Bahia

Encontramos 421 Notícias

Bahia abre mais de 11 mil vagas formais de trabalho em agosto

Bahia abre mais de 11 mil vagas formais de trabalho em agosto
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

A Bahia registrou o saldo de 11.015 empregos com carteira assinada em agosto e chegou a 88.679 novos postos formais no acumulado do ano, entre janeiro e agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira, 29 de setembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O estado apresentou desempenho positivo em todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas avaliados no oitavo mês de 2025. O destaque foi o setor de Serviços, que gerou 4.156 novos postos. Na sequência aparecem Comércio (2.350), Indústria (1.888), a Construção (1.611) e a Agropecuária (1.010). As novas vagas com carteira assinada geradas em agosto na Bahia foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 6.229 postos, contra 4.786 vagas ocupadas pelas mulheres. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 8.348 vagas no estado. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas na Bahia em agosto: 6.169. Lauro de Freitas foi o município baiano com maior saldo em agosto, com 1.394 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 133,8 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado no mês aparecem Salvador (1.182), Vitória da Conquista (671) e Feira de Santana (659).

Acidente deixa uma vítima fatal e quatro feridos em Feira de Santana

Acidente deixa uma vítima fatal e quatro feridos em Feira de Santana
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na manhã desta segunda-feira (29), um grave acidente de trânsito no distrito de Humildes, em Feira de Santana, mobilizou equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM). A colisão resultou em cinco vítimas, entre elas um bebê. Uma pessoa ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Para a remoção do corpo, os bombeiros utilizaram um equipamento desencarcerador. Os demais feridos, incluindo o bebê e três adultos, receberam atendimento pré-hospitalar por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O bebê foi encaminhado ao Hospital da Criança, enquanto os adultos foram levados ao Hospital Geral Clériston Andrade. Após a retirada do corpo, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a identificação da vítima e a realização dos procedimentos legais. As causas do acidente e o estado de saúde dos feridos ainda não foram divulgados.

Após dois dias desaparecido, homem é encontrado por bombeiros de Bom Jesus da Lapa

Após dois dias desaparecido, homem é encontrado por bombeiros de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Bombeiros militares do 20º BBM, com sede em Bom Jesus da Lapa, encontraram um homem que estava desaparecido há dois dias em uma área de mata na zona rural de Santana. A guarnição fazia buscas a pé quando o localizou na manhã desta segunda-feira (29), após horas de varredura. O homem havia se perdido enquanto caçava com amigos. Com sinais de desidratação, ele recebeu os primeiros cuidados no local, antes de ser encaminhado para avaliação médica. Desde o desaparecimento, equipes da Polícia Militar, familiares e voluntários também participavam das buscas.

Operação Safra reforça o patrulhamento e as ações de inteligência no Oeste baiano

Operação Safra reforça o patrulhamento e as ações de inteligência no Oeste baiano
Foto: Divulgação/SSP

Para fortalecer o combate a crimes agrários na região Oeste da Bahia, a Secretaria da Segurança Pública, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) lançaram nesta segunda-feira (29), a 12ª edição da Operação Safra. A iniciativa reforça as ações ostensivas e de inteligência. A solenidade aconteceu na Base Avançada (BAVAN) do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, e contou com a presença de autoridades locais e de policiais envolvidos na iniciativa. Mais de mil policiais das 30ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Polícia Militar, Rondesp Oeste, Companhia Independente de Policiamento Especializado, Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Barreiras) e do Grupamento Aéreo serão empregados na ação. Em suas últimas edições, as equipes realizaram mais de oito mil visitas preventivas e abordaram mais de 15 mil pessoas. Cinco criminosos foram presos em flagrante e nove armas foram apreendidas.

