Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Governo Federal libera mais de R$ 38 milhões para o Exército Brasileiro dar continuidade à Operação Carro-Pipa na região Nordeste

Governo Federal libera mais de R$ 38 milhões para o Exército Brasileiro dar continuidade à Operação Carro-Pipa na região Nordeste
Foto: Divulgação/MDR

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que descentralizou nesta terça-feira (26) o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste. Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente. Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional. De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.

Homem é preso por discurso de ódio contra público LGBTQIA+ em Vitória da Conquista

Homem é preso por discurso de ódio contra público LGBTQIA+ em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

A Polícia Civil través da 1ª Delegacia Territorial, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado pela prática de racismo em Vitória da Conquista, fato ocorrido no dia 18 de setembro deste ano, nas dependências da UESB. De acordo com a Polícia Civil, na ocasião, ele incitou a violência contra o público LGBTQIA+, alegando que as pessoas poderiam vender seus bens pessoais para comprar fuzis e exterminar pessoas LGBT, além de associar pessoas LGBTQIA+ ao uso de drogas e à violência sexual. O investigado também declarou que havia criado um ultimato para exterminar as pessoas homossexuais, que classificou como “libertinos”, configurando assim a prática de discurso de ódio e preconceito. Segundo a Polícia Civil, no dia 20 de setembro, ele foi indiciado e no dia 24 do mesmo mês, denunciado pelo Ministério Público, tornando-se réu. A Polícia Civil também representou por medida cautelar diversa da prisão, deferida pelo Poder Judiciário, que proibiu o indiciado de ter acesso ou frequentar a UESB. Durante as buscas feitas nesta terça-feira (26) em uma residência no bairro Candeias, o celular do denunciado foi apreendido, tendo sido identificado o conteúdo preconceituoso divulgado na UESB, além de mensagens de texto com ameaça de morte proferida contra o atual Presidente da República e enviada para um perfil de rede social da Polícia Federal.

Homem é condenado a mais de 14 anos de prisão por homicídio em Macarani

Homem é condenado a mais de 14 anos de prisão por homicídio em Macarani
Foto: Reprodução

Maicon Douglas Viana de Souza foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão, pelo homicídio qualificado cometido contra João Paulo Souza Santos, em novembro de 2023, no município de Macarani. A decisão foi proferida ontem, 25, em sessão do tribunal do Júri presidida pela juíza Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro e teve acusação sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida. O réu, atualmente em prisão preventiva, deverá cumprir a sentença em regime inicialmente fechado. De acordo com a denúncia, no dia do ocorrido o réu se dirigiu a um terreiro de candomblé e disparou diversas vezes contra a vítima com “a intenção de matar e sem lhe dar qualquer possibilidade de defesa”. O motivo alegado teria sido uma disputa relacionada ao tráfico de drogas da região, considerado torpe pela acusação. Segundo a denúncia, Maicon teria levado um adolescente para ser o seu comparsa no crime, o que agravou sua pena. 

Três pessoas são presas e 112 animais silvestres apreendidos em operação no recôncavo baiano

Três pessoas são presas e 112 animais silvestres apreendidos em operação no recôncavo baiano
Foto: Divulgação/MP-BA

Três pessoas foram presas em flagrante e 112 animais silvestres foram apreendidos durante a segunda fase da ‘Operação Venator’, deflagrada com o objetivo de combater caça ilegal, cativeiro e tráfico de animais silvestres nos municípios do recôncavo baiano. A ação, realizada entre os dias 19 e 23 de novembro nos municípios de Amargosa, Jiquiriçá, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas e Ubaíra, foi conduzida pelo Ministério Público da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Recôncavo Sul e do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), e contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Na oportunidade, também foram realizadas a apreensão de armas e carnes de caça, a destruição de armadilhas e a notificação de outras sete pessoas por infrações ambientais.  Além dos 112 animais silvestres - a maioria aves - foram apreendidas 12 anilhas ilegais, cinco armas de fogo (incluindo espingardas calibres 20, 28 e 32), 35 munições de diversos calibres e mais de 20 kg de carne de animais como tatu, cutia e perdiz. Também foram encontrados pólvora e chumbo granulado, utilizados para a recarga de armas artesanais. Um dos presos, conhecido como “Pombo”, foi apontado como um dos principais traficantes de aves silvestres da região. Ele foi detido em Ubaíra com 44 pássaros em cativeiro e uma arma de fogo artesanal. Segundo o próprio depoimento, ele atuava há mais de 10 anos na captura e comercialização ilegal de aves, abastecendo mercados em cidades como Amargosa, Camaçari e Simões Filho. As prisões em flagrante foram registradas nas Delegacias Territoriais de Ubaíra e Laje. Outras sete pessoas foram notificadas pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Recôncavo Sul e mais 13 serão ouvidas em audiências extrajudiciais no MPBA. Todos os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) sob a supervisão do promotor de Justiça Julimar Barreto Ferreira, coordenador da operação.

