Bahia

Encontramos 421 Notícias

Operação Ressonância' soma 41 veículos apreendidos durante ação integrada na Bahia

Operação Ressonância' soma 41 veículos apreendidos durante ação integrada na Bahia
Foto: Rafael Rodrigues/SSP

As equipes das Forças de Segurança da Bahia já identificaram 41 veículos adulterados e com restrição de furto e roubo durante a Operação Ressonância, deflagrada na última terça-feira (28) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 19 motocicletas e um carro apreendidos nesta quarta-feira (29). A operação tem como principal objetivo identificar e recuperar veículos frutos de crimes realizados por organizações criminosas e devolvê-los aos proprietários. As equipes realizam abordagens e averiguação de veículos a partir do uso da tecnologia de um ‘scanner de diagnóstico’. O sistema faz a leitura de informações dos sensores e sistemas eletrônicos, cruzando informações com as bases de dados de inteligência da SSP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resultando no diagnóstico de possíveis adulterações ou clonagem nos veículos.

Luz misteriosa cruza o céu da Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia

Luz misteriosa cruza o céu da Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia
Foto: Reprodução/Click Chapada

Um clarão no céu intrigou moradores do sudoeste da Bahia e da Chapada Diamantina (BA) na noite desta segunda-feira (27). Uma luz intensa, descrita como uma “bola de fogo”, riscou o firmamento, despertando espanto e curiosidade. Testemunhas registraram o fenômeno em vídeos, que rapidamente começaram a circular nas redes sociais. Especialistas apontam que a causa mais provável do acontecimento é a reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre, incluindo fragmentos de foguetes, satélites ou equipamentos desativados que se desintegram ao atingir o ar. O geofísico Sérgio Sacani destacou que, em casos semelhantes, esses eventos costumam ser provocados por restos de foguetes, e não por meteoros. Apesar do brilho intenso e da surpresa inicial, não há relatos de fragmentos caindo ou causando danos no solo. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) está reunindo imagens e relatos para determinar a trajetória e a origem exata do objeto, que deixou moradores fascinados com o raro espetáculo celeste.

MPT abre inquérito para apurar morte de trabalhador em silo em Barreiras

MPT abre inquérito para apurar morte de trabalhador em silo em Barreiras
Foto: Marlon Ferraz/Blog do Braga

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito nesta segunda-feira (27/10) para investigar o acidente de trabalho que causou a morte de uma pessoa e ferimentos em outra. O caso aconteceu no sábado (25) em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento no local da tragédia, a Fazenda Santa Helena, no fim da manhã. Uma das vítimas morreu no local e a outra foi socorrida. Os relatos iniciais apontam para o soterramento dos trabalhadores em um silo de estocagem de grãos. O acidente fatal assoma-se a outros envolvendo a mesma atividade naquela região e preocupa as autoridades. O inquérito do MPT busca apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual e coletiva quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. O objetivo é garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes. A investigação do MPT contará com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Técnica e a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança. Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade e produz relatório.

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste
Foto: Divulgação/Seagri

A Bahia reafirma sua posição de destaque no agronegócio nacional, com sete municípios entre as 50 cidades de maior valor de produção agrícola do país. São eles: São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Riachão das Neves. Juntas, essas cidades somam R$ 23,17 bilhões em valor de produção, colocando o estado como segundo no ranking nacional e líder absoluto do Nordeste, conforme dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do IBGE. Liderando o desempenho baiano, São Desidério, no Oeste do estado, ocupa a segunda posição nacional, com R$ 6,64 bilhões em valor de produção, impulsionado principalmente pela soja, responsável por mais da metade desse total (R$ 3,7 bilhões). Na mesma região, Formosa do Rio Preto aparece em 7º lugar, com R$ 4,89 bilhões; Barreiras, em 18º, com R$ 3,05 bilhões; Correntina, em 27º, com R$ 2,42 bilhões; Luís Eduardo Magalhães, em 28º, com R$ 2,4 bilhões; e Riachão das Neves, em 50º, com R$ 1,79 bilhão. Nessas cidades, a produção é dominada por grãos e algodão, com destaque para soja e milho. No Norte do estado, Juazeiro também figura entre os maiores produtores do país, ocupando a 41ª posição com R$ 1,98 bilhão em valor de produção. O município é referência nacional em fruticultura irrigada, com ênfase na produção de manga e uva.

