Início Arquivo Dezembro de 2024

Dezembro de 2024

Encontramos 252 Notícias

Acusado de matar homem com golpes de faca é preso em Feira de Santana

Acusado de matar homem com golpes de faca é preso em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Folha do Estado

Equipes da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana cumpriram um mandado de prisão, nesta terça-feira (17), contra um homem de 31 anos acusado de homicídio. A vítima Wilson da Silva Moreira, de 52 anos, foi morta com golpes de faca. O crime aconteceu no dia 4 de novembro, na rua Gonçalo Alves, no bairro Cruzeiro. “O acusado estava em uma seresta com a companheira e percebeu que Wilson estava olhando para a mulher. Após sair da festa, o suspeito foi em casa, trocou de roupa, armou-se com uma faca e retornou para o mesmo lugar. No trajeto, ele viu a vítima e golpeou o homem com duas facadas”, explicou o delegado Gustavo Coutinho. Wilson ainda foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu. Essa é a terceira vez que o suspeito utiliza arma branca para cometer crimes. Ele foi submetido ao exame de lesões e está à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (18) operação contra fraudes bancárias na BA, SE e AL

Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (18) operação contra fraudes bancárias na BA, SE e AL
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quarta-feira (18/12), a Operação Linha Verde, com o objetivo de desmantelar associação criminosa voltada à prática de fraudes contra a Caixa Econômica Federal, através da abertura de contas e aquisição de créditos, com a utilização de documentos falsos em nome de terceiros, sem a anuência destes, os quais também figuram como vítimas ao lado da instituição financeira. A Caixa Econômica Federal, até o atual estágio da investigação policial, suportou um prejuízo superior a R$ 567 mil, o qual provavelmente está subdimensionado, sendo que o real prejuízo será alcançado com a execução das medidas cautelares atinentes a esta operação. A operação Linha Verde abrange o estado da Bahia, nas cidades de Salvador e Jequié, além dos estados de Sergipe e Alagoas, envolvendo a ação de 21 policiais federais. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. Além do bloqueio e sequestro de bens e valores pertencentes aos investigados até o limite individual de R$ 300 mil, por intermédio do sistema SISBAJU. De acordo com o RIF – Relatório de Informação Financeira do COAF, a associação criminosa, entre 2020 a 2024, foi responsável por movimentações bancárias suspeitas, no valor de R$ 4.674.295,59. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato (pena de reclusão, de um a cinco anos e multa) e associação criminosa (pena de reclusão, de cinco a dez anos e multa).

PRF apreende drogas, cigarros eletrônicos, smartphones e notebooks na BR-116, em Feira de Santana

PRF apreende drogas, cigarros eletrônicos, smartphones e notebooks na BR-116, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Durante a Operação Conatus, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no domingo (16), policiais intensificaram a fiscalização no km 429 da BR-116, trecho do município de Feira de Santana. A ação, que contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães, resultou em apreensões significativas envolvendo crimes de descaminho, contrabando e tráfico de drogas. No decorrer das abordagens a ônibus de transporte de passageiros, os policiais apreenderam 32 cigarros eletrônicos sem documentação legal, configurando crime de contrabando, e 22 aparelhos eletrônicos transportados sem nota fiscal, caracterizando descaminho.  Além disso, o uso do cão farejador K9 Umbro foi essencial na localização de drogas em duas ocorrências: na primeira, foram encontrados 750 gramas de maconha, ocultados em um enfeite em formato de chave; na segunda, foram apreendidos 2,1 kg de cocaína, escondidos dentro de potes de chocolate na bagagem de um passageiro. Duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis. Os produtos apreendidos foram entregues à Receita Federal em Feira de Santana, para serem tomadas as providências legais.

MIDR reconhece a situação de emergência por conta da estiagem em Brumado

MIDR reconhece a situação de emergência por conta da estiagem em Brumado
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na sexta-feira (13), a situação de emergência por conta da estiagem em Brumado. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Oeste baiano supera Minas Gerais e se torna o maior polo de irrigação do Brasil

Oeste baiano supera Minas Gerais e se torna o maior polo de irrigação do Brasil
Foto: Barbosa de Menezes

