Início Arquivo Junho de 2025

Junho de 2025

Encontramos 315 Notícias

Operação São João prende suspeita por tráfico de drogas em Ibicuí

Operação São João prende suspeita por tráfico de drogas em Ibicuí
Foto: Divulgação/PC

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas e diversos materiais ilícitos foram apreendidos durante a Operação São João, deflagrada na manhã desta quarta-feira (18), pela Delegacia Territorial de Ibicuí. Durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, os policiais civis localizaram, em uma das residências, entorpecentes e celulares, o que resultou na prisão da suspeita. Em outro imóvel, mesmo sem a presença do morador, foram encontrados drogas e dinheiro em espécie. Celulares também foram apreendidos em outros endereços e serão periciados como parte das investigações em curso. Ao todo, foram encontrados 252 porções de crack, dois tabletes e 26 buchas de maconha, oito aparelhos celulares, R$ 822 em espécie e um caderno com anotações relacionadas à movimentação do tráfico. A ação faz parte de um conjunto de estratégias que tem como intuito combater organizações criminosas envolvidas com tráfico e homicídios na região. A operação, organizada pela Delegacia Territorial de Ibicuí, contou com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI), da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Itapetinga (Coorpin/Itapetinga), e das delegacias de Itapetinga, Itororó e Iguaí.

Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas com presença do governador Jerônimo Rodrigues

Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas com presença do governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, realizou mais uma edição da Noite das Lanternas, uma das mais antigas expressões do turismo religioso católico da Bahia. O evento, que faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanhou a emocionante procissão ao lado de moradores e visitantes. “Essa é uma celebração muito forte para nós, uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse Jerônimo na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja de Nossa Senhora Santana. Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais. Dona Ezaide Santos nasceu em Rio de Contas e mora em São Paulo. Há 45 anos retorna à terra natal para a celebração. Um momento de muita emoção. “É a coisa mais linda. Acabei de falar pra minha amiga que pra mim não tem outra festa, tem que ser Corpus Christi. É linda! A emoção toma conta, principalmente quando canta o hino de Rio de Contas. A festa comove muito”. De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia, colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou o secretário. 

Operação conjunta desarticula ponto de tráfico de drogas em Seabra

Operação conjunta desarticula ponto de tráfico de drogas em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na madrugada desta quarta-feira (18), por volta das 5h, uma operação policial apreendeu entorpecentes em Seabra, na Chapada Diamantina. Batizada de Operação San Juan, a ação foi realizada por equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em conjunto com a Polícia Civil da Bahia, através da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do CATTI/Depin Diamantina. O alvo da operação era um grupo criminoso que, segundo as investigações, atuava no tráfico de drogas, utilizando diversos imóveis da cidade tanto para armazenamento quanto para comercialização de entorpecentes. As equipes se mobilizaram ainda durante a madrugada, cercando pontos previamente mapeados a partir dos levantamentos realizados pela inteligência policial. Assim que os policiais cumpriram os mandados de busca e apreensão, começaram a localizar uma série de materiais ilícitos. Em um dos imóveis, foram encontrados 2,4 quilos de maconha e 1 quilo de cocaína, além de três balanças de precisão, indicando que o local funcionava como centro de fracionamento e distribuição das drogas. As apreensões não se limitaram aos entorpecentes. Durante as buscas, as equipes encontraram também um verdadeiro arsenal. Foram recolhidas 16 munições calibre .40, 52 munições calibre .38, 40 munições calibre 9mm, uma submetralhadora 9mm com carregador e uma garrucha calibre .38. Além disso, foram localizados R$ 30 mil em cheques, R$ 469 em dinheiro, cinco celulares, um veículo GM/Meriva e uma motocicleta Honda XRE 300, ambos possivelmente utilizados para atividades relacionadas ao tráfico. Enquanto as equipes percorriam a Rua Manoel Nicolau de Sá Teles, uma mulher foi surpreendida com uma arma de fogo calibre .38 e diversas munições em sua posse. Ela recebeu voz de prisão em flagrante e foi imediatamente conduzida à delegacia. Ao final da operação, todo o material apreendido e a mulher detida foram apresentados na sede da 13ª Coorpin de Seabra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Homem é preso em flagrante por tentativa de homicídio na zona rural de Piatã

