Início Arquivo Setembro de 2024

Setembro de 2024

Encontramos 244 Notícias

Mega-Sena pode pagar R$ 82 milhões nesta terça-feira (17)

Mega-Sena pode pagar R$ 82 milhões nesta terça-feira (17)
Foto: Sudoeste Total

Nesta terça-feira (17), a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 82 milhões no concurso 2.775. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Por se tratar de um concurso com final 5, o prêmio recebe ainda um adicional, conforme regra da modalidade. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá no primeiro mês mais de R$ 465 mil de rendimento. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.

Bombeiros debelaram 422 incêndios florestais nos últimos dois meses na Bahia

Bombeiros debelaram 422 incêndios florestais nos últimos dois meses na Bahia
Foto: Alberto Maraux/SSP

Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. Cinquenta e nove municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população. As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste). Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências. O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.

Em pouco mais de 8 meses, polícia baiana apreende 55 fuzis e iguala número de 2023

Em pouco mais de 8 meses, polícia baiana apreende 55 fuzis e iguala número de 2023
Foto: Márcia Santana

Operações das forças da segurança da Bahia contra facções, realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2024, apreenderam 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023. O dado foi apresentado durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, promovida nesta segunda-feira (16). O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Em número absolutos, a polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023. “São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das forças estaduais e federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Acrescentou ainda que a Desarme, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado.

Estudantes da Chapada Diamantina desenvolvem tintura para fins agrícolas à base de cravo-de-defunto

Estudantes da Chapada Diamantina desenvolvem tintura para fins agrícolas à base de cravo-de-defunto
Foto: Ascom/Secti

Nematoides são vermes microscópicos que parasitam as raízes das plantas, causando sérios danos às culturas. Segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os parasitas são responsáveis por um prejuízo anual de R$ 35 bilhões para a agricultura brasileira. A situação, que também afeta agricultores da cidade de Ruy Barbosa, localizada na região da Chapada Diamantina, fomentou Larissa Gonçalves e Alessandra Nascimento, estudantes do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, a desenvolverem tinturas próprias para fins agrícolas à base da planta Tagetes erecta, popularmente conhecida como cravo de defunto. O projeto foi pensado como um defensivo para pequenas agriculturas, sendo uma alternativa econômica e menos nociva à saúde, já que as tinturas são preparações farmacêuticas líquidas que resultam da extração e dissolução de substâncias naturais presentes em plantas medicinais. A jovem cientista Larissa conta sobre as razões de escolher o vegetal para a fabricação das tinturas: “em nossa investigação por espécies vegetais que atuam como defensivos e repelentes naturais na região, descobrimos que a Tagetes seria a melhor opção, pois, além de combater diversos agentes causadores de doenças nas hortas, o vegetal é fácil de ser cultivado e disseminado na terra”. Para que a tintura tenha utilidade em fins agrícolas é necessário utilizar técnicas que mantenham o aspecto líquido do produto. “A extração alcoólica é um método eficaz para preparar tinturas líquidas concentradas a partir de plantas, como o cravo de defunto, preservando seus compostos ativos. Essa técnica é amplamente empregada em fitoterapia para obter extratos vegetais líquidos e estáveis, mantendo as propriedades medicinais das plantas”, explica. Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, o produto já possui receitas de fabricação destinadas à aplicação em folhas e flores. O processo de elaboração, segundo a estudante, é tão relevante quanto o resultado, pois é fundamental transmitir aos pequenos agricultores técnicas como essa, que auxiliam no combate às pragas que afetam as plantações. “A prática protege as plantas, assim como promove a agricultura sustentável, evitando o uso de agrotóxicos químicos que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, acrescenta Larissa, que teve orientação da professora Raimunda de Sousa para desenvolver o projeto no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação.