Fortes chuvas elevam número de acidentes nas rodovias federais da Bahia, alerta PRF

Fortes chuvas elevam número de acidentes nas rodovias federais da Bahia, alerta PRF
Foto: Divulgação/PRF

As intensas chuvas que atingem a Bahia desde segunda-feira (20/10) têm causado aumento significativo de acidentes nas rodovias federais, alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mau tempo deve continuar até a próxima semana, mantendo os motoristas em alerta. Nos últimos três dias, a PRF registrou 36 sinistros, com destaque para as rodovias BR-324 (10 casos), BR-116 (8 casos) e BR-101 (7 casos). As ocorrências envolveram principalmente colisões e saídas de pista, afetando 22 automóveis, 11 motocicletas e 10 caminhões. Entre os fatores apontados pelo órgão estão falhas mecânicas, reação tardia dos condutores e as condições adversas do clima. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) registrou ainda 31 atendimentos a veículos com panes mecânicas somente na BR-324, rodovia que enfrenta acúmulo de água e baixa aderência do pavimento durante as chuvas, aumentando o risco de acidentes. A PRF reforça que a atenção e a condução defensiva são essenciais. Motoristas devem evitar ultrapassagens em locais proibidos, reduzir velocidade e não realizar manobras bruscas. Em caso de emergência, o órgão orienta ligar para o número 191, disponível 24 horas por dia.

Aposentados e pensionistas da Bahia já receberam R$ 198,5 milhões em ressarcimentos por descontos indevidos

Aposentados e pensionistas da Bahia já receberam R$ 198,5 milhões em ressarcimentos por descontos indevidos
Foto: Sudoeste Total

Mais de R$ 198,50 milhões em ressarcimentos pelos descontos associativos indevidos a aposentados e pensionistas na Bahia foram pagos pelo Governo do Brasil até esta segunda-feira, 20 de outubro, de acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, 301.987 pessoas no estado já tiveram os valores a que tinham direito depositados em conta. Segundo o levantamento mais atualizado do órgão, 303.869 aposentados e pensionistas na Bahia já aderiram ao acordo com o governo. O número representa 68,37% do total de 444.430 aposentados e pensionistas aptos a aderir ao acordo no estado. Nesta semana, o Governo Federal atingiu a marca de R$ 2,1 bilhões pagos no acordo de ressarcimento a 3,1 milhões de aposentados e pensionistas. O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial. Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise da resposta das entidades vão poder aderir ao ressarcimento.

Bahia e União anunciam mais de R$ 365 milhões para construção de novas unidades de saúde em 129 municípios

Bahia e União anunciam mais de R$ 365 milhões para construção de novas unidades de saúde em 129 municípios
Foto: Divulgação/SESAB

