Início Arquivo Junho de 2024

Junho de 2024

Encontramos 233 Notícias

Contendas do Sincorá recebe R$ 61 milhões em investimentos do Governo do Estado 

Contendas do Sincorá recebe R$ 61 milhões em investimentos do Governo do Estado 
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O domingo começou com novidades para a população do pequeno município de Contendas do Sincorá, no Sertão Produtivo. O governador Jerônimo Rodrigues entregou a pavimentação da BA-026, a modernização do Mercado Municipal, praças nos distritos, iluminação do estádio, sistema de abastecimento de água e uma ambulância. Os investimentos chegaram a R$ 60 milhões. Ele ainda visitou as obras da nova escola de tempo integral e anunciou mais entregas para a cidade de pouco mais de cinco mil habitantes. A entrada de Contendas do Sincorá está de cara nova. Foram 87 km da BA-026 pavimentadas até Maracás, com um investimento de R$ 57 milhões. Uma obra expressiva, que tem facilitado o escoamento da produção agrícola e a vida da população. “A cidade está bem cuidada.  Pretendemos expandir ainda mais essa obra com a pavimentação de outros trechos da cidade, no acesso aos distritos”, contou o governador.  Além de uma rodovia novinha, os pequenos produtores do município também ganharam um local organizado para comercializar os seus produtos, garantindo a renda necessária para toda a família. A modernização e ampliação do Mercado Municipal, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) teve um investimento de R$ 1,3 milhão e conta com novas barracas e boxes. Também foram entregues a iluminação em led do estádio municipal, praças nos distritos Casa de Pedras e São Gonçalo, sistema simplificado de abastecimento de água na localidade de Palmeiras e uma ambulância, que vai contribuir para o atendimento à saúde no município.

Contendas do Sincorá recebe R$ 61 milhões em investimentos do Governo do Estado 
Foto: Thuane Maria/GOVBA

“Em breve voltarei a Contendas do Sincorá para entregar mais uma escola de tempo integral, com R$ 24 milhões de investimentos. Uma unidade com 12 salas de aula, quadra, teatro, campo, laboratórios, restaurantes”, anunciou Jerônimo Rodrigues durante visita às obras, que estão com 85% de execução e devem ser concluídas até o final de 2024.  Trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que vai transformar a vida dos estudantes do município, como pontuou o diretor Jocelmo Silva Santos: “é uma coisa incrível. Nós, que moramos em uma cidade tão pequena, nem sonharíamos com uma escola como essa. Agora, estamos vendo que é realidade. Estamos muito felizes e realizados”. Ainda durante visita ao município, um pacote de obras foi anunciado pelo governador: quatro sistemas de abastecimento de água, duas quadras poliesportivas, ponte de concreto sobre o rio da Malhada, construção de 11 casas populares na sede e casa do Vazante, Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Sertaneja, um posto de saúde na comunidade quilombola de São Gonçalo, uma creche com seis salas de aula e o recapeamento asfáltico da passagem urbana de Contendas do Sincorá.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 120 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 120 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.743 na noite deste sábado (29) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 120 milhões. As dezenas sorteadas foram: 13, 25, 27, 30, 37 e 53. De acordo com a Caixa, 147 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 40.291,15. Outras 9.980 apostas acertaram a quadra que pagará individualmente R$ 847,80. O próximo sorteio acontece na terça-feira (2). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Homem é morto por disparos de arma de fogo em Cândido Sales

Homem é morto por disparos de arma de fogo em Cândido Sales
Foto: Sudoeste Total

Um homem foi morto por disparos de arma de fogo na cidade de Cândido Sales na noite deste sábado (29). De acordo com informações da 80ª CIPM, o crime aconteceu por volta das 19h na rua Lágrimas de Cristo, bairro Primavera. Durante patrulhamento, policiais militares foram acionados por populares com informação sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo no referido local. Diante da situação, os militares se deslocaram para o local apontado, oportunidade em que se depararam com a vítima, que ainda não foi identificada, caída no chão já sem sinais vitais. Os policias preservaram o local até a chegada dos agentes da polícia técnica que, após perícia, encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Diligências foram realizadas pela PM, mas nenhum suspeito foi localizado. A autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil.

