte Alto
Foto: Reprodução

Um homem de 42 anos identificado como Zairo Mesquita Lima morreu em um acidente de trânsito registrado na noite desta segunda-feira (29), por volta das 20h30, na BR-030, no trecho do distrito de Rancho das Mães, em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. A guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, recebeu a informação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de que a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda dentro da ambulância. De acordo com os levantamentos iniciais, a vítima estava parada às margens da rodovia tentando ligar uma motocicleta Yamaha XTZ 125K, de cor azul, quando foi atingida por um veículo Toyota Hilux, de cor prata. Após a colisão, o condutor da caminhonete deixou o local sem prestar socorro. Ainda segundo a PM, familiares da vítima retiraram a motocicleta do local antes da chegada da guarnição. Rondas foram realizadas na região e o veículo suspeito foi localizado posteriormente no município de Guanambi, porém estacionado em uma garagem fechada, sem que fosse possível identificar ou manter contato com o responsável. A motocicleta deverá ser apresentada à delegacia assim que for localizada, e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Foto: Divulgação/PMRP

Sete pacientes deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Prefeitura do município. De acordo com os órgãos, os pacientes estão acolhidos pela unidade hospitalar, permanecem em observação e recebem assistência médica contínua. Todos os protocolos assistenciais previstos para esse tipo de ocorrência foram imediatamente acionados. A apuração das causas do possível envenenamento já foi iniciada e conta com a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), das vigilâncias sanitárias estadual e municipal, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Exames laboratoriais serão realizados para confirmar o diagnóstico. Caso haja confirmação da intoxicação por metanol, poderá ser administrado antídoto específico, conforme a avaliação médica.

TCM rejeita pedido de suspensão de pregão do Consórcio de Saúde de Brumado

TCM rejeita pedido de suspensão de pregão do Consórcio de Saúde de Brumado
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) indeferiu o pedido de medida cautelar apresentado pela empresa Esfera Serviços e Empreendimentos Ltda em denúncia contra o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado (CISB). A decisão monocrática foi proferida pela conselheira relatora Aline Fernanda Almeida Peixoto e publicada nesta terça-feira (30). A denúncia trata de supostas irregularidades no Pregão Eletrônico nº 06/2025, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra terceirizada de apoio à Policlínica Regional de Saúde de Brumado, com valor estimado em R$ 3,14 milhões. A empresa denunciante alegou falhas na exequibilidade da proposta vencedora e no cumprimento das exigências de qualificação técnica previstas no edital. Segundo a Esfera Serviços, a empresa declarada vencedora do certame, Pedro Brasileiro de Santana, teria apresentado planilha de custos considerada inexequível, além de não atender aos critérios técnicos exigidos, por ter apresentado apenas um atestado de capacidade técnica que não guardaria similitude com os serviços licitados. Diante disso, foi solicitado ao TCM o bloqueio imediato da adjudicação e da homologação do pregão. Ao analisar o pedido, a relatora reconheceu que as alegações levantadas apresentam relevância jurídica e justificam o regular prosseguimento da denúncia. No entanto, destacou que a concessão de medida cautelar exige a comprovação de urgência e risco concreto de dano ao erário ou ao interesse público, requisitos que, segundo a decisão, não ficaram demonstrados neste momento. A conselheira ressaltou que a sessão do pregão ocorreu em 1º de setembro de 2025 e que o lapso temporal entre a realização do certame e o pedido de cautelar afastaria a caracterização de risco iminente. Para a relatora, a suspensão imediata dos atos administrativos, nesta fase inicial, poderia representar antecipação indevida do julgamento do mérito. Apesar do indeferimento da cautelar, o TCM determinou a notificação do presidente do CISB, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito, para que apresente esclarecimentos e justificativas no prazo de 20 dias. A análise do mérito da denúncia será realizada posteriormente, após a instrução do processo e com observância do contraditório e da ampla defesa.