O Governo da Bahia e o Governo Federal firmaram, nesta segunda-feira (20), durante encontro da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, uma nova etapa da parceria Bahia-Brasil, que integra o programa Novo PAC. O pacote prevê R$ 365,6 milhões em investimentos para a construção de 129 unidades de saúde em todas as regiões do estado. Dois ônibus, que atenderão às Policlínicas Regionais, foram entregues simbolicamente, representando a renovação de frota das 26 policlínicas que já funcionam na Bahia. Ao destacar os investimentos realizados na área da saúde, o governador ressaltou a importância da integração entre o Estado e o Governo Federal na ampliação e modernização dos serviços oferecidos à população. “Todos os municípios, todos os consórcios estão tendo suas frotas renovadas. As Policlínicas atendem regionalmente os municípios, de forma planejada, e a ampliação desse modelo pelo PAC, que é um programa de aceleração do crescimento, demonstra um compromisso dessa parceria Estado e Governo Federal para a estruturação da saúde primária e da média e alta complexidade na Bahia”, reforçou Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo vice-governador, Geraldo Júnior, durante a solenidade. As obras anunciadas incluem quatro novas Policlínicas Regionais de Saúde, que serão erguidas em Feira de Santana, Ibotirama, Ipirá e Seabra, com investimento total de R$ 120 milhões. Também estão previstas as construções de 114 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com recursos de R$ 219,1 milhões, e 11 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), somando mais R$ 26,5 milhões aportados. Os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar estiveram presentes ao evento. Os anúncios foram realizados durante o encontro estratégico da UPB Parceria que Transforma, em que também foi apresentado o programa Nova UPB: Governança de Verdade e divulgadas as ações da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Prefeito de Andaraí e presidente da UPB, Wilson Cardoso celebrou a parceria. “Estamos no caminho de um trabalho com muita união entre Município, Estado e Governo Federal. Estamos, cada dia mais, juntos por uma Bahia cada vez mais forte que garanta qualidade de vida, para quem vive no interior. Esse é o objetivo maior”.

Açougueiro é condenado a 30 anos de prisão por causar morte de três em atropelamento em Feira de Santana

Açougueiro é condenado a 30 anos de prisão por causar morte de três em atropelamento em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Folha do Estado

O Tribunal do Júri de Feira de Santana condenou na última sexta, dia 17, o açougueiro Adalto Roberto da Silva Júnior a 30 anos de prisão, pelo homicídio doloso de Ronald Soares dos Santos, 7 anos, Wiliane Azevedo de Jesus, 16, e Rafael dos Santos Gonçalves, 7. Após 14 horas de duração, os jurados acataram a acusação do Ministério Público da Bahia, sustentada pelos promotores de Justiça Luciano Assis e Marina Neves, de que Adalto assumiu o risco de matar (dolo eventual) ao dirigir embriagado e em alta velocidade. A sentença foi proferida pela juíza Yasmin Leão. Segundo a denúncia do MPBA, o réu conduzia o carro em alta velocidade, sob efeito de álcool e sem habilitação, pela BA-503, no trecho que liga Feira de Santana ao distrito de Jaíba, quando colidiu com as duas motocicletas em que as vítimas estavam. O acidente deixou outras duas pessoas feridas. Adalto cumprirá pena em regime inicialmente fechado. O promotor de Justiça Luciano Assis destacou que a pena aplicada foi condizente com a gravidade do ocorrido, com a morte de dois adolescentes, de uma criança e ferimentos graves em outras pessoas e serve de alerta sobre as consequências de dirigir embriagado e em alta velocidade.

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459, em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459, em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um incêndio atingiu uma carreta carregada com fardos de algodão na manhã desta quinta-feira (16), na BA-459, no trecho conhecido como Anel da Soja, em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. Equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª CIA BM), pertencente ao 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), com sede em Barreiras, foram acionadas por volta das 9h51 para conter as chamas. Ao chegarem ao local, os bombeiros realizaram o isolamento da área e iniciaram o combate ao fogo, que rapidamente se espalhou pela vegetação próxima, depois que alguns fardos se desprenderam da carreta. Para reforçar o trabalho, caminhões-pipa de fazendas vizinhas foram mobilizados, e uma pá carregadeira ajudou a desobstruir a rodovia, removendo o material queimado e garantindo a segurança do trecho. Após o controle total do incêndio, o trânsito na rodovia foi liberado. Ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda são desconhecidas

Bahia realiza Dia D de Multivacinação com ações em todos os municípios neste sábado (18)

