Bahia

Encontramos 421 Notícias

Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos e prevê 100 novas perfurações até 2029

Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos e prevê 100 novas perfurações até 2029
Foto: Divulgação/Petrobras

A Petrobras retomou a perfuração de poços terrestres na Bahia após seis anos. Na última sexta-feira (9), teve início a perfuração do poço 7-TQ-240D-BA, no campo de Taquipe, localizado no município de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador. A ação representa uma nova fase nas operações da estatal no estado, com foco no aumento da produção onshore. A atividade está sendo realizada com a sonda EBS-08, operada pela empresa EBS Perfurações. Ela é a primeira das três sondas de perfuração contratadas para essa etapa. Além disso, a Petrobras ampliou de 13 para 23 o número de sondas de produção terrestres (SPT), conforme metas estabelecidas no Plano Estratégico 2025-2029. Nos próximos cinco anos, a companhia prevê a perfuração de mais de 100 poços na Bahia. Os novos investimentos estão distribuídos por diversos municípios, incluindo Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. A produção atual da estatal na unidade da Bahia é de aproximadamente 17 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), em 20 concessões e cerca de 2 mil poços terrestres, além da plataforma de gás Manati, na Bacia de Camamu, em Valença. A força de trabalho no estado é composta por cerca de 4,3 mil profissionais. Em 2024, a Petrobras já retornou à sociedade cerca de R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais, reforçando a importância econômica da operação para o estado.

Caminhão boiadeiro tomba após colisão na BR-349, em Bom Jesus da Lapa

Caminhão boiadeiro tomba após colisão na BR-349, em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um grave acidente ocorrido na tarde da última quinta-feira (8), na BR-349, mobilizou equipes de resgate em Bom Jesus da Lapa. Um caminhão boiadeiro tombou após colidir com uma caminhonete, deixando dezenas de bovinos presos e amontoados dentro da carroceria. O acidente aconteceu no trecho da rodovia que corta o município e exigiu uma força-tarefa para minimizar os danos. Apesar da gravidade da ocorrência, os motoristas dos veículos sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já os animais ficaram em situação crítica, presos sob estruturas metálicas e em risco de morte. Três equipes do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (20º BBM) foram acionadas e atuaram intensamente para resgatar os bovinos. Diante da complexidade do cenário, os bombeiros precisaram cortar partes da carroceria do caminhão para criar pontos de acesso e permitir a retirada segura dos mais de 60 animais. A operação contou ainda com o apoio da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de um guindaste e de voluntários da região, que auxiliaram no controle e transporte dos animais sobreviventes. O trânsito na rodovia ficou parcialmente interrompido durante o resgate.

TCE vai apurar se há descontos indevidos no pagamento de aposentados e pensionistas da Bahia

TCE vai apurar se há descontos indevidos no pagamento de aposentados e pensionistas da Bahia
Foto: Divulgação/TCE-BA

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, informou, na sessão plenária desta quinta-feira (8.05), que requereu à Secretaria de Controle Externo da Corte de Contas que apure, em auditoria, se existem eventuais descontos indevidos nos pagamentos aos aposentados e pensionistas da Previdência Estadual. A medida foi adotada após virem à tona investigações que revelaram fraudes e desvios de recursos em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Quero deixar claro que, no momento, não há indícios de irregularidades nos pagamentos aos servidores públicos aposentados, mas é importante que esta Corte promova a devida fiscalização quanto a esse aspecto. Com essa medida, estamos reforçando a atuação do controle externo diante das recentes notícias, de ampla repercussão, as quais revelaram ao país o desvio, mediante descontos não autorizados, de recursos dos segurados do INSS”, destacou o presidente. O TCE/BA irá realizar uma auditoria de levantamento na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, com foco na análise dos descontos aplicados, buscando identificar eventuais inconsistências ou cobranças indevidas. A iniciativa reforça o compromisso da Corte baiana com a transparência e o zelo pelos recursos públicos, especialmente diante da relevância social da previdência pública. Ainda não há data para o início dos trabalhos dos auditores, mas a expectativa é que isto aconteça nos próximos dias. O presidente reiterou que, apesar de não existir nenhuma indicação, a princípio, de que os fatos noticiados recentemente também estejam afetando a folha do Estado da Bahia, o TCE precisa estar atento para que o erário estadual e os servidores tenham a confiança nos controles existentes sobre as filhas de pagamento. “Foi justamente para que todos estejam seguros e confiantes sobre os controles existentes que fiz o requerimento à unidade técnica para que atuasse preventivamente com essa auditoria” explicou.

