Início Arquivo Agosto de 2024

Agosto de 2024

Encontramos 250 Notícias

Motorista morre após caminhão tombar e pegar fogo no sudoeste da Bahia

Motorista morre após caminhão tombar e pegar fogo no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Um homem morreu neste sábado (31) após o caminhão que dirigia tombar e pegar fogo no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 7h no km 377 da rodovia BA-262, trecho entre os municípios de Anagé e Caraibas. A PRE acredita que o condutor, identificado apenas como Jorlando de 52 anos, perdeu o controle da direção em uma curva e o veículo tombou, pegando fogo logo em seguida. O motorista ficou preso às ferragens e morreu carbonizado. O corpo dele foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Bombeiros Militar foi acionado para debelar as chamas. O caminhão modelo Mercedes Benz 1620, que tem placas de Santana do Livramento (AL), transportava uma carga de milho e ficou totalmente destruído. As reais causas do acidente ainda são investigadas.

Motorista morre após caminhão tombar e pegar fogo no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.509 a partir de 2025

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.509 a partir de 2025
Foto: Sudoeste Total

O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional nesta sexta-feira, 30 de agosto, o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025). Unindo responsabilidade fiscal e compromisso social, o PLOA 2025 traz meta de resultado primário zero, aumento real (acima da inflação) do salário mínimo e o cumprimento dos pisos de saúde, educação e investimento. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, o salário mínimo estimado para 2025 é de R$ 1.509,00. O aumento previsto é de 6,87% na comparação com o valor de R$ 1.412,00 vigente neste ano, sendo 3,82% dados pela variação estimada para o INPC nos 12 meses encerrados em novembro de 2024 e 2,91% de aumento real decorrentes do crescimento do Produto Interno Bruto de 2023, conforme prevê sua regra de correção.

Mega-Sena sorteia R$ 9,5 milhões neste sábado (31)

Mega-Sena sorteia R$ 9,5 milhões neste sábado (31)
Foto: Sudoeste Total

Neste sábado (31), a Mega-Sena pode pagar R$ 9,5 milhões no concurso 2.769. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na Poupança, receberá um rendimento de R$ 84,9 mil no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. O valor de uma aposta simples com seis dezenas é de R$ 5,00.

Pai acusado de estuprar da filha de 11 anos tem mandado cumprido em São Francisco do Conde

Pai acusado de estuprar da filha de 11 anos tem mandado cumprido em São Francisco do Conde
Foto: Divulgação/PMSC

Equipes do Setor de Investigação da 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde efetuaram, nesta sexta-feira (30), a prisão preventiva de um homem, de 31 anos, pelo crime de estupro da filha de 11 anos. A mãe da criança denunciou o suspeito após o relato da vítima, com o apoio do Conselho Tutelar, em julho deste ano. A unidade policial diligenciou no sentido de investigar o crime e instaurou um Inquérito Policial que embasou a prisão preventiva do agressor. A criança realizou exames periciais e prestou depoimento especial na DT/São Francisco do Conde. O autor, localizado no bairro das Campinhas, realizou os exames legais e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Carga furtada com 40 metros cúbicos de madeira é recuperada em Caravelas

Carga furtada com 40 metros cúbicos de madeira é recuperada em Caravelas
Foto: Divulgação/PC

Equipes da Delegacia Territorial, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Extremo Sul), pertencente a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas), efetuaram a prisão em flagrante de três suspeitos pelo crime de furto de uma carga de madeira, ocorrido no distrito de Juerana, município de Caravelas, na quinta-feira (29). A carga furtada tinha 40 metros cúbicos. O trabalho de inteligência policial, que atuava em campana, apontou que dois suspeitos, de 34 e 45 anos, estavam cada um pilotando uma motocicleta e acompanhando um caminhão carregado de madeira. A bordo do caminhão estava o motorista de 61 anos e mais um suspeito de 21. O trio, na abordagem, confessou que a carga era produto de furto e que havia praticado o crime momentos antes, numa área de propriedade de uma empresa de celulose. Os homens foram autuados em flagrante pela prática do crime de furto, sendo arbitrada fiança na ocasião. Os acusados responderão em liberdade e as diligências permanecem para localização dos demais suspeitos envolvidos no crime.

