Início Arquivo Dezembro de 2024

Dezembro de 2024

Encontramos 252 Notícias

Homem é preso suspeito de estuprar a própria filha em Poções

Homem é preso suspeito de estuprar a própria filha em Poções
Foto: Reprodução

Um homem de 31 anos teve mandado de prisão preventiva cumprido, na quarta-feira (18), por suspeita de estuprar a filha adolescente, na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil (PC), os abusos teriam ocorrido diversas vezes em 2022, na presença de uma irmã da menina. Na época, a vítima tinha 12 anos e já tinha sido estuprada antes. A investigação detalhou que a garota foi morar com o pai após sofrer abusos na casa da avó materna, em Boa Nova, cidade na mesma região. A polícia não detalhou, no entanto, se o responsável pelo crime anterior foi preso e nem quem seria ele. Conforme a polícia, o pai da menina ainda tinha um outro mandado de prisão em aberto, por falta de pagamento de pensão. A determinação também foi cumprida. O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça. Já a vítima do estupro e a irmã dela foram encaminhadas para uma casa de acolhimento do Conselho Tutelar.

Goleiro Livramentense volta da Argentina com título Sul-Americano sub-17

Goleiro Livramentense volta da Argentina com título Sul-Americano sub-17
Foto: Arquivo Pessoal

O jovem goleiro Guilherme Viana, natural de Livramento de Nossa Senhora, retornou ao Brasil trazendo consigo o título de campeão sul-americano Sub-17. O evento ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 10 e 16, e Guilherme foi uma peça-chave para o sucesso de sua equipe, o Ajax de Brumado. Durante a competição, Guilherme demonstrou habilidades extraordinárias ao sofrer apenas três gols ao longo dos 7 jogos disputados. Na final, sua atuação foi decisiva ao defender duas cobranças de pênaltis, garantindo o triunfo de sua equipe e o título de campeões. Antes de sua brilhante participação no Ajax de Brumado, Guilherme já havia passado por clubes como Guarani-SP, Barretos-SP, e ECCP Vitória da Conquista. Sua experiência e talento culminaram no reconhecimento como o melhor goleiro da competição, um feito admirável para qualquer atleta jovem. A vitória no campeonato sul-americano, rendeu ao Ajax de Brumado uma vaga para o Mundial Sub-18, que será realizado na Colômbia em outubro de 2025. Guilherme expressou seu entusiasmo e comprometimento em buscar mais títulos e conquistas para seu time e para o país. "É uma honra poder representar a minha cidade, minha Bahia e o meu Brasil. Vamos sempre buscar mais títulos e vitórias para o nosso time," declarou Guilherme. A cidade de Livramento de Nossa Senhora tem se destacado por formar jovens talentos que brilham tanto em nível nacional quanto internacional. Guilherme Viana é um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para jovens aspirantes, trazendo orgulho e visibilidade para sua cidade natal.

“Foi uma vitória do povo de Dom Basílio”, diz Ney da Van sobre reprovação de projeto do executivo que autorizava empréstimo de R$ 6,6 milhões

“Foi uma vitória do povo de Dom Basílio”, diz Ney da Van sobre reprovação de projeto do executivo que autorizava empréstimo de R$ 6,6 milhões
Foto: Reprodução

