Início Arquivo Maio de 2025

Maio de 2025

Encontramos 404 Notícias

Prefeitura de Dom Basílio nega contratação de artista com recursos do FME

Prefeitura de Dom Basílio nega contratação de artista com recursos do FME
Foto: Sudoeste Total

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Dom Basílio emitiu uma nota ao Sudoeste Total negando a contratação do artista Tayrone com recursos destinados à educação. De acordo com o comunicado, a administração municipal fez questão de esclarecer alguns pontos importantes sobre a natureza dos recursos utilizados para a contratação. Segundo a nota, embora o contrato tenha como órgão contratante o Fundo Municipal de Educação (FME), este está vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A prefeitura destacou que a fonte de custeio específica da contratação provém da Unidade 03 – Departamento de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que não tem qualquer relação com os recursos destinados ao fomento educacional ou à manutenção de políticas públicas. A gestão municipal enfatizou que não houve utilização de verbas do FME, nem desvio de finalidade. Os recursos utilizados são de natureza livre e estão legalmente previstos para serem aplicados em atividades culturais, como o apoio e promoção de eventos públicos tradicionais, incluindo as festividades juninas. Comprometida com a ética jornalística, a equipe de jornalismo do Sudoeste Total decidiu divulgar a nota de esclarecimentos da prefeitura, reafirmando seu compromisso com a transparência e a veracidade das informações.





Polícia Civil realiza ação para garantia da ordem pública no município de Ibicuí

Polícia Civil realiza ação para garantia da ordem pública no município de Ibicuí
Foto: Divulgação/PC

A tentativa de demarcar território e fazer apologia ao crime foi alvo de uma ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial (DT/Ibicuí), com a prefeitura, em diversos pontos da cidade, na quarta-feira (28). Durante a atividade de aproximação com as comunidades, pichações de siglas de supostos grupos criminosos foram encobertos com tinta. Além de levantamentos de informações em campo, as equipes da DT/Ibicuí realizaram orientações aos populares e reafirmaram ações para coibir qualquer tentativa de apologia à criminalidade e organizações criminosas. Além de descaracterizarem o patrimônio público e privado, representam uma forma de intimidação aos moradores do local. Equipes da Delegacia Territorial de Ibicuí realizam investigações, com a finalidade de identificar e prender os autores das pichações. Além da ação em campo, são realizadas atividades de inteligência policial para coibir a tentativa de ação criminosa organizada naquele município.

CIPRv apreende veículo com 130 kg de carne bovina transportada irregularmente em Vitória da Conquista

CIPRv apreende veículo com 130 kg de carne bovina transportada irregularmente em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 17h05, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no posto do Pradoso, apreenderam um veículo que transportava carne bovina de forma irregular no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, a guarnição constatou que o veículo carregava 130 kg de carne bovina sem refrigeração adequada, oriunda de abate clandestino e sem qualquer documentação sanitária exigida pela legislação vigente. Diante da irregularidade, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) foi acionada para adoção das medidas legais cabíveis, incluindo a apreensão e o descarte adequado do material.

Polícia Civil identifica responsável por perfis utilizados para difamar adolescentes em Vitória da Conquista

Polícia Civil identifica responsável por perfis utilizados para difamar adolescentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente (NCA/Vitoria da Conquista), identificou nesta quinta-feira (29), a responsável pela criação de dois perfis falsos em uma rede social com o objetivo de difamar adolescentes moradoras daquele município. Os perfis chegaram a repostar vídeos com imagens das jovens acompanhados de legendas e trilhas sonoras ofensivas. Após rastreamento no ambiente digital, a equipe policial localizou o endereço da autora, de 16 anos, que confessou a prática dos atos diante das provas apresentadas e na presença dos pais. O ato infracional é análogo ao crime de difamação cometido por meio de redes sociais. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e a adolescente está agora submetida à apreciação da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado. A investigação reforça que crimes cometidos na internet não garantem impunidade e todos podem ser denunciados. A falsa sensação de anonimato nas redes sociais leva muitos usuários a cometerem atos ilícitos, acreditando que não serão identificados. Entretanto, a Polícia Civil alerta que tais crimes podem ser rastreados e punidos conforme a legislação brasileira.