Mais da metade das mulheres que se tornaram mães na Bahia em 2024 teve seus filhos por cesárea

Mais da metade das mulheres que se tornaram mães na Bahia em 2024 teve seus filhos por cesárea
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Na Bahia, para o ano de 2023, as mulheres em idade fértil somavam 4,6 milhões de pessoas e representavam, aproximadamente, em torno de 1/3 da população total. Considerando apenas a população do sexo feminino, aquelas que tinham entre 10 e 49 anos respondiam por 59,5%. Neste grupo social, 160,9 mil tornaram-se mães na Bahia em 2024 — isso não significa que essa foi a primeira maternidade da mulher, mas que naquele ano houve o nascimento de, ao menos, um filho vivo. Mais da metade dessas mulheres tiveram parto cesáreo, ou seja, 52,6% delas. Entre os filhos nascidos vivos, a maioria era do sexo masculino, o que equivalia uma razão dos sexos de 104,5. Isso significa dizer que de cada 100 meninas nascidas vivas na Bahia em 2024, nasceram 104 meninos. O perfil das mães indica que a grande maioria era jovem, entre 20 e 29 anos (48,9%). Já aquelas que tinham entre 30 e 39 anos, representavam 34,0%. Uma parte das mulheres que se tornaram mães no ano passado ainda estava na fase da adolescência, entre 10 e 19 anos: 12,8%. Isso indica que, 18,5 a cada 1.000 adolescentes tornaram-se mães em 2024. Apenas para o grupo menor de 14 anos, foram 1,0 mil adolescentes mães nesse mesmo ano. O período de gestação impõe riscos tanto para a mulher quanto para o filho que está sendo gerado. Esse período compreende desde a gestação, o parto e puerpério. Em 2024, a Bahia registrou 97 óbitos maternos. A grande maioria desses óbitos ocorreu no período do puerpério (60%). E em torno de 1/3 desses óbitos ocorreu entre a gravidez, o parto ou no aborto. Por fim, entre as principais causas dos óbitos maternos estão: Outras doenças da gestante (doenças que não estão diretamente ligadas à gravidez, mas podem se complicar na gestação) (25,8% do total de óbitos); Hemorragia pós-parto (9,3%); Eclampsia (8,2%); e Hipertensão gestacional (7,2%).

Inema devolve à natureza raposa resgatada em hotel na cidade de Barreiras

Inema devolve à natureza raposa resgatada em hotel na cidade de Barreiras
Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (8), uma raposa foi devolvida à natureza pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após ter sido resgatada em Barreiras, no Oeste da Bahia. O animal havia sido encontrado na quarta-feira (7) dentro de um hotel localizado na Avenida Bahia, no bairro Vila Regina. O resgate inicial foi realizado por equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar, que encaminharam a raposa à unidade regional do Inema. Tratava-se de um exemplar jovem, porém já adulto, com comportamento arisco, típico de animais silvestres. Após a captura segura, o Inema avaliou o estado de saúde do animal e constatou que não havia ferimentos, nem sinais de doenças. O técnico do Inema em Barreiras, Danilo Cezar, explicou a decisão. “Verificamos que o animal estava em ótimas condições de saúde, sem sinais de ferimentos ou doenças. Como se trata de um animal arisco, que claramente demonstra comportamento selvagem, a soltura rápida é fundamental para evitar estresse e reduzir o risco de lesões,” afirmou. Com isso, foi possível realizar a soltura imediata em uma área de mata afastada do centro urbano, onde a espécie ocorre naturalmente, reduzindo o risco de retorno à cidade e de possíveis acidentes.