PM apreende arma de fogo e prende suspeitos de homicídio em Barra do Choça

PM apreende arma de fogo e prende suspeitos de homicídio em Barra do Choça
Foto: Divulgação/PM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma arma de fogo e dois suspeitos de um homicídio foram detidos por policiais militares da 92ª CIPM no município de Barra do Choça neste domingo (15). De acordo com informações da PM, o crime teria ocorrido na parte da manhã no distrito de Barra Nova. Em diligência para localizar os envolvidos no crime, os PMs receberam informações sobre o paradeiro dos suspeitos e se deslocaram até o local indicado. Durante a abordagem, os suspeitos confessaram a autoria do crime. Com eles foi localizada uma arma de fogo que foi apresentada juntamente com a dupla no DISEP em Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada.

Mesmo após recomendação da Justiça, lei do silêncio continua sendo desrespeitada em movimentos políticos da região

Mesmo após recomendação da Justiça, lei do silêncio continua sendo desrespeitada em movimentos políticos da região
Foto: iStock

No dia 27 de agosto, a Justiça eleitoral proibiu uso de paredões de som, fogos de artifício ou rojões, uso de escapamentos adulterados em veículos e outras medidas nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Dom Basílio e Jussiape. A decisão foi proferida pelo Juiz da 101ª Zona Eleitoral Dr. Pedro C. de Proença Rosa Ávila e entrou em vigor na mesma data, entretanto, até o momento, ao que tudo indica, poucas ações mudaram pouco o cenário no que diz respeito à essas medidas. Houve ainda recomendação do Ministério Público para que a PM reforce o policiamento e fiscalização neste sentido. Os movimentos políticos em todos estes municípios continuam com presença de fogos de artifícios e o pior, com motocicletas usando escapamentos adulterados causando um verdadeiro terror aos ouvidos da população. Em Dom Basílio, na última quarta-feira (11), mesmo após as 10h, motocicletas pareciam mais um “show pirotécnico”. Moradores de Livramento de Nossa Senhora, utilizam o espaço que têm na Rádio Portal Sudoeste, para relatar o abuso de barulho por parte dos motociclistas. “Sou um morador aqui do centro de Livramento e quero falar mais uma vez da falta de respeito que envolve as campanhas políticas. Ontem, tanto na parte da manhã como da tarde foi a maior bagunça que a gente quase ficou surdo. Muito barulhos de descargas adulteradas de motos e de paredões de som automotivos. Acho que pra comemorar não precisa essa baixaria não”, disse um ouvinte na última segunda-feira (9). Em nota envida à Rádio Portal, a 101ª Zona Eleitoral reiterou que a Portaria Nº 5 está em pleno vigor desde sua publicação, visando garantir a tranquilidade pública e a regularidade do processo eleitoral nos quatro municípios. Informou ainda que, embora seja consenso que a Portaria nº 5 trouxe diversas melhorias no período de campanha eleitoral, o Juiz Eleitoral tomou conhecimento das denúncias sobre o descumprimento das medidas estabelecidas, especialmente no que tange ao uso de fogos de artifício e motocicletas com escapamentos adulterados durante eventos político-eleitorais. “Diante desses relatos, estamos adotando as seguintes providências imediatas: Intensificação da fiscalização em parceria com as forças policiais locais; Reforço na divulgação das normas estabelecidas pela Portaria; e Aplicação rigorosa das sanções previstas aos infratores, incluindo multas e apreensão de equipamentos e veículos”, diz a nota, acrescentando que, o descumprimento da Portaria pode resultar em responsabilização criminal, civil e administrativa dos envolvidos, além de possíveis consequências eleitorais. “Solicitamos à população que continue reportando casos de descumprimento às autoridades competentes, contribuindo assim para a efetividade das medidas implementadas. Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da ordem pública e a garantia de um processo eleitoral justo e tranquilo para todos os cidadãos. A Justiça Eleitoral está empenhada em fazer cumprir a legislação e assegurar o respeito ao sossego público durante o período eleitoral. Contamos com a colaboração de todos os envolvidos no processo democrático para o cumprimento integral da Portaria”, finaliza a nota da 101ª Zona eleitoral assinada pelo Juiz Pedro C. de Proença Rosa Ávila. A 46ª CIPM informou através de nota à emissora que tem realizado operações de fiscalização em todos os municípios de sua área de abrangência e intensificado as ações para cumprimento das decisões proferidas pela 101ª Zona Eleitoral. Informou ainda, que alguns veículos e equipamentos sonoros em desacordo com a Portaria Eleitoral vigente já foram apreendidos e que tem atuado para coibir quaisquer ações inadequadas. Por fim, a Unidade disponibilizou os telefones de contato para atendimentos de emergência aos cidadãos: 190 ou (77) 9851-8241.

