Início Arquivo Julho de 2025

Julho de 2025

Encontramos 320 Notícias

PM desarticula quadrilha que receptava motos e peças roubadas em Guanambi

PM desarticula quadrilha que receptava motos e peças roubadas em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma operação do 17º Batalhão da Polícia Militar resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada na receptação de motocicletas e peças oriundas de furtos e roubos. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 15 de julho, no bairro Taboinha, em Guanambi, sudoeste da Bahia. A ofensiva policial foi desencadeada após investigação da equipe de inteligência da PM, que identificou a presença de motores de motocicletas furtadas nas cidades de Guanambi e Caetité sendo reutilizados de forma ilegal. Durante a operação, os policiais localizaram duas motocicletas com sinais de adulteração na Avenida Tiradentes: uma Honda/CG 125 FAN ES preta e uma Honda/CG 125 vermelha, ambas com motores com numeração suprimida. Abordados, dois suspeitos de 18 anos confessaram que havia mais peças escondidas em um imóvel próximo. Com a autorização dos indivíduos, os policiais foram ao endereço indicado, onde encontraram um verdadeiro desmanche: dois motores sem identificação, um tanque de combustível, dois escapamentos e diversas outras peças avulsas. Todo o material apreendido, juntamente com os suspeitos, foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar outros envolvidos e a origem exata dos componentes recuperados.

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Serra do Ramalho e Presidente Jânio Quadros

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Serra do Ramalho e Presidente Jânio Quadros
Foto: Reprodução/Sudoeste Destaque

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (16), a situação de emergência nos municípios de Serra do Ramalho e Presidente Jânio Quadros em razão da estiagem prolongada. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, as prefeituras passam a estar aptas a solicitar recursos federais para ações de resposta à situação de desastre. Entre as medidas que podem ser financiadas estão a distribuição de cestas básicas, fornecimento de água mineral, oferta de refeições para trabalhadores e voluntários, além da entrega de kits de higiene pessoal, limpeza residencial e dormitório. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir do envio dos planos de trabalho pelos municípios afetados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional realiza a análise das metas e dos valores solicitados. Após aprovação, o valor a ser liberado é oficializado por meio de nova portaria no DOU.

Sete integrantes de grupo criminoso são presos durante Operação Parabellum em Jequié

Sete integrantes de grupo criminoso são presos durante Operação Parabellum em Jequié
Foto: Divulgação/SSP

Sete integrantes de um grupo criminoso foram presos na manhã desta quarta-feira (16) na cidade de Jequié, no sudoeste baiano, durante a Operação Parabellum. O grupo criminoso alvo da operação é responsável por homicídios e tráfico de drogas na região. Ainda durante o cumprimento dos mandados, um dos suspeitos morreu após confronto com os policiais. Dois revólveres, munições, porções de drogas e aparelhos celulares foram apreendidos pelas Forças policiais. Mais de 80 policiais de unidades especializadas e ordinárias cumprem mandados de prisão preventiva, temporária e busca e apreensão em diversos bairros da cidade. A Operação Parabellum foi deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e pelas Polícias Militar e Civil.

Aposta de Julio de Castilhos (RS) leva sozinha mais de R$ 45 milhões na Mega-Sena

Aposta de Julio de Castilhos (RS) leva sozinha mais de R$ 45 milhões na Mega-Sena
Foto: Reprodução/Caixa

Uma aposta feita por meio de canal eletrônico na cidade de Julio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, foi a única vencedora do concurso 2888 da Mega-Sena, sorteado na noite de terça-feira, 15 de julho de 2025. O sortudo ou sortuda acertou as seis dezenas e vai levar para casa a impressionante quantia de R$ 45.115.606,88. Os números sorteados foram: 03 - 09 - 15 - 27 - 39 e 59. Além do prêmio principal, o concurso também premiou outras faixas. Ao todo, 131 apostas acertaram cinco dezenas e cada uma receberá R$ 26.962,60. Já a quadra, com quatro acertos, contemplou 6.996 apostas, com prêmio individual de R$ 721,24. Para quem quiser tentar a sorte no próximo sorteio, o concurso 2889 será realizado na quinta-feira, 17 de julho, com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões. Os jogos podem ser feitos até as 19h do dia do sorteio, nas lotéricas credenciadas pela Caixa, pelo site oficial ou pelo aplicativo. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Macaúbas: 4ª CIPM recebe alunos do Colégio Castro Alves em visita institucional

