Bahia

Encontramos 421 Notícias

PRF flagra mais de 546 toneladas em excesso de peso nas rodovias federais da Bahia

PRF flagra mais de 546 toneladas em excesso de peso nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia concluiu mais uma edição da Operação Carga Pesada, realizada entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, com foco na fiscalização do transporte rodoviário de cargas nas rodovias federais. Durante o período da operação, 528 veículos e 309 pessoas foram fiscalizados. As ações resultaram na lavratura de 564 autos de infração, sendo 85 deles por excesso de peso, o que levou à constatação de um total de 546.232 quilos acima do limite legal permitido. Ao todo, 87 veículos foram recolhidos ao pátio por irregularidades que comprometiam a segurança viária. Além das infrações de trânsito, a operação também atuou no combate ao crime. Foram apreendidos 251 comprimidos de anfetaminas, substâncias comumente utilizadas para inibir o sono, e 2 gramas de cocaína.

Jovens cientistas utilizam plantas medicinais para desenvolver pomada e xarope em Ipupiara

Jovens cientistas utilizam plantas medicinais para desenvolver pomada e xarope em Ipupiara
Foto: Divulgação/Secti

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais e costumam ser amplamente consumidos em determinadas regiões. Segundo levantamento do Instituto Escolhas, em 2022 o segmento movimentou cerca de US$173 milhões no país, o que, apesar de representar uma fatia pequena do mercado global, mostra as possibilidades de expansão do setor. Esse potencial dos fitoterápicos já se reflete em iniciativas locais de pesquisa. É o caso dos jovens cientistas Marcos Wesdras e Ana Kaylla, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, em Ipupiara, que, sob a orientação do professor Edippo Geovanni Dias, utilizaram a casca de aroeira para desenvolver uma pomada e um xarope. A aroeira é uma planta reconhecida por conta de suas propriedades medicinais, especialmente pelos efeitos de ordem anti-inflamatória, cicatrizante e antimicrobiana. "Essas características tornam a planta muito útil no tratamento de feridas, queimaduras leves, infecções de pele e irritações, sendo a casca a principal fonte desses compostos bioativos", afirma o professor. A ideia surgiu após os estudantes constatarem que os moradores da região, sobretudo os mais velhos, já utilizavam a aroeira como forma de medicamento. “Nossa principal motivação foi valorizar o saber popular, integrando-o ao conhecimento científico, além de desenvolver um produto natural e acessível que pudesse, futuramente, beneficiar a saúde da população”, diz Ana. Edippo Dias destaca que os medicamentos, que ainda estão na fase de testes primários, visam aliviar dores articulares e musculares, bem como contribuir para o tratamento de gripes prolongadas e tosses agudas. “Atualmente, os testes são observacionais, com relatos voluntários de melhora em pequenas irritações e lesões cutâneas. Não realizamos testes clínicos formais, mas almejamos estabelecer parcerias para avaliações mais aprofundadas”. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (Sec), está em fase de expansão e busca parcerias. "Pretendemos aprimorar a formulação da pomada e do xarope, buscar parcerias com universidades e instituições de pesquisa, e expandir o projeto para o desenvolvimento de outros produtos baseados em plantas medicinais", afirma Ana.

Bombeiros salvam bebê engasgado em Juazeiro

Bombeiros salvam bebê engasgado em Juazeiro
Foto: Divulgação/CBM-BA

Uma guarnição do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) atenderam um bebê recém-nascido de apenas dois meses que estava engasgado. A ocorrência aconteceu na quinta-feira (31) em Juazeiro. O acionamento fio feito através da Central de Telecomunicações (Cicom). “Quando recebemos o chamado conseguimos ouvir ao fundo, o sargento Magno explicando à mãe, também por telefone, como realizar a manobra de desengasgo. O que foi fundamental naquele momento. Nós deslocamos para realizar o atendimento presencial. Quando chegamos ao local, eu peguei a bebê e percebi que ela já estava desengasgada, pois já chorava. Como a mãe estava bastante nervosa seguimos com mãe e filha para o hospital, onde puderam ser avaliadas por um médico”, explicou o soldado Emanoel Benevides. Após a avaliação, foi constatado que a recém-nascida estava em bom estado de saúde e com sinais vitais preservados. A bebê ficou na unidade em observação, acompanhada da mãe. A ação rápida e precisa no atendimento foi fundamental para garantir a vida do bebê e oferecer apoio à mãe em um momento de grande tensão.

