Saúde

Encontramos 76 Notícias

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
Foto: Shutterstock
Áudio gerado por IA
-0:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (22/06) o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de adultos com um tipo específico de câncer de mama localmente avançado ou metastático.


O medicamento é destinado a pacientes cuja doença não pode ser removida por cirurgia ou que já tenha se espalhado para outras partes do corpo e que tenham sido previamente tratados com terapia endócrina.


Segundo a Anvisa, o tratamento é indicado para tumores com características específicas: positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e que apresentem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).


Desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., o Inluriyo® é um medicamento de uso oral e indicado como monoterapia, ou seja, utilizado de forma isolada no tratamento da doença.


O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 73.610 novos casos da doença no Brasil no período entre 2023 e 2025, representando 30,1% de todos os tipos de câncer diagnosticados na população feminina.


A aprovação do novo medicamento amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes com mutações específicas associadas ao câncer de mama avançado, possibilitando abordagens mais direcionadas ao perfil de cada caso.

SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda

SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Áudio gerado por IA
-0:00

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o uso dos medicamentos venetoclax e azacitidina para o tratamento de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada que não são elegíveis à quimioterapia intensiva. A decisão foi oficializada por meio da Portaria SCTIE/MS nº 30, publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União.


A nova medida beneficia pacientes que, por fatores como idade avançada, fragilidade clínica ou outras condições de saúde, não podem ser submetidos ao tratamento convencional mais agressivo. Conforme estabelece a portaria, as áreas técnicas responsáveis terão prazo máximo de 180 dias para disponibilizar a terapia na rede pública de saúde.


A leucemia mieloide aguda, também chamada de leucemia não linfocítica aguda, é um tipo de câncer que afeta as células-tronco da medula óssea. A doença é caracterizada por mutações genéticas que provocam a produção excessiva de glóbulos brancos imaturos, que passam a se multiplicar de forma descontrolada e comprometem a formação das células sanguíneas saudáveis.


Por apresentar evolução rápida, o diagnóstico precoce é fundamental. Entre os principais sintomas estão anemia, fadiga, infecções recorrentes, perda de peso e de apetite, febre, dor de cabeça, falta de ar, surgimento de hematomas e episódios de sangramento.


O tratamento da leucemia mieloide aguda varia conforme a gravidade do quadro e a resposta de cada paciente. As opções terapêuticas incluem quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Com a incorporação do venetoclax em combinação com a azacitidina, o SUS amplia as possibilidades de cuidado para pacientes que possuem limitações para receber a quimioterapia intensiva, oferecendo uma alternativa terapêutica mais adequada ao perfil clínico desse grupo.

Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses

Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliou, a partir desta segunda-feira (08/06), a vacinação contra a influenza para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida segue até o dia 17 de junho e foi definida em conjunto com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e ampliar a proteção da população baiana contra os vírus da gripe.





A decisão ocorre após o encerramento da campanha destinada aos grupos prioritários, realizada até 30 de maio. Com a disponibilidade de doses já distribuídas aos municípios, a ampliação busca facilitar o acesso ao imunizante e reforçar a prevenção durante o período de maior circulação de doenças respiratórias no estado.





A vacina oferecida na rede pública é do tipo trivalente e foi atualizada para proteger contra as cepas mais recentes dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Segundo a Sesab, a imunização é uma das principais estratégias para reduzir casos graves de gripe e evitar complicações associadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).





De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Vânia Rebouças, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir o agravamento da doença. Dados levantados em unidades hospitalares apontam que, entre os pacientes internados em leitos de terapia intensiva por SRAG entre 1º e 25 de maio, apenas 9,89% haviam sido vacinados contra a influenza.





Apesar da ampliação para o público geral, a Secretaria da Saúde reforça a importância da imunização entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades. Segundo informações do painel de vacinação do Ministério da Saúde, apenas 35% desse público recebeu a vacina em 2026.





“São grupos historicamente mais vulneráveis e com mais risco de agravamento, por isso devem buscar a vacina em um posto de saúde do seu município”, alertou Vânia Rebouças.





A vacinação está disponível nas unidades de saúde dos municípios baianos, conforme a organização definida por cada rede municipal.

