Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Incêndio atinge residência em Botuporã

Incêndio atinge residência em Botuporã
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Um incêndio atingiu uma residência na cidade de Botuporã na última sexta-feira (8). De acordo com informações da 4ª CIPM, o incidente aconteceu por volta das 21h. O imóvel fica localizado na Rua Pedro Vieira no centro da cidade. A guarnição da PM realizava rondas quando foi informada por populares acerca do ocorrido. Chegando no local os policiais visualizaram muita fumaça saindo da residência. Vizinhos informaram que lá morava três pessoas e que tinham tentado fazer contato verbal, mas não obtiveram resposta. Os policiais entraram e em um quarto totalmente escuro encontraram mãe deitada juntamente com dois filhos, segundo a PM, todos estavam desacordados. Foi prestado socorro e as vítimas que foram encaminhadas até o Hospital Municipal. Não há mais detalhes dos seus respectivos quadros de saúde. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Prazo para solicitar a reaplicação do Enem será de 11 a 15 de novembro

Prazo para solicitar a reaplicação do Enem será de 11 a 15 de novembro
Foto: Ascom/SEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo, 10 de novembro, a aplicação regular do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Pessoas com determinados tipos de atendimento especializado poderão encerrar após esse horário. Os participantes fizeram provas de ciências da natureza e matemática. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

GASA resgata seriema, papagaio e periquito da caatinga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

GASA resgata seriema, papagaio e periquito da caatinga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Uma seriema, um papagaio e um periquito da caatinga foram resgatados neste domingo (10) na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, por brigadistas voluntários da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas). Ao site Sudoeste Total, a GASA informou que o resgate aconteceu na comunidade de Tabúa, que fica próximo ao Distrito de Iguatemi. A seriema apresenta um ferimento em uma das pernas e receberá o devido tratamento. “Um morador ligou pra gente porque tinha encontrado a seriema com a perna quebrada dentro do mato. Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município, conseguimos o carro e fomos até à residência. Na oportunidade, também houve a entrega voluntária do papagaio e do periquito. Entramos em contato com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para saber as próximas medidas a serem adotadas com essas aves. Também junto à Secretaria de Meio Ambiente, conseguimos um veterinário para avaliar todos elas”, disse Carlos Bananinha, presidente da GASA. “A coruja-buraqueira que resgatamos no Bairro Benito Gama na última semana já está realizando voos curtos e breve será solta. Quanto à seriema, também podemos cuidar dela e solta-la em breve. Já o papagaio é bem domesticado, há muitos anos. Esse só mesmo com o CETAS para ver qual melhor maneira de tratá-lo e para o periquito. Ambos são de gaiola há muito tempo”, finalizou Bananinha.

GASA resgata seriema, papagaio e periquito da caatinga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Aposta feita em Caetité acerta 5 números e leva quase R$ 50 mil da Mega-Sena

Aposta feita em Caetité acerta 5 números e leva quase R$ 50 mil da Mega-Sena
Foto: Reprodução/Caixa

Uma aposta simples feita em Caetité acertou cinco números da Mega-Sena pelo concurso 2.795 no sábado (9) e levou sozinha R$ 49.426,51. Na faixa principal, uma aposta simples feita em Cuiabá no MT acertou sozinha as seis dezenas e levou o prêmio de R$ 201.963.763,26. De acordo com a Caixa, os números sorteados foram 13,16,33,43,46 e 55. Conforme a Caixa, 242 apostas fizeram a quina e cada uma receberá R$ 49.426,51. Já a quadra saiu para 19.146 apostadores que pagará individualmente R$ 892,48. O próximo sorteio acontecerá na terça-feira (13). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Operador de máquinas que faleceu vítima de acidente é sepultado sob forte comoção em Dom Basílio

Operador de máquinas que faleceu vítima de acidente é sepultado sob forte comoção em Dom Basílio
Foto: Redes sociais