Polícia Federal deflagra operação em combate a fraudes em processos licitatórios na Prefeitura de Camaçari

Polícia Federal deflagra operação em combate a fraudes em processos licitatórios na Prefeitura de Camaçari
Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (7/5), a Operação Virulência, que apura a ocorrência de fraudes e desvio de recursos públicos relacionados à dispensa de licitação, realizada pela Prefeitura Municipal de Camaçari/BA, para a reforma de unidade de saúde com implantação de Hospital de Campanha, assim como a contratação de profissionais de saúde e fornecimento de insumos médicos para o enfrentamento da COVID-19, no ano de 2020. As evidências indicam que, na instrução do processo de dispensa de licitação, foram utilizadas propostas fraudulentas em nome de duas entidades, sendo favorecida uma terceira, contratada para a execução tanto dos serviços de reforma, quanto pela execução dos serviços médico-hospitalares. No entanto, tanto as reformas quanto a prestação de serviços foram realizadas por meio de empresas terceirizadas. A execução dos serviços gerou desembolsos em favor da entidade vencedora, no montante que supera R$ 5,6 milhões, sendo que foi apurado superfaturamento na ordem de R$ 1,4 milhão, em 2020, equivalente a 26% do total contratado e pago. A ação de hoje conta com a participação de 29 policiais federais e foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens (aproximadamente R$ 2,1 milhões), nas cidades de Camaçari (1) e Salvador (6). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Salvador/BA. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e organização criminosa.

Bombeiros permanecem dando orientação e suporte a moradores após chuvas intensas em Santo Amaro

Bombeiros permanecem dando orientação e suporte a moradores após chuvas intensas em Santo Amaro
Foto: Divulgação/CBM-BA

Dez bombeiros militares e duas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanecem em Santo Amaro, dando apoio à Defesa Civil Municipal. Os militares chegaram ao município no último sábado (3) e permanecem atuando para minimizar os estragos feitos pela chuva que incide na região, principalmente no suporte e orientação aos moradores de áreas de risco.  Durante o final de semana, sob supervisão do comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloísio Fernandes, os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, rua H e Candolândia. A população foi orientada sobre a importância de acompanhar o nível das águas de rios, córregos e lagos e o momento seguro de deixar a residências. Os militares ainda conversaram com os moradores sobre os locais mais seguros para se abrigarem em caso de necessidade, e sobre a importância de deixarem as residências e se abrigarem em local seguro, no caso de emergência. O objetivo principal da instituição é preservar a vida dos moradores e de animais domésticos. “Eu estive pessoalmente em Santo Amaro durante o final de semana. Realizamos visitas nas áreas mais afetadas pela chuva e fizemos reuniões estratégicas junto com outros órgãos com o objetivo de atuar de forma mais emergente diante da situação. Também orientamos os moradores e demos toda a assistência necessária”, destacou o comandante-geral do CBMBA coronel BM Aloisio Fernandes. 

Acordo do MPBA garante acesso de estudantes de zona rural a escola em Correntina

Acordo do MPBA garante acesso de estudantes de zona rural a escola em Correntina
Foto: Reprodução

Um acordo firmado pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o Município de Correntina, no último dia 29, deverá garantir a frequência dos estudantes da Comunidade de Praia nas aulas. Os estudantes teriam o acesso à Escola Municipal Divino Espírito Santo, que frequentam, inviabilizado por conta de uma reforma na ponte que liga a comunidade à escola. No acordo, de autoria da promotora de Justiça Suelim Iasmine Braga, o Município se comprometeu a implementar medidas que viabilizem o acesso e a participação dos estudantes nas aulas. Com a assinatura do acordo, os estudantes poderão utilizar acessos alternativos para chegar à escola durante o período de interdição da ponte principal, que passará por obras de concretagem e secagem durante quatro meses. Nele, o Município se comprometeu a promover a ampliação e regularização dos dois acessos alternativos até a passarela que dá acesso à escola e a implantar sinalização provisória adequada no local. Além disso, instalar tela de proteção ao longo da passarela e colocar cercas no local para que os transeuntes não tenham acesso aos animais das propriedades privadas onde se localizam os acessos. Os proprietários dos imóveis rurais também assinaram o acordo, concordando com a utilização temporária das áreas de servidão de passagem. O Município se obrigou ainda a, ao término das obras e da necessidade da servidão de passagem, restituir os imóveis rurais às condições anteriores. Também deverá promover as medidas necessárias para garantir o transporte escolar, sem interrupção do calendário escolar 2025. No acordo, a promotora de Justiça lembra que a educação é um direito fundamental e instrumento indispensável para o desenvolvimento humano e que “o atendimento pleno da carga horária escolar é determinante para proporcionar aos estudantes uma formação integral, que contemple não apenas conteúdos programáticos, mas também valores, habilidades e competências”.