O vereador Jocinei Silva Costa (Ney da Van), comemorou a reprovação do Projeto de Lei, 15/2024 do executivo municipal de Dom Basílio na Câmara junto à DESENBAHIA (Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A) propondo empréstimo de R$ 6,6 milhões. Os Vereadores reprovaram o PL nesta quarta-feira (18) pelo placar de 4 a 2. Votaram a favor do Projeto Zilmar Coelho Chaves e professor Luiz Eugênio, enquanto votaram contra Ney da Van, Zorizete Oliveira, Louro Queiroz e Gonçalo de Zé de Júlio. Não compareceram à Sessão os Vereadores Ademilson Oliveira (Ed Frutas) e Núbia Cristina. “A gente ficou muito satisfeito. Foi uma vitória do povo de Dom Basílio. Um gestor que tá saindo do poder e teve a ambição de pedir um empréstimo de R$ 6,6 milhões para afundar mais no próximo pleito nosso município. Enquanto Livramento é exemplo, pagando antecipado, fazendo festa de réveillon com dinheiro de caixa, nós estamos solicitando empréstimo, mas a Câmara teve consciência e votou como deveria ser votado, dizendo não ao retrocesso do município”, disse Ney ao Sudoeste Total. Ney também foi candidato à vice-prefeito pela chapa de Oposição nas eleições de 2024. O Projeto era dado como praticamente aprovado por parte da população justamente pelo fato de o gestor ter maioria na Câmara. “Eu confio nos Vereadores. Tem muitos vereadores ali que olham pelo lado do povo. Não é à toa que muitos deles foram reeleitos. Eles fizeram a parte deles que é representar o povo, de tal forma que, os Vereadores da base reconheceram que esse empréstimo agora era injusto. Era injusto entregar essa dívida para o próximo gestor”, pontou. O parlamentar também fez questão de destacar que a Oposição segue firme e forte. “Temos uma oposição cada vez mais forte, comigo, com Orlando e com os vereadores eleitos, Marcão e Dé da padaria. Tem que trabalhar. Se não trabalhar, seremos uma pedra no sapato desses que estão aí”, concluiu o vereador desejando à todos um feliz natal e próspero ano novo.

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Rodovida Natal 2024 na Bahia

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Rodovida Natal 2024 na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal dará início, às 0h do dia 20 de dezembro, à Operação Rodovida - Natal 2024, que tem término previsto para as 23h59 da quarta-feira, dia 25. Desdobramento da Operação Rodovida, que segue até o fim do Carnaval de 2025, a iniciativa tem como objetivo principal a garantia da segurança viária e a consequente preservação de vidas nas rodovias e estradas federais em todo o Brasil. Em consequência desse incremento, bem como de situações festivas que potencialmente levam ao consumo de bebidas alcoólicas, entre outras formas de recreação, a fiscalização de trânsito e as medidas destinadas a preservar a segurança dos usuários nas rodovias também devem ser intensificadas. Com o objetivo de otimizar e direcionar seus esforços para resultados cada vez mais efetivos, a PRF implementa suas decisões com base em estudos estatísticos precisos sobre índices de acidentalidade em todo o país. A alocação de servidores, equipamentos e demais recursos operacionais segue, portanto, uma lógica fundamentada no mapeamento de ocorrências relacionadas à segurança viária nas rodovias em todo o Brasil. Entre as principais ações previstas para a prevenção de acidentes durante a operação, destacam-se o enfrentamento à embriaguez ao volante, controle de velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros. Além disso, estão previstas atividades de educação para o trânsito, integradas com outras instituições, e ações de comunicação social na imprensa e mídias diversas, com informações referentes aos eventos realizados e dicas de segurança no trânsito.

Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas, segundo IBGE

Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas, segundo IBGE
Foto: Estevam Rafael / Audiovisual / PR

Dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira, 19 de dezembro, indicam que há 1,69 milhão de indígenas no país, distribuídos em 4.833 municípios, o que corresponde a 0,83% da população total do país. Entre 2010 e 2022, a população indígena aumentou 88,96%. O estudo mostra que existiam 8.568 localidades indígenas em 2022, identificadas em todos os estados e no Distrito Federal. A maioria (71,55% ou 6.130) estava em terras indígenas declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como reservas na data de referência do Censo, enquanto 2.438 (28,45%) encontravam-se fora dessas áreas. A região Norte (60,20%) concentrava a maior parcela das localidades indígenas. Isso equivale a 44,47% da população indígena do país. O segundo lugar no ranking regional ficou com o Nordeste, onde havia 1.764 localidades (20,59%), seguido por Centro-Oeste, com 1.102 localidades (12,86%), Sul, com 308 localidades (3,59%), e Sudeste, onde existiam 236 localidades (2,75%).

Suspeito é detido com drogas e com motocicleta adulterada em Vitória da Conquista

Suspeito é detido com drogas e com motocicleta adulterada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um homem foi detido com 100 gramas de substância análoga à maconha e uma motocicleta roubada nesta quarta-feira (18) em Vitória da Conquista. Por volta das 16h30, durante Operação 2 X 2, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 77ª CIPM, abordou o indivíduo no bairro Vila América. Durante a consulta, os Policiais constataram que a motocicleta possuía sinais de adulteração e o indivíduo transportava uma quantidade de drogas. Ele foi detido e apresentado com a motocicleta e o material apreendido ao Disep, onde a ocorrência foi registrada.

