Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 14:30
Uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 48,9 kg de crack e 8,75 kg de cocaína na tarde da última terça-feira (15), em Barreiras/BA. A droga estava escondida na cabine de um caminhão e foi descoberta após o nervosismo do motorista levantar suspeitas. A ação ocorreu por volta das 17h50, no km 827 da BR-242, durante fiscalização de veículos de carga e passageiros. O condutor do caminhão SCANIA/R540 parou normalmente, mas apresentou comportamento evasivo e relutou em sair da cabine, alegando não saber como apresentar a fita diagrama do tacógrafo. Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram uma vistoria detalhada no veículo. Debaixo do banco do motorista, foram encontradas duas caixas com dezenas de tabletes embalados em fita adesiva. Testes preliminares confirmaram que se tratava de crack e cocaína. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 11:30
Na manhã desta segunda-feira (16), por volta das 10h20, uma equipe da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), que atua no posto de Sussuarana, apreendeu uma motocicleta com restrição judicial durante uma abordagem no município de Tanhaçu. Durante a fiscalização de rotina, os policiais constataram que o veículo, além de estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido, apresentava uma restrição judicial, o que motivou a apreensão. Diante da situação, a motocicleta foi removida e encaminhada ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Brumado, onde foram adotadas as medidas administrativas e legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 11:00
Na madrugada desta segunda-feira (16), policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram a prisão de um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, durante patrulhamento na rua Vital Rodrigues, em Ibipitanga. Conforme relato da PM, por volta de 1h, os policiais avistaram um indivíduo que demonstrou nervosismo ao notar a presença da viatura. Diante da atitude suspeita, foi realizada a abordagem e, na busca pessoal, os militares encontraram uma sacola contendo 46 porções de substância análoga à cocaína, além de R$ 153 em dinheiro e um aparelho celular Samsung. O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com todo o material apreendido, à Delegacia Territorial de Ibotirama, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 10:30
Durante uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde do último domingo (15), um homem suspeito de homicídio foi preso na BR-242, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. A abordagem ocorreu por volta das 16h32, em frente ao posto da PRF no km 409 da rodovia. Os policiais interceptaram um veículo Fiat/Siena, de cor vermelha, e, durante a verificação dos ocupantes, constataram que um dos passageiros era alvo de um mandado de prisão em aberto. O suspeito é apontado como autor do assassinato de um homem de 33 anos, morto a tiros dentro de um bar na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O crime ocorreu no sábado (14), e a prisão foi efetuada pela PRF menos de 24 horas após o ocorrido. O foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil competente, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 10:00
Cerca de 69% de todos os resíduos produzidos pela agroindústria vem da produção da cana-de-açúcar, de acordo com estudos publicados pela Revista Científica Matéria. Ao perceberem a abundância do bagaço da cana na região onde vivem, as jovens cientistas Rafaela Oliveira e Érica dos Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto, orientadas por Xisto França, pensaram em uma alternativa sustentável ao uso da lenha convencional. O professor orientador do projeto, Xisto França, ressalta a importância de despertar o interesse dos estudantes em prol da pesquisa científica. Para ele, o resultado é o desempenho de habilidades práticas e teóricas em formas inovadoras na região. “O objetivo foi produzir um biocombustível sólido que fosse acessível, eficiente e ambientalmente correto”. O produto final foram briquetes, um combustível feito de materiais recicláveis, nesse caso, os bagaços de cana-de-açúcar unidos pela pectina da casca do maracujá, um aglutinante natural que age como cola. A iniciativa tem o potencial de beneficiar produtores de Medeiros Neto e cidades vizinhas. “Os produtores podem reduzir custos com energia térmica, especialmente em atividades como secagem de produtos, aquecimento de água ou preparo de alimentos. Além disso, essa alternativa sustentável gera uma fonte de renda extra. Isso permite que os próprios produtores possam fabricar e comercializar a lenha ecológica, agregando valor à prática”, destaca Xisto. Ainda em fase de desenvolvimento, a pesquisa, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC), será aprimorada com foco numa expansão futura. “Nossa ideia é desenvolver métodos mais eficazes para extração da pectina da casca do maracujá. Caso os resultados sejam promissores, queremos desenvolver uma nova ferramenta para atingir números maiores durante a produção”, vislumbra o professor, que tem parceria com a Usina Santa Maria e a pesquisadora Rafaela Oliveira, fornecedores do bagaço da cana e da casca do maracujá, respectivamente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 09:00
Na noite deste domingo (15), por volta das 23h15, uma equipe da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotada no Posto de Sussuarana, apreendeu um carregamento de óleo de soja e açúcar transportado sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização na rodovia BA-026, em Tanhaçu, quando os policiais abordaram um veículo de carga e constataram que ele transportava 456 caixas de óleo de soja e 600 fardos de açúcar, sem a devida documentação fiscal. A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 105 mil. Diante da irregularidade, o veículo e todo o material foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, para os procedimentos legais e adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 01:00