MPT abre inquérito para apurar morte de garimpeiro em Cansanção

MPT abre inquérito para apurar morte de garimpeiro em Cansanção
Foto: TV São Francisco

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia instaurou inquérito para investigar a morte por acidente de trabalho de Raimundo Santos de Matos, 44 anos. O fato aconteceu enquanto Raimundo trabalhava em um garimpo irregular, na zona rural de Cansanção, no norte do estado. O homem morreu após cair de uma altura superior a seis metros, em decorrência do rompimento do cabo de aço que o sustentava. O garimpeiro ainda foi transferido para o Hospital Municipal Senhora de Santana, mas não resistiu. A investigação do MPT será realizada pela unidade do órgão em Juazeiro, norte do estado, e contará com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Cansanção. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança. Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade e produz relatório.

Itapebi: Ponte sobre o Rio Jequitinhonha é totalmente interditada para obras a partir desta segunda (5)

Itapebi: Ponte sobre o Rio Jequitinhonha é totalmente interditada para obras a partir desta segunda (5)
Foto: Divulgação/PRF

A partir da 0h desta segunda-feira (5), a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101, em Itapebi, foi totalmente interditada para o tráfego de veículos. A medida foi anunciada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que informou que a interdição se deve à realização de inspeções e ensaios técnicos na estrutura. De acordo com o DNIT, a previsão é que os trabalhos durem cerca de 15 dias. Nesse período, equipes técnicas estarão empenhadas na avaliação da Obra de Arte Especial (OAE), com o objetivo de garantir a segurança da ponte e dos usuários da rodovia. A PRF permanece com equipes no local para orientar motoristas, garantir a fluidez do tráfego e reforçar a segurança da região. Os motoristas devem seguir os desvios já utilizados desde as restrições iniciadas em janeiro deste ano. A principal novidade é que a estrada da Veracel, anteriormente liberada apenas para veículos leves, agora também pode ser utilizada por caminhões e veículos de carga.

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas

Governo do Estado se mobiliza para prestar apoio a municípios baianos afetados pelas chuvas
Foto: Divulgação

Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior baiano, nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas. Órgãos e secretarias estaduais também seguem em alerta e prestando apoio à população destes municípios. A mobilização foi destacada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais, na manhã deste sábado (3). “Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, ressaltou Jerônimo. De acordo com a Sudec, até às 16h deste sábado, foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Camacan (situação de emergência vigente desde 12/04), Canápolis, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Jaguaribe, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Madre de Deus. Na sexta-feira (2), o órgão enviou kits de ajuda humanitária (colchões, cobertores e higiene pessoal) ao município de Camacan. Já para Simões Filho e Camamu, foram enviadas lonas para cobertura de encostas. A equipe técnica da Sudec também segue em contato permanente com as prefeituras e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme as solicitações registradas oficialmente. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua junto às prefeituras com apoio técnico, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e cofinanciamento de ações emergenciais, como aluguel provisório, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), um rompimento de aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, foi registrado por conta das chuvas deste final de semana. A empresa responsável pela obra no trecho já foi acionada para realizar os reparos no local. O tráfego de veículos está normal.