PM apreende drogas, arma de fogo e conduz adolescente à delegacia por abandono de incapaz em Vitória da Conquista

PM apreende drogas, arma de fogo e conduz adolescente à delegacia por abandono de incapaz em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Uma operação de Policiais Militares da 77ª CIPM nesta sexta-feira (30) resultou em apreensão de arma de fogo, drogas e uma adolescente de 15 anos conduzida à delegacia por abandono de incapaz em Vitória da Conquista. Por volta das 09h30 após denúncias informando que indivíduos estariam traficando drogas e intimidando a população com armas de fogo no Bairro Vila Eliza, os Policiais deslocaram para o local. Durante as diligências, segundo a PM, os policiais localizaram um indivíduo em posse de um revólver carregado, além de porções de substância análoga à maconha e crack, balanças de precisão e embalagens. Ao ser indagado, conforme a PM, o homem, que é apontado como o líder da facção no bairro, admitiu a traficância e indicou onde estaria o restante da droga. Em diligência continuada, já no endereço indicado, os policiais bateram à porta, quando escutaram uma criança chorando incessantemente. Sem qualquer resposta aos chamados, os policiais adentraram ao imóvel onde encontraram uma criança, posteriormente identificada e com apenas nove meses de vida, caída no chão, com parte do corpo sob um sofá e aos prantos. Os policiais acionaram o Conselho Tutelar, ao tempo em que empreenderam diligências e conseguiram localizar, em outro bairro, a mãe da criança, uma jovem de 15 anos, que foi conduzida, acompanhada por seu genitor, para a delegacia. Os demais envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos ao DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Polícia Civil recupera sete celulares em Vitória da Conquista

Polícia Civil recupera sete celulares em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, recuperou nos últimos dez dias, 7 aparelhos celulares produtos de roubos e furtos no referido município. De acordo com a Polícia Civil, um dos aparelhos foi adquirido por uma mulher que comprou o celular na porta de casa, quando uma pessoa passou e lhe ofereceu a venda. As pessoas que estavam na posse dos aparelhos recuperados foram autuadas pela prática do crime de receptação e todos celulares foram devolvidos pela para as vítimas.

Dupla é detida com drogas em Jaguaquara

Dupla é detida com drogas em Jaguaquara
Foto: Divulgação/19º BPM

Dois homens foram detidos com drogas nesta quinta-feira (29) em Jaguaquara por policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar. Após informações de um possível comércio ilegal de drogas, na localidade conhecida como Granja, os militares iniciaram a diligência para averiguação dos fatos e ao chegar no endereço efetuaram a prisão dos dois indivíduos, que estavam se posse de 117 pedras substâncias análogas à crack, uma pedra de substância análogas à crack, uma balança de precisão, um aparelho celular e R$ 1.830,00 em espécie. A dupla foi apresentada juntamente com todo material à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Suspeitos de envolvimento no desaparecimento de turistas em Eunápolis são localizados pela Polícia Civil

Suspeitos de envolvimento no desaparecimento de turistas em Eunápolis são localizados pela Polícia Civil
Foto: Divulgação/PC

Dois homens suspeitos de envolvimento no desaparecimento de dois turistas de São Paulo foram localizados nesta quinta-feira (29), em Eunápolis, durante operação deflagrada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar. Intitulada de Mãos Livres, a ação teve como objetivo localizar envolvidos em crimes de sequestro ocorridos na cidade. Diligências realizadas por equipes da Delegacia Territorial de Eunápolis, do Núcleo de Inteligência e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI-DESC) da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da PM, localizaram os suspeitos no bairro Alecrim I. Ambos estavam com mandados em aberto e tentaram fugir da abordagem policial. Um deles fazia uso de tornozeleira eletrônica e foi localizado escondido nos fundos de um estabelecimento comercial, sendo conduzido à delegacia, onde teve a ordem judicial cumprida. O outro suspeito, de 20 anos, efetuou disparos de arma de fogo contra as equipes durante a tentativa de fuga. Houve confronto e ele ficou ferido, sendo socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu. Um revólver calibre 38, munições deflagradas e intactas, drogas, balaclava e dinheiro foram apreendidos com ele.