O extremo oeste da Bahia conquistou o posto de maior polo de irrigação por pivôs centrais no Brasil, ultrapassando o Noroeste de Minas Gerais, que liderava o ranking até recentemente. A revelação é de levantamento realizado pela Embrapa, com dados até outubro de 2024, que mostrou uma expansão de quase 300 mil hectares irrigados no País em relação à última análise, feita em 2022, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o levantamento atual, 2,2 milhões de hectares são irrigados por pivôs centrais no Brasil. Em 2022, a área correspondia a 1,92 milhão de hectares. Os resultados obtidos com o levantamento mostraram uma área de 2.200.960 hectares irrigada por 33.846 pivôs centrais, com um acréscimo de 140.842 hectares e 3.807 novos equipamentos de irrigação. Os municípios com as maiores áreas irrigadas por pivôs centrais no País são São Desidério, na Bahia, com 91.687 hectares; Paracatu, em Minas, com 88.889 hectares; Unaí, também em Minas Gerais, com 81.246 hectares; Cristalina, em Goiás, com 69.579 hectares; e Barreiras, na Bahia, com 60.919 hectares.

MPBA e SSP deflagram três operações contra policiais militares investigados por homicídios no sudoeste baiano

MPBA e SSP deflagram três operações contra policiais militares investigados por homicídios no sudoeste baiano
Foto: Divulgação/MP-BA

Oito policiais militares foram alvos de três operações deflagradas, simultaneamente, pelo Ministério Público do Estado da Bahia na manhã de hoje, dia 17. Três mandados de prisão e dez de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho.  Dois policiais foram presos em Jequié e um em Ilhéus, sendo que dois deles também foram presos em flagrante por posse de drogas. As operações realizadas de forma integrada pelo MPBA, por meio dos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).  Foram apreendidos simulacros de arma de fogo, armas, munições, dinheiro em espécie, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão, drogas, dentre outros objetos de interesse das investigações. Uma das operações, denominada "Anunciação" tem por objeto a investigação das circunstâncias da morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023. A operação "Faxina" visa elucidar a morte de Eric Pereira Maciel, ocorrida no último mês de janeiro de 2024. Já a operação "Choque de Ordem” dá andamento à investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023. Em todos os três casos, ocorridos no município de Jequié, os óbitos foram registrados incialmente como mortes decorrentes de intervenção policial por resistência armada das vítimas. As apurações apontam, entretanto, possíveis crimes de homicídio, em atuações de guarnições da PM com suspeitas de invasões de domicílios, execuções de pessoas rendidas e até mesmo posterior alteração das cenas dos crimes. As investigações estão a cargo do Geosp e as diligências realizadas irão contribuir para a conclusão das apurações e eventual responsabilização criminal dos envolvidos.

Ministério da Saúde entrega 27 novas ambulâncias do SAMU para a Bahia

Ministério da Saúde entrega 27 novas ambulâncias do SAMU para a Bahia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (17), no município de Sorocaba, São Paulo, o Ministério da Saúde entregou 27 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) destinadas a 23 municípios baianos. A medida visa ampliar e renovar a frota de atendimento de urgência no estado, garantindo maior agilidade e eficiência nos serviços de saúde prestados à população. As entregas fazem parte de um compromisso do Governo Federal com a saúde pública e marcam um importante reforço para a Bahia, que já recebeu 102 ambulâncias desde janeiro de 2023. A previsão é que novas entregas sejam realizadas em fevereiro de 2025, beneficiando mais cidades do estado e viabilizando a expansão para a região de Seabra/Itaberaba, atualmente a única região que não conta com o serviço. Participaram da solenidade a ministra da Saúde e o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, que representou a Bahia durante o evento. Os municípios beneficiados com as novas unidades são: Alagoinhas, Amargosa, Andorinha, Caravelas, Catu, Caturama, Correntina, Dom Basílio, Ipiaú, Irecê (2), Itabuna (3), Itapicuru, Jaguarari, Lauro de Freitas, Mansidão, Morpará, Nova Itarana, Salinas da Margarida, Santa Inês, Santana, Santo Amaro (2), Ubaitaba e Wanderley.

Suspeito de homicídio em Itaquara é preso pela PM

Suspeito de homicídio em Itaquara é preso pela PM
Foto: Reprodução/Marcos Frahm

Um homicídio foi registrado na cidade de Itaquara na noite de domingo (15). A vítima foi identificada como Diego Silva Santos, que teve a casa do pai invadida por volta das 22h42 no bairro Agenor Araújo. Após tomar conhecimento do ocorrido, a PM iniciou uma intensa operação policial, durante toda a madrugada, a fim de identificar e prender os autores. Segundo a PM, por volta das 05h30 desta segunda-feira (16), militares do 19º BPM, localizaram e prenderam em flagrante um dos autores, que confessou o crime, inclusive, afirmando a sua participação direta no ato. O autor foi apresentado à autoridade competente para adoção das medidas cabíveis. As buscas pelos demais envolvidos, que já foram identificados, seguem em curso.