TCM aprova com ressalvas contas de 2023 das prefeituras de Rio do Pires, Tremedal e Manoel Vitorino

TCM aprova com ressalvas contas de 2023 das prefeituras de Rio do Pires, Tremedal e Manoel Vitorino
Foto: Reprodução/Sudoeste Acontece

Durante sessão desta quinta-feira (19/12) – a última do ano de 2024 – os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas das contas de 2023 das prefeituras de Tremedal (José Carlos Vieira Bahia); de Rio do Pires (Gilvânio Antônio dos Santos) e de Manoel Vitorino (Manoel Silvany Barros). Após aprovação dos votos, os conselheiros relatores imputaram multas aos gestores de Rio do Pires (R$ 2 mil) e Manoel Vitorino (R$ 1 mil). De acordo com o TCM, as contas da Prefeitura de Tremedal, embora aprovadas com ressalvas, não houve aplicação de multa. Cabe recurso das decisões.

Dom Basílio: Projeto do executivo que previa empréstimo de R$ 6,6 milhões é reprovado pela Câmara de Vereadores

Dom Basílio: Projeto do executivo que previa empréstimo de R$ 6,6 milhões é reprovado pela Câmara de Vereadores
Foto: Sudoeste Total

Com o placar de 4 a 2, o Projeto de Lei (PL/15/2024) do executivo municipal de Dom Basílio propondo empréstimo de R$ 6,6 milhões junto à DESENBAHIA (Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A) foi reprovado pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária nesta quarta-feira (18). Votaram a favor do Projeto Zilmar Coelho Chaves e professor Luiz Eugênio, enquanto votaram contra Ney da Van, Zorizete Oliveira, Louro Queiroz e Gonçalo de Zé de Júlio. Não compareceram à Sessão os vereadores, Ademilson Silva de Oliveira (Ed Frutas) e Núbia Cristina. Caso fosse aprovado, o município assumiria a dívida, com garantia oferecida sobre as receitas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pelo fato de o gestor ter maioria na Câmara, o projeto era dado como praticamente aprovado por parte da população, o que não aconteceu.

CNJ acata denúncia e determina apuração de casos de maus-tratos em Conjunto Penal de Brumado

CNJ acata denúncia e determina apuração de casos de maus-tratos em Conjunto Penal de Brumado
Foto: Divulgação/SEAP

Após denúncia da AUCIB (Auditoria Pública Cidadã Baiana), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Juiz Luís Geraldo Sant'ana Lanfredi, Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, publicou um despacho no dia 16 deste mês, acionando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Estado da Bahia para tomar as devidas providências no prazo de 15 dias. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP) também foi oficiada para se manifestar sobre o ocorrido.  O despacho reza que “diante do exposto, seja encaminhada cópia deste expediente ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Estado da Bahia a quem compete, por força da Resolução nº 214, de 2015, editada pela CNJ, estabelecer rotina interna de processamento e solução de questões relacionadas às práticas de tortura, maus-tratos ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes cometidos contra as pessoas sob custódia estatal, para ciência e providências, solicitando-se informações quanto a eventuais medidas adotadas no prazo de 15 dias.”

Divulgado calendário de pagamento do Abono Salarial 2025

Divulgado calendário de pagamento do Abono Salarial 2025
Foto: Sudoeste Total

O calendário de pagamento do Abono Salarial para o exercício de 2025, proposto pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foi aprovado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, durante a 178ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a estimativa é que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores recebam o benefício, totalizando R$ 30,7 bilhões. Em 2024, foram liberados R$ 27 bilhões para o pagamento do benefício. No entanto, ainda estão disponíveis R$ 218,9 milhões para 239.142 trabalhadores que não sacaram o abono. Eles têm até o dia 27 de dezembro para realizar o saque. Durante a reunião, os conselheiros elogiaram a eficácia da política pública do abono.