Suspeito de tráfico é detido em Iuiu

Suspeito de tráfico é detido em Iuiu
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da Cipe Sudoeste detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, na Rua Anésia Guedes, bairro Planaltina, município de Iuiu, na noite de sexta-feira (28). Os PMs realizavam patrulhamento na localidade, quando avistaram um indivíduo que ao perceber a presença da guarnição demonstrou nervosismo e arremessou ao chão uma bolsa contendo drogas. Foi dada a voz de abordagem, sendo encontrados na bolsa, 134 pedras de crack, uma bucha de maconha, quatro munições calibre.765, um celular e dinheiro em espécie. O material apreendido e o suspeito foram apresentados à delegacia da cidade para a tomada das medidas pertinentes.

Mais de 31 mil pés de maconha são erradicados pela PM em Curaçá

Mais de 31 mil pés de maconha são erradicados pela PM em Curaçá
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 45ª CIPM, atuando na Operação Terra Limpa, erradicaram, neste sábado (29), um plantio de mais de 31 mil pés de cannabis sativa no município de Curaçá, no norte da Bahia. A operação, que visa ao combate ao plantio e ao tráfico de drogas nas ilhas do Rio São Francisco, resultou na localização de 26 mil pés na localidade conhecida como Ilha Redonda. Já nas imediações da fonte utilizada para a captação de água para a cultura ilegal, foram descobertos mais 5.200 pés, totalizando mais de 31 mil amostras da erva. Todo o material foi incinerado, com a exceção de uma amostra que foi colhida e encaminhada para o registro da ocorrência junto à autoridade competente. “Foram erradicados, somente neste ano, quase 160 mil pés de maconha durante a Operação Terra Limpa”, ressaltou o major Leonel Ribeiro, comandante da 45ª CIPM.

Suspeito de matar adolescente é preso em Feira de Santana

Suspeito de matar adolescente é preso em Feira de Santana
Foto: Divulgação

Um dos suspeitos de matar o adolescente Diogo Rosa da Silva, de 16 anos, em março deste ano, foi preso pela Polícia Civil da Bahia na quinta-feira (27), na estação de transbordo bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. A captura ocorreu por meio do cumprimento de um mandado de prisão temporária. De acordo com as investigações, o suspeito, de 23 anos, foi um dos dois homens que chegaram às proximidades da passarela da Cidade Nova e executaram Diogo. A vítima estava saindo da escola e indo para o ponto de ônibus quando foi abordada pelos criminosos.  O autor já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e violação de domicílio. Ele passou por exames médicos e está custodiado, à disposição do Poder Judiciário. 

Dupla suspeita de furto de gado é presa em Porto Seguro

Dupla suspeita de furto de gado é presa em Porto Seguro
Foto: Reprodução/Radar News

Dois homens suspeitos de furto de gado foram presos em flagrante na sexta-feira (28), em Porto Seguro, por policiais civis. A dupla foi localizada no assentamento Santa Maria, onde os investigadores apreenderam um freezer com cerca de 300 quilos de carne bovina, um rifle calibre 22, 34 munições intactas do mesmo calibre, uma serra elétrica, um facão e um carro com restrição de furto e roubo. As diligências tiveram início logo após policiais da Delegacia Territorial de Trancoso tomarem conhecimento de um furto de gado, ocorrido numa fazenda na estrada de Itabela, na quinta-feira (27). Funcionários do local encontraram dois fetos de bezerros retirados de duas vacas prenhes que foram abatidas. Localizados a cerca de 15 quilômetros da fazenda onde ocorreu o crime de abigeato, que consiste na subtração indevida de animais criados em zona rural, os suspeitos, de 29 e 31 anos, confessaram o furto de apenas uma vaca. Um deles informou ter adquirido o automóvel apreendido por um valor bem abaixo do mercado. O carro pertence a uma locadora de veículos com sede em Eunápolis. A dupla vai responder por furto qualificado, posse de arma de fogo de uso permitido e receptação culposa. A carne foi restituída ao gerente da fazenda e a arma, as munições e o carro encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica.