Estudantes Estaduais de Bom Jesus da Lapa constroem horta ecológica em atividade do programa Educa Mais Bahia

Estudantes Estaduais de Bom Jesus da Lapa constroem horta ecológica em atividade do programa Educa Mais Bahia
Foto: Divulgação

No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa, estudantes do programa Educa Mais Bahia estão vivenciando uma experiência transformadora com o projeto Horta Agroecológica na Escola. A iniciativa envolve 110 alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral, com atividades práticas. Implantada, inicialmente, como uma oficina, a proposta ganhou força com a produção de hortaliças destinadas à alimentação escolar. O Educa Mais Bahia é uma política pública estadual que amplia a jornada escolar com foco na aprendizagem, por meio de atividades pedagógicas integradas ao currículo. No projeto da horta, os estudantes aprendem, na prática, conteúdos de biologia, química, matemática e ecologia, enquanto desenvolvem responsabilidade social e ambiental, orientados por um monitor. “É gratificante observar o respeito e o engajamento dos adolescentes”, destacou o engenheiro agrônomo Romendes Marques de Souza, que também orienta na gestão da produção, do programa Educa Mais Bahia. A colheita já abastece o restaurante escolar e os alimentos são destinados exclusivamente ao consumo dos alunos. Para a professora Aliciene Costa Oliveira, da disciplina Estação do Saber I, “a horta representa uma vivência fora da sala de aula, que une ciência, consciência ambiental e mudança de hábitos alimentares”. O sucesso da produção levou à ampliação do projeto, que agora estuda melhorias no sistema de irrigação e no viveiro da escola. Além do cultivo de alimentos como alface, coentro, rúcula, beterraba e batata-doce, os alunos aprendem a calcular área, volume e peso dos canteiros, compreendendo os custos e etapas do processo produtivo. “É muito bom participar. A gente aprende a plantar, cuidar do solo e produzir de forma mais saudável”, contou a estudante Maria Clara dos Santos Gomes, de 17 anos.

Bombeiros debelaram princípio de incêndio florestal em Barreiras

Bombeiros debelaram princípio de incêndio florestal em Barreiras
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na manhã desta terça-feira (29), durante deslocamento para monitoramento na zorra rural de Barreiras, próximo às margens da BR 242, a 32 km do centro, sentido Salvador, bombeiros militares da Base Florestal Oeste detectaram princípio de incêndio florestal. Os militares atuaram rapidamente, debelando o incêndio. Como de praxe, sempre que possível, eles aproveitam a oportunidade para realizaram orientações preventivas, alertando as pessoas para não utilização do fogo como recurso para limpeza de área para práticas agrícolas ou para a pecuária, pois existe o risco de perder o controle. Além disso, pode causar danos à fauna e à flora daquela área.

Estudantes criam copos biodegradáveis à base de papel reciclado em Riacho de Santana

Estudantes criam copos biodegradáveis à base de papel reciclado em Riacho de Santana
Foto: Divulgação/Secti

O descarte de papel em ambientes escolares costuma ser um desafio tanto para gestores quanto para estudantes. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que os materiais recicláveis secos representam 33,6% do total de 82,5 milhões de toneladas anuais de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos durante os anos de 2020 e 2021, dentre eles 10,4% ou 8,57 milhões de toneladas são somente de papel e papelão descartados. Pensando em uma solução sustentável para esse problema, um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, no município de Riacho de Santana, sob orientação das professoras Dulcinéia Ferreira e Nilva Araújo, utilizaram os papéis acumulados nas lixeiras para desenvolver copos biodegradáveis. A proposta busca garantir um destino apropriado ao papel descartado e promover práticas sustentáveis de reciclagem, a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância do reaproveitamento e a necessidade da redução do desperdício de recursos naturais. “A ideia do projeto vai além da reutilização dos resíduos, representa uma mudança de mentalidade no ambiente escolar”, afirma Nilva. Uma das estudantes envolvidas na pesquisa, Fernanda Gabriela, explica que o processo envolve desde a coleta e separação dos papéis descartados até etapas criteriosas de higienização, trituração e moldagem. “Após a secagem, os copos recebem um revestimento com ceras naturais, como a de abelha ou de origem vegetal, os tornando impermeáveis e seguros para o uso. Essa metodologia, além de acessível, demonstra que soluções ecológicas podem ser aplicadas com criatividade e baixo custo, desde que haja engajamento e orientação adequados”. A professora Nilva afirma que a produção dos copos biodegradáveis não se limita somente a um projeto escolar, se encaixando como uma forma de contribuir com o planeta dentro das metas da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Nossa iniciativa não aborda somente um problema específico de resíduos na escola, mas também exemplifica, de maneira prática, como instituições educacionais podem contribuir para a concretização dos ODS”. Batizado como Ecovisionárias, o projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação (Sec), mobilizou um grupo de sete estudantes. São elas: Ana Luiza Menezes Oliveira, Bruna Dayssy de Souza Lima, Camila Souza Miranda, Fernanda Gabriela, Kawany Beatriz Sena de Amorim, Mariana Araújo Macêdo e Sofia Lima Alves.