Polícia da Bahia recupera duas carretas com 52 toneladas de leite e creme de leite roubadas em Tucano

Polícia da Bahia recupera duas carretas com 52 toneladas de leite e creme de leite roubadas em Tucano
Foto: Divulgação/PC

Duas carretas com cargas roubadas foram localizadas por equipes da Delegacia Territorial de Jeremoabo e da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Paulo Afonso, na quinta-feira (1º), em um posto de combustíveis da cidade de Jeremoabo, na Bahia. As carretas transportavam cerca de 52 toneladas de leite e creme de leite, subtraídas na quarta-feira (30), no município de Tucano. O crime ocorreu em um posto de combustíveis no Centro da cidade, onde os veículos estavam estacionados para pernoitar. Cinco homens armados teriam participado da ação criminosa, rendendo os motoristas e levando os veículos com toda a carga. A carga recuperada será devolvida à empresa responsável. A Polícia Civil segue com diligências para identificar e localizar os autores do roubo.

Operação Combustível Legal cancela inscrição de postos que estavam fechados durante fiscalização em Ipirá

Operação Combustível Legal cancela inscrição de postos que estavam fechados durante fiscalização em Ipirá
Foto: Divulgação/Sefaz-BA

Dois postos localizados no município de Ipirá tiveram a inscrição estadual cancelada por não estarem funcionando em horário comercial, quando seriam alvos de uma ação de fiscalização da operação Combustível Legal. Com o cancelamento da inscrição pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), os postos ficam impedidos de funcionar, já que não podem emitir nota fiscal. A ação fiscalizou um total de 60 postos em Ipirá, Santo Estevão, Itatim, Serra Preta e Anguera, entre os últimos dias 22 e 25. Durante a ação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) lacrou nove bicos de combustíveis que estavam irregulares e interditou uma bomba por funcionar com o display queimado. Já a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) lavrou 12 autos de infração, dos quais sete por produtos vencidos expostos para venda e cinco por ausência da placa de razão entre os preços da gasolina comum e do etanol. Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) colheu amostras de combustíveis para análise em laboratório. Já a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) fez a cobrança de 32 postos que estavam em débito com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).

PM-BA atualiza procedimentos para atuação da imprensa em operações policiais

PM-BA atualiza procedimentos para atuação da imprensa em operações policiais
Foto: PM Santos Rocha

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) publicou no último dia 17 de abril a Portaria nº 037-CG/2025, que atualiza os procedimentos para o acompanhamento de profissionais da imprensa durante operações policiais militares. De acordo com a nova norma, caberá ao policial de maior grau hierárquico delimitar as áreas seguras para a atuação da imprensa, assegurando a cobertura jornalística sem comprometer a integridade física dos profissionais e dos demais envolvidos. A portaria proíbe o acompanhamento da imprensa em situações de confronto direto com a criminalidade, como incursões, abordagens e ações em edificações ou veículos. A medida visa garantir a liberdade de imprensa, proteger os jornalistas, assegurar respaldo jurídico aos policiais e aumentar a eficácia das operações. A fiscalização do cumprimento caberá ao Departamento de Comunicação e ao Comando de Operações da PMBA.

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP chega à marca de 800 capturados em 2025 na Bahia

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP chega à marca de 800 capturados em 2025 na Bahia
Foto: Vitor Barreto/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou a marca de 800 capturados nos quatro primeiros meses de 2025. O foragido era procurado pelo crime de roubo e foi identificado por uma das câmeras inteligentes instaladas no município de Jequié. Após alerta da ferramenta, equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionadas e localizaram o fugitivo, que foi encaminhado à 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde a ordem judicial foi cumprida. Desde a implantação, em 2019, a plataforma tecnológica auxiliou na prisão de 3.186 foragidos da Justiça e 900 veículos foram recuperados no estado com o Sistema de Reconhecimento de Placas.

