Início Arquivo Julho de 2025

Julho de 2025

Encontramos 320 Notícias

CIPRv apreende motocicleta após golpe de compra via Pix em Vitória da Conquista

CIPRv apreende motocicleta após golpe de compra via Pix em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde do último sábado (12), por volta das 15h10, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Marçal, apreenderam uma motocicleta envolvida em um caso de golpe de estelionato, ocorrido na BA-263, no município de Vitória da Conquista (BA). A ação foi desencadeada após uma denúncia feita à guarnição por uma vítima que relatou ter vendido o veículo pela internet e, posteriormente, percebeu que havia caído em um golpe, após receber um comprovante de pagamento falso via PIX. Ao ser informado de que a motocicleta estava sendo levada em direção à cidade de Macarani (BA), o efetivo policial montou uma operação de interceptação. O veículo foi localizado sendo transportado sobre um reboque e foi imediatamente abordado ao passar pelo Posto do Marçal. Diante da situação, a motocicleta e todos os envolvidos foram encaminhados ao DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública) de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

17º BPM flagra transação de drogas no Bairro Beija Flor, em Guanambi

17º BPM flagra transação de drogas no Bairro Beija Flor, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Na tarde desta segunda-feira (14), uma guarnição da Polícia Militar flagrou uma transação de drogas em via pública, no Bairro Beija Flor, em Guanambi. A ação ocorreu durante patrulhamento ostensivo na região, que já havia sido alvo de denúncias por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Os policiais avistaram um indivíduo saindo em alta velocidade de uma residência previamente denunciada. Diante da fundada suspeita, foi iniciado um acompanhamento tático. Em determinado momento, o condutor da motocicleta parou e entregou duas embalagens a outro homem, recebendo em troca uma quantia em dinheiro. A guarnição realizou a abordagem imediata dos dois suspeitos, encontrando com eles substâncias análogas ao crack e o valor referente à transação ilícita. Diante do flagrante de tráfico de drogas, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com o material apreendido, para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.

80ª CIPM apreende grande quantidade de drogas durante operação em Cândido Sales

80ª CIPM apreende grande quantidade de drogas durante operação em Cândido Sales
Foto: Divulgação/CIPRv

Na noite do último sábado (12), por volta das 23h, policiais da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), durante a Operação AEGIS, apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes na cidade de Cândido Sales, no sudoeste baiano. A ação foi realizada por guarnições do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional), que visualizaram um indivíduo em atitude suspeita portando uma mochila. Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito fugiu em direção a uma área de vegetação densa. Durante a incursão no local, de difícil acesso, os policiais conseguiram localizar a mochila abandonada pelo indivíduo, que conseguiu fugir. No interior do objeto, foram encontrados 3,4 quilos de maconha e um simulacro de arma de fogo. Todo o material apreendido foi encaminhado e apresentado no DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública) em Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis.

CIPRv apreende carregamento de cerveja sem nota fiscal em Vitória da Conquista

CIPRv apreende carregamento de cerveja sem nota fiscal em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na noite do último sábado (12), por volta das 18h10, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, apreenderam um carregamento de 372 fardos de cerveja transportados sem nota fiscal. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na rodovia BA-262, quando a guarnição abordou o veículo e constatou que a carga estava desacompanhada da documentação fiscal obrigatória. Diante da irregularidade, o veículo e o material apreendido foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista (BA), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

PRF registra redução de acidentes graves e aumenta apreensões no primeiro semestre de 2025 na Bahia

PRF registra redução de acidentes graves e aumenta apreensões no primeiro semestre de 2025 na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025 nas rodovias federais que cortam a Bahia. O relatório revela uma queda significativa nos acidentes graves e nas mortes, ao mesmo tempo em que aponta avanço nas ações de fiscalização e enfrentamento ao crime. Entre janeiro e junho, foram registrados 1.956 sinistros de trânsito, número ligeiramente superior aos 1.904 do mesmo período em 2024. No entanto, os acidentes graves — aqueles com feridos graves ou mortes — apresentaram queda de 9,4%, passando de 698 para 632 ocorrências. O número de pessoas feridas também caiu: 2.381 em 2025, frente a 2.441 em 2024. O dado mais expressivo está na redução de mortes, que passou de 319 para 270, representando uma queda de 15,4% no total de óbitos nas rodovias federais baianas. Segundo a PRF, o resultado é reflexo direto da intensificação das fiscalizações, do uso de tecnologias embarcadas e das ações educativas de trânsito. Durante o período, mais de 209 mil infrações foram registradas nas rodovias do estado. O excesso de velocidade liderou o ranking, com mais de 97 mil autuações — cerca de 46% do total. A BR-324 concentrou quase metade dessas ocorrências, sendo uma das principais vias de tráfego intenso na Bahia. Outro dado preocupante foi o elevado número de ultrapassagens irregulares em faixa contínua pela contramão, que resultou em mais de 16 mil autuações. As rodovias BR-116, BR-101, BR-407 e BR-242, de pista simples, foram as que mais registraram esse tipo de infração. Além da segurança viária, a PRF destacou o aumento nas ações de enfrentamento ao crime, com apreensões de drogas, armas, veículos roubados e foragidos da justiça.  As rodovias BR-116, BR-324 e BR-101 seguem como os trechos mais críticos, tanto em volume de infrações quanto na quantidade de sinistros, e permanecem como prioridade nas operações da PRF na Bahia.

