Início Arquivo Fevereiro de 2026

Fevereiro de 2026

Encontramos 336 Notícias

Homem é detido após furto a estabelecimento comercial na zona rural de Guanambi

Homem é detido após furto a estabelecimento comercial na zona rural de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um jovem de 20 anos foi detido na manhã deste domingo (22), às 8h35, suspeito de furtar um estabelecimento comercial na Fazenda Caiçara, zona rural de Guanambi, nas proximidades de um bar onde ocorria um evento. A guarnição foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o suspeito já contido por seguranças. Durante a busca pessoal, os policiais localizaram diversos produtos alimentícios e um cartão de crédito em nome de terceiros. Questionado, o jovem não soube informar a origem dos objetos. Diante da situação, o suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Motocicleta com restrição de furto/roubo é apreendida em Paramirim

Motocicleta com restrição de furto/roubo é apreendida em Paramirim
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Uma motocicleta Honda CBR 600F com registro de furto/roubo foi apreendida na manhã de sábado (21), por volta das 11h, na área urbana de Paramirim, no sudoeste baiano. Conforme informou a CIPE Sudoeste, a equipe realizava patrulhamento especializado quando decidiu consultar a situação do veículo. Durante a verificação, foi constatada a existência de restrição por furto/roubo. Após a confirmação, os policiais efetuaram buscas com o objetivo de identificar e localizar o proprietário, mas não obtiveram êxito. O veículo foi então apresentado na 20ª Coorpin, em Brumado, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

PM prende dois por tráfico de drogas e posse ilegal de munições em Vitória da Conquista

PM prende dois por tráfico de drogas e posse ilegal de munições em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Uma ação da Polícia Militar da Bahia resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas e posse ilegal de munições na tarde de sábado (21), por volta das 15h, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. De acordo com informações da corporação, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste realizava patrulhamento especializado quando abordou dois indivíduos em atitude suspeita a bordo de um Volkswagen Voyage prata, estacionado na Avenida Ilhéus. Durante a abordagem, foi constatado que eles faziam uso de substância análoga à cocaína. No momento da ação, um dos suspeitos resistiu e tentou fugir, sendo necessário o uso diferenciado da força para contê-lo. Durante a busca no veículo, os policiais encontraram uma porção do entorpecente. Questionado, um dos abordados admitiu o ilícito e informou que havia mais drogas armazenadas em dois imóveis, localizados nos bairros Ibirapuera e Santa Helena. No primeiro endereço indicado não foi possível realizar o acesso. Já no segundo, situado na Rua Professor Itamar, no bairro Santa Helena, com o apoio de cães farejadores do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da CAESG, foi localizada uma expressiva quantidade de entorpecentes, munições de diversos calibres e dinheiro, material que estava escondido sob uma cama. Ao todo, foram apreendidas 30 munições calibre 9mm, 16 munições .32 auto, 50 munições .22, 30 munições .38 SPL e 45 munições .40. Também foram encontrados 2 quilos de cocaína, 2,1 quilos de skank, quatro balanças de precisão, uma balança digital da marca DH, uma maquineta de cartão, dois notebooks, uma máscara de palhaço, dois comprimidos semelhantes a ecstasy, material para acondicionamento e comercialização de drogas, um rádio transmissor, uma faca, R$ 146,50 em espécie, além do veículo Volkswagen Voyage e uma carteira com documentos diversos. Os dois conduzidos e todo o material apreendido foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 116 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 116 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

O concurso 2975 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (21), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP). As dezenas sorteadas foram 07, 10, 17, 35, 44 e 46. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio principal acumulou. A estimativa para o próximo sorteio, marcado para terça-feira (24), é de R$ 116.000.000. Na faixa de cinco acertos, 106 apostas foram premiadas, com valor individual de R$ 36.398,76. Já na quadra, com quatro acertos, 7.501 apostas ganharam R$ 847,85 cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país, pelo Portal Loterias Caixa e pelo aplicativo Loterias Caixa. Clientes da Caixa também podem registrar seus jogos pelo internet banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

