Bahia

Encontramos 421 Notícias

PF prende suspeito de lavagem de dinheiro com R$ 700 mil em espécie em Porto Seguro

PF prende suspeito de lavagem de dinheiro com R$ 700 mil em espécie em Porto Seguro
Foto: Divulgação/PF
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem suspeito de envolvimento com o crime de lavagem de dinheiro na segunda-feira (22/06), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.


A ação foi realizada em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PSO/BA) e faz parte de uma investigação que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores.


Durante as diligências, os policiais encontraram aproximadamente R$ 700 mil em espécie com o suspeito. Segundo a investigação, o dinheiro teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras que estão sendo analisadas pelas autoridades.


O homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foi autuado em flagrante.


De acordo com a PF, as investigações continuam para identificar possíveis outros envolvidos e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos.


O investigado poderá responder pelo crime de lavagem de dinheiro, sem prejuízo da apuração de outros delitos que possam estar relacionados aos fatos investigados.

Colisão entre caminhonete e carreta deixa três mortos e interdita BR-110 em Catu

Colisão entre caminhonete e carreta deixa três mortos e interdita BR-110 em Catu
Foto: Divulgação/PRF
Áudio gerado por IA
-0:00

Um sinistro entre uma caminhonete e uma carreta do tipo prancha provocou a morte de três pessoas na manhã desta quinta-feira (18) na BR-110, em Catu, no interior da Bahia.


De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h, no km 372 da rodovia. Em razão da gravidade da ocorrência, a pista foi totalmente interditada nos dois sentidos para o atendimento às vítimas e realização dos procedimentos necessários.


Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) atuam no local. A PRF informou que três pessoas morreram no local do acidente.


As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas.

DNIT abre licitação para implantação de acostamentos na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães

DNIT abre licitação para implantação de acostamentos na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Áudio gerado por IA
-0:00

A região de Luís Eduardo Magalhães deverá receber, em breve, obras de implantação de acostamentos na BR-242. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está com a licitação em andamento para a execução dos serviços, que contemplarão o trecho entre os quilômetros 912,41 e 928,05 da rodovia, no subtrecho que liga o município ao entroncamento da BA-460.


Ao todo, serão 15,64 quilômetros de extensão beneficiados pela intervenção, que tem como principal objetivo melhorar a fluidez do tráfego e ampliar a segurança dos motoristas que utilizam diariamente uma das mais importantes rodovias do oeste baiano.


A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para o próximo dia 29 de junho. Com a implantação dos acostamentos, a expectativa é de que haja melhores condições de circulação, além da qualificação dos acessos ao Distrito Industrial de Luís Eduardo Magalhães, ao aeroporto do município e aos empreendimentos comerciais e residenciais localizados ao longo do trecho contemplado.


Segundo o secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, o avanço do processo licitatório é resultado das articulações institucionais conduzidas pelo governador Jerônimo Rodrigues junto ao Ministério dos Transportes.


“Foram realizadas algumas reuniões para chegarmos nesse resultado. Essa é uma parceria importante para viabilizar melhorias na infraestrutura logística e na segurança da BR-242, uma das principais rodovias do oeste baiano”, destacou o secretário.


A obra é considerada estratégica para a mobilidade regional, especialmente diante do crescimento econômico e do aumento do fluxo de veículos na BR-242, corredor fundamental para o escoamento da produção e a integração do oeste da Bahia com outras regiões do país.

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa
Foto: Divulgação/MPBA
Áudio gerado por IA
-0:00

O Tribunal do Júri da Comarca de Amargosa, condenou, no último dia 9, o policial militar André Luiz da Silva Rodrigues Filho a 16 anos, 7 meses e 15 dias de prisão pelo homicídio qualificado de Joel Santos de Paula. A decisão acolheu a tese sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), representado pela promotora de Justiça Luana Colontonio Triches


De acordo com a investigação, o crime ocorreu em 23 de junho de 2021, no município de Amargosa. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, a materialidade e a autoria do homicídio, bem como as qualificadoras de crime praticado mediante promessa de recompensa e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme apontado no julgamento, o homicídio foi previamente planejado e executado em forma de emboscada.