Homem é resgatado após cair de aproximadamente 5 metros na Orla do Cais em Barreiras 

Homem é resgatado após cair de aproximadamente 5 metros na Orla do Cais em Barreiras 
Foto: Blog do Braga

Na madrugada desta segunda-feira (14), por volta das 4h40, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), com sede em Barreiras, resgataram um homem que havia caído da proteção da Orla do Cais, na Rua Presidente Vargas, em Barreiras. Conforme relato das equipes de resgate, a vítima caiu de uma altura aproximada de cinco metros, às margens do Rio Grande. No momento do atendimento, o homem apresentava sinais de embriaguez. Ele foi encontrado consciente. Os militares realizaram a imobilização da vítima em uma prancha rígida e, com segurança, efetuaram o transporte até a parte superior do cais, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já aguardava.  Após o atendimento inicial, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

Adab apreende 1,5 tonelada de carne clandestina no Litoral Sul da Bahia

Adab apreende 1,5 tonelada de carne clandestina no Litoral Sul da Bahia
Foto: Ana Paula Loiola/Adab

Uma operação liderada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de carnes e miúdos bovinos provenientes de abate clandestino. A ação de combate a práticas ilegais, que colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente, aconteceu na última semana em diversos municípios do Sul do estado. A operação foi deflagrada a partir de denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas. Na oportunidade, os agentes percorreram localidades nos municípios de Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una, onde identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal. Segundo a médica veterinária da Adab, Lorena Silva, que participou das inspeções, foram encontrados cerca de 1.500 quilos de carnes e vísceras de bovinos em condições impróprias para o consumo humano. “Os produtos estavam sendo manipulados e armazenados sem qualquer controle sanitário, em ambientes insalubres e sem refrigeração adequada, o que representa grave ameaça à saúde da população”, informa. Além das irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização flagrou o descarte inadequado de resíduos provenientes dos abates às margens de um curso d’água. Vale ressaltar que a prática configura crime ambiental, e o responsável foi detido em flagrante pelas autoridades, sendo conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais. A carne apreendida foi destruída nas graxarias de dois matadouros do SIE, conforme os protocolos sanitários vigentes. A ADAB segue intensificando as ações de fiscalização em toda a região, com o objetivo de garantir alimentos seguros e preservar a saúde pública.

Governo da Bahia amplia isenção de ICMS nas contas de luz para consumo mensal de até 80 kWh

Governo da Bahia amplia isenção de ICMS nas contas de luz para consumo mensal de até 80 kWh
Foto: Divulgação

A partir deste mês de julho, a isenção de ICMS nas contas de luz passa a valer para todos os usuários que consomem por mês até 80 quilowatts-hora (kWh). Antes da ampliação, o imposto estadual não incidia sobre as contas de até 50 kwh/mês. A faixa de isenção alcança, ao todo, mais de 1,8 milhão de baianos. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a isenção representa uma renúncia anual de mais de R$ 26 milhões. A iniciativa do governo baiano segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho a Medida Provisória nº 1.300/2025, simplificando o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e passando a garantir 100% de isenção para o consumo até 80 kWh mensais. “O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia e de forma conjunta, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP optamos por estender a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues. Conforme explica o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, como a Medida Provisória nº 1.300/2025 está em vigor, a isenção do ICMS será concedida via convênio e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) já foi informada da alteração após consulta feita à Sefaz-BA. “Seguindo determinação do governador Jerônimo Rodrigues, sempre atento às políticas públicas elaboradas pelo Governo Lula, a equipe da Fazenda Estadual já tomou todas as providências necessárias para que a isenção entre em vigor neste mês julho”, disse.

Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão pelo feminicídio qualificado da companheira em São Desidério

Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão pelo feminicídio qualificado da companheira em São Desidério
Foto: Reprodução

João Pereira dos Santos foi condenado a 21 anos e seis meses de reclusão pelo feminicídio de sua companheira Marilene Rodrigues da Silva. O júri acatou a tese sustentada pelo promotor de Justiça Alex Bacellar, em Sessão realizada no dia 25, que qualificou o crime com os agravantes de motivo fútil, além de ser praticado contra a mulher em razão do seu gênero e em ambiente familiar. O crime foi cometido no dia 02 de julho de 2023, por volta das 22h, no Povoado de Perdizes, zona rural do Município de São Desidério, onde ele residia havia cinco anos com Marilene. O Ministério Público demonstrou que, no dia do crime, o casal e a irmã da vítima estavam juntos em um bar, quando João Pereira resolveu voltar para casa, tendo sua companheira continuado no estabelecimento com a irmã. Quando ela chegou em casa, os dois discutiram em razão da permanência da vítima no bar, momento em que o réu matou a companheira com um disparo de arma de fogo na cabeça. A polícia militar chegou a ser acionada, porém, ao chegarem à residência do casal, os policiais militares constataram que a vítima já se encontrava morta, acionando a perícia criminal da Polícia Civil, que comprovou que a morte se deu em razão do disparo. João Pereira já está preso de forma preventiva e irá cumprir a pena em regime inicialmente fechado.

Procuradora alerta sobre perigos da pejotização: “Prática fraudulenta”

Procuradora alerta sobre perigos da pejotização: “Prática fraudulenta”
Foto: Divulgação/MPT

A pejotização é uma “prática fraudulenta”, afetando não só as relações individuais entre trabalhador e empregador, mas também as amplas estruturas de proteção social. A definição foi feita procuradora Rosangela Lacerda, do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, em evento realizado ontem (25/06) em Santa Catarina. Ela fez a afirmação durante a conferência de abertura do 2º módulo da Formação Continuada da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (Ejud-12). O evento, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Criciúma, segue até sexta-feira (27/06). A palestrante, que é doutora em Direito do Trabalho da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como professora da Faculdade de Direito da Universidade federal da Bahia (Ufba), destacou que entre os impactos negativos do fenômeno estão a oneração bilionária da seguridade social, uma maior dificuldade do trabalhador de acessar a Justiça, que fica sobrecarregada, e uma maior exigência de mobilização das instituições trabalhistas. Entre outras consequências da pejotização, Rosângela Lacerda citou a supressão de direitos fundamentais, como o repouso semanal remunerado. “Com a pejotização, existe a superação da discussão sobre o fim da jornada 6x1, pois se tornará 7x0”, alertou.

Na Bahia, 6,18 milhões de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

Na Bahia, 6,18 milhões de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 6,18 milhões de cidadãos baianos, o equivalente a 41,6% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Na Bahia, 1,76 milhão de unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 23% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Nordeste. A região Nordeste é a que tem o maior número de unidades consumidoras beneficiadas pela nova Tarifa Social. São 7,75 milhões de famílias, o equivalente a 27,1 milhões de pessoas. Em seguida aparece a região Sudeste, com 5,69 milhões de famílias, ou 19,9 milhões de pessoas; seguida pela Norte (1,65 milhão de famílias, ou 5,78 milhões de pessoas); a Sul (1,26 milhão, ou 4,42 milhões de pessoas); e a Centro-Oeste (1,03 milhão, ou 3,61 milhões de pessoas).

