Na manhã desta segunda-feira (6), uma ação da Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi resultou no resgate de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na região do Suruá. A operação foi motivada por uma denúncia de crime ambiental. No total, 39 pássaros de espécies nativas foram encontrados em gaiolas, onde eram mantidos para comércio ilegal. Entre os animais libertados estão 22 canários, 1 cristina, 1 coleiro, 4 sabiás, 7 cardeais, 2 sofrês, 1 bico de pimenta e 1 papa-capim. Após passarem por triagem e avaliação, as aves foram soltas na natureza. Um dos cardeais foi encontrado morto por falta de água. As gaiolas utilizadas no cativeiro foram recolhidas e posteriormente destruídas com o auxílio de uma máquina em frente ao prédio da prefeitura. A secretaria tem reforçado as fiscalizações e incentiva a população a denunciar esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas pelo número (77) 9 8129-0192, inclusive via WhatsApp, com garantia de sigilo para quem informar.