Ônibus da Novo Horizonte capota e mata duas pessoas na BR-030, entre Caetité e Guanambi

Ônibus da Novo Horizonte capota e mata duas pessoas na BR-030, entre Caetité e Guanambi
Foto: Divulgação/PRE

Um ônibus pertencente a viação Novo Horizonte desceu uma ribanceira e capotou na noite deste domingo (15) na BR-030, trecho entre as cidades de Caetité e Guanambi, sudoeste da Bahia. Ao site sudoeste Total, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o acidente aconteceu por volta das 21h. Morreram no local do acidente, o condutor, identificado como Norivaldo de Souza Rodrigues, 47 anos, e outro homem identificado como Genilson Magalhães Gonçalves, 31 anos. Os corpos foram removidos por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Não havia mais ocupantes no coletivo. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Ônibus da Novo Horizonte capota e mata duas pessoas na BR-030, entre Caetité e Guanambi
Foto: Divulgação/PRE

Sem acertadores, prêmio da Mega-Sena vai a R$ 82 milhões

Sem acertadores, prêmio da Mega-Sena vai a R$ 82 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.774 na noite deste sábado (14) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou e foi a R$ 82 milhões. As dezenas sorteadas foram: 06 – 16 – 22 – 24 – 38 e 50. De acordo com a Caixa, 60 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 60.519,72. Já outras 4.967 apostas acertaram a quadra. O prêmio individual é de R$ 1.148,81. O próximo sorteio acontece na terça-feira (17). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília) no Portal Loterias Caixa e App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.





Apostas na Bahia





No sorteio deste sábado (14) uma aposta simples feita em Campo Formoso (BA) acertou a quina e receberá R$60.519,72. Também houve acerto da quina em um bolão com 10 cotas feito em juazeiro. O prêmio é de R$ 242.078,80. Outro bolão de 14 cotas feito em Nazaré acertou 5 números com prêmio de R$121.039,38.

Secretaria de Educação do Estado acompanha e vistoria unidades de ensino em Vitória da Conquista e Tremedal

Secretaria de Educação do Estado acompanha e vistoria unidades de ensino em Vitória da Conquista e Tremedal
Foto: Divulgação/Sec