CIPRv apreende entorpecentes durante abordagem em Tanhaçu

CIPRv apreende entorpecentes durante abordagem em Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma ação da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) resultou na apreensão de entorpecentes na manhã de sábado (21), por volta das 10h, no município de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada pela equipe do Posto de Sussuarana, distrito do município. Durante a abordagem a um motociclista, os policiais encontraram dois cigarros de substância análoga à maconha e duas porções da mesma substância. Diante da situação, o material apreendido e os dois ocupantes do veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas na Bahia e no Piauí

Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas na Bahia e no Piauí
Foto: Sudoeste Total

Áreas das regiões Nordeste devem ser atingidas por chuvas intensas neste sábado (21). Diante do risco de desastres, técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, monitoram a situação e mantêm contato com as defesas civis estaduais e municipais. O Departamento de Preparação e Socorro elevou o nível operacional para laranja, que indica estado de alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso vermelho, classificado como de grande perigo, para acumulado de chuva nos estados do Piauí e da Bahia. A previsão aponta precipitações superiores a 60 milímetros por hora, com risco elevado de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. No Piauí, o alerta abrange áreas das regiões Central, Sudeste e Sudoeste. Já na Bahia, o aviso contempla o Oeste e Vale do São Francisco, além das regiões Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste do estado. O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, orienta que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas alagadas. A recomendação é não se abrigar sob árvores e, ao identificar trincas em paredes ou elevação repentina do nível de rios próximos às residências, deixar o imóvel e buscar abrigo em local seguro.

Residência é arrombada pela segunda vez no bairro Sossego, em Guanambi

Residência é arrombada pela segunda vez no bairro Sossego, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma residência localizada na Rua Pará, no bairro Sossego, em Guanambi, foi alvo de arrombamento na madrugada deste sábado (21), por volta das 0h50. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 1º Batalhão de Polícia Militar, após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). No local, a solicitante informou que a casa foi invadida pela segunda vez, enquanto não havia moradores. Segundo relato, o acesso ao imóvel ocorreu por meio da janela do quarto do casal. A moradora afirmou suspeitar de um indivíduo conhecido no bairro, que teria saído recentemente do sistema prisional. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. A Polícia Militar realizou rondas nas imediações com o objetivo de localizar o suspeito, mas até o momento ninguém foi preso.

Homem é ferido com arma branca após desentendimento em Palmas de Monte Alto

Homem é ferido com arma branca após desentendimento em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 26 anos foi vítima de agressão com arma branca na madrugada deste sábado (21), no distrito de Espraiado, zona rural de Palmas de Monte Alto. A ocorrência foi registrada por volta das 5h45 pelo 17º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com as informações, a vítima deu entrada no Hospital Municipal por volta das 5h30, após ser atingida por um golpe de arma branca. Ele foi socorrido por um homem de 22 anos e recebeu atendimento do médico plantonista, que informou não se tratar de lesão grave. O ferido permaneceu em observação. Conforme relato colhido no local, a vítima e o autor, de 40 anos, ambos vigilantes e colegas de trabalho em uma empresa de transmissão elétrica, estariam ingerindo bebida alcoólica no alojamento da empresa, no distrito de Espraiado, quando, por volta da 1h, se desentenderam. Durante a discussão, o suspeito teria desferido o golpe. Após o ocorrido, o autor fugiu do local. A vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

PM prende suspeito por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

PM prende suspeito por tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Um homem foi preso por tráfico de drogas durante patrulhamento ostensivo realizado em Vitória da Conquista. A ação ocorreu quando a guarnição abordou um passageiro que estava em um veículo utilizado para transporte por aplicativo. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram substância entorpecente e quantia em dinheiro em espécie. Ao ser questionado, o abordado informou que faria a entrega do material e indicou que havia outros entorpecentes armazenados em um imóvel. No local indicado, a equipe localizou mais substâncias ilícitas, além de materiais relacionados à atividade criminosa. Ao todo, foram apreendidos 113 gramas de cocaína, 1,360 quilo de maconha, 30 comprimidos de substância sintética, R$ 3.207 em espécie e uma balança de precisão. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Prefeita Joanina Sampaio anuncia reajuste de 5,4% no piso dos professores em Livramento

