Início Arquivo Setembro de 2024

Setembro de 2024

Encontramos 244 Notícias

PRF apreende 130 kg de maconha em veículo roubado e detém suspeito em Jequié

PRF apreende 130 kg de maconha em veículo roubado e detém suspeito em Jequié
Foto: Divulgação/PRF

No último sábado (21), por volta das 13h50, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 130 kg de drogas na BR-116, km 669, em Jequié. Os policiais encontraram um veículo abandonado às margens da rodovia após uma saída de pista. Ao inspecionar o carro, descobriram 148 tabletes de maconha, totalizando cerca de 130 kg do entorpecente. Através de técnicas avançadas de identificação veicular, constatou-se que o carro havia sido roubado em 7 de setembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O fato levantou suspeitas, especialmente pela proximidade de um terminal rodoviário. Os policiais seguiram até o terminal, onde localizaram um indivíduo que havia surgido de uma área de matagal e estava tentando comprar uma passagem para Minas Gerais. Ao ser abordado, ele apresentou versões contraditórias sobre sua presença no local e a compra de uma passagem de valor incompatível. Posteriormente, o suspeito se recusou a dar mais informações, afirmando que só falaria em juízo. O homem foi encaminhado à Polícia Judiciária de Jequié. O veículo, juntamente com a droga, foi levado ao Departamento de Polícia Técnica para perícia.

Manifestantes cobram aprovação de recursos pela Câmara de Vereadores de Jussiape

Manifestantes cobram aprovação de recursos pela Câmara de Vereadores de Jussiape
Foto: Blog Regional

Uma manifestação que aconteceu nesta sexta-feira (20) na cidade de Jussiape chamou atenção de boa parte da região. Isso porque, o ato, teve o objetivo de cobrar que a Câmara de Vereadores do município aprove recursos para que a prefeitura continue desmobilizando itens essenciais para a população, como medicamentos na farmácia básica, salários de funcionários, transporte escolar, entre outros. De acordo com os organizadores, o prefeito precisa de autorização do executivo para movimentar recursos do orçamento da prefeitura. Segundo nota divulgada pela organização do evento, embora o recurso esteja disponível, ele não pode ser utilizado sem essa autorização. A falta da autorização, conforme os manifestantes, tem causado escassez de medicamentos no hospital, atrasos de salários dos servidores da saúde, da educação e de outras áreas. “O transporte escolar também será interrompido, deixando os alunos sem poder comparecer à escola. Os fornecedores da merenda não poderão receber resultado falta de alimentação para os estudantes”, dia a nota de convocação para o ato que aconteceu em frente à Câmara de vereadores.  

Colisão envolvendo motocicletas é registrada em Livramento de Nossa Senhora

Colisão envolvendo motocicletas é registrada em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução

Uma colisão envolvendo duas motocicletas foi registrada na noite desta sexta-feira (20) em Livramento de Nossa Senhora. O acidente aconteceu às 19h54 nas imediações da Gruta do Bom Jesus, Bairro Taquari. Uma câmera de videomonitoramento flagrou o acidente. No vídeo é possível ver que uma motocicleta com dois ocupantes adentra na via enquanto outra motocicleta que vinha em sentido contrário apenas com o condutor bate de frente. Em seguida diversas pessoas se juntam no local. As vítimas, que ainda não foram identificadas, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Não há detalhes dos seus respectivos quadros de saúde. É o segundo acidente no mesmo dia na cidade. Por volta das 12h19, um motociclista perdeu a vida em outro grave acidente. Após colidir aparentemente no fundo de um carro, o condutor da motocicleta caiu na Avenida Leônidas Cardoso e uma caçamba passou por cima de sua cabeça causando morte instantânea.






https://www.youtube.com/watch?v=nvFDFvVn7vA

Vestibular 2025: Conheça as opções na UESB de Vitória da Conquista

Vestibular 2025: Conheça as opções na UESB de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

