Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Homem é preso acusado de agredir mulher em Macaúbas

Homem é preso acusado de agredir mulher em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM

Um homem foi preso em Macaúbas neste domingo (22) acusado de agredir uma mulher. De acordo com informações da 4ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 15h30 no Bairro Alto do Alexandrino. A guarnição de serviço foi acionada, via denúncia recebida pelo telefone funcional, para verificar uma possível situação de agressão contra uma mulher. Ao chegar ao local, foi informado pela mãe do acusado que ele havia saído em uma motocicleta com sua companheira, aparentando comportamento agressivo, tomando destino desconhecido. A guarnição realizou rondas para localizar a vítima e verificar sua integridade. Durante a ronda, um transeunte informou que um homem estava agredindo a senhora nas proximidades da entrada da cidade de Macaúbas. Ao chegar ao local indicado, a equipe constatou que a senhora estava bastante abalada emocionalmente e relatou ter sido vítima de agressões por parte de seu companheiro. Ambos foram conduzidos à delegacia de Ibotirama para a adoção das medidas cabíveis.

Poucas horas após ser roubado, veículo é recuperado pela PM em Caculé

Poucas horas após ser roubado, veículo é recuperado pela PM em Caculé
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um veículo GM/Corsa Classic foi recuperado por policiais militares poucas horas após o roubo. De acordo com informações da 80ª CIPM, por volta das 18h deste domingo (24), o dono do veículo acionou a Guarnição de Condeúba, e informou que seu carro havia sido roubado por dois indivíduos, ambos oriundos da cidade de Caculé. Informou também que a dupla havia simulado a compra do veículo. Com o não recebimento do pagamento requerido, a vítima não entregou o carro, e os autores usaram da força para subtrair o veículo, empreendendo fuga em direção a Caculé, sendo que um dos criminosos deslocou numa motocicleta. O efetivo policial, ao ser informado, deslocou de imediato e começou as buscas, identificando os veículos na estrada e realizando o acompanhamento. Não conseguindo prosseguir em fuga, os indivíduos tentaram abandonar os veículos, sendo alcançados posteriormente. Ambos foram conduzidos ao Disep, e entregues à autoridade policial, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Adolescente dá entrada em hospital com suspeita de estupro em Barra da Estiva

Adolescente dá entrada em hospital com suspeita de estupro em Barra da Estiva
Foto: Reprodução/Conder

Uma adolescente deu entrada no Hospital Suzy Zanfretta, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, com suspeita de estupro na última sexta-feira (22). Conforme informações da Polícia Militar, a corporação foi acionada por volta das 21h30 por uma funcionária do hospital, informando sobre uma adolescente que havia dado entrada na unidade de saúde após tentar tirar a própria vida. A menor, segundo a PM, era vítima de abuso sexual, com ocorrências recentes, sendo que, a última delas aconteceu na sexta-feira (22). Ainda segundo a PM, o suspeito é um vizinho conhecido da vítima. A guarnição realizou rondas na casa do acusado, mas ele não havia sido encontrado na referida data. A mãe da vítima foi orientada a procurar a delegacia para tomar as providências necessárias. Já por volta das 6h deste domingo (24), a família contatou novamente a guarnição da PM, informando que o suspeito estava na frente de sua residência. Ele foi detido e encaminhado até a delegacia de polícia civil em Brumado.

Veículo utilizado em tentativa de homicídio é apreendido pela PM em Vitória da Conquista

Veículo utilizado em tentativa de homicídio é apreendido pela PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgalção/77ª CIPM

Um veículo que teria sido utilizado em tentativa de homicídio no bairro Vila América, em Vitória da Conquista, na noite do dia 05 de novembro deste ano, foi apreendido por policiais militares da 77ª CIPM na tarde deste sábado (23). Por volta das 14h, durante Operação 2 X 2, uma guarnição realizava patrulhamento no bairro Vila Eliza, quando avistou um veículo com as mesmas características do que havia sido utilizado no crime. Durante a abordagem, o motorista confirmou que teria alugado o veículo para o autor da tentativa. Após passadas as informações sobre o autor, a guarnição tentou, mas não conseguiu localiza-lo. O motorista e o veículo foram apresentados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, para registro da ocorrência.

Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um homem foi detido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista, neste sábado (23). De acordo com informações da 77ª CIPM, durante Operação 2 X 2, por volta das 18h30, a corporação recebeu informações de que um indivíduo estaria traficando drogas em um bar no bairro Kadija. De imediato, a guarnição deslocou até o local, e ao abordar o indivíduo dentro do estabelecimento, encontrou uma quantidade de drogas, balanças e duas armas de fogo. Diante dos fatos, o suspeito foi apresentado ao Disep, onde a ocorrência foi registrada.

Acidente entre ônibus e carreta deixa mulher morta e vários feridos em Ibipitanga

Acidente entre ônibus e carreta deixa mulher morta e vários feridos em Ibipitanga
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou uma pessoa morta e vários feridos na manhã de sábado (20) na BA-245 trecho da cidade de Ibipitanga, sudoeste da Bahia. Chovia no momento do acidente. De acordo com informações da TV Bahia, os dois veículos colidiram em um trecho de curva. Uma passageira do ônibus não resistiu aos ferimentos. A identidade dela não foi divulgada nem a identidade dos outros feridos, que foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital da cidade de Ibipitanga. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Defesa Civil do Estado alerta sobre os riscos de fortes chuvas nos próximos dias 

Defesa Civil do Estado alerta sobre os riscos de fortes chuvas nos próximos dias 
Foto: Divulgação/Inema

A previsão do tempo sinaliza que, a partir deste sábado (23) até a próxima terça-feira (26), o estado da Bahia será atingido por fortes chuvas. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), cenário este que se tornará mais ameno a partir do próximo domingo (1/12), quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas. No centro-sul e recôncavo baiano, considera-se moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa. A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isoladas de forte intensidade. Assim, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) segue atenta e em regime de plantão, trocando informações com cada Defesa Civil municipal. Havendo alguma demanda, poderá atender a população da melhor forma e com a maior brevidade possível. A Defesa Civil do Estado orienta que a população fique atenta às chuvas, evitando exposição aos riscos. Pode haver queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).

Prazo de execução da Lei Aldir Blanc é prorrogado até junho de 2025

Prazo de execução da Lei Aldir Blanc é prorrogado até junho de 2025
Foto: MinC

Publicado nesta sexta-feira (22), o Decreto Nº 12.257 altera os prazos de execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele prevê que estados, Distrito Federal e municípios terão até 30 de junho de 2025 para executar os valores recebidos no primeiro ano da Política. Já a data limite para uso dos recursos do próximo ciclo passa a ser junho de 2026 para estados e DF. “A prorrogação é reflexo do pleito das pessoas gestoras de cultura e representantes de movimentos culturais para garantir a execução adequada dos projetos previstos nos planos de ação recebidos pelos Ministério da Cultura”, informou o Ministério da Cultura.

“A qualquer hora é bem recebida”, diz feirante após chuva intensa em Livramento de Nossa Senhora

“A qualquer hora é bem recebida”, diz feirante após chuva intensa em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Muitas pessoas costumam reclamar quando chove por vários dias seguidos. É comum as pessoas lamentarem que a casa está suja, que o carro atolou, que a plantação está morrendo afogada. Há sempre alguém que encontra um motivo para reclamar quando chove intensamente e por muito tempo, especialmente quando se tem algum prejuízo financeiro. Mas não foi o caso do feirante Marcelo Pereira. Mesmo após a chuva intensa na manhã deste sábado (23), dia de feira livre em Livramento de Nossa Senhora, ele apenas agradeceu e disse que não há o que lamentar. “Em termo de mercadoria, a gente não tem prejuízo, mas não teve como despachar. O pessoal não vem na feira. O pessoal fica mais reservado. Sobre a chuva, não há problema, a qualquer hora, é bem recebida”, disse Marcelo ao site Sudoeste Total. A chuva que caiu sobre a cidade, deixou algumas ruas alagadas. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível notar que há produtos da feira livre, como alface, sendo arrastados pela enxurrada. Em outra gravação, até mesmo um contentor de manga é levado pela correnteza. Outro detalhe é que, sempre que chove, o mercado principal da cidade fica tomado por alagamento. Os comerciantes estão há um bom tempo pedindo ao poder público providencias quando ao problema, mas nenhuma medida foi tomada até o momento. O fim de semana ainda será de chuvas em toda região, como já havia alertado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na sexta-feira (22).