PRF intensifica fiscalização com a Operação Festejos Juninos na Bahia

PRF intensifica fiscalização com a Operação Festejos Juninos na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia iniciou dia 16 de junho, a Operação Festejos Juninos 2025, que seguirá até após o São Pedro. Este é considerado o período de maior movimentação nas rodovias federais que cortam o estado, exigindo atenção redobrada dos condutores e uma atuação reforçada das forças de segurança. De acordo com dados dos últimos anos, a circulação nas rodovias federais da Bahia no mês de junho atinge uma média de aproximadamente 5,2 milhões de veículos. Somente no período específico de 20 a 25 de junho, que corresponde aos dias de maior deslocamento para os festejos de São João, mais de 1,13 milhão de veículos transitam pelas rodovias que cruzam o estado. O aumento expressivo no fluxo impacta especialmente as rodovias que ligam a capital e as principais cidades do interior, conhecidas por sediar tradicionais festas juninas. Durante a Operação Festejos Juninos 2025, além das ações de fiscalização de trânsito, a Polícia Rodoviária Federal intensificará também as atividades de combate à criminalidade nas rodovias federais da Bahia. Com o aumento significativo do fluxo de veículos neste período, a PRF estará atenta a tentativas de transporte de ilícitos — como drogas, armas e outros materiais proibidos — que costumam ser ocultados em compartimentos improvisados em veículos de passeio, ônibus e utilitários. Para combater essas práticas, os policiais utilizarão estratégias específicas de enfrentamento ao crime, como o emprego de cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC), treinados para detectar substâncias ilícitas, mesmo quando escondidas em locais de difícil acesso. Além disso, será realizado o uso intensivo de técnicas avançadas de identificação veicular, voltadas para localizar e recuperar veículos com registros de roubo e furto. A atuação especializada permite que policiais identifiquem irregularidades mesmo em casos de falsificação sofisticada, devolvendo automóveis aos legítimos proprietários e retirando de circulação veículos utilizados por organizações criminosas.

Quatro cidades baianas recebem teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil nacional neste sábado (14)

Quatro cidades baianas recebem teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil nacional neste sábado (14)
Foto: Luís André/Defesa Civil-RS

No próximo sábado, dia 14, moradores de quatro cidades da Bahia terão uma experiência inédita com o novo sistema Defesa Civil Alerta. Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália estão entre os 36 municípios do Nordeste selecionados para receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente nos celulares. A ação faz parte da estratégia do Governo Federal para ampliar os canais de comunicação com a população em situações de risco. A mensagem será enviada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, como parte da expansão do sistema desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A intenção é familiarizar os cidadãos com a nova ferramenta, que permite o envio de alertas emergenciais diretamente nas telas dos celulares — com som de notificação ativado mesmo em modo silencioso. Com foco na prevenção de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e outras ocorrências climáticas extremas, o sistema seguirá protocolos técnicos elaborados pelas Defesas Civis estaduais e municipais. Após a fase de testes e capacitação conduzida pelo Governo Federal, a operação do sistema será descentralizada, ficando sob responsabilidade das estruturas locais de Defesa Civil, que determinarão o conteúdo e o momento do envio de cada alerta. A expectativa é de que, com o novo recurso, a resposta a eventos críticos seja mais rápida e eficaz, reduzindo riscos à população e fortalecendo a cultura de prevenção em todo o país.

Estudantes de Bom Jesus da Lapa participam da 10ª Conferência da CLACSO, na Colômbia

Estudantes de Bom Jesus da Lapa participam da 10ª Conferência da CLACSO, na Colômbia
Foto: Divulgação

As estudantes Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão em Bogotá, na Colômbia, onde apresentam o projeto “O avatar e os objetivos de desenvolvimento sustentável: estratégia para o ensino de Geografia no Médio São Francisco, Bahia, Brasil” na 10ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO 2025). O trabalho, orientado pelo professor Mateus Costa, une elementos da animação avatar, conceitos geográficos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na realidade socioambiental do Médio São Francisco. Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, ambas de 16 anos e estudantes da 2ª série, consideram a viagem um sonho que está se realizando. “Sem dúvidas, não imaginava vivenciar essa experiência única, que nos incentiva a continuar no caminho dos estudos”, revela Maísa. São 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, que visam guiar as políticas públicas e ações de desenvolvimento em todo o mundo, até 2030. A proposta das estudantes se alinha ao ODS 15 sobre a vida terrestre e traz reflexões urgentes sobre o uso dos recursos naturais. Ao longo de 2024, as alunas e demais participantes do projeto na escola investigaram as relações entre cultura, meio ambiente e geografia, utilizando a linguagem audiovisual como estratégia didática. “Sempre incentivo os estudantes a estarem atentos às oportunidades para que entendam que é possível, através da educação, galgar espaços que, muitas vezes, foram negados historicamente e continuam sendo”, ressalta o professor.