Na programação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), este sábado (14) foi reservado para a realização de visitas a dois municípios do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20). O objetivo da agenda foi acompanhar o trabalho de construção de uma nova unidade escolar no Distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, e visitar a estrutura já existente no município de Tremedal, que passará por obras de ampliação com modernização. Pela manhã, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, visitou o terreno no Distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, onde está sendo construída uma nova sede que atenderá a mais de 400 estudantes dos quatro anexos do Colégio Estadual José Sá Nunes, dos distritos de Inhobim, São João da Vitória (Batuque) e Cercadinho e do povoado de Veredinha. “Estamos começando uma obra no valor de $ 27 milhões, reafirmando o nosso compromisso com a Educação, seja nos grandes centros ou nos distritos e povoados, contextualizando com a história de cada região”, afirmou a secretária, destacando, ainda, a importância do alinhamento entre município, Estado e União para estreitar ainda mais o regime de colaboração e, consequentemente, fortalecer a Educação em toda a Bahia. No início da tarde, a equipe da SEC se dirigiu ao Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos - Tempo Integral, no município de Tremedal. A comunidade escolar ouviu atenta às explicações sobre a obra de ampliação com modernização, que será realizada para beneficiar 419 estudantes do Ensino Médio, da Educação Jovens e Adultos (EJA) e do curso técnico profissionalizante em Administração, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A proposta é a implantação de bloco com cinco novas salas, teatro com 200 lugares, campo de futebol society, vestiário, quadra poliesportiva coberta e adaptações de estruturas existentes para a implantação de um restaurante estudantil com 200 lugares e da biblioteca. A expectativa da comunidade escolar é grande. A diretora da unidade, Débora Ferraz de Morais, comemorou. “Somos uma escola de tempo integral, que já oferece os projetos e programas estruturantes para nossos estudantes. Agora, eles vão poder usufruir em um espaço com mais conforto e do tamanho desse grande projeto de Educação do Governo do Estado”. O novo padrão de escola, acompanhado de equipamentos de esporte, lazer e laboratórios, vai proporcionar aos estudantes e toda a população do município o acesso a espaços para o lazer e entretenimento. A iniciativa integra uma série de ações para requalificar e construir novas unidades escolares estaduais com alto padrão de infraestrutura, visando atender as comunidades escolares por meio de uma aprendizagem integrada ao esporte, bem como à cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional. 

Grave acidente deixa um morto e mais quatro feridos entre Rio do Antônio e Caculé

Grave acidente deixa um morto e mais quatro feridos entre Rio do Antônio e Caculé
Foto: Divulgação/PRE

Uma batida envolvendo dois veículos deixou um morto e outros quatro feridos na BA-026, trecho entre os municípios de Rio do Antônio e Caculé, região sudoeste da Bahia neste sábado (14). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o acidente aconteceu no km 500 da rodovia por volta das 13h em um trecho de declive. Os condutores perderam controle das direções em seguida os veículos colidiram de forma frontal. O condutor do Fiat/Pálio Fire identificado como José, 61 anos, morreu ainda no local. O corpo dele foi removido por agentes da Polícia Técnica e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML. O outro veículo modelo HB20, era ocupado por três mulheres e uma criança, que tiveram ferimentos leves. Não há informações se eles precisaram de atendimento médico. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé
Foto: Divulgação/PRE

Um motociclista ficou gravemente ferido neste sábado (14) na BA-263, entre as cidades de Vitória da Conquista e Itambé, região sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o condutor trafegava com o veículo pela rodovia por volta das 22h10 quando perdeu o controle de direção. Em seguida, a motocicleta Yamaha saiu da pista e colidiu contra um barranco. O condutor, identificado como Marcelo, 21 anos, ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado à um Hospital da região. Não há mais detalhes do seu atual quadro de saúde. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé
Foto: Divulgação/PRE

Colisão entre carro e moto deixa um ferido na BA-263, região sudoeste da Bahia

Colisão entre carro e moto deixa um ferido na BA-263, região sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Uma colisão registrada na noite deste sábado (14) entre uma motocicleta e um carro deixou uma pessoa levemente ferida na BA-263, entre as cidades de Itambé e Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o acidente foi registrado por volta das 22h40 no trecho da Serra do Marçal. A PRE acredita que o veículo Crossfox trafegava pela rodovia quando realizou uma conversão a esquerda e colidiu frontalmente com a motocicleta Honda 300R. O condutor da moto teve ferimentos leves. Já o condutor do carro não se feriu.