Bombeiros realizam encontro para tratar sobre a gruta de Bom Jesus da Lapa

Bombeiros realizam encontro para tratar sobre a gruta de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Bombeiros do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI) se reuniram com representantes do Santuário e do município de Bom Jesus da Lapa, do Ministério Público Estadual, da Mitra Diocesana e de uma empresa privada local. O encontro fez parte das ações propostas no Acordo de Cooperação, conduzido pela Promotoria de Justiça da Bahia. Protocolos de emergências e parcerias e responsabilidades foram alguns dos temas discutidos. “Todos os nossos esforços estarão concentrados para que possamos colaborar com a execução desse projeto, por isso vamos elaborar um plano de contingência de forma conjunta. Nossa meta principal é priorizar a segurança dos fiéis e daqueles que trabalham nessa área”, explicou o tenente-coronel Kleber Bahia. Os representantes também realizaram uma visita técnica na área interna da gruta. A reunião aconteceu na última quinta-feira (21), na cidade de Bom Jesus da Lapa e também contou com a presença de bombeiros militares do 20º BBM, em Bom Jesus da Lapa.

Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar

Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar
Foto: Soninha Vill/GIZ

O Brasil superou a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada operacional de energia solar. De acordo com a Agência Brasil, o país tornou-se o sexto a alcançar esse nível, juntando-se aos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em relação ao tamanho dos sistemas de geração, a produção de energia solar própria por meio de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 GW de potência instalada. As grandes usinas solares representam 16,5 GW. De janeiro a outubro, foram instaladas 119 usinas solares no país, que adicionaram 4,54 GW de potência elétrica fiscalizada no Brasil. Os dados são do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por representar a potência efetivamente instalada, a potência fiscalizada é um pouco menor que a potência outorgada pela agência reguladora.

PM apreende duas armas de fogo em Vitória da Conquista

PM apreende duas armas de fogo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 32 e outro calibre 22, além de munições dos mesmos calibres, foram apreendidos por policiais militares nesta terça-feira (26) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Por volta das 09h30, durante patrulhamento na cidade, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 77ª CIPM recebeu informações que teriam dois indivíduos armados em uma oficina no bairro Jardim Copacabana e que estavam comercializando as armas. De imediato, os policiais deslocaram até o local, e ao abordar os indivíduos, foram encontradas as duas armas de fogo. Os suspeitos foram apresentados com os materiais ao Disep, onde a ocorrência foi registrada.

Marca de café em Vitória da Conquista é desclassificada para consumo pelo Ministério da Agricultura

Marca de café em Vitória da Conquista é desclassificada para consumo pelo Ministério da Agricultura
Foto: Divulgação/MAPA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou aos consumidores o alerta de risco de sete novas marcas e lotes de café torrado que foram desclassificadas, após serem consideradas impróprias para o consumo. Nelas foram detectadas presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido na Portaria 570/2022, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado, por isso estes produtos foram considerados impróprios ao consumo. Entre as marcas, uma das divulgadas é de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. As apreensões de lotes de cafés impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), e visam diminuir a ocorrência de fraudes e a promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal. A coordenação compete ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Após análise dos laudos laboratoriais e notificação das empresas responsáveis, o Mapa divulga os dados e determinará o recolhimento dos produtos inadequados. Os lotes desclassificados resultam do cruzamento de dados como marca, lote, empresa responsável, unidade federativa do embalador, presença de registro no CGC/MAPA e tipos específicos de irregularidades, que podem variar entre problemas de composição e questões administrativas.