Bahia realiza Dia D de Multivacinação com ações em todos os municípios neste sábado (18)
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Bahia realiza neste sábado (18) o Dia D da Multivacinação, com postos de saúde abertos em todos os municípios para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação integra a campanha nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e busca ampliar a cobertura vacinal no país, ainda abaixo do ideal desde 2015. A campanha oferece todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra poliomielite, sarampo, meningite, HPV, febre amarela e Covid-19. O foco é recuperar esquemas atrasados e alcançar quem ainda não completou a imunização. A mobilização segue até 31 de outubro e a estratégia inclui mutirões, ações em escolas e ampliação dos horários de salas de vacina. Em 2025, o país voltou a registrar crescimento nas coberturas vacinais de imunizantes como Penta, tríplice viral e contra poliomielite, com índices próximos de 90%, mas ainda abaixo da meta de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação a qualquer posto de saúde. Em 2024, a Bahia fechou o ano com elevação na cobertura de praticamente todas as vacinas. A Tríplice Viral alcançou cobertura de 97,56%, já ultrapassando a meta de 95%. Outras ficaram próximas da meta, como Poliomielite, Pneumocócica, Pentavalente, Rotavírus Humano e Hepatite A. As vacinas contra a Hepatite B, BCG e Febre Amarela ficaram próximas a 80%.

Safra de grãos na Bahia tem 4,1% de projeção de crescimento em 2025/26 em comparação com 24/25

Safra de grãos na Bahia tem 4,1% de projeção de crescimento em 2025/26 em comparação com 24/25
Foto: GettyImages

A Bahia tem projeção de crescimento da safra de grãos de 2024/2025 para 2025/2026. De acordo com o primeiro levantamento do novo período, divulgado nesta terça (14), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de crescimento no estado é de 4,1%. O avanço potencial prevê que o estado saia de 14,01 milhões de toneladas em 24/25 para 14,57 milhões de toneladas em 25/26. As projeções indicam aumento de 5,6% na área destinada à produção de grãos na Bahia, de 3,94 milhões de hectares em 24/25 para 4,16 milhões de hectares em 25/26. No detalhamento por tipo de produto, destaca-se no estado baiano o crescimento da safra no cultivo de feijão, que tem projeção de crescimento de 17,9%, passando de 290,9 mil toneladas em 24/25 para 343 mil toneladas em 25/26. Para a soja, a previsão é de crescimento de 4,5%, saindo de 8,84 milhões de toneladas em 24/25 para 9,24 milhões de toneladas em 25/26. Há ainda projeções de crescimento para a safra de mamona de 9,1% e do algodão, tanto caroço quanto pluma, de 2,5%.

Policial militar salva vida de mulher em São Sebastião do Passé

Policial militar salva vida de mulher em São Sebastião do Passé
Foto: Divulgação/PM-BA

Um policial militar do 26º BPM salvou a vida de uma mulher que havia se engasgado, na noite de domingo (12), em São Sebastião do Passé. O agente atuava nos festejos alusivos à emancipação do município, quando a patrulha em que ele estava foi acionada em razão de uma mulher ter se engasgado. Em face da situação e do risco que ela representava à vida da mulher, o sargento Alan Rosário rapidamente iniciou as técnicas de desobstrução de vias aéreas conhecidas em seu conjunto como Manobra de Heimlich, conseguindo fazer com que a jovem voltasse a respirar sem dificuldade. “A ação rápida, a técnica e o compromisso com a vida constituem o verdadeiro espírito da atividade policial e, mais especificamente, da Polícia Militar da Bahia”, destacou o tenente-coronel Ricardo de Assis, comandante do 26º BPM.

Professor e estudantes de Bom Jesus da Lapa desenvolvem jogo que facilita ensino da química

Professor e estudantes de Bom Jesus da Lapa desenvolvem jogo que facilita ensino da química
Foto: Gustavo Tenório