O operador de máquinas Cláudio Caires Silva, 32 anos, que faleceu vítima de acidente na BA-148, foi sepultado por volta das 9h sob forte comoção neste domingo (10) no cemitério São Joao Batista, em Dom Basílio. O carro que Cláudio dirigia, capotou por volta das 3h20 de sábado (9) no km 444 da rodovia nas proximidades da comunidade de Caiçara da Barra. O velório começou por volta das 18h do dia do acidente e permaneceu até por volta das 7h deste domingo. Em seguida, o corpo seguiu para a Igreja de Santa Luzia, no Bairro Santa Luzia, onde ocorreu a celebração de corpo presente. Posteriormente, um cortejo fúnebre foi realizado, até o cemitério, com a presença de caçambas e máquinas, demostrando pelos colegas de profissão, o quanto Cláudio era querido na cidade. “A prefeitura municipal de Dom Basílio lamenta profundamente a perda precoce de Cláudio Caires Silva, conhecido como Nem. Nos solidarizamos com familiares e amigos, desejando que encontrem força e conforto em Deus para suportar e superar esse momento de dor”, informou o executivo municipal por meio de uma nota de pesar.






Novo quebra-molas é implantado na BA-148, trecho de Livramento de Nossa Senhora

Novo quebra-molas é implantado na BA-148, trecho de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Um novo quebra-molas foi implantado na BA-148 próximo à comunidade dos Patos, em Livramento de Nossa Senhora. A sinalização no local já havida sido implantada desde a última semana, entretanto, o equipamento só foi implantado na quinta-feira (7). Condutores que trafegam pelo local devem redobrar a atenção. Algumas pessoas exigiam a implantação do equipamento devido ao perigo de acidente, contudo, condutores que trafegam pelo local não gostaram da ideia, entendendo que a viagem ficará um pouco mais demorada. Importante destacar que o local está bem sinalizado, mas existe trechos da rodovia em que há quebra-molas sem sinalização. É o caso do centro do município de Livramento de Nossa Senhora, que recebeu há mais de um ano serviço de recapeamento, porém, as faixas de pedestres não foram pintadas nem os quebra-molas, todavia, não há informações se a empresa que realizou os trabalhos no centro da cidade é a mesma que fez a instalação do novo quebra-molas na rodovia.

Morador de Dom Basílio morre em grave acidente na BA-148

Morador de Dom Basílio morre em grave acidente na BA-148
Foto: Redes sociais

Um grave acidente de trânsito foi registrado na madrugada deste sábado (9) na BA-148, trecho do município de Dom Basílio, sudoeste da Bahia. O veículo que a vítima estava, um Honda Civic, trafegava sentido Brumado a Dom Basílio quando saiu da pista e capotou atingindo a vegetação parando apenas às margens da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 3h20 no km 444 da rodovia nas proximidades da comunidade de Caiçara da Barra e as causas ainda são desconhecidas. O condutor, identificado como Cláudio Caires Silva, 32 anos, conhecido carinhosamente como Nem, morreu ainda no local. O corpo foi removido por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Cláudio era operador de máquinas e trabalhava para uma empresa que presta serviço à prefeitura de Dom Basílio. Ele deixa um filho. O corpo foi velado na residência da família na Fazenda Tabúa, próximo ao Bairro Santa Luzia. O sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (10) no cemitério de São João Batista, na sede do município. O falecimento do rapaz deixou a comunidade Dombasiliense consternada. Nas redes sociais, diversos moradores manifestaram pesar e lamentaram o ocorrido. “A prefeitura municipal de Dom Basílio lamenta profundamente a perda precoce de Cláudio Caires Silva, conhecido como Nem. Nos solidarizamos com familiares e amigos, desejando que encontrem força e conforto em Deus para suportar e superar esse momento de dor”, informou o executivo municipal por meio de uma nota de pesar.