Motocicleta furtada em BH no ano de 2017 é recuperada pela PM em Encruzilhada

Motocicleta furtada em BH no ano de 2017 é recuperada pela PM em Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Uma motocicleta Honda CG 160 Titan foi recuperada por policiais militares nesta sexta-feira (22) em Encruzilhada. Por volta das 22h40, a guarnição da 80ª CIPM em patrulhamento no centro da cidade, visualizou um indivíduo, que ao avistar a viatura, acelerou bruscamente com a sua motocicleta. A guarnição fez o acompanhamento, encontrando a motocicleta posteriormente, sendo que o condutor fugiu. Durante a busca veicular, foram constatadas adulterações no chassi do veículo, que foi encaminhado ao pátio do pelotão para que fosse feita a identificação, sendo constatado que o chassi da motocicleta e a numeração do motor foram adulterados, a fim de ocultar que o veículo é produto de furto. Segundo a PM, a motocicleta havia sido furtada em Belo Horizonte (MG), no ano de 2017. A motocicleta foi apresentada na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Bahia registra menor taxa de desocupação em 12 anos

Bahia registra menor taxa de desocupação em 12 anos
Foto: divulgação/G-light

A Bahia registrou taxa de desocupação de 9,7%, no terceiro trimestre de 2024, a menor da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnadc), iniciada em 2012. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado baiano está entre os sete que apresentaram queda significativa da taxa de desemprego, na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano. A pesquisa mostra que a taxa de desocupação, na Bahia, caiu 1,4% frente ao trimestre anterior, passando de 11,1% para 9,7%. Comparado ao resultado do 3º trimestre de 2023, a redução foi ainda maior, de 3,3%, o que representa uma redução de 262 mil pessoas em desocupação. Entre os ocupados no 3º trimestre de 2024, houve aumento de 5,5% (ou 89 mil) no número de empregados no setor privado, com carteira assinada, na comparação anual. Entre as 11 atividades econômicas contabilizadas, nove apresentaram aumento no número de pessoas ocupadas, com destaque para o setor de Serviços: aumento de 128 mil pessoas ocupadas, no 3º trimestre de 2024, em relação ao trimestre anterior. No subsetor de Administração Pública, Defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais, houve aumento de 36 mil pessoas, o que representou acréscimo de 3,0% na variação trimestral. Serviços domésticos registraram elevação de 49 mil pessoas em relação ao trimestre anterior, enquanto ‘Outros Serviços’ apresentou aumento de 10,7% (ou 33 mil) no mesmo período de comparação. As únicas atividades com redução no número de ocupação foram a Construção e o setor de Transporte, Armazenagem e Correio.

Exportações do Agronegócio Baiano Batem Recorde em Outubro, Impulsionadas por Cacau, Café e produtos florestais