Homem é preso em flagrante por tentativa de homicídio na zona rural de Piatã
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na noite desta terça-feira (17), por volta das 19h40, uma guarnição da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotada no Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Piatã, prendeu em flagrante um homem por tentativa de homicídio no povoado de Riacho dos Porcos, zona rural do município. De acordo com informações, populares acionaram a polícia informando sobre uma confusão envolvendo o suspeito de um estupro ocorrido na noite do dia 15 de junho. Durante o tumulto, o indivíduo tentou agredir, com um golpe de facão, o irmão da suposta vítima. A tentativa, no entanto, não teve êxito graças à intervenção de um vizinho. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito escondido dentro de uma residência, que estava cercada por moradores da comunidade para evitar sua fuga. Os policiais deram voz de comando para que ele se entregasse, mas o homem abandonou o imóvel e tentou fugir, sendo rapidamente interceptado pela guarnição. Na busca pessoal, os policiais apreenderam um facão e uma faca, que estavam em posse do suspeito. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e conduzido, juntamente com a suposta vítima e uma testemunha, à Delegacia Territorial de Seabra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Homem é preso por posse de armas e cultivo de maconha em Abaíra

Homem é preso por posse de armas e cultivo de maconha em Abaíra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (17), por volta das 10h30, uma guarnição da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pela Delegacia de Polícia Civil para averiguar uma denúncia de ameaça no distrito de Catolés, em Abaíra, na Chapada Diamantina. De acordo com a denúncia, a vítima relatou estar sendo ameaçada pelo próprio irmão, que, além das ameaças, estaria em posse de armas de fogo e cultivando uma substância semelhante à maconha. Diante das informações, os policiais se deslocaram até o local, onde localizaram o suspeito. Durante a abordagem, o homem confessou, de forma espontânea, que possuía armas e os pés da substância ilícita em sua residência. Ele autorizou a entrada da guarnição no imóvel e realizou a entrega voluntária de duas espingardas e quatro pés de maconha. Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia Territorial de Abaíra. Ele foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça.

19° BPM apreende drogas durante abordagem em Jequié

19° BPM apreende drogas durante abordagem em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Por volta das 16h50, desta terça-feira (17/06), guarnições de motociclistas do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam drogas durante patrulhamento na Rua Santa Bárbara, no bairro Km 3, em Jequié. Durante rondas, os policiais visualizaram um homem em atitude suspeita, carregando uma sacola. Ao perceber a aproximação das viaturas, ele tentou se esconder, o que motivou a abordagem. Na sacola, foram encontrados 86 trouxinhas de uma substância análoga à maconha, 54 pinos de material semelhante à cocaína e a quantia de R$ 54 em dinheiro, possivelmente proveniente da comercialização dos entorpecentes. Diante dos fatos, o suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (9ª Coorpin), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

CIPRv apreende carregamento de mercadorias sem nota fiscal na BA-262, em Brumado

CIPRv apreende carregamento de mercadorias sem nota fiscal na BA-262, em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã desta terça-feira (17), por volta das 5h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam um carregamento de mercadorias sem nota fiscal durante uma fiscalização de rotina na BA-262, nas proximidades do município de Brumado. Durante a abordagem, os militares constataram que o veículo transportava cereais, grãos e outros produtos diversos sem a devida documentação fiscal, o que caracteriza irregularidade tributária. Diante da situação, o veículo, juntamente com toda a carga, foi encaminhado ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis, conforme prevê a legislação vigente.