PM recupera motocicleta com restrição de furto/roubo em Jequié

PM recupera motocicleta com restrição de furto/roubo em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Policiais militares do 19º BPM, na noite de domingo (13), recuperaram um veículo com restrição que estava na posse de um homem no bairro Cidade nova, em Jequié. Durante rondas pela região, os militares avistaram um indivíduo empurrando uma moto. Foi dada voz de parada. E após procedimento de abordagem e consulta veicular, foi constatado que a motocicleta apresentava restrição de furto/roubo. O indivíduo e o veículo foram encaminhados à delegacia da região, para registro da ocorrência.

PRF flagra 16 motoristas alcoolizados durante a festa em Casa Nova

PRF flagra 16 motoristas alcoolizados durante a festa em Casa Nova
Foto: Divulgação/PRF

Entre os dias 11 e 13 de julho, durante a realização da festa Interior Casa Nova, no município de Casa Nova (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização nas rodovias da região e flagrou 16 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. A operação teve como objetivo reforçar a segurança no trânsito durante o evento, que atrai grande fluxo de veículos para o município. Um dos casos mais graves chamou a atenção dos agentes: um motorista envolvido em um acidente foi submetido ao teste do etilômetro, que registrou 1.18 miligramas de álcool por litro de ar alveolar — mais que o triplo do limite legal para caracterização de crime de trânsito, que é de 0.34 mg/L. Durante as abordagens, dois condutores foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil por apresentarem índice de alcoolemia configurado como crime de trânsito, conforme prevê o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Homem de 63 anos busca por parentes em Livramento de Nossa Senhora

Homem de 63 anos busca por parentes em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Joaquim Arnaldo Pereira da Silva, de 63 anos, natural de Francisco Sá (MG) e morador de Belo Horizonte, está em Livramento de Nossa Senhora em uma jornada comovente em busca de familiares paternos que ele nunca conheceu. A viagem, iniciada na última sexta-feira (11), é parte de um sonho que Joaquim alimenta desde a infância: reencontrar suas raízes. “Desde que nasci venho buscando informações sobre a família do meu pai. Sei que meus avós se chamavam Izaltino Alves da Silva e Maria Alves de Jesus. Acredito que já tenham falecido, mas tenho conhecimento de dois tios: Rock Alves da Silva e Ridozino Alves da Silva. Meu pai tinha cerca de dez irmãos”, contou. O pai de Joaquim, Valdivino Alves da Silva, deixou Livramento ainda jovem, aos 16 anos, e seguiu para o norte de Minas Gerais, onde conheceu a esposa e formou família na cidade de Janaúba. “Meu pai teve 15 filhos, mas infelizmente quatro já faleceram. Mesmo assim, todos nós temos o desejo de conhecer mais sobre nossas origens. Eu sou o único que veio até aqui, pela primeira vez”, disse. Em sua busca, Joaquim já percorreu ruas, conversou com moradores e até visitou o município vizinho de Rio de Contas, mas, até o momento, não encontrou nenhuma informação concreta sobre os parentes. “Aluguei um carro em Guanambi e vim com essa esperança no peito. Tenho perguntado a várias pessoas, mas ninguém conseguiu me ajudar ainda. Mesmo assim, sigo firme. Meu avô era criador de cabras, é o que sabemos”, relatou. A emoção é visível nas palavras de Joaquim, que considera essa missão pessoal como uma forma de fechar um ciclo. “É um desejo que carrego há muito tempo. Quero viver esse reencontro, reunir a família, celebrar essa história. Não posso imaginar a alegria que seria isso acontecer.” Ele ainda faz um apelo a quem, por qualquer motivo, deixou de manter contato com familiares. “Não deixem para depois. Vocês não sabem o quanto é importante valorizar os laços. Eu nunca conheci nenhum tio, nem meus avós, por parte de pai ou de mãe. Meu pai faleceu sem deixar muitas informações. Agora só me resta esse sonho, de encontrar alguém da nossa família antes de partir.” Quem tiver qualquer informação sobre a família de Joaquim Arnaldo pode entrar em contato diretamente pelo telefone (31) 98349-9863.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 46 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 46 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