Gato preso em poço de 15 metros mobiliza bombeiros em Bom Jesus da Lapa

Gato preso em poço de 15 metros mobiliza bombeiros em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

O resgate de um gato mobilizou equipes do 20° BBM em Bom Jesus da Lapa, na manhã desta quinta-feira (5), na comunidade de Fechadinha, em Bom Jesus da Lapa. O animal estava preso em um poço com aproximadamente 15 metros de profundidade, e moradores acionaram o socorro após notar a presença do felino. Não há informações sobre como ele caiu no local. Os bombeiros que atenderam à ocorrência utilizaram equipamentos próprios para o trabalho em espaço confinado e, após descer até o fundo do poço, realizaram o salvamento. O gato ficou sob os cuidados do tutor e não apresentava ferimentos aparentes.

Inema realiza soltura de 84 animais silvestres no norte da Bahia

Inema realiza soltura de 84 animais silvestres no norte da Bahia
Foto: Tiago Junior/Inema

Como parte das celebrações da Semana do Meio Ambiente, o estado da Bahia realizou nesta quinta-feira (6) a soltura de 84 animais silvestres reabilitados, marcando uma das principais ações em prol da preservação da fauna local. A iniciativa foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) da Fazenda Toca da Onça, localizada no município de Mata de São João, no Litoral Norte baiano. Entre os animais devolvidos à natureza estão aves, répteis e mamíferos que passaram por um rigoroso processo de triagem e reabilitação nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), após serem resgatados de situações como tráfico, maus-tratos e abandono. O vice-governador Geraldo Júnior esteve presente no evento e destacou a importância da ação: “Reforçamos nosso compromisso com ações concretas, como a reintegração de animais silvestres ao seu habitat. Essa é mais uma etapa no esforço para conservar a biodiversidade no estado da Bahia”, afirmou. As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) são propriedades privadas cadastradas voluntariamente e tecnicamente avaliadas pelo Inema. Para serem aprovadas, precisam oferecer vegetação nativa preservada, recursos hídricos e baixa interferência humana, garantindo condições ideais para a adaptação e sobrevivência dos animais reintroduzidos. Atualmente, o Inema mantém dois Cetas em operação, nas cidades de Salvador e Cruz das Almas, e está construindo uma terceira unidade em Barreiras, no oeste do estado. Esses centros são responsáveis por receber, cuidar e preparar os animais resgatados para que possam retornar com segurança à vida livre.

Bebê nasce dentro de quartel dos bombeiros em Ilhéus

Bebê nasce dentro de quartel dos bombeiros em Ilhéus
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na manhã desta terça-feira (3), uma cena digna de cinema emocionou os bombeiros da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar (2ª CIA BM), em Ilhéus, pertencente ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Itabuna. Um carro entrou às pressas no quartel com uma parturiente em trabalho de parto avançado. Dois minutos e apenas duas contrações depois, o pequeno Davi veio ao mundo, dentro do próprio veículo, chorando forte e cheio de vida. A equipe de plantão, rapidamente mobilizada, realizou o parto de forma humanizada, mesmo diante da emergência e do cenário improvisado. O cordão umbilical foi cortado no local e, em seguida, mãe e filho foram levados pela ambulância dos bombeiros até o Hospital Materno Infantil, onde receberam os cuidados médicos especializados. “Só deu tempo de calçar as luvas para receber Davi. Imediatamente o colocamos no colo da mãe para esse primeiro contato entre os dois. Esse momento emocionou toda a equipe, que colaborou para que o parto acontecesse com segurança e respeito, mesmo dentro de um carro”, contou, emocionada, a cabo BM Ninna Vieira, que participou diretamente do nascimento. A experiência não foi inédita para a militar. Ainda como recruta no 6º BBM, em Porto Seguro, Ninna participou de outros três partos, dois deles de forma assistida. Já em Ilhéus, essa foi sua segunda atuação direta em um parto, o anterior ocorrido dentro de um carro de aplicativo. “Na nossa rotina lidamos com muitas perdas, tanto humanas quanto materiais. Ver a vida nascer diante de nós é um presente, um ganho que nos renova”, completou a cabo.