Morador de Dom Basílio morre em grave acidente na BA-148
Foto: Redes sociais
Morador de Dom Basílio morre em grave acidente na BA-148
Foto: Divulgação/PRE

PRF, INEMA e Polícia Ambiental resgatam 965 animais silvestres na Chapada Diamantina

PRF, INEMA e Polícia Ambiental resgatam 965 animais silvestres na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da 6ª Delegacia em Seabra, realizou, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), a Operação Rotas da Fauna Chapada entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro de 2024, com o objetivo de combater crimes ambientais na região. A operação focou no combate a crimes ambientais em Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga. Durante a operação, foram resgatados 965 animais silvestres mantidos em cativeiro e 51 galos que sofriam maus-tratos em uma rinha. Dos animais silvestres, 869 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu. Outros 86 animais, que não podiam ser devolvidos à natureza de imediato, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Cruz das Almas. Além disso, foram destruídas 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros. As atividades resultaram em 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), nos quais os envolvidos se comprometeram a comparecer à Vara Especial Criminal das Comarcas competentes. O INEMA, após os trâmites dos TCOs, emitirá os Autos de Infração individualizados para os responsáveis.

Milhares de cigarros falsificados são localizados pelas Forças da Segurança em Cruz das Almas

Milhares de cigarros falsificados são localizados pelas Forças da Segurança em Cruz das Almas
Foto: Divulgação/SSP

Uma carga ilícita de cigarro avaliada em R$ 6 milhões foi interceptada na tarde desta sexta-feira (8), pelas Forças Estaduais da Segurança Pública. Material foi apreendido na cidade de Cruz das Almas. Após ações de inteligência, os policiais encontraram os cigarros em uma espécie de compartimento falso de um caminhão. O veículo estava em um galpão. O material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Inquérito apura morte de trabalhador eletrocutado em Luís Eduardo Magalhães

Inquérito apura morte de trabalhador eletrocutado em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Reprodução/Portal Vilson Nunes

A morte de Sérgio Matos Figueiredo, vítima de acidente de trabalho ocorrido na última quarta-feira (06/11), em uma fazenda no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, será investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão está buscando informações junto ao Corpo de Bombeiros, que atendeu ao chamado e foi o responsável pela remoção do corpo do trabalhador. Assim que o empregador foi identificado, será convocado a prestar os esclarecimentos sobre a adoção das normas de garantia e proteção da saúde e da segurança de seus empregados diretos e indiretos. As circunstâncias do acidente e de todas as medidas de prevenção de acidentes e de gestão de riscos na propriedade rural serão investigadas. O MPT deverá solicitar informações dos órgãos que atuaram no caso, além de solicitar perícia à Gerência Regional do Trabalho, que poderá fornecer detalhes sobre o cumprimento ou não de normas regulamentadores de saúde e segurança. Acidentes de trabalho com descargas elétricas costumas figurar entre os mais graves e com maiores índices de morte.

Audiência sobre Segurança Pública movimenta Cândido Sales

Audiência sobre Segurança Pública movimenta Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Nesta quinta-feira (7) aconteceu na Câmara de Vereadores de Cândido Sales, às 19h, a Primeira Audiência Pública sobre Segurança Pública da região. O evento idealizado pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), movimentou a noite da cidade, com a participação massiva da população. A audiência pública teve como objetivo a apresentação das ações, projetos e desafios da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, que contou ainda com a escuta ativa da comunidade, que apresentou as demandas, necessidades, sugestões, críticas e elogios. Além do Comandante da 80ª CIPM, o evento teve a participação do chefe do Poder Executivo Municipal, vereadores, delegado da polícia civil, secretários municipais, representantes da Guarda Municipal e os munícipes. "Fundamental a sinergia entre a PM e a comunidade, para que possamos, não apenas, otimizar as ações policiais com fulcro na participação da comunidade, mas também, para que esta conheça das diversas ações realizadas pelo órgão de segurança pública", pontuou o Major Orlins Comandante da 80ª CIPM.

Procurado por estupro de vulnerável é preso em Macaúbas

Procurado por estupro de vulnerável é preso em Macaúbas
Foto: Sudoeste Total

Um homem teve o mandado de prisão cumprido nesta quinta-feira (7) em Macaúbas, sudoeste da Bahia. O mandado foi cumprido por volta das 12h05 nas proximidades da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e segundo a PM, o mandado de prisão era decorrente de estupro de vulnerável. Após ser localizado, o homem foi apresentado na delegacia territorial para que as medidas legais cabíveis fossem tomadas.

Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica

Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica
Foto: Sudoeste Total

A inflação do país acelerou para 0,56% em outubro, subindo 0,12 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês anterior (0,44%). O resultado foi influenciado pelas altas no grupo Habitação (1,49%), após aumento nos preços da energia elétrica residencial (4,74%), e no grupo Alimentação e bebidas (1,06%), impulsionado pelo aumento das carnes (5,81%). No ano, a inflação acumulada é de 3,88% e, nos últimos 12 meses, de 4,76%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (8) pelo IBGE. Em termos de impacto no índice geral de outubro, tanto Habitação quanto Alimentação e Bebidas exerceram influência de 0,23 p.p no índice geral., sendo que, entre os subitens, a energia elétrica residencial foi o que mais pressionou o resultado, com 0,20 p.p. de impacto. O grupo de Alimentação e bebidas registrou alta de 1,06%, com aumento de preços na alimentação no domicílio, que passou de 0,56% em setembro para 1,22% em outubro. Foram observados aumentos nos preços das carnes (5,81% e 0,14 p.p. de impacto), com destaque para os seguintes cortes: acém (9,09%), costela (7,40%), contrafilé (6,07%) e alcatra (5,79%). A alimentação fora do domicílio, com alta de 0,65%, registrou variação superior à de setembro (0,34%). O subitem refeição acelerou de 0,18% para 0,53%, enquanto o lanche acelerou de 0,67% para 0,88%. Por outro lado, a única queda registrada em outubro veio de Transportes, com taxa de -0,38% e -0,08 p.p de impacto no índice geral. O resultado foi influenciado principalmente pelas passagens aéreas, com queda de -11,50% nos preços e -0,07 p.p. de impacto no índice geral. Trem (-4,80%), metrô (-4,63%), ônibus urbano (-3,51%) e integração transporte público (-3,04%) também contribuíram para o resultado negativo do grupo. O resultando desses subitens é explicado em decorrência das gratuidades concedidas à população nos dias das eleições municipais que aconteceram em outubro. Em relação aos combustíveis (-0,17%), houve queda no etanol (-0,56%), no óleo diesel (-0,20%) e na gasolina (-0,13%), enquanto o gás veicular (0,48%) registrou alta.

MPBA e Seap realizam visita a conjunto penal de Vitória da Conquista

MPBA e Seap realizam visita a conjunto penal de Vitória da Conquista
Foto: Humberto Filho

O Ministério Público da Bahia visitou na manhã desta quinta-feira, dia 7, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista Defensor Público Paulo Hortélio (CPVC) em companhia da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Na ocasião, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia acompanhou a inauguração da padaria escola e do infocentro da unidade prisional, entregues formalmente aos internos pelo secretário da pasta José Castro Filho. O chefe do MP baiano destacou que é papel do estado promover a ressocialização dos internos, ao mesmo passo que atua para o controle do sistema prisional e para o reestabelecimento da cultura de paz no estado, como foram exemplos as operações deflagradas nos presídios de Feira de Santana, em outubro, e em Jequié no início deste mês. “O MP está fazendo, por meio dessa parceria com a Seap, o que sempre quis, que é trabalhar dentro do sistema prisional, para dentro dele e a partir dele construir a paz nas ruas”, disse Pedro Maia. O secretário também enfatizou o êxito do trabalho conjunto das duas instituições. “O Ministério Público é um grande parceiro da Seap, trabalhando conosco nas operações”, afirmou. Na segunda maior cidade da Bahia, os resultados foram quase zerar os índices de criminalidade letal na região, durante a semana de intervenção realizada no conjunto penal feirense. Em Jequié, a intervenção segue em andamento. Pedro Maia ressaltou ainda o trabalho de parceria entre o MP e a Seap.