Procon-BA autua 15 agências de instituição financeira

Procon-BA autua 15 agências de instituição financeira
Foto: Divulgação/SJDH

O Procon-BA concluiu, neste mês de setembro, uma operação conjunta de fiscalização contra a instituição financeira Crefisa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos. A ação contou com a participação dos Procons municipais e o apoio da OAB-BA, abrangendo os municípios de Barreiras, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina e Salvador. Como resultado, 15 agências da Crefisa foram autuadas, sendo 13 em Salvador e duas no interior (Jacobina e Paulo Afonso). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Todas as constatações lavradas serão transformadas em procedimentos administrativos, que poderão resultar em multas que variam de R$ 400 a R$ 6 milhões, a depender da gravidade das infrações. Durante as diligências, foram identificadas diversas práticas abusivas, como: formação de longas filas; falta de acessibilidade (ausência de rampas, banheiros adaptados e assentos suficientes); descumprimento das regras de atendimento prioritário; contratos redigidos com letras minúsculas e de difícil compreensão; informações confusas; e ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível. Além disso, a equipe também constatou prática de venda casada, como a exigência de abertura de contas vinculadas à concessão de empréstimos ou cartões consignados. Deflagrada em agosto, a operação teve seus resultados consolidados neste mês de setembro.

PRF busca parceria com o Judiciário para agilizar gestão de veículos apreendidos na Bahia

PRF busca parceria com o Judiciário para agilizar gestão de veículos apreendidos na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SPRF/BA), através do Escritório de Veículos Recolhidos, está empenhada em buscar soluções para um desafio que se repete há anos: a destinação de veículos apreendidos em operações que possuem múltiplas restrições judiciais. Em muitos casos, os bens se tornam alvo de processos trabalhistas, de execução fiscal e de outras demandas judiciais, o que gera um cenário de grande complexidade para sua liberação ou inclusão em leilões oficiais. Um dos principais entraves está no fato de que cada restrição precisa ser analisada e autorizada pela respectiva vara judicial responsável. Assim, um único veículo pode concentrar dezenas de restrições, o que torna a comunicação com diferentes unidades judiciais lenta e, por vezes, ineficaz. Diante desse quadro, a PRF aponta que a criação de um “ponto focal” nos tribunais seria fundamental para centralizar as notificações, dar celeridade aos trâmites e evitar retrabalhos. De acordo com Marconi Almeida, Chefe do Escritório de Veículos Recolhidos da PRF na Bahia, a medida é essencial para modernizar os processos: “Como as restrições são oriundas de diferentes varas, o processo de notificação acaba se tornando fragmentado e complexo. A criação de um canal único permitiria concentrar e distribuir essas demandas com muito mais eficiência, garantindo a efetividade do trabalho e proporcionando maior segurança jurídica. Um modelo assim traria benefícios tanto para o sistema de Justiça quanto para os cidadãos que aguardam uma solução.” A título de exemplo, pode ser citado o acordo celebrado com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que desde 10 de setembro passou a disponibilizar um contato centralizado para receber todas as notificações relacionadas aos veículos com restrições. A iniciativa já tem se mostrado eficaz, considerando que alguns veículos chegam a apresentar até 90 restrições inseridas em seus registros, situação que antes demandava um esforço imenso para localizar e comunicar cada vara de forma individual. Com essa iniciativa, a PRF ressalta que não se trata apenas de otimizar procedimentos internos, mas de estabelecer um diálogo de cooperação com o Judiciário, buscando alinhar esforços para reduzir a burocracia e facilitar a vida dos cidadãos. A proposta, além de evitar retrabalho e custos desnecessários, abre caminho para um sistema mais ágil, capaz de transformar um gargalo histórico em um processo moderno e resolutivo.

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (19) a situação de emergência provocada pela estiagem nos municípios baianos de Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista. Com o reconhecimento, as prefeituras já estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de assistência, como a compra de cestas básicas, fornecimento de água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza residencial, higiene pessoal e dormitório. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisará as metas e os valores requeridos. Após aprovação, uma portaria será publicada no Diário Oficial da União (DOU) com a liberação dos recursos.