Veja o calendário do pagamento do abono salarial em 2025: 





Nascidos emRecebem a partir de
Janeiro17 de Fevereiro
Fevereiro17 de março
Março e Abril15 de abril
Maio e Junho15 de maio
Julho e Agosto16 de junho
Setembro e Outubro15 de julho
Novembro e Dezembro15 de agosto

Desmatamento cai 77,2% no Pantanal e 57,2% no Cerrado entre agosto e novembro de 2024

Desmatamento cai 77,2% no Pantanal e 57,2% no Cerrado entre agosto e novembro de 2024
Foto: Rui Faquini/ICMBio

A taxa de desmatamento do Pantanal teve queda de 77,2% entre agosto e novembro de 2024 quando comparada ao mesmo período de 2023. No Cerrado, a redução foi de 57,2%. Os dados do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, foram divulgados nesta quarta-feira, 18 de dezembro, durante a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento. Também foi registrada queda do desmatamento na Amazônia, no comparativo anual elaborado pelo Prodes/Inpe. A taxa de 6.288 km², para o período de agosto de 2023 a julho de 2024, representa uma redução de 30,6% em relação ao período anterior (agosto de 2022 a julho de 2023) e de 45,7% em comparação com o intervalo de agosto de 2021 a julho de 2022. O nível de desmatamento em 2024 é o menor registrado nos últimos 9 anos. No bioma Cerrado, a redução entre 2023 e 2024 foi de 25,7%. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da existência dos planos elaborados e executados pelo governo. “Quando a gente olha o que está acontecendo no Cerrado, onde nós tivemos uma queda de desmatamento por nove meses consecutivos, conseguimos mostrar que os planos de prevenção e controle do desmatamento funcionam e funcionam com proficiência”, afirmou.

Ipea projeta crescimento de 3,5% do PIB neste ano e de 2,4% para 2025

Ipea projeta crescimento de 3,5% do PIB neste ano e de 2,4% para 2025
Foto: Helio Montferre/Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a Visão Geral da Conjuntura, uma análise do desempenho da economia brasileira. O Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea revisou a projeção de crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro de 3,3% para 3,5% em 2024 – mesmo prevendo nova desaceleração no quarto trimestre, com altas de 0,3% na comparação com ajuste sazonal e de 3,8% sobre o mesmo período do ano passado. Para 2025, a estimativa foi mantida em 2,4%. A projeção do PIB para o próximo ano manteve-se inalterada por conta dos níveis de incerteza embutidos nas previsões, que estão bastante elevados no momento. A expectativa de que a economia encerrará o ano com um crescimento superior ao esperado previamente pode compensar a piora verificada no balanço de riscos. Pela ótica da produção, o Ipea prevê uma alta de 0,5% para o setor de serviços, na comparação dessazonalizada, com crescimento de 3,6% interanual. Mesmo com o ritmo moderado, o Ipea espera que os serviços continuem como um dos principais motores de crescimento do PIB, acumulando altas de 3,7% e 2,4% para 2024 e 2025, respectivamente. A previsão para a indústria é de avanço de 0,3% na margem, com alta de 2,6% em relação ao quarto trimestre de 2023. Espera-se que o PIB industrial registre uma expansão de 3,3% em 2024, em um contexto de estoques ajustados e com o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) operando acima de sua média histórica. Já sob os efeitos do ciclo de aumento das taxas de juros iniciado em setembro, o Ipea estima um desempenho mais modesto em 2025, com crescimento acumulado de 2,3%. Em relação à produção agrícola, com base nas projeções para o resultado da lavoura em 2024, divulgadas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os modelos do Ipea apontam para uma queda de 2,6% do PIB agropecuário no acumulado do ano e um crescimento projetado de 2,5% para 2025.

Helicóptero dos bombeiros resgata turista vítima de acidente em trilha na Chapada Diamantina 

Helicóptero dos bombeiros resgata turista vítima de acidente em trilha na Chapada Diamantina 
Foto: Divulgação/CBM-BA

A aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e guarnições do 11º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (11º BBM) em Itaberaba resgataram nesta terça-feira (17), um homem, após sofrer um acidente na trilha para o Morro do Castelo, no Vale do Pati. A vítima estava com suspeita de fratura na tíbia da perna esquerda. Após a estabilização e o resgate, o homem foi levado para o Hospital Regional de Seabra, onde recebeu atendimento especializado. Os bombeiros foram acionados na tarde da segunda-feira (16) e o local do acidente era uma subida com trechos bastante íngremes e acidentados, o que tornou o deslocamento por terra bastante complicado. Devido ao mau tempo e serração no local, a guarnição não conseguiu chegar até o local onde a vítima estava, sendo necessário pernoitar numa área da trilha. Mas, durante todo o trajeto, os militares mantiveram contato com a vítima, que estava acompanhada de um médico e recebeu os primeiros atendimentos e estava pernoitando numa barraca, em segurança. Por volta das 4h de terça, os bombeiros retornaram a caminhada e conseguiram chegar até o homem, que foi estabilizado pelos militares e preparado para o deslocamento com a aeronave, pois como a área era bastante íngreme, o deslocamento por terra poderia aumentar a lesão da vítima.