Prefeita Joanina Sampaio anuncia reajuste de 5,4% no piso dos professores em Livramento
Foto: Josy Cordeiro

A prefeita Joanina Sampaio (PSB) anunciou nesta sexta-feira (20) o reajuste de 5,4% no piso salarial dos professores da rede municipal de Livramento de Nossa Senhora. Com a atualização, o vencimento base para docentes com jornada de 40 horas semanais passa a ser de R$ 5.130,63. De acordo com a gestora, o novo valor também repercute sobre benefícios vinculados ao piso, ampliando o ganho financeiro da categoria. O projeto de lei foi encaminhado ao Legislativo municipal, aprovado pelos vereadores e, em seguida, sancionado pelo Executivo. A prefeita ressaltou que a medida reforça o compromisso da administração com a valorização dos profissionais da educação. Em pronunciamento, afirmou que o reajuste representa reconhecimento ao papel desempenhado pelos professores na formação dos estudantes e no desenvolvimento do município. Joanina Sampaio também agradeceu à equipe da gestão municipal, ao secretário de Educação e aos vereadores da Câmara Municipal pela aprovação da proposta, destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação pública local.

Homem é preso por violência doméstica em Jequié

Homem é preso por violência doméstica em Jequié
Foto: Reprodução/Seagri

Um homem de 34 anos foi preso por violência doméstica nesta sexta-feira (20), no bairro Cansanção, em Jequié. De acordo com a ocorrência, o suspeito foi autuado em flagrante e liberado sob fiança. Poucas horas após, enviou mensagens à vítima por meio de uma rede social, contendo ameaças e ofensas. Diante do fato, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Jequié) intimou o homem, que se apresentou espontaneamente à unidade policial, acompanhado de sua advogada. Na ocasião, foi cientificado da decisão judicial e de seus direitos constitucionais, sendo formalizada a prisão preventiva por determinação do Judiciário.

Homem é preso por tráfico de drogas em Ribeirão do Largo

Homem é preso por tráfico de drogas em Ribeirão do Largo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (20), por volta das 12h, durante ação da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar no município de Ribeirão do Largo. De acordo com as informações, a guarnição realizava rondas na zona urbana, em cumprimento às diretrizes da Operação Aegis, quando visualizou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença policial, um deles tentou fugir para o interior de uma residência, sendo alcançado ao tentar transpor um muro. Durante a abordagem, foram encontradas porções de substância análoga à maconha e dinheiro em espécie. O outro abordado relatou ser usuário e afirmou que estaria adquirindo o entorpecente para consumo próprio. Diante dos indícios de tráfico, os policiais realizaram buscas no imóvel vinculado ao suspeito, onde localizaram outras porções de substâncias análogas à maconha, cocaína e crack, além de materiais utilizados para acondicionamento. Foram apreendidos 18 trouxinhas e 130 gramas de substância análoga à maconha, um cigarro da mesma substância, 28 trouxinhas de substância análoga à cocaína, 24 trouxinhas de substância análoga ao crack, R$ 176 em espécie, dois celulares Android da marca Samsung, um celular Android Motorola e material para embalagem. O suspeito recebeu voz de prisão, foi conduzido ao hospital municipal para avaliação médica e, em seguida, apresentado na Delegacia Territorial, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça. O outro envolvido foi identificado como usuário.

Operação erradica 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada da droga em Brotas de Macaúbas

Operação erradica 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada da droga em Brotas de Macaúbas
Foto: Divulgação/PMBA

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na erradicação de aproximadamente 200 mil pés de maconha e na apreensão de uma tonelada da droga pronta para comercialização, na zona rural de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. A ocorrência foi registrada às 6h desta sexta-feira (20). A operação ocorreu durante a Nexus Nordeste 2026, da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe), promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Participaram da ação equipes da Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Policiamento Tático do Meio-Oeste (Rondesp Meio-Oeste), Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga, Companhia Independente de Policiamento Especializado Chapada, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia e 28ª Companhia Independente de Polícia Militar, além de ação integrada com a Polícia Federal, por meio da Delegacia de Juazeiro.

