Fios são furtados em postes do Parque Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista

Fios são furtados em postes do Parque Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Na manhã deste domingo (13), a equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista identificou mais um caso de furto a equipamentos públicos do município. Desta vez, o alvo foi o Parque Municipal Lagoa das Bateias, onde fios foram retirados dos postes de iluminação da ciclovia que contorna a área ambiental. O crime teria ocorrido durante a noite de sábado (12), e os sinais de vandalismo foram encontrados logo no início do dia seguinte. Pelo menos dez caixas de inspeção dos postes da ciclovia foram danificadas. Os condutores foram cortados e levados, prejudicando diretamente a iluminação de um dos principais espaços públicos da cidade. A área afetada fica em frente aos equipamentos de esporte da Vila Esportiva José Maria Nogueira Arêas, onde há grande circulação de moradores e praticantes de atividades físicas. Na manhã desta segunda-feira (14), a prefeitura confirmou o registro de um Boletim de Ocorrência no DISEP e informou que a Coordenação de Iluminação Pública fará a avaliação dos danos e dará início aos reparos. Além disso, imagens de câmeras de segurança instaladas na região já estão sendo analisadas com o objetivo de identificar os responsáveis pelo furto. Infelizmente, este não é um caso isolado. Somente este ano, o município já contabiliza diversos furtos de fios e cabos elétricos, que vêm comprometendo a infraestrutura urbana e gerando prejuízos significativos. Já foram registradas ocorrências nos condutores de seis padrões da Avenida Integração, em dois pontos do Anel Viário, nos campos da Ester e da Creche, e ainda dois furtos de cabos de cobre na Praça Vitor Brito. Outro furto recente foi o de 500 metros de cabo de cobre e uma bitola de 4 mm² no canteiro central da Avenida Brumado, entre o Supermercado Economart e a entrada do bairro Urbis V. A ação criminosa deixou cerca de 50 postes sem energia elétrica, com um custo de R$ 4 mil apenas para a reposição dos condutores. Somando as ocorrências, o município estima que o prejuízo com materiais furtados em 2024 já ultrapassa os R$ 20 mil. A prefeitura reforça que crimes como esse, além de causarem danos ao patrimônio público, afetam diretamente o bem-estar da população e a segurança de áreas públicas, como praças, parques e vias movimentadas.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.