Exportações do Agronegócio Baiano Batem Recorde em Outubro, Impulsionadas por Cacau, Café e produtos florestais
Foto: Divulgação/Seagri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri) informou nesta sexta-feira (22) que as exportações do agronegócio baiano atingiram um novo recorde em outubro de 2024, totalizando US$ 745 milhões. Esse valor representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram comercializados US$ 635 milhões, e é o maior da série para o mês, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O complexo do cacau e seus derivados foi um dos destaques. Em outubro de 2023, o valor exportado foi de 19,8 milhões de dólares. Já no mesmo período deste ano, as exportações desse setor atingiram US$ 48,1 milhões, representando um aumento significativo, puxado pela alta nas cotações da amêndoa em todo o mundo. Pelo mesmo motivo, o café também contribuiu para esse salto nas exportações. Em outubro de 2023, a Bahia exportou US$ 15,4 milhões em café. Já no mesmo período deste ano, o valor quase dobrou, chegando a US$ 29,3 milhões de dólares. Outros produtos como fibras, produtos têxteis e o complexo soja também contribuíram para o bom desempenho das exportações. No setor de produtos florestais, a exemplo da celulose, as exportações saltaram de US$ 101,9 milhões em outubro de 2023 para US$ 155 milhões em outubro de 2024. O agro baiano exporta seus produtos para mais de cem destinos, como China, Europa e Estados Unidos.

Fim de Semana será de nebulosidade e chuvas em parte da Bahia

Fim de Semana será de nebulosidade e chuvas em parte da Bahia
Foto: Sudoeste Total

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, nesta sexta-feira (22), a previsão climática para o fim de semana, apontando condições de instabilidade em várias regiões do estado. No sábado (23), um sistema frontal deve provocar variações de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões Sul e Sudeste, enquanto o centro-oeste baiano terá precipitações leves e isoladas. Nas regiões Norte e Nordeste, o tempo deve se manter firme, com predomínio de sol entre nuvens. No domingo (24), o sistema frontal deve continuar a influenciar o clima, principalmente no Baixo Sul, com chuvas de intensidade fraca a moderada. O setor centro-oeste deve seguir com chuvas leves ao longo do dia, enquanto o Norte e Nordeste do estado terão tempo firme. Na capital Salvador, o dia será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas e temperaturas variando entre 21°C e 30°C. Na região da Chapada Diamantina, Piatã se destaca pelo frio, com máxima de apenas 23°C no domingo, enquanto Vitória da Conquista terá mínima de 19°C e máxima de 22°C, tornando-se uma das cidades mais frias do estado no período.

Motocicleta adulterada é apreendida pela PM em Barra do Choça

Motocicleta adulterada é apreendida pela PM em Barra do Choça
Foto: Divulgação/92ª CIPM

Uma motocicleta adulterada foi apreendida nesta quinta-feira (21) em Barra do Choça. De acordo com a 92ª CIPM, durante rondas no Povoado do Alegria, uma guarnição avistou a motocicleta, que apresentava características que não condiziam com a normalidade. Após a abordagem, os policiais constataram que a placa ostentada não correspondia às características originais do veículo. Após verificação, foi possível identificar que a placa original do veículo era outra, que constava como produto de furto/roubo registrado no município de Santo André (SP) em 24/05/2023, conforme Boletim de Ocorrência. O condutor da motocicleta informou que adquiriu o veículo de uma pessoa da cidade de Poções, que fez a entrega da motocicleta em Lucaia. O condutor foi conduzido juntamente com a motocicleta ao Disep para tomadas das providências cabíveis.

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Vitória da Conquista

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 77ª CIPM apreenderam um homem suspeito de tráfico de drogas, na tarde desta quinta-feira (21), no bairro do Guarani, em Vitória da Conquista. Os policiais realizavam a Operação Força Total, quando foram acionados através de denúncia de que um indivíduo estaria transportando drogas a bordo de uma motocicleta. A guarnição realizou as buscas, localizando o suspeito. Ao realizar a abordagem, foram encontradas, 2 kg, uma barra e 57 porções de cocaína, 15 de maconha, uma balança de precisão e dinheiro em espécie. Todo material apreendido e o autor foram encaminhados ao Disep para a tomada das medidas cabíveis.