Um incidente foi registrado na tarde de sábado (14), por volta das 16h40, na rodovia BA-148, na altura do km 465, entre os municípios de Brumado e Dom Basílio, no sudoeste baiano. De acordo com informações da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), o acidente aconteceu quando um caminhão Scania A560, ao realizar uma ultrapassagem em uma reta, acabou forçando a saída de um veículo Chevrolet Onix, que seguia no sentido contrário. Para evitar uma colisão frontal, o motorista do Onix precisou sair da pista, resultando em danos materiais no automóvel. Não houve registro de feridos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 00:30
Na manhã deste domingo (15), por volta das 8h50, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Marçal, apreenderam um carregamento de cerveja com nota fiscal divergente durante fiscalização no km 85 da BA-263, em Vitória da Conquista. Durante a abordagem, a guarnição constatou que o veículo transportava 7.840 caixas de cerveja com documentação fiscal irregular. O veículo e o material foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, para que fossem tomadas as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/06/2025 - 00:00
Na noite de sábado (14), a Polícia Militar da Bahia, por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atuou na segurança da abertura oficial dos festejos juninos do município de Érico Cardoso. O evento, realizado na Praça Matriz, teve início às 22h e se estendeu até as 6h da manhã, com diversas apresentações musicais que animaram o público presente. Considerado um dos eventos culturais mais aguardados da região, o Arraiá Água Quente contou com policiamento reforçado, incluindo patrulhamento a pé e apoio de viaturas durante toda a noite. Graças à atuação da 4ª CIPM, a festa transcorreu de forma tranquila, sem registro de ocorrências relevantes, garantindo um ambiente seguro para os moradores e visitantes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 23:30
Em mais uma etapa das operações voltadas ao combate à poluição sonora e à garantia do sossego público, guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atenderam a duas ocorrências distintas nos dias 14 e 15 de junho, em Livramento de Nossa Senhora. A primeira intervenção ocorreu na localidade de Barrinha, onde um veículo com som automotivo em alto volume foi identificado nas imediações de um bar. A equipe realizou a abordagem, desligou o equipamento sonoro e encaminhou o responsável, junto com o veículo, à Delegacia Territorial.
No dia seguinte, a atuação policial se deu na comunidade dos Patos, onde outro automóvel foi flagrado emitindo som em volume elevado. Durante a fiscalização, os policiais verificaram ainda infrações administrativas, como o licenciamento vencido, o uso de escapamento irregular e a ausência de habilitação por parte do condutor. Os equipamentos de som utilizados nas duas ocorrências foram apreendidos, e todos os envolvidos encaminhados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, para as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 23:00
Na manhã do último sábado (14), por volta das 11h40, uma guarnição do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada via CICOM para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo e tráfico de drogas na Rua São Sebastião, em Jequié. Ao chegar ao local, os policiais encontraram uma mulher que se identificou como irmã do suspeito e confirmou a presença dele e de outros indivíduos armados dentro da residência. De forma voluntária, ela permitiu a entrada da guarnição no imóvel. Durante as buscas, o suspeito foi localizado e, na revista pessoal, foi apreendida uma pistola Taurus TS9 com numeração suprimida e quatro munições intactas. O próprio homem indicou aos policiais onde estava escondido mais um revólver calibre .38 com duas munições, além de entorpecentes. Foram apreendidos ainda quatro porções de maconha, 95 pinos de cocaína, uma balança de precisão e um aparelho celular modelo iPhone 8 Plus. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Jequié, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 22:30
Na tarde deste domingo (15), por volta das 14h40, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto local, apreenderam uma motocicleta com sinais de adulteração na BR-030, no município de Brumado. Durante a abordagem de rotina, os militares constataram que a numeração do chassi da motocicleta apresentava sinais de adulteração, o que caracteriza crime de receptação ou fraude veicular. Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 22:00
Na tarde deste domingo (15), por volta das 15h17, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, realizaram uma abordagem a um veículo na rodovia BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, o motorista foi convidado a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), mas se recusou. Diante da recusa, os policiais aplicaram as medidas administrativas previstas no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da recusa em se submeter ao teste de alcoolemia. O veículo foi liberado, ficando sob a responsabilidade de um condutor devidamente habilitado, enquanto o motorista autuado responderá às sanções administrativas previstas na legislação vigente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 21:30
Um acidente registrado na noite deste sábado (14), por volta das 20h, na BA-263, trecho que liga Belo Campo à BR-116, deixou um motociclista ferido. De acordo com informações da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), o acidente ocorreu no km 09 da rodovia, quando uma Honda Biz, ao sair de uma estrada vicinal, invadiu a pista de rolamento e foi atingida na traseira por um Hyundai HB20S, que trafegava em uma reta. A ocorrência foi caracterizada como colisão traseira. O condutor da motocicleta, identificado como Luís, de 18 anos, recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Belo Campo. As circunstâncias exatas do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 21:00
