Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 12:00
Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (23), em Vitória da Conquista, suspeito de envolvimento em um roubo qualificado a residência. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), após trabalho investigativo que identificou o autor do crime cometido no bairro Boa Vista. De acordo com as apurações, o investigado entrou em um imóvel no Loteamento Porto Seguro, em dezembro do ano passado, passando-se por prestador de serviço. No interior da residência, rendeu a funcionária que trabalhava como babá, munido de arma branca, subtraiu um aparelho celular e tentou levar cofres com joias e dinheiro. Um bebê que estava no local não sofreu ferimentos. A identificação do suspeito foi possível por meio da análise de imagens de videomonitoramento e de vestígios recolhidos no local, incluindo objetos e vestimentas utilizados na ação criminosa. Em interrogatório, o homem admitiu a prática do crime. Ele possui antecedentes por delitos patrimoniais em outro estado. Após ser localizado no distrito de Dantilândia, o investigado teve a prisão preventiva cumprida e foi encaminhado à unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/02/2026 - 11:00
Na tarde de segunda-feira (23), por volta das 16h26, guarnições do 24º BPM, com equipes da CETO e Rádio Patrulha, cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 24 anos, em Brumado. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais do município. O mandado foi decretado com base na Lei Maria da Penha, em razão do descumprimento de medidas protetivas de urgência e de ocorrências envolvendo agressões e ameaças contra a ex-companheira, conforme decisão judicial. Após tomarem conhecimento da ordem judicial, os policiais intensificaram rondas nas proximidades de um endereço ligado ao suspeito. Ao passarem em frente à residência de um familiar, encontraram o portão aberto e fizeram contato com a moradora, que informou que o homem estava no interior do imóvel. O suspeito se apresentou voluntariamente e foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Ele permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 20:00
Um homem suspeito de ameaçar a sobrinha foi conduzido à Delegacia Territorial na noite desta segunda-feira (23), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada no povoado do Brejo. Segundo informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada para averiguar uma denúncia de ameaça. Ao chegar ao local, a solicitante informou que o tio, sob efeito de álcool, teria invadido a residência armado com uma foice e passado a ameaçar os moradores. O suspeito foi contido pelos policiais militares e encaminhado à Delegacia Territorial, juntamente com a vítima, para a adoção das medidas legais cabíveis. Segundo a Polícia Civil, o acusado deverá responder por violência doméstica.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 19:00
Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar no início da noite de domingo (22), no bairro Novo Brumado, em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações, a ação foi registrada por volta das 18h, após o Centro Integrado de Comunicações receber denúncias sobre uma briga de casal. Ao chegarem ao endereço indicado, os militares foram recebidos pelo pai da vítima, que relatou que o namorado da filha teria apresentado comportamento agressivo, quebrando objetos dentro da residência e utilizando facas de cozinha para fazer ameaças. A jovem contou à guarnição que a discussão teve início quando o rapaz sugeriu o fim do relacionamento. Após ela concordar com o término, passou a ser agredida com socos e empurrões. Diante da situação, os policiais conduziram o suspeito e a vítima para a Delegacia Territorial vinculada à 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde o caso foi registrado. A ocorrência seguirá sob apuração das autoridades competentes, com adoção das medidas previstas na legislação de combate à violência doméstica.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 18:00
Uma discussão motivada por atraso no pagamento de pensão alimentícia mobilizou a Polícia Militar na tarde de domingo (22), por volta das 15h30, no bairro São Jorge, em Brumado. De acordo com informações da corporação, uma guarnição do 24º BPM foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para atender à ocorrência. No local, os policiais identificaram a mulher apontada como autora da confusão, que teria ido à residência do ex-companheiro para cobrar valores em atraso. Segundo relatos colhidos no endereço, ela iniciou uma discussão com as pessoas presentes e passou a ameaçar a atual esposa do homem. Ainda conforme a PM, mesmo com a presença da guarnição, a mulher manteve comportamento considerado hostil. Diante da situação, a suposta autora e as partes envolvidas foram conduzidas à 20ª COORPIN, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 17:00
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou novas indicações terapêuticas para dois medicamentos imunoterápicos utilizados no tratamento do câncer. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23). Um dos medicamentos contemplados foi o Keytruda (pembrolizumabe), que passa a poder ser utilizado no tratamento de pacientes com carcinoma epitelial de ovário resistente à platina, em combinação com quimioterapia padrão, com ou sem o uso de bevacizumabe. Registrado em 2022, o fármaco já era indicado como monoterapia para pacientes com melanoma metastático ou irressecável. Outro medicamento que teve ampliação de uso aprovada foi o Imfinzi (durvalumabe). A nova indicação autoriza sua utilização em combinação com quimioterapia FLOT no tratamento de pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica ressecável. Antes dessa atualização, o medicamento já era indicado para casos de carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático que apresentassem progressão da doença durante ou após quimioterapia à base de platina, além de pacientes com progressão em até 12 meses após tratamento neoadjuvante ou adjuvante com esquemas contendo platina. As novas autorizações ampliam as opções terapêuticas disponíveis para pacientes oncológicos no país.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 16:00