Moradora de Brumado é contemplada com R$ 10 mil no sorteio da Nota Premiada Bahia

Moradora de Brumado é contemplada com R$ 10 mil no sorteio da Nota Premiada Bahia
Foto: Matheus Lens/Sefaz-BA

Uma moradora de Brumado foi premiada com R$ 10 mil no sorteio de maio da Nota Premiada Bahia, divulgado nesta quinta-feira (29). A campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), contemplou 91 participantes de 22 municípios baianos. O prêmio principal, no valor de R$ 100 mil, foi para uma moradora de Feira de Santana, que também teve o maior número de contemplados, totalizando sete ganhadores. Lauro de Freitas liderou a lista com nove premiados, seguida por Paulo Afonso, Simões Filho e Vitória da Conquista, com três cada. Já Camaçari, Ilhéus e Teixeira de Freitas tiveram dois ganhadores cada. Além de Brumado, outros 12 municípios do interior tiveram um contemplado, incluindo Alagoinhas, Araçás, Inhambupe, Ipirá, Irecê, Itabela, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Seabra. A Nota Premiada Bahia incentiva os consumidores a solicitarem o CPF na nota fiscal, contribuindo para o fortalecimento da cidadania fiscal e possibilitando a participação em sorteios mensais de prêmios em dinheiro. Para concorrer, basta se cadastrar no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e continuar pedindo o CPF nas compras.

Operação prende integrantes de grupo criminoso e apreende armas e drogas em Nova Canaã

Operação prende integrantes de grupo criminoso e apreende armas e drogas em Nova Canaã
Foto: Divulgação/PC

Dois integrantes de um grupo criminoso foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão no bojo da Operação Inauguração, deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), em Nova Canaã, por equipes do Departamento Especializado de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista. Uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38 com numeração suprimida, munições, porções de crack e celulares foram apreendidos durante a ação, que contou com o apoio de equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) de Conquista, Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI/Depin) e das Delegacias Territoriais de Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí. O material apreendido foi encaminhado para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os flagranteados foram submetidos aos exames legais de praxe e permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Desemprego no trimestre de fevereiro a abril é de 6,6%, o menor da série histórica iniciada em 2012

Desemprego no trimestre de fevereiro a abril é de 6,6%, o menor da série histórica iniciada em 2012
Foto: Divulgação/PR

A taxa de desemprego no trimestre de fevereiro a abril de 2025 fechou em 6,6%, a menor de toda a série histórica para o período, medida desde 2012. Os dados são da PNAD Contínua Mensal e foram divulgados nesta quinta-feira, 29 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual indica estabilidade em relação ao trimestre de novembro de 2024 a janeiro de 2025 (6,5%) e queda de quase um ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre de 2024 (7,5%). A quantidade de pessoas trabalhando no trimestre encerrado em abril era de 103,3 milhões, estabilidade em relação ao trimestre anterior. Na comparação anual, quando havia no Brasil 100,8 milhões de pessoas ocupadas, ocorreu alta de 2,4% (mais 2,5 milhões de pessoas). A taxa de informalidade (proporção de trabalhadores informais na população ocupada) foi de 37,9%, equivalente a 39,2 milhões de trabalhadores informais. Esse índice foi inferior ao verificado tanto no trimestre móvel anterior (38,3%), como no mesmo trimestre de 2024 (38,7%). O rendimento real habitual de todos os trabalhos chegou a R$ 3.426 no trimestre de fevereiro a abril de 2025, crescimento de 3,2% quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. Já a massa de rendimento real habitual (a soma das remunerações de todos os trabalhadores) atingiu R$ 349,4 bilhões, novo recorde, 5,9% (mais R$ 19,5 bilhões) no ano.

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Ibipitanga

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Ibipitanga
Foto: Sudoeste Total

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (29), a situação de emergência por conta da estiagem em Ibipitanga. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. Até o momento, a Bahia tem 104 reconhecimentos vigentes, dos quais 78 por estiagem, 24 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.

Nordeste contribui com 17% de novos empregos do Brasil, aponta Sudene

Nordeste contribui com 17% de novos empregos do Brasil, aponta Sudene
Foto: Depositphotos