Operação erradica 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada da droga em Brotas de Macaúbas
Foto: Divulgação/PMBA

De acordo com as informações divulgadas, o plantio foi identificado a partir de análise de dados e estava distribuído em uma área de cerca de seis hectares. A estrutura contava com sistema de irrigação, uso de energia solar e tecnologia de fertirrigação avançada. A estimativa é de que a produção pudesse alcançar cerca de 66 toneladas da droga, com potencial de gerar aproximadamente R$ 160 milhões ao tráfico. Todo o plantio foi erradicado e incinerado no local. Além disso, foram apreendidos uma tonelada de erva seca análoga à Cannabis sativa, um veículo e uma amostra da planta para perícia. A ocorrência e o material apreendido foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. Não houve conduzidos na ação.

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade em Rio de Contas

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade em Rio de Contas
Foto: Sudoeste Total

A Barragem Luiz Vieira, também conhecida como Açude Brumado, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, alcançou neste sábado (21) o volume de 36.042.697 metros cúbicos de água. O número corresponde a 36,28% da capacidade do reservatório, com cota registrada em 1.015,69 metros. Os dados foram divulgados pela Associação do Distrito Irrigado do Brumado. A barragem é considerada fundamental para o abastecimento de água dos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, além de atender a própria cidade de Rio de Contas. O reservatório também exerce papel estratégico na irrigação de áreas agrícolas da região, com destaque para a produção de frutas como manga e maracujá. Projetada originalmente para armazenar 105 milhões de metros cúbicos, a barragem teve sua capacidade reduzida para cerca de 99,3 milhões de metros cúbicos em razão do assoreamento. A expectativa é de que o manancial continue recebendo recargas nos próximos dias. A previsão meteorológica indica ocorrência de chuvas no fim de fevereiro e ao longo de março em toda a região, o que pode contribuir para a elevação do volume armazenado.

Morre jornalista e advogado Raimundo Marinho aos 76 anos

Morre jornalista e advogado Raimundo Marinho aos 76 anos
Foto: Reprodução/ABI

Faleceu neste sábado (21) aos 76 anos, em Salvador, o jornalista e advogado Raimundo Marinho dos Santos, amplamente conhecido como Raimundo Marinho. Natural de Livramento de Nossa Senhora, ele dedicou praticamente cinco décadas à comunicação e ao exercício do Direito, consolidando seu nome como uma das vozes mais atuantes ligadas à imprensa no município e na Bahia. Radicado há muitos anos na capital baiana, Marinho enfrentava um grave problema de saúde e estava em tratamento quando seu quadro clínico se agravou. Ele morreu em Salvador, onde residia. Com atuação profissional iniciada em 1976, construiu trajetória marcada pela postura firme e pelo compromisso com a informação. Foi repórter, redator e editor do jornal A TARDE, além de ter exercido a função de assessor de Comunicação do Baneb, ampliando sua experiência na área institucional. À frente do site Mandacaru da Serra, fundado em 2005, foi responsável pela criação do primeiro veículo de notícias on-line de Livramento de Nossa Senhora, tornando-se referência regional. Também manteve vínculo com a comunicação local por meio de participação voluntária em um quadro no Jornal da 88, da Rádio 88 FM, onde contribuía com análises e reflexões sobre temas de interesse público. No campo institucional, exercia o cargo de 1º vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), entidade da qual fazia parte desde a gestão do ex-presidente Samuel Celestino. A atual presidente da ABI, Suely Temporal, destacou sua contribuição para a imprensa e para a história da instituição. Segundo ela, Marinho colaborou durante muitos anos tanto como associado quanto como integrante da diretoria, deixando uma lacuna entre colegas e amigos. Além da atuação jornalística, Raimundo Marinho construiu carreira como advogado, era pós-graduado em Ciências Criminais e autor de diversas obras, entre elas “Como Fazer um Banco de Clientes”; “Experiências de Mudanças no Baneb”; “Livramento é de Nossa Senhora”; “Trajetória”, com reportagens voltadas ao município; “Hora do Ângelus, Pensares para Rezar”; e “A Vítima e o Princípio da Celeridade Processual”. De acordo com informações repassadas pela família, o velório e a cerimônia de cremação ocorrerão em Salvador.