PRF lança Operação Rodovida 2024/2025 em Vitória da Conquista

PRF lança Operação Rodovida 2024/2025 em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início à Operação Rodovida 2024/2025 em uma cerimônia realizada em Vitória da Conquista. A mobilização nacional, que acontece até o dia 9 de março de 2025, busca reduzir os acidentes graves e preservar vidas nas rodovias federais durante o período de maior movimentação, como férias, festas de fim de ano e Carnaval. O evento de abertura regional ocorreu em uma das cidades mais estratégicas da Bahia para a operação, Vitória da Conquista, que abriga a Delegacia da PRF responsável pela fiscalização de trechos da BR-116. Essa escolha reflete o papel da cidade como ponto central para ações de segurança viária na região, abrangendo rotas importantes que conectam o estado ao norte de Minas Gerais. A Operação Rodovida, iniciada em 2011, é uma das maiores mobilizações pela segurança viária no Brasil. Neste ano, a ação terá como foco o enfrentamento de condutas de risco que causam acidentes graves, como ultrapassagens perigosas, embriaguez ao volante e excesso de velocidade. Além disso, haverá atenção redobrada à fiscalização de motocicletas, transporte de passageiros e veículos de carga. No período da tarde, comandos educativos e fiscalizações foram realizados em diversas delegacias da PRF, marcando o início das atividades práticas da operação. Em Vitória da Conquista, os policiais realizaram ações de conscientização com motoristas, reforçando a importância do respeito às normas de trânsito para garantir a segurança de todos os usuários das rodovias. Durante a solenidade, também foi realizada a entrega do Prêmio de Segurança Viária na PRF 2024. O prêmio foi concedido à Delegacia de Seabra, representada pelo chefe da unidade, inspetor Edson Araújo, que recebeu a homenagem das mãos da inspetora Neila Cardoso, chefe da Coordenação de Policiamento e Fiscalização da PRF. A delegacia se destacou na Categoria Dois, que reconhece iniciativas inovadoras que promovem melhorias na segurança viária e geram resultados positivos para a sociedade. O Prêmio de Segurança Viária é uma iniciativa que busca valorizar servidores e unidades organizacionais que implementam soluções criativas e eficazes no combate aos sinistros de trânsito. Além de reconhecer o trabalho desenvolvido, o prêmio estimula a disseminação de boas práticas que fortalecem a atuação institucional da PRF. A Operação Rodovida reafirma o compromisso da PRF em promover ações conjuntas com outros órgãos e instituições para reduzir a violência no trânsito. As ações integram fiscalização, educação e engenharia de tráfego, promovendo um trânsito mais seguro e responsável. Neste período, a PRF e seus parceiros intensificarão a presença em locais estratégicos das rodovias, focando em horários de maior fluxo de veículos. Além disso, a operação priorizará trechos com maior incidência de acidentes, promovendo a preservação de vidas e a mobilidade segura para todos os usuários das rodovias federais.

PRF participa de Operação Integrada de combate a fraudes veiculares no sudoeste da Bahia

PRF participa de Operação Integrada de combate a fraudes veiculares no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Nos dias 17 e 18 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou de uma operação integrada de Enfrentamento a Fraudes Veiculares (EFV) nos municípios de Ibicuí e Iguaí, no sudoeste da Bahia. A ação envolveu instruções teóricas e práticas, além de fiscalizações conjuntas, que resultaram na recuperação de seis motocicletas com sinais de adulteração. A operação contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo as Delegacias Territoriais de Ibicuí e Iguaí, o Catti da 21ª Coorpin – Itapetinga, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio da 21ª CRPT Itapetinga, a Polícia Militar por meio da equipe do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário), e integrantes da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado). No dia 17, as instruções teóricas foram realizadas no Colégio Municipal São Pedro, em Ibicuí, e, à tarde, as aulas práticas ocorreram no pátio da Delegacia Territorial de Iguaí. No dia 18, as forças de segurança realizaram uma operação conjunta nas duas cidades, focando na identificação de veículos com irregularidades. O combate às fraudes veiculares é essencial para reduzir a violência, já que veículos adulterados são frequentemente utilizados em crimes como assaltos, homicídios, tráfico de drogas e armas. A integração entre as forças policiais, aliada à capacitação continuada do efetivo, fortalece o combate à criminalidade de forma mais eficaz, promovendo uma segurança pública cada vez mais eficiente para a sociedade.

