Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Após acidente, PM apreende motocicleta com restrição em Tanque Novo

Após acidente, PM apreende motocicleta com restrição em Tanque Novo
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi apreendida pela PM nesta terça-feira (12) em Tanque Novo, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª CIPM, por volta das 18 horas, uma guarnição presenciou um acidente de trânsito, envolvendo um motociclista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e conduziu a vítima para o hospital da cidade. Não há mais detalhes de seu atual quadro de saúde. Ao verificar os dados da moto, os PMs identificaram a restrição. O veículo foi apreendido e apresentado na delegacia local. Assim que receber alta hospitalar, o condutor deverá comparecer para prestar esclarecimentos.

PRF inicia Operação Proclamação da República nesta quinta-feira (14) na Bahia

PRF inicia Operação Proclamação da República nesta quinta-feira (14) na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quinta-feira (14) a Operação Proclamação da República, com foco na fiscalização do uso do cinto de segurança nas rodovias federais de todo o país. A ação, que se estende até o domingo (17), busca reduzir o número de feridos e mortos em acidentes de trânsito. Com a Operação, a PRF busca não só intensificar as fiscalizações, alertar motoristas e passageiros, mas também reduzir ainda mais o quantitativo de feridos e mortos que não faziam uso cinto – comprovadamente um equipamento que salva vidas. Para aprimorar a fiscalização, a PRF está utilizando novas tecnologias, como câmeras especiais. Os equipamentos são dotados de Inteligência Artificial (IA) e têm a capacidade de identificar automaticamente comportamentos imprudentes dos motoristas, como o uso do celular ao volante, e a não utilização do cinto de segurança, dentre outras infrações de trânsito. A tecnologia permite que as câmeras capturem e analisem as imagens em tempo real, gerando alertas instantâneos para os policiais rodoviários federais que atuam no centro de operações, sendo instantaneamente expedidos os autos de infração. Em caso de emergências, a PRF está disponível pelo número 191 para auxílio e informações adicionais.

De cada 5 homens vítimas de câncer na Bahia, um foi por câncer de próstata

De cada 5 homens vítimas de câncer na Bahia, um foi por câncer de próstata
Foto: iStock

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou a atualização do Painel do Câncer de Próstata, lançado anualmente para contribuir com a campanha de prevenção do Novembro Azul. O câncer de próstata é a principal causa mortis por neoplasias malignas entre a população masculina no Brasil, na Região Nordeste e na Bahia. Os principais dados do painel indicam que há um incremento tanto da incidência quanto na mortalidade por câncer de próstata entre a população masculina no estado. Em 2023, foram 1,6 mil óbitos por câncer de próstata na Bahia, o que representava 19,1% da mortalidade por todos os tipos de neoplasias entre a população masculina. A taxa de mortalidade, que era de 14,6 por 100 mil homens baianos nos anos 2000, passou para 23 no ano de 2023. Essa observação confirma a tendência ascendente de vitimização por esse tipo de neoplasia na Bahia. O risco da doença é eminente a partir dos 50 anos e o envelhecimento da população brasileira tende a agravar esse quadro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca/Ministério da Saúde), além da idade, outros fatores de risco podem ser apontados: histórico familiar, obesidade e exposição a aminas aromáticas (tipo de produto químico encontrado principalmente no fabrico de corantes e pigmentos), arsênios e produtos de petróleo. Este último fator de risco está relacionado a determinadas atividades profissionais.

Acusado de diversos furtos em Brumado e Eunápolis é preso durante ação conjunta em Vitória da Conquista

Acusado de diversos furtos em Brumado e Eunápolis é preso durante ação conjunta em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

Uma ação conjunta entre a 77ª CIPM, 7ª CIPM e Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado localizou nesta terça-feira (12) um autor de diversos furtos nos municípios de Eunápolis, Brumado e Vitória da Conquista. Com ele foram apreendidos uma pulseira de ouro, três notebooks, um vídeo game, dois relógios, R$ 200,00 e ferramentas utilizadas para violar imóveis. De acordo com a 77ª CIPM, por volta das 11h, durante Operação 2 X 2, após trabalho de troca de informações com as outras duas forças de segurança, localizou o indivíduo em um ônibus intermunicipal na BA-262. O indivíduo, que arrombou vários apartamentos nesses locais, estava viajando para a cidade de Vitória da Conquista, onde iria vender parte dos objetos furtados. Apesar de não identificado, pois afirmou que não falaria seu nome verdadeiro, o nacional, que viaja por várias cidades furtando casas e apartamentos, foi apresentado no DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

