Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/11/2024 - 18:37
Um homem foi preso no último sábado (16) por agredir a ex-companheira na cidade de Macaúbas. De acordo com informações da 4ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 21h30 na Rua Jordão Souza bairro Alto do Cristo. A guarnição foi acionada via central de operações para atender uma ocorrência de violência doméstica com a informação de que um homem estaria agredindo sua ex-companheira, além de danificar objetos da residência. No local, a guarnição constatou a veracidade dos fatos. A vítima apresentava sinais de agressão e confirmou que o autor é reincidente na prática de violência contra ela. Diante da situação, o acusado, que também tem passagens por tráfico de drogas, foi detido e conduzido à delegacia Territorial de Ibotirama juntamente com a vítima, onde foi apresentado à autoridade policial e lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/11/2024 - 18:26
Na tarde de sábado (16), policiais militares da 29ª CIPM prenderam um homem com drogas, no município de Novo Horizonte. Os policiais realizavam rondas na região, quando foram acionados para averiguar uma ocorrência de tráfico de drogas. No local, a guarnição avistou um homem que, ao perceber a presença da polícia, demonstrou inquietação. Ao ser abordado, foram encontrados com o suspeito 201 papelotes de cocaína, 50 gramas de maconha, uma balança de precisão e dinheiro em espécie. Todo material apreendido e o autor foram encaminhados à delegacia da cidade para tomada das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/11/2024 - 18:19
Um homem foi preso em flagrante logo após roubar um celular na cidade de Jequié na última quinta-feira (14). O crime aconteceu na Rua Laudionor Araújo Silva por volta das 22h40. Uma Guarnição do 19º BPM realizava rondas pelo local quando se deparou com um homem correndo, e em seguida, os policiais avistaram algumas pessoas saindo de uma loja gritando "pega ladrão, pega ladrão". Após o acontecimento foi feita a varredura sendo o suposto autor do crime localizado. A vítima fez o reconhecimento do autor do crime, culminando na prisão em flagrante. O objeto subtraído foi devolvido à vítima.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/11/2024 - 18:12
Policiais militares detiveram uma mulher suspeita de tráfico de drogas na quinta-feira (14) na cidade de Macaúbas. Com ela foram apreendidos 54 papelotes de substância análoga a cocaína. De acordo com a 4ª CIPM, o flagrante aconteceu por volta das 19h30 no Bairro Alto do Alexandrino. Em rodas pelo bairro, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) avistou a mulher junto a um homem em atitude suspeita, quando foi dada a voz de abordagem. O indivíduo empreendeu fuga e não foi alcançado. A mulher de 21 anos foi encaminhada juntamente com os materiais à delegacia de Polícia de Macaúbas para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/11/2024 - 18:07
Um homem que estava com mandado de prisão em aberto morreu ao trocar tiros com Policiais Militares nesta sexta-feira (15) em Vitória da Conquista. Por volta das 13h, policiais da Rondesp Sudoeste, em patrulhamento tático no Bairro Alegria, avistaram o homem portando uma arma de fogo na entrada de uma residência. Ao perceber a presença da viatura, o homem entrou rapidamente em uma casa, sendo acompanhado pelos policiais militares que realizaram uma entrada tática no imóvel. De acordo com a especializada, o indivíduo subiu até 1° andar e evadiu pulando para o telhado do imóvel vizinho e ao se deparar com a guarnição que havia se movimentado, passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais, onde um policial ficou ferido. Houve o revide. O suspeito invadiu um segundo imóvel onde novamente efetuou mais disparos em direção à guarnição e um segundo revide se fez necessário. Ao cessar os disparos, o suspeito foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Uma pistola cal .40 utilizada por ele durante a troca de tiros, um carregador e munições foram apreendidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/11/2024 - 17:53
Policiais militares da Cipe Sudoeste detiveram um casal e apreenderam drogas e munições em Vitória da Conquista na manhã de sexta-feira (15). A equipe, em rondas na região, avistou o casal em atitude suspeita, que foi abordado. Com os dois, foram encontradas munições de calibres 9mm e 38, três porções de maconha e três de cocaína. Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à 10ª Coorpin, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 23:42
A aluna Maria Alice Aguiar Meira, do 9º Ano, da Escola Municipal José Assis Pinchemel, localizada em Itaguaçu, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, foi premiada na manhã da última terça-feira (12) na 6ª Edição do Concurso Cultural do Instituto (SICOOB) ocorrido em Vitória da Conquista. Na Etapa Local – Regional CredConquista - o Concurso envolveu mais de 1.500 alunos, das redes públicas e privadas de oito cidades. Maria Alice foi premiada na Categoria Tiras em Quadrinhos. “Fiquei muito feliz por minha filha receber essa premiação. É única que está representando o município de Livramento. É gratificante e tenho muito orgulho, pois ela é uma menina dedicada em tudo que faz e com fez em Deus ela vai ter um futuro brilhante”, disse ao site Sudoeste Total Mairton Meira, pai de Maria Alice, que aproveitou para agradecer a professora de língua portuguesa Maria Aparecida Silva. “Sua dedicação, talento e esforço foram fundamentais para esse grande sucesso. Parabéns pela conquista, que é um reflexo do seu compromisso com o aprendizado e com o desenvolvimento cultural. Que esse prêmio seja apenas o começo de muitas outras vitórias em sua jornada. Para nossa Escola Municipal José Assis Pinchemel aqui de Itaguaçu, uma escola Quilombola, é um orgulho, uma alegria imensa ver nossa aluna se destacando. Parabenizo também toda equipe escolar, os pais e principalmente nossa aluna Maria Alice”, destacou a diretora Gilvanda Nunes Dourado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 23:20
