Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Suspeito é detido com drogas em Jequié

Suspeito é detido com drogas em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Um suspeito de tráfico de drogas foi detido por policiais militares na cidade de Jequié nesta quinta-feira (7). Conforme informações do 19º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 11h, policiais militares realizarem rondas na Rua 25 de Dezembro, bairro Cidade Nova, quando perceberam o indivíduo em atitude suspeita, que tentou fugir ao avistar a presença da PM. Ele carregava uma pequena mochila nas costas, onde foram encontrados 413 pinos de cocaína, 59 trouxas de maconha, uma balança de precisão, embalagens e pinos para acondicionar entorpecentes. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia para as medidas cabíveis.

Projeto ‘Raízes da Cidadania' inicia mapeamento detalhado de serviços públicos em quatro municípios

Projeto ‘Raízes da Cidadania' inicia mapeamento detalhado de serviços públicos em quatro municípios
Foto: Divulgação/MP-BA

Nesta quinta-feira, dia 7, os Municípios de Caraíbas, Itaju do Colônia, Itarantim e Maiquinique assinaram termos de adesão ao projeto ‘Raízes da Cidadania’ durante a programação do PGJ Itinerante, em Vitória da Conquista. No início desta semana, promotores de justiça do MPBA e equipes técnicas realizaram a primeira etapa de um mapeamento detalhado dos principais serviços públicos dos quatro municípios e apresentaram as metas, objetivos e diagnósticos prévios do projeto para gestores, lideranças e representantes da sociedade civil locais em reuniões públicas realizadas nas Câmaras Municipais e centro de convivência, com participação dos prefeitos, vereadores, secretários, conselheiros municipais e população em geral. Foram visitadas unidades escolares, de saúde, conselhos tutelares e de assistência social e casas abrigo que acolhem crianças e adolescentes vitimizados. Informações foram coletadas junto às equipes técnicas para instruir os procedimentos administrativos instaurados, por meio dos quais as Promotorias de Justiça fomentarão e acompanharão o desenvolvimento de políticas públicas, junto com a atuação especializada do Pnud no monitoramento dos indicadores. Um dos indicadores que chama atenção em Caraíbas é a inexistência de sistema coletivo de coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários. Apenas 33,75% dos resíduos sólidos são coletados, e destinados a um lixão. O município também não conta com instâncias municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do plano municipal da primeira infância, que são fundamentais para a captação de recursos federais que financiarão ações e projetos. As equipes do MPBA fizeram visitas ao Conselho Tutelar, ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Florindo Lima e ao Centro de Saúde Santo Antônio. Os gestores municipais, o atual prefeito e o eleito estiveram presentes na reunião pública, além de vereadores. O prefeito eleito acompanhou a visita do MP ao Cras.

Suspeito de tráfico é detido com drogas e arma de fogo em Vitória da Conquista

Suspeito de tráfico é detido com drogas e arma de fogo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um suspeito de tráfico de drogas foi detido com entorpecentes e arma de fogo nesta quinta-feira (7) em Vitória da Conquista. Por volta das 10h20, durante reforço ao combate à guerra entre facções na zona sul da cidade, que resultou em uma tentativa de homicídio na noite anterior, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) visualizou o indivíduo na esquina da Rua TG Vinte e Sete, no bairro Vila Elisa. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado logo adiante. Durante uma busca pessoal, foram encontradas três porções de substância análoga à maconha. Na conversa, ele indicou que, além do tráfico, possuía em um imóvel próximo, de sua propriedade, uma arma de fogo calibre 32, municiada para defesa contra possíveis ataques de facções rivais. No local, foram encontradas ainda cinco porções de substância análoga à maconha e uma balança de precisão. Todo o material apreendido, juntamente com o indivíduo, foi apresentado no plantão central onde foi registrada a ocorrência.

PM é acionada após desentendimento entre casal em Macaúbas

PM é acionada após desentendimento entre casal em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM

Policiais militares foram acionados na última terça-feira (5) para atender uma ocorrência com um desentendimento entre um casal na cidade de Macaúbas. De acordo com informações da 4ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, o caso aconteceu por volta das 21h50 na Rua Jordão Souza, localidade conhecida como Alto do Alexandrino. A guarnição de serviço foi acionada pela central com a informação de que a vítima havia sido agredida por seu cônjuge, que também estava quebrando móveis e agindo forma violenta. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a solicitante com um corte no braço direito e o homem com lesões na cabeça. Ambos relataram que, durante uma briga, caíram sobre uma porta de vidro, e acabaram se ferindo com os estilhaços. A vítima e o agressor foram encaminhados à UPA para atendimento médico e em seguida para a delegacia de Macaúbas, onde a ocorrência foi registrada.