PF cumpre mandados de mandados de busca e apreensão nas cidades de Tanque Novo e Anagé

PF cumpre mandados de mandados de busca e apreensão nas cidades de Tanque Novo e Anagé
Foto: Sudoeste Total

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12/11), a operação Proteção à Infância II, em continuidade às ações de repressão a crimes de produção, armazenamento, transmissão, disponibilização e venda de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil pela internet, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com a PF, foram cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades baianas de Anagé e Tanque Novo e em João Pessoa/PB. Em João Pessoa, houve uma prisão em flagrante por ter sido encontrado material de abuso sexual infantojuvenil armazenado no aparelho celular do investigado, em desfavor de quem se cumpria a medida de busca e apreensão. Os equipamentos eletrônicos apreendidos foram encaminhados à perícia da Polícia Federal para extração e exame de seu conteúdo, a fim de confirmar a autoria dos crimes, bem como para apurar se os investigados também produziam vídeos e fotos com cenas de abuso sexual infantojuvenil, o que pode configurar crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, com pena prevista de 8 a 15 anos de reclusão. As investigações prosseguem, visando identificar outros participantes dos crimes, bem como localizar e resgatar vítimas dos abusos. Se condenados pelos crimes cometidos, as penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Operação resgata cinco pessoas em situação de escravidão no oeste da Bahia

Operação resgata cinco pessoas em situação de escravidão no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/MPT

Um caseiro e quatro trabalhadores rurais foram resgatados em operação de combate ao trabalho escravo realizada na semana passada, entre os dias 5 e 8 de novembro, na região oeste da Bahia. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o homem de 70 anos de idade trabalhava há cerca de 17 anos como caseiro em uma chácara localizada entre os municípios de Barreiras e São Desidério, sem receber salário. Cuidava dos animais e da segurança da propriedade, onde morava em condições precárias. A casa destinada à moradia do trabalhador estava em péssimas condições de higiene e conservação, com inúmeras teias de aranha, restos de móveis, utensílios e outros materiais amontoados, além de buraco na parede da sala que possibilitava o acesso de animais, a exemplo de escorpiões. No imóvel, não havia instalação sanitária em condições de uso, o que obrigava o trabalhador a realizar suas necessidades fisiológicas no mato e tomar banho na área externa. A cozinha era improvisada, na área externa, contendo um fogão a lenha e uma gaiola de criação de filhotes de galinha, além do trânsito livre de patos, galinhas e cachorros. O trabalhador possuía aposentadoria por invalidez, mas não tinha acesso aos valores, já que a empregadora ficava com o cartão de acesso à conta bancária. A DPU está dando assistência judicial ao trabalhador para regularizar sua situação perante a Previdência Social. A outra ação fiscal foi realizada em fazenda produtora de eucalipto, sendo resgatados quatro trabalhadores que realizavam o corte, separação e carregamento do eucalipto destinado à comercialização. Eles estavam alojados de forma precária, em casa em péssimas condições de habitabilidade, sem conservação e higiene, além de não possuir energia elétrica. Dormiam em camas improvisadas com madeiras e colchões sujos e desconfortáveis trazidos pelos trabalhadores. Também não havia banheiro em condições de uso dentro da casa, o que obrigava os trabalhadores a realizarem suas necessidades fisiológicas no mato e a tomarem banho na parte externa. A água utilizada para consumo e banho era retirada do rio que passa perto da localidade, e armazenada em tonéis inadequadamente reutilizados. No momento da fiscalização, ainda foi constatado que alimentos eram cozidos em lata reaproveitada de tinta acrílica. Os trabalhadores resgatados não eram capacitados para operar motosserra, além de não terem sido submetidos a treinamentos de segurança pelo empregador. Não foram fornecidos os equipamentos de proteção coletiva e individual necessários para execução da atividade. As ferramentas e insumos necessários para realização do trabalho foram adquiridos pelos trabalhadores. O grupo atuava a mando de um empregador que firmou contrato de compra e venda de floresta em pé, instrumento firmado com o dono da fazenda para que o contratante fizesse a extração e venda da madeira de uma área de mata da propriedade. Os auditores-fiscais do trabalho notificaram os empregadores a formalizarem os contratos de trabalho, pagar as verbas rescisórias e parar imediatamente de submeter esses e outros trabalhadores a condição análoga à de escravos. Também foram emitidas as guias para que os trabalhadores recebem as parcelas do seguro-desemprego aos trabalhadores resgatados. Os empregadores terão que apresentar documentos comprobatórios da correção das irregularidades encontradas e serão lavrados os autos de infração. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do estado da Bahia acompanhou a operação para dar o suporte ao atendimento pós-resgate a todas as vítimas. Nos dois casos, já acionou a assistência social dos municípios dos trabalhadores resgatados para o acolhimento e encaminhamentos para atendimentos de saúde, geração de emprego e renda, acesso a terra e nivelamento educacional. O MPT aguardará a conclusão dos procedimentos administrativos para convocar os dois empregadores e propor a assinatura de um termo de ajuste de conduta. Caso não haja possibilidade de acordo extrajudicial, poderá ser movida uma ação civil pública ou ação coletiva em conjunto com a DPU para garantia dos pagamentos aos trabalhadores e de indenizações por danos morais coletivos e individuais.

