Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/11/2024 - 21:10
Duas motocicletas furtadas foram recuperadas por policiais militares nesta quarta-feira (20) na cidade de Iuiu. Conforme informações do 17º BPM, uma guarnição foi acionada por um senhor, informando que duas motocicletas foram encontradas em uma de sua residência. Conforme a PM, por volta das 2h da manhã câmeras de segurança de um vizinho flagraram o momento em que as motocicletas eram colocadas dentro da referida casa. Para isso, segundo a PM, a porta dos fundos do imóvel foi arrombada. Os dois veículos foram apresentados na delegacia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/11/2024 - 21:00
Um adolescente foi flagrado com entorpecentes e um simulacro e arma de fogo na cidade de Jequié na última quarta-feira (20). De acordo com o 19º BPM, por volta das 20h, Policiais Militares realizavam rondas de rotina pelo residencial Colinas, quando avistaram três indivíduos, sendo que dois fugiram do local. O terceiro, antes de tentar fugir, dispensou algo e se afastou. Ele foi abordado em seguida, sendo encontrado consigo encontrado um celular e a quantia de noventa reais. Foi realizado a varredura no perímetro e onde foi encontrada uma sacola contendo 79 Pedras de substância análoga ao Crack embaladas para o comércio e um simulacro de pistola. O adolescente foi apresentado na delegacia para o registro da ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/11/2024 - 20:50
Nesta sexta-feira (22), estudantes da rede estadual dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Médio Sudoeste da Bahia, Sertão Produtivo, Sudoeste Baiano e Médio Rio de Contas estarão reunidos, a partir das 15h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, para participar da etapa macrorregional do 1º Festival da Voz Estudantil. O evento é promovido pela TV Conexões, integrante do projeto Conecta Voz. Com público estimado em 300 pessoas, o festival contará com a apresentação de 12 músicas inéditas, compostas e interpretadas por jovens oriundos de diferentes Territórios de Identidade, representando a diversidade cultural da Bahia. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Conexões no YouTube. Os dois melhores competidores de cada etapa, selecionados por votação popular e por um júri técnico, avançarão para a etapa final, que ocorrerá em dezembro, durante o Encontro Estudantil em Salvador. O público pode participar da votação reproduzindo as canções favoritas na plataforma Sua Música (playlist Conecta Voz).
O Conecta Voz é uma iniciativa integrada ao Festival Anual da Canção Estudantil (Face), projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que visa estimular a expressão artística dos jovens e fortalecer seu desenvolvimento integral. Ao todo, estão sendo realizadas oito etapas regionais, envolvendo núcleos territoriais específicos. Em outubro, as etapas ocorreram em Itaberaba e Barreiras. No início de novembro, as cidades de Juazeiro, Itabuna e Feira de Santana receberam as etapas macrorregionais. Já a etapa de Salvador será realizada no dia 11 de dezembro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/11/2024 - 20:40
Um veículo roubado foi recuperado por policiais militares nesta quarta-feira (20) em Brumado. De acordo com informações do 24º BPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 9h20, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), em rondas pelo bairro Urbis 2, visualizou o veículo branco estacionado em via pública. Após consulta, os policiais constataram que a placa do veículo pertencia a um automóvel de outra marca e cor. O carro, segundo a PM, estava nas proximidades de uma área em que ocorreu um confronto entre policiais militares e suspeitos de uma tentativa de homicídio na rua Dois de julho, na última segunda-feira, 18 de novembro. Enquanto o veículo era removido, uma mulher se apresentou como proprietária e informou que o carro é utilizado por seu irmão. O veículo e a mulher foram encaminhados à delegacia para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/11/2024 - 21:27
Um carro Fiat/Strada caiu em uma ribanceira e colidiu contra um barranco na tarde desta quarta-feira (20) na BR-415, trecho entre os municípios de Barra do Choça e Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 12h30. O veículo seguia para vitória da Conquista no momento do ocorrido. O condutor, identificado como Rogério, 40 anos, teve escoriações. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida foi encaminhado ao Hospital Dr. José Magalhães Neto em Barra do Choça. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/11/2024 - 21:18
