Início Arquivo Fevereiro de 2026

Fevereiro de 2026

Encontramos 336 Notícias

Dom Basílio segue sem secretário de Educação mesmo após início do ano letivo de 2026

Dom Basílio segue sem secretário de Educação mesmo após início do ano letivo de 2026
Foto: Sudoeste Total

Mesmo com o início do ano letivo de 2026, o município de Dom Basílio ainda não definiu um novo secretário municipal de Educação após a saída de Jilmara Lima do cargo. A ex-secretária anunciou o desligamento no dia 27 de janeiro e, desde então, nenhum nome foi oficialmente designado para assumir a função. Jilmara Lima justificou a saída por conta de um planejamento pessoal e profissional para o ano de 2026, informando que assumirá um cargo obtido por meio de concurso público para o qual foi aprovada. A situação tem sido alvo de críticas por parte da oposição no município. Em vídeo divulgado nas redes sociais na sexta-feira (27), o professor Orlando Caires, que foi candidato a prefeito pela oposição nas últimas eleições, afirmou que a ausência de um secretário expõe falhas na condução da área educacional. Segundo ele, a falta de um titular na pasta há cerca de um mês compromete a organização administrativa, especialmente no início do ano letivo e no momento em que o município implanta o modelo de escola em tempo integral. Orlando também afirmou que, sem um secretário nomeado, o prefeito estaria acumulando funções, o que dificultaria a fiscalização e a cobrança interna das ações da secretaria. O professor ainda citou comentários sobre possíveis divergências políticas que estariam dificultando a escolha de um novo secretário, hipótese que, segundo ele, não deveria impedir a nomeação. Ele também mencionou relatos sobre suposta perseguição política envolvendo o desligamento de um funcionário de uma empresa de segurança vinculada ao governo estadual, situação que, segundo Orlando, não teria relação direta com a administração municipal.

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Guanambi

Homem é preso por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Um homem de 35 anos foi preso na manhã de quinta-feira (26) após uma ocorrência de violência doméstica no bairro Monte Pascoal, em Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para verificar a denúncia e, ao chegar ao local, constatou que o suspeito havia agredido a própria mãe, de 70 anos. Durante a situação, uma adolescente de 17 anos tentou intervir e também foi empurrada pelo homem. Ainda durante a ocorrência, os policiais verificaram a existência de uma medida protetiva expedida em 2025 em favor da adolescente, que estava sendo descumprida pelo autor. O homem foi preso por descumprimento de medida protetiva, com base na Lei nº 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel, e encaminhado à Delegacia de Polícia para a adoção das medidas cabíveis.

Motocicleta com restrição de furto/roubo é recuperada pela PM em Caetanos

Motocicleta com restrição de furto/roubo é recuperada pela PM em Caetanos
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi recuperada por policiais militares da 79ª CIPM nesta sexta-feira (27), na Rua Laudemiro Carlos, no Centro de Caetanos. A ocorrência começou após um homem de 36 anos comparecer ao quartel para retirar uma motocicleta que havia sido apreendida na noite anterior por falta de documentos obrigatórios e ausência de itens de segurança exigidos. Durante a apresentação da documentação, os policiais identificaram indícios de irregularidades e realizaram uma vistoria mais detalhada no veículo. Na verificação, foi constatado que a motocicleta era clonada e possuía restrição de furto ou roubo. O condutor foi informado sobre a irregularidade e conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A motocicleta recuperada é uma Honda CG 160 Fan ESDI, de cor preta, que ficou à disposição das autoridades para as medidas cabíveis.

Homem fica ferido após capotamento na BR-030 em Palmas de Monte Alto

Homem fica ferido após capotamento na BR-030 em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito do tipo capotamento registrado por volta das 19h26 de sexta-feira (27), na BR-030, no cruzamento com a BA-263, no bairro Mota, em Palmas de Monte Alto. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o condutor já sendo atendido por uma equipe do SAMU. Segundo as informações, ele apresentava desorientação, mas sem indícios aparentes de fraturas ou ferimentos graves. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal para avaliação médica. O veículo envolvido no acidente, um Chevrolet Corsa GLX de cor preta, foi encontrado fora da pista e ficou sob responsabilidade de familiares, que adotaram as providências necessárias.