Condutor morre após carro capotar na BA-262, entre Brumado e Aracatu

Condutor morre após carro capotar na BA-262, entre Brumado e Aracatu
Foto: Divulgação/PRE

Um homem morreu após o carro que dirigia capotar neste sábado (14) na BA-262, trecho entre os municípios de Aracatu e Brumado, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o acidente aconteceu por volta das 13h na altura do km 420 da rodovia. Usuários da via acionaram a PRE com a informação de que havia um veículo as margens da rodovia, com uma pessoa desacordada em seu interior. Conforme a PRE, após o condutor perder o controle da direção, o veículo, modelo Gol, capotou e caiu em alguns arbustos à margem da rodovia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e deslocou para o local juntamente com agente da PRE. No local, foi constatado o óbito do condutor identificado como Alex Souza Gomes, 36 anos. O corpo dele foi removido por agentes da Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Após fim da pandemia, número de viagens cresce 71,5% entre 2021 e 2023, diz IBGE

Após fim da pandemia, número de viagens cresce 71,5% entre 2021 e 2023, diz IBGE
Foto: Márcio Costa

Enquanto entre 2020 e 2021, anos muito marcados pela pandemia de Covid-19, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 para 12,3 milhões, em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais. A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos três meses que antecederam a entrevista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Em 2020, esse percentual foi de 13,9%. Os dados foram divulgados hoje (13) e fazem parte do módulo de Turismo. Em 2023, 85,7% das viagens foram realizadas por finalidade pessoal e 14,3% por finalidade profissional. O lazer foi o principal motivo apontado para a realização de viagens pessoais, representando 38,7% delas, seguido da visita ou evento de familiares e amigos (33,1%), do tratamento de saúde ou consulta médica (19,8%) e da categoria outro (8,4%), que inclui os deslocamentos para compras pessoais, cursos e peregrinação religiosa, por exemplo. Em relação a 2020 e 2021, houve aumento na participação dos motivos de lazer e do tratamento de saúde ou consulta médica. Por outro lado, das viagens realizadas por finalidade profissional, sendo 82,4% eram para negócio ou trabalho e 11,6% eventos e cursos para desenvolvimento profissional. Entre os tipos de lazer que motivaram as viagens, o maior destaque foi a busca de sol e praia, respondendo por 46,2% do total. Em seguida, aparecem as viagens em busca de natureza, ecoturismo e aventura (22,0%) e para cultura e gastronomia (21,5%). A categoria outro, que abarca, por exemplo, atividades heterogêneas como as esportivas e os encontros de idosos, representou 10,2% do total.

PM desarticula laboratório de drogas em Itabuna

PM desarticula laboratório de drogas em Itabuna
Foto: Divulgação/PM

Na noite de sexta-feira (13), policiais militares do 15º BPM foram acionados, para averiguar denúncia, que um imóvel abandonado seria utilizado como laboratório de entorpecentes no bairro São Roque, em Itabuna. Durante a Operação Garras de Arquimedes, militares receberam uma denúncia, que uma residência abandonada, situada em um condomínio, seria local para fabrico e guarda de drogas. No local, os PMs confirmaram o fato e encontraram 2,1kg de maconha, 1,1kg de cocaína, estufa, câmeras de monitoramento ilegal, balanças de precisão e embalagens. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia que atende a região, para adoção das medidas cabíveis.

Suspeito é detido com drogas em Livramento de Nossa Senhora

Suspeito é detido com drogas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Um suspeito de tráfico de drogas foi detido com entorpecentes neste sábado (14) em Livramento de Nossa Senhora. Na ação foram apreendidos cinco porções de substância análoga a maconha, vinte petecas de substância análoga a cocaína e R$ 248 em espécie. O flagrante aconteceu por volta das 10h no Bairro Barriguda. Durante rondas, foi avistado um veículo Corsa Wind preto com dois indivíduos que aparentavam estar manuseando substâncias ilícitas, momento em que foi realizada a abordagem policial e verificado que ambos possuíam substâncias análogas a drogas nos bolsos, quando um dos indivíduos conseguiu se desvencilhar da abordagem e empreender fuga adentrando em um matagal. Foram realizadas buscas, mas ele não foi localizado. Posteriormente, ao ser realizada busca veicular, foi encontrada mais substâncias análogas a cocaína e maconha. O detido foi conduzido à delegacia juntamente com todo o material apreendido para medidas cabíveis.