Suspeito de abusar de sobrinha de 13 anos é preso no município de Anguera

Suspeito de abusar de sobrinha de 13 anos é preso no município de Anguera
Foto: Divulgação/PC

Equipes policiais da Delegacia Territorial de Anguera cumpriram, nesta sexta-feira (30), um mandado de prisão contra um homem de 29 anos, suspeito de estupro de vulnerável. De acordo com a Polícia Civil, ele abusava sexualmente da sobrinha, uma adolescente de 13 anos. “Durante as investigações, ficou comprovado que a menor foi abusada pelo tio, fato ocorrido entre os meses de maio e junho deste ano. Foram colhidos depoimentos de testemunhas que ajudaram a confirmar a materialidade e a autoria do delito”, ressaltou o delegado José Marcos Lima Rios. A vítima foi submetida a exame de lesão corporal, o qual comprovou lesões compatíveis com o abuso sexual. O acusado está à disposição do Poder Judiciário.

Polícia ultrapassa a marca de 4 toneladas de drogas apreendidas em 2024 na Bahia

Polícia ultrapassa a marca de 4 toneladas de drogas apreendidas em 2024 na Bahia
Foto: Divulgação/SSP

Operações integradas das Forças da Segurança da Bahia resultaram na apreensão de pouco mais de quatro toneladas de maconha, cocaína e crack, em 2024. O combate às facções foi ampliado na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e nos municípios do interior. Uma das operações de repercussão localizou cerca de 1,1 tonelada de cocaína na região da Baía de Aratu, no município de Candeias, na RMS. As Polícias Militar, Civil e Federal, além da Marinha, atuaram em parceria. Os entorpecentes estavam escondidos na estrutura de uma embarcação. Outra ação de descapitalização do narcotráfico foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), 15º e 16º Batalhões da PM (Itabuna e Serrinha), Rondesp Sul, e 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), em Itabuna e Teofilândia. Pouco mais de 800 kg de entorpecentes foram apreendidos. Na semana passada, uma operação da Polícia Civil desmontou um laboratório de drogas, na região da cidade de Irecê. Cerca de 400 kg de cocaína e maconha, além de seis mil munições foram retirados das ruas. “Seguimos no combate incessante ao tráfico de drogas, atividade criminosa que tem ligação direta com homicídios, roubos, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros crimes”, detalhou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Lembrou ainda das ações para localizar e erradicar plantações de maconha. “Foram 400 mil pés destruídos, impedindo que essa droga fosse comercializada no nosso estado. Seguiremos com o trabalho de inteligência para desarticular as organizações criminosas”, completou Werner.

MPT viabiliza exames médicos para vítimas do amianto no sudoeste da Bahia

MPT viabiliza exames médicos para vítimas do amianto no sudoeste da Bahia
Foto: Férias Turismo

Cerca de 450 pessoas, entre familiares e ex-empregados da mina de amianto que foi explorada pela empresa Sama no município de Bom Jesus da Serra, sudoeste baiano, passarão a partir da próxima semana por exames de saúde com o objetivo de identificar eventuais sinais de câncer decorrente da exposição prolongada ao agente químico. Para a realização de tomografias e emissão de laudos médicos e prescrição de tratamento, o Ministério Público do Trabalho (MPT) destinou recursos para a contratação de uma unidade móvel e uma equipe especializada do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. Entre os dias 2 e 21 de setembro uma carreta equipada com um moderno tomógrafo permanecerá na cidade para os atendimentos. Coube à Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e à Associação das Vítimas Contaminadas pelo Amianto e Famílias Exposta (Avicafe) conduzir a mobilização social para a realização das ações. São essas entidades que estão divulgando a ação e que fizeram o processo de contratação dos serviços de saúde com os recursos repassados pelo MPT, fruto de indenização por danos morais coletivos pagas em processos judiciais por empresas que descumpriram a legislação trabalhista. Os municípios onde há registro de moradores expostos ao amianto no sudoeste da Bahia são Bom Jesus da Serra, Caetanos, Poções e Planalto. A ação de vigilância em saúde é um desdobramento do trabalho realizado por agentes de saúde dos municípos envolvidos. Forom os agentes que percorreram cada canto dos municípios para identificar possíveis vítimas a partir de um termo de ajuste de conduta firmado pelo MPT com os municípios. As prefeituras se comprometeram desde então a rastrear os casos e a encaminhar pessoas com suspeita de complicações de saúde aos serviços especializados, mas a carência de serviços de oncologia especializada na região e de equipamentos como espirômetros e tomógrafos tem sido uma barreira para muitos avançarem no diagonóstico e assim poder buscar tratamentos. A realização dos exames e o consequente encaminhamento a tratamentos de saúde na rede pública fazem parte de compromisso firmado pelas prefeituras dos municípios com população atingida pelo amianto junto ao MPT em 2001, mas que não vinha sendo cumprido sob alegação de falta de equipamentos e de equipes especializadas na região. Para evitar que as vítimas permanecessem ainda por mais tempo sem acesso a um diagnóstico e a cuidados de saúde, o MPT destinou mais de R$540 mil, a maior parte vinda de ações do MPT em São Paulo, para a ação, que envolve não só a contratação da carreta com o tomógrafo, da equipe de médicos e profissionais de saúde especializados na área de oncologia. Parte do recurso foi usado na aquisição de um espirômetro e um computador, destinados em ação movida pela procuradora Tatiana Sento-Sé, à Secretaria da Saúde de Bom Jesus da Serra e ao treinamento de profissionais locais para sua utilização em exames de acompanhamento.