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro, diz IBGE

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro, diz IBGE
Foto: Sudoeste Total

A prévia da inflação de novembro apresentou alta de 0,62%, após o índice de 0,54% registrado em outubro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje (26) pelo IBGE, aponta que a maior variação e o maior impacto positivo vieram do grupo Alimentação e bebidas, com 1,34% e 0,29 p.p., respectivamente. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,35% e, nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,77%, acima dos 4,47% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2023, a taxa havia sido de 0,33%. Com exceção de Educação, cujos preços recuaram 0,01%, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês de novembro. O destaque foi Alimentação e bebidas, responsável pela maior variação e o maior impacto no índice. Houve uma aceleração no resultado desse grupo em relação a outubro, quando teve variação de 0,87%. Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês. No grupo Alimentação e bebidas, a alimentação no domicílio acelerou de 0,95% para 1,65% no mês de novembro. Os aumentos do óleo de soja (8,38%), do tomate (8,15%) e das carnes (7,54%) contribuíram para o resultado. Entre as carnes, o acém (10,02%) foi o que teve o maior aumento. Entre as quedas, destacam-se a cebola (-11,86%), o ovo de galinha (-1,64%) e as frutas (-0,46%). A alimentação fora do domicílio desacelerou de 0,66% para 0,57%, no mesmo período, em virtude da alta menos intensa da refeição (de 0,70% em outubro para 0,38% em novembro). Por sua vez, a variação do lanche aumentou de 0,76% para 0,78%.

Operação descobrimento é deflagrada no sul da Bahia

Operação descobrimento é deflagrada no sul da Bahia
Foto: Divulgação/PC

Equipes da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, deflagram nesta terça-feira (26) a Operação Descobrimento, nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no sul da Bahia. A ação tem como objetivo cumprir 23 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, com foco no combate ao tráfico de drogas e à violência. A operação também visa capturar suspeitos de homicídios, além de apreender armas de fogo e entorpecentes. Os mandados foram expedidos a partir de investigações conduzidas pelas Delegacias Territoriais de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. A ação envolve um esforço conjunto, com a participação do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Brumado, Itapetinga e Guanambi, além da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste/Sul), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e de guarnições especializadas da Polícia Militar.

MPF obtém condenação por fraudes em licitações de obras escolares em Iguaí

MPF obtém condenação por fraudes em licitações de obras escolares em Iguaí
Foto: Reprodução/Sudoeste Hoje

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de Ronaldo Moitinho dos Santos, atual prefeito de Iguaí (BA), e de Edineide Lousado de Almeida, ex-presidente da Comissão de Licitação do município, por atos de improbidade administrativa praticados entre 2009 e 2012. De acordo com as investigações, a dupla praticou uma série de ilegalidades em processos licitatórios da prefeitura, como fracionamento ilícito de licitações, aglutinação fraudulenta de fases dos procedimentos e participação de empresas “de fachada” nos certames. Segundo o MPF, as fraudes ocorreram durante a gestão anterior do prefeito (entre 2009 e 2012) e atingiram oito procedimentos licitatórios para obras e reformas em escolas municipais e construções de quadras no município de Iguaí, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Justiça Federal condenou cada um dos réus ao pagamento de multa civil correspondente a 24 vezes o valor da última remuneração recebida, além da proibição de contratar com o poder público ou de receber qualquer benefício fiscal ou creditício por quatro anos. Dois outros réus no processo - um empresário e sua empresa - não chegaram a ter suas condutas julgadas pela Justiça Federal, uma vez que optaram por celebrar acordo de não persecução cível com o MPF, demonstrando a efetividade dos meios consensuais de resolução de conflitos. "A decisão é especialmente relevante por envolver recursos destinados à educação em um município com baixos índices educacionais", destaca o procurador da República Paulo Marques, responsável pelo caso. "O MPF seguirá atuando com rigor no combate à corrupção, sempre aberto ao diálogo com aqueles que desejarem colaborar com a Justiça através dos meios legais disponíveis”. Ainda cabe recurso da decisão.