O abastecimento de água potável em localidades rurais de Livramento de Nossa Senhora foi afetado devido à oscilações no fornecimento de energia elétrica, segundo informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Conforme a distribuidora, por conta do problema, o abastecimento foi reduzido desde terça-feira (12) nas localidades de Iguatemi, Lourenço, Patos, Lagoinha e Quixabeira. A distribuidora informou que acionou a Neoenergia Coelba e aguarda a normalização do fornecimento de energia elétrica para iniciar a retomada gradativa do abastecimento de água. “Enquanto a situação não é normalizada, recomendamos que os moradores mantenham o uso econômico de água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando uso que possam ser adiados e todas as formas de desperdício”, finaliza o comunicado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 21:30
Na última quarta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, finalizou uma operação de combate ao trabalho escravo que resultou no resgate de cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão. A ação, que durou três dias, ocorreu nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas e buscou coibir práticas de exploração laboral e garantir os direitos dos trabalhadores. Durante a operação, as equipes de fiscalização encontraram os trabalhadores submetidos a condições precárias, sem qualquer garantia de direitos trabalhistas ou medidas básicas de segurança e saúde. A ação teve como objetivo principal assegurar a retirada imediata dos trabalhadores dos locais onde estavam sendo explorados, além de realizar os procedimentos necessários para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e o acesso à assistência necessária.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 21:20
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), junto com a Polícia Militar, cumpriu nesta quinta-feira, dia 14, seis mandados de busca e um de prisão preventiva nas cidades de Vitória da Conquista e Urandi, no sudoeste baiano, durante deflagração de operação em quatro estados contra esquema de lavagem de dinheiro de tráfico de drogas de facção criminosa com atuação nacional. Um dos principais operadores do esquema de lavagem foi preso por equipes do Gaeco em Vitória da Conquista. O cumprimento dos mandados faz parte da ‘Operação Argento’, uma ação conjunta coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Receita Federal (RFB). A Justiça determinou bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens e valores vinculados à facção, em uma tentativa de desestabilizar a estrutura financeira da organização criminosa, alcançando a indisponibilidade de bens de 101 pessoas. Segundo o MPRN, antes da operação, foram analisadas 468 contas bancárias nas quais foram movimentados R$ 1,6 bilhão entre 2014 e 2024. O homem preso pelo Gaeco baiano seria um dos principais comparsas de Valdeci Alves dos Santos, apontado como cabeça do esquema de lavagem e um dos chefes da facção. Conhecido também pelos apelidos de Pintado, Vermelho, Prateado, Colorido ou Tio, Valdeci está preso desde abril de 2022 em unidade do Sistema Penitenciário Federal. As investigações da operação trouxeram indícios de que ele manteve as atividades ilícitas do tráfico de entorpecentes e da lavagem de dinheiro por meio de parentes e comparsas de sua confiança. Segundo as investigações, o grupo lavava os recursos por meio de empresas de fachada, compra e venda de imóveis de luxo e com aquisição de cavalos de raça. Na Bahia, os mandados cumpridos pelo Gaeco incluíram também busca e apreensão de dinheiro, celulares, joias e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações. A ‘Operação Argento’ é um desdobramento da ‘Operação Plata’, realizada em fevereiro de 2023, que já havia desvendado parte da estrutura do grupo, resultando em prisões e condenações de vários membros. No total, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e outros e outros 29 de busca e apreensão, além da Bahia, nas cidades potiguares de Natal, Caicó, Parnamirim e Nísia Floresta; em São Paulo e Campinas, em São Paulo; e Trairão, no Pará.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 21:10
No dia 12 de novembro, cinco estudantes do curso de Jornalismo da Uesb foram premiados na Categoria Jovem Talento, nas modalidades escrita, vídeo e podcast, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A cerimônia de premiação, que aconteceu em Salvador, marcou a 4ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo. A premiação ocorreu após uma imersão, realizada no mês de agosto, na cotonicultura do oeste baiano, especificamente em Luís Eduardo Magalhães, polo da produção de algodão no estado. Entre palestras e visitas técnicas, estudantes de Jornalismo de instituições baianas aprenderam sobre a cultura algodoeira na Abapa e produziram reportagens escritas, vídeos e podcasts para o Prêmio.