O Concurso 2887 da Mega-Sena, realizado no último sábado (12), não teve acertadores das seis dezenas, e o prêmio principal acumulou. A estimativa da Caixa Econômica Federal é de que o próximo sorteio, marcado para terça-feira (15), pague até R$ 46 milhões ao apostador que acertar os seis números. As dezenas sorteadas foram: 14 – 29 – 30 – 50 – 53 e 57. Apesar de ninguém ter levado o prêmio máximo, 39 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 96.688,72. Já a quadra teve 3.189 apostas ganhadoras, com prêmio individual de R$ 1.689,22. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em casas lotéricas de todo o país ou pela internet, por meio do site oficial da Caixa. O valor da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 6,00.

CIPRv apreende carregamento de leite in natura sem nota fiscal em Vitória da Conquista

CIPRv apreende carregamento de leite in natura sem nota fiscal em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na manhã deste domingo (13), por volta das 10h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, apreenderam um carregamento de leite in natura transportado sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na rodovia BA-262, quando a guarnição abordou um veículo e constatou a ausência do documento fiscal que comprovaria a regularidade do transporte da carga. Diante da irregularidade, o veículo e o material apreendido foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, para a adoção das medidas legais cabíveis.

Colisão entre dois carros deixa feridos na BR-030, em Caetité

Colisão entre dois carros deixa feridos na BR-030, em Caetité
Foto: Reprodução

Na noite deste domingo (13), um acidente de trânsito foi registrado na BR-030, nas proximidades do posto Sabrina, no município de Caetité. A ocorrência foi atendida por volta das 20h05, após acionamento da guarnição do PETO da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM). A colisão envolveu dois veículos: um Chevrolet Ônix branco e um Volkswagen Saveiro Cross vermelho. No local, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram os primeiros socorros às vítimas. Estavam no Ônix duas passageiras que, juntamente com os dois condutores, foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité com lesões leves aparentes. Após a retirada dos veículos da pista, a via foi desobstruída pela guarnição policial, restabelecendo o fluxo normal do tráfego. Foi elaborado o Registro de Acidente de Trânsito (RAT) e colhidos os relatos dos envolvidos para os procedimentos legais cabíveis.

CIPRv apreende motocicleta com restrição de furto em Itambé

CIPRv apreende motocicleta com restrição de furto em Itambé
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã desta sexta-feira (11), por volta das 10h45, uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), apreendeu uma motocicleta com registro de furto durante fiscalização no município de Itambé, no sudoeste da Bahia. Durante a abordagem, os policiais militares constataram, por meio de consulta ao sistema, que o veículo possuía restrição de furto no Estado de São Paulo (SP). Diante da irregularidade, a motocicleta e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itambé para a adoção das medidas legais cabíveis.

Prefeitura de Guanambi alerta sobre golpe com uso indevido de logomarca e falsas ofertas de cursos

Prefeitura de Guanambi alerta sobre golpe com uso indevido de logomarca e falsas ofertas de cursos
Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guanambi emitiu um alerta nesta sexta-feira (11) sobre um golpe que está sendo aplicado nas redes sociais, especialmente no Facebook e Instagram, utilizando indevidamente o nome da administração municipal e uma logomarca falsa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a nota divulgada, golpistas estão oferecendo supostos cursos gratuitos e direcionando os usuários para o preenchimento de um formulário com dados pessoais. As informações coletadas podem ser utilizadas em golpes de estelionato em todo o território nacional. A Prefeitura reforçou que não está promovendo nenhuma iniciativa do tipo por meio desses canais e orienta a população a não clicar nos links suspeitos, não compartilhar o conteúdo com terceiros e bloquear imediatamente os perfis envolvidos. A publicação fraudulenta já foi denunciada às plataformas responsáveis, com pedido de exclusão do conteúdo criminoso. O município alerta ainda que todas as ações oficiais são divulgadas pelos canais institucionais da Prefeitura e da Secretaria de Educação. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem buscar informações diretamente nos meios oficiais ou entrar em contato com os órgãos competentes.