Discussão entre ex-companheiros termina em agressão no Centro de Palmas de Monte Alto

Discussão entre ex-companheiros termina em agressão no Centro de Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/PMPMA

Uma ocorrência de agressão e lesões corporais envolvendo ex-companheiros mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (29), por volta das 13h30, no Centro de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. A guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e se deslocou até a Rua do Rosário, onde encontrou um homem e uma mulher, ambos de 35 anos, envolvidos em uma briga. No local, os policiais constataram que o homem apresentava a camisa rasgada e arranhões no pescoço, sinais de agressão física. A mulher, apontada como autora das lesões, já estava contida no momento da chegada da equipe policial. Após ouvir as partes, a vítima informou que não tinha interesse em representar criminalmente contra a ex-companheira, mãe de seu filho. Diante da manifestação da vítima e da ausência de representação formal, a autora foi liberada no local, sendo a ocorrência registrada para fins de controle e acompanhamento pelos órgãos competentes.

Rondesp Meio Oeste apreende drogas e conduz dois suspeitos em Guanambi

Rondesp Meio Oeste apreende drogas e conduz dois suspeitos em Guanambi
Foto: Divulgação/Rondesp MO

Dois indivíduos foram conduzidos à delegacia por tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (29), por volta das 13h30, durante uma ação da Rondesp Meio Oeste (Rondesp MO) no bairro Brasília, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada enquanto a guarnição realizava patrulhamento tático na região. Ao se aproximarem da praça do bairro, os policiais perceberam que dois homens notaram a presença da viatura e tentaram fugir, sendo alcançados em seguida. Durante a abordagem, os militares encontraram com os suspeitos diversas porções de entorpecentes e outros materiais relacionados ao tráfico. Ao todo, foram apreendidas 25 porções de substância análoga à maconha, além de uma porção avulsa pesando aproximadamente 104 gramas. Também foram localizados R$ 352 em dinheiro, uma balança de precisão e embalagens utilizadas para acondicionamento de drogas. Os dois suspeitos e todo o material apreendido foram apresentados na 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde a ocorrência foi registrada.

Suspeito é detido com cocaína durante ação da PM em Ibipitanga

Suspeito é detido com cocaína durante ação da PM em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de drogas e na condução de um suspeito por tráfico na tarde desta segunda-feira (29), por volta das 13h20, no bairro Casinhas Populares, em Ibipitanga, no sudoeste da Bahia. Policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), por meio do 2º Pelotão, atuaram após receberem informações sobre a existência de tráfico de drogas em uma residência da localidade. Diante da denúncia, a guarnição seguiu imediatamente para o endereço informado. No local, um homem foi abordado pelos policiais, enquanto outros indivíduos conseguiram fugir ao notar a aproximação da viatura. Durante a revista pessoal e as buscas realizadas no imóvel, foram encontrados 171 papelotes de substância análoga à cocaína, além de dois aparelhos celulares. O suspeito e todo o material apreendido, incluindo um telefone iPhone e um aparelho da marca Xiaomi, foram encaminhados à Delegacia Territorial de Ibipitanga, onde a ocorrência foi registrada e ficaram à disposição da autoridade policial para as providências legais.

PRF inicia Operação Ano Novo nas rodovias federais da Bahia

PRF inicia Operação Ano Novo nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta segunda-feira (29), a Operação Ano Novo, mais uma etapa da Operação Rodovida 2025/2026, com término previsto para o dia 4 de janeiro de 2026. A ação tem como foco principal ampliar a segurança nas rodovias federais que cortam a Bahia durante o período de aumento significativo no fluxo de veículos em razão das comemorações de fim de ano. Durante a operação, a PRF intensificará o policiamento de forma estratégica, concentrando equipes e recursos em trechos e horários com maior risco de sinistros. O planejamento operacional é orientado por análises técnicas e estatísticas, permitindo uma atuação direcionada para prevenir acidentes graves e preservar vidas. As ações de fiscalização terão atenção especial a condutas que figuram entre as principais causas de acidentes, como dirigir sob efeito de álcool, realizar ultrapassagens proibidas, exceder os limites de velocidade, deixar de usar o cinto de segurança e os dispositivos de retenção para crianças, além do uso do celular ao volante e do capacete por motociclistas. Paralelamente às ações de trânsito, a PRF reforçará o combate à criminalidade, com abordagens qualificadas voltadas à prisão de foragidos da Justiça, recuperação de veículos roubados, apreensão de drogas, armas e outros ilícitos. A presença policial será ampliada em corredores rodoviários estratégicos e rotas de ligação interestadual.