Cientista baiano cria reator fotoeletroquímico para produzir Hidrogênio Verde de baixo custo

Cientista baiano cria reator fotoeletroquímico para produzir Hidrogênio Verde de baixo custo
Foto: Arquivo Pessoal

O hidrogênio verde (H2V) é uma fonte de energia limpa que vem ganhando destaque no mercado energético. No Brasil, segundo o World Economic Forum, a previsão é de que, até 2030, o país produza entre 0,6 e 1,1 milhão de toneladas por ano, sendo 60% destinadas ao consumo interno. Esse panorama tem estimulado o avanço de pesquisas na área, como a conduzida pelo doutor Francislei Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, que criou um reator fotoeletroquímico em U capaz de produzir H2V de forma mais sustentável, com menor custo e sem uso de membranas, barreira que separa os gases durante a reação e pode gerar resíduos. Segundo o pesquisador, descobertas feitas por ele há dez anos auxiliaram no desenvolvimento do reator. Ele conta que, em 2015, utilizou uma placa fotovoltaica sobre um eletrolisador com urina de origem humana, enquanto estudava a reutilização de resíduos em estações de tratamento de efluentes. “Para minha surpresa, essa placa quebrou a molécula e liberou o hidrogênio. Isso girou o mundo. Em 2023, revolucionamos novamente, lançando esse reator que elimina o uso da membrana. Até então, se utilizava hidróxido de potássio. Esse hidróxido de potássio é inviável para produção em larga escala porque você gera um contaminante”. A tecnologia utiliza luz solar como fonte principal de energia para promover reações químicas que separam a água em hidrogênio e oxigênio. “O reator é uma solução superior em termos de eficiência, sustentabilidade e segurança. Ele opera com menor custo, utiliza fontes de energia renováveis, dispensa produtos químicos agressivos e elimina a necessidade de membranas. Além disso, utiliza grafeno de origem vegetal, o que contribui para melhorar o desempenho do sistema. É a primeira tecnologia de H2V que faz uso de grafeno vegetal. O H2V é uma fonte sustentável cuja queima gera apenas calor e vapor d’água, podendo ser uma alternativa renovável ao combustível de aviação tradicional e para veículos elétricos”, explica. O protótipo da tecnologia mostrou resultados promissores com relação à produção do hidrogênio e oxigênio verde. Francislei Santos também projeta o futuro da inovação. “Testes iniciais demonstraram a eficiência do reator na produção dos gases. Operando sob luz solar em Condição Normal de Temperatura e Pressão (CNTP), foram observadas reações fotoeletroquímicas bem-sucedidas, confirmadas por análises espectroscópicas Raman, que validaram as propriedades do catalisador vegetal. A próxima etapa consiste em analisar a pureza dos gases gerados via cromatografia gasosa”. O projeto, que já foi patenteado, conta com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio do Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI), e também integra o Catalisa ICT, iniciativa do Sebrae Nacional que estimula a transformação de conhecimento científico em soluções de alto impacto para a sociedade.

Ministério das Comunicações leva inclusão digital a território quilombola em Simões Filho

Ministério das Comunicações leva inclusão digital a território quilombola em Simões Filho
Foto: Layo Stambassi/MCom

Para fortalecer a inclusão digital em um dos mais emblemáticos territórios quilombolas do Brasil, o Ministério das Comunicações doou neste domingo (27), oito computadores e uma antena Gesac à comunidade Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. A ação integra o programa Computadores para a Inclusão e reforça o compromisso do Governo Federal com a ampliação do acesso digital em áreas tradicionais. As entregas ocorreram durante o Tributo à Mãe Bernadete, evento que celebrou o legado da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, símbolo da luta pelos direitos dos povos negros e quilombolas no Brasil. A data foi marcada por manifestações culturais, feira de agricultura familiar, oficinas de artesanato e celebrações religiosas de matriz africana. “Estamos aqui para honrar esse legado com ações concretas. A entrega dos computadores e da antena representa mais do que conectividade: é liberdade, empoderamento e fortalecimento da autonomia quilombola”, afirmou o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, que representou o ministério na cerimônia, ao lado da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Ludymilla Chagas. Ludymilla destacou a responsabilidade do Ministério das Comunicações em levar inclusão digital a quem mais precisa, especialmente em uma data tão simbólica: “Trazer a inclusão digital para um território tradicional como esse é selar o compromisso de fazer da conectividade um instrumento de avanço e não mais um problema. Porque só assim conseguiremos transformar digitalmente nosso país”, disse Ludymilla.

"Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

"Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia
Foto: Divulgação

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira, dia 25, contra um grupo miliciano armado que atua há mais de dez anos no oeste da Bahia, onde vivem dezenas de famílias de comunidades tradicionais. A "Operação Terra Justa" teve como alvos os integrantes da milícia envolvida em atos de intimidação e violência em conflitos fundiários na região. Ela foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), de forma integrada com a Polícia Civil e com apoio da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e do Comando de Policiamento de Missões Especiais, por meio da Cipe Cerrado. A operação cumpriu dois mandados de prisão contra o grupo criminoso, que foi denunciado à Justiça pelo MPBA por crime de milícia privada. Também deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, armas e munição. Os mandados foram deferidos pela Vara Criminal de Correntina, que acatou pedidos do MPBA baseados em investigações que identificaram a atuação do grupo em áreas rurais no município de Correntina. Conforme as apurações, o grupo agia por meio de empresa de fachada com registro de segurança privada – sem autorização legal da Polícia Federal – para prestar serviços a grandes fazendeiros da região, praticando ameaças, lesões corporais e grilagem de terras contra comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, expulsando famílias posseiras e povos tradicionais de suas terras.

Acidente entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães

Acidente entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (24) resultou em uma vítima fatal na BR-242, no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. A colisão envolveu um carro de passeio e uma carreta, provocando um incêndio veicular e deixando o corpo de uma pessoa preso às ferragens. Equipes da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar (2ª CIA BM), vinculadas ao 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) de Barreiras, foram acionadas e atuaram no combate às chamas. Após debelar o fogo, os bombeiros iniciaram os procedimentos de resgate, realizando o corte das ferragens para permitir a retirada da vítima, que já estava sem vida. A remoção foi feita após a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O motorista da carreta sofreu apenas escoriações leves e não precisou de atendimento hospitalar. Após a conclusão da perícia no local, os bombeiros também realizaram a limpeza da pista, a fim de garantir a segurança e evitar novos acidentes. A operação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito (Sutrans) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhos foram concluídos por volta das 13h, com a via totalmente liberada para o tráfego. As causas do acidente ainda serão investigadas.






Estado inicia cadastro para distribuição de 250 mil sacas de milho para alimentação animal nos municípios afetados pela seca

Estado inicia cadastro para distribuição de 250 mil sacas de milho para alimentação animal nos municípios afetados pela seca
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Municípios com decreto de emergência por estiagem na Bahia poderão se cadastrar, a partir desta quinta-feira (24), no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do governo estadual para receber milho para alimentação animal. O anúncio foi feito durante reunião do governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (23), com prefeitos das 89 cidades com decretos de emergência para dialogar sobre ações imediatas para mitigação da seca na Bahia. “Estaremos de mãos dadas com os prefeitos, com ações de água, alimentação animal, entrega de equipamentos, de cestas básicas, para garantir a assistência aos municípios durante todo o período de estiagem”, garantiu Jerônimo Rodrigues. A iniciativa, coordenada pela da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destinará R$ 32 milhões para distribuição de 250 mil sacas de milho para 25 mil famílias que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras. Para atendimento aos municípios, será aberta inscrição no site  para que as prefeituras municipais homologadas realizem um cadastro, com o número do decreto, e recebam o benefício. As sacas de milho serão entregues às famílias inscritas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Serão 12 pontos de distribuição espalhados pela Bahia, que vão atender os territórios de Irecê, Velho Chico, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Itaparica, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo, Sisal, Bacia do Jacuípe, Semi-Árido Nordeste II, Litoral Norte, Agreste Baiano e Portal do Sertão.  O cronograma prevê entregas do dia 28 de abril a 30 de maio. Durante a reunião, o chefe do executivo baiano também sinalizou que outras ações estão sendo planejadas, em parceria com municípios e com o Governo Federal, para atender demandas específicas de cada cidade baiana. Uma delas, comum aos municípios, é o abastecimento de água.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.