Município de Anagé recebe novas sedes da Polícia Militar e Civil com investimento de R$ 4,1 milhões

Município de Anagé recebe novas sedes da Polícia Militar e Civil com investimento de R$ 4,1 milhões
Foto: Alberto Maraux/SSP

A cidade de Anagé, no sudoeste da Bahia, foi contemplada neste sábado (12) com a entrega de novas sedes para a Delegacia Territorial (DT) e para o Pelotão da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Poções). As unidades estão localizadas na Rua Gina de Matos, no centro do município, e integram o Projeto de Modernização das Estruturas da Segurança Pública, promovido pelo Governo do Estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, e do delegado-geral da Polícia Civil, André Viana. Com um investimento de aproximadamente R$ 4,1 milhões, as novas instalações foram projetadas para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes e mais eficiência no atendimento à população. Os espaços são amplos, acessíveis e contemplam setores para administração, comando, treinamento, ações operacionais, investigação, reconhecimento e custódia de presos. Segundo o subsecretário Marcel de Oliveira, a iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da segurança pública na Bahia. “As 189 unidades entregues em dois anos e meio refletem o compromisso do Governo do Estado na valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública”, afirmou.

Major da CIPRv é homenageado durante reunião com o Comandante-Geral da PM no 24º Batalhão em Brumado

Major da CIPRv é homenageado durante reunião com o Comandante-Geral da PM no 24º Batalhão em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde desta sexta-feira (11), às 15h, o Major PM Rogério, comandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), participou de uma reunião no 24º Batalhão de Polícia Militar, no município de Brumado, com a presença do excelentíssimo senhor comandante-geral da PMBA, coronel PM Magalhães. Durante o encontro, o Major Rogério foi homenageado e presenteado com uma tábua gravada e uma peixeira, símbolos representativos da Caatinga, em reconhecimento ao seu trabalho à frente da unidade rodoviária estadual. Em sua fala, o comandante da CIPRv destacou os resultados positivos alcançados no primeiro semestre de 2025, enfatizando a produtividade da tropa e os avanços na qualificação e atuação da Polícia Rodoviária Estadual no Sudoeste da Bahia. "Temos construído uma unidade mais forte, cada vez mais preparada para servir à sociedade baiana com excelência", afirmou o major. Aproveitando a ocasião, o Major Rogério entregou ao comandante-geral um portfólio detalhado com os dados de produtividade da CIPRv/Brumado e o presenteou com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desempenhado à frente da corporação. Segundo Rogério, o coronel Magalhães tem sido uma inspiração e uma referência para todos os policiais militares do estado.

Lula assina MP para conter aumento na conta de luz

Lula assina MP para conter aumento na conta de luz
Foto: Sudoeste Total

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.304/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (11), com o objetivo de evitar um aumento nas tarifas de energia elétrica e de reduzir os impactos financeiros decorrentes da derrubada de vetos à Lei nº 15.097/2025, a chamada Lei das Eólicas Offshore. A medida é uma resposta à previsão de impacto de aproximadamente R$ 40 bilhões no custo da energia elétrica, valor que poderia ser repassado aos consumidores com a entrada em vigor dos trechos anteriormente vetados pelo Executivo. A derrubada dos vetos ocorreu no Congresso Nacional, reacendendo o alerta para os possíveis efeitos sobre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) — fundo setorial abastecido com recursos pagos diretamente na conta de luz dos brasileiros. Entre os principais pontos da MP está a fixação de um teto para os aportes à CDE. Segundo o texto, o limite será baseado no orçamento do fundo previsto para o ano de 2026, o que deverá conter a escalada de custos e assegurar previsibilidade ao setor. Além disso, a medida provisória também estabelece mecanismos voltados ao aprimoramento do mercado de gás natural, alinhando a regulação do setor com a nova realidade da matriz energética brasileira, que caminha para maior diversificação e sustentabilidade. Agora, o texto segue para análise do Congresso, que terá até 120 dias para aprová-lo.

Foragidos da justiça são presos em flagrante com pistolas, munições e drogas em Santo Antônio de Jesus

Foragidos da justiça são presos em flagrante com pistolas, munições e drogas em Santo Antônio de Jesus
Foto: Divulgação/PRF

Uma ação exitosa de policiais rodoviários federais nesta sexta-feira (11), em Santo Antônio de Jesus, resultou na prisão de três homens e na apreensão de armas de fogo, carregadores, munições de diversos calibres e drogas. Por volta das 17h50, os Policiais deram ordem de parada a um veículo de passeio na altura do quilômetro 227 da BR 101. O carro era ocupado por três homens e durante uma vistoria no interior do automóvel foram encontrados: três pistolas prontas para uso; quarenta e oito munições de diversos calibres (9mm, 40mm e 380mm); quatro carregadores de munição; porções de maconha e haxixe, além de celulares e dinheiro em espécie. Após consulta nos sistemas informatizados da PRF, foi constatado pelos policiais que o veículo possuía ‘queixa’ de roubo e circulava com placas clonadas. O condutor apresentou documentação falsa. Dando continuidade às investigações e pesquisa no sistema de dados dos órgãos de segurança, os policiais descobriram também que o motorista e um dos passageiros possuíam em seu desfavor mandados de prisão em aberto, decorrente de processos pelos crimes de tráfico de droga, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo, homicídio e roubo. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão e os três homens foram encaminhados com todo material apreendido à Delegacia da Polícia Judiciária, para lavratura do flagrante e demais procedimentos legais.