Em abril, o Nordeste apresentou um saldo positivo de 45.642 novos postos de trabalho, o que representa 17,7% do saldo de 257.528 novos empregos no País. No acumulado do ano, o Nordeste apresenta um saldo de 78.567 empregos gerados, o que equivale a 8,5% do acumulado no País. Esse número representa uma média de aproximadamente 19,6 mil empregos líquidos por mês. Os dados são da Coordenação de Estudos e Pesquisas da Sudene, com base no resultado do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quarta-feira (28). No que se refere aos estados nordestinos, todos obtiveram um saldo positivo. Os destaques foram Bahia, Ceará e Pernambuco, com 14.353, 9.221 e 7.5018 novos postos de trabalho, respectivamente, o equivalente a 31,5%, a 20,2% e a 16,4% dos novos postos da Região. Na sequência, aparecem Maranhão (3.582), Piauí (3.218), Rio Grande do Norte (2.927), Sergipe (2.849), Paraíba (1.577) e Alagoas (414). Em termos setoriais, o grande destaque na Região Nordeste foi o setor de serviços, com a construção civil e o comércio também apresentando um bom desempenho. O primeiro foi responsável por 29.855 novos postos de trabalho na Região, ao passo que os outros dois responderam por 10.662 e 8.463 novos empregos, respectivamente.

PRF leva conscientização sobre segurança no trânsito ao Parque Eólico de Novo Horizonte

PRF leva conscientização sobre segurança no trânsito ao Parque Eólico de Novo Horizonte
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na tarde desta quarta-feira (28) uma palestra educativa sobre segurança no trânsito no Parque Eólico de Novo Horizonte. A iniciativa, que integra as ações do "Maio Amarelo", buscou sensibilizar os participantes sobre a importância da segurança viária e a necessidade de reduzir acidentes. O evento foi direcionado exclusivamente aos funcionários do parque, que puderam acompanhar as orientações e dicas de segurança apresentadas pela equipe da PRF. Durante a palestra, foram abordados temas cruciais como a relevância de atitudes prudentes e responsáveis por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para um comportamento seguro no trânsito. A necessidade de seguir rigorosamente a sinalização, incluindo placas e semáforos, para evitar infrações e acidentes, também foi enfatizada. Além disso, a equipe destacou as consequências e os riscos das condutas perigosas, como o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante e a embriaguez.

Programas CNH da Gente e CNH na Escola são regulamentados pelo Governo da Bahia

Programas CNH da Gente e CNH na Escola são regulamentados pelo Governo da Bahia
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Com o objetivo de promover à inclusão social, a geração de oportunidades e a inserção no mercado de trabalho, o governador Jerônimo Rodrigues, oficializou, nesta quinta-feira (29), a regulamentação dos programas ‘CNH da Gente’ e ‘CNH na Escola’ e autorizou o Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran), em parceria com as Secretarias da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), publicar os editais para o processo de inscrição e seleção destinado à formação de condutores nas categorias "A" ou "B". A assinatura dos decretos ocorreu na sede do Detran-BA, em Salvador. Voltadas para estudantes da rede pública e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), as iniciativas oferecem acesso gratuito à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. Para participar, os interessados devem atender a critérios, como ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e residir no estado da Bahia. Os estudantes menores de 17 anos podem iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro. “No nosso governo, no meu governo, nós não permitiremos que uma instituição como essa seja utilizada para qualquer outro fim que não seja este, por exemplo, que estão fazendo aqui. Garantir as pessoas, cidadania, inclusão, fonte de renda, diversão para quem tira uma habilitação para passear, viajar, que gosta de dirigir. O nosso compromisso é com uma Bahia mais justa e com mais oportunidades. A habilitação gratuita é uma ferramenta que pode transformar a vida de muitas pessoas, especialmente dos jovens que buscam o primeiro emprego”, destacou o governador durante o discurso.

Projeto da Uesb capacita produtores e estudiosos para produção de café

Projeto da Uesb capacita produtores e estudiosos para produção de café
Foto: Divulgação

Tradicional, extraforte, gourmet, superior. Não importa o tipo, o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, país que detém, também, o índice de maior produtor mundial do grão. Para orientar as diversas etapas do processo de produção de café, o projeto de extensão “Café: do grão à exportação” vem sendo desenvolvido na Uesb desde julho de 2024. A iniciativa é realizada a partir de encontros mensais e, eventualmente, quinzenais, e reúne professores, alunos, produtores, técnicos e demais pessoas que estejam envolvidas ou tenham interesse em conhecer mais sobre o café. Classificação do grão, qualidade e degustação da bebida do café e produção de cultivares são algumas das temáticas já abordadas pelo projeto em seus minicursos e palestras. As atividades acontecem no Laboratório de Classificação e Degustação de Café da Uesb, localizado no campus de Vitória da Conquista, e em fazendas parceiras. Além de dialogar sobre a produção e os avanços da área, os participantes podem ver, na prática, o processo de classificação e de degustação da bebida. Outra ação promovida pelo projeto é o Dia de Campo. A atividade consiste em uma visita guiada para conhecer o andamento de uma fazenda de café e os seus procedimentos para produção de um café de qualidade, cultivares e sistema de produção. O projeto é coordenado pela professora Rayka Kristian Alves Santos, da Uesb, e conta com a participação de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Os encontros são divulgados pelo site da Uesb e pelo perfil do Laboratório no Instagram. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

