Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 20:00
Na última quinta-feira (17), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu uma importante ação de vacinação voltada ao seu efetivo, reafirmando o compromisso com a saúde, o bem-estar e a valorização dos profissionais de segurança pública. A iniciativa aconteceu nas instalações da unidade e contou com o apoio essencial da Secretaria Municipal de Saúde de Poções, que disponibilizou sua equipe técnica para aplicação das vacinas e atualização do cartão vacinal dos policiais militares. Durante a ação, a comandante da 79ª CIPM, Major PM Paula Fagundes, agradeceu, em nome de toda a corporação, à Secretaria de Saúde, representada pelo secretário Marcus Sola, pelo suporte logístico e humano prestado. A comandante destacou ainda a importância da parceria entre as instituições na promoção da saúde preventiva entre os servidores. A ação integra uma série de medidas adotadas pela 79ª CIPM para garantir não apenas a segurança da população, mas também a qualidade de vida dos agentes públicos que atuam diariamente na defesa da sociedade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 19:00
Os impactos causados pelas obras realizadas para viabilizar a instalação das usinas eólicas na região de Piatã, na Chapada Diamantina, foram debatidos durante reunião pública que teve a participação do promotor de Justiça Alan Cedraz, no dia 9 de julho. Mais de 50 moradores das comunidades de Cruzes, Malhada e Lagoa dos Bastos relataram ao membro do Ministério Público do Estado da Bahia problemas que vêm enfrentando em decorrência das obras. Na ocasião, o promotor de Justiça esclareceu o andamento do procedimento instaurado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Alan Cedraz informou que solicitou a elaboração de um relatório técnico para subsidiar a análise dos efeitos físicos, ambientais e socioeconômico do empreendimento. Além do MPBA, participaram da reunião membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Piatã, advogados da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), representado pelo coordenador Rafael Freire.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 18:00
Na manhã deste sábado (19), por volta das 7h05, uma carreta que transportava caroço de algodão tombou e pegou fogo às margens da BR-030, no trecho do município de Caetité, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi acionada pelo Cicom para atender à ocorrência. No local, foi constatado que o condutor do veículo havia perdido o controle da direção, resultando no tombamento da carreta, que incendiou logo em seguida. O motorista sofreu ferimentos leves, foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. As chamas foram rapidamente controladas pelo Corpo de Bombeiros. A guarnição permaneceu na rodovia até a total normalização do tráfego na via. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 17:00
Na manhã desta sexta-feira (18), por volta das 10h20, uma colisão lateral entre dois veículos foi registrada no km 323 da BA-262, trecho entre os municípios de Anagé e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), o acidente ocorreu quando um veículo Mitsubishi, que seguia no sentido Anagé–Vitória da Conquista, foi surpreendido por um Renault Sandero que realizava uma ultrapassagem. Durante a manobra, o condutor do Sandero perdeu o controle da direção e colidiu lateralmente com o outro carro.