4ª CIPM participa de reunião com pais em Macaúbas sobre prevenção ao uso de vapes entre adolescentes

4ª CIPM participa de reunião com pais em Macaúbas sobre prevenção ao uso de vapes entre adolescentes
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta sexta-feira (11), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM/Macaúbas) marcou presença em uma reunião pública realizada no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Macaúbas. O encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas e teve como foco a prevenção ao uso de cigarros eletrônicos (vapes) por adolescentes. Voltado especialmente para os pais dos alunos, o evento reforçou a importância do envolvimento da família e da comunidade escolar no combate a esse tipo de prática entre jovens. Os estudantes do CETEP já haviam participado anteriormente de uma ação educativa direcionada a eles, promovida dentro da própria unidade de ensino. Representando a 4ª CIPM, o Tenente PM Túllio, designado pelo comandante Major PM Souza Gomes, conduziu uma apresentação esclarecedora sobre os riscos associados ao uso dos dispositivos eletrônicos para fumar. Ele destacou os aspectos legais, sociais e de saúde, alertando que a comercialização e a propaganda dos vapes são proibidas no Brasil pela Resolução RDC nº 46/2009 da ANVISA. Ao final do encontro, o oficial agradeceu o convite e reafirmou o compromisso da Polícia Militar em apoiar ações conjuntas com a comunidade escolar e demais instituições, em prol da proteção da juventude e da construção de um ambiente mais seguro para todos.

Condenado por estupro é localizado e preso em Vitória da Conquista

Condenado por estupro é localizado e preso em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Um homem de 58 anos, condenado a 26 anos de prisão por estupro, foi preso nesta sexta-feira (11), no bairro Ayrton Senna, em Vitória da Conquista. A captura foi realizada por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), vinculada ao Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), durante diligências relacionadas à apuração de tráfico de drogas na região. O mandado de prisão foi expedido em 21 de maio deste ano pela Vara Criminal de Itabuna, após o trânsito em julgado da sentença. O crime ocorreu em 2015, e o processo tramitou durante quase uma década, com diversos recursos apresentados pela defesa. Após o fato, o condenado passou a residir em Vitória da Conquista, onde tentava se manter distante da cidade em que o crime foi cometido. Após ser localizado, o homem foi conduzido à unidade policial, ouvido e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

Setur-BA inicia diagnóstico para fortalecer turismo rural em Barra do Choça

Setur-BA inicia diagnóstico para fortalecer turismo rural em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) iniciou nesta semana, em Barra do Choça, no território Caminhos do Sudoeste, um diagnóstico detalhado para mapear a infraestrutura turística e os atrativos do município. A ação faz parte do processo de requalificação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que reúne 22 fazendas e empreendimentos voltados ao turismo rural em Barra do Choça e outras seis cidades vizinhas. Segundo a coordenadora-técnica da Setur-BA, Lúcia Bichara, o objetivo da visita é identificar as potencialidades turísticas locais. “Viemos conhecer e identificar as experiências que podem ser oferecidas e se o destino está estruturado para receber turistas. Posteriormente, vamos realizar capacitações, produzir material promocional e implantar sinalização turística, entre outras ações”, destacou. Durante a visita, a equipe da Setur-BA se reuniu com autoridades locais, produtores rurais e representantes do trade turístico. Também foi visitada a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Coorperbac), que atua na torrefação, seleção e armazenamento de grãos, além de manter laboratórios de degustação abertos ao público. “Nossos cafés especiais já são exportados para diversos países. Agora, queremos vender também a experiência de conhecer de perto a produção desses cafés. O foco é desenvolver o turismo rural, valorizando as tradições da nossa terra. Essa parceria com a Setur-BA é essencial para avançarmos nesse processo”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alessandra Santana. A presidente da Coorperbac, Joara Oliveira, reforçou o potencial do segmento. “O café é o nosso principal atrativo turístico e também o motor do desenvolvimento econômico e social da região. Temos fazendas que unem história, cultura e belas paisagens. É uma rota rica em experiências do Ciclo do Café que precisa ser mais explorada”, concluiu.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.