Acusado de tentativa de homicídio e diversos crimes em Vitória da Conquista é localizado pela PM

Acusado de tentativa de homicídio e diversos crimes em Vitória da Conquista é localizado pela PM
Foto: Divulgação/PMVC

Um homem com mandado de prisão em aberto por conta de uma tentativa de homicídio ocorrido dia 5 de novembro deste ano em Vitória da Conquista foi localizado nesta segunda-feira (16). Por volta das 17h, durante patrulhamento, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 77ª CIPM recebeu informações de que um indivíduo foragido da justiça estaria homiziado em um imóvel no Bairro Nova Cidade. De imediato, os PMs deslocaram até o local, e ao se aproximar do imóvel indicado, abordou um indivíduo com as mesmas características passadas. O mandado de prisão foi constatado após consultas. O foragido, que é apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas nos bairros Urbis VI e Vila Eliza e que foi o mandante de vários outros crimes na região, foi apresentado ao DISEP onde a ocorrência foi registrada.

PM apreende dois pés de maconha em Encruzilhada

PM apreende dois pés de maconha em Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Policiais militares da 80ª CIPM apreenderam dois pés de maconha nesta segunda-feira (16) em Encruzilhada, região sudoeste da Bahia. Por volta das 18h, uma guarnição realizava rondas no bairro dos Nogueira, em Vila do Café, quando abordou um grupo em um bar. Um dos indivíduos demonstrou nervosismo e se desfez de um invólucro. Ao realizar buscas, nada foi encontrado com eles, mas perto do local foi encontrada duas trouxas de maconha, que o indivíduo suspeito confessou ser sua, afirmando que cultivava a planta em sua casa ao lado do bar. Com a autorização do indivíduo e sua esposa, a equipe fez uma busca na residência, onde foram encontrados os dois pés de uma planta semelhante à maconha. O indivíduo, juntamente com o material foi encaminhado à DISEP de Vitória da Conquista para as devidas providências legais.

Três motocicletas são recuperadas pela PM em Sebastião Laranjeiras

Três motocicletas são recuperadas pela PM em Sebastião Laranjeiras
Foto: Divulgação/17º BPM

Três motocicletas foram recuperadas pela PM na cidade de Sebastião Laranjeiras nesta segunda-feira (16). Os veículos, uma moto Honda Biz com chassi pinado, uma Honda Today com chassi pinado e uma moto Suzuki com restrição de furto/roubo foram localizados em uma oficina por policiais do 17º BPM por volta das 16h. Na ação também foram localizados dez quadros de moto com chassi pinado. Uma guarnição realizou diligências para investigar informações sobre motocicletas roubadas e furtadas nas cidades de Urandi, Pindaí e Candiba, que poderiam estar na sede de Sebastião Laranjeiras ou em uma oficina local. Durante a operação, os policiais localizaram os veículos relacionados às ocorrências, no entanto, o proprietário da oficina não foi encontrado no local. Os materiais apreendidos foram encaminhados para apresentação na delegacia territorial local.

IPVA 2025 terá de novo desconto de 15% para pagamento antecipado até 7 de fevereiro na Bahia

IPVA 2025 terá de novo desconto de 15% para pagamento antecipado até 7 de fevereiro na Bahia
Foto: Camila Souza/GOVBA

Em 2025, os proprietários de veículos baianos vão contar novamente com desconto especial de 15%, um dos maiores do país, para o pagamento antecipado, em cota única até 7 de fevereiro, do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A tabela do IPVA 2025, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado www.sefaz.ba.gov.br. O desconto também é substancial, de 8%, para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. Caso a opção seja pelo parcelamento, as condições na Bahia também estão entre as melhores entre os estados brasileiros: o pagamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março. Para parcelar, é preciso que o valor devido seja no mínimo R$120,00. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Foguetes feitos por estudantes de Mirante se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes

Foguetes feitos por estudantes de Mirante se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes
Foto: Jefferson José dos Santos

Estudantes do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, localizado no município de Mirante, no Sudoeste da Bahia, alcançaram reconhecimento nacional na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). A equipe Foguetaço conquistou a terceira melhor colocação do país, enquanto a equipe GZN ficou na sexta posição. Os foguetes, desenvolvidos com materiais reciclados, resultaram de um trabalho integrado e do estímulo oferecido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) à pesquisa e à participação em eventos acadêmicos voltados para ciência e tecnologia. Segundo o professor de Física e Química da escola, Jefferson José dos Santos, o êxito dos estudantes reflete o esforço coletivo da comunidade escolar.