Prefeitura de Livramento anuncia investimento de R$ 35 milhões na Educação em 2026

Prefeitura de Livramento anuncia investimento de R$ 35 milhões na Educação em 2026
Foto: Alan Rich/Blog Sudoeste

A rede municipal de ensino de Livramento de Nossa Senhora deve receber um novo pacote de investimentos ao longo de 2026. A previsão é de que aproximadamente R$ 35 milhões sejam aplicados no setor, mantendo o ritmo de expansão iniciado no ano passado, quando mais de R$ 40 milhões foram destinados a melhorias na infraestrutura, compra de equipamentos e ampliação do transporte escolar. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Probo Meira, durante entrevista ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, os recursos deste ano serão empregados na construção de novas escolas e na requalificação completa das unidades já existentes. A proposta, conforme destacou o secretário, é promover a modernização dos espaços, ampliar a oferta de vagas e proporcionar melhores condições de funcionamento às escolas da rede pública municipal, com foco na qualidade do ensino. Entre as novidades previstas para o ano letivo de 2026 está a implantação de um projeto pedagógico com a inclusão da disciplina de Língua Inglesa na matriz curricular. A iniciativa busca ampliar o repertório educacional dos alunos e contribuir para sua preparação acadêmica e profissional. A gestão municipal avalia que os investimentos devem impactar positivamente os indicadores da Educação no município nos próximos anos.

Brasil atinge em 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua

Brasil atinge em 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua
Foto: Vitor Vasconcelos/PR

O Brasil registrou, em 2025, a menor taxa anual de desocupação desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012. O índice caiu de 6,6% em 2024 — até então o menor da série — para 5,6% em 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 20 das 27 Unidades da Federação também alcançaram, no ano passado, a menor taxa anual de desocupação de toda a série histórica. A redução ganha ainda mais destaque quando comparada aos triênios anteriores. Entre 2015 e 2017, a taxa média anual foi de 11%. No período de 2019 a 2021, impactado pela pandemia de Covid-19, a média subiu para 13,1%. Já entre 2023 e 2025, a média anual ficou em 6,6%. No quarto trimestre de 2025, a taxa foi de 5,1%, com recuo de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024 (6,2%). No ano passado, atingiram a menor taxa anual da série histórica os estados da Bahia (8,7%), Amazonas (8,4%), Rio Grande do Norte (8,1%), Amapá (7,9%), Sergipe (7,9%), Distrito Federal (7,5%), Pará (6,8%), Maranhão (6,8%), Ceará (6,5%), Paraíba (6,0%), São Paulo (5,0%), Tocantins (4,7%), Minas Gerais (4,6%), Goiás (4,6%), Rio Grande do Sul (4,0%), Paraná (3,6%), Espírito Santo (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,0%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso (2,2%). As maiores taxas anuais foram registradas no Piauí (9,3%), Bahia (8,7%) e Pernambuco (8,7%). Já os menores índices ficaram com Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%). No quarto trimestre de 2025, a taxa de desocupação foi de 4,2% entre os homens e de 6,2% entre as mulheres. Por cor ou raça, o índice ficou abaixo da média nacional para brancos (4,0%) e acima para pretos (6,1%) e pardos (5,9%). Entre os níveis de instrução, a maior taxa foi observada entre pessoas com ensino médio incompleto (8,7%). Para quem tinha nível superior incompleto, o índice foi de 5,6%, mais que o dobro do registrado entre aqueles com ensino superior completo (2,7%). O número de pessoas que buscavam trabalho há dois anos ou mais chegou a 1,1 milhão no quarto trimestre de 2025, queda de 19,6% em comparação com o mesmo período de 2024. Já 1,1 milhão procuravam emprego há menos de um mês, contingente 23,1% menor do que no ano anterior. Em 2025, a população ocupada alcançou 103 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. A população desocupada ficou em aproximadamente 6,2 milhões, cerca de 1 milhão a menos do que em 2024. O rendimento real habitual anual de todos os trabalhos foi de R$ 3.560. Os maiores valores foram registrados no Distrito Federal (R$ 6.320), São Paulo (R$ 4.190) e Rio de Janeiro (R$ 4.177). Já os menores rendimentos foram observados no Maranhão (R$ 2.228), Bahia (R$ 2.284) e Ceará (R$ 2.394).