Com o impacto, o Mitsubishi saiu da pista e capotou às margens da rodovia. Apesar da gravidade da ocorrência, ambos os condutores — que estavam sozinhos em seus respectivos veículos — não sofreram ferimentos graves. As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 16:00
Na noite desta sexta-feira (18), por volta das 20h30, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam cerca de 600 gramas de maconha durante uma ação na BA-156, no município de Tanque Novo, no sudoeste baiano. A apreensão ocorreu durante uma abordagem realizada pela guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). Segundo a polícia, uma motocicleta com dois ocupantes desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga por uma estrada vicinal. Durante a perseguição, os suspeitos dispensaram um objeto, posteriormente identificado como quatro porções de maconha. O material foi recolhido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Caetité, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Até o momento, não há informações sobre a identificação ou prisão dos suspeitos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 13:00
Um acidente envolvendo um casal em uma motocicleta e um cavalo solto na pista foi registrado na noite desta sexta-feira (18), na BR-264, saída para Igaporã, em Caetité. As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, não sofreram ferimentos fatais. Após determinação da central, uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi deslocada até o local. Ao chegar, os policiais encontraram uma equipe do SAMU prestando os primeiros socorros ao casal, que seguia em uma motocicleta Honda/Biz 125 ES vermelha no momento da colisão. Uma segunda ambulância do SAMU chegou pouco depois para reforçar o atendimento. O cavalo, gravemente ferido e agonizando no meio da pista, precisou ser sacrificado pela Polícia Militar. Após a remoção do animal, os agentes organizaram um sistema de “siga e pare” para garantir a fluidez do trânsito até que as ambulâncias deixassem o local com as vítimas. A motocicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio da 94ª CIPM. A Polícia Militar permaneceu no local até a completa liberação da via.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/07/2025 - 12:00
O ex-prefeito de Dom Basílio, José Maria Caires, fez um apelo público por maior atenção do poder público à educação dos jovens do município. Em declaração recente, ele destacou exemplos de sucesso de dombasilienses que venceram barreiras sociais graças ao acesso ao ensino, e cobrou políticas mais efetivas de apoio às famílias que lutam para garantir um futuro melhor para seus filhos. José Maria relembrou que, ainda na década de 1960 — antes da emancipação do município —, Dona Julinda Caires Araújo, considerada uma mulher visionária, enviou seus filhos para estudar em Salvador. “Dessa decisão nasceu o sociólogo Raimundo Humberto Caires Araújo, que chegou a ser secretário de Estado no governo Roberto Santos e foi o primeiro dombasiliense a se tornar deputado estadual”, afirmou. Outro exemplo citado foi o do médico Dr. Antônio Carlos Caires Araújo, conhecido como Dr. Carlinhos, considerado o primeiro médico nascido em Dom Basílio. “Ele estudou aqui mesmo, na escola Duque de Caxias, o que mostra que, com incentivo, nossos jovens podem chegar longe”, pontuou. O ex-prefeito reforçou que o município tem grande potencial humano, mas carece de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades. “Temos muitos talentos, mas precisamos que o poder público apoie as famílias desses meninos e meninas inteligentes, cujos pais, muitas vezes, não têm condições de bancar os estudos”, disse. Ele também lembrou que Dr. Antônio Carlos estudava na Várzea Grande, na casa de Paulo Neves, o que reforça, segundo ele, o papel da comunidade no desenvolvimento dos jovens. “O poder público municipal, que é o mais próximo da população, precisa investir mais na qualificação dos professores, em equipamentos tecnológicos para as escolas e criar políticas de incentivo individual aos alunos, principalmente os mais talentosos”, cobrou. José Maria finalizou defendendo a criação de bolsas de estudo para alunos de destaque, especialmente da zona rural. “Vivemos na era da inteligência artificial e Dom Basílio não pode ficar para trás. Precisamos investir naqueles que têm potencial, inclusive filhos de trabalhadores rurais, como se fazia nas décadas de 1950 e 1960”, concluiu.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 22:00