Polícia prende no interior da Bahia mulher que trazia cocaína da Bolívia

Polícia prende no interior da Bahia mulher que trazia cocaína da Bolívia
Foto: Divulgação/SSP

Forças da Segurança da Bahia desmontaram um esquema de distribuição de pasta base de cocaína adquirida na Bolívia. O flagrante aconteceu na quinta-feira (21), durante abordagem na BA-275, região do município de Itagimirim. Ações de inteligência constataram que uma mulher, moradora da cidade baiana de Eunápolis e integrante de uma facção, viajava até o estado do Mato Grosso, onde comprava a droga oriunda da Bolívia. Utilizando veículos por aplicativo, ela retornava até a sua cidade de origem para distribuir os entorpecentes. O carro utilizado desta vez ficou apreendido e passará por perícia. O motorista de aplicativo informou que cobrou 500 reais pela viagem. A criminosa embarcou na cidade mineira de Almenara, com destino final Eunápolis. Cerca de 4 kg do entorpecente estavam escondidos em body feminino, vestido pela integrante de facção. A pasta base seria refinada e através dela os criminosos produziriam cocaína e crack. As Forças da Segurança seguem com as ações de inteligência para capturar outros integrantes da facção e desmontar rotas do tráfico de drogas.

Ex-gerente dos Correios é condenado por improbidade administrativa após desvio de recursos em Barro Preto

Ex-gerente dos Correios é condenado por improbidade administrativa após desvio de recursos em Barro Preto
Foto: Reprodução/Marcos Cangussu

A Justiça Federal condenou um ex-gerente e tesoureiro de uma agência dos Correios do município de Barro Preto (BA) por ato de improbidade administrativa. Segundo ação civil pública (ACP), proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), o servidor usou mais de R$ 11 mil do caixa da unidade para pagar aluguéis, contas de consumo e tratamento médico. O caso foi descoberto durante apuração, em um procedimento administrativo disciplinar (PAD), que revelou o desfalque no caixa de retaguarda – um espaço de apoio, segurança e reserva para o caixa principal. Inicialmente, o réu atribuiu a falta de recursos a diferenças operacionais, mas depois confessou o desvio para fins pessoais. As investigações do PAD apontaram que o réu aproveitou o cargo público para obter vantagem indevida, enriquecendo ilicitamente e causando prejuízo aos cofres públicos. Como resultado, ele foi demitido e teve o contrato rescindido. Embora alegasse dificuldades pessoais para justificar o desvio, o réu não apresentou provas que o isentassem. Já judicialmente, o ex-gerente foi condenado a ressarcir integralmente os valores desviados e a pagar multa correspondente a 50% do montante, com correção monetária e juros. A sentença reconheceu o dolo na conduta e rejeitou a aplicação do princípio da insignificância, reforçando o papel da Lei de Improbidade Administrativa na proteção da integridade pública.

Mineradora tem atividades suspensas por danos ao meio ambiente em Tremedal

Mineradora tem atividades suspensas por danos ao meio ambiente em Tremedal
Foto: Divulgação

A licença ambiental concedida pelo Município de Tremedal à Mineração Raposa Ltda para exploração de minérios foi suspensa, em caráter liminar, pela Justiça. Atendendo aos pedidos apresentados em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Vladimir Ferreira Campos, a juíza Thalita Anselmo Pimentel também determinou à mineradora que não realize as atividades relacionadas à lavra de rocha ornamental (granito e xisto) e que retire toda e qualquer cultura, obra ou construção que tenha relação com a lavra do imóvel rural onde atua. Segundo o promotor de Justiça, a mineradora está realizando as suas atividades sem licenciamento ambiental válido e vem causando sérios danos ao ecossistema existente na região. Atenta à solicitação dele, a juíza também obrigou a empresa a recompor a cobertura florestal degradada na localidade. Nos próximos 60 dias, a empresa deverá apresentar Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ou Projeto Técnico de Recuperação Florestal (PTRF), com cronograma de execução com prazo máximo de um ano. Na ação, Vladimir Campos informa que relatório de fiscalização elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) atestou a supressão de vegetação nativa do bioma caatinga e a existência de erosão na área de escavação, que pode afetar o açude vizinho ao empreendimento. “Além disso, há indícios de irregularidade no licenciamento ambiental concedido pelo Município de Tremedal, especialmente por conta da inadequação técnica e administrativa do Município para realizar o licenciamento de empreendimentos de médio e grande porte, o que compromete a legalidade da autorização concedida para a atividade mineradora”, ressalta ele.