79ª CIPM inicia plantio de árvores pelo Programa Planta Bahia em Caetanos e Planalto

79ª CIPM inicia plantio de árvores pelo Programa Planta Bahia em Caetanos e Planalto
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Nesta terça-feira (17), Dia Mundial de Combate à Desertificação, a 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) deu início às atividades do Programa Planta Bahia, uma ação do Governo da Bahia voltada ao combate da desertificação, à preservação ambiental e à recuperação de áreas verdes nos municípios do estado. O pontapé inicial do projeto na área de atuação da 79ª CIPM aconteceu nas cidades de Caetanos e Planalto, onde foram plantadas mudas de diversas espécies nativas, reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Em Caetanos, foram plantadas mudas de Mangueira, Fruta-do-Conde (Pinha) e Coqueiro, além da previsão de inclusão do Umbuzeiro, planta típica da região. Já em Planalto, foram escolhidas espécies como Acácia Rosa, Ipê Amarelo, Jacarandá Mimoso, Aroeira e Palmeira Fênix. A iniciativa pretende ser permanente, estendendo-se aos 11 municípios sob responsabilidade da 79ª CIPM, com foco não apenas no reflorestamento, mas também na promoção de atividades de educação ambiental e na conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Com essa ação, a 79ª CIPM demonstra que seu compromisso vai além da segurança pública, abraçando também a responsabilidade socioambiental e o cuidado com as futuras gerações.

PM apreende drogas, dinheiro e celulares durante mandado de busca e apreensão em Macaúbas

PM apreende drogas, dinheiro e celulares durante mandado de busca e apreensão em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam drogas e diversos materiais no município de Macaúbas, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu por volta das 7h56 em um imóvel localizado na Rua Jordão Souza, no Bairro São José. No local, os policiais encontraram 30 papelotes de uma substância semelhante à cocaína, além de um dichavador contendo um pedaço de material análogo à maconha. Além dos entorpecentes, a guarnição apreendeu três aparelhos celulares e a quantia de R$ 416,00 em espécie, valor que pode estar relacionado ao tráfico de drogas. Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Macaúbas, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

46ª CIPM recupera motocicleta com restrição de roubo em Dom Basílio

46ª CIPM recupera motocicleta com restrição de roubo em Dom Basílio
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Na manhã desta segunda-feira (16), durante patrulhamento ostensivo no município de Dom Basílio, a Polícia Militar localizou uma motocicleta abandonada às margens de uma estrada vicinal que dá acesso ao povoado da Camisa. Ao realizarem a verificação dos dados do veículo, os policiais constataram que se tratava de uma motocicleta Honda CG Titan 150 KS, que possuía restrição de furto/roubo registrada no sistema. Diante da situação, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia de Dom Basílio, onde serão adotados os procedimentos legais para que a motocicleta seja devolvida ao legítimo proprietário.

Justiça determina recuperação ambiental nos Municípios de Encruzilhada e Poções

Justiça determina recuperação ambiental nos Municípios de Encruzilhada e Poções
Foto: Reprodução/MP-BA

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou a recuperação ambiental após supressão de quase 50 hectares de vegetação nativa sem autorização dos órgãos ambientais nos Municípios de Encruzilhada e Poções. De acordo com a promotora de Justiça Karina Cherubini, autora das ações, as decisões demonstram que a reparação do dano é medida indispensável para garantir a restauração do equilíbrio ambiental. De acordo com a decisão, houve a supressão de 25 hectares de vegetação nativa secundária do Bioma Mata Atlântica, em estágio médio de regeneração, na Fazenda Mata da Onça, situada na zona rural de Encruzilhada. Joselito Gomes Cardoso, proprietário da fazenda, foi condenado por desmatar irregularmente uma área de vegetação nativa, em desacordo com as normas ambientais. Ele terá que declarar a existência de passivo ambiental na Fazenda Mata da Onça, perante o Inema, em relação a 25 hectares de vegetação suprimida sem autorização; apresentar informações e documentos sobre ações planejadas para a reparação do dano ambiental, como o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad); fazer o plantio ou regeneração de vegetação nativa conforme metodologia e prazos definidos em compromisso com o Inema; e apresentar anualmente relatório técnico com comprovação da restauração ecológica, com fotografias, localização geográfica, evolução da recomposição e indicadores. Ele também foi condenado ao pagamento de R$ 17.500,00, a ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Encruzilhada, para fins de educação ambiental e projetos ambientais. Em Poções, decisão semelhante foi proferida contra Aurelino Lacerda Rocha, que foi responsabilizado pela supressão não autorizada de 23 hectares na Fazenda Taquara. Ele terá que recompor o meio ambiente degradado, por meio de reflorestamento, apresentando em 90 dias um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad) ao órgão competente; e realizar o plantio e/ou recondução à regeneração natural da vegetação, conforme o plano acordado com o Inema. Além disso, para extinguir a obrigação de apresentação anual de relatórios, o proprietário da fazenda deverá apresentar declaração de plena recomposição da área, baseada em inventário florístico ou censo, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), laudo técnico, e certidão do órgão ambiental estadual indicando o cumprimento de todos os compromissos assumidos. Ele também foi condenado ao pagamento de R$ 15 mil, em favor do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Poções, a título de danos materiais ambientais.