A partir da apuração, foi constatado que o réu agiu com alto grau de reprovação, já que o crime foi planejado previamente, com acompanhamento da rotina da vítima e tentativa de criar versões para encobrir sua participação. Também foi considerada a condição de policial militar da ativa, circunstância que agravou a pena. Além da prisão, foi decretada ainda a perda do cargo de soldado da Polícia Militar da Bahia e o pagamento de R$ 200 mil a título de reparação mínima por danos morais aos herdeiros e sucessores da vítima.

Proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 têm até 29 e 30 de junho para garantir desconto de 8% do IPVA na Bahia

Proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 têm até 29 e 30 de junho para garantir desconto de 8% do IPVA na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA
Áudio gerado por IA
-0:00

Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 29 e 30 de junho, respectivamente, para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 em cota única com desconto de 8% na Bahia. Quem optar pelo parcelamento em cinco vezes, sem abatimento no valor do tributo, também deverá efetuar o pagamento da primeira parcela nas mesmas datas.


O calendário completo de vencimentos pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). Para quem escolher o pagamento à vista com desconto, a quitação pode ser feita via Pix por meio do portal de serviços do Governo do Estado. O contribuinte deve acessar o sistema com usuário e senha e solicitar o serviço "Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE". O pagamento também está disponível nos canais das instituições financeiras parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.


Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento devem realizar os pagamentos exclusivamente por meio do Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob.


As datas de vencimento seguem o cronograma estabelecido pelo Estado: no dia 29 de junho vencem as parcelas referentes às placas de finais 1, 3 e 5; no dia 30 de junho, os vencimentos são para os veículos com placas terminadas em 2, 4 e 6.


Para esclarecer dúvidas, os contribuintes podem utilizar o atendimento do Balcão Virtual da Sefaz-BA, enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou entrar em contato pelos telefones 0800 071 0071, para ligações de telefone fixo, e (71) 3319-2500 ou 3319-2501, disponíveis para chamadas de celular e telefone fixo.

PRF inicia Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia

PRF inicia Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, entre os dias 19 e 25 de junho, à Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia. A ação tem como objetivo reforçar a segurança viária, prevenir acidentes e combater a criminalidade durante o período de festas juninas, quando há aumento significativo no fluxo de veículos em direção ao interior do estado.


As fiscalizações serão intensificadas principalmente nas BRs 324, 101, 116 e 242, que concentram grande parte do deslocamento de motoristas durante o período. Segundo a PRF, a expectativa é de movimentação intensa, especialmente nos dias de saída para os festejos e no retorno após o feriado.


Como novidade neste ano, a operação contará com o uso de drones para monitoramento do trânsito. Os equipamentos serão utilizados principalmente em trechos da BR-324 para identificar infrações como uso de celular ao volante, falta do cinto de segurança, circulação irregular pelo acostamento e outras condutas de risco.

Pesquisa de estudantes de Bom Jesus da Lapa ganha destaque no Encontro Nacional de Geografia Agrária

Pesquisa de estudantes de Bom Jesus da Lapa ganha destaque no Encontro Nacional de Geografia Agrária
Foto: Acervo pessoal

A produção científica desenvolvida na rede estadual da Bahia conquistou reconhecimento em um dos principais eventos acadêmicos do país na área de Geografia Agrária. A estudante egressa Michele Primo da Costa e o professor Mateus Costa Santos, ambos do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, participam do 27º Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), realizado em Fortaleza, no Ceará, apresentando o trabalho “Modo de vida ribeirinho e produção de alimentos: vivências dos estudantes da Ilha da Canabrava em Bom Jesus da Lapa – BA”.





A pesquisa foi desenvolvida em 2025 por Michele, juntamente com as estudantes Evile Ili Medeiros de Souza e Juliana da Silva Costa, a partir das experiências vividas pelas próprias autoras na comunidade ribeirinha da Ilha da Canabrava, localizada às margens do Rio São Francisco. O estudo teve como objetivo compreender o modo de vida da população local e os desafios enfrentados pelos estudantes para acessar a educação.