Foguetes feitos por estudantes de Mirante se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes
Foto: Jefferson José dos Santos

“Desde o início do ano, a gestão e a coordenação pedagógica abraçaram o projeto, que foi elaborado de acordo com as regras da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), especialmente para a etapa prática, direcionada à Mobfog”, explica. Ele ressalta que, na etapa classificatória realizada em junho, os estudantes já haviam conquistado medalhas de ouro e prata. A equipe Foguetaço, formada por Breno Risério Meira e Sofia Pereira Casaes, ambos de 16 anos, atingiu o alcance máximo de 412 metros com o foguete. O projeto envolveu o aprofundamento em conceitos como aerodinâmica, equilíbrio, reações químicas, análise e cálculos matemáticos. Já a equipe GZN, composta por Mirelle Oliveira Santos, de 17 anos, e Luan Fernandes Barros, de 18, destacou-se com um alcance de 344 metros. “Desde que comecei a me interessar por Ciência e Astronomia, surgiram muitas oportunidades, como participar deste evento, que foi a melhor experiência da minha vida. Nos preparamos durante meses com o apoio do professor Jefferson, que sempre acreditou no projeto e nos incentivou a ir além. O suporte do Governo da Bahia também foi essencial para viabilizar nossa participação”, afirma Sofia Casaes. Promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada científica experimental voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é estimular o interesse por Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências de forma prática e divertida.

Foguetes feitos por estudantes de Mirante se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes
Foto: Jefferson José dos Santos

Conselho Tutelar é acionado após PM apreender drogas com menor em Barra do Choça

Conselho Tutelar é acionado após PM apreender drogas com menor em Barra do Choça
Foto: Divulgação/92ª CIPM

Na noite desta segunda-feira (16), uma guarnição da 92ª CIPM realizava rondas no Bairro Ouro Verde, em Barra do Choça, quando avistou um menor, que após ser indagado sobre o motivo de sua presença naquele local, haja vista o horário, não soube dizer a razão. Nesse momento, segundo a PM, apareceram mais dois menores que, ao serem verificadas as identificações, foram encontrados no bolso deles um pacote de substância análoga a cocaína contendo 15 petecas, um celular e 50 reais em espécie. Os policiais militares acionaram o conselho tutelar para que fosse assegurada a integridade dos envolvidos no fato. Todos os objetos e fatos foram apresentados e registrados no DISEP em Vitória da conquista para que as medidas administrativas cabíveis sejam adotadas.

Polícia Federal deflagra operação em combate ao contrabando de cigarros eletrônicos em Ilhéus e Itabuna nesta terça-feira (17)

Polícia Federal deflagra operação em combate ao contrabando de cigarros eletrônicos em Ilhéus e Itabuna nesta terça-feira (17)
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17/12), a operação Espelho Fumegante, para reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos nas cidades de Ilhéus e Itabuna, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna. De acordo com a PF, por meio de investigações iniciadas em 2023, foi possível reunir indícios do comércio de cigarros eletrônicos, praticado em estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral e por pessoas físicas, com atendimento delivery. Os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, consistente na importação, armazenamento e comercialização de mercadoria proibida, com pena de reclusão de dois a cinco anos. O nome da operação Espelho Fumegante é uma alusão a Tezcatlipoca, deus asteca do céu noturno, da lua e das estrelas, senhor do fogo e da morte.

Dupla é detida com drogas em Macaúbas

Dupla é detida com drogas em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma ação da Polícia Militar resultou na detenção de dois suspeitos e na apreensão de oito porções de substância análoga à cocaína nesta segunda-feira (16) em Macaúbas. Por volta das 18h30, durante patrulhamento na Av Professor Ático Mota, a guarnição do PETO avistou os dois indivíduos em uma motocicleta que, ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram fugir. A guarnição realizou o acompanhamento e, ao alcançar os suspeitos, realizou a busca pessoal momento que foram encontrados os materiais. Os materiais apreendidos, juntamente com os dois ocupantes da motocicleta, foram encaminhados à delegacia local para as providências cabíveis.