Pesquisadores vinculados à Associação Brasileira de Química (ABQ) listam a memorização de fórmulas e a fragilidade com cálculos matemáticos como os principais obstáculos de estudantes brasileiros no aprendizado da disciplina. Com base nessas informações, o professor Marcos Aurélio e os alunos Patrike Rodrigues, Hébert Lemuel e Ziggy Aurélio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano), de Bom Jesus da Lapa, desenvolveram um jogo de cartas que facilita o ensino-aprendizagem de ligações químicas. O jogo busca desmistificar o ensino da química através de formas práticas que vão além da teoria. “Sempre procurei inovar em minhas aulas, pesquisando novas tecnologias de ensino, incluindo laboratórios virtuais, uso de materiais alternativos para aulas práticas e uso de plataformas digitais de aprendizagem. O jogo de cartas se tornou a metodologia perfeita, porque ele desmistifica a abstração”, afirma Marcos Aurélio. O professor considera essencial o papel dos três estudantes para o sucesso da iniciativa. “Eles não foram meros usuários, mas sim cocriadores e validadores do projeto. Eles testaram diferentes materiais, avaliaram a durabilidade e a usabilidade das peças impressas, além de terem sido os primeiros a testarem o sistema de pontuação e das regras. Ao jogarem, eles validaram a clareza com que os conceitos complexos, como a estrutura de Lewis e a hibridização, estavam sendo traduzidos visualmente nas cartas”. Segundo Marcos Aurélio, o jogo, que tem apoio do Ifbaiano e consultoria do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) da própria instituição, é diferente de outros modelos disponíveis no mercado. “Enquanto outros jogos de cartas ou modelos focam em áreas específicas – como Funções Inorgânicas, Reações ou uma Tabela Periódica estática, o nosso estimula o aluno a construir a molécula do zero, integrando simultaneamente Representação Eletrônica, Estrutura de Lewis, Geometria e Propriedades Físico-Químicas”. O grupo agora busca parceiros para facilitar a produção e o compartilhamento com outras unidades escolares. “A ideia é que o jogo seja integrado ao currículo em momentos específicos, como laboratórios lúdicos ou atividades de reforço. Os apoios que consideramos cruciais para o sucesso e distribuição em larga escala são Institutos de Fomento à Inovação, da Secretaria de Educação e, claro, apoiadores empresariais com visão social”, vislumbra o professor.

Polícia Civil não registra mortes violentas em 95 cidades da Bahia em 2025

Polícia Civil não registra mortes violentas em 95 cidades da Bahia em 2025
Foto: Alberto Maraux/ SSP

A Polícia Civil não registrou mortes violentas (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em 95 cidades da Bahia no ano de 2025. Os dados correspondem ao período entre os meses de janeiro e início de outubro. As ações preventivas e de inteligência promovidas pelas Forças Estaduais, Federais e Municipais estão intensificadas em todo o estado. No acumulado do ano, a Bahia apresenta uma redução de 8,9%, na comparação com o mesmo período de 2024. No período de janeiro a outubro não houve registro de morte violenta nas cidades de Abaíra, Varzedo, Érico Cardoso, Vereda, Aiquara, Wagner, Almadina, Angical, Apuarema, Antônio Gonçalves, Barro Alto, Barra do Mendes, Boninal, Belo Campo, Boquira, Caatiba, Botuporã, Caldeirão Grande, Caetanos, Capela do Alto Alegre, Canápolis, Cipó, Cardeal da Silva, Elísio Medrado, Carinhanha, Floresta Azul, Catolândia, Guajeru, Chorrochó, Igaporã, Cordeiros, Itagi, Cravolândia, Jaborandi, Dom Basílio, Jucuruçu, Gentio do Ouro, Jussiape, Ibipitanga, Mansidão, Ibititá, Morpará, Ipupiara, Nova Canaã, Irajuba, Palmeiras, Itaguaçu da Bahia, Pau Brasil, Jacaraci, Piritiba, Jandaíra, Santa Inês, Lafaiete Coutinho, Saúde, Lagoa Real, Terra Nova, Lajedinho, Wanderley, Lajedo do Tabocal, Arataca, Lamarão, Bom Jesus da Serra, Maetinga, Condeúba, Malhada de Pedras, Ibipeba, Matina, Ituaçu, Mirante, Teolândia, Muniz Ferreira, Itiruçu, Nova Redenção, Iuiú, Novo Horizonte, Mirangaba, Paramirim, Paratinga, Pedrão, Piraí do Norte, Piatã, Teofilândia, Pindaí, Valente, Planaltino, Boa Vista do Tupim, Ribeira do Amparo, Tanquinho, Rio do Antônio, Várzea Nova, Rio do Pires, Barro Preto, Tanhaçu e Coronel João Sá.