Santander oferece mais de 100 vagas para especialista patrimonial na Bahia com salário inicial de R$ 7 mil

Santander oferece mais de 100 vagas para especialista patrimonial na Bahia com salário inicial de R$ 7 mil
Foto: Divulgação

O Santander abriu processo seletivo para mais de 100 vagas de especialista patrimonial, cargo voltado às áreas de seguros e consórcios. Na Bahia, as oportunidades estão disponíveis em Feira de Santana, Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista. O pacote de remuneração prevê salário fixo de R$ 2.613,50, acrescido de um bônus garantido de R$ 4.518,70 durante os oito primeiros meses, totalizando R$ 7 mil mensais. A partir do nono mês, o profissional mantém o salário fixo e passa a ter remuneração variável semestral, com média de R$ 85 mil. Para concorrer, é preciso graduação completa ou estar no último ano da faculdade e ter conhecimento em pacote Office. O especialista será responsável por atendimento, consultoria personalizada e visitas presenciais, oferecendo soluções de proteção patrimonial sob medida para os clientes. Entre os benefícios oferecidos estão vale-alimentação de R$ 735,14, 13ª cesta alimentação de R$ 712,14, vale-refeição de R$ 45,50 por dia (cerca de R$ 1.001 por mês), auxílio-creche ou babá de até R$ 496,26, assistência médica e odontológica, além de seguro de vida. As inscrições devem ser feitas pelo site: santander.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/SantanderCareers/job/Evergreen/Banco-de-Talentos---Especialista-Patrimonial---BRASIL_Req1487930.

Ex-servidora da Hemoba é presa por desviar mais de meio milhão de reais

Ex-servidora da Hemoba é presa por desviar mais de meio milhão de reais
Foto: Marcela Correia/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), no âmbito da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), deflagrou nesta quarta-feira (17) a Operação Fluxo Vital, que resultou na prisão preventiva e no cumprimento do mandado de busca e apreensão de uma ex-servidora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A suspeita se beneficiou de fraudes em pagamentos realizados pelo sistema interno da instituição, todos feitos por um único usuário vinculado a ela.

Ex-servidora da Hemoba é presa por desviar mais de meio milhão de reais
Foto: Marcela Correia/PC

O valor desviado ultrapassa R$ 500 mil em recursos públicos que deveriam ser destinados ao atendimento da saúde da população baiana. As apurações tiveram início a partir de denúncias apresentadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que também auxiliou nas investigações. Além do crime de peculato, foram identificados indícios de inserção de dados falsos em sistema de informações e de lavagem de capitais, diante da movimentação de valores suspeitos em contas bancárias de terceiros ligados à ex-servidora, que está custodiada à disposição da Justiça.