MP e PM desmontam esquema criminoso de contratações públicas no extremo oeste baiano

MP e PM desmontam esquema criminoso de contratações públicas no extremo oeste baiano
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 29, operação contra esquema criminoso de contratações públicas irregulares realizadas pela Prefeitura de Mansidão, no extremo oeste baiano. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma. Eles são investigados por crimes contra a Administração Pública municipal. Três já foram denunciados pelos delitos. Os processos correm sob sigilo e as investigações continuam. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, em residências de agentes públicos e em escritórios de contabilidade nos municípios baianos de Mansidão, Wanderley, Barreiras e em Brasília (DF). Foram apreendidos R$ 140 mil em espécie, celulares, documentos e talões de cheque. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, que também determinou bloqueio de bens dos acusados a pedido do MPBA. A ação foi deflagrada por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP baiano; da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) da PM e do Gaeco do MP do Distrito Federal.

AGU, Caixa, Prefeitura do RJ e Ministério da Gestão decidem iniciar mediação sobre terreno para estádio do Flamengo

AGU, Caixa, Prefeitura do RJ e Ministério da Gestão decidem iniciar mediação sobre terreno para estádio do Flamengo
Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU

Em reunião na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, nesta quinta-feira (29/08), a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Caixa Econômica e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) decidiram dar início a processo de conciliação para resolver as divergências em torno do terreno desapropriado pela prefeitura carioca para a construção do estádio do Flamengo. O processo de conciliação será liderado pela Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF) da AGU. A CCAF atua em processos de autocomposição na busca da prevenção e solução consensual de conflitos que envolvam órgãos da administração pública federal, autarquias ou fundações federais. Participaram da reunião na sede da AGU o advogado-geral da União, Jorge Messias, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e representantes da Caixa Econômica e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O processo de mediação prevê a realização de novas reuniões entre as partes nas próximas semanas. O terreno desapropriado pela Prefeitura do Rio foi cedido pela União ao município por meio de um contrato de cessão sob o regime de aforamento em condições especiais em 2013. Posteriormente, a área foi negociada pelo município com um fundo de investimentos da Caixa. Após a publicação do decreto de desapropriação, a Caixa contestou judicialmente o ato da prefeitura.

Homem embriagado é preso no entroncamento de Seabra

Homem embriagado é preso no entroncamento de Seabra
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem após ser flagrado dirigindo embriagado e sem habilitação em um veículo em péssimas condições. O fato foi registrado na tarde de segunda-feira (28), na BR-242, km 415, em um trecho do município de Seabra (BA) com alto índice de acidentes. Durante uma operação de combate à embriaguez ao volante, os policiais perceberam um Fiat/Palio em condições precárias, sem o para-choque dianteiro, com vidros trincados e pneus desgastados. Ao se aproximarem do veículo, os policiais notaram que o condutor apresentava claros sinais de embriaguez, como rosto avermelhado e olhos vermelhos e entreabertos. Diante dos indícios, foi realizado o teste do etilômetro, que apontou um resultado de 0,91 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, confirmando a embriaguez do motorista. Além disso, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante da gravidade das infrações, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra, onde foi autuado pelo crime de embriaguez ao volante.

Operação interdita sete farmácias em Lauro de Freitas

Operação interdita sete farmácias em Lauro de Freitas
Foto: Divulgação/PC

Sete farmácias irregulares foram interditadas e dezenas de medicamentos controlados vencidos ou mal acondicionados foram apreendidos durante uma Operação Farmácia Legal, deflagrada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), nesta quarta-feira (28), nos bairros de Itinga, Areia Branca e Vida Nova, em Lauro de Freitas. A ação tem como objetivo vistoriar estes estabelecimentos comerciais, cujas irregularidades podem interferir na saúde física e psicológica da população, bem como tirar de circulação medicamentos acondicionados de forma incorreta, conforme a portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Equipes da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia do Consumidor (Decon) do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) participaram da operação, bem como prepostos do Conselho Regional de Farmácia, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e da Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas. Os estabelecimentos irregulares foram interditados e os medicamentos apreendidos serão descartados.

