Nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) respectivamente, a cidade de Dom Basílio receberá um dos eventos mais esperados em toda região na área de saúde: o curso Intensivão. Ana Paula Caires Dias Meira, estudante de enfermagem, foi a responsável por trazer o curso para o município que contará com 40 alunos e acontecerá no Centro de Convivência Social Davi Alves de Oliveira.
Entre os assuntos que serão abordados estão: Suporte Avançado de Vida, Parada Cardiorespiratória, Manejo de Drogas Vasoativas, Punção Venosa Periférica com Ênfase em Veia Julgular e Materiais em Carrinho de Emergência. O certificado é de 20 horas e os trabalhos serão realizados pelo professor/enfermeiro Allan Santos Souza, sendo 10 horas no sábado e 10h no dia seguinte. O professor destacou ainda que, nos dois dias, os trabalhos começarão sempre às 8h com termino às 18h.
“Ana Paula me acompanha nas redes sociais há algum tempo. Ela me conheceu e pediu pra levar todo esse suporte de curso para Dom Basílio. A gente acabou fechando. Ano que vem vamos fazer em Brumado. A expectativa é promover a transformação através do conhecimento. Essa é nossa grande magia. Levar conhecimento e fazer com que as pessoas na área de saúde sejam emergidas”, disse o professor Allan.
O profissional fez questão de enfatizar ainda, que o espaço estará aberto para quem quiser acompanhar. “Iremos ter Simulação Realista com Parada Cardiorespiratória, Manequins Neonato Jr e Adulto, Bombas de Infusão, Eletrocardiograma, Monitor Cardíaco, Ventilador Pulmonar, Cabeça de Intubação, Laringoscópio, e Todo Parque Tecnológico voltado para resta temática”, detalhou.
Allan é Enfermeiro, docente, formado há 12 anos pela unijorge, pós graduado em UTI e emergência pela faculdade social da Bahia, enfermagem do trabalho e auditoria pela DNA, mestrando em educação pela UFBA. Atua há 12 anos na UTI do hospital Português, docente do bacharelado pela FACSAl (uniceusa), ex-membro do Coren-BA, com passagens profissionais na emergência do aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães (emergências aeroportuárias), 9 anos atuação na UTI do hospital Irmã Dulce, instrutor de cursos pelo Instituto Brasileiro de atendimento pré-hospitalar (IBRAPH), docente de pós graduação na faculdade santa casa, faculdade FAZAG, Unijorge, UCSAL, e unisba.