Estudantes de Itagibá criam jogo que combate preconceito contra autistas

Estudantes de Itagibá criam jogo que combate preconceito contra autistas
Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes do Colégio Estadual Dulce Almeida, em Itagibá, conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Inova Nickel, promovido pela empresa Atlantic Nickel, voltado a unidades escolares do Território Médio Rio de Contas. Com o jogo digital “E agora?”, a proposta é simular situações enfrentadas no dia a dia por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto vencedor recebeu um incentivo de R$ 10 mil. A iniciativa nasceu da inspiração no colega João Luís Ferreira, diagnosticado com TEA. Ele participou ativamente da programação do jogo, tornando o projeto ainda mais especial. “Para mim foi incrível, porque sempre tive a vontade de criar um jogo e, como pessoa autista, me senti maravilhado”, conta. Formado por um grupo de dez estudantes, sob orientação dos professores Daniel Paiva e Gilson Oliveira, o jogo foi estruturado em fases e o jogador tem a responsabilidade de controlar um personagem autista que terá que lidar com desafios, como excesso de estímulos, e aplicar estratégias de autorregulação. Para reduzir a ansiedade do personagem, o jogador poderá buscar objetos relacionados ao hiperfoco ou utilizar técnicas de autocontrole. “Ver os estudantes focados em encontrar uma solução inovadora para um desafio dentro da sociedade, que às vezes é invisível, me deixa muito emocionado. Quando a gente fala de trazer uma proposta inclusiva, não é apenas um jogo, é um serviço público, social e humanitário. E o nosso objetivo é divulgar para a comunidade e estender ao mundo o que é o autismo”, ressalta o professor Daniel. O projeto ainda é um protótipo que, a partir do recurso recebido com a premiação, vai ser estruturado para ser disponibilizado a todos que tiverem interesse. “O jogo está na primeira fase, mas, com a premiação, vamos avançar na estruturação e analisar a melhor forma de deixá-lo disponível. Além disso, criamos um site exclusivo e munido de um manual para mães atípicas contendo informações sobre georreferenciamento, diagnóstico precoce, direitos e leis”, explica Daniel, acrescentando que a página pode ser acessada através do endereço https://eagora0.my.canva.site/leis-para-o-autismo. Para a estudante Cibelly dos Santos, participar do projeto foi uma experiência transformadora. “Foi maravilhoso compreender, me aprofundar e pesquisar mais sobre o autismo. Apesar de ser um assunto que ouvimos falar, não temos conhecimento de fato sobre o tema. Tivemos a oportunidade de conversar com mães e neuropsicólogas e de até mesmo promover a integração do colégio com a questão da inclusão, com a participação de João Luís e sua família”, pontua. Segundo a estudante Isabelly de Jesus, a escolha do tema do projeto foi na busca de algo que fizesse a diferença na sociedade. “A ideia é que o jogo traga mais empatia para aqueles que não têm tanto conhecimento sobre o autismo, trazendo mais inclusão e respeito às diversidades. Ganhar o prêmio mostrou que estávamos no caminho certo ao promovermos um projeto inovador que pode mudar vidas”, destaca. Também participaram do projeto os estudantes Rafik Santos, Bruno da Silva, David Ribeiro, Davi Magalhães, Maria Clara Santos, Sylas Andrade e Hannah Faleiro.

Bahia amplia área produtiva e produtividade e chega a 13,88 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25

Bahia amplia área produtiva e produtividade e chega a 13,88 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25
Foto: Agência Brasil

Com aumento de sua área produtiva, acompanhado por crescimento na produtividade por hectare, o estado da Bahia ampliou em 10,9% a produção de grãos para a safra 2024/2025, em comparação com 23/24, e deve fechar em 13,88 milhões de toneladas de grãos. Os dados constam no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, o último levantamento para a temporada, divulgado nesta quinta-feira (11/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No estado, a área produtiva passou de 3,78 milhões de hectares na safra 23/24 para 3,95 milhões na safra 24/25, variação positiva de 4,5%. A ampliação da área foi acompanhada de aumento na produtividade por hectare, que passou de 3.312 quilos em 23/24 para 3.514 quilos em 24/25: 6,1% a mais de produção. Com isso, a Bahia passou de 12,52 milhões de toneladas de grãos para 13,88 milhões em 24/25, crescimento de 10,9%. A produção de soja, grão mais produzido na Bahia, apresentou crescimento de 16,8% na safra 24/25, um salto de 7,57 milhões de toneladas para 8,84 milhões de toneladas. Em seguida aparece o caroço de algodão, que viu a produção passar de 978,1 mil toneladas em 23/24 para 1,11 milhão em 24/25, crescimento de 13,6%. Mesma variação percentual do algodão pluma, que passou de 708,3 mil toneladas para 804,7 mil. Para o sorgo, a produção saiu de 522,5 mil toneladas em 23/24 para 782 mil toneladas, variação positiva de 49,7%.

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa iniciam Operação Romaria da Soledade

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa iniciam Operação Romaria da Soledade
Foto: Divulgação/CBM-BA

O 20º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), com sede em Bom Jesus da Lapa, deu início à Operação Romaria da Soledade, que segue até o próximo dia 15 de setembro. A ação tem como objetivo reforçar a segurança dos romeiros e demais participantes do evento religioso na cidade. Equipes do batalhão permanecem em prontidão na esplanada do Santuário do Bom Jesus, prontas para realizar atendimentos pré-hospitalares, resgates ou atuar em situações de emergência sempre que necessário. A operação também inclui guarda-vidas na Praia da Coroa, às margens do Rio São Francisco, com o intuito de prevenir afogamentos ou outras ocorrências de risco. Salva-vidas do município reforçam o trabalho no local. Mesmo durante a operação especial, o 12º BBM mantém seu atendimento regular, recebendo chamadas de emergência pelo número 193, 24 horas por dia.

