Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 21:00
A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (25), a segunda fase da Operação Custódia Fiel, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Vitória da Conquista e Planalto. A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste) e da Delegacia Territorial de Planalto. A operação tem como alvo o presidente de uma cooperativa investigado por crimes de ameaça e violência psicológica. A nova etapa é resultado de um inquérito instaurado após requisição do Ministério Público, que inicialmente apurava denúncias de assédio moral e abuso de autoridade contra funcionárias da cooperativa. Durante o avanço das investigações, surgiram indícios de que o investigado também teria feito ameaças contra o diretor executivo da instituição, afirmando possuir arma de fogo. Os mandados foram cumpridos em um condomínio residencial localizado no bairro Recreio, em Vitória da Conquista, onde nenhum material ilícito foi encontrado, e em uma propriedade rural no município de Planalto. Neste último endereço, os policiais apreenderam uma espingarda, um cartucho deflagrado calibre .38, da marca CBC, e uma munição intacta calibre .357 da marca Magtech. De acordo com a Polícia Civil, um novo inquérito foi instaurado para apurar o crime de posse irregular de arma de fogo. As investigações continuam.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 20:00
Um motorista foi conduzido à delegacia na noite de segunda-feira (23), após ser flagrado dirigindo de forma perigosa no Centro de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a 46ª CIPM, a ocorrência foi registrada por volta das 22h25, durante rondas de rotina, quando os policiais visualizaram um caminhão trafegando na contramão, colocando em risco a segurança de outros motoristas e pedestres. Após acompanhamento, o veículo foi interceptado. Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor apresentava sinais de embriaguez e não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No interior do caminhão Mercedes-Benz, também foram encontrados comprimidos de substância análoga a droga sintética. O motorista, o veículo e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 19:00
Uma operação integrada das polícias Militar e Civil resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de drogas e outros materiais ilícitos na manhã desta quarta-feira (25), em Brumado. A Operação Força Contínua teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A ação é resultado de investigações realizadas pelas forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e outros crimes na cidade e na região. Durante o cumprimento dos mandados, dois suspeitos foram presos em flagrante após a localização de materiais ilícitos nos imóveis alvos da operação. Entre os itens apreendidos estão munições de calibre .22, aproximadamente 250 gramas de cocaína prensada, porções de cocaína e maconha prontas para comercialização, dinheiro em espécie, uma balança de precisão e um rádio comunicador utilizado para facilitar a comunicação entre envolvidos na atividade criminosa. Os suspeitos foram encaminhados à unidade policial, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 18:00
Uma motocicleta com restrição de roubo ou furto foi recuperada pela Polícia Militar na tarde de terça-feira (24), durante rondas e fiscalização de trânsito na Avenida Tanque Novo, em Botuporã. De acordo com a 4ª CIPM, a guarnição abordou uma motocicleta modelo Honda CG 160 Titan e constatou sinais de adulteração nos elementos de identificação, incluindo chassi e motor. Diante da suspeita, o veículo foi encaminhado para verificação mais detalhada na delegacia do município. Após a análise, foi confirmada a existência de restrição de roubo ou furto vinculada à motocicleta. O condutor e o veículo foram apresentados à autoridade policial para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 17:00
Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na noite de terça-feira (24), suspeito de ameaça e violência doméstica contra a companheira no bairro Palmeiras, em Candiba. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 21h20, após a guarnição ser acionada para atender uma denúncia de violência doméstica. No local, a vítima, uma mulher de 24 anos, relatou que o companheiro passou a proferir xingamentos, tentou agredi-la fisicamente e a ameaçou de morte utilizando uma faca. Ainda de acordo com o relato, o suspeito também arremessou objetos da residência ao chão na tentativa de expulsar a vítima do imóvel. A mulher informou que estava com um bebê de seis meses no colo no momento das ameaças. Conforme a PM, o homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica e possível uso de entorpecentes. Diante da situação de flagrante, o suspeito e a vítima foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde o homem foi autuado com base na Lei Maria da Penha. Ele permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 16:00
Um homem de 40 anos foi preso ao se apresentar espontaneamente à Polícia Militar na tarde de terça-feira (24), no município de Palmas de Monte Alto, após informar que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. De acordo com o 17º BPM, o homem compareceu por volta das 12h à sede do 1º Pelotão e relatou que era procurado pela Justiça por um homicídio ocorrido no ano de 2011, na zona rural do município. Após consulta aos sistemas policiais, foi confirmada a existência do mandado de prisão. Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao suspeito. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 15:00