Fruticultura e cacau impulsionam produção agrícola baiana

Fruticultura e cacau impulsionam produção agrícola baiana
Foto: Sudoeste Total

A agricultura na Bahia apresentou crescimento de 8,4% na produção, alcançando recorde histórico de R$ 47,3 bilhões e ocupando a 7ª posição nacional em valor agrícola. Os dados da Produção Agrícola Municipal 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os principais responsáveis pelo desempenho - que seguiu na contramão do país - foram a fruticultura, com alta de 30,5% e montante de R$ 7,4 bi, e a produção de cacau, com alta de 176,7% e montante de R$ 6,5 bi. Na fruticultura, os destaques são as cidades de Juazeiro, que lidera a produção brasileira de manga, com R$ 1,037 bilhões, e Casa Nova, que apresentou crescimento de 120% e se tornou o 2º maior polo baiano do setor de frutas, com R$ 1,007 bi. O café canephora, na região da Chapada Diamantina, também teve aumento do valor agrícola de 54%, com total de R$2,286 bi; além da uva, no Norte do estado, com aumento de R$635 milhões. A Bahia também lidera a produção de maracujá no Brasil, com 35% do total produzido no país e valor agrícola de R$ 620 milhões, e guaraná, sendo responsável por 63,3% da safra nacional e valor de R$ 27 milhões. O município de Rio Real vem despontando ao liderar a produção de laranja na região Nordeste, com 241 mil toneladas e valor da produção de R$ 266 mil. Mesmo com queda de 4,5%, a soja se manteve como o produto agrícola com o maior valor gerado no estado (R$ 14,4 bilhões). Maior produtor de soja do país, São Desidério, na região do Oeste baiano, apresentou o 2º maior valor agrícola do Brasil (R$ 6,6 bi).

Sesab descarta novos casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia

Sesab descarta novos casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (9) que não há novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação no Estado. Segundo o órgão, o relato de um possível caso registrado em Jacobina foi descartado após avaliação clínica realizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA). De acordo com a Sesab, o paciente apresentou melhora no quadro clínico e não se enquadra na definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde. O órgão estadual reforçou que o monitoramento segue ativo, com triagem técnica permanente para avaliação de possíveis ocorrências e integração entre as áreas de vigilância, assistência e segurança pública. Na última semana, dois casos suspeitos já haviam sido descartados, um em Feira de Santana e outro em Salvador, após análises laboratoriais e investigações conjuntas conduzidas pelo Ciatox-BA, Cievs-BA e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Sesab também destacou que mantém ações preventivas e estoque estratégico de antídotos, como o etanol farmacêutico, garantindo resposta imediata em caso de novos alertas de intoxicação.

Bahia recebe reforço de antídotos em ação preventiva contra intoxicações por metanol

Bahia recebe reforço de antídotos em ação preventiva contra intoxicações por metanol
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) iniciou o recebimento de novos lotes de antídotos encaminhados pelo Ministério da Saúde, em medida preventiva diante do alerta nacional para possíveis casos de intoxicação por metanol. A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, explicou que o envio tem caráter preventivo e busca preparar a rede hospitalar para agir com rapidez e segurança. “Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, destacou. O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol — medicamentos usados no tratamento de intoxicações por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já disponibilizadas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é assegurar que o tratamento esteja acessível em todos os estados, mesmo antes da confirmação laboratorial dos casos suspeitos. A distribuição dos antídotos começou neste sábado (4), contemplando, além da Bahia, os estados de Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e o Distrito Federal.