Macaúbas: 4ª CIPM recebe alunos do Colégio Castro Alves em visita institucional
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (15), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), sediada em Macaúbas, recebeu cerca de 70 alunos do Colégio MCPM Castro Alves para uma visita institucional. A iniciativa reforça a aproximação entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a comunidade escolar, promovendo cidadania e integração. Os estudantes foram recepcionados pelo subcomandante da Unidade e tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional da companhia, os setores administrativos, os equipamentos operacionais e a rotina dos policiais militares. A visita proporcionou um contato direto com o cotidiano da corporação, despertando o interesse dos jovens pelo papel da PM na sociedade. A atividade contou com o apoio do Diretor Disciplinar da escola, Sargento Edenildo, e do Tutor Disciplinar, Sargento Gilberto, que acompanharam os alunos durante toda a visita.

Duas motos pegam fogo após colisão e deixam condutores feridos em Macaúbas

Duas motos pegam fogo após colisão e deixam condutores feridos em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na tarde desta terça-feira (15), um grave acidente envolvendo duas motocicletas mobilizou equipes de emergência em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. A colisão aconteceu por volta das 16h40, no cruzamento entre as ruas Frei Luiz Maria e Nestor Gomes, nas proximidades do Campo do Esporte. A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada via central de atendimento para prestar socorro na ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais foram informados por populares de que uma das vítimas já havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A segunda vítima, ainda no local, também foi atendida e encaminhada pela equipe do SAMU à mesma unidade de saúde. De acordo com relatos, ambas as motocicletas pegaram fogo após o impacto da colisão. As chamas foram controladas, e, após a liberação da via, os veículos foram removidos para o pátio da Delegacia Civil. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dos condutores. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Veículo com restrição de furto é recuperado durante operação em Ituaçu

Veículo com restrição de furto é recuperado durante operação em Ituaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

Um veículo com registro de furto foi recuperado na manhã desta terça-feira (15) durante a Operação Harpia, realizada por policiais militares da 4ª Companhia do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no município de Ituaçu, região sudoeste da Bahia. A ação ocorreu no povoado da Formosa, zona urbana da cidade, quando a guarnição realizava abordagens de rotina. Durante a fiscalização, os policiais identificaram adulterações nos sinais identificadores de um automóvel. Após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmado que o veículo original — um Fiat Strada — possuía restrição por furto. O condutor foi detido e, junto com o veículo, encaminhado à autoridade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis.

Capotamento é registrado após colisão entre carro e caminhão na zona rural de Macaúbas

Capotamento é registrado após colisão entre carro e caminhão na zona rural de Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado por volta das 11h30 desta terça-feira (15), na região da Lagoa do Maurício, zona rural de Macaúbas, no sudoeste baiano. Segundo informações da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o sinistro ocorreu em uma estrada vicinal. O condutor de um Fiat Siena, de 32 anos, ultrapassava um caminhão VW/24.280, conduzido por um homem de 41 anos, quando o veículo de carga teria apresentado uma falha mecânica, conforme relato do motorista.