A unidade do SAC Móvel estará em Brumado entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março de 2026, com exceção do domingo, oferecendo serviços essenciais à população. O atendimento ocorrerá das 7h30 às 17h, mediante distribuição de senhas, cuja organização é de responsabilidade exclusiva da equipe do SAC Móvel. Durante o período, os cidadãos poderão solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Antecedentes Criminais, atendimento do PLANSERV e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. Para a emissão da CIN, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento original, ou fotocópia autenticada em cartório, conforme o estado civil. O documento deve estar em bom estado de conservação, legível e sem rasuras, borrões, manchas ou emendas, além do CPF. Entre as informações opcionais que podem ser incluídas na nova carteira estão nome social, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Identidade Funcional ou Carteira Profissional, Certificado Militar, tipo sanguíneo e fator RH, NIS/PIS/PASEP, declaração sobre doação de órgãos e registro de condições específicas de saúde. Para crianças menores de 3 anos, é recomendada a apresentação de uma foto 3x4 com fundo branco no momento do atendimento. Também serão aceitas certidões de nascimento ou casamento em formato eletrônico, desde que o cidadão apresente uma cópia impressa no dia do atendimento. Os interessados devem realizar cadastro prévio por meio do portal oficial do Governo da Bahia (www.ba.gov.br) ou pelo aplicativo ba.gov.br. Além dos atendimentos regulares, o SAC promoverá ações especiais voltadas a públicos específicos. O Projeto Pequeno Cidadão terá um dia exclusivo para crianças e adolescentes de até 17 anos, enquanto o Projeto 60+ será destinado exclusivamente à população idosa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 15:00
Um homem preso em flagrante pela 77ª CIPM voltou a cometer arrombamentos poucas horas após ser colocado em liberdade, no Centro de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Na manhã deste domingo (22), a Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para atender a uma ocorrência de arrombamento em um estabelecimento comercial na área central da cidade. A proprietária informou que, ao abrir a loja, encontrou sinais de violação e constatou o furto de diversos produtos. Imagens do sistema de monitoramento apontam que o crime ocorreu na noite de sábado (21). Outro comerciante da mesma região também relatou ter sido vítima de arrombamento na mesma data. O suspeito, identificado por meio das câmeras de segurança, havia sido preso em flagrante pela 77ª CIPM na manhã de sábado (21), após arrombar outro estabelecimento no Centro. Na ocasião, ele confessou o furto, teve os objetos recuperados e foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). Após os procedimentos legais, o homem foi colocado em liberdade ainda no sábado e, poucas horas depois, voltou a praticar novos arrombamentos na região central da cidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 14:00
Um homem foi preso na tarde de domingo (22), por volta das 18h, suspeito de agredir a própria mãe no bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, a guarnição do 5º Pelotão/PETO foi acionada pela Central da Unidade para averiguar uma ocorrência de violência doméstica na Travessa Carlos Drummond de Andrade. No local, a solicitante informou ter sido agredida pelo filho, que permanecia no interior da residência. Durante a averiguação, ao entrar no imóvel, os policiais foram ameaçados pelo suspeito, que estava com uma faca. Foi necessária a contenção e o desarmamento do indivíduo para garantir a segurança da vítima e da equipe policial. Após o controle da situação, mãe e filho foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis. A autoridade policial lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito contra o conduzido, com enquadramento na Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 13:00
Um homem de 27 anos foi morto a tiros na manhã deste domingo (22), por volta das 10h30, no bairro Massaranduba, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu à ocorrência em uma residência da localidade. No local, foi constatado que a vítima havia sido alvejada por disparos de arma de fogo na região da cabeça. Segundo relato de testemunha, um indivíduo encapuzado e utilizando capacete entrou no imóvel e efetuou os disparos contra o homem, fugindo em seguida. O Samu confirmou o óbito ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e proceder com a remoção do corpo. Após a conclusão dos procedimentos, a guarnição retornou ao policiamento ostensivo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - 12:00