Três pessoas foram presas por tráfico de drogas na manhã de terça-feira (24), durante uma ação da Polícia Militar na região central de Guanambi. De acordo com o 17º BPM, a prisão ocorreu por volta das 8h30, durante rondas realizadas na Rua Tomaz Gonzaga, quando uma guarnição avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos demonstraram nervosismo, mudaram bruscamente de direção e arremessaram uma sacola para o interior de um bar. Durante a abordagem, os policiais localizaram dentro da sacola uma porção de substância análoga ao crack. Em continuidade às diligências, outras porções da mesma droga foram encontradas em locais indicados pelos envolvidos. Além dos entorpecentes, a polícia apreendeu uma balança de precisão, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico de drogas e dinheiro em espécie. Ao todo, foram apreendidas 284 pedras de crack. Duas mulheres, de 22 e 25 anos, e um homem de 65 anos foram presos em flagrante. Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 14:00
Um homem suspeito de praticar arrombamentos foi conduzido pela Polícia Militar na noite de terça-feira (24), após invadir um estabelecimento comercial na Avenida Régis Pacheco, no Centro de Vitória da Conquista. Segundo a polícia, esta foi a quinta vez que o indivíduo foi detido em um período de 20 dias por crimes semelhantes. De acordo com a 77ª CIPM, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) por volta das 20h50 para verificar a ocorrência de arrombamento. No local, os policiais constataram sinais de invasão, com maçanetas danificadas, correntes e cadeado rompidos, além do sistema de alarme quebrado. Seguranças da região informaram que o suspeito foi visto saindo do estabelecimento com sacolas contendo objetos furtados. Durante as diligências nas proximidades da Ceasa, populares relataram que o homem estaria oferecendo os itens subtraídos. O suspeito foi localizado pelos policiais, mas já não estava mais com os materiais furtados. Ele foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada. O proprietário do estabelecimento compareceu à unidade policial e foi identificado como vítima do crime. A Polícia Militar informou que o homem já havia sido preso outras quatro vezes nos últimos 20 dias por práticas semelhantes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 13:00
Um homem de 32 anos foi detido por suspeita de tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (23), na BR-242, na rodovia de acesso ao município de Brotas de Macaúbas, em Oliveira dos Brejinhos. De acordo com a Polícia Militar, a ação foi realizada por equipes do 4º Pelotão da 28ª CIPM, com apoio do PETO e da Rondesp Meio Oeste, após denúncias de que indivíduos estariam solicitando carona na rodovia. Ao chegarem ao local indicado, os policiais avistaram os suspeitos, que fugiram em direção a uma área de matagal ao perceberem a aproximação das viaturas. Após acompanhamento, um dos homens foi alcançado e detido. Durante a abordagem, os policiais encontraram com o suspeito uma lanterna, uma lona plástica, uma carteira com documentos pessoais, um aparelho celular e uma sacola contendo cerca de 145 gramas de substância análoga à maconha. Segundo a PM, o homem estava descalço, com sinais de desidratação, lesões pelo corpo e roupas danificadas, características que indicavam deslocamento recente por área de vegetação densa. Ao ser questionado, ele informou ser natural de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, e relatou que estaria trabalhando como colhedor de maconha em uma fazenda da região durante a Operação Nexus Nordeste. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 12:00
Um advogado de 52 anos, foragido da Justiça, foi preso na tarde de segunda-feira (23), por volta das 15h50, no interior de uma agência bancária localizada na Praça Jovino Arsênio da Silva Filho, no Centro de Condeúba. Contra ele havia dois mandados de prisão expedidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Salvador. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Condeúba. Um dos mandados refere-se à prisão preventiva decorrente de decisão condenatória pelo crime de apropriação indébita. O outro é mandado de prisão definitiva, decorrente de condenação transitada em julgado pelo mesmo crime. A pena foi fixada em 5 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, além de 300 dias-multa, com determinação de início imediato do cumprimento em unidade prisional. Durante a abordagem, o advogado ameaçou o policial responsável pela ação e resistiu à prisão com uso de força física. Foi necessário o emprego de algemas para contê-lo. A conduta será apurada conforme a legislação vigente. O investigado responde a processos relacionados à apropriação de valores de clientes vinculados a causas judiciais. Em um dos registros de ocorrência, uma mulher relatou a subtração de folhas de cheque e falsificação de assinaturas, o que resultou na negativação de sua conta bancária. Outro boletim aponta que um proprietário de haras negociou a venda de uma égua da raça Mangalarga Marchador, registrada e identificada por chip, além de um potro. Conforme o relato, os animais foram retirados do estabelecimento, com pagamento parcial, sem a quitação do valor restante. Após a captura, o preso foi colocado à disposição do Poder Judiciário para adoção das medidas cabíveis, onde foram feitos os exames de praxe, e será encaminhado ao sistema prisional.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/02/2026 - 11:00