Caraíbas adere ao projeto ‘Município Seguro’

Caraíbas adere ao projeto ‘Município Seguro’
Foto: Divulgação/MP-BA

Foi assinado nesta quinta-feira, dia 7, na sede da Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, o Termo de Ajustamento de Conduta do Projeto Município Seguro entre o Município de Caraíbas e o Ministério Público do Estado da Bahia. A assinatura aconteceu durante o PGJ Itinerante, que trouxe a sede da Procuradoria-Geral de Justiça para Conquista até a sexta-feira, 8. O acordo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; pelo promotor de Justiça com atuação na cidade, Marco Aurélio Rubick; pelo prefeito de Caraíbas, Jones Coelho; e pelo prefeito eleito Renato Lima dos Santos. A solenidade contou com a presença de secretários e vereadores do Município de Caraíbas. O PGJ destacou a alegria de assinar a pactuação. “Esse projeto cumpre o papel de implementar o sistema Único de Segurança Pública (Susp) nos municípios baianos. A presença do prefeito atual e do prefeito eleito, bem como do legislativo, mostram a continuidade e unidade em torno de um serviço essencial para a população, que é a segurança pública”, afirmou Pedro Maia, salientando que “a implantação dessa política é essencial para criar uma cultura de paz no Estado da Bahia”. O Município Seguro tem como objetivo fazer com que a gestão pública das 417 cidades baianas adote os instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança Pública, como os conselhos e planos municipais, promovendo mais segurança e qualidade de vida à população. O promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick afirmou que a assinatura aponta um compromisso do Município de Caraíbas coma a melhoria dos seus indicadores sociais. “Não é que Caraíbas esteja aquém em todos os seus indicadores, muitos inclusive estão adequados, mas há muito que se pode melhorar”, afirmou o promotor de Justiça, que destacou o fato de que, além do Município Seguro, Caraíbas também aderiu ao Raízes da Cidadania. “O objetivo do município é melhorar todos os seus indicadores e, por essa conquista, eu agradeço à equipe técnica do Ministério Público que, por meio da coordenação do ‘Raízes’ esteve em Caraíbas tendo um papel decisivo na sensibilização dos gestores que resultou nessa ampla pactuação firmada no dia de hoje”, concluiu. Ainda como parte da programação desta quinta, foi realizado um workshop para apresentar as diretrizes, diagnóstico e metodologia desenvolvidos pelo projeto ‘Município Seguro’, ministrado pelo promotor de Justiça Hugo Casciano de Sant’Anna. O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Ceosp) ressaltou o papel do projeto como fomentador de uma ação uniforme das Promotorias de Justiça com atuação na tutela coletiva da segurança pública no diagnóstico e fiscalização dos instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança voltada aos Municípios. Hugo Casciano pontuou ainda o objetivo de municiar as Promotorias do instrumentário técnico necessário para a execução das atividades de diagnóstico e fiscalização.

Professora de escola estadual viraliza nas redes após acertar tema da redação do Enem 2024

Professora de escola estadual viraliza nas redes após acertar tema da redação do Enem 2024
Foto: Ascom/SEC