CIPRv apreende veículo com sinais de adulteração e restrição de roubo na BA-262, em Vitória da Conquista

CIPRv apreende veículo com sinais de adulteração e restrição de roubo na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 11h25, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), em atuação no posto do Pradoso, apreenderam um veículo com restrição durante abordagem na BA-262, em Vitória da Conquista. Durante a fiscalização de rotina, os militares constataram que o veículo apresentava atraso no licenciamento e sinais de adulteração no Número de Identificação Veicular (NIV), o que levantou suspeitas de se tratar de um carro roubado. Diante da irregularidade, o veículo foi imediatamente apreendido e encaminhado à delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

80ª CIPM apreende três motocicletas com indícios de roubo na zona rural de Tremedal

80ª CIPM apreende três motocicletas com indícios de roubo na zona rural de Tremedal
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde desta quarta-feira (28), policiais da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam três motocicletas com sinais de adulteração em Lagoa Preta, zona rural do município de Tremedal. A ação teve início após denúncia sobre indivíduos que estariam realizando manobras perigosas na localidade. Ao chegarem ao ponto indicado, os policiais encontraram os veículos abandonados. Durante a verificação, foi constatada a adulteração nos números de chassi e motor das motocicletas, o que, além de configurar crime, levantou fortes indícios de que se tratam de produtos de furto ou roubo. Diante dos fatos, os veículos foram removidos e apresentados à delegacia competente para adoção das medidas cabíveis.

4ª CIPM promove palestra em Caturama sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

4ª CIPM promove palestra em Caturama sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Nesta quarta-feira (28), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Macaúbas) realizou uma importante ação educativa no Centro de Treinamento de Líderes, em Caturama. A palestra teve como foco o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tema de grande relevância para a sociedade. A atividade foi conduzida pelo Aspirante PM Douglas, a Soldado PM J. Cristino e a Soldado PM Laura, que representaram o comando da unidade. O evento reuniu autoridades e representantes de instituições de proteção à infância, como o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma advogada convidada, que também contribuíram com falas esclarecedoras e orientações jurídicas sobre o tema. A programação contou ainda com apresentações culturais protagonizadas por estudantes da rede municipal de ensino, que trouxeram reflexões artísticas sobre a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa reforça o compromisso da 4ª CIPM com a promoção de ações preventivas e educativas, aproximando a corporação da comunidade e estimulando o debate sobre a garantia de um futuro mais seguro e digno para os jovens.

PM apreende drogas em Vitória da Conquista

PM apreende drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Policiais Militares da Cipe Sudoeste apreenderam drogas, na tarde de terça-feira (27), na cidade de Vitória da Conquista. Os militares realizavam patrulhamento na região com ajuda de um cão policial, quando foram encontradas, porções de maconha, porções de cocaína, uma balança de precisão munição calibre .9mm e dinheiro. Nenhum suspeito foi localizado. Todo material apreendido foi encaminhado ao Disep para registro da ocorrência.

Bahia se prepara para dar início às exportações de manga para os EUA

Bahia se prepara para dar início às exportações de manga para os EUA
Foto: Sudoeste Total

Com o início das exportações de manga, destinadas aos EUA, programado para primeiro de julho, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) alerta os setores produtivo e comercial para o monitoramento e controle de pragas como as moscas-das-frutas nos pomares. Para alinhamento e atualização de procedimentos, o órgão vai realizar uma série de reuniões técnicas, no esta sexta-feira (29), no auditório da entidade parceira, Valexport, em Petrolina. “O objetivo é orientar produtores, exportadores, Responsáveis Técnicos (RTs) de estabelecimentos de tratamento e unidades de produção, melhorando o controle e reduzindo o índice populacional da praga quarentenária moscas-das-frutas, em pomares de mangas registrados para exportar ao mercado americano, principal comprador”, ressalta o coordenador do Projeto Fitossanitário de Controle das Moscas-das-Frutas da Adab, Weber Aguiar. A organização do evento estima a participação de 60 pessoas. Na programação, os participantes serão atualizados sobre as normas e obrigatoriedade do monitoramento e controle em âmbito federal e estadual, bem como, sobre todas as ferramentas existentes para controlar a praga quarentenária moscas-das-frutas em pomares registrados, que exportam mangas para o mercado americano. Também serão socializados pontos críticos e riscos identificados pelo APHIS e como deve ser feito o controle pelos participantes do programa. Na oportunidade, a Adab lançará um novo canal de atendimento para que o setor produtivo e a população possam fazer denúncias, tirar dúvidas sobre a praga, o MoscaZap (71)99945-8008.