Vitória da Conquista se destaca em diversos âmbitos socioeconômicos e é considerada um polo na Educação Superior. É nesse cenário que, há mais de 40 anos, a Uesb contribui com a formação profissional e cidadã de milhares de pessoas. Ela representa um papel importante na região, por meio da oferta de cursos de graduação e pós-graduação, além de serviços de atendimento à comunidade. Ao todo, são 21 opções de cursos de graduação disponíveis no campus de Vitória da Conquista. Para quem deseja fazer uma licenciatura, as áreas são as mais diversas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia. É possível se formar ainda em Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Direito, Engenharia Florestal, Medicina, Psicologia e Ciências Biológicas. Ao todo, são dez departamentos disponíveis para a lotação de professores e formação profissional em Conquista, sendo eles: de Ciências da Saúde (DCS); de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET); de Ciências Naturais (DCN); de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA); de Engenharia Agrícola e Solos (Deas); de Estudos Linguísticos e Literários (Dell); de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH); de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ); de Geografia (DG) e de História (DH). Os estudantes e a comunidade externa usufruem de mais de 80 laboratórios, destinados a atividades de pesquisa que contribuem para formação e aperfeiçoamento de conhecimentos. A comunidade conta, ainda, com um Restaurante Universitário, a Biblioteca Central, quadras esportivas, áreas de convivência e muito mais, bem como bolsas, auxílios e ações de apoio do Programa de Assistência Estudantil. Além disso, existe o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), espaço para os estudantes de Medicina e Psicologia praticarem atividades e a Universidade prestar serviços de saúde gratuitos e de qualidade para a população local. Outro espaço que auxilia na formação profissional é o Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte), com a TV Uesb e a Uesb FM servindo de espaço para a comunicação educativa e aprimoramento dos estudantes de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo. Espaços externos ao campus também fazem parte da rotina da Universidade. É o caso do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi), dos Núcleos de Prática Jurídica e de Defesa da Criança e do Adolescente, do Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira, do Museu Regional – Casa Henriqueta Prates, do Centro de Extensão e Ações Comunitárias, entre outros. Para quem deseja continuar a formação, o campus dispõe de 12 Programas de Pós-Graduação, com cursos de Mestrado e/ou Doutorado, contemplando áreas de conhecimento como Agronomia, Bioquímica e Biologia Molecular, Ciências Florestais, Educação, Ensino, Física, Geografia, História, Letras, Linguística, Matemática e Memória. Opções de cursos de Especialização também são ofertadas.

MP Eleitoral recomenda a partidos políticos respeito mútuo entre candidatos nas campanhas eleitorais na Bahia

MP Eleitoral recomenda a partidos políticos respeito mútuo entre candidatos nas campanhas eleitorais na Bahia
Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A Tarde

Na Bahia, o Ministério Público Eleitoral expediu uma recomendação aos diretórios estaduais dos partidos políticos para que orientem seus candidatos e filiados a promoverem campanhas eleitorais pacíficas, sem violência ou discriminação, durante o pleito municipal de 2024. O documento destaca o aumento de atos de violência entre candidatos e as consequências que esses atos podem gerar para a democracia e o processo eleitoral. O procurador regional Eleitoral, Samir Cabus Nachef Júnior, autor da recomendação, enfatizou a urgência da medida. “O agravamento da violência nas campanhas eleitorais na Bahia tem sido amplamente noticiado e é um reflexo de uma realidade preocupante, que coloca em risco a integridade das eleições e a segurança dos candidatos. Nosso objetivo é evitar que essas situações se agravem, promovendo um ambiente eleitoral mais justo e respeitoso para todos”, declarou. documento do MP Eleitoral recomenda que os diretórios partidários adotem medidas educativas entre seus filiados, para assegurar o respeito à propaganda eleitoral de todos os concorrentes e garantir que as campanhas se desenvolvam de maneira pacífica e sem discriminação. Requer também que os partidos motivem seus filiados a construírem uma agenda comum articulada entre Estado e sociedade civil, de modo a respeitar o processo eleitoral democrático e sem violência. Outro ponto da recomendação é a necessidade de estimular as comissões e diretórios municipais a adotar práticas semelhantes, reforçando o compromisso com campanhas pautadas pelo respeito aos direitos humanos e pela valorização dos princípios democráticos.

Ministério Público implanta projeto de educação inclusiva no Município de Guanambi

Ministério Público implanta projeto de educação inclusiva no Município de Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