CPR-SO oficializa trocas de comando do 24º e 17º BPM

CPR-SO oficializa trocas de comando do 24º e 17º BPM
Foto: Divulgação

Em uma solenidade marcada pela formalidade e prestígio, realizada no auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, em Vitória da Conquista, ocorreu a transmissão de cargos dos comandantes do 17º Batalhão, em Guanambi, e do 24º Batalhão, em Brumado. O Tenente-Coronel PM José Non Oliveira de Souza passou o comando do 17º BPM ao Tenente-Coronel PM Alex Luís Rego dos Santos. Já o Tenente-Coronel PM Elson Cristóvão Santos Pereira transferiu a liderança do 24º BPM ao Tenente-Coronel PM Eduardo Viana Moreira Júnior. A cerimônia foi presidida pelo Coronel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, acompanhado do Subcomandante Tenente-Coronel PM Silvio Berlink e de comandantes de unidades que integram o CPR-SO.

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração em Botuporã

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração em Botuporã
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma motocicleta Honda Titan de cor vermelha com sinais de adulteração foi apreendida pela PM nesta segunda-feira (16) em Botuporã. Por volta das 11h, durante rondas, uma guarnição da 4ª CIPM avistou uma motocicleta. Foi realizada a abordagem e os PMs constataram que o chassi estava raspado impossibilitando a identificação da real procedência do veículo. A motocicleta e o condutor foram apresentados na delegacia local para registro da ocorrência.

Bombeiros e Brigadistas debelam incêndio florestal e notificam morador na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Bombeiros e Brigadistas debelam incêndio florestal e notificam morador na zona rural de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/GASA

Durante combate à um incêndio florestal na última sexta-feira (13), Bombeiros militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar notificaram um morador na zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Na última quinta-feira (12) à noite, um raio causou um incêndio florestal próximo à comunidade de Canabrava de São Gonçalo e por isso, os Bombeiros foram acionados para realizar o combate juntamente com homens da Brigada voluntária GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas. “Fomos realizar o rescaldo e viemos mais cedo, porém, os bombeiros continuaram na área. Enquanto estávamos passando pela comunidade, um morador foi flagrado realizando limpeza de um terreno com fogo. Ele limpou o terreno, colocou fogo na vegetação e perdeu o controle, mas, por sorte, estávamos passando na hora e conseguimos debelar. O responsável foi notificado pelos Bombeiros”, disse Carlos Bananinha, presidente e líder da GASA. O incêndio era monitorado pela GASA na região das comunidades de Rocinha, Pau a Pique, Canabrava, Pernambuco e foi extinto neste domingo (15).

Estudantes de Barreiras desenvolvem pomada cicatrizante à base de romã e aroeira

Estudantes de Barreiras desenvolvem pomada cicatrizante à base de romã e aroeira
Foto: Milena Monteiro

Valorizar as plantas nativas e suas propriedades medicinais é uma das formas de destacar a riqueza dos biomas baianos, que abrigam espécies com potencial terapêutico. Inspirados por essa biodiversidade, os estudantes Pablo Gabriel Ferreira, Rogério Brandão e Mirele Lima, do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Barreiras, sob a orientação da professora Laíse de Jesus, desenvolveram uma pomada cicatrizante que utiliza o potencial curativo da romã e da aroeira. A iniciativa se destaca como uma solução natural e sustentável para promover a regeneração da pele. Segundo Pablo, a escolha dos ingredientes reflete a busca por alternativas sustentáveis e eficazes. “A romã tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que favorecem a cicatrização, estimulando a produção de colágeno e prevenindo infecções. Já a aroeira é antimicrobiana e acelera a cicatrização, aliviando dor e desconforto. Essa combinação busca oferecer uma solução natural para cuidados com a pele, valorizando as plantas nativas da nossa região e usando recursos locais para soluções sustentáveis”, explica. O jovem cientista também destaca os testes realizados, que trouxeram resultados positivos. “Testamos a pomada em uma família e, em menos de dois dias, as feridas cicatrizaram e a pele foi regenerada. Esses resultados iniciais nos motivam a explorar novas formulações e investigar aplicações adicionais, como em casos de queimaduras e úlceras cutâneas. Acreditamos que o potencial desse produto é enorme”, afirma. Para Pablo, o projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC), vai além do cuidado pessoal, abrangendo também aspectos culturais e econômicos. “Esse projeto tem o potencial de impactar o mercado fitoterápico, atendendo à demanda crescente por produtos naturais. Além disso, promove a valorização da medicina tradicional, fortalece práticas locais e incentiva a economia regional com o cultivo dessas plantas. Nosso próximo passo é melhorar o projeto e levá-lo ao conhecimento de todos”, diz.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.