Operação prende advogado envolvido com grupo miliciano em Feira de Santana

Operação prende advogado envolvido com grupo miliciano em Feira de Santana
Foto: Divulgação/MP-BA

Três pessoas envolvidas com tentativas de atrapalhar investigações relacionadas a um grupo miliciano com atuação na região de Feira de Santana foram presas preventivamente na manhã desta terça-feira, dia 26, pela ‘Operação Patrocínio Indigno’.  Um deles é advogado de um dos presos na ‘Operação El Patrón’.  Os outros dois alvos são um investigado já preso no município de Serrinha e uma mulher, esposa do detento, que cumprirá prisão em meio domiciliar por ser mãe de criança menor de 11 anos. A operação cumpriu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos, no escritório de advocacia localizado em Feira de Santana e numa cela do Conjunto Penal de Serrinha.  Segundo as investigações que se sucederam após a deflagração da ‘El Patrón', foram colhidas provas de que um preso, seu advogado e sua esposa teriam destruído provas digitais de crimes cometidos pela organização criminosa. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e pela Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat), em atuação integrada com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria-Geral (Force), e Receita Federal.  A operação é desdobramento da ‘Operação El Patrón’, que, em dezembro de 2023, desarticulou o grupo criminoso acusado por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

Governo mobiliza força-tarefa para consolidar plano de enfrentamento à seca e medidas emergenciais contra chuvas intensas na Bahia

Governo mobiliza força-tarefa para consolidar plano de enfrentamento à seca e medidas emergenciais contra chuvas intensas na Bahia
Foto: Divulgação/Inema

Com a previsão de estiagem para os próximos meses em grande parte do estado e em contraponto às fortes chuvas que acometem a região litorânea nos últimos dias, o Governo da Bahia realizou hoje (25) uma reunião de alinhamento entre os órgãos que compõem o Grupo de Trabalho encarregado da consolidação do Plano Estadual de Ações para o Enfrentamento aos Efeitos da Estiagem e da Seca. O encontro aconteceu na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia, onde os gestores alinharam estratégias para a elaboração de um plano integrado, capaz de lidar com os desafios impostos pelos períodos de estiagem prolongada e de contenção dos impactos causados pelas chuvas intensas. Na oportunidade, foram destacadas iniciativas como a ampliação da infraestrutura de acesso à água para consumo humano e animal, programas de restauração florestal e preservação dos recursos hídricos. Já no contexto das chuvas, o grupo analisou estratégias para a assistência imediata aos municípios mais afetados, com mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), bem como do monitoramento climático e boletins meteorológicos elaborados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Os municípios afetados são: Pindobaçu, Anagé, Morro do Chapéu, Uruçuca, Correntina, Itabela, Livramento de Nossa Senhora, Encruzilhada, Pau Brasil, Lapão, Lençóis, Wenceslau Guimarães, Macarani, Ipiaú, Caem, Ruy Barbosa, Jaguaquara, Porto Seguro, Ibipitanga, Ibitiara, Alcobaça, Guaratinga, Simões Filho, Itaquara, Barra do Rio Grande, Barra do Rocha, Ibipeba, São Félix do Coribe, Jacobina, Macururé, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Gandu.

Acusado de importunar criança de 9 anos é detido em Pindaí

Acusado de importunar criança de 9 anos é detido em Pindaí
Foto: Divulgação

Um homem foi detido acusado de importunar uma criança de apenas 9 anos na cidade de Pindaí na última sexta-feira (22). Por volta das 17h40, uma guarnição do 17º BPM foi acionada pela mãe da vítima, que relatou que um homem teria se aproveitado de sua ausência e se apresentou sob o pretexto de instalar um varal no quintal da residência. De acordo com a PM, ele fez pedidos inapropriados à filha da mulher que tem apenas nove anos. A criança, envergonhada, confidenciou à mãe que, alguns dias antes, o mesmo homem a havia importunado, e que na ocasião, ela saiu correndo sem contar nada. O indivíduo foi detido e apresentado na Delegacia de Polícia de Guanambi para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Mulher tem mandado de prisão cumprido em Guanambi

Mulher tem mandado de prisão cumprido em Guanambi
Foto: Reprodução

Uma mulher com mandado de prisão em aberto foi capturada por policiais militares na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia, na manhã de sábado (23). Uma guarnição do 17° BPM, foi solicitada por uma senhora a qual informou que sua genitora estava sendo ameaçada com uma faca por uma outra mulher. A guarnição deslocou até o endereço para averiguar a veracidade da informação, onde os PMs localizaram a suposta autora das ameaças, no entanto, a acusada não portava arma branca e nem documentos pessoais. Sendo assim, as partes envolvidas foi conduzida até a Delegacia Territorial para registrar o boletim de ocorrência. Já na delegacia, segundo a PM, ao averiguar os dados pessoais da autora no Sinesp cidadão, foi constatado que ela possuía um mandado de prisão aberto em seu desfavor. Ela segue presa à disposição da Justiça.