Anvisa autoriza produção nacional da vacina contra a chikungunya

Anvisa autoriza produção nacional da vacina contra a chikungunya
Foto: Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (4/5), a fabricação local do imunizante XCHIQ (vacina Chikungunya recombinante atenuada), do Instituto Butantan. Desta forma, a versão feita no Brasil – desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva – está liberada para uso no Brasil e poderá ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é indicado para a prevenção da doença em pessoas de 18 a 59 anos que estejam em risco aumentado de exposição ao vírus Chikungunya.  A vacina da Chikungunya foi aprovada pela Agência em abril de 2025, tendo as fábricas da Valneva como locais registrados de produção. Com a decisão de hoje, o Instituto Butantan passa a ser oficializado como local de fabricação e pode desenvolver parte do processo produtivo em suas fábricas, mantendo os mesmos padrões de qualidade, segurança e eficácia. Trata-se do mesmo imunizante, mas formulado e envasado no Brasil. A aprovação da produção local deve facilitar a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). A XCHIQ foi a primeira vacina a ser registrada contra a doença no mundo e é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas. Apenas em 2025, a Chikungunya acometeu cerca de 620 mil pessoas globalmente, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, foram notificados mais de 127 mil casos, com 125 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Bahia recebe mais de 205 mil doses de vacina contra a covid-19

Bahia recebe mais de 205 mil doses de vacina contra a covid-19
Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde informou que enviou mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. A medida garante estoque suficiente para atender às demandas regionais, incluindo a Bahia, que recebeu 205.008 doses do imunizante. Com essa nova remessa, o total de doses distribuídas pelo governo federal nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões. Segundo a pasta, os estoques estão garantidos em todo o país e as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde são atualizadas para as cepas em circulação, sendo recomendadas principalmente para os grupos mais vulneráveis. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, “as vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”. A distribuição das vacinas para as unidades de saúde e a organização da logística local são de responsabilidade dos estados e municípios, que também gerenciam os estoques, o controle de validade e a aplicação das doses. O envio é feito por meio de pauta automática, com base em critérios como estimativa da população-alvo e número de doses já aplicadas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, os estados podem solicitar remessas adicionais em casos de necessidade excepcional. Entre janeiro e março de 2026, foram enviadas 4,1 milhões de doses aos estados, com cerca de 2 milhões já aplicadas. Na ocasião, a Bahia recebeu 223,5 mil doses.

Anvisa amplia uso de vacina contra bronquiolite para adultos a partir de 18 anos

Anvisa amplia uso de vacina contra bronquiolite para adultos a partir de 18 anos
Foto: Rodrigo Nunes/MS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (13/4), a ampliação do uso da vacina Arexvy para adultos a partir dos 18 anos. O imunizante, desenvolvido pela GlaxoSmithKline (GSK), é indicado para a prevenção da Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI) causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente associado à bronquiolite. Registrada no Brasil em 2023, a Arexvy foi a primeira vacina autorizada no país para prevenir esse tipo de infecção, inicialmente destinada apenas a pessoas com 60 anos ou mais. Com a nova decisão, o público-alvo é ampliado com base em evidências científicas recentes. A tecnologia utilizada na vacina é a de proteína recombinante, na qual uma substância semelhante à encontrada na superfície do vírus é produzida em laboratório e aplicada para estimular o organismo a gerar anticorpos, responsáveis pela proteção imunológica. O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais causadores de infecções respiratórias ao longo da vida, podendo provocar quadros mais graves no trato respiratório inferior. Em adultos, especialmente aqueles com comorbidades, a infecção pode resultar em complicações relevantes, além de aumentar o risco de hospitalizações, sobretudo em idades mais avançadas. A ampliação da indicação foi sustentada por estudos clínicos adicionais que avaliaram a resposta imunológica em adultos mais jovens. Os resultados demonstraram que a eficácia do imunizante nessa faixa etária não é inferior à observada em pessoas com mais de 60 anos, o que embasou a decisão regulatória.