Detran e SEAP discutem parceria para ampliar serviços públicos e ações de ressocialização em Brumado

Detran e SEAP discutem parceria para ampliar serviços públicos e ações de ressocialização em Brumado
Foto: Divulgação

Uma reunião interinstitucional realizada na 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Brumado, discutiu a implantação de ações conjuntas entre o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia voltadas à ressocialização e reintegração social de reeducandos. O encontro contou com a participação do diretor de Ressocialização da SEAP, Bacildes Terceiro, do diretor do Conjunto Penal de Brumado, Igor Barreto, do coordenador da Ciretran, Flávio Meira, e do coordenador de Veículos da unidade, Jacson Leite. Durante a reunião, foram alinhadas propostas que buscam ampliar a qualidade dos serviços públicos e criar oportunidades que incentivem a cidadania, a dignidade e a qualificação profissional de internos em processo de reintegração social. As ações ainda estão em fase de planejamento e fazem parte das estratégias do Governo da Bahia para fortalecer a interiorização dos serviços do Detran-BA e da SEAP no estado.

Colisão entre carro e motocicleta é registrada em Livramento de Nossa Senhora

Colisão entre carro e motocicleta é registrada em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/CV

Uma colisão envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrada na manhã deste sábado (28), nas proximidades da ponte do bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. Imagens de câmeras de videomonitoramento flagraram o momento do acidente. De acordo com as informações, o motociclista realizava uma ultrapassagem quando um carro saiu da Rua Caculé para acessar a via principal. Com as duas manobras ocorrendo ao mesmo tempo, os veículos acabaram colidindo. O mostra a situação logo após a batida, com os veículos parados na pista. Até o momento, não há informações sobre feridos.






Reconhecimento facial ajuda a localizar 400 foragidos da Justiça em menos de dois meses na Bahia

Reconhecimento facial ajuda a localizar 400 foragidos da Justiça em menos de dois meses na Bahia
Foto: Márcia Santana/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 400 foragidos da Justiça localizados em menos de dois meses. O caso mais recente ocorreu na tarde de sexta-feira (27), na capital baiana. Desde a implantação da ferramenta, em janeiro de 2019, a tecnologia já auxiliou na captura de 4.846 pessoas com mandados de prisão expedidos pelo Sistema de Justiça. Entre os crimes atribuídos aos foragidos estão homicídio, latrocínio, lesão corporal, estupro de vulnerável, violência contra a mulher, tráfico de drogas, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e dívida de pensão alimentícia. O sistema está implantado em mais de 80 municípios baianos, além de Salvador, e também é utilizado de forma itinerante durante festas populares, com instalação de equipamentos em pontos estratégicos e uso de Plataformas de Observação Elevada. No último Carnaval, 73 pessoas com mandados de prisão foram identificadas e impedidas de acessar os circuitos da festa, contribuindo para o reforço da segurança dos foliões. “A tecnologia é uma importante e fundamental aliada nas ações desenvolvidas pelas Forças Policiais e de Bombeiros. Seguiremos investindo em novas ferramentas, promovendo a qualificação do serviço prestado para a população”, destacou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

Suspeito é detido com drogas e materiais ligados ao tráfico em Vitória da Conquista

Suspeito é detido com drogas e materiais ligados ao tráfico em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Um homem foi detido por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na sexta-feira (27), durante uma ação da Companhia Independente de Policiamento Tático do Sudoeste (CIPT-SO), em Vitória da Conquista. De acordo com a polícia, a guarnição realizava patrulhamento tático na Avenida Aurelino Leal quando abordou um indivíduo em atitude suspeita. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram porções de substância análoga à cocaína em posse do suspeito. Na continuidade da ocorrência, os policiais realizaram diligências que resultaram na apreensão de outras substâncias ilícitas e materiais normalmente utilizados na atividade de tráfico de entorpecentes. Ao todo, foram apreendidas 71 petecas de substância semelhante à cocaína, R$ 1.317 em dinheiro, 12 aparelhos celulares, quatro câmeras de monitoramento, um equipamento utilizado para acondicionamento ou processamento de drogas, dois cadernos com anotações, seis cartões e diversos cartões de memória. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM em Rio do Pires

Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM em Rio do Pires
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de roubo ou furto foi recuperada por policiais militares da 4ª CIPM na manhã de sexta-feira (27), por volta das 11h10, na Feira do Gado, em Rio do Pires. Segundo a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento ostensivo na região quando decidiu verificar veículos estacionados nas imediações do local. Durante a averiguação, os policiais constataram que uma motocicleta apresentava restrição de roubo ou furto, além de indícios de adulteração nos sinais identificadores. Ainda de acordo com a ocorrência, nenhum responsável pelo veículo foi encontrado no local. A motocicleta, modelo Honda Titan KS, foi removida e apresentada à autoridade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis.

