Vitória da Conquista recebe acelerador linear para tratamento oncológico no SUS

Vitória da Conquista recebe acelerador linear para tratamento oncológico no SUS
Foto: Divulgação/SESAB

Nesta segunda-feira (16), a saúde pública da Bahia deu mais um passo significativo na luta contra o câncer com a entrega do acelerador linear no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O equipamento de ponta permitirá a inauguração do primeiro serviço de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade pública no sudoeste baiano, um avanço na regionalização do serviço estadual. A entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia. “Este equipamento permite tratar tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, preservando órgãos adjacentes. Essa precisão permite tratar tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e, quando a cura não é possível, a radioterapia oferece alívio significativo aos pacientes, diminuindo dores e outros sintomas”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Além de Vitória da Conquista, novas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) estão previstas para cidades como Salvador, Irecê e Barreiras, com aceleradores lineares avaliados em mais de R$ 25 milhões, cada.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.