PM apreende espingarda em Iuiú

PM apreende espingarda em Iuiú
Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição da Cipe Sudoeste apreendeu uma arma de fogo e munições, na noite de quinta-feira (28), no município de Iuiú. Os PMs realizavam o patrulhamento da zona rural da cidade, quando avistaram um homem que, ao se deparara com a presença dos militares, fugiu. No local onde o suspeito estava, foram apreendidos uma espingarda de calibre 28, um cinto para acondicionamento das munições e 20 cartuchos. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia que atende à cidade, onde a ocorrência foi registrada.

Polícia Civil incinera mais de 200 quilos de entorpecentes em Vitória da Conquista

Polícia Civil incinera mais de 200 quilos de entorpecentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação PC

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) incineraram 205 quilos de drogas, nesta sexta-feira (28), no âmbito da operação Narké 2, em Vitória da Conquista. A ação ocorreu no centro industrial da cidade e contou com a presença do Ministério Público. O material é resultado de apreensões das forças de segurança daquele município nos últimos dois meses, sendo instaurados inquéritos policiais, com o indiciamento e representação pela prisão preventiva de vários suspeitos de tráfico na região.

PROERD forma mais de 100 alunos nas escolas municipais de Ibipitanga

PROERD forma mais de 100 alunos nas escolas municipais de Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta sexta-feira (28), 104 alunos da rede municipal de ensino de Ibipitanga receberam certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do Comandante da 4ª CIPM, Major PM Souza Gomes, do Subcomandante, Cap  Figueiredo, do Instrutor do Proerd SD Nilmar Rocha, do Prefeito da cidade Humberto Rodrigues, do presidente da câmara de vereadores, Robson Oliveira, do Senhor Valdir Barbosa secretário de educação, diretoras de ensino, professores, familiares e demais autoridades. Em seu discurso, o Major Souza Gomes destacou a importância do PROERD e o papel fundamental que ele tem na vida das crianças e adolescentes em processo de formação, enfatizando a responsabilidade compartilhada quanto a prevenção às drogas e à violência. Após a formatura, o Comandante da 4ª CIPM juntamente com o Gestor Municipal e Oficiais da Unidade visitaram o Colégio Municipal Castro Alves, que adotou o modelo Cívico-Militar em parceria com a PMBA.

PROERD forma mais de 100 alunos nas escolas municipais de Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

PRE apreende drogas que tinham como destino cidade de Rio de Contas

PRE apreende drogas que tinham como destino cidade de Rio de Contas
Foto: Divulgalção/CIPRv

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu nesta sexta-feira (28) três tabletes grandes de substância análoga a maconha que seria transportado até a cidade de Rio de Contas. O flagrante foi feito por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na BR-030, trecho do município de Malhada de Pedras. Segundo a PRE, os entorpecentes estavam em um ônibus que havia saído de São Paulo e tinha como destino a cidade de Seabra. Todo material e proprietário, foram conduzidos para a delegacia de Brumado para a adoção das medidas legais cabíveis.

Professor de Maracás é único selecionado para representar a Bahia em curso, na Irlanda

Professor de Maracás é único selecionado para representar a Bahia em curso, na Irlanda
Foto: Divulgação/SEC