Reincidente em tráfico de drogas é detido novamente com entorpecentes em Vitória da Conquista

Reincidente em tráfico de drogas é detido novamente com entorpecentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um homem de 19 anos, que já responde por tráfico de drogas foi detido com entorpecentes em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (11). Por volta das 16h30, durante a Operação 2x2, guarnições de Motos do Pelotão de Emprego Tático Operacional realizavam patrulhamento no bairro Guarani, quando receberam informações sobre um homem traficando drogas no bairro Nossa Senhora Aparecida. Com as características do indivíduo em mãos, ele foi localizado e, ao ser abordado, foram encontradas substâncias análogas à maconha e ao crack em sua posse. Ele e todo o material foram conduzidos ao DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Principal líder do tráfico do sul da Bahia é preso novamente em Porto Seguro

Principal líder do tráfico do sul da Bahia é preso novamente em Porto Seguro
Foto: Divulgação/MP-BA

O principal líder do tráfico de drogas do sul baiano foi preso novamente nesta terça-feira, dia 12, pela ‘Operação Bisado’, deflagrada de forma integrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) em Porto Seguro. Romário de Oliveira Brito, conhecido como ‘Romarinho’, é condenado a 14 anos de prisão por crimes relacionados ao tráfico de drogas, mas havia sido solto por uma decisão judicial de primeiro grau que lhe concedeu a liberdade provisória. A pedido do MP da Bahia, a Justiça restabeleceu a prisão preventiva por considerar que a determinação de soltura feriu a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o caso aguarda análise de recurso. No pedido, o MP argumentou ainda que a prisão preventiva de Romarinho é necessária para a proteção da ordem pública, considerando o papel de liderança que o condenado exerce em organização criminosa e o risco que sua liberdade representa para a sociedade local. A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA, inclusive a unidade da região sul (Gaeco Sul); pelo Comando de Policiamento da região do extremo sul e Rondesp da Polícia Militar e por agentes da PF.

Uesb abre seleção de professor substituto em Vitória da Conquista

Uesb abre seleção de professor substituto em Vitória da Conquista
Foto: Virlane Carmo

Por meio do Edital 325/2024, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu seleção de professor substituto para atuação no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista. A vaga é destinada às disciplinas “Fonética e Fonologia” e “Modelos de Análise Fonológica”. As inscrições acontecem no período de 14 a 21 de novembro. Para concorrer, é necessário ser graduado em Letras ou Linguística e possuir pós-graduação com área de concentração em Fonética e Fonologia. Os documentos necessários devem ser encaminhados para o e-mail [email protected], especificando, na linha de assunto, “Documentos para Inscrição – Edital 325/2024”. A seleção será realizada em três etapas: prova de títulos, aula pública e entrevista. O cronograma completo e outros detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pelo e-mail acima.

Traficante é preso com drogas em Vitória da Conquista

Traficante é preso com drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Policiais militares apreenderam três barras de porções de substância análoga à maconha, uma porção grande da mesma substância, dois aparelhos celulares, uma balança de precisão e plástico filme nesta segunda-feira (11) em Vitória da Conquista. Conforme informações da 77ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 14h, durante moto patrulhamento tático, guarnições receberam informações de um homem praticando tráfico de drogas no bairro Alto Marom. Em posse das características do indivíduo, o mesmo foi localizado, sendo encontrado em com ele os materiais. De acordo com a PM, o homem, de 25 anos de idade, já possuí em seus antecedentes criminais passagem pelo crime de tráfico de drogas. Ele e todo o material foram conduzidos para o DISEP onde a ocorrência foi registrada.