PMBA lança 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” em parceria com a Hemoba

PMBA lança 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” em parceria com a Hemoba
Foto: Divulgação/Hemoba

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deu início, neste mês de setembro, à 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho”, realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A ação tem como objetivo mobilizar policiais militares e a sociedade baiana para reforçar os estoques de sangue do estado por meio da doação voluntária. Segundo o capitão Anderson Sampaio, oficial do DPCDH e coordenador da campanha, a mobilização é aberta tanto para militares quanto para civis. “Qualquer policial militar ou cidadão pode se dirigir a uma unidade da Hemoba e informar o código 190, que simboliza a adesão à campanha. A PMBA também está envolvendo os alunos dos cursos de formação de oficiais e praças, além de facilitar a coleta por meio da parceria com o hemóvel em duas vilas militares de Salvador”, destacou.

Mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia serão beneficiadas pelo Gás do Povo

Mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia serão beneficiadas pelo Gás do Povo
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Bahia terá 1.844.658 famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 4 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha. O programa foi criado para garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda e fortalecer o acesso ao gás de cozinha. Ao todo, 15,5 milhões de famílias em todas as Unidades da Federação serão contempladas com o benefício, que chegará a 50 milhões de pessoas. Na visão do presidente Lula, o programa é uma medida essencial para reduzir desigualdades e garantir dignidade às famílias de baixa renda, assegurando que nenhum trabalhador precise comprometer parte significativa do salário para comprar um botijão de gás. "Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. A gente vai arcar com a responsabilidade de fazer com que as pessoas mais pobres possam receber o gás de graça", destacou.

Bahia anuncia construção de 3,4 mil casas em 57 municípios do interior

Bahia anuncia construção de 3,4 mil casas em 57 municípios do interior
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governador da Bahia anunciou, nesta segunda-feira (1º), a construção de 3,4 mil novas casas em 57 municípios do interior do estado, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. O investimento ultrapassa R$ 300 milhões e foi oficializado em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. O ato contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e autoriza o início imediato das obras, que também devem gerar empregos e movimentar a economia local. As moradias serão distribuídas nos municípios de América Dourada (95), Andorinha (33), Banzaê (78), Belmonte (15), Biritinga (50), Bom Jesus da Lapa (47), Bonito (50), Botuporã (24), Brotas de Macaúbas (48), Buerarema (14), Buritirama (47), Caetité (57), Cafarnaum (37), Canarana (106), Canavieiras (100, sendo 50 urbano e 50 rural), Capim Grosso (50), Caraíbas (29), Central (33), Euclides da Cunha (150), Fátima (81), Filadélfia (50), Glória (52), Guanambi (27), Heliópolis (48), Ibititá (86), Ibotirama (50), Itacaré (25), Itaguaçu da Bahia (129), Itapebi (32), Ituaçu (30), Jaguarari (34), Jussara (48), Lapão (39), Maiquinique (50), Malhada (134), Mansidão (37), Maraú (32), Morro do Chapéu (39), Muquém do São Francisco (46), Mulungu do Morro (137), Paratinga (41), Paripiranga (41), Planalto (47), Retirolândia (47), Riacho de Santana (136), Ribeira do Pombal (43), Rio de Contas (51), Ruy Barbosa (100), Santa Terezinha (40), São Gabriel (40), São José da Vitória (37), São Sebastião do Passé (10), Seabra (50), Serra Preta (100) e Tanhaçu (89).