Bruno de Jesus Fontes, professor de Biologia do Colégio Estadual Edilson Freire, localizado em Maracás, município pertencente ao Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, alcançou um feito notável ao ser o único selecionado na Bahia e um dos primeiros do Brasil na seleção para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica. Elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a seleção foi direcionada a profissionais que atuam na rede pública de Educação Básica para a realização do curso de pós-graduação (lato sensu) em Liderança e Gestão Educacional, oferecido pelo Mary Immaculate College (MIC). Em agosto deste ano, Bruno e os demais selecionados embarcarão para a cidade de Limerick, na Irlanda, onde darão início ao curso. O professor de Biologia explica que a oportunidade para a realização desta pós-graduação surgiu a partir de uma notificação do Google. “Costumo acompanhar esse tipo de oportunidade oferecida pelos governos estadual e federal. Então, em uma manhã de novembro, me deparei com a notícia sobre a abertura do edital e comecei a me preparar para o processo seletivo”, revelou Bruno. A seleção para participar do programa contou com duas etapas. Na primeira, os candidatos enviaram uma carta de apresentação, avaliada de 0 a 100 pontos, na qual apenas 120 pessoas foram classificadas para a segunda etapa, sendo Bruno o único da Bahia a obter a nota máxima. A segunda etapa consistiu em um curso de Inglês acadêmico, oferecido pela universidade irlandesa que ministrará o curso de pós-graduação. Durante os dois meses de aulas, os candidatos foram submetidos a diversas avaliações, também pontuadas de 0 a 100. Nesta fase, apenas uma pessoa por Estado foi selecionada. Bruno obteve mais de 84 pontos, garantindo sua seleção como representante baiano. Representar a Bahia nessa experiência é motivo de grande honra para Bruno. Segundo ele, a importância dessa experiência vai muito além de viajar para o exterior. “Eu me sinto muito feliz e como um modelo de realização, pois, além de representar a Bahia, eu represento o Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá, que me deu total apoio por meio do diretor; a minha cidade pequena, com cerca de 27 mil habitantes; e a minha querida escola. Creio que, com esta conquista, vou inspirar os meus alunos e colegas. Esse curso vai agregar muito à minha profissão. Com toda certeza, irá me proporcionar experiências e vivências que quero compartilhar e usar para fazer a diferença no meu território”. As atividades presenciais do curso vão de agosto de 2024 a maio de 2025 e o professor retorna ao Brasil somente em junho de 2025. As novas competências adquiridas durante o curso serão valiosas não apenas para sua trajetória profissional, mas também para o Colégio Estadual Edilson Freire e para a comunidade educacional de Maracás.

Polícia Federal prende mulher por fraude previdenciária em Curaçá

Polícia Federal prende mulher por fraude previdenciária em Curaçá
Foto: Camila Souza/ GOV-BA

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (28/6), um Mandado de Busca e Apreensão e um Mandado de Prisão, na cidade de Curaçá, em desfavor de uma investigada por fraudar benefícios previdenciários. De acordo com a PF, as investigações revelaram que a mulher usava pessoas idosas para produzir documentos ideologicamente falsos e continuar a receber benefícios de pessoas já falecidas. No ano de 2010, a investigada já tinha sido presa pelo mesmo motivo. A investigada responderá pelos crimes de estelionato majorado e uso de documento falso, cujas as penas somadas pode chegar a 12 anos de reclusão.

Polícia intercepta armas do RJ que municiaria o tráfico em Salvador

Polícia intercepta armas do RJ que municiaria o tráfico em Salvador
Foto: Alberto Maraux/SSP

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia interrompeu nesta sexta-feira (28), uma rota do tráfico de armas do Rio de Janeiro para a Bahia. Dez carregadores para fuzil calibre 5,56 foram enviados através dos Correios e acabaram interceptados. Equipes da FICCO, após ações de inteligência com apoio dos Correios, alcançaram a encomenda ilícita. Os itens seriam utilizados por traficantes que integram uma facção com atuação em Salvador. “O tráfico de armas é uma prioridade da FICCO Bahia. As investigações estão em curso, buscando sempre desmontar rotas e identificar os envolvidos na distribuição dos armamentos”, ressaltou o coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró.

Polícia Federal realiza erradicação de 61 mil pés de maconha no norte da Bahia

Polícia Federal realiza erradicação de 61 mil pés de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação integrada com a CIPE-CAATINGA, realizou na última quinta-feira (27), Ação de Erradicação de Plantios de Maconha, no município de Andorinha, no âmbito da Operação Terra Livre. Os plantios foram localizados através de levantamentos realizados pela Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia em uma área com cerca de 7.100m². Como resultado, houve a erradicação de, aproximadamente, 61 mil pés de maconha. Houve a prisão em flagrante de um indivíduo portando pequena quantidade de maconha pronta para o consumo, três armas de fogo e munições em uma casa no interior da propriedade, e que responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Os crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.