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó, Maria Ivone das Neves dos Santos, viralizou nas redes sociais com um vídeo em que aparece sendo calorosamente recepcionada pelos seus alunos. É que, nas vésperas do primeiro domingo (3) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a educadora palpitou o tema da redação e acertou: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Ao chegar na unidade da rede estadual de ensino no município de Cipó, onde leciona há 11 anos, Maria Ivone foi ovacionada pelos estudantes, definindo seu momento atual como “o melhor da sua vida”. Como professora da rede pública estadual de ensino, Maria Ivone diz que se sente confortável para dizer para o Brasil e o mundo o quanto é importante trabalhar essas pautas da valorização da nossa ancestralidade: “somos um país riquíssimo, construído a partir das mãos desse povo que hoje, por grandes motivos, celebra, neste mês de novembro, o Dia da Consciência Negra. Temos uma população predominantemente preta, então é um dever do professor trabalhar com seus alunos temas antirracista e pensar o quanto é importante essa discussão. Nosso ministro da Educação, Camilo Santana, e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) foram assertivos quando trouxeram à tona uma questão que ainda persiste na nossa sociedade, que é o racismo”.  A educadora relata que o trabalho em sala de aula com atividades voltadas à diversidade iniciou com o ano letivo para que seus alunos pudessem compreender a importância de conhecer e valorizar a sua ancestralidade. “A emoção é grande por ver que eles entenderam a nossa proposta pedagógica. A repercussão na vida deles se dá no momento em que se deparam com um tema de redação do maior exame educacional do nosso país. Eles, praticamente, foram para o Enem com a dissertação pronta”, diz. Dois dias antes do primeiro dia de prova do Enem, a docente conta que sugeriu aos estudantes que fizessem um texto abordando a valorização da herança africana no Brasil. “Meus alunos se sentiram muito seguros para escrever sobre um assunto que trabalhamos o ano inteiro. Estou muito feliz, principalmente por ver que o letramento racial é o que mais vai contar na história de vida deles. Torço para que todos consigam atingir uma média favorável ao ingresso na universidade pública”, celebra.

Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do SAC no interior do Estado

Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do SAC no interior do Estado
Foto: Mateus Pereira/Gov-BA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a mais nove unidades do SAC no interior do Estado. A ampliação segue para os Pontos SAC Barra da Estiva, Boninal, Caetité, Capim Grosso, Curaçá, Ibicoara, Iraquara, Jaguarari e Maracás. O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). É importante destacar que, para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG ficou suspensa nestes Pontos SAC de 4 a 6 de novembro. Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (https://www.ba.gov.br/administracao/) e o site do SAC (www.sac.ba.gov.br). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

Jogo desenvolvido por pesquisadores da Uesb auxilia na regulação do sono de crianças

Jogo desenvolvido por pesquisadores da Uesb auxilia na regulação do sono de crianças
Foto: Ascom/Uesb

A infância é marcada por um momento de descobertas. Nesta fase da vida, os “porquês” são as palavras que mais saem da boca das crianças. Mas, assim como gostam de perguntar, também gostam de brincar. Então, unir conhecimento ao lúdico aparece como a melhor alternativa para fortalecer o processo de aprendizagem. Pensando nisso, o estudante do curso de psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Miguel Pires, em parceria com a coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Uesb (Nuppsi), Carmem Virgínia, e com a psicóloga Iasmim de Santana, desenvolveram o jogo “Além do dia e da noite: A dança do sono”. Em formato de tabuleiro, a atividade traz como objetivo ensinar, de forma lúdica, a importância da regulação saudável do sono. E não apenas as crianças, o instrumento também tem o intuito de orientar e educar os responsáveis sobre o papel desse estado de descanso no desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos. Miguel conta como surgiu a ideia da criação do game: “foi a partir de uma demanda muito grande de queixas de pais sobre insônia das crianças, de dificuldade de aprendizado e o uso excessivo das telas.” Durante o percurso, o jogo apresenta alguns benefícios educacionais: educação sobre os diferentes estágios do sono e a sua função, reforço de conceitos educacionais por meio de minijogos, além do desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e gerenciamento de recursos. O objetivo é fazer com que o personagem tenha uma noite de sono restauradora. A trilha do tabuleiro, inclusive, é realizada com base no ciclo vigília-sono, explicado por Miguel: “A gente tem um relógio biológico, que chamamos de núcleo supraquiasmático, e ele vai regular o que é o dia, quando está claro, que significa a vigília; e o que é o escuro, que é o estado da noite, que significa o dormir”. Algumas das abordagens do jogo trazem as complicações da exposição à luz azul, emitidas por aparelhos eletrônicos: “o uso dessas telas, em qualquer momento do dia, vai impedir que a criança tenha algumas trocas, como na alimentação, nas brincadeiras, na imaginação. O uso excessivo pode ser prejudicial para o desenvolvimento”. A mecânica do game funciona da seguinte forma: no primeiro momento, pelo tabuleiro, os jogadores exploram atividades do cotidiano; em seguida, é preciso equilibrar o uso de aparelhos eletrônicos, qualidade de alimentação e sono. Durante a jornada, são impostas algumas dificuldades como problemas relacionados ao descanso, como pesadelos e memórias, fazendo com que os jogadores tenham que resolver os desafios para ter uma noite tranquila. Com o progresso, os personagens encontram algumas atividades que visam contribuir para o processo de aprendizagem e consolidação da memória. O avanço pela trilha do sono desbloqueia novos minijogos e conhecimentos para os personagens, refletindo os benefícios do sono para o desenvolvimento cognitivo. Para o futuro, o estudante conta que deseja tornar acessível, para que possa ser trabalhado nas escolas, em clínicas ou em espaços formativos. A ideia é que seja fortalecido o debate sobre a importância da rotina saudável de sono e como os aparelhos eletrônicos podem atrapalhar o desenvolvimento físico, mental e social das crianças. 

