No próximo sábado, dia 14, moradores de quatro cidades da Bahia terão uma experiência inédita com o novo sistema Defesa Civil Alerta. Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália estão entre os 36 municípios do Nordeste selecionados para receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente nos celulares. A ação faz parte da estratégia do Governo Federal para ampliar os canais de comunicação com a população em situações de risco. A mensagem será enviada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, como parte da expansão do sistema desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A intenção é familiarizar os cidadãos com a nova ferramenta, que permite o envio de alertas emergenciais diretamente nas telas dos celulares — com som de notificação ativado mesmo em modo silencioso. Com foco na prevenção de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e outras ocorrências climáticas extremas, o sistema seguirá protocolos técnicos elaborados pelas Defesas Civis estaduais e municipais. Após a fase de testes e capacitação conduzida pelo Governo Federal, a operação do sistema será descentralizada, ficando sob responsabilidade das estruturas locais de Defesa Civil, que determinarão o conteúdo e o momento do envio de cada alerta. A expectativa é de que, com o novo recurso, a resposta a eventos críticos seja mais rápida e eficaz, reduzindo riscos à população e fortalecendo a cultura de prevenção em todo o país.