Pesquisa da Uesb detecta contaminação em méis vendidos nas feiras de Itapetinga e Itororó

Pesquisa da Uesb detecta contaminação em méis vendidos nas feiras de Itapetinga e Itororó
Foto: Freepik/Uesb

Você sabia que o Brasil está entre os 11 maiores produtores de mel do mundo? De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, o país produziu aproximadamente 60 milhões quilogramas desse produto. No entanto, apesar da importância do mel para a saúde e para a economia, o consumo interno ainda é baixo. Além disso, está entre os alimentos mais adulterados, quando comercializados em feiras, o que levanta preocupações sobre a segurança alimentar. Diante desse cenário, a pesquisa “Qualidade e perfil botânico de méis comercializados em feiras livres no município de Itapetinga/Bahia”, realizada na Uesb, campus de Itapetinga, investigou a qualidade dos produtos apícolas comercializados em feiras livres das cidades de Itapetinga e Itororó. Coordenado pelo professor Adailton Ferreira, do Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA), o estudo revelou que 90% das amostras analisadas apresentaram contaminação, como a adição de açúcares e amidos. A adulteração do mel pode trazer riscos à saúde, especialmente para pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. “A contaminação por amido e açúcar comercial compromete a qualidade do produto e pode trazer riscos à saúde do consumidor. Além disso, os produtores e comerciantes idôneos são prejudicados, pois precisam competir com atravessadores que comercializam produtos adulterados”, destaca o pesquisador. As amostras foram adquiridas em diferentes períodos e analisadas no Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Uesb, seguindo critérios do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel. Foram feitos testes para detectar adulteração e avaliar aspectos físico-químicos, como umidade, pH e açúcares totais. “Quanto às análises exigidas pelo Ministério da Agricultura, nenhuma das amostras atendeu aos requisitos estabelecidos, ficando de fora pelo menos em um dos parâmetros”, explica Adailton. Já as amostras de pólen apícola e meliponícola foram adquiridas em cinco eventos no ano de 2024. Para esse tipo de produto, não são realizados testes de adulteração, segundo o pesquisador, apenas os parâmetros exigidos pelo Ministério da Agricultura são avaliados, como umidade, cinzas, lipídios, proteínas, açúcares totais, fibra bruta, acidez livre e pH. Das amostras analisadas, o único parâmetro que não atendeu ao requisito mínimo foi o de umidade.