Bahia inicia distribuição de mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a influenza para campanha de 2026

Bahia inicia distribuição de mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a influenza para campanha de 2026
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Bahia recebeu, entre sexta-feira (20/3) e sábado (21/3), a primeira remessa de vacinas contra a influenza para a Campanha Nacional de Vacinação 2026, totalizando 1.336.000 doses. A distribuição para os 417 municípios já foi iniciada, e o Dia D de mobilização nacional está marcado para o sábado (28/3), quando começa oficialmente a campanha. Ao longo da estratégia vacinal, o estado deve receber um total de 6.022.574 doses. A chegada dos imunizantes ocorre em um momento de atenção no cenário epidemiológico. Dados do Serviço Estadual de Regulação apontam aumento na demanda pediátrica por atendimentos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave. As solicitações de leitos de UTI pediátrica passaram de 55 na primeira semana de janeiro para 141 entre os dias 12 e 18 de março, enquanto os pedidos de enfermaria pediátrica subiram de 44 para 102 no mesmo período. Entre os municípios que receberam maior quantidade de doses nesta primeira remessa estão Salvador, com 204.120 unidades, Feira de Santana, com 58.310, Vitória da Conquista, com 25.840, Porto Seguro, com 24.490, e Camaçari, com 18.520. A distribuição segue de forma proporcional ao público-alvo de cada localidade. A campanha contempla diversos grupos prioritários, incluindo crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e professores. Também estão incluídos povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente, além de profissionais de transporte, segurança, forças armadas, sistema prisional e população privada de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90 por cento dos grupos prioritários, com foco inicial em crianças, gestantes e idosos. Os municípios devem intensificar as ações no primeiro mês, com estratégias como vacinação em escolas, unidades de saúde, instituições de longa permanência e locais de grande circulação.

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para todos os municípios

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para todos os municípios
Foto: Walterson Rosa/MS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante será enviado aos 417 municípios baianos, seguindo os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa inicial, a Bahia recebeu cerca de 40 mil doses. Um dos principais diferenciais da vacina é a aplicação em dose única, o que facilita a logística de imunização e permite proteção mais rápida da população. Neste primeiro momento, a vacinação será destinada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A medida prioriza trabalhadores que atuam diretamente no atendimento e nas ações de prevenção nas comunidades. Entre os grupos contemplados estão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além de odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos. A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas, desde que não tenham recebido anteriormente outro imunizante contra a doença. A aplicação é feita por via subcutânea e utiliza vírus atenuado. A estratégia de vacinação será realizada de forma progressiva, acompanhando o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde. A orientação é que os municípios organizem o atendimento conforme a disponibilidade de doses, evitando aglomerações e garantindo a cobertura do público prioritário. Segundo a coordenação estadual de imunizações, a expectativa é que, com a chegada de novos lotes, a vacinação seja ampliada gradualmente para outros grupos prioritários dentro da faixa etária de 15 a 59 anos.

Brasil inicia vacinação contra a dengue com imunizante nacional de dose única

Brasil inicia vacinação contra a dengue com imunizante nacional de dose única
Foto: Jonathan Campos/AEN-PR

O Governo do Brasil iniciou neste sábado (17) a vacinação contra a dengue com o imunizante 100% nacional, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estratégia começou nos municípios-piloto de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, com a imunização de pessoas entre 15 e 59 anos. A partir deste domingo (18), o município de Botucatu, em São Paulo, também passa a integrar a iniciativa, conforme o Horário de Brasília. A ação tem como objetivo avaliar o impacto da vacina na dinâmica de transmissão da dengue e reunir evidências que subsidiem a ampliação da estratégia em todo o país. Os municípios foram selecionados por possuírem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e rede de saúde estruturada, capaz de implementar a vacinação e permitir o acompanhamento dos resultados na população e na circulação do vírus. Ao longo de um ano, especialistas irão analisar a incidência da dengue nos municípios selecionados e monitorar possíveis eventos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi utilizada anteriormente em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, serão distribuídas 204,1 mil doses entre os três municípios, sendo 80 mil para Botucatu, 60,1 mil para Maranguape e 64 mil para Nova Lima. O quantitativo faz parte das 1,3 milhão de doses já produzidas pelo Instituto Butantan e é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades. Para o público de 10 a 14 anos, segue disponível a vacina japonesa, aplicada em duas doses. Inicialmente restrita a municípios prioritários, a imunização passou a ser ofertada em todo o país. A vacina produzida pelo Butantan será destinada às demais faixas etárias, de 15 a 59 anos, conforme os limites estabelecidos em bula e regulamentados pela Anvisa. Com a ampliação da produção, a vacinação de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro, com a destinação de cerca de 1,1 milhão de doses a médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde. A estratégia nacional de vacinação do público geral será implementada gradualmente, conforme a disponibilidade de doses, com expectativa de ampliação da produção em até 30 vezes por meio da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines

Aumenta número de intoxicações por metanol no Brasil

Aumenta número de intoxicações por metanol no Brasil
Foto: Reprodução/MS

O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (24), os dados sobre as intoxicações por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 108 notificações foram contabilizadas em todo o país — sendo 58 casos confirmados e outros 50 ainda em investigação. Ao mesmo tempo, 635 notificações foram descartadas após análise. São Paulo permanece como o estado com maior número de ocorrências: 44 casos confirmados e 14 sob investigação, além de 434 notificações já descartadas. O problema também se espalhou para outras regiões, com confirmações em Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1). Entre os casos ainda em investigação, Pernambuco concentra 19 notificações. Também há monitoramento em Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (4), Minas Gerais (1) e Tocantins (1). O cenário é ainda mais alarmante quando considerados os óbitos. Dos 58 casos confirmados, 15 evoluíram para morte: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 falecimentos seguem sob investigação — 4 em Pernambuco, 2 no Paraná, 1 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul e 1 em São Paulo. Além disso, 32 notificações de óbitos já foram descartadas. As autoridades reforçam o alerta para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, enquanto as investigações seguem em curso nos estados afetados.

Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas
Foto: Reprodução/Min. Saúde

Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde atualiza o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 213 notificações foram registradas, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Outras 320 suspeitas foram descartadas. Os casos de intoxicação confirmados foram em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Quanto aos óbitos, 5 foram confirmados em SP e outros 9 seguem em investigação: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no CE. Em relação aos casos suspeitos, São Paulo é o estado com maior concentração, contabilizando 100 casos em investigação. Em seguida, aparecem Pernambuco com 43 suspeitas, Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rondônia (1). Os registros de casos nos municípios de Garanhuns (PE) e Ipojuca (PE) tiveram suas informações de município de residência atualizadas para Maceió (AL) e São Paulo (SP), respectivamente.

Vacinação contra HPV é prorrogada até dezembro para adolescentes de 15 a 19 anos

Vacinação contra HPV é prorrogada até dezembro para adolescentes de 15 a 19 anos
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Governo do Brasil prorrogou, até dezembro de 2025, a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. A meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. É a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita. Para facilitar o acesso à proteção, a imunização está disponível em diferentes locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de estados e municípios e busca assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações. Desde 2024, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas aplicações e simplificando o acesso à imunização. A medida segue recomendações internacionais e reforça o compromisso do país de eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, em tratamento contra o câncer ou transplantados, o esquema continua em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Brasil reduz transmissão do HIV de mãe para filho e pode obter certificação internacional inédita

Brasil reduz transmissão do HIV de mãe para filho e pode obter certificação internacional inédita
Foto: Rodrigo Nunes/MS

O Brasil alcançou uma importante conquista na área da saúde pública ao reduzir significativamente as taxas de transmissão vertical do HIV — quando o vírus é passado de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. Nos últimos dois anos, os índices caíram a níveis que podem qualificar o país para uma certificação internacional de eliminação dessa forma de transmissão. Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, em 2023 a taxa de transmissão vertical do HIV foi inferior a 2%, e a taxa de incidência em crianças ficou abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos, cumprindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a certificação de eliminação da transmissão vertical. O relatório com os dados foi entregue nesta terça-feira (3) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Opas/OMS, durante a abertura do XV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), o XI Congresso Brasileiro de Aids e o VI Congresso Latino-Americano de IST/HIV/Aids, realizados no Rio de Janeiro (RJ). A solicitação de certificação faz parte do programa Brasil Saudável, que tem entre suas metas a eliminação da transmissão vertical não apenas do HIV, mas também da sífilis, hepatite B, doença de Chagas e HTLV, até o ano de 2030. Com esse avanço, o Brasil passa a integrar um seleto grupo de países que caminham para eliminar a transmissão vertical dessas infecções como problema de saúde pública, reforçando seu compromisso com a agenda internacional de saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Bahia tem redução de mais 90% nos casos de dengue e Chikungunya