Entre os aspectos analisados, a pesquisa destacou o deslocamento diário dos alunos da comunidade até a escola, percurso que dura cerca de duas horas e envolve transporte fluvial e terrestre. Por meio de visitas de campo, entrevistas e registros fotográficos, o trabalho retratou a realidade das 141 famílias que vivem na ilha.





Os resultados apontaram que muitos estudantes conciliam a rotina escolar com o trabalho familiar na produção de hortaliças orgânicas comercializadas na feira municipal de Bom Jesus da Lapa. O estudo também evidenciou a importância dos conhecimentos construídos no território ribeirinho e sua contribuição para a economia local.





A participação da estudante e do professor no encontro nacional foi viabilizada por meio do Edital nº 23/2024 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, com apoio do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2). A iniciativa busca incentivar a presença de estudantes e professores da rede estadual em eventos científicos, ampliando a divulgação das pesquisas produzidas nas escolas baianas.





Segundo o professor Mateus Costa Santos, o trabalho contribui para dar visibilidade à realidade dos estudantes da Ilha da Canabrava. “O trabalho dá visibilidade ao cotidiano dos estudantes da Ilha da Canabrava, que enfrentam longos deslocamentos para acessar a escola e, ao mesmo tempo, participam da produção agrícola que abastece a feira de Bom Jesus da Lapa. Estar em um encontro nacional como este representa uma oportunidade de compartilhar essa realidade e mostrar a potência das pesquisas desenvolvidas por nossos estudantes”, afirmou.





Para Michele Primo da Costa, a participação no evento representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “Participar deste evento tem sido uma experiência única e enriquecedora, pois amplia nossos conhecimentos e permite trocar aprendizados com pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do país. É muito gratificante ver uma pesquisa construída a partir da nossa vivência alcançar um espaço tão importante”, destacou.

Homem é condenado a mais de 78 anos de prisão por feminicídios em São Desidério

Homem é condenado a mais de 78 anos de prisão por feminicídios em São Desidério
Foto: Reprodução

O Tribunal do Júri condenou, na segunda-feira (8), o argentino Manuel Alejandro Bordon a 78 anos, 6 meses e 15 dias de prisão pelos crimes de feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de feminicídio cometidos em dezembro de 2024, no município de São Desidério. A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça Audo da Silva Rodrigues.





De acordo com a denúncia, o condenado matou a companheira, Hiasmin Nogueira Weber, assassinou o sogro, Carlos Sérgio Weber, e tentou matar a cunhada, Hyndira Nogueira Weber, durante um ataque ocorrido na noite de 14 de dezembro de 2024. O crime aconteceu na residência da família, localizada no povoado de Roda Velha.





Após cometer os crimes, Manuel Alejandro Bordon fugiu para uma área de mata, onde foi localizado posteriormente com ferimentos.





Na sentença, a juíza Bianca Pfeffer determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado. Ao fundamentar a decisão, a magistrada destacou a gravidade dos fatos, ressaltando que o crime foi motivado por sentimento de posse e ciúme, além da violência empregada contra a vítima e dos impactos causados aos filhos menores do casal.





Segundo os autos, Carlos Sérgio Weber foi morto ao tentar socorrer a filha durante o ataque. Já Hyndira Nogueira Weber conseguiu escapar após buscar ajuda, circunstância que impediu a consumação do feminicídio tentado.

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato
Foto: Divulgação/DPT

O Governo da Bahia iniciou na quarta-feira (10/06) a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no formato de cartão de policarbonato. O lançamento foi marcado pela entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues.


A nova modalidade passa a ser oferecida como opção aos cidadãos no momento da solicitação do documento. Apesar de a primeira via da CIN continuar sendo gratuita, quem optar pelo cartão de policarbonato deverá pagar uma taxa de R$ 91,72.