Resultado do Fies 2026 do primeiro semestre é publicado pelo governo federal

Resultado do Fies 2026 do primeiro semestre é publicado pelo governo federal
Foto: Divulgação/MEC

O resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 foi divulgado na quinta-feira (19). A consulta pode ser realizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde cada candidato acessa o resultado individualmente. Nesta edição, o processo seletivo registrou 528.175 inscrições, realizadas por 210.108 estudantes. Cada participante pôde optar por até três cursos. Do total de inscritos, 52.930 concorreram às vagas reservadas ao Fies Social. Foram ofertadas 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas de ensino superior, distribuídas em 19.834 opções de cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, a previsão é de 112.168 vagas. As oportunidades remanescentes desta etapa serão disponibilizadas no segundo processo seletivo do ano. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição entre sexta-feira (20) e segunda-feira (24). Após essa etapa, será necessário apresentar documentação comprobatória das informações declaradas, em formato físico ou digital, no prazo de até cinco dias úteis junto à comissão da instituição de ensino escolhida. Quem não foi selecionado nesta chamada permanece automaticamente na lista de espera. As convocações estão previstas para ocorrer entre 26 de fevereiro e 10 de abril. Desde 2024, o programa passou a reservar vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social. Além disso, 50% das vagas totais são destinadas ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com cadastro atualizado conforme exigências do edital. Para esse público, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

PMs da Bahia e de São Paulo capturam líder de facção foragido do presídio de Vitória da Conquista

PMs da Bahia e de São Paulo capturam líder de facção foragido do presídio de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/SSP-BA

Um líder de organização criminosa, foragido do Conjunto Penal Advogado Milton Gonçalves, em Vitória da Conquista, foi capturado na quinta-feira (19), durante uma ação integrada das Polícias Militares da Bahia e de São Paulo. O homem, que possui extenso histórico criminal por receptação, roubo, furto, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo desde a adolescência, foi localizado na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo. Ele também era procurado pela Justiça por tráfico de entorpecentes. A prisão foi realizada após troca de informações entre as corporações. Levantamentos da PM da Bahia indicaram que o foragido estava escondido na Rua da Mata, no bairro Vila Iolanda. A captura foi efetuada por equipes do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA-M) e do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM-M), de Ferraz de Vasconcelos. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado a um Distrito Policial, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando recambiamento para o sistema prisional baiano. Além do mandado por tráfico, ele é investigado por envolvimento na morte do adolescente Caio Filipe Silva dos Santos, de 16 anos, ocorrida em 13 de abril de 2024, em Vitória da Conquista.

Homem com mandado de recaptura por homicídio é preso em Barra do Choça

Homem com mandado de recaptura por homicídio é preso em Barra do Choça
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Um homem com mandado de recaptura em aberto pelo crime de homicídio foi detido na madrugada desta sexta-feira (20), no distrito de Barra Nova, em Barra do Choça. De acordo com informações da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição realizava rondas na localidade quando recebeu, de uma viatura da Guarda Municipal, a informação sobre a presença de um indivíduo de alta periculosidade na região. Os policiais se deslocaram até a Rua Mundo Novo para averiguar a denúncia. Ao notar a chegada da viatura, o suspeito tentou escapar, mas foi alcançado e contido pela equipe. O homem foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.