Novas viaturas, armamentos e outros equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado da Bahia à Polícia Civil, em evento realizado nesta segunda-feira (23), na sede da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin), em Vitória da Conquista. Na ocasião, foram apresentados novos fuzis calibre 7,62 mm, drones, espargidores, uma Delegacia Móvel e dez viaturas padronizadas, que irão fortalecer as Delegacias Territoriais vinculadas às cinco Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) que integram a Dirpin Sudoeste. Também foi entregue uma Central de Monitoramento equipada com um novo sistema de videomonitoramento, que amplia a cobertura e a capacidade de acompanhamento em toda a região sudoeste da Bahia. De acordo com o diretor regional, Roberto Júnior, os novos equipamentos reforçam a qualificação das ações da Polícia Civil no combate ao crime, garantindo a eficiência operacional e investigativa, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais e mais segurança à população. “O investimento em estrutura e tecnologia fortalece a nossa atuação, amplia nossa capacidade de resposta e contribui para investigações mais céleres e eficazes”, destacou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 21:00
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite de segunda-feira (23), suspeito de agredir a ex-namorada no bairro Campo de Aviação, em Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta das 23h40 para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Barão de Macaúbas. No local, a vítima relatou que o ex-namorado teria invadido a residência durante uma crise de ciúmes e iniciado as agressões físicas. O adolescente ainda se encontrava no imóvel quando os policiais chegaram. Ele foi apreendido e encaminhado, junto com a vítima, à delegacia, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais foram adotadas com base na Lei Maria da Penha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 20:00
Um homem morreu após confronto com policiais militares na noite de segunda-feira (23), por volta das 20h, na Travessa Ouro Preto, em Oliveira dos Brejinhos. A ação contou com a participação de guarnições da CIPT-Meio Oeste (Rondesp), em apoio ao PETO da 28ª CIPM, durante atendimento a uma ocorrência de disparos de arma de fogo em uma residência. Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local as equipes foram recebidas a tiros por um indivíduo, que passou a efetuar disparos contra os policiais e tentou fugir pelos fundos do imóvel. Diante da situação, houve revide proporcional, e o suspeito foi atingido. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Oliveira dos Brejinhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde. De acordo com a polícia, após identificação foi constatado que o suspeito respondia a inquéritos por roubo majorado contra instituição financeira, porte ilegal de arma de fogo e ameaça. Durante a ocorrência, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, quatro munições deflagradas e uma intacta, além de dois aparelhos celulares. Também foram localizados um carro e uma motocicleta com indícios de adulteração, que foram apreendidos e encaminhados para perícia. A arma foi apresentada na Delegacia Territorial, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 19:00
Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na segunda-feira (23), durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil e uma guarnição da 79ª CIPM, no bairro Indaiá, em Poções. As equipes policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde localizaram o suspeito. Ao perceber a presença das guarnições, o homem tentou fugir, sendo iniciado acompanhamento nas imediações. Após diligências, ele foi encontrado nas dependências de uma unidade escolar, onde recebeu voz de prisão. O suspeito foi informado sobre o mandado judicial e seus direitos constitucionais. Em seguida, o homem foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Poções, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 18:00
Uma guarnição do 17º BPM foi acionada na noite de segunda-feira (23), por volta das 19h, para atender a uma ocorrência de ameaça em uma residência no bairro Palmeiras, em Candiba. No local, uma mulher de 36 anos relatou aos policiais que havia adquirido um tapete de uma terceira pessoa sem saber que o objeto pertencia a outra mulher. Segundo a vítima, a suposta proprietária compareceu à residência, a empurrou e fez ameaças de morte durante o desentendimento. Durante a intervenção policial, o tapete foi devolvido à proprietária. A vítima informou que não tinha interesse em representar criminalmente contra a suspeita. O suposto autor do furto não foi localizado. As partes foram orientadas a procurar a Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis, sendo garantida a segurança da solicitante até o afastamento da suspeita.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 17:00
Três pessoas foram detidas por suspeita de tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (23), por volta das 17h15, durante rondas ostensivas realizadas por uma guarnição do 17º BPM no bairro Monte Pascoal, em Guanambi. Segundo a Polícia Militar, os policiais visualizaram um indivíduo em via pública portando uma sacola plástica que, ao perceber a aproximação da viatura, demonstrou atitude suspeita e fugiu, entrando rapidamente em uma residência. Diante da fundada suspeita, foi realizado acompanhamento tático até o imóvel. No interior da residência, os policiais encontraram outros dois indivíduos que manipulavam e fracionavam substâncias entorpecentes. Durante a ação, foram apreendidas porções de maconha, cocaína e crack, além de uma balança de precisão, materiais utilizados para acondicionamento das drogas, aparelhos celulares e a quantia de R$ 1.382,25 em dinheiro. Os envolvidos e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 16:00