De acordo com o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, a novidade amplia as alternativas para a população. Segundo ele, o formato em policarbonato oferece maior resistência e durabilidade em comparação ao modelo tradicional.


A Carteira de Identidade Nacional segue sendo disponibilizada também no formato em papel, mantendo as mesmas informações presentes na versão em cartão.


Segundo o Governo do Estado, a Bahia já emitiu mais de 4 milhões de unidades da nova CIN. Em maio de 2026, o estado ocupou a segunda posição entre os maiores emissores do documento no país em números absolutos.


A nova identidade adota o CPF como número único de identificação, aumentando a segurança e reduzindo a possibilidade de registros duplicados. Além disso, o documento permite a inclusão de outros registros, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.


Também podem ser adicionadas informações relacionadas à saúde do titular, como diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, além do grupo sanguíneo, fator RH e a indicação de doador de sangue.

MP recomenda medidas para garantir proteção de crianças e adolescentes acolhidos em Correntina

MP recomenda medidas para garantir proteção de crianças e adolescentes acolhidos em Correntina
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou, no dia 22 de maio, que o Município de Correntina garanta o respeito aos direitos de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, prevenindo situações de discriminação e estigmatização. A recomendação, de autoria dos promotores de Justiça Suelim Iasmine Braga, Jürgen Wolfgang e Gilson Sacramento da Silva, foi encaminhada às secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde. No documento, os promotores de Justiça destacaram que é proibida qualquer prática de discriminação, humilhação, constrangimento ou tratamento degradante em razão da condição de acolhimento institucional. “Alertamos que discriminação contra as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade configura a prática criminosa e, caso sejam identificadas situações de humilhação ou discriminação, serão adotadas as medidas pertinentes para a devida responsabilização criminal”, ressaltaram os promotores de Justiça. Entre as medidas recomendadas à Secretaria Municipal de Educação está a garantia de matrícula imediata dos estudantes acolhidos, sem exigências burocráticas que possam dificultar o acesso à escola. O documento também orienta que profissionais da rede de ensino sejam capacitados sobre os direitos de crianças e adolescentes, a identificação de situações de violência e a correta compreensão do acolhimento institucional. À Secretaria de Assistência Social, o MPBA recomendou o fortalecimento dos serviços de proteção social, especialmente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para acompanhamento das famílias e promoção da reintegração familiar sempre que possível. Também foi recomendada a capacitação das equipes para atendimento qualificado e sem revitimização. Já à Secretaria Municipal de Saúde, o documento orienta que seja garantido atendimento prioritário e integral às crianças e adolescentes acolhidos, incluindo acompanhamento médico, odontológico, psicológico e psiquiátrico, além do fornecimento de medicamentos quando necessário.

PRF inicia Operação Corpus Christi 2026 nas rodovias federais da Bahia

PRF inicia Operação Corpus Christi 2026 nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação Corpus Christi 2026 à meia-noite desta quinta-feira (04/06) nas rodovias federais que cortam a Bahia. A ação seguirá até as 23h59 de domingo (07/06), com reforço no policiamento, fiscalização intensificada e atividades educativas voltadas à segurança no trânsito. Segundo a PRF, a expectativa é de aumento no fluxo de veículos durante o feriado prolongado, especialmente nas estradas que ligam Salvador ao interior do estado, além de rotas com destino a cidades turísticas, regiões litorâneas e polos religiosos. Para enfrentar o aumento da movimentação, a corporação ampliará o número de equipes em pontos estratégicos das rodovias federais. As fiscalizações terão como foco principal infrações consideradas responsáveis por grande parte dos acidentes graves, como ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool. Os agentes também irão verificar o uso do cinto de segurança, dos dispositivos de retenção para crianças, as condições dos veículos e a regularidade da documentação dos condutores. A operação contará com a utilização de radares móveis, etilômetros, conhecidos como bafômetros, além da atuação de equipes especializadas em fiscalização de trânsito e combate à criminalidade. De acordo com a PRF, o reforço operacional será concentrado principalmente nos períodos de saída e retorno do feriado, quando há maior circulação de veículos nas rodovias. A Operação Corpus Christi integra o calendário nacional de ações da instituição e tem como objetivo reduzir acidentes, preservar vidas e garantir mais segurança aos motoristas e passageiros que trafegarem pelas estradas federais da Bahia durante o período festivo.