Polícia Federal realiza erradicação de 61 mil pés de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF

Seca se agrava no Pantanal, e o Rio Paraguai chega a ficar mais de 3 metros abaixo do esperado 

Seca se agrava no Pantanal, e o Rio Paraguai chega a ficar mais de 3 metros abaixo do esperado 
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

As chuvas abaixo do esperado na região do Pantanal e temperaturas mais altas que o esperado agravam a situação hidrológica no Rio Paraguai, que enfrenta o início do período de estiagem com níveis críticos, abaixo da média. Em alguns municípios – como Ladário (MS) e Porto Murtinho (MS) – o nível do rio já está mais de 3 metros abaixo do esperado para o período, conforme indicam dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresentados no último boletim de alerta hidrológico , divulgado na quarta-feira (26). “A estação chuvosa – de outubro de 2023 a abril de 2024 – demorou muito para começar e, além disso, as chuvas observadas foram muito aquém do esperado durante toda a estação chuvosa, o que fez com que a recarga de água nos rios e lagoas do Pantanal não ocorresse da forma esperada. Diante disso, o Rio Paraguai começou a baixar muito cedo. Esse cenário de seca que vemos em junho é típico de agosto ou setembro. Neste período, lagoas e rios deveriam estar ainda cheias”, explica o pesquisador em geociências do SGB, Marcus Suassuna. Conforme as projeções, as mínimas no Rio Paraguai podem ser observadas a partir de agosto, com cotas negativas. Ladário pode atingir, no pico da estiagem, uma cota que varie entre o que ocorreu em 2020, quando foi registrado -32 cm, e o cenário mais grave, observado em 2021, quando o rio chegou a -61 cm. O Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico indica que, em Mato Grosso do Sul, a área com seca aumentou de 79% para 85% do estado entre abril e maio. Essa é a maior área com seca no estado desde setembro de 2022, quando houve seca em 88% do território. Em Mato Grosso,a área com seca se manteve em 84% entre abril e maio. Houve redução da área com seca grave no estado de 26% para 24% entre abril e maio.

Desemprego recua para 7,1%, menor taxa para um trimestre encerrado em maio desde 2014

Desemprego recua para 7,1%, menor taxa para um trimestre encerrado em maio desde 2014
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No trimestre encerrado em maio de 2024, a taxa de desemprego recuou 0,7 ponto percentual frente ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2024 (7,8%) e chegou a 7,1%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023 (8,3%), houve recuo de 1,2 ponto percentual. Com isso, a taxa de desemprego é a menor para um trimestre encerrado em maio desde 2014 (7,1%). No trimestre encerrado em maio de 2024, a taxa de desemprego recuou 0,7 ponto percentual frente ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2024 (7,8%) e chegou a 7,1%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023 (8,3%), houve recuo de 1,2 ponto percentual. Com isso, a taxa de desemprego é a menor para um trimestre encerrado em maio desde 2014 (7,1%). Os dados São da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada nesta sexta-feira (28/6) pelo IBGE. O estudo também indica que a população ocupada – o total de trabalhadores do país – atingiu novo recorde da série histórica iniciada em 2012: 101,3 milhões, com altas em ambas as comparações: 1,1% (mais 1,1 milhão de pessoas) no trimestre e 3% (mais 2,9 milhões de pessoas) no ano. A população desocupada – aqueles que não tinham trabalho e buscaram por uma ocupação no período de referência da pesquisa – também diminuiu nas duas comparações: -8,8% (menos 751 mil pessoas) no trimestre e -13,0% (menos 1,2 milhão de pessoas) no ano. Assim, esse contingente chegou a 7,8 milhões, o menor número de pessoas em busca de trabalho desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

Estudantes da Chapada Diamantina representam a Bahia na Expoceti, em Pernambuco

Estudantes da Chapada Diamantina representam a Bahia na Expoceti, em Pernambuco
Foto: Ascom/SEC