Curso ‘intensivão’ com duração de 20 horas acontece neste fim de semana em Dom Basílio

Curso ‘intensivão’ com duração de 20 horas acontece neste fim de semana em Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

Nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) respectivamente, a cidade de Dom Basílio receberá um dos eventos mais esperados em toda região na área de saúde: o curso Intensivão. Ana Paula Caires Dias Meira, estudante de enfermagem, foi a responsável por trazer o curso para o município que contará com 40 alunos e acontecerá no Centro de Convivência Social Davi Alves de Oliveira.





Entre os assuntos que serão abordados estão: Suporte Avançado de Vida, Parada Cardiorespiratória, Manejo de Drogas Vasoativas, Punção Venosa Periférica com Ênfase em Veia Julgular e Materiais em Carrinho de Emergência. O certificado é de 20 horas e os trabalhos serão realizados pelo professor/enfermeiro Allan Santos Souza, sendo 10 horas no sábado e 10h no dia seguinte. O professor destacou ainda que, nos dois dias, os trabalhos começarão sempre às 8h com termino às 18h.





“Ana Paula me acompanha nas redes sociais há algum tempo. Ela me conheceu e pediu pra levar todo esse suporte de curso para Dom Basílio. A gente acabou fechando. Ano que vem vamos fazer em Brumado. A expectativa é promover a transformação através do conhecimento. Essa é nossa grande magia. Levar conhecimento e fazer com que as pessoas na área de saúde sejam emergidas”, disse o professor Allan.





O profissional fez questão de enfatizar ainda, que o espaço estará aberto para quem quiser acompanhar. “Iremos ter Simulação Realista com Parada Cardiorespiratória, Manequins Neonato Jr e Adulto, Bombas de Infusão, Eletrocardiograma, Monitor Cardíaco, Ventilador Pulmonar, Cabeça de Intubação, Laringoscópio, e Todo Parque Tecnológico voltado para resta temática”, detalhou.





Allan é Enfermeiro, docente, formado há 12 anos pela unijorge, pós graduado em UTI e emergência pela faculdade social da Bahia, enfermagem do trabalho e auditoria pela DNA, mestrando em educação pela UFBA. Atua há 12 anos na UTI do hospital Português, docente do bacharelado pela FACSAl (uniceusa), ex-membro do Coren-BA, com passagens profissionais na emergência do aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães (emergências aeroportuárias), 9 anos atuação na UTI do hospital Irmã Dulce, instrutor de cursos pelo Instituto Brasileiro de atendimento pré-hospitalar (IBRAPH), docente de pós graduação na faculdade santa casa, faculdade FAZAG, Unijorge, UCSAL, e unisba.





Novo acordo comercial abre mercado da China para a uva da Bahia

Novo acordo comercial abre mercado da China para a uva da Bahia
Foto: Divulgação

A abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, anunciada nesta quarta-feira (20), durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, representa um novo capítulo para a fruticultura baiana. Com essa conquista, o estado, segundo maior exportador de uvas do Brasil, após Pernambuco, tende a consolidar sua posição como um dos principais produtores e exportadores da fruta no País. Em 2023, a Bahia exportou 22 mil toneladas de uvas para destinos como Europa e Estados Unidos, movimentando mais de US$ 54 milhões de dólares. Com a abertura do mercado chinês, um dos maiores consumidores de uvas premium do mundo, a expectativa é que esses números aumentem significativamente, tendo em vista que, no ano passado, a China desembolsou cerca de 480 milhões de dólares para comprar a fruta de outros países. Com até duas safras e meia colhidas de uva por ano, o Vale do São Francisco, principal região produtora da fruta na Bahia, se destaca pela alta qualidade de sua produção, que atende aos mais rigorosos padrões internacionais. A região possui uma infraestrutura moderna e produtores altamente qualificados, capazes de garantir a produção contínua, com fitossanidade atestada e a entrega de produtos frescos e saborosos aos consumidores.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.