Bombeiros combatem incêndio em borracharia em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros combatem incêndio em borracharia em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na madrugada desta quarta-feira (27), equipes da 2ª CIA BM, pertencente ao 17º BBM, com sede em Barreiras, debelaram um incêndio em uma borracharia localizada no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães. Ao chegarem ao local, os bombeiros perceberam que as chamas atingiam maquinários de trabalho e uma sala utilizada como escritório. Os militares impediram que o fogo se alastrasse para residências vizinhas e para um depósito de pneus e madeiras utilizados na caldeira. Um hidrante de uma empresa próxima foi utilizado para reforçar o abastecimento de água dos caminhões e intensificar o combate. Mesmo com a dificuldade provocada pelo grande acúmulo de pneus em chamas, os bombeiros, utilizando técnicas adequadas e linhas de mangueiras, conseguiram extinguir o incêndio. Não houve registro de feridos. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Sesab desmente boatos sobre surto de HIV/Aids entre jovens na Bahia

Sesab desmente boatos sobre surto de HIV/Aids entre jovens na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) negou, neste sábado (23), a existência de um surto de HIV/Aids entre jovens de 14 a 19 anos no estado, conforme divulgado de forma equivocada por alguns veículos de comunicação e perfis em redes sociais. Segundo as publicações falsas, teriam sido registrados cerca de 11 mil casos da infecção nesta faixa etária nas últimas semanas, informação que não corresponde à realidade. De acordo com a Sesab, até o início de agosto de 2025 foram notificados 93 casos de HIV/Aids em jovens de 14 a 19 anos na Bahia. Em 2024, no mesmo recorte etário, foram 184 casos, em 2023 158 registros e em 2022 137 casos. No total, considerando todas as idades, entre janeiro de 2023 e 2 de agosto de 2025, foram diagnosticados 11.187 casos de HIV/Aids no estado. Desse total, 8.005 (72%) em homens, 3.164 (28%) em mulheres e 18 em pessoas com gênero ignorado. Os números mostram que a maior concentração está na faixa de 20 a 34 anos, com 5.212 casos, seguida de 35 a 49 anos (3.664 casos), 50 a 64 anos (1.517 casos), 10 a 19 anos (168 casos) e acima de 65 anos (345 casos). A Sesab destacou ainda que vem intensificando as ações de educação em saúde, prevenção combinada e ampliação do acesso ao diagnóstico, com atenção especial ao público adolescente e jovem. A pasta reforça a importância da integração entre atenção básica, serviços especializados e redes de apoio social, garantindo acompanhamento de qualidade e redução das barreiras que dificultam a prevenção e o tratamento.

Lula entrega 54 unidades odontológicas móveis para a Bahia

Lula entrega 54 unidades odontológicas móveis para a Bahia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Bahia se consolidou como referência nacional em saúde bucal e, nesta quinta-feira (21), o reconhecimento veio diretamente do Governo Federal. Em cerimônia realizada em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para todos os estados e o Distrito Federal. Do total, 54 foram destinadas à Bahia, sendo que cinco delas já haviam sido entregues em julho, durante agenda presidencial em Juazeiro. Ao todo, o investimento na Bahia supera R$ 27,7 milhões. Viabilizadas com recursos do Novo PAC Saúde, as novas unidades atenderão áreas remotas e populações em situação de maior vulnerabilidade. Cada veículo funciona como extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS), equipado com cadeira odontológica completa, raio-X, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos necessários para procedimentos que vão desde o atendimento primário até tratamentos especializados, como endodontia e próteses dentárias. Os municípios baianos beneficiados pela 1ª etapa do Novo PAC são: Acajutiba, Adustina, Água Fria, América Dourada, Anagé, Aporá, Arataca, Barro Preto, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Canudos, Caravelas, Cardeal da Silva, Chorrochó, Cocos, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Curaçá, Dario Meira, Encruzilhada, Guaratinga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ipirá, Itiúba, Jaguaripe, Jequié, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macururé, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Mirante, Monte Santo, Nova Itarana, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Pedro Alexandre, Planaltino, Riacho de Santana, Santa Brígida, Santa Cruz da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Teolândia, Uauá e Vitória da Conquista.