Bahia é o 3º Estado com maior número de estudantes da rede pública aprovados no Enem

Bahia é o 3º Estado com maior número de estudantes da rede pública aprovados no Enem
Foto: Mayara Fernandes/SEC

A Bahia faz parte do top três dos estados brasileiros com maior número de estudantes da rede pública estadual aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. No levantamento realizado no início do ano pelo Ministério da Educação (MEC), a Bahia figurou em terceiro lugar no total geral de estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, a partir das notas do exame, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O ENEM 2025, cujas inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho, é a principal forma de acesso à Educação Superior no Brasil e, de acordo com o assessor especial da Secretaria Estadual da Educação, Manoel Calazans, a meta este ano é superar ainda mais esses números. Ele ressalta que este resultado é fruto do trabalho realizado por toda comunidade escolar, que incentiva os estudantes a se inscreverem e participarem da prova. “Na rede estadual, a gente trabalha o tempo todo incentivando o aluno para que ele faça a inscrição. A SEC tem um planejamento voltado para a preparação dos estudantes, com a intensificação das revisões dos conteúdos e aulões de redações. As escolas fazem uma verdadeira maratona para conseguir que o estudante entre na universidade pública", afirmou. Por meio do plano de ação "Tô com você no ENEM", a SEC investe, em cada edição do exame, no processo de preparação do estudante, desde o incentivo à inscrição, até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do exame.

MPBA assina acordo com prefeitura de Correntina para promover segurança pública no município

MPBA assina acordo com prefeitura de Correntina para promover segurança pública no município
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia assinou na segunda-feira, dia 26, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Correntina Walter Mariano, para implementar ações e projetos de segurança pública do Município nos próximos três meses. No acordo, o prefeito se comprometeu a adotar as providências ao regular funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública; elaborar e implementar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social no prazo de seis meses; e também editar ato regulamentando a organização do Conselho no prazo de dois meses. Conforme a promotora de Justiça, Suelim Iasmine Braga, autora da ação, de acordo com o levantamento do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), o município de Correntina é o primeiro do Oeste Baiano a aderir ao projeto. Participaram também da reunião a Procuradora do Município, Sônia Moreira dos Santos e o Secretário de Segurança Pública, Eurípedes de Souza Beltrão. O projeto ‘Município Seguro’ visa a implementação dos conselhos municipais de segurança pública em todas as 417 cidades baianas, dos Planos Municipais de Segurança Pública, além da criação de fundos municipais e ouvidorias, com o objetivo de promover a adequação e integração dos municípios ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

PRF intercepta passageiro com 25 kg da droga em ônibus de turismo em Jequié

PRF intercepta passageiro com 25 kg da droga em ônibus de turismo em Jequié
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta quarta-feira (28), cerca de 25 kg de maconha escondidos em malas transportadas por um passageiro de ônibus na BR-116, em Jequié. A abordagem ocorreu por volta das 17h, no km 677 da rodovia, quando uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF interceptou um ônibus de turismo que fazia o trajeto de São Paulo (SP) até Coruripe (AL). Durante inspeção no compartimento inferior de bagagens, os policiais localizaram duas malas contendo diversos tabletes de substância com odor e características de maconha. A equipe conseguiu identificar o passageiro responsável pelas bagagens, que também carregava mais tabletes da droga em uma mochila guardada no bagageiro superior. Ao todo, foram encontrados 40 tabletes da substância. Questionado, o homem confessou que havia saído de São Paulo com destino à rodoviária de Maceió (AL), onde entregaria a droga a um contato que ainda não conhecia, em troca de R$ 2 mil pelo serviço. Diante dos fatos, o passageiro foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado, juntamente com o entorpecente, para a Delegacia da Polícia Civil de Jequié, onde foram adotadas as providências cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.