Suspeito morre após confronto com a CIPE Sudoeste em Livramento de Nossa Senhora

Suspeito morre após confronto com a CIPE Sudoeste em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Um homem morreu após confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Sudoeste) na tarde de sexta-feira (27), por volta das 16h30, no bairro Urbano, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a polícia, as guarnições realizavam uma operação após receberem denúncias sobre a presença de indivíduos armados envolvidos com o tráfico de drogas na região. Ao entrarem na rua indicada, os policiais avistaram um suspeito que fugiu ao perceber a aproximação das viaturas e entrou em uma edificação. Ainda segundo a ocorrência, o homem teria efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais, que reagiram para conter a ação. Após o confronto, o suspeito foi encontrado ferido e desarmado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada pela equipe médica. Durante a ação, foram apreendidos 23 papelotes e três petecas de substância semelhante à cocaína, além de 20 trouxinhas, um tablete maior e uma porção de substância análoga à maconha. Também foram apreendidos um revólver calibre 32, três estojos deflagrados, um cartucho intacto e outro picotado do mesmo calibre, R$ 50 em dinheiro, um telefone celular e sacos plásticos utilizados para acondicionamento de drogas. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde a ocorrência foi registrada.

Homem condenado por homicídio é preso após identificação por reconhecimento facial em Caetité

Homem condenado por homicídio é preso após identificação por reconhecimento facial em Caetité
Foto: Divulgação/SSP

Um homem com mandado de prisão decorrente de condenação judicial foi preso pela Polícia Militar na tarde de sexta-feira (27), por volta das 14h, nas imediações da feira livre de Caetité. A prisão ocorreu após o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Guanambi receber um alerta do sistema de reconhecimento facial, que apontou a presença de um foragido da Justiça circulando na região. As informações foram repassadas à equipe da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que enviou uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) para averiguar a situação. Durante as diligências realizadas no local indicado, os policiais conseguiram localizar o suspeito e realizar a abordagem. Segundo a polícia, ele possui condenação pelo Tribunal do Júri pelo crime de homicídio, conforme o artigo 121 do Código Penal. O homem foi encaminhado à Delegacia Territorial de Caetité, onde ficou à disposição da Justiça. A ocorrência contou com o apoio do sistema de reconhecimento facial, utilizado pelas forças de segurança para auxiliar na identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto.

Homem é preso em flagrante por posse de munições de uso restrito em Ibicuí

Homem é preso em flagrante por posse de munições de uso restrito em Ibicuí
Foto: Divulgação/PC

Após denúncia anônima, a Polícia Civil prendeu um homem de 23 anos em flagrante por posse de munições de uso restrito, na cidade de Ibicuí. A prisão ocorreu na quarta-feira (25), em uma residência localizada no bairro Tancredo Neves, na sede do município. A diligência foi iniciada após denúncia anônima indicando que o suspeito estaria portando arma de fogo e que havia intensa movimentação de pessoas e motocicletas no imóvel, levantando suspeitas de atividades criminosas no local. Durante a abordagem, os policiais localizaram o homem na residência e, após buscas autorizadas, encontraram 53 munições intactas de calibre 9mm, escondidas em uma estrutura de proteção da porta do banheiro. A arma de fogo mencionada na denúncia não foi localizada. Em relato aos investigadores, o suspeito informou que teria guardado uma pistola para pessoas ligadas ao tráfico de drogas no município e que o armamento havia sido retirado do imóvel dias antes por outro indivíduo. Também foi apreendido um aparelho celular pertencente ao investigado. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição de uso restrito. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Ibicuí, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, sendo posteriormente encaminhado à sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar recupera R$ 6,5 mil de idosa vítima de golpe financeiro e prende suspeita em Caraíbas

Polícia Militar recupera R$ 6,5 mil de idosa vítima de golpe financeiro e prende suspeita em Caraíbas
Foto: Sudoeste Total

Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na recuperação de R$ 6,5 mil retirados da conta de uma idosa vítima de golpe financeiro na tarde de quinta-feira (26), no município de Caraíbas. De acordo com a ocorrência, por volta das 14h35 a guarnição foi acionada pela filha da vítima, que relatou que falsos vendedores de produtos ortopédicos haviam aplicado um golpe contra a idosa. Os suspeitos utilizaram o pretexto de vender itens de saúde para obter dados pessoais, realizar um empréstimo em nome da vítima e transferir o valor via Pix. Após orientar a família sobre os procedimentos bancários e o registro da ocorrência, os policiais iniciaram diligências no município. Durante as buscas, no povoado da Jiboia, a guarnição recebeu informações de que os suspeitos haviam fugido em uma van com destino à cidade de Anagé. O veículo foi localizado e interceptado nas proximidades da Serra dos Pombos. No local, uma mulher de 32 anos, natural de Betim (MG), foi identificada como suspeita de participação no crime e detida pelos policiais. Na delegacia, o investigador de plantão identificou o titular da conta que recebeu a transferência, que seria o pai da suspeita. Após ser informado sobre a origem ilícita do dinheiro, ele concordou em devolver o valor integral à vítima. A mulher foi apresentada às autoridades competentes e o caso seguirá para as providências legais cabíveis.