Prefeitura de Dom Basílio tem contas de 2023 aprovadas com ressalvas pelo TCM

Prefeitura de Dom Basílio tem contas de 2023 aprovadas com ressalvas pelo TCM
Foto: Sudoeste Total

Na sessão desta quinta-feira (07/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas de mais duas prestações de contas anuais de prefeituras – uma relativa ao exercício de 2023 e a outra de 2020. As contas aprovadas são da prefeitura de Mutuípe, de 2020, de responsabilidade de Rodrigo Maicon de Santana Andrade – que foi multado em R$ 2 mil; e de Dom Basílio, de 2023, do prefeito Roberval de Cássia Meira. Foram avaliadas as contas de governo e gestão dessas prefeituras, sendo apontadas algumas ressalvas que não interferiram, no entanto, no mérito do julgamento pela aprovação. Cabe recurso das decisões.

Motocicleta com adulteração no chassi é apreendida pela PM em Anagé

Motocicleta com adulteração no chassi é apreendida pela PM em Anagé
Foto: Divulgação/Rondesp Sudoeste

Uma motocicleta com sinais identificadores adulterados foi apreendida por policiais da Rondesp Sudoeste nesta quarta-feira (6) na cidade de Anagé. Por volta das 22h15, durante o patrulhamento na cidade, a guarnição visualizou um indivíduo com atitude suspeita a bordo da motocicleta. Ao realizar a abordagem, constatou-se que o veículo apresentava chassi adulterado. O veículo e o condutor foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) em Vitória da Conquista para as medidas legais cabíveis.

Dupla é detida por furtar estabelecimento comercial em Brumado

Dupla é detida por furtar estabelecimento comercial em Brumado
Foto: Sudoeste Total

Dois homens foram detidos por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 24º Batalhão de Polícia Militar nesta quarta-feira (6) após furtar uma farmácia no centro da cidade de Brumado. Por volta das 8h a guarnição recebeu informações da equipe que estava saindo de serviço e do setor de inteligência de que indivíduos teriam furtados o estabelecimento que fica no centro da cidade. Com isso, a guarnição iniciou buscas incessantes com o objetivo de localizar os suspeitos. O primeiro suspeito foi encontrado em frente a uma casa abandonada, na Rua D, bairro Irmã Dulce. Após a abordagem, ele confessou ter feito o furto em parceria com outro homem e indicou que as roupas utilizadas no crime, bem como alguns itens furtados, estavam na casa abandonada, enquanto o restante do material estava com o segundo suspeito. Em seguida, segundo suspeito foi encontrado e também confirmou a autoria do furto, além de entregar outros itens do crime. Ambos os suspeitos admitiram participação no crime, sendo que, o segundo já é conhecido pela prática de roubo e tráfico de drogas, tendo sido detido com drogas durante o carnaval de 2024. Os dois suspeitos foram apresentados na delegacia para a adoção das medidas pertinentes.

Motocicleta roubada é recuperada um dia após o crime em Vitória da Conquista

Motocicleta roubada é recuperada um dia após o crime em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Uma motocicleta roubada na terça-feira (5) foi recuperada nesta quarta-feira (6) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Rondesp Sudoeste passadas ao Sudoeste Total, após tomar conhecimento de uma tentativa de roubo a um motoboy, ocorrida na terça-feira, no Bairro Alto Marom, foram coletadas informações sobre os possíveis envolvidos. Por volta das 20h desta quarta-feira, 6 de novembro, durante o patrulhamento tático na área indicada pela inteligência, as guarnições avistaram um homem com características semelhantes às observadas em um vídeo, entrando em uma residência com uma motocicleta que possuía restrição por roubo/furto. Após abordagem, foi confirmada a identificação do veículo como roubado. O condutor foi reconhecido também pelas mesmas roupas vistas no vídeo da tentativa de assalto. Durante uma entrevista, ele confessou ter participado da tentativa de roubo ocorrido no dia anterior. Diante dos fatos, o suspeito e o veículo apreendido foram apresentados no DISEP para as medidas legais cabíveis.