PM apreende mais de 50 kg de drogas com dois suspeitos em Vitória da Conquista

PM apreende mais de 50 kg de drogas com dois suspeitos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos nesta segunda-feira (25) em Vitória da Conquista. Com eles foram apreendidos 50 kg de substância análoga à maconha, 100 g de substância análoga à cocaína, três balanças de precisão e um aparelho. Durante uma operação conjunta, as guarnições da 77ª CIPM e 92ª CIPM foram informadas sobre um intenso tráfico de drogas na Lagoa das Flores. Imediatamente, as equipes iniciaram diligências e, ao chegarem ao local indicado, localizaram e abordaram dois suspeitos. Durante a abordagem, um dos indivíduos confessou que estava prestes a comprar drogas do outro. Ao realizar a averiguação, os policiais perceberam um forte odor característico de maconha, o que os levou a fazer uma busca no local. Sob uma lona em um terreno do imóvel, foi descoberta uma grande quantidade de entorpecentes. Ambos os suspeitos foram conduzidos e apresentados, juntamente com todo o material apreendido, na Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (DISEP), onde a ocorrência foi registrada.

SDR realiza georreferenciamento de imóveis rurais em Oliveira dos Brejinhos

SDR realiza georreferenciamento de imóveis rurais em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Edvando Vieira

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou o georreferenciamento da Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Várzea Grande, no município de Oliveira dos Brejinhos. Realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA) da SDR, a ação é uma das principais etapas do processo de regularização fundiária, pois identifica e define em campo os limites de cada imóvel e do território. O resultado dos trabalhos feitos no georreferenciamento, será a celebração dos Contratos de Concessão de Direito Real de Uso de Áreas de Fundo de Pasto (CCDRU). O documento representa uma mudança fundamental e marca a história das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Bahia, já que garante a segurança jurídica das comunidades em seus territórios. A equipe técnica da SDA/SDR aproveitou o momento para realizar outras etapas do processo de regularização fundiária como o cadastro das famílias, vistoria agronômica e o levantamento de benfeitorias. Itamara Boaventura, engenheira agrimensora da SDA/SDR, considera que “mais do que a realização da demarcação da área de fundo de pasto, a área comum, na qual os agricultores soltam os animais, a regularização fundiária nessas comunidades tradicionais é um ato de reparação histórica. Ela resgata a dignidade e valoriza práticas ancestrais de uso e preservação dos recursos naturais, promovendo a continuidade de seus modos de vida.” A agricultora familiar Nilza Vieira reflete sobre a importância regularização do território para preservação do modo de vida da comunidade. “Meus bisavós já nasceram aqui. A comunidade de Fundo de Pasto é centenária, de parentesco. Aqui temos o uso comum da terra para soltar os animais, mas também temos a área coletiva e individual. Esse modo de vida é super importante para nós. O Território é nossa vida, o lugar que nascemos e crescemos. Temos o sentimento de pertencimento por ele”.

Mais de oito toneladas de drogas foram apreendidas nos primeiros dez meses de 2024 na Bahia

Mais de oito toneladas de drogas foram apreendidas nos primeiros dez meses de 2024 na Bahia
Foto: Divulgação/SSP

As ações das Polícias Militar e Civil da Bahia resultaram na apreensão de mais de oito toneladas de drogas em todo o estado da Bahia, nos dez primeiros meses de 2024. As apreensões ocorreram em Salvador, em cidades da Região Metropolitana e também no interior. Dentro do mesmo período, as operações policiais localizaram e desmontaram 20 laboratórios de drogas em diversas regiões do estado. Os últimos foram desarticulados no bairro de Itapuã e em Vila de Abrantes, na Região Metropolitana de Salvador, onde 120 kg de maconha foram apreendidos. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirma que a descapitalização dos grupos criminosos é um dos principais objetivos no combate ao crime organizado. “Localizar e apreender drogas é prioridade das Forças Estaduais e Federais. Seguiremos com as ações de inteligência contra as facções, buscando também retirar das ruas os principais líderes criminosos”, enfatizou Werner. Somente nos dez primeiros meses do ano, cerca de 500 mil pés de maconha foram erradicados pelas Forças da Segurança da Bahia. Divulgação SSP