Polícia Civil esclarece homicídio de jovem que foi atingido por disparo de arma de fogo enquanto ia para academia em Feira de Santana

Polícia Civil esclarece homicídio de jovem que foi atingido por disparo de arma de fogo enquanto ia para academia em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PC

Equipes da 2ª Delegacia Territorial e da Delegacia de Homicídios esclareceram a autoria e a dinâmica do crime ocorrido na Avenida Francisco Fraga Maia, no dia 13 de dezembro, em Feira de Santana. A vítima Kauan Gomes Araujo de Souza, 20 anos, foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo, enquanto estava em um veículo juntamente com a sua mãe e uma amiga. Ele foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu e morreu na terça-feira (17). “Assim que tomamos conhecimento do fato, as equipes iniciaram as investigações. Solicitamos perícia veicular, imagens das câmeras de segurança e ouvimos diversas testemunhas”, informou a delegada Lorena Almeida. Como de rotina, Kauan e sua genitora estavam a bordo de um veículo branco indo para uma academia, localizada no bairro Sobradinho. Nesse dia, uma amiga da família estava com eles no banco de trás. Ao trafegarem pela Avenida Fraga Maia as mulheres ouviram um estampido alto e perceberam que Kauan, que estava no banco do carona, havia sido atingido na cabeça. O autor do disparo foi um homem que estava dentro de um veículo preto. “O acusado estava em um bar na Avenida Fraga Maia, juntamente com a companheira na quinta-feira (12) e passaram a noite no local. Já pela manhã, na sexta-feira (13), o casal teve uma discussão. A mulher pegou a chave e o documento da moto do suspeito e atravessou a avenida. Em seguida, ela pediu carona para um veículo branco que estava passando, adentrou e saiu do local”, esclareceu o titular da DH, delegado Gustavo Coutinho. Ao presenciar a companheira entrando no carro, o suspeito pediu para que um amigo pegasse uma arma de fogo e lhe desse uma carona para ir atrás da mulher. “Com ciúmes e sob efeito de drogas e álcool, o homem pediu que o amigo seguisse o carro branco, onde estava a sua companheira. No momento, ele estava na posse de um revólver e deflagrou um tiro para o alto. Logo após, o acusado disparou contra o carro branco que estava Kauan, acreditando ser o veículo que estava a mulher”, acrescentou o delegado. Logo após o crime, os suspeitos fugiram para a cidade de Pé de Serra, onde passaram o dia e retornaram à noite para Feira de Santana. Além disso, eles ameaçaram e bateram na mulher para que ela ficasse em silêncio sobre o ocorrido. O motorista do veículo preto foi interrogado, já o autor do disparo está foragido. “Ele é um homem muito violento e já responde por tráfico de drogas, roubo e violência doméstica. Nós já representamos pela prisão preventiva dos envolvidos”, destacou a delegada Lorena Almeida. O revólver utilizado no crime e o carro foram apreendidos e passarão por perícia.

Homicídio de adolescente é elucidado em menos de 24 horas em Vitória da Conquista

Homicídio de adolescente é elucidado em menos de 24 horas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Com um trabalho ágil e eficiente de investigações, a Polícia Civil, por meio da equipe da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista (DHPP), com o apoio da Polícia Militar (78ª CIPM), identificou nesta terça-feira (17) o autor do homicídio do adolescente João Daniel Tigre, 15 anos, ocorrido na noite de segunda-feira (16), no bairro Nossa Senhora Aparecida, no referido município. A ação das forças de segurança também resultou na identificação do suspeito responsável por atentados contra outras duas vítimas na mesma localidade. As investigações apontaram que os acusados utilizaram uma motocicleta alugada pelo executor. Durante a ação, ele deixou cair uma máquina de pagamento, o que contribuiu para sua identificação. A apuração segue em andamento para localizar outros possíveis envolvidos e esclarecer a motivação do crime. O suspeito identificado será indiciado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, e a Polícia Civil representará pela sua prisão. A Polícia Civil pede à comunidade que colabore com informações por meio dos canais de denúncia, através do telefone 181 ou comparecendo à unidade policial, garantindo o anonimato.

