Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/06/2025 - 12:00
Policiais da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram, na noite desta sexta-feira (20), mais uma ação de combate ao tráfico de drogas no município de Cândido Sales. A ocorrência aconteceu por volta das 22h, quando uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizava patrulhamento na cidade e percebeu que um indivíduo tentou fugir ao notar a presença da viatura. Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem. Durante a busca pessoal, foram encontrados com o suspeito aproximadamente 212 gramas de maconha, uma balança de precisão utilizada para pesagem da droga, além de um aparelho celular, que pode ter sido usado para comunicação no tráfico, e a quantia de R$ 115,00 em dinheiro, possivelmente proveniente da comercialização dos entorpecentes. O suspeito, que é menor de idade, recebeu voz de apreensão. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência, e todo o material apreendido, juntamente com o adolescente, foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/06/2025 - 00:30
O novo formato do Mundial de Clubes da FIFA tem promovido um movimento pouco comum no futebol brasileiro: a união das torcidas. Nas redes sociais, é crescente o número de manifestações de apoio não apenas ao próprio time, mas também aos outros três clubes brasileiros participantes da competição. Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que representam o país no torneio, têm recebido apoio cruzado de seus torcedores, deixando de lado, ao menos momentaneamente, a rivalidade local. A principal motivação por trás desse movimento parece ser a velha e conhecida disputa entre o futebol sul-americano e o europeu. A hegemonia dos clubes europeus nos últimos anos, aliada às constantes críticas de que o futebol brasileiro estaria em decadência, fortaleceu entre os torcedores um sentimento de valorização do que é produzido dentro do país. O Mundial, na visão de muitos, vai além da disputa por um título. Para parte da torcida, o desempenho dos clubes brasileiros na competição serve também como uma resposta direta à ideia de que, para estar entre os melhores do mundo, é preciso atuar na Europa. As boas atuações até aqui reforçam que o futebol brasileiro segue competitivo e capaz de desafiar potências financeiras do cenário internacional. Outro ponto que chama a atenção é a percepção crescente de que dinheiro, embora relevante, não garante vitórias. Elencos bilionários têm encontrado dificuldades diante da técnica, da garra e da tradição dos clubes brasileiros, que, até o momento, fazem uma campanha que enche de orgulho seus torcedores e também a torcida brasileira como um todo. Ainda na fase classificatória, Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense vêm representando com competência não só suas cores, mas todo o futebol brasileiro no cenário mundial. A rivalidade, pelo menos por enquanto, dá lugar ao orgulho nacional.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 23:00
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente, na quarta-feira (18), a situação de emergência provocada pela estiagem nos municípios baianos de Rio de Contas, Planalto e Itaberaba. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos federais destinados a ações de assistência humanitária, como distribuição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene pessoal, limpeza doméstica e de dormitório. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações e dos planos de trabalho enviados pelos municípios, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional faz a análise das demandas, metas e valores. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU, informando o valor liberado para cada município. Atualmente, a Bahia contabiliza 122 reconhecimentos de situação de emergência em vigor. Desse total, 94 são decorrentes da estiagem, 26 por chuvas intensas, além de um por enxurradas e outro por alagamentos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 22:30
Mais de 6,18 milhões de cidadãos baianos, o equivalente a 41,6% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Na Bahia, 1,76 milhão de unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 23% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Nordeste. A região Nordeste é a que tem o maior número de unidades consumidoras beneficiadas pela nova Tarifa Social. São 7,75 milhões de famílias, o equivalente a 27,1 milhões de pessoas. Em seguida aparece a região Sudeste, com 5,69 milhões de famílias, ou 19,9 milhões de pessoas; seguida pela Norte (1,65 milhão de famílias, ou 5,78 milhões de pessoas); a Sul (1,26 milhão, ou 4,42 milhões de pessoas); e a Centro-Oeste (1,03 milhão, ou 3,61 milhões de pessoas).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 22:00
Na madrugada desta sexta-feira (20), uma equipe da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na zona rural de Macaúbas, localizada a mais de 40 quilômetros da sede do município. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma mulher com evidentes sinais de agressão física, acompanhada de seus três filhos menores. Imediatamente, foram iniciadas diligências na tentativa de localizar o agressor, que não foi encontrado. Diante da situação, a guarnição prestou todo o apoio necessário à vítima e às crianças, auxiliando na retirada dos pertences pessoais e realizando o transporte da família até a casa de familiares, garantindo a segurança de todos. Durante a ação, a soldado PM Záira se destacou pelo cuidado e sensibilidade no acolhimento da mulher e dos filhos, reforçando o papel humanitário da Polícia Militar da Bahia no combate à violência doméstica e na proteção das famílias. A vítima foi devidamente orientada sobre os procedimentos legais, incluindo a formalização da denúncia na Delegacia Territorial, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 21:30
Uma operação de fiscalização realizada na manhã desta sexta-feira (20) pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) resultou na apreensão de um carregamento de leite transportado de forma irregular na BA-262, região de Vitória da Conquista. Segundo a CIPRv, por volta das 9h, durante abordagens de rotina no trecho do Posto Pradoso, os policiais identificaram um veículo com carga completa de leite. Ao solicitar a documentação fiscal da mercadoria, o motorista não apresentou nenhum comprovante que informasse a origem e o destino do produto. Diante da situação, a carga e o veículo foram retidos e levados até o Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as providências legais cabíveis para o caso de transporte sem nota fiscal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 21:00
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia iniciou dia 16 de junho, a Operação Festejos Juninos 2025, que seguirá até após o São Pedro. Este é considerado o período de maior movimentação nas rodovias federais que cortam o estado, exigindo atenção redobrada dos condutores e uma atuação reforçada das forças de segurança. De acordo com dados dos últimos anos, a circulação nas rodovias federais da Bahia no mês de junho atinge uma média de aproximadamente 5,2 milhões de veículos. Somente no período específico de 20 a 25 de junho, que corresponde aos dias de maior deslocamento para os festejos de São João, mais de 1,13 milhão de veículos transitam pelas rodovias que cruzam o estado. O aumento expressivo no fluxo impacta especialmente as rodovias que ligam a capital e as principais cidades do interior, conhecidas por sediar tradicionais festas juninas. Durante a Operação Festejos Juninos 2025, além das ações de fiscalização de trânsito, a Polícia Rodoviária Federal intensificará também as atividades de combate à criminalidade nas rodovias federais da Bahia. Com o aumento significativo do fluxo de veículos neste período, a PRF estará atenta a tentativas de transporte de ilícitos — como drogas, armas e outros materiais proibidos — que costumam ser ocultados em compartimentos improvisados em veículos de passeio, ônibus e utilitários. Para combater essas práticas, os policiais utilizarão estratégias específicas de enfrentamento ao crime, como o emprego de cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC), treinados para detectar substâncias ilícitas, mesmo quando escondidas em locais de difícil acesso. Além disso, será realizado o uso intensivo de técnicas avançadas de identificação veicular, voltadas para localizar e recuperar veículos com registros de roubo e furto. A atuação especializada permite que policiais identifiquem irregularidades mesmo em casos de falsificação sofisticada, devolvendo automóveis aos legítimos proprietários e retirando de circulação veículos utilizados por organizações criminosas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 15:30
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no município de Livramento de Nossa Senhora, relativas ao exercício de 2021. A investigação foi aberta após denúncia formalizada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento (SPEL), que apontou possível descumprimento da regra legal que obriga os municípios a destinarem, no mínimo, 70% dos recursos do FUNDEB para o pagamento dos profissionais da educação básica. A promotora de Justiça Andréa Lemos Fontoura, responsável pela condução do caso, decidiu pela instauração do inquérito após o encerramento do prazo de apuração da notícia de fato aberta em fevereiro de 2022, considerando que os elementos reunidos até então não foram suficientes para conclusão do procedimento inicial. Na prática, a investigação busca esclarecer se houve má gestão dos recursos e se o município deixou de cumprir as obrigações legais em relação à remuneração dos profissionais da educação naquele ano. Por meio da portaria, o MP determinou que o município de Livramento seja notificado e apresente manifestação, no prazo de 20 dias, sobre os fatos levantados. A administração municipal poderá ainda anexar documentos que julgue pertinentes para sua defesa. O SPEL também será formalmente comunicado sobre a abertura do inquérito. O Ministério Público esclarece que, a depender do desfecho das investigações, poderá propor à gestão municipal a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularização da situação. Caso não haja acordo, o órgão poderá ingressar com uma Ação Civil Pública ou até mesmo propor uma Ação de Improbidade Administrativa, caso sejam confirmadas ilegalidades na utilização dos recursos públicos. A abertura do inquérito segue os parâmetros estabelecidos na Resolução nº 011/2022, do Colégio de Procuradores do Ministério Público da Bahia, que disciplina os procedimentos administrativos e a tramitação de notícias de fato dentro do órgão. O MP-BA reforça que o objetivo é assegurar a correta aplicação dos recursos destinados à educação e zelar pelos direitos dos profissionais da educação e da comunidade escolar de Livramento de Nossa Senhora.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 15:00
Uma operação das forças de segurança desarticulou, na tarde de terça-feira (17), um acampamento utilizado por criminosos no Morro do Macaco, localizado no bairro Mandacaru, em Jequié, sudoeste da Bahia. A ação contou com a participação de equipes da Rondesp Sudoeste, CIPE Central e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que realizaram uma incursão na área de mata, após levantamento de informações sobre a atuação de facções criminosas na região. Segundo a Polícia Militar, o local era utilizado por membros de grupos envolvidos com o crime organizado, responsáveis por ataques e confrontos com rivais. Durante a varredura no acampamento, foram encontrados diversos materiais de uso tático e entorpecentes. Entre os itens apreendidos estão: um carregador de pistola calibre 9mm, 11 munições do mesmo calibre, 33 munições calibre .380 ACP, dois estojos de calibre 5,56, além de duas porções de substância análoga à maconha. Os policiais também recolheram uma mochila, uma calça e uma camisa camufladas, duas balaclavas pretas, uma faca com bainha, uma lanterna, três celulares e um cartão bancário. Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Jequié para as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 14:30
Na noite desta quinta-feira (19), a Polícia Militar prendeu um homem por tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora da Paz, em Caetité, no sudoeste baiano. A ação foi realizada por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). De acordo com informações da PM, os policiais realizavam rondas pelo bairro quando perceberam dois homens em atitude suspeita. Um deles entregava um volume ao outro. Ao notar a aproximação da viatura, um dos suspeitos correu para dentro de uma residência, enquanto o segundo tentou fugir em uma motocicleta Honda Pop 100, de cor vermelha. O homem que tentou fugir foi alcançado e abordado. Com ele, os policiais encontraram 16 pedras de crack e uma quantia de R$ 12 em dinheiro. A motocicleta foi apreendida e removida para o pátio da delegacia. O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi formalizada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/06/2025 - 10:00
O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, 20 de junho, às 23h42, horário de Brasília. A estação, que marca os dias mais frios do ano, segue até 22 de setembro, quando começa a primavera. Segundo os meteorologistas, a previsão é de que o período seja marcado por temperaturas mais baixas, principalmente durante as madrugadas, além de tempo mais seco em várias regiões. A recomendação é que a população redobre os cuidados com a saúde, especialmente no combate a doenças respiratórias, comuns nesta época. De acordo com a previsão dos meteorologistas, a estação deverá ser marcada por madrugadas mais frias, dias secos e baixa umidade, especialmente nas regiões do interior nordestino, centro-oeste e sudeste. Já nas áreas do sul do país, o frio poderá ser mais rigoroso, com possibilidade de formação de geadas e até ocorrência de neve em pontos de maior altitude. Além do frio, o período também exige atenção redobrada com a saúde. A combinação de tempo seco, baixa umidade e temperaturas baixas favorece o surgimento de doenças respiratórias, gripes, alergias e viroses, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com histórico de problemas respiratórios. Especialistas recomendam que a população tome cuidados simples, como manter a hidratação, evitar exposição prolongada ao frio, usar roupas adequadas e manter os ambientes ventilados, ainda que protegidos das correntes de ar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 23:00
Apesar de não ser feriado municipal, a maioria dos comerciantes de Livramento de Nossa Senhora decidiu, nesta quinta-feira (19), fechar as portas e liberar seus funcionários em respeito à celebração de Corpus Christi, data de grande significado para os católicos. A Prefeitura Municipal não decretou feriado, e, por não se tratar de uma data reconhecida como feriado nacional, os empregadores não tinham a obrigação legal de dispensar seus colaboradores. Ainda assim, o empresariado local optou por demonstrar empatia e respeito, tanto aos seus funcionários quanto à tradição religiosa.
A celebração de Corpus Christi, que significa "Corpo de Cristo" em latim, é uma das solenidades mais importantes para a Igreja Católica. A data tem como objetivo reforçar a fé na Eucaristia, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo, presentes no pão e no vinho consagrados durante a missa. Mais do que um rito, Corpus Christi é considerado um momento de renovação espiritual, adoração e reflexão sobre o sacrifício de Cristo. A celebração também se manifesta de forma cultural, com missas, procissões e os tradicionais tapetes confeccionados pelos fiéis nas ruas. A decisão dos comerciantes livramentenses, além de reconhecer a importância religiosa da data, fortalece os laços comunitários e preserva tradições que fazem parte da identidade cultural do município.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 22:30
A tradicional fogueira é, sem dúvida, uma das principais atrações das festas juninas no Nordeste. Há quem acenda a fogueira de São João, outros preferem acender apenas a de São Pedro, especialmente os viúvos, e há também quem mantenha acesas as três fogueiras, em homenagem aos santos juninos. No entanto, é importante destacar que, na hora de acender a tradicional fogueira, é preciso estar atento a alguns cuidados essenciais. Para quem mora na cidade, o principal é preparar o local com areia, para evitar que o fogo danifique o calçamento. Além disso, é fundamental escolher um espaço longe da fiação elétrica, já que a proximidade com os fios representa risco de acidentes e pode, inclusive, levar a medidas punitivas por parte da prefeitura. No caso de quem vive na zona rural, apesar de não haver o problema com calçamento, o cuidado com a fiação elétrica também deve ser observado. Outro ponto importante é em relação ao meio ambiente: recomenda-se o uso de pouca madeira, evitando, sempre que possível, o uso de madeira nativa, e optando por uma fogueira de tamanho menor, suficiente para manter a tradição sem causar impactos ambientais e sem gerar consumo excessivo de recursos naturais. Também é fundamental lembrar que o uso de fogos e bombas exige muita cautela, tanto para evitar queimaduras quanto para prevenir incêndios florestais, especialmente em áreas com vegetação seca. Outro cuidado necessário é com os animais, que possuem uma audição muito sensível e podem sofrer com o barulho dos estampidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 22:00
Durante rondas ostensivas na noite desta quarta-feira (18), na Rua Arthur Batista Cruz, no centro de Botuporã, uma guarnição da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreendeu uma motocicleta com indícios de adulteração. De acordo com a PM, a equipe percebeu que o condutor do veículo demonstrou nervosismo ao notar a aproximação da viatura, o que motivou a abordagem. Durante a verificação, os policiais constataram uma divergência na cor do veículo: embora apresentasse a tonalidade cinza, nos registros oficiais constava como sendo de cor preta. Diante da irregularidade, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Botuporã para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 21:30
O mês de junho deverá terminar com temperaturas mais baixas nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Brumado, Paramirim e demais municípios da região. A previsão é do Instituto Clima Tempo, que aponta uma queda significativa nas temperaturas máximas nos próximos dias. Atualmente, os termômetros têm registrado variações entre 14°C e 29°C, com clima já bastante ameno em vários pontos da região. No entanto, segundo o Clima Tempo, a tendência é de que, no fim de junho e início de julho, a temperatura máxima não ultrapasse os 23°C, enquanto as mínimas devem se manter na casa dos 14°C, intensificando a sensação de frio. Diante da previsão, a orientação é para que a população fique atenta, principalmente com os cuidados à saúde. A queda nas temperaturas favorece o aumento de casos de doenças respiratórias, gripes e viroses, comuns nesse período. Além disso, é recomendado reforçar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que costumam ser mais sensíveis às mudanças bruscas de clima.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 21:00
Policiais da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) participaram, nesta quarta-feira (18), de uma ação social no bairro Vila Elisa, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A iniciativa, realizada em parceria com a Igreja Batista Nova Sião, teve como objetivo levar apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante a ação, foram distribuídas cestas básicas, beneficiando dezenas de moradores da comunidade. De acordo com a 77ª CIPM, ações como essa reforçam o compromisso da Polícia Militar não apenas com a segurança, mas também com o bem-estar social e o fortalecimento dos laços com a população. “A presença da Polícia Militar em ações solidárias como essa demonstra o cuidado da instituição com a comunidade, promovendo cidadania, empatia e proximidade com os moradores”, destacou a corporação em nota.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 20:30
Uma ação da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizada nesta quarta-feira (18) durante a Operação Aegis, resultou na apreensão de drogas na zona rural de Mortugaba, no sudoeste da Bahia. De acordo com a PM, as guarnições receberam informações sobre a prática de tráfico de drogas na região. Durante as diligências, os policiais identificaram um indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem, foi constatado que se tratava de um adolescente, que estava em posse dos entorpecentes. Na ação, os policiais apreenderam 24 invólucros de substância análoga à maconha e 60 invólucros de substância semelhante à cocaína. Todo o material foi recolhido e apresentado na delegacia local para os procedimentos cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso, devido à participação do menor na ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 16:30
O Governo Federal informou que aposentados e pensionistas que sofreram descontos associativos não autorizados em seus benefícios do INSS receberão o ressarcimento em parcela única e sem ordem de prioridade. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (18) em transmissão ao vivo com a participação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior. Segundo dados do governo, até o momento, 3,2 milhões de beneficiários já declararam não reconhecer os descontos aplicados em seus pagamentos. A previsão, de acordo com os representantes do governo, é de que os valores sejam pagos ainda este ano. “A ideia é que o pagamento ocorra ainda neste ano, em parcela única, de forma muito simplificada aos aposentados e pensionistas”, afirmou o ministro Jorge Messias. O presidente do INSS detalhou que os repasses ocorrerão em lotes quinzenais. “Todos serão ressarcidos igualmente no mesmo período. Não haverá lista de priorização. A nossa ideia é que a gente faça o pagamento o quanto antes. O planejado hoje é que soltemos calendário para pagamento em lotes, a cada 15 dias. Em um único mês, dois lotes de beneficiários serão pagos”, explicou Waller. O ministro da AGU também ressaltou que o governo irá antecipar os valores devidos aos aposentados e pensionistas, mas que, na sequência, buscará cobrar das entidades responsáveis pelos descontos irregulares. “Estamos garantindo o pagamento para que o aposentado e o pensionista que foi vítima dessa fraude possa receber o que tem direito. Depois, vamos atrás de cada centavo, por meio de ações regressivas contra essas entidades”, garantiu Messias. Outro ponto esclarecido é que não há prazo limite para que os segurados consultem se foram afetados e solicitem o ressarcimento. O INSS informou que está monitorando as regiões e públicos que, por ventura, não tenham sido alcançados pela comunicação oficial. “Enquanto estiver aberto esse procedimento, qualquer pessoa poderá contestar os descontos e, com a segurança do Estado brasileiro, será ressarcida”, reforçou Gilberto Waller.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 16:00
A partir desta quinta-feira (19), as apostas feitas para a Quina serão exclusivas para o concurso especial 6.760, da Quina de São João. Com prêmio estimado em R$ 230 milhões, o sorteio será realizado no dia 28 de junho (sábado), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Essa é a 15ª edição da Quina de São João e tem o maior prêmio já sorteado. Como sempre ocorre nos concursos especiais, a Quina de São João não acumula, e ganha quem acertar a maior quantidade de números. Caso nenhum apostador acerte na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores de 4 números, e assim sucessivamente, conforme regra da modalidade. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Quina de São João e aplique todo o valor na Poupança, receberá cerca de R$ 1,5 milhão de rendimento no primeiro mês. Com o valor do prêmio também é possível comprar mais de 38 mil ingressos para a Copa do Mundo de Clubes, nos assentos mais próximos do campo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/06/2025 - 15:30
O agricultor familiar Wilhan Machado, do município de Tanhaçu, é um dos beneficiados pela política de Regularização Fundiária, realizada pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Projeto Minha Terra Legal. Por meio do processo de regularização fundiária ele recebeu o título de terra da propriedade herdada dos pais, a mesma terra onde nasceu, cresceu e hoje garante o sustento da família pela produção rural. O título de terra é a garantia jurídica da efetivação da sucessão rural e possibilidade de acesso à crédito em instituições financeiras para investir na melhoria da infraestrutura da propriedade, ampliar a produção. "Essa terra foi do meu avô, depois passou para o meu pai, e é nela que vivo desde que nasci. É um orgulho imenso para mim. Sempre trabalhei com muito empenho aqui, e hoje recebo essa garantia legal. Já procurei apoio nos bancos para conseguir investir mais, comprar insumos e cuidar ainda melhor da lavoura. Agora, com o título de terra em mãos, me sinto ainda mais satisfeito e feliz. Essa conquista é uma verdadeira riqueza para mim e minha família," relatou emocionado Wilhan Machado. Ele ainda conta que, na propriedade de 10 hectares , cultiva legumes e frutas. "Hoje cultivamos quiabo, feijão de corda, maxixe, manga Palmer e limão Taiti e conseguimos escoar essa produção. São comercializados em Vitória da Conquista, Tanhaçu e Brumado. Essa é uma região de lavoura muito rica, e é daqui que tiramos todo o nosso sustento, por meio da agricultura familiar."