Três adolescentes envolvidos por ato infracional análogo de homicídio são apreendidos em Vitória da Conquista

Três adolescentes envolvidos por ato infracional análogo de homicídio são apreendidos em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

Três adolescentes, dois de 16 anos e um de 17, investigados por ato infracional análogo ao crime de homicídio, foram apreendidos na tarde de quinta-feira (26) e na manhã desta sexta-feira (27), em Vitória da Conquista. Todos estão envolvidos na morte de Ubirandy Souza de Andrade, de 46 anos, vítima de golpes de machado enquanto dormia, em uma residência no Povoado da Limeira, zona rural daquele município, no dia 16 de fevereiro deste ano. As investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista apontaram a dinâmica dos fatos. Segundo o inquérito, o filho da vítima desferiu os golpes, causando o óbito. O segundo envolvido é apontado por ter auxiliado na ocultação do cadáver, e a terceira envolvida participou da limpeza do local do crime e do encobrimento do corpo, que foi abandonado em área rural do município de Itambé. Dois adolescentes se apresentaram na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), enquanto o outro foi localizado por policiais militares da Patrulha Preventiva da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Povoado da Limeira. Todos se encontram à disposição da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Vitória da Conquista. Com a internação dos envolvidos, o caso é considerado elucidado.

Prefeita protocola projeto de asfaltamento entre Tabuleiro e Iguatemi, em Livramento

Prefeita protocola projeto de asfaltamento entre Tabuleiro e Iguatemi, em Livramento
Foto: Divulgação/PMLNS

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, protocolou na terça-feira (24) o projeto de pavimentação asfáltica que ligará a localidade do Tabuleiro ao distrito de Iguatemi. A proposta foi apresentada durante reunião realizada na Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador. A gestora esteve acompanhada da deputada estadual Ivana Bastos e do secretário municipal de Educação, Probo Meira, em encontro com o diretor-superintendente da SIT, Rafael Marques. Na ocasião, foi formalizado o protocolo do projeto que prevê a pavimentação de 30,77 quilômetros de estrada, interligando o distrito de Iguatemi à sede do município. De acordo com a proposta, a obra pretende melhorar as condições de mobilidade na região, oferecendo mais segurança no tráfego e facilitando o deslocamento entre comunidades rurais e o centro urbano. A estimativa é que mais de 14 mil moradores sejam beneficiados diretamente pela intervenção. O trecho é considerado estratégico para o escoamento da produção local, o acesso a serviços públicos e a integração territorial do município. O protocolo do projeto representa mais uma etapa do processo técnico necessário para análise e possível inclusão da obra na programação estadual de infraestrutura viária.

CIPRv/Brumado participa de solenidade cívico-militar pelos 201 anos da PMBA

CIPRv/Brumado participa de solenidade cívico-militar pelos 201 anos da PMBA
Foto: Divulgação/CIPRv

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) participou, na manhã desta sexta-feira (27), de uma solenidade cívico-militar em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia. O evento foi realizado às 8h30, nas instalações do 9º BEIC, no município de Vitória da Conquista. A unidade foi representada pelo comandante da CIPRv/Brumado, major Rogério. A solenidade foi presidida pelo comandante do CPRSO, coronel Paulo Guimarães, e contou com a presença do subcomandante da unidade, tenente-coronel Berlink, do comandante do 24º BPM, tenente-coronel Pontes, e do comandante do 9º BEIC, tenente-coronel Moreira, além de oficiais comandantes de outras unidades pertencentes ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste. Autoridades e convidados participaram da cerimônia, durante a qual foram entregues títulos de Amigo da Polícia Militar e prestadas homenagens a policiais militares da reserva que contribuíram para o fortalecimento da corporação ao longo dos anos. O evento foi encerrado com um desfile cívico-militar, marcando os 201 anos de trajetória da Polícia Militar da Bahia e reafirmando a missão institucional de servir e proteger a sociedade.