Polícia Civil recuperou e devolveu 18 celulares às vítimas entre setembro e dezembro em Vitória da Conquista

Polícia Civil recuperou e devolveu 18 celulares às vítimas entre setembro e dezembro em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, recuperou e devolveu aos seus proprietários 18 aparelhos celulares entre os meses de setembro e dezembro de 2024. De acordo a Polícia Civil, os donos foram vítimas de furtos, roubos ou estelionatos. Até celulares perdidos, cujas vítimas registraram Boletins de perda ou extravio, foram recuperados. Aliado a isso, operações de Polícia Judiciária foram deflagradas nesse período pela 1ª delegacia Territorial, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão em lojas de venda e assistência técnica de aparelhos celulares com endereços no centro da cidade. Isso resultou na identificação e indiciamento, pela prática do crime de receptação, de diversos comerciantes, grande parte deles com lojas no Shopping Popular. As investigações apontam que muitos aparelhos são furtados no centro da cidade, especialmente no terminal de ônibus Herzem Gusmão, e posteriormente são vendidos no beco da Rua da Misericórdia, shopping popular e feira do rolo do Bairro Brasil. A Polícia Civil alertou que a população não deve deixar de registrar um boletim de ocorrência em caso de furto, roubo ou perda do celular, informando os números dos IMEIs do aparelho subtraído. Quem que adquire produtos ou objetos proveniente do crime responde por receptação, cuja pena de prisão pode chegar a até oito anos. Conforme a Polícia, ao comprar um aparelho celular usado ou novo, o interessado deve solicitar ao negociador a nota fiscal, caixa do produto, perguntar sobre a procedência e desconfiar de valores muito baixos.

Governo do Estado antecipa salários de dezembro e decreta pontos facultativos para servidores

Governo do Estado antecipa salários de dezembro e decreta pontos facultativos para servidores
Foto: Ascom/Saeb

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (18), a antecipação dos salários dos servidores estaduais. O Estado vai pagar a folha do Poder Executivo no dia 23 de dezembro, antecipando integralmente a remuneração dos servidores públicos (ativos, aposentados e pensionistas). A antecipação beneficia o funcionalismo com pagamento antes das festas de fim de ano, mas também contribui para aquecimento da economia do estado nesse período. Já o pagamento do 13º salário será nesta sexta-feira (20/12). Com a antecipação da remuneração do mês de dezembro e o pagamento do 13º, o Governo do Estado vai injetar na economia baiana um montante total de 4,2 bilhões. Os servidores que recebem os proventos pelo Banco do Brasil terão os valores na conta disponíveis para saque já no sábado, 21. Dia 23 o pagamento é recebido por quem fez portabilidade e recebe por outra instituição bancária. Também foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta (18), o decreto de ponto facultativo para os servidores públicos, nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. “Para que todos possam aproveitar merecidamente os momentos de celebração”, ressaltou Jerônimo, na publicação. Os dias não trabalhados serão cumpridos mediante compensação de horas na jornada de trabalho semanal. De acordo com o Governo do Estado, os serviços essenciais serão mantidos nos dias de ponto facultativo.

INSS ajustará na idade para pedir aposentadoria em 2025

INSS ajustará na idade para pedir aposentadoria em 2025
Foto: Reprodução/INSS

As regras e a forma de cálculo para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no próximo ano não vão mudar. No entanto, as regras de transição impostas pela Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019, conhecida como Reforma da Previdência, passarão por ajuste na idade para os segurados que já estavam filiados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).  O ajuste da idade será feito na aposentadoria por tempo de contribuição - transição por idade, que a cada ano acrescenta 6 meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem. No ano de 2025, a idade mínima para a mulher será de 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, de 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição. No entanto, a regra de transição do pedágio de 50% não precisa da idade mínima. Já a transição de 100% tem a idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. Essas duas regras não sofrerão o ajuste anual. Todas as normas trazidas com a Reforma da Previdência de 2019 podem ser conferidas no site do INSS.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.