PM desarticula esquema de entrega de drogas por delivery em Vitória da Conquista

PM desarticula esquema de entrega de drogas por delivery em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp Sudoeste

Um esquema de entrega de drogas por delivery foi desarticulado nesta segunda-feira (11) em Vitória da Conquista. Durante patrulhamento no Bairro Boa Vista, a Rondesp Sudoeste atendeu a um chamado de um motorista de Uber, que informou que receberia drogas de um cliente no residencial Miro Cairo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito com 6 petecas de cocaína. Dentro de sua casa, foram apreendidas mais 24 petecas da mesma substância. O indivíduo admitiu vender drogas via delivery. As guarnições se dirigiram ao Bairro Brasil, onde dois homens tentaram fugir de uma residência. Um deles foi apreendido com maconha, enquanto o outro, após perseguição, teve mais drogas encontradas em sua casa. Ele revelou ter enviado cocaína por outro Uber, que foi localizado na sequência. O motorista, tinha 30 petecas de cocaína e uma pistola calibre 9mm no veículo, a qual alegou estar guardando a pedido de um suspeito de envolvimento em homicídio. Todos os envolvidos e as evidências foram apresentados no DISEP. Na ação foram apreendidos 60 porções de cocaína, 200 gramas de maconha, uma pistola 9mm, 3 munições intactas e vários smartphones, além de um veículo Sandero.

Renovação de matrícula para estudantes da rede estadual começa na próxima segunda-feira (18)

Renovação de matrícula para estudantes da rede estadual começa na próxima segunda-feira (18)
Foto: Amanda Chung

O período de renovação de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2025 será iniciado, na próxima segunda-feira (18) e, prossegue, até o dia 29 de novembro. A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. É importante ficar atento ao cronograma de matrícula para cada grupo de estudantes. O estudante ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada. Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC. Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação. É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Em Barreiras, PRF apreende 34 kg de maconha escondidos em cilindro de gás natural

Em Barreiras, PRF apreende 34 kg de maconha escondidos em cilindro de gás natural
Foto: Divulgação/PRF

Na noite deste domingo (10), policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um veículo Hyundai/Tucson no Km 800 da BR-242, em Barreiras, e descobriram drogas escondidas dentro de um cilindro de gás natural veicular (GNV) adulterado.  Durante a abordagem de rotina, a equipe verificou que o cilindro de GNV localizado no porta-malas do veículo estava fora dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Ao inspecionar o dispositivo, os policiais notaram sinais de modificação recente, incluindo um desnível suspeito que sugeria a existência de um compartimento oculto. Questionado, o passageiro do veículo declarou que havia sido contratado para transportar o carro de Manaus (AM) a João Pessoa (PB) e afirmou desconhecer o conteúdo do cilindro. Diante das evidências, os policiais procederam com a abertura do cilindro, encontrando diversos pacotes de coloração variada que apresentavam características visuais e odor compatíveis com a droga. Após a retirada e pesagem, o conteúdo totalizou 34,45 kg de maconha. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), onde responderão pelo crime de tráfico de drogas, conforme o Artigo 33 da Lei nº 11.343.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista nesta terça-feira (12). Segundo informações da 77ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 8h, uma guarnição, durante Operação 2 X 2, recebeu informações via Cicom sobre um homem possivelmente armado em um posto de gasolina no bairro Airton Sena. No local, os policiais abordaram o indivíduo indicado, e com ele foi encontrada uma pistola 380mm com 8 munições intactas. O indivíduo foi apresentado junto com o armamento no DISEP onde a ocorrência foi registrada.

Carro atinge três veículos e deixa mulher ferida em Livramento de Nossa Senhora

Carro atinge três veículos e deixa mulher ferida em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste

Um condutor colidiu um carro contra três veículos na tarde desta segunda-feira (11) em Livramento de Nossa Senhora. O acidente aconteceu às 14h30 na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Hospital Municipal. Populares relataram à Rádio Portal Sudoeste que o condutor de um veículo modelo Golf, atingiu duas motocicletas e um veículo Celta que estavam estacionados na avenida, em seguida, ele chegou a parar o veículo que dirigia, mas, conforme os presentes, não permaneceu no local. Uma mulher que estava em uma das motocicletas se preparando para sair, também foi atingida. Ela teve ferimentos leves em um dos pés, foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município e passa bem. A Polícia Militar foi acionada. Uma câmera de videomonitoramento flagrou o acidente e ajudará Polícia Civil nas investigações.