Capotamento é registrado após colisão entre carro e caminhão na zona rural de Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Ele perdeu o controle da direção e acabou colidindo na traseira do carro, que capotou em seguida. Ambos os motoristas relataram a mesma versão à PM. O condutor do carro sofreu ferimentos leves, mas não há confirmação se precisou de atendimento médico. As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro ilegal na zona rural de Guanambi

Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro ilegal na zona rural de Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Na manhã desta segunda-feira (6), uma ação da Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi resultou no resgate de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na região do Suruá. A operação foi motivada por uma denúncia de crime ambiental. No total, 39 pássaros de espécies nativas foram encontrados em gaiolas, onde eram mantidos para comércio ilegal. Entre os animais libertados estão 22 canários, 1 cristina, 1 coleiro, 4 sabiás, 7 cardeais, 2 sofrês, 1 bico de pimenta e 1 papa-capim. Após passarem por triagem e avaliação, as aves foram soltas na natureza. Um dos cardeais foi encontrado morto por falta de água. As gaiolas utilizadas no cativeiro foram recolhidas e posteriormente destruídas com o auxílio de uma máquina em frente ao prédio da prefeitura. A secretaria tem reforçado as fiscalizações e incentiva a população a denunciar esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas pelo número (77) 9 8129-0192, inclusive via WhatsApp, com garantia de sigilo para quem informar.

Homem é resgatado após cair de aproximadamente 5 metros na Orla do Cais em Barreiras 

Homem é resgatado após cair de aproximadamente 5 metros na Orla do Cais em Barreiras 
Foto: Blog do Braga

Na madrugada desta segunda-feira (14), por volta das 4h40, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), com sede em Barreiras, resgataram um homem que havia caído da proteção da Orla do Cais, na Rua Presidente Vargas, em Barreiras. Conforme relato das equipes de resgate, a vítima caiu de uma altura aproximada de cinco metros, às margens do Rio Grande. No momento do atendimento, o homem apresentava sinais de embriaguez. Ele foi encontrado consciente. Os militares realizaram a imobilização da vítima em uma prancha rígida e, com segurança, efetuaram o transporte até a parte superior do cais, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já aguardava.  Após o atendimento inicial, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

TRE-BA oferece serviços eleitorais em Carinhanha, Malhada e Palmas de Monte Alto

TRE-BA oferece serviços eleitorais em Carinhanha, Malhada e Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está realizando atendimentos presenciais nos municípios de Carinhanha, Malhada e Palmas de Monte Alto até dia 19 de julho. A ação integra o projeto TRE em Todo Lugar e acontece em parceria com a Caravana de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado da Bahia. Os serviços começaram por Carinhanha, onde o atendimento aconteceu nos dias 14 e 15, das 9h às 16h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Velho Chico. Em seguida, a equipe segue para Malhada, com atendimentos no Anexo de Parateca – CEMIT do Velho Chico, nos dias 16, das 14h às 17h, e 17, das 9h às 16h. A última cidade a receber a ação será Palmas de Monte Alto, nos dias 18 (das 14h às 17h) e 19 (das 9h às 16h). Durante o atendimento, eleitoras e eleitores podem solicitar uma série de serviços da Justiça Eleitoral, como o alistamento (1ª via do título), cadastramento biométrico, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais, regularização da situação eleitoral, emissão de certidões e consulta de débitos. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar um documento oficial com foto (original) e comprovante de residência atualizado. No caso da primeira via do título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita sozinha — é preciso apresentar documentação complementar. Homens que completam 19 anos no ano de alistamento também devem apresentar o certificado de quitação militar.

PRF recupera motoneta roubada na BR-330, em Jequié

PRF recupera motoneta roubada na BR-330, em Jequié
Foto: Divulgação/PRF

Durante fiscalização na noite de sábado (12), por volta das 21h30, no km 812 da BR-330, em Jequié (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motoneta com registro de roubo e indícios de adulteração. Durante a análise dos elementos identificadores do veículo, os policiais observaram indícios de adulteração. Após consulta aos sistemas da PRF, foi constatado que se tratava de veículo com registro de roubo, ocorrido na cidade de Jequié em 16 de maio de 2025. Questionado, o condutor informou que adquiriu a motoneta por R$ 4.000,00, através de um anúncio na plataforma Facebook. Ele declarou ainda que não se lembra do nome do vendedor. Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jitaúna para adoção das medidas legais cabíveis.