Estudantes de Barreiras criam tijolos ecológicos como alternativa sustentável à construção civil

Estudantes de Barreiras criam tijolos ecológicos como alternativa sustentável à construção civil
Foto: Lucas Souza/Uneb

Pensar ações com foco na sustentabilidade tem sido prioridade nos clubes de ciências da rede estadual de ensino. Ao perceberem a importância de reciclar materiais que geram acúmulo de lixo, os estudantes João Victor Souza e Carlos Gutemberg, do Colégio Estadual Democrático Marcos Freire, de Barreiras, orientados pela professora Sheila Barreto, com coorientação de Alex Soares Sobrinho, desenvolveram tijolos ecológicos como alternativa para a construção civil. Sheila Barreto conta que a iniciativa alia responsabilidade ambiental e inovação na busca por alternativas mais acessíveis e sustentáveis para a engenharia civil. “Os estudantes foram inspirados a desenvolver a ideia de criar tijolos ecológicos, visando utilizar materiais recicláveis, como o plástico, para construir um produto mais sustentável”. Para a construção dos tijolos ecológicos são usados plásticos recicláveis, cimento, areia fina e substâncias extraídas da natureza, como as fibras de coco. A equipe foi responsável por estudar as propriedades dos materiais para eleger os mais acessíveis e eficazes. O processo foi feito com recursos próprios, desde a coleta até a moldagem. ”Nosso grupo foi responsável por buscar por todos os materiais do projeto, o que já ajuda em uma forma de reciclagem", afirma Carlos Gutemberg. A escolha pelos plásticos PET, PEAD e PVC foi estratégica, pois, de acordo com Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), o PET é leve e transparente, comum em garrafas de refrigerante, o PEAD, mais resistente, é encontrado em frascos de leite e produtos de limpeza, enquanto o PVC, rígido e durável, é amplamente usado em tubulações. “A combinação desses materiais garante leveza e resistência ao produto final, ao mesmo tempo em que contribui para o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados de forma inadequada no meio ambiente”, destaca Sheila, orientadora do projeto. Um dos grandes diferenciais do projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação (Sec), é seu potencial impacto social. O grupo acredita que os tijolos ecológicos podem ser mais baratos que os convencionais, beneficiando diretamente projetos de habitação popular. Os próximos passos incluem a finalização dos testes de resistência, a sistematização dos dados coletados e a busca por parcerias com instituições ou empresas que possam impulsionar a ideia rumo ao mercado.

Romaria de Bom Jesus da Lapa mostra força do turismo religioso da Bahia

Romaria de Bom Jesus da Lapa mostra força do turismo religioso da Bahia
Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA

Cerca de 700 mil romeiros e peregrinos de todo o país participaram da Romaria de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, que teve seu ponto alto, na quarta-feira (6), em 10 dias de celebrações dos 334 anos da devoção. Alvorada de fogos de artifício, missa solene e procissão marcaram o encerramento da programação. O grande fluxo de visitantes resulta em geração de vagas de emprego e injeção de recursos na economia do município, como na rede hoteleira, que registrou 100% de ocupação neste período do ano. “Temos três hotéis, que são mantidos pelos romeiros. São 300 leitos e todos estão ocupados. Já temos clientes fixos, que fazem reserva de um ano para o outro”, comemorou a hoteleira Juliana de Castro. São fiéis como Zildo Lopes, 57 anos, que percorreu mais de 400 quilômetros de moto, da cidade mineira de Taiobeiras até Bom Jesus da Lapa. “Esta cidade é abençoada. Aqui, podemos rezar, demonstrar nossa devoção e ainda aproveitar os atrativos turísticos da região. Na primeira excursão, éramos apenas três. Hoje, somos 100 motorromeiros vindos de Minas Gerais”, relatou. "É a primeira vez que participo desse grande evento religioso da Bahia e estou muito emocionado", completou o paulista João Carlos Simão, 74 anos. Segundo o reitor do Santuário da Lapa, padre Roque Silva, “além da maior celebração em agosto, o município também recebe muitos fiéis em setembro e outubro, sendo um dos principais polos do turismo religioso brasileiro”.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.