Fiscalização resulta na apreensão de quatro toneladas de produtos de origem animal no oeste da Bahia

Fiscalização resulta na apreensão de quatro toneladas de produtos de origem animal no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/ADAB

Um total de quatro toneladas de produtos de origem animal foram apreendidos, na última semana, por apresentarem não conformidade ou estarem de forma ilegal em estabelecimentos varejistas como supermercados, açougues e mercados municipais. A apreensão é resultado da 51ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) organizada pelo Ministério Público da Bahia e, foi realizada pela equipe de Produtos de Origem Animal que visitou 48 empreendimentos no oeste baiano, mais precisamente nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Malhada, Riacho de Santana, Sítio do Mato e Carinhanha.  Foram Emitidos 20 autos de apreensão, com incineração da carga, 11 Termos de notificação e uma interdição. A equipe verificou condições sanitárias no abate de bovinos e suínos, além do cumprimento das normas de bem-estar animal, meio ambiente de trabalho e contratações de técnicos industriais habilitados para o exercício da função. “Avaliamos o cumprimento das legislações estadual e federal, no processo de abate, de modo a garantir o bem-estar dos animais e a saúde das pessoas. Também foram avaliadas as condições estruturais, de higiene, operacionais e documentais do estabelecimento, incluindo o controle de trânsito e origem”, detalhou a coordenadora da equipe e fiscal agropecuário da Adab, Andréa Kraychete.  

BYD é autuada por submeter trabalhadores chineses a condições análogas à escravidão na Bahia

BYD é autuada por submeter trabalhadores chineses a condições análogas à escravidão na Bahia
Foto: Arquivo MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA), realizou, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, uma série de diligências fiscais na cidade de Camaçari (BA). As ações incluíram inspeções na obra e nos alojamentos de trabalhadores migrantes envolvidos na construção de uma unidade industrial. Em uma dessas ações, realizada em 19 de dezembro de 2024, foram identificados 471 trabalhadores chineses trazidos de forma irregular ao Brasil, dos quais 163 foram resgatados em condições análogas à escravidão. Nos meses seguintes, a Auditoria Fiscal prosseguiu com a coleta de depoimentos, análise de documentos apresentados pelas empresas envolvidas e outras medidas investigativas. De acordo com a equipe de inspeção, a investigação concluiu que a montadora chinesa teve responsabilidade direta pela vinda irregular dos 471 trabalhadores chineses ao Brasil, incluindo os 163 resgatados em condições análogas à de escravidão, para atuar nas obras de construção de sua unidade industrial. Embora a BYD tenha apresentado contratos de prestação de serviços com outras empresas, os auditores-fiscais constataram que, na prática, os trabalhadores estavam subordinados diretamente à montadora. Ficou caracterizada a existência de relação de emprego, conforme os critérios do artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Destacaram-se, entre os elementos identificados, a subordinação estrutural — evidenciada pela inserção dos trabalhadores na dinâmica operacional da empresa — e o exercício direto e contínuo do poder de comando por parte da própria BYD. Os auditores-fiscais também identificaram indícios de fraude às autoridades migratórias brasileiras, promovida pela própria montadora, com o objetivo de viabilizar a entrada dos trabalhadores estrangeiros no país sem o devido registro e em desacordo com a legislação vigente. Para tanto, a empresa utilizou indevidamente a hipótese migratória prevista no artigo 38, §2º, inciso III, do Decreto nº 9.199/2017, em combinação com a Resolução Normativa nº 03, de 1º de dezembro de 2017, que trata da autorização para a entrada de profissionais estrangeiros destinados à prestação de serviços técnicos especializados. No entanto, conforme consta em um dos autos de infração lavrados, “a inspeção in loco e os depoimentos colhidos durante a atuação fiscalizatória revelam, com nitidez, o que já se insinuava nas entrelinhas dos contratos firmados: a tentativa de conferir artificialmente contornos de tecnicidade a uma prestação de serviços que, na concretude da execução, materializou-se em tarefas essencialmente (...) manuais, características da construção civil tradicional”. Outro auto de infração de grande relevância lavrado durante a fiscalização trata da manutenção de trabalhadores em condições incompatíveis com as normas de proteção ao trabalho, abrangendo situações de trabalho forçado e de redução à condição análoga à escravidão. No documento, os auditores-fiscais detalham um conjunto de irregularidades que, em sua totalidade, configuram a submissão dos trabalhadores a condições degradantes e coercitivas, caracterizando a violação dos direitos fundamentais previstos na legislação brasileira. Segundo a equipe de fiscalização, a constatação se deu com base na identificação de três elementos principais: trabalho forçado, condições degradantes e jornada exaustiva.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.