Um homem foi preso por tráfico de drogas em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (20). Conforme informações da 77ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 2h, uma guarnição realizava patrulhamento tático no bairro Vila América quando visualizaram o homem, que ao perceber a presença policial mudou abruptamente de direção e começou a correr, empreendendo fuga. Ele foi acompanhado e alcançado, sendo encontradas em sua posse 19 porções de substância análoga à maconha. O jovem, de 18 anos, foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 23:16
Nesta terça-feira (19), policiais rodoviários federais recuperaram uma motocicleta roubada durante fiscalização no km 926 da BR-349, trecho do município de Correntina. O veículo, modelo Honda/CG 125 Titan, havia sido roubado em Goiânia (GO) há cerca de um ano. Durante a abordagem, a equipe constatou que a motocicleta apresentava irregularidades e, após consulta aos sistemas de registro, foi confirmado o roubo. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis. Ele responderá, inicialmente, pelo crime de receptação de veículo automotor.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 23:05
Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 6h40, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu uma ocorrência policial na Unidade Operacional localizada no km 502 da BR-101, em Itabuna. Um ônibus de turismo que realizava a linha Santos (SP) x Aracaju (SE) foi alvo de denúncias de seus próprios passageiros. O condutor do veículo, acompanhado de outros ocupantes, informou aos policiais que um dos passageiros havia praticado ato obsceno — descrito como masturbação — na presença dos demais viajantes. Com base nos relatos e testemunhos colhidos no local, a equipe da PRF encaminhou o acusado e os denunciantes à Delegacia da Polícia Civil em Itabuna para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 21:30
Quando pensa em conhecimento sobre saúde, qual imagem vem à sua cabeça? É provável que sua mente pense em laboratórios sofisticados, tubos de ensaio e ambientes estéreis. Mas este conhecimento nasce em um ambiente muito mais próximo e ancestral: as farmácias vivas presentes em hortas comunitárias e pessoais. Foi pensando nesse conhecimento passado de geração para geração nas comunidades quilombolas que a pesquisa “Percepção de idosos vivendo em remanescentes dos antigos quilombos acerca das medicinas tradicionais” buscou investigar como os idosos de comunidades quilombolas percebem as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, explorando suas opiniões sobre os tratamentos tradicionais e o potencial de integrar essas práticas ao sistema formal de saúde. O estudo foi realizado por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PGMLS) da Uesb, orientada pelos professores Luciana Araújo dos Reis e Ismar Eduardo Martini Filho.
Por meio de entrevistas semiestruturadas com 32 idosos de três comunidades quilombolas de Vitória da Conquista: São Joaquim de Paulo, Barrocas e Boqueirão, a pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva compilou e analisou os dados coletados revelando como essas práticas são valorizadas por essa população e como podem enriquecer a assistência em saúde. No percurso da pesquisa, os principais desafios para a realização do estudo incluíram o difícil acesso às comunidades, devido à precariedade das estradas, além da coleta das memórias dos idosos para obtenção de informações. “Essas comunidades mostram um profundo respeito por seus saberes ancestrais, e os idosos expressaram o desejo de ver essas práticas integradas ao sistema de saúde”, destacou Gisele Leles, pesquisadora do PPGES. Os resultados da pesquisa apontaram que os idosos apresentam uma forte confiança nas práticas tradicionais, como os remédios caseiros e o uso de plantas medicinais. “Eles têm grande confiança em remédios caseiros e plantas medicinais, como chás e ervas que cultivam em seus próprios quintais. Além da tradição, essa preferência se baseia em preocupações com medicamentos farmacêuticos e na percepção de que as plantas são eficazes e acessíveis”, destaca Gisele. Embora as plantas e remédios caseiros sejam parte fundamental da vida cotidiana nas comunidades, há um desejo claro de que o sistema de saúde reconheça e se abra para essas práticas, garantindo que elas possam coexistir com a medicina moderna de forma mais integrada e respeitosa. Além