Bahia tem redução de mais 90% nos casos de dengue e Chikungunya
Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia registrou uma expressiva redução no número de casos de arboviroses em 2025. Até o momento, foram notificados 19.812 casos prováveis de dengue no estado, contra 208.142 no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 90,5%. Com relação à Chikungunya, foram notificados 1390 casos prováveis, uma redução de 90,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 14135 registros. Os indicadores de Zika também apontam decréscimo no número de casos quando comparado ao ano passado. Foram 145 casos em 2025, 84,61% a menos que os 942 registrados em 2024. Mesmo com o cenário favorável, a coordenadora de doenças de Transmissão Vetorial da Sesab, Sandra Oliveira, alerta que as medidas de prevenção e controle do vetor devem continuar. “Não podemos relaxar. É essencial eliminar possíveis criadouros como vasos de plantas e garrafas com presença de água parada, onde os mosquitos Aedes aegypti se proliferam”, destacou. Sandra ainda chama atenção para a necessidade de se buscar uma unidade de saúde ao sinal de sintomas da dengue como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. “Em 2025, a Sesab realizou um plano de ações visando a capacitação de profissionais com foco no manejo clínico e controle vetorial, fortalecendo a capacidade de resposta”, pontuou

Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Bahia realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Bahia participa, neste sábado (10), do Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal contra a influenza e contará com a adesão de mais de 80% dos municípios baianos, que abrirão postos de saúde e instalarão pontos de vacinação em locais de grande circulação, como shoppings e praças. A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas. Estão incluídos nos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, agentes do sistema prisional e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas. Pessoas com doenças crônicas ou com condições clínicas especiais também devem se vacinar, independentemente da idade. De acordo com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), a Bahia registrou 2.916 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até a 18ª semana epidemiológica de 2025 — uma queda de 37,11% em comparação com o mesmo período de 2024. Crianças menores de 5 anos concentram 47,9% dos casos. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforça a importância da vacinação como principal medida preventiva contra as complicações da gripe e alerta a população para comparecer aos pontos de imunização portando documento de identificação e, se possível, cartão de vacinação.

Governo Federal reforça combate à dengue em 312 municípios prioritários; 12 estão na Bahia

Governo Federal reforça combate à dengue em 312 municípios prioritários; 12 estão na Bahia
Foto: Divulgação

Como parte das medidas de enfrentamento à dengue, o Governo Federal ampliou o apoio a 312 municípios brasileiros que apresentam alta transmissão da doença ou crescimento acelerado no número de casos. A lista, que será atualizada continuamente conforme a evolução do cenário epidemiológico, inclui 12 cidades baianas. Na Bahia, os municípios contemplados são: Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Monte Santo, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A iniciativa visa intensificar ações de vigilância, prevenção e assistência, unindo esforços entre os governos federal, estadual e municipal. Entre as estratégias previstas estão o envio de insumos, reforço na atuação de agentes de saúde, campanhas de conscientização e apoio técnico-operacional. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 5 de abril, 73% dos casos de dengue no país estavam concentrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que também somam 86% dos óbitos registrados até então. Diante do caráter dinâmico da transmissão do vírus, o governo federal reforça que a lista de municípios prioritários poderá ser revista e ampliada conforme a necessidade, visando conter o avanço da doença e minimizar seus impactos na população.

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Foto: Julia Prado/MS

Após a aprovação do registro da vacina contra Chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde vai solicitar a sua incorporação no SUS. O pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) para adoção das medidas imediatas necessárias para dar seguimento à avaliação da oferta do novo imunizante na rede pública de saúde. A expectativa é que, uma vez aprovada, e com capacidade produtiva, a vacina seja incorporada ao Programa Nacional de Imunizações, fortalecendo as ações de combate à doença no Brasil. “Toda vez que surge a notícia de uma nova vacina registrada, é uma boa notícia para a saúde pública — ainda mais quando envolve duas instituições fundamentais do SUS: a Anvisa e o Instituto Butantan. Vacinar é sempre defender a vida. Garantir a vacinação é o primeiro passo para salvar vidas em nosso país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.  A vacina contra Chikungunya foi desenvolvida pelo laboratório Valneva, em parceria no Brasil com o Instituto Butantan e representa um avanço significativo no enfrentamento de arboviroses.