24º BPM flagra suspeita de tráfico de drogas na Praça João Romão, em Brumado

24º BPM flagra suspeita de tráfico de drogas na Praça João Romão, em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Na noite desta segunda-feira (14), por volta das 20h30, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 24º Batalhão da Polícia Militar, flagrou uma possível transação de entorpecentes durante patrulhamento de rotina na Praça João Romão, no centro de Brumado. Segundo a polícia, a equipe observou dois indivíduos em atitude suspeita e decidiu realizar a abordagem. No momento da ação, um dos homens tentou se desfazer de um recipiente plástico, que foi lançado ao chão. Dentro do frasco, os policiais encontraram 14 invólucros contendo substância análoga ao crack. Próximo ao local também foi localizada uma pedra maior da mesma substância. Durante a revista pessoal, foram encontrados ainda R$ 322,00 em espécie e três aparelhos celulares em posse dos abordados. Diante da situação e das evidências apreendidas, os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado e serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Três mulheres são presas com drogas em ônibus interestadual em Vitória da Conquista

Três mulheres são presas com drogas em ônibus interestadual em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM-BA

Na manhã desta terça-feira (15), uma operação integrada entre a RONDESP Sudoeste, a 79ª CIPM de Poções e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA) resultou na prisão de três mulheres por tráfico de drogas em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A abordagem aconteceu por volta das 6h, em um ponto de apoio próximo à rodoviária da cidade, na Avenida Integração. Durante a fiscalização a um ônibus interestadual, as equipes identificaram suspeitas no comportamento de três passageiras. Ao revistar as bagagens transportadas por elas — entre malas, mochilas e bolsas — foram encontrados 30 tabletes de substância análoga à cocaína, dois tabletes de substância semelhante ao crack e uma sacola contendo uma quantidade significativa de material com características de maconha. De acordo com as presas, o destino do entorpecente seria a cidade de Jequié, também na Bahia. Além das drogas, os policiais apreenderam ainda três celulares pertencentes às suspeitas, que podem ajudar nas investigações sobre a origem e o destino do carregamento. As envolvidas e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi formalizada e serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Com agroindústria requalificada, apicultores miram novos mercados com a produção de mel em Anagé

Com agroindústria requalificada, apicultores miram novos mercados com a produção de mel em Anagé
Foto: Divulgação/CAR

A comunidade de Vaquetal, no município de Anagé, vive uma nova fase com a requalificação e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas. A entrega do equipamento, realizada neste fim de semana pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), marca um novo momento para os apicultores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vaquetal, Pau Ferro e Barra da Conceição. Além da reforma da agroindústria, o projeto incluiu a construção de um anexo, aquisição de kits apícolas e o desenvolvimento de identidade visual, com embalagens, rótulos e um manual de boas práticas. As melhorias fortalecem o acesso a novos mercados e agregam valor ao produto. Agora, o mel sai da agroindústria em embalagens padronizadas nos formatos: bisnaga (280g e 500g), potes de 1kg e 1,4kg (equivalente a 1 litro), e baldes de 28kg o que permite sua comercialização desde feiras livres até mercados mais estruturados. Com capacidade de processamento de até 640 quilos de mel por dia, a unidade oferece condições ideais para a produção e comercialização do mel regional, que conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A associação também foi contemplada com o apoio de um agente de negócios, que atuará na definição de estratégias para acesso a novos mercados. “Hoje temos uma agroindústria pronta, um instrumento à disposição dos agricultores familiares. É geração de renda, qualidade de vida e ainda há a contrapartida ambiental da apicultura, com a polinização das plantas nativas e cultivadas”, destaca Ailton Palmeira da Silva, presidente da associação. “Estamos também nos reorganizando. Finalizamos um diagnóstico que servirá de base para construir um plano de negócios moderno e avaliar nossa viabilidade econômica. Queremos crescer com planejamento e foco na expansão da produção”, completa.