Padrasto suspeito de violentar sexualmente a enteada é preso em Capim Grosso

Padrasto suspeito de violentar sexualmente a enteada é preso em Capim Grosso
Foto: Nozinho

Um mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável foi cumprido, contra um homem investigado por abusar sexualmente da enteada de 8 anos. O trabalho foi realizado pela Polícia Civil, no município de Capim Grosso, nesta quarta-feira (28). A ação coordenada pela Delegacia Territorial daquele município, com apoio das Delegacias de São José do Jacuipe e Mairi, localizou o suspeito. “Fotos da vítima foram encontradas pela própria mãe, no celular do acusado. A suspeita é de que o homem teria cometido os abusos diversas vezes, mas a genitora da criança teve conhecimento da situação em junho deste ano”, detalhou o titular de Capim Grosso, Jaime Brito. Segundo a autoridade policial, o homem segue custodiado na Delegacia da cidade.

Bombeiros e Brigadistas debelam incêndio na zona rural de Rio de Contas

Bombeiros e Brigadistas debelam incêndio na zona rural de Rio de Contas
Foto: Divulgação/GASA

Bombeiros do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Brigadistas da Brigada Gaviões da Chapada e do GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) com apoio do 18° Batalhão de Bombeiros de Teixeira de Freitas, conseguiram debelar um incêndio que atingia a zona rural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (29) ao site Sudoeste Total, por Carlos Bananinha, presidente e líder da GASA. “Saímos umas 5h para monitorar as áreas e foi decretado como extinto. Houve garoa na madrugada, o que contribuiu muito com os trabalhos. Identificamos o foco também do início do incêndio. Temos vídeos que podem levar à supostos responsáveis”, disse Bananinha. As chamas começaram na última quinta-feira (22) e havia risco inclusive, de passar para áreas de vegetação em Livramento de Nossa Senhora o que, felizmente, não aconteceu.

Três policiais militares são presos durante ação realizada pela Polícia Civil na Bahia

Três policiais militares são presos durante ação realizada pela Polícia Civil na Bahia
Foto: Ascom/PC

Dois policiais militares da ativa e um da reserva investigados pela prática de extorsão mediante sequestro foram presos durante cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, na manhã desta quinta-feira (29). Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Coordenação de Operações e da Delegacia Antissequestro (DAS), realizaram o trabalho, com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar. As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros de Brotas, Nova Brasília, Itapuã, e em Caji, no município de Lauro de Freitas. Segundo o diretor do Deic, Thomas Galdino, um deles é soldado, outro capitão e o terceiro da reserva.

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que roubava cargas no sudoeste da Bahia

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que roubava cargas no sudoeste da Bahia
Foto: Ascom/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Sincorá, que cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de liderar uma organização criminosa que atuava no roubo de cargas em rodovias. Conforme apurou o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), o grupo investigado já causou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. Durante a ação desta quinta, que teve apoio operacional dos departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (Deic) e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Brumado, Lagoa Real, Barra da Estiva e Vitória da Conquista. As investigações apontaram que um grupo organizado celebrava contratos de transporte de mercadorias com o objetivo de desviar as cargas e, posteriormente, registrar comunicações falsas de roubo em delegacias para apresentar aos seus contratantes como justificativa para o não cumprimento da entrega. "Quando foi registrado um roubo na Delegacia Territorial de Anagé, em janeiro deste ano, o caso chamou a atenção dos investigadores do núcleo de Vitória da Conquista do Draco-LD, que, descobriram que o caminhão mencionado no relato já havia sido alvo de um roubo anterior em dezembro de 2023, entre as cidades de Maracás e Contendas do Sincorá. Assim, foi observado um modus operandi idêntico ao de outras ocorrências, o que motivou o aprofundamento das investigações", declarou a diretora do Draco-LD, delegada Márcia Pereira. As ações visam a coletar provas adicionais que confirmem também as suspeitas de participação do grupo nos delitos de fraude e comunicação falsa de crime. As investigações seguirão, com o objetivo de identificar mais vítimas e ressarcir os prejuízos causados.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.