Faleceu nesta sexta-feira (18), em Salvador, aos 84 anos, o economista e empresário Sílvio Roberto de Moraes Coelho, irmão do ex-prefeito de Guanambi e ex-governador da Bahia, Nilo Coelho. A Prefeitura de Guanambi manifestou profundo pesar pelo falecimento e prestou solidariedade à família. Sílvio Roberto teve uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela visão inovadora. Foi presidente do Grupo Aratu, conglomerado de mídia com atuação relevante na Bahia, além de um dos pioneiros no desenvolvimento do setor produtivo no Oeste baiano e em outras regiões do estado. “Silvio Roberto foi um guanambiense visionário que ajudou a levar o progresso e o desenvolvimento por onde empreendia, deixando um legado de seriedade, trabalho e honradez”, destacou o prefeito Nal Azevedo. A Prefeitura de Guanambi se solidarizou com a esposa, Maria Cristina Ferraz Coelho, os filhos João, Ana e Tiago, os netos Pedro, Rafael, Roberto, Isabela e Bernardo, além de amigos, colaboradores e admiradores de sua trajetória.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 21:00
Nos dias 22 e 24 de julho, os municípios de Ibiassucê e Bom Jesus da Lapa sediarão, respectivamente, a 27ª e a 28ª edições da Caravana Digital, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). As ações acontecerão no Colégio Estadual Antônio Figueiredo - Tempo Integral (NTE 13) e no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vila Nova (NTE 02), mobilizando cerca de 600 estudantes e 40 professores das unidades anfitriãs e de outras escolas das regiões. Com atividades programadas das 9h às 16h, a Caravana Digital proporcionará momentos lúdicos e formativos voltados à experimentação de tecnologias educacionais e à promoção da criatividade. Estudantes e educadores terão acesso a experiências práticas com makey makey, fotografias em chroma key, alquimétricos, jogos como Termo e fliperama, além de recursos como light painting, canetas de impressão 3D e outras ferramentas interativas que estimulam o raciocínio, a memória e a expressão artística. Além das atividades interativas, o evento oferecerá seis oficinas com carga horária de 4 horas, voltadas para o desenvolvimento de competências digitais e midiáticas: Edição de Vídeos, Media Training, Checagem de Fatos e Cidadania Digital, Podcast como Metodologia Educacional, Produção Audiovisual e Letramento Informacional e Produção de Fanzines (Zinismo Criativo). A Caravana Digital tem como objetivo ampliar o engajamento estudantil e fortalecer a comunidade escolar por meio de práticas inovadoras, acessíveis e de baixo custo. A proposta central é mostrar que, com criatividade e pequenas intervenções, é possível transformar o ambiente escolar, valorizando o protagonismo estudantil e promovendo uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 18:00
Nessa quinta-feira (17), uma guarnição da 79ª CIPM foi acionada para averiguar uma situação de estupro de vulnerável, no Hospital Nilton Ferreira, em Planalto. Após diligências, o autor foi localizado e preso, nesta sexta-feira (18), pelos policiais militares em Poções. Os Policiais iniciaram as diligências após a mãe da vítima relatar que seu companheiro havia buscado sua filha de 5 anos na escola e, após demorar para retornar, informou que haviam ido passear por áreas de mato. Desconfiada, após a saída do suspeito de casa, a mãe conversou com a criança, que relatou abusos cometidos pelo autor em um matagal. Diante da denúncia, a criança foi encaminhada ao hospital, onde a médica plantonista constatou sinais de violência sexual e a regulou para o Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, para atendimento especializado. O Conselho Tutelar compareceu à unidade hospitalar e acompanhou o caso. De imediato, a guarnição iniciou diligências nos locais mencionados pela mãe como possíveis paradeiros do suspeito. As buscas resultaram na localização e prisão do autor, que agora encontra-se à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 17:00
A Prefeitura de Brumado mantém em andamento a obra de urbanização da Avenida Cléio Antônio Diniz, apesar de uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) para que o processo fosse imediatamente interrompido. Na manhã desta quinta-feira (17), a movimentação de operários e máquinas no local confirmava que os trabalhos seguem normalmente, em aparente desacato à medida cautelar emitida pelo órgão de fiscalização. A suspensão foi determinada no âmbito da Concorrência Eletrônica nº 001/2025, após uma denúncia feita pela empresa Construmendes Serviços e Empreendimentos Ltda. A licitação é alvo de questionamentos quanto à legalidade da habilitação da empresa Aguiar Construções Ltda, declarada vencedora do certame pela comissão de licitação do município. Segundo a relatora do processo, conselheira Aline Peixoto, a documentação da empresa vencedora apresenta fortes indícios de irregularidade. Entre os pontos críticos, está o fato de a Aguiar