Carro atinge três veículos e deixa mulher ferida em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste
Carro atinge três veículos e deixa mulher ferida em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Luiz Brito/Rádio Portal Sudoeste

https://www.youtube.com/watch?v=SmUrK3D8l2Q

Homem é detido com arma de fogo e entorpecentes em Vitória da Conquista

Homem é detido com arma de fogo e entorpecentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/78ª CIPM

Um homem foi detido ao ser flagrado com entorpecentes no sábado (9) em Vitória da Conquista. Por volta das 15h30, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional realizava rondas em um bairro conhecido pelo intenso tráfico de drogas, quando avistou o indivíduo com tornozeleira eletrônica. Ao notar a aproximação da viatura, ele tentou fugir, descartando uma sacola no chão. A equipe fez o acompanhamento e conseguiu abordá-lo. A sacola continha 22 petecas de uma substância análoga à cocaína. Interrogado sobre a origem da droga, o indivíduo confessou que traficava e morava nas proximidades. Ele revelou que havia enterrado, em um terreno abandonado ao lado de sua residência, três carregadores de pistola .40. A guarnição se deslocou até o local indicado e confirmou a informação, encontrando os três carregadores e seis munições .40 enterrados. O autor e todo o material apreendido foram levados ao Disep onde a ocorrência foi registrada.

Mega da virada inicia apostas com prêmio estimado em R$ 600 milhões

Mega da virada inicia apostas com prêmio estimado em R$ 600 milhões
Foto: Sudoeste Total

A Mega da Virada 2024, concurso especial da Mega-Sena, de número 2.810, promete pagar o prêmio recorde de R$ 600 milhões, superando o valor do ano passado, tornando-se o maior da modalidade. As apostas para a Mega da Virada terão início a partir desta segunda-feira (11). O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro. Caso apenas um apostador ganhe todo o prêmio e aplique o valor na Poupança, receberá aproximadamente R$ 3,4 milhões no primeiro mês de rendimento. O dinheiro total do prêmio permite ao ganhador se hospedar por mais de dois anos no hotel mais caro do mundo, que cobra R$ 750 mil em cada diária. O ganhador do prêmio principal pode também comprar 1.430 carros superesportivos como o Toyota GR Corolla feito no Brasil. Assim como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, o prêmio principal não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante, conforme as regras da modalidade.  Considerando todas as faixas de premiação da Mega da Virada, a premiação total aos ganhadores de todas as faixas pode superar R$ 1 bilhão. As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada nas mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil, no portal Loterias Caixa, e o app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. A aposta simples, com 6 números, custa R$ 5,00.

Plantio da soja avança na região oeste da Bahia

Plantio da soja avança na região oeste da Bahia
Fonte: Ascom/Seagri

A safra de grãos 2024/2025 no oeste da Bahia segue em andamento, com os produtores intensificando as atividades de semeadura, especialmente da soja. De acordo com dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), desde o início da safra, em 8 de outubro, a semeadura contou com um avanço significativo, impulsionado pela ampliação da janela de cultivo no estado. No entanto, a distribuição irregular das chuvas nas diferentes microrregiões tem sido um desafio para os agricultores. Períodos de estiagem intercalados com chuvas intensas têm exigido um manejo preciso das lavouras. Além disso, a presença de pragas como percevejos-barriga-verde e larva-minadora tem demandado atenção especial dos produtores, que intensificaram o monitoramento fitossanitário. A Aiba destaca que, até o momento, cerca de 191 mil hectares de soja já foram plantados, representando 9% da área total estimada. O ritmo de semeadura tem sido acelerado, porém a decisão de semear toda a área planejada tem sido influenciada pelas condições climáticas. As previsões indicam um aumento nas precipitações nas próximas semanas, o que pode favorecer a continuidade do plantio. Segundo o relatório da Aiba, a soja, principal cultura da região, deve ocupar 2,129 milhões de hectares, representando um crescimento de 7,5% em relação à safra anterior. O algodão também tende a apresentar um crescimento significativo, com uma área estimada em 380 mil hectares, aumento de 10% em relação à safra anterior. Por outro lado, a área cultivada com milho deve registrar uma redução de 8,9%, atingindo 123 mil hectares. Essa queda é atribuída à desvalorização do preço do milho no mercado, desestimulando os produtores. O sorgo, por sua vez, deve apresentar um crescimento de 6,7%, com uma área estimada em 160 mil hectares.