Bombeiros capturam jacaré de quase 2 metros de comprimento em Guanambi

Bombeiros capturam jacaré de quase 2 metros de comprimento em Guanambi
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na noite da última quinta-feira (12) uma guarnição do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) em Vitória da Conquista, resgatou um jacaré com cerca de 1,80 de comprimento que estava no jardim de uma residência em Guanambi. O animal foi avistado pelos moradores que acionaram os militares. Para a captura, os bombeiros utilizaram técnicas e equipamentos apropriados. Todo resgate também foi realizado com bastante cuidado para que o animal não ficasse ainda mais estressado. Após o resgate os militares avaliaram o jacaré, que estava sem ferimentos aparentes. Em seguida, o réptil foi devolvido à natureza. 

PM prende dupla por tráfico de drogas em Condeúba

PM prende dupla por tráfico de drogas em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Dois homens foram detidos por militares da 80ª CIPM nesta sexta-feira (13) ao serem flagrados com entorpecentes em Condeúba. A dupla foi flagrada no bairro Divino. Os dois homens, ao perceberem a presença da viatura, empreenderam fuga, deixando um volume cair no chão. A guarnição conseguiu interceptar os suspeitos e ao realizar busca pessoal foram encontrados 64 gramas de substância análoga a maconha, 32 pinos de substância análoga a cocaína, 4 papelotes da mesma substancia e 40 reais em espécie. Ambos foram conduzidos e apresentados na delegacia de Polícia Civil de Condeúba. Assim, os homens ficaram à disposição das autoridades competentes para serem tomadas as devidas providências.

Militares da 46ª CIPM participam de curso e congresso em Salvador

Militares da 46ª CIPM participam de curso e congresso em Salvador
Foto: Divulgação/46ª CIPM

O Comandante da 46ª CIPM com sede em Livramento de Nossa Senhora Major PM Wagner Rocha e o Tenente PM Leite representaram a Unidade no VIII Curso de Assessoria Parlamentar, promovido pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia - Força Invicta. O evento foi realizado no auditório do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, onde também aconteceu, simultaneamente, o 1º Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção. Durante o VIII Curso de Assessoria Parlamentar, os participantes receberam instruções sobre captação de recursos financeiros para apoiar as atividades da Corporação, aprendendo técnicas e estratégias de arrecadação de fundos para projetos e operações da instituição, além de outros temas relevantes. No 1º Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, policiais e bombeiros militares da Bahia e de outros estados compartilharam conhecimento, experiências e estratégias inovadoras. Foram abordados temas como segurança, prevenção, direitos humanos, políticas públicas de segurança, novas abordagens para prevenção ao crime e gestão de crises. O conhecimento adquirido pelos militares da 46ª CIPM aprimora a atuação profissional da equipe, gerando impacto positivo no cotidiano de suas operações.

Turista francês é resgatado por bombeiros após sofrer acidente na Chapada Diamantina

Turista francês é resgatado por bombeiros após sofrer acidente na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na tarde desta quinta-feira (12) guarnições do 11° BBM, em Itaberaba e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) resgataram um turista francês que sofreu um acidente em Morro do Castelo próximo ao Pati, na região da Chapada Diamantina. A vítima foi estabilizada e resgatada com o helicóptero dos bombeiros e levada para o aeroporto de Lençóis, onde seguiu com uma ambulância do 11° BBM para uma unidade de saúde em Seabra. De acordo com informações de populares, o homem teria sofrido uma queda e provavelmente estaria com traumatismo cranioencefálico (TCE). Mesmo sendo um local de difícil acesso e com condições meteorológicas não muito favoráveis, a tripulação identificou o grupo de turistas, dentre eles a vítima, que foi resgatada.






Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.