PRF registra queda no número de acidentes, mas aumento de mortes nas rodovias federais da Bahia durante o Natal 2025

PRF registra queda no número de acidentes, mas aumento de mortes nas rodovias federais da Bahia durante o Natal 2025
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço da Operação Natal 2025, integrada à Operação Rodovida 2025/2026, realizada entre os dias 23 e 28 de dezembro nas rodovias federais que cortam a Bahia. Os dados apontam redução no número de sinistros e de pessoas feridas em relação ao mesmo período de 2024, porém houve aumento no número de óbitos, o que acendeu um alerta para a gravidade dos acidentes registrados. De acordo com a PRF, em 2025 foram contabilizados 61 sinistros, contra 76 no Natal de 2024. O número de sinistros graves caiu de 30 para 24, enquanto o total de feridos passou de 98 para 86. Em contrapartida, os óbitos aumentaram de 12 para 19, indicando que parte dos acidentes teve maior potencial de letalidade, especialmente em ocorrências envolvendo altas velocidades e colisões frontais. Durante o período da operação, foram lavrados 1.917 autos de infração nas rodovias federais baianas. A ultrapassagem em local proibido foi a infração mais registrada, com 481 autuações, conduta diretamente associada às colisões frontais, consideradas as mais letais do trânsito rodoviário. A PRF destacou que esse tipo de ocorrência é comum em trechos de pista simples, presentes em diversas regiões do estado. Também foram registrados 246 autos de infração por veículos sem licenciamento, situação frequentemente ligada a más condições de conservação e maior risco de falhas mecânicas. Outras infrações recorrentes foram a desobediência às ordens da autoridade de trânsito, com 189 registros, e problemas relacionados à iluminação e sinalização veicular, que somaram 185 autuações. A condução de veículo sem habilitação resultou em 184 infrações, enquanto o não uso do cinto de segurança continuou sendo um fator relevante para o agravamento das lesões, com 147 autuações para passageiros e 107 para condutores. Ao longo da Operação Natal 2025, a PRF intensificou as ações de fiscalização, educação para o trânsito e combate à criminalidade. Foram fiscalizadas 10.095 pessoas e 8.404 veículos. Nas ações de alcoolemia, 1.307 pessoas foram abordadas e 4.461 testes realizados.

PM segue com a Operação Réveillon nas rodovias estaduais da Bahia

PM segue com a Operação Réveillon nas rodovias estaduais da Bahia
Foto: Divulgação/PM-DCS

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), dá seguimento à Operação Réveillon, que iniciou na última sexta-feira (26/12) e seguirá até 4 de janeiro de 2026. O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo e garantir a segurança viária nas rodovias estaduais para ampliar a segurança dos usuários, reduzir o número de acidentes e inibir práticas criminosas. Os policiais militares atuam em regime extraordinário com foco em fiscalização de documentação (condutores e veículos), o excesso de velocidade nas rodovias (com a utilização de radares portáteis) e coibir a condução sob efeito de álcool (com utilização de etilômetros, mais conhecido como bafômetros). “Na Operação Réveillon nas rodovias estaduais o policiamento será direcionado a rotas turísticas e municípios com grandes eventos, com ênfase em Salvador e cidades litorâneas conhecidas pelas festas e queimas de fogos. Antes de seguir viagem, observem se os documentos de porte obrigatório e os equipamentos obrigatórios do carro estão em dia e respeitem os limites da velocidade de cada trecho” alerta o major Lopes, oficial do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv).

Mutirão de endoscopia zera fila de regulação em Livramento de Nossa Senhora

Mutirão de endoscopia zera fila de regulação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PMLNS

O Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora realizou, nos dias 12, 14, 19 e 20 de dezembro, um mutirão de endoscopia que resultou na eliminação da fila de regulação para o exame na rede municipal de saúde. A ação foi promovida pelo Governo Trabalhando com Amor e atendeu pacientes previamente agendados pela Central de Marcação. A iniciativa teve como foco principal acelerar os diagnósticos e possibilitar que os pacientes iniciem os tratamentos de forma mais rápida, reduzindo o tempo de espera no sistema público de saúde do município. Durante os quatro dias de atendimento, foram realizados 196 exames de endoscopia digestiva alta, número suficiente para zerar a demanda reprimida existente na regulação local. O exame permite a avaliação do esôfago, estômago e duodeno, sendo fundamental para a identificação e o acompanhamento de doenças como gastrite, úlceras, tumores, hérnias e infecção pela bactéria H. pylori. Em alguns casos, o procedimento também possibilita a coleta de biópsias para análises complementares.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.