Estudantes utilizam saberes ancestrais para criar sabonete que combate acnes e feridas em Ponto Novo

Estudantes utilizam saberes ancestrais para criar sabonete que combate acnes e feridas em Ponto Novo
Foto: Divulgação/NTE 25

Uma das condições dermatológicas mais comuns, a acne, popularmente conhecida como espinha, atinge pessoas de todas as idades, em especial adolescentes. A busca de uma solução para esse problema fez com que jovens cientistas do Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia, no município de Ponto Novo, unissem saberes ancestrais com conhecimento científico. Os estudantes Gustavo Maia e Nayanna Venâncio, orientados pelos professores Diego Palmeira e Luana Moura, utilizaram barbatimão (Stryphnodendron adstringens), copaíba (Copaifera langsdorffii) e argila da Caatinga para desenvolver um sabonete artesanal com potencial cicatrizante. O produto, segundo seus criadores, auxilia em condições como acne, feridas e infecções cutâneas. Batizado como Purificaê, o sabonete tem diferenciais para outros produtos similares que já existem no mercado. “Combinamos três ativos com funções complementares numa formulação artesanal ainda não consolidada no mercado cosmético. O produto ainda carrega um diferencial cultural forte de conectar o saber ancestral das comunidades da Caatinga à validação científica, o que poucos cosméticos naturais no mercado conseguem fazer de forma tão genuína e regionalizada”, garante a jovem Nayanna. A escolha por esses ingredientes, que são abundantes no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, é justificada pelo estudante Gustavo Maia. “O Barbatimão é rico em substâncias com ação antibacteriana e antifúngica, além de baixa toxicidade para uso tópico. A Copaíba contribui com propriedades anti-inflamatórias e efeito rejuvenescedor para a pele. Já a Argila da Caatinga regula a oleosidade e melhora a textura do produto”. Entusiasmados com a receptividade do projeto pela comunidade, o grupo pensa em empreender. “Os próprios resultados da pesquisa mostram que o produto tem potencial real de mercado. A proposta é envolver cooperativas e moradores de Ponto Novo na produção artesanal, gerando renda para as comunidades locais e promovendo o empreendedorismo social a partir do uso sustentável da Caatinga”, sinaliza Gustavo.

Colisão entre van e caminhão deixa 16 mortos na BR-116, em Santa Terezinha

Colisão entre van e caminhão deixa 16 mortos na BR-116, em Santa Terezinha
Foto: Reprodução

Um grave acidente registrado na tarde de domingo (31/05) na BR-116, em Santa Terezinha, resultou na morte de 16 pessoas e deixou outras cinco feridas. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 507 da rodovia. Segundo informações da PRF, a colisão aconteceu por volta das 16h40 e envolveu uma van de passageiros e um caminhão. As 16 vítimas fatais estavam na van. Além disso, quatro ocupantes do veículo sofreram ferimentos e foram socorridos. O motorista do caminhão também ficou ferido e foi encaminhado para atendimento médico. As informações preliminares apontam que a van transportava integrantes de uma mesma família e seguia de Amargosa para o município de Salvador. Já o caminhão realizava o trajeto entre Juazeiro, na Bahia, e o estado do Rio de Janeiro. De acordo com os levantamentos iniciais realizados no local, o caminhão teria invadido a pista contrária, provocando a batida. No entanto, as causas exatas do acidente ainda serão esclarecidas pelas investigações. Durante a fiscalização, os policiais constataram uma irregularidade no funcionamento do cronotacógrafo do caminhão, equipamento utilizado para registrar informações sobre velocidade e tempo de direção. Em razão da falha, não foi possível verificar o período de condução do motorista. O condutor do caminhão foi detido e permaneceu sob custódia policial enquanto recebia atendimento em uma unidade de saúde. A PRF informou que continuou prestando apoio à Polícia Militar durante o acompanhamento da ocorrência. Equipes de resgate, perícia e segurança viária atuaram no local durante horas para atendimento das vítimas, remoção dos veículos e limpeza da pista. Em razão da gravidade do acidente, o trecho ficou totalmente interditado por parte da noite. A rodovia foi completamente liberada às 3h47 desta segunda-feira (01/06), após a conclusão de todos os procedimentos.