Na noite deste domingo (15), por volta das 19h, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) recuperou uma motocicleta furtada e conduziu um suspeito em Cândido Sales. De acordo com a Polícia Militar, o furto ocorreu durante a madrugada na cidade. Após análise de imagens de câmeras de segurança, os policiais conseguiram identificar um indivíduo já conhecido pela prática de delitos. A equipe se deslocou até a residência do suspeito, onde localizou a motocicleta. Ao ser questionado sobre a procedência do veículo, ele confessou que havia subtraído a moto na via pública após sair de um evento festivo. Diante dos fatos, a motocicleta foi recuperada e o acusado foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, para a adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 20:30
Na tarde deste domingo (15), a Polícia Militar, por meio da 94ª Companhia Independente (CIPM), recuperou dois veículos com restrição de furto e roubo durante uma operação realizada na Avenida Waldick Soriano, bairro Ovídio Teixeira, em Caetité. A ação também resultou na condução de suspeitos por receptação. De acordo com informações da PM, a ocorrência teve início por volta das 17h50, quando uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) avistou uma Fiat Strada de cor prata com restrição de furto/roubo. O condutor do veículo não obedeceu à ordem de parada e conseguiu fugir, dando início a um acompanhamento. Com o apoio da guarnição do 1º Pelotão, os policiais seguiram até um endereço vinculado ao suspeito. No local, encontraram a mãe do homem, que estava conduzindo um Ford Ka de cor cinza, também com restrição de furto/roubo. Durante a abordagem, a mulher entrou em contato telefônico com seu filho, que admitiu ter fugido da viatura momentos antes. Ela alegou que o veículo teria sido emprestado por um amigo, que compareceu ao local dirigindo um Chevrolet Onix prata. Aos policiais, ele afirmou ter adquirido o Ford Ka na cidade de Brasília. Enquanto a equipe ainda atuava na ocorrência, foi informada de que a Fiat Strada havia sido abandonada nas proximidades da Unacon, em Caetité. O veículo foi localizado e recuperado. Os veículos apreendidos e os envolvidos na situação foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 16:30
Na noite do último sábado (14), a Polícia Militar da Bahia, por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), assegurou a tranquilidade durante o evento de Santo Antônio, realizado na Praça dos Namorados, em Ibipitanga. A festa, que teve início às 18h30, contou com apresentações de quadrilha junina, comidas típicas e shows musicais que animaram o público até às 5h da manhã do dia seguinte. Durante toda a programação, o policiamento foi reforçado com efetivo extra, patrulhamento a pé e apoio de viaturas, garantindo a segurança dos participantes. Sem registro de ocorrências relevantes, a ação da PMBA reafirma o compromisso da corporação com a manutenção da ordem pública e a valorização das tradições culturais da região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 16:00
Na manhã deste domingo (15) por volta das 11 horas, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), que atuam no Posto de Sussuarana, apreenderam uma motocicleta no município de Tanhaçu. Durante uma fiscalização de rotina, a guarnição identificou que o veículo possuía uma restrição de circulação emitida pelo município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Diante da situação, os policiais conduziram o veículo até o Detran de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 15:30
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.876 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (14). As dezenas sorteadas foram: 09, 31, 32, 40, 45 e 55. Com isso, o prêmio principal acumulou mais uma vez e a estimativa é de que chegue a 110 milhões de reais no próximo sorteio, que acontece nesta terça-feira (17). Apesar de não ter saído nenhum ganhador na faixa principal, 61 apostas acertaram cinco números. Cada uma vai receber o prêmio de R$ 102.600,96. Já na quadra, com quatro acertos, 5.747 apostas foram premiadas. O valor para cada uma é de R$ 1.555,75. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as sete horas da noite do dia do sorteio. É possível jogar nas lotéricas de todo o país, pelo site das Loterias Caixa, no aplicativo oficial ou ainda pelo internet banking, no caso de clientes da Caixa. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/06/2025 - 15:00
Estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica vinculados ao Programa Bolsa Presença de, inicialmente, 59 escolas da rede estadual de Salvador e municípios do interior baiano já poderão se inscrever no Programa CNH na Escola. As inscrições para esta iniciativa de incentivo à habilitação do Governo da Bahia, em parceria com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), serão realizadas de 16 a 30 de junho, de forma gratuita e exclusivamente por meio do site www.ba.gov.br. Através do CNH na Escola, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai ofertar, nesta primeira etapa, duas mil vagas a estudantes que desejam ter aulas teóricas, enquanto atingem a maioridade para ter acesso ao CNH da Gente, que é outro programa do governo estadual, também em parceria com o Detran, para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, com concessão de isenção de taxas e gratuidade. "Estamos falando de uma agenda de inclusão dos estudantes. Por muito tempo, os nossos estudantes da rede não tinham condições de acessar uma carteira de habilitação e isso que o governo faz, junto à Secretaria de Educação e ao Detran, é uma entrega para a juventude", destacou a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.