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) manifestou repúdio à decisão da 9ª Câmara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que, por maioria de votos, absolveu um homem de 35 anos acusado de estupro de vulnerável contra uma menina de 12 anos, no município de Indianópolis, no Triângulo Mineiro. Em primeira instância, o réu havia sido condenado a nove anos de prisão. A manifestação foi feita pela Comissão da Mulher Advogada e pelo Comitê de Acompanhamento e Capacitação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero da OAB-BA, que criticaram tanto a absolvição quanto os fundamentos apresentados na decisão judicial. Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Thais Bandeira, a entidade repudia a decisão que afastou a tipificação do crime de estupro de vulnerável no caso envolvendo a relação entre o homem de 35 anos e a menina de 12 anos. Ela afirmou que, à luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, a decisão representa violência institucional contra crianças e adolescentes, além de flexibilizar a proteção da dignidade sexual de menores de 14 anos. A conselheira seccional e coordenadora do comitê responsável pelo acompanhamento do protocolo, Joana Rodrigues, destacou que os principais argumentos utilizados para a absolvição foram a concordância dos pais da adolescente, a existência de vínculo afetivo entre o acusado e a vítima e a alegação de que o homem pretendia constituir família, mantendo com a menor uma espécie de relacionamento estável. Já a secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Portugal, ressaltou que o crime de estupro de vulnerável independe de consentimento. Segundo ela, a legislação considera que menores de 14 anos são pessoas em desenvolvimento, com vulnerabilidade presumida pela lei, o que caracteriza o crime independentemente da vontade da vítima.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 15:00
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concedeu liminar na segunda-feira (23) determinando a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais pelo ex-deputado Marcelo Nilo com declarações contra o deputado estadual Vitor Bonfim. A decisão foi proferida pelo relator Mhercio Cerqueira Monteiro no âmbito de uma representação por propaganda eleitoral antecipada negativa apresentada por Vitor Bonfim. Na ação, a defesa do parlamentar argumentou que as declarações feitas durante entrevista a um podcast e reproduzidas em plataformas como YouTube e Instagram extrapolaram os limites da crítica política, atingindo a honra e a imagem do deputado. Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu que há indícios de ofensa e de prática de propaganda eleitoral negativa, o que justificou a concessão da medida liminar. O TRE-BA determinou a remoção do conteúdo no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1.000 em caso de descumprimento. A decisão tem caráter provisório e o mérito da ação ainda será analisado após a manifestação das partes e do Ministério Público Eleitoral.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 14:00
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) indeferiu o pedido de medida cautelar apresentado em denúncia contra a Prefeitura de Ibipitanga por suposta autopromoção em publicações feitas na rede social Instagram. A denúncia apontava que postagens realizadas no perfil oficial do município, em colaboração com perfis pessoais de gestores, estariam associando ações e programas públicos à imagem dos administradores, sem caráter educativo ou informativo. O denunciante solicitou a suspensão imediata das publicações nesse formato, a retirada do conteúdo já divulgado e a proibição de novas postagens semelhantes. Ao analisar o caso, a relatoria entendeu que a realização de publicações colaborativas entre o perfil institucional da prefeitura e perfis pessoais de gestores não configura, por si só, irregularidade. O conselheiro responsável avaliou que seria necessário exame mais aprofundado do conteúdo para comprovar eventual promoção pessoal. Segundo a decisão, as postagens analisadas apresentam linguagem impessoal e caráter informativo, com foco em ações institucionais, como divulgação de eventos municipais, obras e atividades administrativas. Também foi observado que parte do material citado na denúncia foi publicada ainda no exercício de 2025. O tribunal considerou que não foram identificados elementos suficientes que demonstrassem risco de dano ou irregularidade capaz de justificar a concessão da medida cautelar. Com isso, o pedido de suspensão das publicações foi negado, sem prejuízo do andamento do processo até o julgamento do mérito. A decisão determina ainda a notificação dos gestores para que apresentem defesa e documentos no prazo de 20 dias.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 13:00
Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido na segunda-feira (23), durante patrulhamento da 46ª CIPM no bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição avistou um indivíduo em atitude suspeita que, ao perceber a aproximação da viatura, dispensou um invólucro. Durante a abordagem, foi encontrada uma substância análoga à maconha. Após consulta, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas cabíveis. Foram apreendidos aproximadamente 100 gramas de substância análoga à maconha, um cigarro da mesma substância e uma seda utilizada para acondicionamento do entorpecente.