Bahia terá 27 mil policiais e bombeiros na Operação São João 2026

Bahia terá 27 mil policiais e bombeiros na Operação São João 2026
Foto: Divulgação/SSP

O Governo da Bahia empregará 27 mil policiais e bombeiros na Operação São João 2026, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). O anúncio foi realizado na sexta-feira (29/5), durante evento na cidade de Paulo Afonso. Segundo a SSP, serão investidos R$ 34,6 milhões na operação, que ocorrerá entre os dias 4 de junho e 12 de julho, abrangendo 283 municípios baianos, sendo Salvador, 12 cidades da Região Metropolitana e outros 271 municípios do interior. A Polícia Militar atuará com equipes ordinárias e especializadas no policiamento ostensivo e preventivo. Já a Polícia Civil empregará efetivos ordinários e extraordinários, além da instalação de estruturas temporárias de atendimento e ações de inteligência voltadas para o período festivo. O Corpo de Bombeiros Militar reforçará as ações de prevenção e resposta a emergências com postos operacionais, rondas preventivas, orientações ao público e atendimento de ocorrências. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também contará com equipes extraordinárias, Unidades Móveis de Polícia Técnica e postos modulares para agilizar os atendimentos. A estrutura operacional contará ainda com três helicópteros e 1.755 viaturas distribuídas em todo o estado durante os festejos juninos. No campo da tecnologia, mais de 2.800 câmeras com recursos de Reconhecimento Facial e monitoramento PTZ serão empregadas nas festas realizadas em Salvador e no interior. A operação também contará com portais de abordagem, plataformas elevadas de observação, Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e 104 drones. De acordo com o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, a edição deste ano contará com o maior efetivo já empregado durante os festejos juninos na Bahia. “Aplicaremos no São João de 2026 o maior efetivo da história, visando a garantia da ordem e da paz em todo o território baiano”, destacou.

Estudantes de Bom Jesus da Lapa apresentam pesquisa sobre arborização urbana em congresso nacional na UFSC

Estudantes de Bom Jesus da Lapa apresentam pesquisa sobre arborização urbana em congresso nacional na UFSC
Foto: Acervo pessoal

Os estudantes Daniel Rodrigues Lima e Vitor Hugor Batista Santos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão representando a produção científica da rede estadual da Bahia no II Congresso Brasileiro de Biogeografia e Mudanças Climáticas, realizado até este domingo (31), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Acompanhados pelo professor Mateus Costa Santos, os jovens apresentam a pesquisa intitulada “Arborização urbana e conforto térmico: a cidade de Bom Jesus da Lapa em um contexto de altas temperaturas”, que investiga os efeitos da vegetação urbana no conforto térmico da população. Segundo o professor, o estudo comparou duas vias da cidade, sendo uma arborizada e outra sem cobertura vegetal. “Selecionamos duas vias para análise: uma arborizada e outra sem árvores. Os resultados mostram que a área arborizada apresenta condições atmosféricas mais favoráveis”, explicou. A pesquisa reuniu mais de 60 registros coletados ao longo de sete semanas, entre setembro e novembro de 2024. Durante o congresso, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e participar de discussões sobre mudanças climáticas, planejamento urbano e qualidade ambiental. “Apresentar a pesquisa em um evento dessa magnitude está sendo desafiador, mas muito gratificante. Recebemos elogios de professores da USP e UFRJ, o que nos motivou ainda mais”, afirmou Vitor Hugor Batista Santos. A participação dos estudantes ocorre com apoio do Programa Da Bahia para o Mundo, iniciativa que oferece suporte financeiro e logístico a estudantes e professores da rede pública em eventos científicos, culturais e tecnológicos, por meio do Edital nº 23/2024 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Além dos resultados científicos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. “A pesquisa me ajudou no desenvolvimento do pensamento autônomo e proporcionou uma verdadeira imersão no estudo da Biogeografia”, destacou Daniel Rodrigues Lima. Para o professor Mateus Costa Santos, a presença dos estudantes no evento simboliza a valorização da ciência produzida nas escolas públicas. “A palavra que resume esse momento é ‘esperançar’, principalmente quando vemos jovens ocupando espaços científicos tão importantes”, ressaltou. De acordo com o docente, o trabalho desenvolvido em Bom Jesus da Lapa reforça o papel da pesquisa como instrumento de formação crítica e cidadã, além de contribuir para a reflexão sobre os desafios ambientais enfrentados pelas cidades em um cenário de mudanças climáticas.