Homem tem mandado de precisão cumprido durante atendimento no fórum de Brumado

Homem tem mandado de precisão cumprido durante atendimento no fórum de Brumado
Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste

Um homem teve o mandado de prisão cumprido nesta quarta-feira (6) durante um atendimento no fórum de Brumado. Por volta das 08h, o setor de inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar informou à guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) que o homem com mandado de prisão em aberto estaria no Fórum da cidade. Diante disso, a guarnição deslocou até o local indicado. Logo depois, foi confirmada a veracidade dos fatos. Segundo a Polícia, o homem possuía um mandado de prisão em decorrência de denúncia pelo crime de estupro, com pena de nove anos e nove meses de reclusão em regime fechado. Ele foi apresentado na delegacia do município para a adoção das medidas cabíveis.

Duas mulheres acusadas de tráfico de drogas são detidas em Vitória da Conquista

Duas mulheres acusadas de tráfico de drogas são detidas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Duas mulheres foram detidas em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (6) acusadas de tráfico de drogas. Na ação, foram apreendidos dois aparelhos celulares, duas balanças de precisão, R$ 230,00 em espécie, uma maquineta de cartão, dez pedaços pequenos de maconha e quatro pedaços grandes da mesma substância. De acordo com informações da 77ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, uma guarnição de motos realizava rondas no bairro Alto Maron por volta das 12h quando recebeu informações de que, na rua dos Andrades, no centro, havia uma moça em atitude suspeita, em posse de uma sacola plástica, aparentando estar cometendo tráfico de entorpecentes. A guarnição então solicitou apoio e, logo após, conseguiu abordar a suspeita. Com ela foram apreendidos alguns entorpecentes e uma balança. A suspeita informou aos policiais que comercializava entorpecentes há aproximadamente um mês e indicou que sua fornecedora residia no bairro Vila Sul, aguardando para fazer a entrega do restante dos entorpecentes, que seriam comercializados durante o restante da semana. A guarnição foi ao local indicado, onde encontrou outra suspeita. Em busca pessoal, numa sacola plástica, foram localizados três pedaços de substância análoga à maconha, uma balança digital e uma maquineta para cartão de crédito. As mulheres juntamente com todo o material, foram conduzidas até a autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

Motocicleta roubada é recuperada pela PM em Guanambi

Motocicleta roubada é recuperada pela PM em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma motocicleta com registro de furto/roubo foi recuperada pela Polícia Militar nesta quarta-feira (6) em Guanambi. Por volta das 12h30, uma guarnição do 17º BPM, acionada pelo Cicom, foi até as proximidades do antigo aeroporto, local onde um agente de trânsito disse que suspeitou do veículo estacionado na via desde cedo e, ao realizar a consulta pelo sistema Autua, constatou a restrição de furto/roubo. A moto Honda/CG 150 Titan ES, 2007/2008, preta foi removida e apresentada na delegacia.

Desmatamento registra queda expressiva de 63,3% entre 2023 e 2024 na Bahia

Desmatamento registra queda expressiva de 63,3% entre 2023 e 2024 na Bahia
Foto: Sudoeste Total

A Bahia se tornou destaque nacional ao conquistar liderança na redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, registrando uma queda expressiva de 63,3%, entre agosto de 2023 e julho de 2024. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, entre outras autoridades. No evento desta quarta, o Governo Federal firmou com os estados da região de Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – um pacto para a prevenção e controle do desmatamento e incêndios ilegais nos biomas. Além da Bahia, que liderou a redução, os demais estados do Matopiba também apresentaram quedas em suas taxas de desmatamento no período: o Maranhão registrou redução de 15,1%; o Piauí alcançou uma diminuição de 10,1%; e o Tocantins teve queda de 9,6%. Os dados apresentados no evento mostram que o Brasil reduziu o desmatamento em 30,6% na Amazônia e em 25,7% no Cerrado, com a Bahia se destacando pela maior taxa de queda entre os estados do Matopiba. De acordo com o SAD Cerrado, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o desmatamento da savana brasileira emitiu mais de 135 milhões de toneladas de CO₂ entre janeiro de 2023 e julho de 2024, um volume considerável, comparado a 1,5 vezes as emissões anuais do setor industrial brasileiro. Na Amazônia, a taxa oficial de desmatamento foi de 6.288 km² no último ano, representando a maior queda percentual em 15 anos. Ainda durante a cerimônia, o governo federal reforçou seu compromisso com a preservação dos biomas e celebrou a atuação da Bahia e demais estados do Matopiba, que apresentaram uma redução de 76,4% no desmatamento. A parceria com o governo federal inclui também investimentos em desenvolvimento sustentável, como a criação de novas unidades de conservação e a retomada do Fundo Amazônia. Esses resultados são vistos como parte de um esforço contínuo para fortalecer a governança ambiental e garantir um desenvolvimento econômico que respeite o meio ambiente e combata o avanço do desmatamento.