Coruja-buraqueira é resgatada por brigadistas em Livramento de Nossa Senhora

Coruja-buraqueira é resgatada por brigadistas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Uma coruja buraqueira foi resgatada por Brigadistas da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) em Livramento de Nossa Senhora nesta quinta-feira (7). Ao site Sudoeste Total, o presidente e líder da GASA Carlos Bananinha, informou que a ave foi capturada no Bairro Benito Gama e aparentemente está com uma das asas ferida. “Está com uma asa ferida, mas aparentemente não está quebrada. Ficará alguns dias em nossa Sede, sendo alimentada e cuidada para que se recupere. Assim que se recuperar será solta em um local seguro e apropriado”, disse. A coruja-buraqueira é uma ave strigiforme da família Strigidae. Também conhecida pelos nomes de caburé, caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, corujinha-do-campo, guedé, urucuera, urucureia, urucuriá, coruja-cupinzeira (algumas cidades de Goiás) e capotinha. Com o nome científico cunicularia, que significa pequeno mineiro, recebe esse nome por cavar buracos no solo. Vive cerca de 9 anos em habitat selvagem. Costuma viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos.

Educadores de Caetité e região dialogam sobre estratégias de prevenção e combate ao assédio nas escolas

Educadores de Caetité e região dialogam sobre estratégias de prevenção e combate ao assédio nas escolas
Foto: Divulgação/SEC

Reunidos no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, em Caetité, para participar da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas, educadores do NTE 12 e NTE 13 dialogaram, ao longo de dois dias de trabalho, sobre estratégias para prevenir e combater o assédio e demais tipos de violência nas escolas da rede estadual da Bahia. A atividade, que é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle. “Com a formação Assédio Zero eu aprendi que não é só assédio, para além disso. É violência zero nas escolas, de todas as formas, de todos os aspectos. Sem dúvida essa iniciativa do IAT, do governador Jerônimo Rodrigues, da Secretária Rowenna Brito, é umas das melhores coisas que já aconteceram neste ano de 2024 para nos apontar caminhos para que a gente aprenda a lidar, a encaminhar, a acolher e a ajudar a resolver os problemas de violência na escola. Saio com o coração muito cheio, muito feliz, porque a gente sabe que isso tem que ser replicado a todos”, Paula Soares, educadora do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora. “ É com muita alegria que a gente conclui, nesta manhã, a formação que tratou do Assédio Zero nas escolas, um curso que foi trazido com o intento de discutir de fato a importância de dizermos não a diversos tipos de violência dentro das unidades escolares. Foi um momento de grande proveito, importante para debatermos com quem está no dia-a-dia da escola professores, gestores, coordenadores pedagógicos, como identificar violências e dizer não. Com este evento a gente espera sair daqui e replicar isso nas diversas unidades escolares para que cada vez mais pessoas sejam protegidas nas diversas formas possíveis”, destacou o professor Danilo da Silva Oliveira, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão de Guanambi.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.