Fios são furtados em postes do Parque Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista

Fios são furtados em postes do Parque Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Na manhã deste domingo (13), a equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista identificou mais um caso de furto a equipamentos públicos do município. Desta vez, o alvo foi o Parque Municipal Lagoa das Bateias, onde fios foram retirados dos postes de iluminação da ciclovia que contorna a área ambiental. O crime teria ocorrido durante a noite de sábado (12), e os sinais de vandalismo foram encontrados logo no início do dia seguinte. Pelo menos dez caixas de inspeção dos postes da ciclovia foram danificadas. Os condutores foram cortados e levados, prejudicando diretamente a iluminação de um dos principais espaços públicos da cidade. A área afetada fica em frente aos equipamentos de esporte da Vila Esportiva José Maria Nogueira Arêas, onde há grande circulação de moradores e praticantes de atividades físicas. Na manhã desta segunda-feira (14), a prefeitura confirmou o registro de um Boletim de Ocorrência no DISEP e informou que a Coordenação de Iluminação Pública fará a avaliação dos danos e dará início aos reparos. Além disso, imagens de câmeras de segurança instaladas na região já estão sendo analisadas com o objetivo de identificar os responsáveis pelo furto. Infelizmente, este não é um caso isolado. Somente este ano, o município já contabiliza diversos furtos de fios e cabos elétricos, que vêm comprometendo a infraestrutura urbana e gerando prejuízos significativos. Já foram registradas ocorrências nos condutores de seis padrões da Avenida Integração, em dois pontos do Anel Viário, nos campos da Ester e da Creche, e ainda dois furtos de cabos de cobre na Praça Vitor Brito. Outro furto recente foi o de 500 metros de cabo de cobre e uma bitola de 4 mm² no canteiro central da Avenida Brumado, entre o Supermercado Economart e a entrada do bairro Urbis V. A ação criminosa deixou cerca de 50 postes sem energia elétrica, com um custo de R$ 4 mil apenas para a reposição dos condutores. Somando as ocorrências, o município estima que o prejuízo com materiais furtados em 2024 já ultrapassa os R$ 20 mil. A prefeitura reforça que crimes como esse, além de causarem danos ao patrimônio público, afetam diretamente o bem-estar da população e a segurança de áreas públicas, como praças, parques e vias movimentadas.

Suspeito de homicídio em Oliveira dos Brejinhos é preso em Barreiras

Suspeito de homicídio em Oliveira dos Brejinhos é preso em Barreiras
Foto: Divulgação/PC

Na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, a Polícia Civil da Bahia deu um passo importante na investigação do assassinato de Daniel Lima Rebouças, de 46 anos, ocorrido no final de maio, na zona rural de Oliveira dos Brejinhos. Um comerciante de 35 anos foi preso no bairro Serra do Mimo, em Barreiras, suspeito de envolvimento direto no crime. O caso teve início no dia 29 de maio, quando uma discussão de trânsito terminou de forma trágica na rodovia BA-156. Segundo testemunhas, Daniel e o suspeito teriam se desentendido enquanto trafegavam pela via. Em um momento de tensão, o autor desceu de um caminhão e efetuou aproximadamente seis disparos contra Daniel. Mesmo ferido, ele ainda foi socorrido e levado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos. Desde então, a Polícia Civil passou a investigar o caso, reunindo informações que culminaram na expedição de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Nesta segunda-feira, equipes das Delegacias Territoriais de Oliveira dos Brejinhos e Ibotirama, vinculadas à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa), foram a campo para cumprir as ordens judiciais. No povoado de Ouriçangas, zona rural de Angical, os policiais encontraram uma pistola calibre .40, compatível com a arma utilizada no homicídio, além de duas espingardas de pressão. Já na casa do suspeito, em Barreiras, um verdadeiro arsenal foi apreendido: uma espingarda calibre 12 de cano duplo, um revólver calibre .38, uma pistola calibre .380, outra espingarda de pressão, duas lunetas e grande quantidade de munições — incluindo 26 munições intactas de calibre .38, nove deflagradas, 10 de calibre .40, 32 de calibre .380 e 259 cartuchos de calibre .12. Com o cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi conduzido à delegacia, onde permanece custodiado, à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento, e a polícia busca identificar se há outras pessoas envolvidas na execução do crime.