Os estudantes Adriellen Santana, Lucas de Almeida e Israiany Andrinnyelle de Almeida, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado no município de Palmeiras, estão participando da 9ª Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), que acontece até sábado (29), na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Nesta edição, o evento científico reúne estudantes de 12 estados do Brasil e, também, da Venezuela, do Peru e da Colômbia. A equipe de Palmeiras está apresentando o projeto “ECOBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”, que tem a proposta de ressignificar o uso de materiais para a produção de embalagens sustentáveis. A ideia surgiu durante as ações desenvolvidas pelo Clube de Ciências André Rebouças, que funciona no colégio desde 2022. Para Israiany Andrinnyelle de Almeida, 18 anos, 2º ano, a realização do projeto se justifica pela necessidade de reforçar a reciclagem. “O descarte irregular e o consumo irresponsável do papel contribui para a degradação do meio ambiente e a indústria de celulose e papel tem grande responsabilidade nisso. A nossa proposta contribui para a preservação do meio ambiente, bem como para conscientizar a todos sobre a necessidade do consumo consciente e da reutilização do papel”, disse. Segundo o professor e orientador Jadson Conceição, os eventos científicos impactam positivamente no desenvolvimento dos estudantes. “Participar de feiras como esta os motiva a fazer ainda mais ciência, levar adiante o legado deles e mostrar os resultados dos projetos que a escola tem feito. É o reconhecimento de tudo aquilo que eles construíram ao longo de todo o ano”, destacou. O mesmo projeto também será apresentado na 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília. Além disso, os projetos “ECOVelas Aromáticas de óleo de cozinha usado: uma alternativa para o empreendedorismo sustentável” e “D’Eco – peças de decoração ecológica do pó da casca do ovo”, desenvolvidos por outros integrantes do clube de ciências, serão apresentados no IV Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (Eicytef), que acontecerá de 13 a 15 de novembro, no distrito de Chepo, no Panamá.

Brasil cria um milhão de vagas com carteira assinada nos primeiros cinco meses de 2024

Brasil cria um milhão de vagas com carteira assinada nos primeiros cinco meses de 2024
Foto: Allexandre Silva/MTE

O Brasil gerou, nos cinco primeiros meses de 2024, um milhão de empregos com carteira assinada. A marca foi estabelecida com o saldo positivo, em maio, de 131.811 novos postos formais. Com isso, o país chegou, entre janeiro e maio deste ano, a um saldo de positivo de 1.088.955 empregos formais. O estoque, ou seja, o total de pessoas trabalhando no Brasil com carteira assinada, alcançou 46,6 milhões, um recorde na série histórica. Os dados relativos a maio do Novo Caged foram divulgados na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro Luiz Marinho, em coletiva à imprensa, salientou a geração de 2,54 milihões de vagas de trabalho com carteira assinada nos 17 meses de governo. Em maio, o setor com maior geração de postos de trabalho foi o de Serviços, com saldo de 69.309 vagas, seguido pela Agropecuária (19.836), Construção (18.149), Indústria (18.145) e Comércio (6.375). Entre os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, que teve uma grande queda na geração de postos (-22.180) em razão das enchentes ocorridas, todos os estados apresentaram saldo positivo. A maior geração ocorreu em São Paulo, com saldo de 42.355 postos (+0,3%), destaque para serviços (18.781) e agropecuária (14.476). Em seguida, vem Minas Gerais, que teve saldo positivo de 19.340 postos (+0,4%) e o Rio de Janeiro, com geração de 15.627 postos (+0,4%).

Integrante de grupo criminoso é flagrado com arma e munições em Jequié

Integrante de grupo criminoso é flagrado com arma e munições em Jequié
Foto: Divulgação/PC

Diligências para cumprimentos de mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a integrantes de grupos criminosos resultaram, na manhã desta quinta-feira (27), na localização de um revólver calibre 38 com seis munições intactas, uma balança, uma caixa para armazenar munições e um celular. Os alvos da ação, realizada por policiais da Delegacia Territorial de Jequié, são investigados por envolvimento em homicídios ocorridos na referida cidade. O material foi apreendido na casa de um dos suspeitos, sendo o homem autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As investigações seguem visando a identificação de todos os autores e integrantes dos grupos criminosos. As armas e munições foram encaminhadas para a perícia. Equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) participaram das diligências. 

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.