Contas de 2023 das Câmaras de Vereadores de Rio de Contas e Piatã são aprovadas pelo TCM

Contas de 2023 das Câmaras de Vereadores de Rio de Contas e Piatã são aprovadas pelo TCM
Foto: Sudoeste Total

Na sessão desta quarta-feira (06/11), os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) consideraram regulares a prestação de conta da Câmara de Vereadores de Rio de Contas sob responsabilidade de Marinaldo Caires Oliveira referente ao ano de 2023 sem indicação de ressalvas. Também foram consideradas regulares com ressalvas as Contas de 2023 da Câmara Municipal de Piatã, de responsabilidade do vereador Herminio Pereira. Tendo em vista que as falhas não repercutiram no mérito, o conselheiro relator deixou de imputar multa ao gestor de Piatã. Cabe recurso da decisão.

Municípios atendidos pela 46ª CIPM registram marca história na segurança Pública

Municípios atendidos pela 46ª CIPM registram marca história na segurança Pública
Foto: Sudoeste Total

A região atendida pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está registrando números expressivos de paz e segurança, fruto do comprometimento e da dedicação de todos os policiais da unidade. Livramento de Nossa Senhora, município sede da 46ª CIPM, já ultrapassa 200 dias sem homicídios registrados. Em Rio de Contas, são 487 dias, Dom Basílio soma 546 dias, Érico Cardoso chega a 758 dias, enquanto Paramirim impressiona com 1.365 dias – quase 4 anos – sem ocorrências de homicídios. Para o Major PM Wagner Rocha, comandante da unidade, esses números são motivo de satisfação e orgulho, destacando o profissionalismo e a atuação dedicada da tropa. Segundo ele, o empenho diário dos policiais da 46ª CIPM, somado ao foco em estratégias de policiamento preventivo e comunitário, tem se mostrado essencial para o aprimoramento da segurança pública na região.

Quase 10 mil pessoas com mais de 60 anos estão fazendo o Enem

Quase 10 mil pessoas com mais de 60 anos estão fazendo o Enem
Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicou as provas de redação, linguagens e ciências humanas do Enem no último domingo, 3 de novembro. No próximo domingo, 10 de novembro, os candidatos realizarão as provas de ciências da natureza e matemática. Dos 4,3 milhões de candidatos confirmados, 2,9 milhões (67%) têm até 18 anos; 420 mil (9,7%) têm entre 19 e 20 anos; 639 mil (14,8%) têm entre 21 e 30 anos; 350 mil (8,1%) têm entre 31 e 59 anos; e quase 10 mil (0,23%) têm mais de 60 anos. Apesar de representar menos de 1% dos participantes, o número de pessoas com mais de 60 anos que realizam o Enem é o maior da série histórica desde 2020: são 9.950 idosos. Destes, 558 estão cursando o ensino médio na modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). A tendência se confirma pelos dados do Censo da Educação Superior 2023, divulgado no último mês. De acordo com a pesquisa, o Brasil registrou 9.977.217 matrículas nos cursos de graduação e sequenciais de formação específica — presenciais e a distância. Desse total, 60.735 matrículas foram de estudantes com 60 anos ou mais. Quase metade dos alunos nessa faixa etária (30.692) ingressaram no ensino superior em 2023. De acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de habitantes com 60 anos ou mais é de 32,1 milhões, enquanto em 2010 era de 20,5 milhões.  

Operação apreende mudas sem certificação em municípios do Sudoeste baiano

Operação apreende mudas sem certificação em municípios do Sudoeste baiano
Foto: Divulgação/ADAB

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), através da Coordenação de Análise de Risco e Fiscalização do Trânsito Agropecuário, com apoio da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Cândido Sales, realizou nesta terça-feira (5), nos municípios de Mortugaba, Condeúba, Cordeiros e Piripá, no Sudoeste baiano, a Fase 2 da Operação “Nem Tudo São Flores”. A ação visa prevenir a proliferação do Cancro Cítrico, praga que ameaça a citricultura baiana e é causada por uma bactéria que ataca frutos, ramos e folhas de diversas espécies, como laranja, limão e tangerina. A praga pode provocar a depreciação ou queda prematura dos frutos, além de depreciar as plantas, comprometendo o desenvolvimento e a produção. A equipe da Adab, coordenada por Roberto Pacheco, realizou inspeções em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e feiras livres com o objetivo de preservar o status fitossanitário da Bahia como Área Livre das pragas HLB, Cancro Cítrico e Morte Súbita dos Citros que afetam a fruticultura e causam prejuízos econômicos. Durante a ação foram apreendidas mudas comercializadas sem a devida certificação.