Brasil retoma produção nacional de insulina após 20 anos

Brasil retoma produção nacional de insulina após 20 anos
Foto: Walterson Rosa/MS

O Governo Federal recebeu na sexta-feira (11) o primeiro lote de insulinas produzidas por meio da iniciativa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). As unidades foram entregues ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG). Com a transferência da tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a fabricar o medicamento 100% nacional, sendo viabilizada pelo laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela brasileira Biomm.  “Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Depois de mais de duas décadas sem produzir insulina humana, o Brasil retoma essa fabricação para ser entregue ao Sistema Único de Saúde e contribuir com a saúde da população. Estamos vivenciando um momento de celebração com a entrega da insulina humana recombinante ao Ministério da Saúde e ao SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, foram entregues 207.385 mil unidades do medicamento – sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. Após a transferência total da tecnologia, o Brasil produzirá 50% da demanda relacionada às insulinas NPH e regular no SUS, ou seja, cerca de 45 milhões de doses anuais.  “Uma iniciativa como essa traz segurança aos pacientes de que, independentemente de qualquer crise — como a que vivemos durante a pandemia —, o país tem soberania na produção desse medicamento tão importante. Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas precisa usar insulina. Isso garante tranquilidade, segurança e estabilidade tanto para o SUS quanto para os cidadãos que dependem do medicamento", reforçou Padilha. Com investimentos de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia, cerca de 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas. Os contratos preveem a entrega para a rede pública de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, em 2025 e 2026.  

Homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por homicídio em Vitória da Conquista

Homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por homicídio em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

O Tribunal do Júri da comarca de Vitória da Conquista condenou, no último dia 9, Marcos Antônio dos Santos Gusmão, vulgo “Queimadinha’’, a 13 anos e 6 meses de prisão, pelo homicídio de Edson Oliveira da Silva. O crime, qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima, aconteceu em agosto de 2023, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista. De acordo com a acusação, sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira, o crime ocorreu na noite do dia 30 de agosto de 2023, quando Marcos golpeou com faca e, em seguida, atirou em Edson, que veio a óbito. Após matar a vítima, o réu ocultou o cadáver no mesmo local. O crime teria sido motivado porque Edson ameaçou duas pessoas, além de uma dívida que a vítima teria com ele em razão do tráfico de drogas. 

Líder de facção criminosa é condenado por homicídio em Macarani

Líder de facção criminosa é condenado por homicídio em Macarani
Foto: Reprodução

O Tribunal do Júri da comarca de Macarani condenou, no último dia 10, Max Willian Alves Batista dos Santos a 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo homicídio qualificado de Robson Ferreira Silva, ocorrido em outubro de 2019 e diretamente relacionado à disputa entre facções criminosas na cidade. A acusação foi sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Mateus de Souza Alves Cavalcanti. O réu foi condenado por homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme a denúncia oferecida pelo MPBA, o crime aconteceu durante uma festa no Parque de Exposições de Macarani, na madrugada de 20 de outubro de 2019. A vítima, apontada pelas investigações da Polícia Civil como integrante de uma facção rival à do réu, foi surpreendida com um disparo à queima-roupa, sem qualquer chance de defesa. O denunciado fugiu do local logo após o crime. As investigações revelaram ainda que, momentos antes do homicídio, o réu gravou um vídeo em que aparecia com dois comparsas dizendo estarem “doidos para matar alguém”. O celular utilizado foi posteriormente entregue a um adolescente como pagamento por uma distração feita para facilitar a execução do crime. O homicídio foi cometido apenas quatro dias após o réu obter livramento condicional. “Trata-se de uma condenação de alta relevância para a população de Macarani, no sudoeste baiano, e significa um grande avanço na atuação do Ministério Público no enfrentamento aos crimes violentos relacionados ao tráfico de drogas”, afirmou o promotor Mateus Cavalcanti.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.