Estudantes da rede estadual de Barreiras são premiados em olimpíada nacional voltada à educação financeira

Estudantes da rede estadual de Barreiras são premiados em olimpíada nacional voltada à educação financeira
Foto: Divulgação/SEC

O estudante Théo Thágory, 15, falou da satisfação de conquistar uma medalha de ouro na olimpíada: “é um grande acontecimento para mim e estou muito feliz. Eu me sinto grato por todo o apoio que recebi, principalmente da minha escola e da Olitef”. Para o estudante Nicollas Santos, 15, a medalha de prata foi uma surpresa. “Nunca imaginei que ficaria em 2° lugar. Eu gostei muito do nível da prova, pois foi bem elaborada e teve bastante cálculo. Acredito que a olimpíada serve para estimular o aprendizado da Matemática”, comentou. A professora Laise Silva destacou o impacto da olimpíada no aprendizado dos estudantes: “o nosso objetivo de trabalhar com a Olitef é proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre gestão financeira, promovendo a conscientização acerca da importância do planejamento, do consumo consciente e da poupança. Focamos, assim, nas práticas de administração financeira que permeiam o cotidiano dos estudantes, explorando como essas habilidades podem impactar suas decisões e futuros financeiros”.

Estudantes da rede estadual de Barreiras são premiados em olimpíada nacional voltada à educação financeira
Foto: Divulgação/SEC

Os estudantes da rede estadual de ensino têm, cada vez mais, se destacado nas olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento. Uma prova disso é que 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Barreiras, no oeste da Bahia, foram premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Realizada pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa de Valores B3 e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa nacional visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica. A lista de medalhistas da escola é composta por Théo Thágory Silva (ouro); Nicollas Santos (prata); Alexandre Guedes e Kauan Soares (bronze). Além disso, Francisco Gabriel Madureira, Geisse Kelly Araújo, Isabela Pereira, Italo Nauan de Souza, Matheus Reis, Rita Carolina de Jesus e Talysson da Silva conquistaram medalha de honra ao mérito.

Estudantes utilizam coração da bananeira para desenvolver creme facial em Queimadas

Estudantes utilizam coração da bananeira para desenvolver creme facial em Queimadas
Foto: Divulgação

Considerada uma das principais culturas agrícolas brasileiras, a bananeira se consolidou como um pilar econômico nacional e também baiano. Em 2023, a Bahia ocupou a segunda posição entre os estados produtores de banana, com produção de 913.790 toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao identificar o potencial dessa planta tão presente em sua região, no município de Queimadas, as estudantes Gabriela Santos e Maryane Reis, do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Bernadete, com orientação de Déborah Amaro, criaram um creme facial usando o extrato do coração da bananeira. A jovem cientista Gabriela explica que o produto foi criado para valorizar tanto o potencial da planta quanto o ecossistema local: “a ideia surgiu da combinação entre a riqueza desse cultivo e nosso interesse em desenvolver algo que valorizasse a biodiversidade regional e suas potencialidades para a saúde e a beleza. A bananeira é uma planta amplamente cultivada e, muitas vezes, seu coração é descartado. Aproveitar esse recurso agrega valor a um subproduto, que é rico em antioxidantes, flavonoides e ácidos fenólicos”. De acordo com Maryane, os testes mostraram que o produto, nomeado de Hidratação Tropical, tem compostos anti-inflamatórios e antioxidantes: “durante os testes, feito com um grupo de voluntários, observamos um aumento nos níveis de hidratação da pele após o uso diário do produto, com resultados visíveis já na primeira semana. Em peles ressecadas, o creme apresentou uma eficácia ainda maior, com uma melhoria notável na textura e elasticidade da pele. Além disso, foram feitos testes de tolerância para garantir que o produto é seguro”. O projeto, que conta com apoio da Secretaria da Educação (SEC), tem como próximo passo melhorar o desenvolvimento da Hidratação Tropical. “Nosso objetivo agora é aprimorar ainda mais o produto. Embora já tenhamos obtido resultados positivos com os testes iniciais, queremos expandir os testes clínicos para incluir uma variedade maior de tipos de pele e condições específicas e aperfeiçoar nossa fórmula”, vislumbra Gabriela.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.