Investigados por homicídio são alvos de operação em Itapetinga

Investigados por homicídio são alvos de operação em Itapetinga
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itapetinga, deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Harpazo. Três pessoas investigadas pelo homicídio de Cleone Oliveira Araújo, ocorrido no último dia 7, foram presas preventivamente. Investigações coordenadas pela unidade policial concluíram que a morte foi planejada e executada por criminosos do bairro Vila Riachão. Um deles teria sido agredido pela vítima após um desentendimento, o que motivou o assassinato de Cleone. O grupo alvo da operação também é investigado por outros três homicídios ocorridos na cidade e pelos crimes de tráfico de drogas e roubo. Uma idosa teve a casa invadida pelos suspeitos, que subtraíram a quantia de R$ 10 mil e espancaram a vítima. Com o cumprimento das ordens judiciais, os três presos serão submetidos aos exames de praxe e ficarão à disposição da Justiça. As diligências seguem para localizar outros dois integrantes do grupo que já foram identificados. A Operação Harpazo contou com a participação de cerca de 60 policiais, entre civis e militares. “O nome Harpazo faz referência à forma como o grupo vem agindo na localidade, arrebatando as vítimas à força, muitas vezes na frente de seus familiares, e as executando com requintes de crueldade”, destacou o coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), delegado Irineu Alves Andrade.

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem é ampliado até 27 de junho

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem é ampliado até 27 de junho
Foto: GettyImages

Quem não é isento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ganhou mais tempo para efetuar o pagamento. O novo prazo vai até o dia 27 de junho. A medida foi anunciada pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira, 16 de junho. O valor de R$ 85 pode ser quitado por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Estudantes concluintes do ensino médio (em 2025) de escolas públicas não terão boleto gerado, pois são isentos da taxa. Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.

CIPRv apreende motocicleta com motor adulterado durante abordagem em Caculé

CIPRv apreende motocicleta com motor adulterado durante abordagem em Caculé
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde desta segunda-feira (16), por volta das 13h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio da Guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), realizaram a apreensão de uma motocicleta no município de Caculé. Durante a fiscalização, os agentes constataram que a numeração do motor do veículo estava adulterada, configurando crime previsto no Código Penal. Diante da irregularidade, a motocicleta foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Caculé, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis para apuração do fato e responsabilização dos envolvidos.

Praia baiana é eleita a melhor das Américas e reforça potencial turístico do Brasil

Praia baiana é eleita a melhor das Américas e reforça potencial turístico do Brasil
Foto: Divulgação

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na deslumbrante Ilha dos Frades, em Salvador, foi eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica. O reconhecimento veio após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), que analisou 200 praias de 11 países. Com uma nota expressiva de 0,97 em uma escala que vai até 1, o destino baiano garantiu o topo do ranking geral, reafirmando seu status de joia natural do litoral brasileiro. Esta não é a primeira vez que a praia se destaca no exterior: a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe possui o selo internacional Bandeira Azul, concedido a locais que cumprem rigorosos critérios de qualidade socioambiental. Outros pontos do litoral de Salvador também figuraram na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º). O estudo do CIF Playas considerou praias do Brasil, Argentina, Cuba, Colômbia, República Dominicana, México, Equador, Espanha, Chile, Venezuela e Peru. No entanto, a análise não contemplou todo o litoral brasileiro, com exceção das praias baianas. Além da liderança no ranking geral, o Brasil se destacou em outros grupos da premiação. Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), na categoria urbana; Estaleiro, em Balneário Camboriú (SC), na categoria vila; e Praia do Forte, em São Francisco do Sul (SC), na categoria rural.

Prefeitura intensifica fiscalização contra venda ilegal de madeira para fogueiras em Vitória da Conquista

Prefeitura intensifica fiscalização contra venda ilegal de madeira para fogueiras em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Com a proximidade do São João, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista reforçou, neste mês de junho, as ações de fiscalização contra a venda irregular de madeira destinada a fogueiras. Na manhã desta segunda-feira (16), a equipe apreendeu 1 metro cúbico de madeira na Feira do Rolo, no bairro Brasil, além de aplicar multa ao responsável pela comercialização. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, para o comércio de lenha é obrigatório o cadastro no órgão ambiental estadual, além do Documento de Origem Florestal (DOF), que garante a procedência legal da madeira, especialmente quando se trata de espécies nativas. A madeira legalizada deve ter origem sustentável, como o eucalipto. “A orientação é que quem mantém essa tradição de acender fogueira busque comprar madeira em pontos autorizados, com documentação em dia”, alertou a secretária. Ela também destacou que a fiscalização foi intensificada desde a semana passada e segue com rondas diárias em diversos pontos da cidade, tanto na zona urbana quanto rural. A ação visa coibir a retirada ilegal de madeira nativa, crime ambiental que pode gerar multa de R$ 300 por metro cúbico, além de apreensão da carga e outras sanções, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais. A legislação pune tanto quem vende quanto quem compra, transporta ou armazena madeira sem a devida autorização ambiental.