Construções ter sido aberta apenas em setembro de 2024, mas ter apresentado um balanço patrimonial com data única de constituição, sem os demonstrativos contábeis exigidos por lei referentes ao exercício encerrado em dezembro do mesmo ano. Outro fator que levanta suspeitas é um atestado técnico apresentado pela empresa, supostamente comprovando a execução de obra em período anterior à sua fundação e antes mesmo de seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA). Os autos do processo também apontam contratos e certidões com datas incompatíveis com a existência legal da empresa, o que coloca em xeque sua qualificação técnica para participar da licitação. Diante dessas inconsistências, o TCM-BA determinou a suspensão de todas as fases do processo licitatório, bem como dos contratos eventualmente firmados com a Aguiar Construções, até que a análise do caso seja concluída. No entanto, a gestão do prefeito Fabrício Abrantes tem mantido o cronograma da obra, que possui valor estimado em R$ 519.692,68. A continuidade dos trabalhos, mesmo sob questionamento jurídico, pode configurar descumprimento de ordem de órgão de controle externo. Caso se comprove a desobediência, a prefeitura poderá ser responsabilizada administrativa e judicialmente. O episódio também levanta dúvidas sobre a lisura dos contratos públicos e o uso de recursos municipais. Até o momento, o TCM-BA não informou se adotará novas providências diante da manutenção das obras pela administração municipal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 15:00
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) concluiu nesta quinta-feira (17) mais uma edição da Operação Força Total, com foco em ações estratégicas para reforçar a segurança em bairros de Salvador, da Região Metropolitana (RMS) e do interior do estado. A operação teve como principais frentes a retirada de obstáculos urbanos, o cumprimento de mandados judiciais e a intensificação da presença policial em áreas com maior vulnerabilidade. Nesta edição, foram apreendidas 40 armas de fogo, realizadas 37 prisões em flagrante, cumpridos 10 mandados de prisão, além de 42 apreensões de drogas e 11 veículos com restrição de furto ou roubo foram recuperados. Desde a criação da operação, a PM já retirou mais de mil armas de circulação, registrou cerca de 3 mil ocorrências com drogas e recuperou aproximadamente 700 veículos, refletindo o impacto direto da estratégia sobre a atuação de grupos criminosos no estado. O comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, acompanhou as equipes em campo e destacou o foco permanente em ações coordenadas. “A cada edição, ouvimos mais a sociedade, ajustamos nossa estratégia e intensificamos nossa presença nos locais onde ela é mais necessária. O efeito é direto: mais tranquilidade, mais confiança da população e menos espaço para a criminalidade”, afirmou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 14:00
Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Vitória da Conquista apreendeu 239 animais de grande porte soltos nas vias públicas da cidade. Após o resgate, os animais foram encaminhados para o Curral Municipal, localizado a 12 quilômetros da zona urbana, onde permanecem por até sete dias, conforme estabelece o Artigo 209 do Código de Polícia Administrativa. Durante esse período, os animais recebem alimentação adequada e cuidados veterinários, como exames de rotina, tratamentos e pequenos procedimentos cirúrgicos, se necessário. Após os sete dias, caso não sejam reivindicados pelos proprietários, os animais são disponibilizados para adoção. De acordo com o gerente municipal de Posturas, Joelson Moreira, a retirada por parte dos tutores é possível mediante o pagamento de multas e diárias relativas ao tempo de permanência no local. Revitalizado em 2024, o Curral Municipal agora conta com sala de medicamentos, brete para contenção e segurança durante atendimentos, nova cobertura contra sol e chuva e três piquetes para organização interna dos animais. A estrutura aprimorada visa garantir melhores condições para os bichos e segurança aos profissionais envolvidos. A medida busca coibir a circulação de animais soltos nas ruas, que além de configurar infração, representam riscos à segurança viária e à saúde pública.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 13:00