Doenças respiratórias como gripes e resfriados são um problema de saúde recorrente para grande parte da população. Entre os principais sintomas dessas enfermidades estão dor de garganta, tosse e espirro. Na busca para aliviar esses sintomas de forma natural, as estudantes Dandara Bastos e Stefany Brito, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, de Jaguaquara, orientadas pela professora Polyanna Oliveira, desenvolveram balas de mel fortificadas com plantas medicinais. A pesquisa das jovens cientistas, concluintes do curso técnico em Nutrição e Dietética, rendeu dois tipos de balas diferentes, todas à base de mel. A primeira foi fortificada com guaco (Mikania glomerata) e gengibre (Zingiber officinale), enquanto a segunda recebeu ingredientes como calêndula (Calendula officinalis) e erva-doce (Pimpinella anisum). Essas plantas são conhecidas pelo uso medicinal tradicional, inclusive com respaldo científico, como tratamento complementar. Para Dandara Bastos, a proposta de desenvolver balas de mel com plantas medicinais é uma forma diferente e acessível de consumir ingredientes com benefícios à saúde. “O projeto nasceu da observação de que muitas pessoas recorrem apenas a remédios industrializados ou aos chás tradicionais para tratar problemas respiratórios. Pensamos em criar uma alternativa complementar mais prática, que pudesse auxiliar no cuidado com a saúde de forma natural”. A professora Polyanna Oliveira, que busca incentivar jovens ao fazer científico, acredita que é possível empreender com o produto criado pelas estudantes. “Vemos potencial tanto para solicitar patente quanto para empreender, já que o mercado busca cada vez mais produtos naturais e funcionais. A ideia é que, futuramente, a bala possa se tornar uma fonte de renda extra ou até principal”. Com o destaque obtido pelo projeto no Encontro Estudantil, da Secretaria da Educação, realizado em Salvador, a dupla planeja os próximos passos para aprimorar a ideia inovadora. “As próximas etapas envolvem o aprofundamento dos testes, possíveis ajustes na formulação, análises mais detalhadas sobre conservação e aceitação do produto, além de estudos voltados à viabilidade de comercialização”, garante Dandara.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/02/2026 - há 49 min
Um homem foi detido em flagrante por tráfico de drogas na tarde deste domingo (22), por volta das 15h30, na zona urbana de Paramirim. Segundo informações da CIPE Sudoeste, a guarnição realizava patrulhamento especializado quando percebeu que um indivíduo, ao notar a aproximação da viatura, arremessou ao solo um saco plástico transparente que carregava. Após a abordagem, os policiais encontraram no interior do recipiente um tablete de substância análoga à maconha, 14 buchas da mesma substância e 17 porções de substância análoga à cocaína. Também foi apreendido um aparelho celular Xiaomi Redmi, de cor preta. O suspeito e todo o material recolhido foram encaminhados à 20ª Coorpin, em Brumado, para a adoção das providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 12 horas
Uma arma de fogo foi apreendida na tarde deste domingo (22), por volta das 13h30, durante uma ação da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) no município de Brumado, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por equipe empregada na Operação Verão. Segundo informações, uma motocicleta ocupada por dois indivíduos desobedeceu à ordem de parada emitida pelos policiais. Durante o acompanhamento, os suspeitos teriam dispensado um objeto ao solo. Após averiguação, foi localizado um revólver da marca Rossi, calibre .22, com sete munições intactas. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 13 horas
Uma ação da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) resultou na apreensão de 776 papelotes de cocaína na madrugada deste domingo (22), no município de Urandi, no sudoeste baiano. A ocorrência foi registrada por volta das 4h, quando a equipe do Tático Ostensivo Rodoviário realizava fiscalização e abordou um ônibus de turismo que trafegava pela região. Durante a vistoria no bagageiro do veículo, os policiais localizaram os entorpecentes. Todo o material apreendido foi encaminhado e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 14 horas
Um homem foi preso na noite de sexta-feira (20), por volta das 19h, no bairro Santa Rita, em Caetité, após ser denunciado por ameaça no contexto de violência doméstica. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, por meio da 94ª CIPM, após acionamento do CICOM para averiguar a situação. No local, a solicitante informou que o ex-companheiro estaria tentando substituir a fechadura da residência onde ambos viveram, além de proferir ameaças, afirmando que ela deveria deixar o imóvel. Segundo a vítima, ela ainda permanece na casa por não possuir outro endereço para morar até a conclusão do processo de divisão de bens. A mulher manifestou interesse em representar criminalmente contra o suspeito. Diante dos fatos, as partes foram conduzidas à Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis. Antes da formalização dos procedimentos, o homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realização de exame de corpo de delito. Após análise da autoridade policial plantonista, foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante Delito com enquadramento na Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 15 horas