Pedro Novais, vencedor da modalidade escrita, destacou sua experiência em Luís Eduardo Magalhães como fundamental para ampliar seus conhecimentos sobre a cultura do oeste baiano. O estudante ainda frisou a felicidade em ser premiado em 1º lugar. “Fiquei muito feliz quando, há poucos dias, o colegiado me informou que estava entre os selecionados, os finalistas, mas não fazia ideia de que minha matéria seria reconhecida com a primeira colocação. Foi uma honra muito grande”, relatou. Vitor Barbosa subiu ao pódio para receber prêmios em duas modalidades. O estudante venceu na categoria Podcast, com orientação do professor José Dirceu Góes, e na modalidade Vídeo, com as colegas Lêda Lima e Rafaella Leite, sob a orientação da professora Carmen Carvalho. “Ganhar esses prêmios representa a realização daquilo que sempre sonhei antes de entrar no curso de Jornalismo. Estou trilhando minha carreira em cada conquista, e essa veio para abrilhantar ainda mais essa jornada”, destacou Vitor. A premiada Carolina Oliveira, na modalidade Vídeo, destacou que participar do Prêmio foi uma experiência enriquecedora. “Participar da premiação foi maravilhoso. Nosso primeiro prêmio enquanto estudantes de Jornalismo. A sensação de dever cumprido, por ter entregue um material de qualidade e ter o nosso trabalho reconhecido, nos deixou emocionadas”, contou. A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, destaca o ano de 2024 como um período de reconhecimento pelo trabalho realizado no curso. Segundo a professora, as premiações demonstram o quanto o exercício do Jornalismo, com apuração veraz, criatividade e ética, faz a diferença para estudantes e profissionais. “Quando um estudante é premiado, todos somos reconhecidos, ganhamos todos juntos”, concluiu. Na modalidade escrita, o aluno Pedro Henrique Pereira Novais, do 5º semestre do curso de Jornalismo da Uesb, ficou em 1º lugar com o tema “Aviação Agrícola”. Já na modalidade Vídeo, a Uesb subiu ao pódio duas vezes: Mariana Martins Almeida, Ellen Magalhães Mafra e Ana Carolina Souza Oliveira, também do 5º semestre, receberam o 2º lugar com o tema “Algodão Sustentável”. Na modalidade Podcast, João Vitor Barbosa Pires conquistou mais um prêmio, ficando em 3º lugar com o tema “Algodão Baiano”. Já os alunos João Vitor Barbosa Pires, Kassia Rafaella Leite Gomes e Sirleyde Lima Rocha, do 6º semestre, ficaram em 4º lugar com a temática “Do Campo ao Futuro”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 21:00
Muitas pessoas experimentam um sentimento de admiração ao contemplar o céu estrelado. Para seis estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o hábito de observar as estrelas vai além: está diretamente ligado ao interesse de encontrar e identificar um asteroide para chamar de seu e ter seu nome em destaque no campo da Ciência. Integrantes do projeto “Caça Asteroides”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em parceria com a Agência Espacial Americana, eles acabam de ser premiados pela NASA pela descoberta de sete novos corpos celestes. O projeto tem como objetivo fomentar a busca por novos asteroides que possam representar riscos ao planeta e permite que qualquer estudante interessado contribua para a detecção e análise de fragmentos de corpos celestes, como aconteceu com Ana Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento, do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, responsáveis pela descoberta dos asteroides nomeados P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI. A chance de colaborar com uma iniciativa tão importante na área da Ciência tem sido uma experiência impactante para a estudante Ana Júlia Rocha, de 16 anos, que cursa o 2º ano no CPM de Lobato. “Está me permitindo desenvolver novas habilidades. Saber que minha participação pode de alguma forma contribuir para descobertas reais e significativas no campo científico é algo que me motiva a seguir em frente, buscando aprender cada vez mais”, ressalta. Já o estudante Lucas Antônio, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá, no município de Amargosa, nomeou sua descoberta como o asteroide LAD0001 e agora passa a integrar um seleto grupo de jovens que já contribuíram para a exploração espacial. “Ainda estou processando toda a emoção deste momento tão importante. Contei com a Ciência e o apoio do CETEP e do meu professor orientador, André Menezes, neste processo de aprendizado para transformar um sonho em realidade. A descoberta também serve como inspiração para outros estudantes brasileiros, mostrando que o futuro da ciência pode começar na sala de aula.”