Desconto de 8% no IPVA para veículos com placas de final 5 na Bahia vai até esta quinta-feira (28)

Desconto de 8% no IPVA para veículos com placas de final 5 na Bahia vai até esta quinta-feira (28)
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Vai até esta quinta (28) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 5. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 28 de maio. Para as placas de final 6, estes prazos vão até sexta (29). O calendário do IPVA 2026 está disponível no site https://www.sefaz.ba.gov.br, no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”. O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Banco Sicoob. Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 5 é até 29 de setembro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site https://www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2500 ou 2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

MP recomenda suspensão de concurso público da Câmara de Correntina

MP recomenda suspensão de concurso público da Câmara de Correntina
Foto: Divulgação/CMC

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou, na última sexta-feira (22), à Câmara Municipal de Correntina a suspensão imediata do concurso público em andamento, após identificar indícios de irregularidades na organização do certame. A medida, de autoria da promotora de Justiça Suelim Iasmine Braga, integra inquérito civil que apura a composição do quadro de servidores do Legislativo, que apresentava desproporção entre cargos comissionados e efetivos. Segundo o MPBA, foram identificadas falhas no processo de contratação da banca organizadora, incluindo possível participação antecipada de empresa antes da conclusão da licitação e ausência de comprovação de qualificação técnica. Essas situações podem comprometer a legalidade do concurso e ferir princípios como impessoalidade e igualdade de oportunidades. Também foi constatado que o cronograma do concurso não prevê etapa para impugnação do edital, o que impede o questionamento dos candidatos diante de eventuais irregularidades. Além disso, há denúncia em apuração sobre possível favorecimento de pessoas vinculadas a agentes públicos. A recomendação estabelece prazo de 10 dias para que a Câmara comprove a suspensão do certame e adote medidas para corrigir as falhas. Em caso de descumprimento, o MPBA poderá acionar a Justiça para garantir a legalidade, a transparência e o respeito aos direitos dos candidatos.

TCM-BA multa ex-gestor do IMUP e determina devolução de R$ 113 mil em Serra do Ramalho

TCM-BA multa ex-gestor do IMUP e determina devolução de R$ 113 mil em Serra do Ramalho
Foto: Divulgação

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia julgaram procedente, na sessão desta terça-feira (26), um termo de ocorrência lavrado contra o então diretor-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Serra do Ramalho (IMUP), Gilmar de Souza Costa, por ausência de comprovação da legalidade de pagamentos de auxílio-doença realizados no exercício de 2019. O processo foi relatado pelo conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva e teve origem em determinação contida no parecer prévio das contas do instituto relativas ao exercício de 2019. A área técnica do TCM-BA identificou a falta de encaminhamento dos relatórios de inspeção médica que fundamentaram concessões de auxílio-doença a servidores municipais nos processos de pagamento referentes ao mês de janeiro daquele ano, no montante de R$ 113.450,61. Diante das irregularidades apontadas, os conselheiros aplicaram multa de R$ 1,5 mil ao ex-gestor e determinaram o ressarcimento, com recursos pessoais, de R$ 113.450,61 aos cofres municipais, valor correspondente aos pagamentos cuja regularidade não foi comprovada. Segundo a análise técnica, alguns servidores recebiam o benefício por período superior ao limite de 24 meses previsto na legislação municipal, sem comprovação da realização de novas inspeções médicas obrigatórias. A equipe técnica destacou que os relatórios médicos são documentos indispensáveis para atestar a legalidade da concessão, manutenção ou prorrogação dos benefícios previdenciários. Mesmo após notificação do Tribunal para apresentação dos documentos e esclarecimentos, o gestor permaneceu silente durante a instrução processual, incorrendo em revelia. Para a relatoria, a ausência da documentação comprometeu a comprovação da regularidade dos pagamentos efetuados pelo instituto previdenciário. Cabe recurso da decisão.

