A Petrobras retomou a perfuração de poços terrestres na Bahia após seis anos. Na última sexta-feira (9), teve início a perfuração do poço 7-TQ-240D-BA, no campo de Taquipe, localizado no município de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador. A ação representa uma nova fase nas operações da estatal no estado, com foco no aumento da produção onshore. A atividade está sendo realizada com a sonda EBS-08, operada pela empresa EBS Perfurações. Ela é a primeira das três sondas de perfuração contratadas para essa etapa. Além disso, a Petrobras ampliou de 13 para 23 o número de sondas de produção terrestres (SPT), conforme metas estabelecidas no Plano Estratégico 2025-2029. Nos próximos cinco anos, a companhia prevê a perfuração de mais de 100 poços na Bahia. Os novos investimentos estão distribuídos por diversos municípios, incluindo Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. A produção atual da estatal na unidade da Bahia é de aproximadamente 17 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), em 20 concessões e cerca de 2 mil poços terrestres, além da plataforma de gás Manati, na Bacia de Camamu, em Valença. A força de trabalho no estado é composta por cerca de 4,3 mil profissionais. Em 2024, a Petrobras já retornou à sociedade cerca de R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais, reforçando a importância econômica da operação para o estado.