“Os estudantes nunca mais verão o céu da mesma forma. Agora, eles passam a enxergar para além da nossa galáxia. Acredito mais do que nunca numa escola pública de qualidade, fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Educação do Estado, destacando, como ponto de partida, os programas e projetos que envolvem a Ciência e a Cultura. A vida de nossos meninos e meninas vem sendo transformada”, avalia a gestora do CPM de Lobato, Leonor Salgado. Um asteroide é definido pelos astrônomos como um pequeno pedaço de rocha orbitando o Sol. No âmbito do projeto Caça Asteroides, os estudantes têm a oportunidade de analisar imagens captadas por telescópios espaciais e, por meio de um aplicativo, identificar possíveis asteroides ou outros objetos. Para fazer a descoberta, os estudantes analisaram os movimentos desses corpos celestes e, ao identificarem algum padrão específico, passaram a observar outras informações, como a magnitude, para emitir relatórios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 20:50
Na manhã desta segunda-feira (11), equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) resgataram um idoso, de 88 anos, vítima de um ataque de abelhas. O homem trabalhava em uma roça na Rua da Entrada, no Barrocão, Zona Rural de Barreiras, quando foi atacado pelo enxame. Outros dois rapazes que tentaram ajudar também foram alvos das abelhas, mas conseguiram fugir do local. Os bombeiros realizaram o resgate do homem que foi entregue aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima, juntamente com um dos rapazes que também sofreu ferimentos, foi encaminhada para o Hospital do Oeste para receber atendimento médico. Caso perceba algum enxame, os cidadãos não devem se aproximar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 20:40
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) deu um importante passo para a conservação de áreas protegidas, com a realização de uma Visita Técnica de Reconhecimento nas Unidades de Conservação (UCs) do Parque Estadual do Morro do Chapéu e da Área de Proteção Ambiental (APA) Gruta dos Brejões/Veredas do Romão Gramacho. A ação, realizada entre os dias 04 e 13 de novembro, efetuou a coleta de informações que irão subsidiar os futuros planos de manejo dessas áreas, incluindo aspectos ambientais, sociais e culturais dos municípios de Morro do Chapéu, João Dourado e São Gabriel. A iniciativa integra o Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (Projeto GEF-Terrestre). Que visa à conservação de biomas brasileiros únicos e faz parte de um esforço internacional para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil junto à Convenção de Diversidade Biológica (CDB) e à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). Durante a visita, os técnicos da Sema e do Inema contaram com o apoio dos gestores das UCs e representantes do Instituto Ekos para percorrer o território, registrando dados fundamentais sobre a biodiversidade local e o uso do solo, além de promoverem diálogos com a população e lideranças locais. Este contato com a comunidade visa assegurar que as propostas de manejo considerem os interesses dos moradores e respeitem os contextos socioeconômicos de cada região. Com os dados coletados na visita técnica, as próximas etapas envolvem a realização de oficinas participativas com a comunidade e demais atores locais. Essas oficinas visam definir o zoneamento dos planos de manejo, o que ajudará a balancear atividades de conservação com o uso sustentável dos recursos locais, promovendo o desenvolvimento econômico e ecológico de forma integrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 22:10
Uma motocicleta com restrição (busca e apreensão) foi localizada pela PM nesta terça-feira (12) em Brumado. Conforme o 24º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 20h, durante o cumprimento da Operação Harpia, a motocicleta foi abordada, mas o condutor fugiu do local. Ao realizar a consulta do veículo, constatou-se a restrição. O veículo foi removido pelo guincho e encaminhado ao pátio do Detran para que as medidas cabíveis fossem adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 22:00
O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista doou, no último dia 7 de novembro, 143 livros à biblioteca do município de Poções no sudoeste baiano. A ação só foi possível graças a um processo interno de desfazimento de livros, que contou com a participação de servidores do MPF que atuam nas unidades de Vitória da Conquista e da capital, na Comissão de Desfazimento de Bens, na Seção de Logística (Selog) e na Assessoria Jurídica, além da autorização do procurador-chefe local, Claytton Santos. O desfazimento de bens públicos se dá por meio de edital e pode ser feito por transferência, cessão, alienação (venda, permuta e doação), inutilização ou abandono.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 21:40