Dois homens acusados de tráfico de drogas são detidos em Tanque Novo

Dois homens acusados de tráfico de drogas são detidos em Tanque Novo
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Dois homens foram detidos acusados de tráfico de drogas na cidade de Tanque Novo, sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (5). De acordo com informações da 94ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, durante rondas na cidade, a guarnição localizou o primeiro homem, de 23 anos, que ao avistar a aproximação da viatura, tentou fugir do local, sendo alcançado e abordado pela guarnição. Com ele foram encontradas 42 porções de cocaína e a quantia de R$ 250,00 fruto do comércio da droga. Durante a abordagem, ele informou aos policiais onde e com quem havia adquirido os entorpecentes. De posse dessa informação, a guarnição deslocou até o local indicado e encontrou o segundo suspeito, de 25 anos, que possuía um caderno contendo a contabilidade da venda da droga, no qual, inclusive, constava o nome do primeiro abordado. Os dois foram conduzidos para a delegacia local para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Simulado de segurança será realizado pelo 24º BPM em Brumado nesta quinta-feira (7)

Simulado de segurança será realizado pelo 24º BPM em Brumado nesta quinta-feira (7)
Foto: Sudoeste Total

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informou nesta terça-feira (5) à população de Brumado sobre a realização de um simulado de segurança contra instituições financeiras na cidade nesta quinta-feira (7). O evento acontecerá no período noturno. Em vídeo gravado pelo batalhão, a soldado Joyce apresenta orientações importantes sobre o exercício, que visa garantir o preparo das forças de segurança em situações de risco, reforçando a proteção e o bem-estar da comunidade. O vídeo foi produzido com o intuito de alertar e preparar a população para o simulado, que contará com movimentação de viaturas e agentes em diversos pontos da cidade. O Batalhão pediu que, durante a simulação, as pessoas respeitem as barreiras de segurança.

Fenômeno natural chama atenção de moradores no sudoeste da Bahia

Fenômeno natural chama atenção de moradores no sudoeste da Bahia
Foto: Clauberto Nunes

Um fenômeno natural chamou atenção de moradores da região sudoeste da Bahia nesta terça-feira (5). Vários registros foram feitos por moradores nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, onde mostra um círculo sobre o sol. Logo as imagens tomaram conta das redes sociais. Trata-se do Halo solar, um círculo policromático, que ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera. Os halos se formam de 5 a 10 quilômetros na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Também é possível ser observado na lua. Segundo o conhecimento popular, o halo solar é um sinal de chuva. Por haver grande possibilidade se chuvas nos próximos dias nos municípios da região, logo os moradores atrelaram o aparecimento ao fato de que realmente as previsões deverão se concretizar em breve.









Vídeo: Irene Santos

Autoridades de 11 municípios do sudoeste baiano participam de curso sobre gestão e educação ambiental promovido pelo MP-BA

Autoridades de 11 municípios do sudoeste baiano participam de curso sobre gestão e educação ambiental promovido pelo MP-BA
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia, através do projeto ‘Município Ecolegal’, promoveu um curso sobre gestão e educação ambiental para autoridades e representantes da sociedade civil de 11 municípios do estado. Realizado no último dia 24, durante as atividades da 50ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Guanambi, o “Seminário de Gestão e Educação Ambiental Municipal” reuniu mais de 100 participantes para discutir a FPI como Programa Educador Socioambiental. Promovido pelo Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MP, o seminário contou com a participação da promotora de Justiça Luciana Khoury, gerente do projeto ‘Município Ecolegal’; do promotor de Justiça Jailson Trindade, titular da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Guanambi; e de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema). Também estiveram presentes representantes das secretarias de meio ambiente e educação dos municípios de Guanambi, Mortugaba, Jacaraci, Urandi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Palmas de Monte Alto, Caetité, Igaporã e Ibiassucê. O curso aconteceu na Câmara Municipal de Guanambi e abordou temas como fiscalização ambiental, licenciamento ambiental municipal, Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e Sistemas Municipais de Meio Ambiente. Ainda durante o evento, foram apresentados o site do projeto ‘Município Ecolegal’ e as devolutivas de Educação Ambiental e Gestão Ambiental desenvolvidas pelos municípios. 

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.