O sorteio da Mega-Sena realizado nesta quinta-feira (17) não teve vencedores na faixa principal, e o prêmio acumulou novamente. Com isso, o valor estimado para o próximo concurso, que será realizado no sábado (19), subiu para R$ 25 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. As dezenas sorteadas foram: 13, 16, 36, 39, 40 e 55. Mesmo sem acertadores da sena, 23 apostas conseguiram acertar cinco números e levarão R$ 71.317,50 cada. Outras 1.674 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 1.399,81. A Mega-Sena realiza três sorteios por semana, sempre às terças, quintas e sábados. Os interessados podem apostar até as 19h do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada ou pela internet, no site da Caixa. O valor da aposta simples, com seis números, é de R$ 6,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 11:00
Na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 10h50, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio da guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), apreenderam uma motocicleta com sinais de adulteração no município de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu durante a Operação Força Total, que intensifica as fiscalizações em rodovias estaduais. Durante a abordagem, os militares constataram que a numeração do motor e do chassi do veículo apresentavam adulterações. Diante da irregularidade, a motocicleta e a condutora foram encaminhadas à Delegacia Territorial de Tanhaçu para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 08:00
Durante agenda conjunta com o presidente Lula nesta quinta-feira (17), em Juazeiro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez duras críticas à ameaça de um possível "tarifaço" imposto pelos Estados Unidos. Em declaração firme, Jerônimo classificou a medida como uma “manobra com cheiro de golpe”, sugerindo que se trata de uma estratégia articulada por interesses internacionais com o objetivo de desestabilizar o governo brasileiro. “A tentativa é clara: enfraquecer o presidente Lula e o Brasil. Mas nós não aceitaremos isso. O Brasil não é quintal dos Estados Unidos”, afirmou o governador, ao defender a soberania nacional diante do cenário geopolítico atual. A crítica surge no contexto das declarações recentes de Donald Trump sobre novas tarifas comerciais, que podem afetar diretamente exportações brasileiras e a relação bilateral entre os países. Para Jerônimo, a resposta deve ser firme e centrada na defesa da autonomia e dos interesses do povo brasileiro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 07:00
Na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 9h40, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam um veículo com sinais de adulteração no município de Brumado, no sudoeste da Bahia. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina no posto da corporação localizado na BA-262 durante Operação Força Total. Ao realizarem a verificação dos dados do automóvel, os policiais constataram que tanto a numeração do motor quanto a do chassi apresentavam adulterações. Diante da irregularidade, o veículo foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 06:00
Durante a Operação Força Total, realizada nesta quinta-feira (17), equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Lençóis intensificaram o patrulhamento na zona rural de Seabra, com foco no povoado de Quati. A ação teve como objetivo fiscalizar áreas de garimpo e reforçar a segurança na região. Durante as incursões, os policiais localizaram um acampamento improvisado em área de garimpo, aparentemente abandonado. No local, foram encontradas quatro espingardas de fabricação artesanal, enterradas e envoltas em lona, indicando possível ocultação com fins ilícitos. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Seabra, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 05:00
Na tarde desta quinta-feira (17), um homem de 39 anos foi detido durante a Operação Força Total, após ser flagrado com entorpecentes e materiais suspeitos no Terminal Rodoviário de Brumado, localizado na Avenida Centenário. A ação foi desencadeada por policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), após denúncia repassada pela Seção de Operações de Inteligência (SOINT) sobre um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram porções de substâncias análogas à maconha, crack e cocaína, além de dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 1.929,00 em dinheiro. Na bagagem do suspeito também foram localizados uma pistola de pressão, munições calibre 5.5 mm, uma faca de fabricação artesanal e, após consulta ao IMEI, constatou-se que um dos smartphones possuía restrição. O homem foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/07/2025 - 04:00
Na noite de quarta-feira (16), por volta das 22h20, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, na BA-262, apreenderam um carregamento de álcool etílico com nota fiscal divergente em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O material foi encaminhado ao Posto Fiscal Benito Gama, também em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.