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o abastecimento de água será interrompido nesta segunda-feira (23) no município de Livramento de Nossa Senhora e nos distritos de Iguatemi e Itanagé. De acordo com a empresa, a suspensão ocorrerá para a realização de reparo emergencial em equipamentos do sistema. A previsão é que o serviço seja concluído até as 18h do mesmo dia, quando o fornecimento começará a ser retomado de forma gradativa nas áreas afetadas. A Embasa esclareceu que o retorno da água acontece aos poucos, pois é necessário reencher as tubulações. Por esse motivo, alguns imóveis poderão ter o abastecimento normalizado em até 48 horas após a retomada. Até que o sistema esteja completamente regularizado, a empresa recomenda o uso econômico da água armazenada nos reservatórios residenciais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 16 horas
Uma operação integrada das forças de segurança resultou na prisão de dez pessoas e na morte de três suspeitos durante confronto armado na zona rural de Brotas de Macaúbas, no oeste da Bahia. A ação ocorreu por volta das 3h45 deste domingo (22). A ofensiva foi desencadeada no âmbito da Operação Nexus Nordeste 2026 – RENOE (Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Participaram da ação unidades da Polícia Militar da Bahia, por meio da CIPE-Caatinga, CIPE-Chapada, BOPE, GRAER, CIPT/MO (Rondesp Meio Oeste) e 28ª CIPM, com apoio da Polícia Federal de Juazeiro. As equipes realizavam a erradicação de plantio de maconha quando foram surpreendidas por diversos indivíduos em múltiplos veículos, que tentavam resgatar pés da droga já erradicados para incineração. Ao perceberem a presença policial e durante a tentativa de abordagem, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra as guarnições e fugiram em várias direções. Foram iniciados acompanhamentos táticos, alguns evoluindo para intervenções policiais, que culminaram na prisão de dez suspeitos distribuídos em oito veículos. Parte deles transportava sacos contendo maconha. Com o amanhecer, as equipes retornaram aos pontos considerados críticos e realizaram varreduras em área de mata, utilizando técnicas de patrulhamento rural e rastreamento.
Durante a ação, três homens armados voltaram a atirar contra os policiais. Houve nova intervenção. Após a estabilização do cenário, os três suspeitos foram encontrados ao solo, portando armas de fogo e ainda com sinais vitais. Eles foram socorridos ao Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas, mas não resistiram aos ferimentos, conforme informou o médico plantonista. Ao todo, foram apreendidas uma pistola Taurus calibre .40 com sinais de adulteração, um carregador e seis munições intactas; uma pistola Taurus calibre 7,65 com carregador e duas munições intactas; uma submetralhadora Taurus calibre .40 com carregador, 12 munições intactas e bandoleira; 14 sacos grandes contendo maconha e uma gandola camuflada. Também foram recolhidos 11 aparelhos celulares, entre eles iPhones, Samsung, Motorola, LG e Redmi, além de oito veículos: Honda Fan, VW Golf, Fiat Palio, Honda Bros, Fiat Fiorino, VW Gol, VW Saveiro e Mitsubishi L200. A ocorrência foi apresentada à autoridade competente para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 17 horas
Uma guarnição da CIPE Sudoeste apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração na tarde da última sexta-feira (20), por volta das 17h10, em Paramirim. A ação ocorreu durante ponto de abordagem na saída para Érico Cardoso, quando os policiais visualizaram dois indivíduos a bordo do veículo. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos abandonaram a motocicleta e fugiram em direção a uma área de matagal. Apesar das buscas, eles não foram localizados. Durante a verificação, foram constatados indícios de adulteração no chassi e divergência na numeração do motor da motocicleta Honda Titan 150, cor cinza. O veículo foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial de Paramirim para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 18 horas
Um homem suspeito de arrombar um estabelecimento comercial no Centro de Vitória da Conquista foi capturado na manhã de sábado (21), por volta das 8h45, durante ação da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar a ocorrência de arrombamento. No local, os policiais colheram informações e características do suspeito e iniciaram diligências na região central da cidade. Durante as rondas, na Praça Vitor Brito, a equipe localizou um indivíduo com as mesmas características repassadas. Ao ser abordado, ele confessou ter furtado uma televisão de 32 polegadas do estabelecimento alvo do arrombamento e relatou ainda que, na noite anterior, havia subtraído uma caixa de som amplificada da Farmácia Avenida, situada na Avenida Lauro de Freitas, também no Centro. Questionado sobre o paradeiro dos objetos, o suspeito informou que havia vendido a TV e a caixa de som por R$ 200,00 cada a um homem que trabalharia no CEASA. A guarnição se deslocou até o endereço indicado, onde o suposto receptador foi identificado e confirmou a compra dos produtos. Os materiais foram recuperados e apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com o autor do furto e o suspeito de receptação, para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2026 - há 19 horas
Um homem de 38 anos foi preso na noite deste sábado (21), às 23h32, no distrito de Espraiado, em Palmas de Monte Alto, após ameaçar um colega de trabalho com uma arma branca em um canteiro de obras. De acordo com as informações, a guarnição foi acionada para averiguar a ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que o suspeito havia proferido ameaças contra a vítima, um homem de 41 anos. O autor foi localizado e contido com o apoio da Rondesp Meio Oeste (CIPT-MO). Durante a abordagem, os policiais encontraram um canivete em posse do suspeito. Diante dos fatos, o homem e a vítima foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com o objeto apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis.