Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 23:00
Na manhã da última segunda-feira (23), policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreenderam uma motocicleta com sinais de adulteração e prenderam um jovem de 19 anos, na Rua da Prefeitura, no centro de Urandi. A ação ocorreu após denúncias anônimas, que levaram os policiais até uma Honda CG 160 Fan, de cor preta. Durante a abordagem, foram identificados indícios de clonagem: a placa apresentava restrição por furto/roubo e os números do chassi e do motor tinham sinais de remarcação. O condutor, morador da zona rural de Urandi, foi detido e encaminhado, juntamente com o veículo, para a Delegacia Territorial de Guanambi. Na unidade policial, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante com base no artigo 311 do Código Penal, que trata da adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 22:30
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente nesta quarta-feira (25) a situação de emergência no município de Tremedal, no sudoeste da Bahia, devido à estiagem prolongada. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, a prefeitura já está apta a solicitar recursos federais para ações de assistência humanitária e resposta ao desastre. Entre as medidas possíveis estão a compra de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de higiene pessoal, limpeza e dormitório, entre outros itens essenciais. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, as solicitações são avaliadas pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que define as metas e valores a serem liberados. A liberação dos recursos é oficializada por meio de nova portaria publicada no DOU. Até o momento, a Bahia contabiliza 128 reconhecimentos de situação de emergência, sendo 100 por estiagem, 26 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 22:00
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou, nesta quarta-feira (25), na prisão do principal suspeito de matar um idoso de 74 anos no município de Poções, no sudoeste da Bahia. Durante a ação, também foram apreendidas armas de fogo irregulares. O alvo da operação foi um homem de 28 anos, apontado como o autor do homicídio de Cidelcino Graciano dos Santos, desaparecido desde o dia 9 de junho. Após três dias de buscas, o corpo da vítima foi encontrado em uma cova rasa, em um matagal próximo à sua residência, no dia 12 de junho. Durante as diligências no local, as equipes localizaram duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12 e uma carabina de fabricação artesanal. O suspeito foi preso em cumprimento a mandado de prisão e, juntamente com o material apreendido, foi apresentado à delegacia para a adoção das medidas legais. As investigações seguem em andamento para apurar a motivação do crime.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 21:30
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou nesta terça-feira (24) uma proposta para começar a devolver, já no próximo mês, os valores que foram descontados indevidamente de aposentadorias e pensões por entidades associativas. A expectativa é que os pagamentos comecem no dia 24 de julho, em lotes a cada 15 dias. A informação foi dada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, durante audiência de conciliação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram também o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). A audiência foi convocada pelo ministro do STF Dias Toffoli, relator da ação, para que o governo apresentasse esclarecimentos sobre o assunto e um cronograma de pagamento aos beneficiários vítimas de fraudes. Segundo Gilberto Waller, no caso de homologação do acordo pelo STF, o INSS já teria condições de realizar o pagamento do primeiro lote no dia 24 de julho, contemplando cerca de 1,5 milhão de beneficiários. A devolução será feita diretamente na conta em que o beneficiário já recebe o seu benefício, sem necessidade de cadastro, envio de documentos ou contato com intermediários. A proposta é que os valores sejam pagos em parcela única, com correção pela inflação (IPCA-E). Até o momento, mais de 3,4 milhões de aposentados e pensionistas contestaram descontos e pediram ressarcimento. Outros 27 milhões de beneficiários foram informados de que não sofreram descontos indevidos e, portanto, não precisam realizar nenhuma ação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 21:00
O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra na próxima sexta-feira, 27 de junho. Os participantes não isentos deverão efetuar o pagamento até essa data para que a inscrição seja confirmada. O valor de R$ 85 pode ser quitado por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Estudantes concluintes do ensino médio (em 2025) de escolas públicas não terão boleto gerado, pois são isentos da taxa. Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 20:30
Na noite desta terça-feira (24), por volta das 19h30, uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) prestou socorro a uma mulher de 72 anos que passou mal enquanto trafegava pela BA-262, em Brumado. A equipe foi acionada por um motorista que parou no posto policial e informou que sua mãe, que estava como passageira no veículo, apresentava sintomas de um possível infarto. Diante da situação, os policiais iniciaram imediatamente o acompanhamento da ocorrência. Com agilidade e preparo, os agentes escoltaram o carro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brumado, onde a idosa recebeu atendimento médico. A ação rápida dos policiais foi fundamental para garantir a chegada segura e rápida da vítima à unidade de saúde.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 16:00
A Caixa Econômica Federal lançou a campanha Tudo em Dia Caixa 2024, que oferece descontos de até 90% para clientes interessados em quitar dívidas comerciais. A ação é voltada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e já está disponível por meio dos canais digitais do banco, como o site oficial da campanha e o aplicativo Cartões Caixa. Ao todo, cerca de 5,8 milhões de clientes — sendo 5,3 milhões de pessoas físicas e 476 mil empresas — estão aptos a participar. A campanha abrange 8,5 milhões de contratos. Segundo o banco, mais de 85% dos clientes contemplados poderão resolver suas pendências com valores de até R$ 2 mil. Após o pagamento do boleto da negociação, os contratos quitados serão retirados dos cadastros restritivos em até cinco dias úteis. Além das plataformas digitais, os interessados podem regularizar suas dívidas pelos canais remotos da instituição, como o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e o serviço telefônico Alô CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais) e 0800 104 0104 (demais localidades). A campanha também inclui atendimento presencial nas unidades lotéricas, onde é possível quitar débitos de até R$ 5 mil, bastando informar o CPF. Como parte da ação, o Caminhão Tudo em Dia Caixa percorrerá diversas cidades do país, oferecendo atendimento em pontos de fácil acesso. A rota atualizada do caminhão pode ser consultada no site do banco. Para contratos que não se enquadram nas condições promocionais da campanha, o banco também oferece alternativas como renegociação de dívidas em até 120 meses e parcelamento de faturas e acordos de cartão de crédito pelo aplicativo Cartões Caixa. A negociação pode ser feita ainda em qualquer agência, além dos canais digitais e de atendimento remoto.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 15:30
Uma aposta feita na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi uma das ganhadoras da quina da Mega-Sena no concurso 2879, sorteado na noite desta quarta-feira (24). O bilhete, registrado na Lotérica Ambiente da Sorte, faturou R$ 17.732,87. A aposta vencedora foi do tipo simples, com seis dezenas. Os números sorteados foram: 11, 20, 29, 47, 52 e 56. De acordo com a Caixa Econômica Federal, ninguém acertou os seis números do concurso, fazendo com que o prêmio principal acumulasse. No total, 83 apostas em todo o país acertaram cinco dezenas e dividiram o prêmio da quina. Outras 1.553 apostas fizeram a quadra, recebendo R$ 1.353,90 cada. O próximo concurso da Mega-Sena, de número 2880, será realizado nesta quinta-feira (26), com prêmio estimado em R$ 40 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada, pelo Portal Loterias Caixa, no aplicativo Loterias Caixa, ou ainda por internet banking, no caso de clientes da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 15:00
Em menos de seis meses, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.133 foragidos da Justiça alcançados em 2025, ultrapassando os números registrados em todo o ano de 2024. O índice de capturados cresce desde a sua implementação, em 2019, com ampliação significativa a partir de 2023, com 680 prisões, seguido pelo ano 2024, com 1.132 prisões. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a ferramenta auxilia o trabalho das Forças Policiais. “É importante frisar que todas as prisões foram realizadas sem o uso da força, ressaltando a importância da tecnologia”, reforçou. Salientou ainda a dedicação dos profissionais da Segurança. “Agradeço a cada policial, bombeiro e servidor administrativo da SSP pelo empenho diário. Seguiremos com força, foco e fé na missão de proteger”, declarou Werner. Além de alcançar criminosos de diferentes cidades baianas, o Reconhecimento Facial também auxiliou na prisão de procurados de outros estados. Entre os presos aparecem homicidas, latrocidas, traficantes, procurados por estupro, formação de quadrilha e diversas outras modalidades criminosas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 14:30
Dois homens morreram após um confronto com forças de segurança na madrugada desta quarta-feira (25), por volta de 1h30, na Rua Celestino Francisco dos Santos, em Brumado, no Sudoeste baiano. A ação integrada contou com a participação de guarnições da Rondesp Sudoeste, do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA), com foco na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região. Segundo a Polícia Militar, durante o patrulhamento tático no bairro Olhos D’Água, as equipes se depararam com indivíduos armados na Avenida Horácio José dos Santos. Ao notarem a presença das forças de segurança, os suspeitos tentaram fugir e iniciaram disparos contra os policiais, que revidaram. O confronto se estendeu até o interior de um imóvel, onde dois suspeitos foram encontrados caídos ao solo, ainda armados. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas não resistiram aos ferimentos. Na operação, foram apreendidos dois revólveres calibre .38, seis munições deflagradas, três intactas e 12 emulsões de dinamite — material comumente utilizado em ataques a instituições financeiras. Um dos mortos foi identificado como foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto, além de figurar no "Baralho do Crime" da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne os criminosos mais procurados do estado. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Brumado, onde o material apreendido será periciado. As investigações continuam para identificar possíveis conexões da dupla com outras ações criminosas na região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 19:30
Por volta das 16h15 desta segunda-feira (23), durante patrulhamento tático na Rua Vitório Rocha, em Piripá, uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) encontrou uma motocicleta Honda CG 160 Fan, cor preta, estacionada em via pública, na Praça da Feira. Ao verificar os elementos identificadores do veículo, os policiais constataram que a placa pertencia a outro veículo e que os números do motor e do chassi apresentavam sinais evidentes de adulteração. Após consulta aos sistemas Autua e Denatran, foi identificado que o veículo original possuía registro de furto/roubo no Estado do Rio de Janeiro, conforme Boletim de Ocorrência datado de 15 de junho de 2024. Nenhum condutor ou proprietário foi localizado nas proximidades. Por conta disso, a motocicleta foi apreendida e conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista, visto que a unidade policial de Piripá está temporariamente sem funcionamento. A ocorrência foi registrada para que as medidas legais cabíveis fossem adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 19:00
Na tarde desta segunda-feira (23), durante uma operação em Jequié, uma guarnição da Rondesp Sudoeste foi acionada por um casal que relatou a presença de homens armados no distrito de Boaçu. Durante o deslocamento, os policiais visualizaram um veículo Corolla branco trafegando em alta velocidade e realizando ultrapassagens perigosas pela BR-116. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor tentou fugir, acessou uma estrada vicinal e acabou colidindo contra uma cerca. Na tentativa de escapar, um dos ocupantes desceu do veículo e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que reagiram à injusta agressão. Após o cessar dos disparos, o suspeito foi encontrado caído ao solo, ao lado de uma arma de fogo. O indivíduo foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 18:30
Na segunda-feira (23), uma grande operação da FICCO — Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, que reuniu Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar da Bahia, resultou na maior apreensão de drogas registrada neste ano na região sudoeste da Bahia. Por volta das 14h, uma guarnição da 79ª CIPM, atendendo a uma solicitação da FICCO/BA, deslocou-se até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, às margens da BR-116, em Poções, para apoiar a abordagem de um caminhão suspeito. No local, as forças integradas, compostas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, CIPE Sudoeste e 79ª CIPM, realizaram diligências minuciosas. Com o auxílio do cão farejador da CIPE Sudoeste, especializado na detecção de entorpecentes, foram localizadas cerca de três toneladas de substâncias análogas à maconha e ao haxixe, acondicionadas em caixas de papelão dentro do compartimento de carga de uma carreta Volvo FH, prata, placa. O veículo estava carregado com mercadorias diversas usadas para tentar camuflar o transporte ilícito. Durante a entrevista, o condutor, um homem de 41 anos, natural do estado, admitiu que o trajeto tinha início em Guarulhos (SP) e destino final em Pernambuco. Além da enorme quantidade de drogas apreendidas, também foi recolhido o caminhão utilizado no transporte. O motorista e todo o material foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 17:00
Dois motoristas foram autuados na BA-262 em Vitória da Conquista após se recusarem a realizar o teste do bafômetro. A primeira ocorrência aconteceu na noite da segunda-feira (23/06), por volta das 21h30. A segunda foi registrada na madrugada desta terça-feira (24), às 4h04. Ambas as abordagens foram realizadas pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv). Os condutores foram convidados a realizar o teste, mas recusaram-se a fazê-lo. Diante da recusa, os motoristas foram autuados conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os veículos foram liberados e entregues a condutores devidamente habilitados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 16:30
Na tarde desta segunda-feira (23), guarnições de motociclistas do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam rondas pela Rua da Areia, em Jequié, quando avistaram um homem carregando duas sacolas em via pública. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito tentou se esconder, mas foi rapidamente abordado. Durante a revista, os policiais encontraram nas sacolas uma expressiva quantidade de drogas. No total, havia quase mil pinos contendo substância análoga à cocaína, além de um tablete de maconha pesando aproximadamente 625 gramas e 39 dolões da mesma droga, somando cerca de 487 gramas. Também foi apreendida uma quantia em dinheiro, no valor de R$ 100,00, que estava em posse do suspeito. Diante do flagrante, o homem e todo o material foram apresentados na sede da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª COORPIN), onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 16:00
Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 15h40, durante patrulhamento tático na Rua Luís Viana, em Piripá, uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) localizou uma motocicleta Honda NXR 150 Bros, de cor amarela, estacionada em via pública, na Praça da Feira. Durante a verificação dos elementos identificadores, os policiais constataram que a placa pertencia a outro veículo e que tanto o chassi quanto o número do motor apresentavam sinais claros de adulteração. Com o auxílio dos sistemas AUTUA e DENATRAN, foi possível identificar que o veículo possuía restrição de furto/roubo registrada no Estado de São Paulo, conforme Boletim de Ocorrência datado de 26 de novembro de 2012. Nenhum condutor ou proprietário foi localizado nas proximidades. Diante da situação, a motocicleta foi apreendida e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista, uma vez que a unidade policial de Piripá não está em funcionamento no momento. A ocorrência foi formalizada para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 15:30
Na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 11h, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizava rondas na cidade de Cândido Sales quando percebeu um indivíduo em atitude suspeita, que tentou fugir ao avistar a viatura. De acordo com a 80ª CIPM, durante a abordagem, os policiais encontraram 25 invólucros de substância análoga à maconha em posse do suspeito. Ao aprofundar as diligências, a guarnição localizou, no total, 119 invólucros da mesma substância. O material apreendido e o indivíduo foram encaminhados e apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/06/2025 - 15:00
Por volta das 13h desta segunda-feira (23), uma guarnição do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para averiguar uma situação suspeita no centro de Jequié. Um homem foi flagrado sobre o telhado de uma residência, gerando a suspeita de tentativa de delito. De acordo com a PM, o indivíduo foi retirado do local e conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis. Ao realizar a checagem dos dados, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O homem foi apresentado à autoridade policial e permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/06/2025 - 23:00
Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 13h55, uma abordagem realizada por policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Pradoso, resultou na autuação de um motorista na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização de rotina, os policiais convidaram o condutor a realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. No entanto, ele se recusou a realizar o procedimento. Diante da recusa, os agentes aplicaram as medidas administrativas previstas no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da recusa à realização do teste. O veículo foi liberado e entregue a um condutor devidamente habilitado, conforme estabelece a legislação de trânsito.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/06/2025 - 22:30
Na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 8h40, uma motocicleta com sinais de adulteração foi apreendida pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Brumado. Durante rondas de rotina na BA-262, na altura do km 439, nas proximidades do povoado dos Pebas, os policiais avistaram uma motocicleta Honda/XL 125 que estava sem placa de identificação. Ao realizarem a checagem dos elementos identificadores do veículo, os agentes constataram que a numeração do motor pertencia, na verdade, a outro veículo: uma Honda/CG 125 Titan, de cor azul e licenciada no estado de São Paulo. O condutor não foi localizado no momento da abordagem. Diante da situação, a motocicleta foi encaminhada à Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis para apuração do caso.