disso, a pesquisa identificou a importância da transmissão de conhecimentos familiares, que assegura a continuidade das práticas de saúde e fortalece a identidade cultural. “Valorizar as práticas tradicionais nessas comunidades fortalece a identidade cultural quilombola, preservando conhecimentos transmitidos por gerações e ampliando o sentimento de pertencimento e orgulho ancestral”, pontua Gisele. Os pesquisadores apontaram também que observaram uma participação masculina marcante nas práticas de saúde familiar, o que reflete as dinâmicas culturais específicas dessas comunidades e reforça a identidade e a coesão comunitária. O estudo propõe ainda que integrar saberes ancestrais ao sistema de saúde pode não só melhorar a qualidade da assistência, mas também fortalecer a identidade e o senso de pertencimento das comunidades quilombolas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 21:20
Duas guarnições do 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8° BBM) debelaram, na noite desta segunda-feira (18), um incêndio no Centro de Jequié. Os militares também resgataram uma vítima que dormia nos fundos do imóvel. Após o resgate, o homem, que estava sem lesões aparentes, foi conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde. Os responsáveis pelo imóvel foram orientados a realizarem uma avaliação estrutural da edificação, antes de retornarem ao imóvel. Em decorrência do incêndio, vários cômodos foram comprometidos pelas chamas e boa parte do telhado cedeu. Não há informações do que tenha causado as chamas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 21:10
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Serviço de Investigação da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, deflagrou a Operação Huǒlóng: Dragão de Fogo, que investiga os incêndios criminosos ocorridos na madrugada de 12 de setembro de 2024, em Feira de Santana. As apurações indicaram que um grupo, com base em São Paulo, orquestrou a destruição de imóveis e mercadorias das vítimas como parte de disputas comerciais. A atuação integrada com agências de inteligência dos estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul possibilitou a identificação dos principais envolvidos e resultou na prisão de três suspeitos, detidos nesta terça-feira (19) nos estados paulista e gaúcho. De acordo com as investigações, o crime foi financiado por um empresário chinês, residente em São Paulo e proprietário de uma empresa de importação e exportação, que teria pago R$ 50 mil para a execução dos ataques. A motivação está relacionada a uma rivalidade comercial entre o mandante e as vítimas, empresários chineses residentes no município baiano. As transferências financeiras entre os envolvidos, realizadas via PIX, foram rastreadas pelos investigadores, contribuindo para identificar a dinâmica do crime. Um cabo da Polícia Militar de São Paulo foi indiciado como intermediário na contratação dos executores. Ele articulou a participação de quatro envolvidos, sendo responsável pela coordenação da operação criminosa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 21:00
O Ministério Público da Bahia, por meio dos Grupos de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizam desde ontem, dia 18, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) buscas e revistas no Conjunto Penal de Paulo Afonso. As ações dão continuidade à ‘Operação Aláfia’, realizada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O objetivo é o cumprimento das normas de segurança carcerária e a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) na região. Até o momento, foram revistadas 28 celas com cerca de 300 presos. As revistas visam impedir a entrada de materiais ilícitos e eletrônicos, eliminando qualquer possibilidade de comunicação e articulação dos internos com criminosos do lado de fora da unidade penal. Participam das buscas, pela Seap, equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários. A primeira etapa da operação foi realizada na unidade prisional de Jequié, no início deste mês.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 20:50
Uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Brumado na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com informações do 24º BPM, a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) recebeu informações sobre uma tentativa de homicídio nas proximidades da Rua 2 de Julho. Ao chegarem ao local, as vítimas relataram que os suspeitos haviam se dirigido em direção ao bairro Urbis 2. Em seguida, a guarnição se deslocou para a área indicada, onde encontrou os indivíduos estacionando um veículo em uma garagem na Rua 16. Ao realizar a abordagem, a equipe foi surpreendida por disparos de arma de fogo. Em resposta, a guarnição reagiu e os suspeitos fugiram do local. A equipe, juntamente com o apoio adicional, continuou as buscas na região, resultando na apreensão de uma pistola calibre 380, uma balaclava e munições do mesmo calibre. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia de Polícia Civil para as devidas providências. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e localizar os envolvidos na tentativa de homicídio.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/11/2024 - 20:40
Um homem foi detido ao ser flagrado com drogas e munições nesta segunda-feira (18) em Guanambi. Durante rondas no bairro Residencial dos Pássaros, a guarnição do 17º BPM avistou dois indivíduos em atitude suspeita próximos a um veículo. Diante da fundada suspeita, foi realizada abordagem individual e veicular. No interior do veículo, foram encontradas substâncias análogas à cocaína e maconha, além de seis cápsulas de munição calibre 38. Após entrevista policial, ficou constatado que os materiais apreendidos pertenciam ao proprietário do veículo. O responsável foi conduzido à Delegacia Territorial (DT), juntamente com o material apreendido e o veículo, para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 21:47
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Proclamação da República 2024, realizada de quinta-feira (14) a domingo (17), com resultados significativos na redução de acidentes fatais e intensificação das fiscalizações. Durante os quatro dias de operação, a PRF registrou 45 acidentes. Destes acidentes, 13 foram graves e 4 pessoas vieram a óbito. No período, foram realizados quase 4,5 mil testes de alcoolemia, resultando na emissão de 154 autos de infração devido a mistura de álcool e direção. Durante as fiscalizações, a PRF abordou mais de 5.000 veículos. Durante a Operação a PRF aplicou esforços também no combate ao crime, destacando-se pela utilização de cães de faro altamente treinados. Esses cães são capazes de identificar a presença de ilícitos nos mais diversos compartimentos dos veículos, contribuindo significativamente para a eficácia das operações. Durante este período, 13 pessoas foram detidas devido a crimes diversos, com destaque para a recuperação de 6 veículos frutos dos crimes de furto e roubo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 21:30
Policiais militares da 92ª CIPM apreenderam uma pistola carregada com seis munições além de R$ 1.000,00 em espécie nesta segunda-feira (18) em Barra do Choça. Por volta da 0h15, uma guarnição realizava rondas localidade de Cafezal, quando abordou uma motocicleta e notou a aproximação de outro veículo, que tentou fugir. A equipe fez a abordagem de um carro com cinco ocupantes, sendo dois menores, duas mulheres e um homem. Com o homem, segundo a PM, foi localizada a pistola carregada com seis munições. Além disso, outras três munições foram localizadas em uma pochete, além de R$ 1.000,00 em espécie e outros pertences. O homem foi preso e algemado para garantir a segurança de todos, devido ao risco de fuga e à potencial ameaça. O veículo foi retido no complexo policial de Barra do Choça por falta de combustível para deslocamento a Vitória da Conquista. Por fim, todos os ocupantes do veículo foram conduzidos ao Plantão Policial para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 21:10
Neste domingo (17), equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 extinguiram incêndios florestais nos municípios de Curaçá e Campo Formoso. Outras guarnições seguem atuando nas bases avançadas nos municípios de Barreiras, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Lençóis, Chapada Diamantina, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Eunápolis e Porto Seguro. Atualmente estão empregados cerca de 111 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas bases florestais, 947 incêndios foram combatidos, 1718 orientações preventivas realizadas e 91 municípios atendidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 21:00
Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia já podem garantir sua vaga para o ano letivo de 2025. Começou, nesta segunda-feira (18), e vai até o dia 29 de novembro de 2024, o período de Renovação de Matrícula. O processo deve ser feito presencialmente na escola onde o aluno já está matriculado, mediante apresentação de documentos necessários. Para efetuar a renovação, os estudantes a partir dos 16 anos ou responsáveis devem apresentar documentos como a Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Comprovante de residência atualizado. A ausência de qualquer documento pode inviabilizar a confirmação da matrícula. Para quem deseja ingressar na rede estadual de ensino, o período de matrícula ocorrerá entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2025. O processo pode ser feito presencialmente na escola ou online, através do portal ba.gov.br. Aqueles que optarem pelo formato digital devem realizar um cadastro prévio na plataforma e, após a solicitação, têm até cinco dias para comparecer à unidade escolar e apresentar os documentos necessários. Entre os documentos exigidos estão o Histórico Escolar (original); RG ou Certidão de Registro Civil; CPF; Comprovante de residência atualizado; Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos). Conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, a regularização da Carteira de Vacinação pode ser feita em até 30 dias, sob pena de notificação ao Conselho Tutelar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 20:50
Cuidar da saúde e do bem-estar dos equídeos, como cavalos, jegues e burros, é fundamental para fortalecer a pecuária na Bahia, onde o rebanho da espécie ultrapassa meio milhão de animais, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária. Pensando em contribuir para a saúde animal da sua região, as estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia Do Rio Corrente, de Santa Maria da Vitória, Émily Hana e Ana Clara Pereira, sob orientação de Eugênia de Queirós, desenvolveram sabonete sustentável e de baixo custo à base de babosa, mel e açafrão para auxiliar no tratamento de feridas desses bichos. A jovem cientista Émily conta que o projeto teve início quando ela e sua parceira perceberam a carência de produtos naturais voltados ao cuidado de equídeos. “A ideia surgiu da necessidade de oferecer uma alternativa natural e eficaz para o tratamento de ferimentos e cuidados com a pele dos animais, especialmente equídeos. Observamos que, embora o mercado de produtos veterinários seja diversificado, existe uma lacuna no que diz respeito ao uso de ingredientes naturais e seguros para a saúde animal. A combinação entre babosa, mel e açafrão foi escolhida por suas propriedades curativas e cicatrizantes comprovadas”.
De acordo com Ana Clara, o produto, batizado de CicatrizAção, possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes devido aos ingredientes naturais, o que auxilia no processo de cura dos animais. “O sabonete CicatrizAção é mais indicado para animais com pele sensível, feridas superficiais, escoriações ou peles que necessitam de cuidados pós-trauma. Isso inclui equídeos e outros animais que possam sofrer lesões ou irritações na pele. A combinação de babosa, mel e açafrão é ideal para promover a regeneração celular e aliviar condições de pele irritada ou machucada”, explica. Os testes realizados com um grupo de voluntários, proprietários de equinos, demonstraram índices promissores de cura. “Os resultados obtidos mostraram que o sabonete CicatrizAção foi eficaz na promoção da cicatrização de ferimentos superficiais e escoriações, sem causar reações adversas nos animais. A validação veterinária indicou que o produto é seguro para uso animal, com boa aceitação e resultados positivos na regeneração da pele”, destaca Émily. A equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação e de veterinários, projeta próximos passos. “Queremos ampliar os testes e a produção para garantir a consistência do produto e a sua eficácia. Também estamos trabalhando para obter certificações de segurança e qualidade, além de registrar o produto junto aos órgãos competentes. A expectativa é expandir o uso para diferentes tipos de animais e, eventualmente, buscar parcerias com clínicas veterinárias e pet shops”, afirma Ana.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 20:40
A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado divulgou nesta segunda-feira (18) o Balanço da Operação Proclamação da República 2024 em rodovias da região. De acordo com o órgão, durante os quatro dias de operação, neste ano, foram registrados quatro acidentes, com uma pessoa ferida. Não houve óbitos. Já no mesmo período do ano passado, foram 5 acidentes com uma morte e outros três feridos. Segundo a CIPRv, dos quatro acidentes registrados neste ano, 3 foram colisões e um capotamento.