Estudantes da Bahia com direito ao Programa Mais Estudo passam a receber bolsa-auxílio em conta do Banco do Brasil

Estudantes da Bahia com direito ao Programa Mais Estudo passam a receber bolsa-auxílio em conta do Banco do Brasil
Foto: Amanda Chung/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou um novo formato de pagamento das bolsas-auxílio do Programa Mais Estudo. A partir desta terça-feira (17), os valores referentes ao mês de abril serão depositados em conta poupança social digital do Banco do Brasil, aberta automaticamente em nome dos estudantes, por meio do CPF. A medida busca modernizar os processos financeiros, garantindo mais segurança, praticidade e agilidade no repasse dos benefícios. No total, 21.216 estudantes monitores estão aptos a receber a bolsa, após a validação do Relatório de Monitoria no Sistema Saga. Para os estudantes menores de 18 anos, a ativação da conta exige comparecimento a uma agência do Banco do Brasil do município de residência, acompanhados do responsável legal, munidos de documentos pessoais e de comprovação de tutela. Já os maiores de idade podem realizar todo o processo de forma digital, diretamente pelo aplicativo do banco. A conta poupança social permite diversas operações financeiras, como saques, depósitos, transferências via Pix, pagamento de contas e recarga de celular, tudo de forma gratuita e pelo aplicativo do Banco do Brasil. Estudantes que já possuem conta na instituição terão ativada automaticamente a variação 74, específica para o recebimento da bolsa de monitoria.

17º BPM recupera veículo roubado e prende homem por receptação em Urandi

17º BPM recupera veículo roubado e prende homem por receptação em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Na noite desta segunda-feira (16), por volta das 20h40, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperaram um veículo roubado e prenderam um homem por receptação e adulteração de sinal identificador em Urandi, no sudoeste baiano. A ação ocorreu após uma denúncia anônima, que alertava sobre um Hyundai i30, de cor prata, supostamente clonado e circulando na cidade. Durante patrulhamento no bairro Girassol, na Rua Projetada, próximo ao Posto de Saúde, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem. Durante a vistoria, foi constatada a adulteração tanto nas placas dianteira e traseira quanto no número de identificação veicular (NIV). Após consultas aos sistemas policiais, foi confirmado que a placa original do veículo possuía restrição de roubo/furto. Diante dos fatos, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde permanece à disposição da Justiça. O veículo foi apreendido e será devolvido ao legítimo proprietário após os procedimentos legais.

80ª CIPM apreende drogas com mulher durante Operação Aegis em Ribeirão do Largo

80ª CIPM apreende drogas com mulher durante Operação Aegis em Ribeirão do Largo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na noite desta segunda-feira (16), por volta das 18h, policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam drogas com uma mulher no município de Ribeirão do Largo. A ação ocorreu durante a Operação Aegis, que visa combater o tráfico de entorpecentes e outros crimes na região. De acordo com a PM, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi acionada para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas. Ao chegar ao local indicado, os policiais se depararam com um casal, que, ao perceber a presença da viatura, tentou fugir para uma área de mata. Durante o acompanhamento, uma mulher foi contida e, em sua posse, os militares encontraram nove invólucros de substância análoga a crack, 33 invólucros de substância análoga a maconha e a quantia de R$ 181 em espécie. Além das drogas, também foram apreendidos três aparelhos celulares, que podem estar relacionados à atividade criminosa. Ainda durante a condução da suspeita, um grupo de populares tentou desacatar o efetivo policial. Dois deles, um casal, foi imobilizado e conduzido junto com a mulher e todo o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil em Itapetinga, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.