Polícia Militar recupera dois veículos com sinais de adulteração em Jacarací

Polícia Militar recupera dois veículos com sinais de adulteração em Jacarací
Foto: Divulgação/94ª CIPM

A Polícia Militar recuperou dois veículos com indícios de adulteração durante ações da Operação Força Total realizadas na quinta-feira (26), no município de Jacarací. As ocorrências foram registradas por equipes do 3º Pelotão da 94ª CIPM. A primeira ação ocorreu por volta das 10h, na Rua Otávio Lula e Sousa, onde os policiais localizaram um veículo Fiat Strada Trek Flex, de cor prata, com sinais suspeitos de adulteração nos identificadores. Após a verificação, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Jacarací, onde o automóvel ficou apreendido e o homem à disposição da autoridade policial.

Polícia Militar recupera dois veículos com sinais de adulteração em Jacarací
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Mais tarde, por volta das 16h, na Rua Atanásio Domingues, a guarnição identificou um Hyundai i30, de cor preta, também com fortes indícios de adulteração nos sinais identificadores. Após a constatação preliminar, o veículo e o condutor foram conduzidos à Delegacia Territorial de Jacarací. Segundo a Polícia Militar, o segundo suspeito permaneceu detido em flagrante, enquanto os dois veículos ficaram apreendidos para a adoção das medidas legais cabíveis. As ações ocorreram dentro das atividades da Operação Força Total, que reforçou o policiamento no município.

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para todos os municípios

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para todos os municípios
Foto: Walterson Rosa/MS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante será enviado aos 417 municípios baianos, seguindo os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa inicial, a Bahia recebeu cerca de 40 mil doses. Um dos principais diferenciais da vacina é a aplicação em dose única, o que facilita a logística de imunização e permite proteção mais rápida da população. Neste primeiro momento, a vacinação será destinada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A medida prioriza trabalhadores que atuam diretamente no atendimento e nas ações de prevenção nas comunidades. Entre os grupos contemplados estão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além de odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos. A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas, desde que não tenham recebido anteriormente outro imunizante contra a doença. A aplicação é feita por via subcutânea e utiliza vírus atenuado. A estratégia de vacinação será realizada de forma progressiva, acompanhando o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde. A orientação é que os municípios organizem o atendimento conforme a disponibilidade de doses, evitando aglomerações e garantindo a cobertura do público prioritário. Segundo a coordenação estadual de imunizações, a expectativa é que, com a chegada de novos lotes, a vacinação seja ampliada gradualmente para outros grupos prioritários dentro da faixa etária de 15 a 59 anos.

Prefeita protocola pedido para implantação de cursos da Uneb, em Livramento

Prefeita protocola pedido para implantação de cursos da Uneb, em Livramento
Foto: Divulgação/PMLNS

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, protocolou um pedido para a implantação de cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia no município. A solicitação foi formalizada durante agenda oficial realizada na segunda-feira (23), em Salvador. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação, Probo Meira, do deputado federal Daniel Almeida, da reitora da Uneb, Adriana Marmori, e de Elias Dourado. O encontro teve como pauta principal a ampliação da oferta de ensino superior no município. Durante a reunião institucional, foi apresentado oficialmente o pedido para que a Uneb passe a oferecer cursos superiores em Livramento de Nossa Senhora, por meio de parceria com a prefeitura. A proposta prevê a construção de um modelo de cooperação para implantação de cursos públicos e gratuitos, voltados à demanda local e regional. Segundo a administração municipal, a iniciativa busca ampliar o acesso ao ensino superior sem a necessidade de deslocamento dos estudantes para outros centros urbanos, além de fortalecer o desenvolvimento regional e ampliar as oportunidades para a juventude do município. Durante o encontro, a reitora Adriana Marmori informou que a universidade realizará uma análise técnica sobre a viabilidade da proposta, considerando critérios acadêmicos, estruturais e orçamentários, além dos trâmites institucionais necessários para eventual formalização da parceria.

Motociclista fica ferido após acidente no bairro Paraíso, em Guanambi

Motociclista fica ferido após acidente no bairro Paraíso, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um motociclista de 25 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na noite de quinta-feira (26), por volta das 22h12, no cruzamento das ruas Nilza Fernandes Cardoso e Dionísio Vilas Boas, no bairro Paraíso, em Guanambi. Uma guarnição do 17º BPM foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que a vítima já havia sido socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Motociclista fica ferido após acidente no bairro Paraíso, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Em contato com os policiais na unidade de saúde, o motociclista relatou que conduzia uma motocicleta Honda CG 125 Fan KS quando foi surpreendido por um veículo VW Gol que, após parar na via, arrancou repentinamente e colidiu com a moto, provocando sua queda. O automóvel era conduzido por um homem de 44 anos, morador do bairro Monte Azul. As partes foram orientadas e a ocorrência foi registrada para as providências cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.