Brasil recebe novo lote com mais de 1 milhão de doses da vacina contra a dengue

Brasil recebe novo lote com mais de 1 milhão de doses da vacina contra a dengue
Foto: Divulgação/MS

Na madrugada do dia 9 de abril, um novo carregamento de vacinas contra a dengue chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Importado pelo Ministério da Saúde, o lote foi rapidamente liberado pela Receita Federal no dia seguinte, 10 de abril, após o registro da declaração de importação, beneficiando-se de canal verde e despacho expresso. A carga, proveniente da Irlanda, é composta por 61 volumes, totalizando 40.475 kg de peso bruto, sendo 14.103,62 kg correspondentes ao peso líquido da vacina. O imunizante foi fabricado na Alemanha por um laboratório japonês. Ao todo, foram importadas cerca de 100 mil caixas, cada uma contendo 10 frascos de dose única, o que representa mais de 1 milhão de doses da vacina utilizada na prevenção da dengue. Logo após o desembarque, as vacinas foram acondicionadas em câmaras frias no próprio terminal aéreo, com temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC, preservando a integridade do produto até a distribuição. A Receita Federal reforça que vacinas, medicamentos e outros insumos essenciais à saúde pública têm prioridade na liberação aduaneira, conforme legislação vigente, garantindo agilidade no processo e contribuindo para o enfrentamento de doenças que afetam a população brasileira.

Bahia recebe 428 mil doses da vacina contra a gripe e inicia distribuição na próxima segunda-feira

Bahia recebe 428 mil doses da vacina contra a gripe e inicia distribuição na próxima segunda-feira
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A campanha de vacinação contra a influenza já começou a ganhar forma na Bahia. O estado recebeu, neste sábado (22), a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 428 mil doses da vacina. A distribuição para os municípios será iniciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na próxima segunda-feira (24), com foco no abastecimento das redes municipais de saúde para o início da campanha, previsto para 7 de abril. Neste ano, a imunização contra a gripe será ampliada: além das campanhas sazonais, a vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, o que significa proteção garantida durante todo o ano para o público-alvo. Na Bahia, esse grupo é formado por cerca de 6,3 milhões de pessoas. Devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e da educação; indígenas, povos tradicionais e pessoas em situação de rua; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo; profissionais das forças de segurança, forças armadas e sistema prisional; além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Apesar do início oficial da vacinação estar marcado para o dia 7 de abril, o Ministério da Saúde, com reforço da Sesab, recomenda que municípios iniciem a estratégia assim que receberam as doses do imunizante. A orientação da Sesab é que a população procure a os postos de saúde mais próximos. A vacina contra a influenza é segura, eficaz e fundamental para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde durante o período de maior circulação do vírus.

Bahia reduz casos de Dengue em 86,1% e intensifica combate na região sudoeste

Bahia reduz casos de Dengue em 86,1% e intensifica combate na região sudoeste
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia registrou uma redução expressiva de 86,1% nos casos prováveis de dengue em 2025. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até o momento, foram contabilizados 7.816 casos, contra 56.042 no mesmo período do ano passado. Para reforçar o enfrentamento às arboviroses, o Governo do Estado investiu mais de R$ 23 milhões desde o ano passado em ações contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos, distribuição de kits para agentes de endemias e campanhas de conscientização. Além disso, operações integradas com o Corpo de Bombeiros garantiram a fiscalização de áreas de difícil acesso. Agora, a Bahia dá um passo adiante no combate à dengue. Entre os dias 17 e 21 de março, o Governo do Estado promoverá uma grande mobilização na região sudoeste, começando por Vitória da Conquista. A ação inclui capacitação de profissionais da saúde, reforço no manejo clínico e intensificação do combate vetorial, garantindo resposta rápida e eficaz para evitar novos surtos da doença. A programação terá início no dia 17 de março, às 8h, com a abertura oficial no auditório da UFBA, em Vitória da Conquista. O evento contará com a presença da secretária Roberta Santana, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Prefeitura de Vitória da Conquista, gestores e especialistas. Durante toda a semana, médicos e enfermeiros de unidades assistenciais públicas e privadas de Vitória da Conquista, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Caetité e Boquira participarão da capacitação sobre manejo clínico das arboviroses. O treinamento abordará identificação de sinais de alerta, tratamento de casos graves e monitoramento de óbitos em cenários de epidemia. Paralelamente, ocorrerá a capacitação sobre controle vetorial, voltada para supervisores de campo e coordenadores de endemias dos municípios da região. A formação abordará estratégias de combate ao mosquito, técnicas de borrifação, bloqueios mecânicos e o uso correto de inseticidas e equipamentos de controle.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.