Operação Combustível Legal fiscaliza 64 postos em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Operação Combustível Legal fiscaliza 64 postos em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães
Foto: Rodrigo Schindler/PMBA

Reunindo órgãos das esferas estadual e federal, a força-tarefa da operação Combustível Legal fiscalizou na última semana um total de 64 postos nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, localizados no oeste baiano. Durante a ação, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou um posto em função da ausência de autorização do órgão para funcionamento. O estabelecimento foi autuado, teve as bombas lacradas e os combustíveis apreendidos por não apresentarem a nota fiscal da compra. A ação da ANP também contou com uso de Espectrofotômetro de FTIR, que possibilita a quantificação do teor de biodiesel e contaminação de metanol nos combustíveis, além dos métodos tradicionais de análise locais dos combustíveis. Nessa análise, não foi detectada nenhuma irregularidade. Já o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), que também integra a força-tarefa, autuou 13 postos por irregularidades nas bombas de abastecimento, incluindo vazamentos, displays danificados, informações incorretas, violação de selagem e bombas sem cadastro. A operação Combustível Legal atua regularmente em toda a Bahia, com o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos. Realizada entre os dias 22 e 26 de setembro, a fiscalização no oeste baiano registrou autuações realizadas por outros órgãos estaduais. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) autuou 11 estabelecimentos por motivos como exposição de produtos vencidos para venda, ausência de preços em mercadorias, falhas em placas de razão entre os combustíveis e ausência de informações tributárias e do Código de Defesa do Consumidor. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), por sua vez, autuou 11 postos por estarem em débito com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Também participaram da ação o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que coletou amostras de combustíveis para análise local e laboratorial, e a Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz), responsável por dar suporte à força-tarefa por meio do policiamento ostensivo, garantindo a segurança dos fiscais envolvidos.

Projeto apoiado pela Embasa recupera nascentes no oeste baiano

Projeto apoiado pela Embasa recupera nascentes no oeste baiano
Foto: Divulgação

Em mais uma iniciativa de incentivo à sustentabilidade e à preservação ambiental, a Embasa uniu esforços ao projeto Nascentes do Oeste para recuperar 20 nascentes na cabeceira do córrego do Borrachudo, no município de Cotegipe.   Para reduzir o assoreamento do córrego, a Embasa implantou nove caixas de infiltração em locais identificados como fontes de sedimentos. Essas estruturas, chamadas de barraginhas, foram projetadas para controlar a intensidade e o volume das enxurradas, prevenindo a erosão do solo e a formação de voçorocas, que são grandes buracos no solo causados pela erosão. De acordo com o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, as barraginhas são essenciais para a captação da água da chuva, permitindo sua infiltração no solo e contribuindo para a revitalização do lençol freático. “Essa ação resultará em um aumento no fluxo de água das nascentes, além de promover a conservação do solo e da água, proporcionando uma série de benefícios socioambientais”, afirmou. Além das caixas de retenção, a Embasa colaborou com o cercamento de três quilômetros de área de proteção permanente para proteger a vegetação e restringir a presença de gado na área, para pastoreio. A ação integrou as atividades da Semana do Cerrado, que aconteceu entre 8 e 11 de setembro, e foi realizada em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e os moradores da comunidade.

Criança é socorrida após ficar com o dedo preso em vasilha metálica em Bom Jesus da Lapa

Criança é socorrida após ficar com o dedo preso em vasilha metálica em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Uma criança foi socorrida por bombeiros do 20º BBM após ficar com o dedo preso em uma vasilha metálica. O atendimento ocorreu nesta terça-feira (30) em uma instituição do bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa após acionamento do Cicom. Ao chegar ao local, a equipe avaliou a situação e utilizou o método mais adequado para liberar o dedo da vítima. Equipamentos normalmente usados na retirada de anéis, ocorrência comum nos chamados, foram empregados na ação. O dedo estava preso em um orifício no fundo da vasilha e foi liberado instantes após a chegada dos bombeiros. A criança não precisou ser encaminhada para atendimento médico e permaneceu sob os cuidados dos responsáveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.