Por volta das 20h da última terça-feira (12/11), após denúncia anônima de que uma motocicleta estava abandonada em uma rua de Jequié, a guarnição do 19° Batalhão de Polícia Militar foi acionada via Cicom para fazer a verificação. Durante a verificação, segundo a PM, ficou constatado que o veículo possuía restrição de roubo/furto. A motocicleta foi encaminhada para o pátio da RB Guinchos e logo após foi apresentada na delegacia para as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 21:30
Você sabia que a Bahia é o estado brasileiro com a maior população quilombola do Brasil? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 1.800 localidades quilombolas baianas, totalizando cerca de 400 mil pessoas. Nesse cenário, Vitória da Conquista aparece com 33 comunidades quilombolas registradas na Fundação Cultural Palmares, a grande maioria localizada na zona rural. É o caso das comunidades de Maria Clemência e Oiteiro, que vêm recebendo o projeto de extensão “Atenção à saúde aos moradores de comunidades quilombolas de Vitória da Conquista: da prevenção ao diagnóstico de doenças crônicas”, conhecido, nas redes, como “Saúde nos Quilombos”. Localizadas em regiões distantes dos centros onde os serviços de saúde tendem a ser mais acessíveis, essas comunidades reúnem, aproximadamente, 3500 pessoas. Coordenada pelo professor Raphael Queiroz, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), a ação surgiu em 2016 e foi retomada, neste ano, com uma abrangência maior de atividades. Por meio de ações dentro das próprias comunidades, o projeto atua não só com atividades educativas e preventivas, mas também realiza exames laboratoriais, diagnósticos e, quando necessário, encaminhamentos para tratamento gratuito dessa população, com regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste primeiro momento, o “Saúde nos Quilombos” atuará com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com foco nas metabólicas, que são a diabetes mellitus e a hipertensão. Segundo a coordenação do projeto, estudos já apontam que a maioria da população que apresenta essas duas doenças são pessoas pretas, sendo o fator genético uma variável importante nesses casos. Além disso, a ação rastreia outras doenças, por meio dos questionários aplicados nos primeiros contatos com essas comunidades, identificando, por exemplo, os cânceres. Os encontros com as comunidades são feitos quinzenalmente e as atividades serão realizadas até o fim de 2025.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 21:20
De um total de 376,3 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia, 258,5 mil (68,7%) compareceram às provas no último domingo, 10 de novembro, segundo informações do Ministério da Educação. O número supera em 38 mil estudantes o total de inscritos baianos que fizeram as provas do segundo dia do Enem em 2023, quando houve o registro de 220,5 mil alunos. Tradicionalmente, a presença no segundo dia é menor do que a do primeiro dia em todo o país. Em 3 de novembro, data da primeira avaliação do Enem, com a redação e avaliações de linguagens, cerca de 272 mil (72,3%) estudantes da Bahia compareceram. Em 2023, dos 324,2 mil inscritos no estado, 231,5 mil fizeram as provas no primeiro dia. Neste ano, o Enem contabilizou mais de 4,32 milhões de inscrições em todo Brasil, número superior ao total de inscritos em 2023 (3,93 milhões) e 2022 (3,47 milhões). Da mesma forma, o índice de participação do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano supera os de 2022 e 2023 tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas. Em 2024, 3,15 milhões de alunos (73,4% do total, contra 71,9% de 2023) compareceram às provas no primeiro dia (3/11), enquanto 2,98 milhões de alunos fizeram o Enem no segundo dia de avaliação (10/11).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 21:10
Os programas CNH da Gente e CNH na Escola, desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), foram aprovados, na terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Os programas de incentivo à formação e qualificação de condutores de veículos automotores e elétricos são voltados, respectivamente, à população inscrita no CadÚnico e a estudantes do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica, da rede pública estadual de ensino. Os projetos foram encaminhados à Alba, pelo governador Jerônimo Rodrigues, no último mês de agosto. A novidade em relação ao programa da antiga Escola Pública de Trânsito é que os beneficiados pelos novos programas terão direito a realizar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita. Após sancionadas pelo governador – próxima etapa para a implementação das iniciativas –, serão anunciados os pré-requisitos e a quantidade de vagas disponíveis. “Celebramos esse momento que vai contribuir muito com as famílias em vulnerabilidade social que terão direito à habilitação gratuita. Grande parte dos contemplados vai utilizar o documento para gerar renda através dos aplicativos de transporte. Quem participar terá apenas que se dedicar para passar nas provas, contribuindo para um trânsito mais seguro e humanizado”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.