Bahia registra média de oito mortes por dia no trânsito em 2025, aponta SEI

Bahia registra média de oito mortes por dia no trânsito em 2025, aponta SEI
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia registrou pouco mais de 3 mil vítimas fatais em acidentes de transporte terrestre (ATT) em 2025, segundo levantamento divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Os dados foram apresentados durante a campanha Maio Amarelo, voltada à conscientização e prevenção da violência no trânsito. Apesar de o número representar uma redução de 7,1% em comparação com 2024, o cenário ainda é considerado preocupante. Em média, oito pessoas morreram por dia no trânsito baiano ao longo do ano, sendo que 54,9% dos óbitos ocorreram em vias públicas. O estudo mostra que, entre 2000 e 2025, os índices de acidentes de transporte terrestre passaram por mudanças significativas, influenciadas por medidas legais criadas para combater práticas como o consumo de álcool ao volante e o excesso de velocidade. Ainda assim, nos últimos anos, os registros voltaram a crescer, e 2025 apresentou uma das maiores taxas de vitimização da série histórica, com 20,5 mortes para cada 100 mil habitantes. O perfil das vítimas aponta predominância masculina. De cada dez mortes no trânsito, oito envolveram homens. Jovens entre 20 e 29 anos representaram cerca de um quarto das vítimas fatais. Os motociclistas apareceram como o grupo mais atingido, correspondendo a 45,9% das mortes registradas. Ocupantes de veículos responderam por 31,6% dos casos, enquanto pedestres representaram 12,3%. Outros grupos, como ciclistas, ocupantes de ônibus e de triciclos, somaram 10,2% das ocorrências. Outro dado destacado pela pesquisa é a diferença entre o interior do estado e a capital. A incidência de mortes por acidentes de trânsito no interior da Bahia foi o dobro da registrada na Região Metropolitana de Salvador e quase quatro vezes maior do que a observada em Salvador em 2025. Além das perdas humanas, os acidentes também provocaram impactos financeiros para famílias e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, a Bahia contabilizou 18,9 mil internações decorrentes de acidentes de transporte terrestre, aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. O tempo médio de internação foi de 4,7 dias, e cada paciente internado gerou custo médio de R$ 1.114,40 para o poder público. Mesmo com atendimento hospitalar, parte das vítimas não resistiu. No mesmo período, a taxa de mortalidade entre internados por ATT foi de 1,1 óbito a cada mil internações no estado.

Capotamento deixa feridos na BA-160 em Bom Jesus da Lapa

Capotamento deixa feridos na BA-160 em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM

Um acidente de trânsito com vítimas foi registrado na tarde deste domingo (17/05), na BA-160, nas proximidades da localidade conhecida como “Jean da Galinha”, em Bom Jesus da Lapa. De acordo com informações da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) por volta das 16h para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que as vítimas já haviam sido socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Segundo informações obtidas pela guarnição junto ao condutor, o veículo seguia no sentido da cidade quando o motorista perdeu o controle da direção, por causas ainda desconhecidas, resultando em um capotamento fora da pista. Todos os ocupantes do automóvel sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico. O veículo permaneceu no local para posterior remoção. A Polícia Militar realizou o Registro de Acidente de Trânsito (RAT) e adotou as medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.