Estudantes de Lagoa Real desenvolvem repelente natural para combater mosquitos

Estudantes de Lagoa Real desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
Foto: Kelvyn Almeida

O Aedes aegypti é um vetor de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya, que trazem sérios problemas à saúde pública. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria da Saúde (Sesab) notificou, até novembro de 2024, mais de 230 mil casos prováveis de dengue. Em resposta ao aumento de casos em sua região, Lagoa Real, os estudantes Maria Agnes, Ana Júlia Castro, Lucas Wendel, Samilly Fernandes e Yasmin Aguiar, do Colégio Estadual Luís Prisco Viana, sob orientação de Murillo dos Santos, desenvolveram um repelente natural à base de citronela, cravo-da-índia, alecrim e hortelã-pimenta para ajudar no combate ao Aedes aegypti e outros mosquitos. A estudante Maria explica que as plantas foram escolhidas com base em uma pesquisa sobre suas propriedades. “A citronela, por exemplo, é amplamente conhecida por seu efeito contra mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. O cravo-da-índia contém eugenol, um composto natural com forte efeito repelente. Já o alecrim e a hortelã-pimenta foram escolhidos tanto por suas propriedades repelentes quanto por seu potencial para criar um aroma agradável. Optamos por uma combinação dessas plantas para maximizar a eficácia do produto de forma natural”, explica.

Estudantes de Lagoa Real desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
Foto: Maria Agnes

Após desenvolverem a fórmula do repelente, o produto foi submetido a diversos testes. “Os primeiros ocorreram em ambiente controlado, com mosquitos, para observar a eficácia em condições seguras. Em um segundo momento, testamos o repelente em ambientes reais, aplicando o produto e analisando sua capacidade de repelir os mosquitos. Também realizamos o teste de pH, no qual verificamos que o nosso produto obteve média 6,0 na escala. Esse teste foi essencial para verificar se o pH do produto era adequado e seguro para aplicação na pele humana, prevenindo possíveis irritações”, afirma Maria. A equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC) e é coorientada por ⁠Izis Pollyanna Teixeira, pretende aprimorar o repelente e aumentar a produção. ”Nossos próximos passos envolvem aumentar a escala de produção do produto, visando beneficiar outras comunidades que enfrentam problemas similares com mosquitos, especialmente áreas vulneráveis onde doenças transmitidas por esses mosquitos, como a dengue, são um problema significativo. Além disso, planejamos investigar outras plantas com potencial repelente e propriedades terapêuticas, visando criar uma linha de produtos naturais que seja acessível e segura para diversas necessidades".

Operação apreende 57 celulares no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Operação apreende 57 celulares no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas
Foto: Divulgação/Seap

Apreensão de 57 aparelhos celulares, sete carregadores, 22 armas brancas improvisadas e outros materiais proibidos foi o saldo de uma operação realizada no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A ação, que integrou a 6ª Fase da Operação Mute, ocorreu na última quarta-feira, 20, e foi conduzida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). As ações integram a 6ª Fase da Operação Mute, da Senappen, que contou com a participação dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MPBA. A Operação Mute acontece simultaneamente em mais de 100 unidades prisionais no Brasil desde 2023 e é a maior operação realizada pela Senappen, em termos de número de estados participantes, quantidade de policiais envolvidos e unidades prisionais revistadas. Durante as buscas em 58 das 65 celas do Conjunto Penal, mais de 500 custodiados foram revistados. As revistas detalhadas foram realizadas por mais de 50 policiais penais, incluindo equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e do policiamento penal ordinário, sob a coordenação da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). O objetivo das revistas é impedir a entrada e permanência de materiais ilícitos e eletrônicos nas unidades, eliminando qualquer possibilidade de comunicação e articulação dos internos com criminosos do lado de fora. A retirada desses itens também visa garantir a ordem e disciplina no sistema prisional, contribuindo para a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Estado da Bahia. As ações em Teixeira de Freitas também contaram com o apoio da Polícia Militar. A responsabilidade pela entrada de materiais ilícitos no Conjunto Penal segue sob investigação pela Seap.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.