O Ministério Público do Estado da Bahia implantou nesta quinta-feira, 19, no Município de Guanambi o projeto “Educação Inclusiva – Todas as escolas são para todos os alunos”. O lançamento do projeto ocorreu na sede da Câmara de Vereadores do Município e contou com a presença das promotoras de Justiça Cintia Guanaes, gerente do ‘Educação Inclusiva’, e Tatyane Miranda; além de profissionais da área de educação e servidores da Escola Municipal Enedina Costa de Macedo, que será a unidade piloto para a implantação do projeto. A programação do evento contou com palestras e oficinas ministradas pela equipe técnica do projeto, a psicomotricista Edinei Garzedin e a pedagoga do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc), Iracema Lemos. Criado em 2014, o projeto ‘Educação Inclusiva: todas as escolas são para todos os alunos’ ganhou uma nova versão em 2023 e foi formatado com um passo a passo para orientar os promotores de Justiça em suas comarcas, que inclui etapas desde a instauração da portaria do procedimento administrativo, quando o promotor de Justiça deve oficiar as secretarias municipais de educação, saúde e assistência social para coleta de informações, até a elaboração de cursos de formação e aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar de inclusão e dos professores. Atualmente, o ‘Educação Inclusiva’ está implementado em 17 municípios. O projeto propõe uma estratégia de inclusão de alunos com deficiência em três etapas, incluindo a sensibilização da comunidade escolar para a importância do tema da educação inclusiva; a criação de equipe multidisciplinar de inclusão e a formação dos professores para execução de anamnese, o PDI e avaliação devolutiva dos alunos com necessidades educacionais especiais; além da execução e acompanhamento dos instrumentos pedagógicos como anamnese, PDI e avaliação devolutiva.

PM apreende dupla pelo crime de moeda falsa em Vitória da Conquista

PM apreende dupla pelo crime de moeda falsa em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Dois indivíduos foram detidos pelo crime de moeda falsa em Vitória da Conquista por volta das 13h desta quinta-feira (19). O flagrante aconteceu no Bairro Campinhos. Durante patrulhamento, a Rondesp Sudoeste foi acionada via Cicom com a informação de que os indivíduos, em um veículo Punto branco, teria passado papel moeda falso em um comércio da cidade. De posse das informações, os policiais conseguiram localizar o veículo a frente de uma casa, que estava com a porta aberta possibilitando visualizar os envolvidos com as características e vestimentas relatadas. Foi feita a abordagem e com eles foi encontrada uma cédula falsa de R$200,00. Os envolvidos foram encaminhados com as cédulas à autoridade competente para a tomada das medidas legais.

Dupla é detida com arma de fogo e drogas em Vitória da Conquista

Dupla é detida com arma de fogo e drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp

Dois homens foram detidos ao serem flagrados com arma de fogo e entorpecentes em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (20). Por volta das 12h45, durante patrulhamento tático no bairro Bruno Bacelar, área conhecida pela alta incidência de violência e tráfico de drogas, a guarnição da Rondesp Sudoeste visualizou os dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos empreenderam fuga, sendo alcançados em seguida. Durante a abordagem, foi encontrado em posse de um dos suspeitos um revólver calibre 32, enquanto o outro portava duas buchas de substância análoga à maconha. Os dois homens foram detidos e conduzidos à Delegacia para as devidas providências legais.

Bahia bate novo recorde na produção de ovos e consolida-se como polo avícola

Bahia bate novo recorde na produção de ovos e consolida-se como polo avícola
Foto: Seagri

A Bahia continua a surpreender no setor avícola. De acordo com os mais recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos de galinha no estado atingiu um novo marco histórico no segundo trimestre de 2024. Com 22,386 milhões de dúzias produzidas, o período representa o melhor resultado desde o início da série histórica do IBGE, em 2001. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 7,5%, saltando de 20,818 milhões de dúzias. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, o aumento foi ainda mais significativo, com um crescimento de 13,8% em relação às 19,673 milhões de dúzias produzidas. Embora São Paulo continue liderando a produção nacional, com 26,3% do total no segundo trimestre de 2024, a Bahia, apesar de ocupar a 12ª posição com 1,9%, demonstra um crescimento consistente e um potencial de expansão significativo. Para atender à demanda crescente e estimular o consumo, as granjas estão inovando. Embalagens com maior quantidade de ovos e campanhas que destacam os benefícios nutricionais do produto são algumas das estratégias adotadas. Jackson Rodrigues, diretor da granja Ovos do Vale, um dos destaques do setor, revela que os números de sua propriedade superam ainda mais as médias estaduais. “Tivemos um aumento de 25% na produção em relação ao primeiro semestre do ano passado. Essa expansão nos permitiu oferecer mais produtos e, consequentemente, reduzir os preços nas gôndolas dos supermercados”, afirma.

CERB e centrais de associações comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité realizam reunião de alinhamento

CERB e centrais de associações comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité realizam reunião de alinhamento
Foto: Ascom/Cerb

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e as Centrais de Associações Comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité se reuniram, nos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Central de Caetité. O encontro, que contou com a presença de técnicos dos núcleos regionais da Cerb, foi aberto pela coordenadora do projeto Bahia que Produz e Alimenta e Projeto Integrado AFD, Talita Camara, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da reunião para o fortalecimento do acesso à água potável nas comunidades rurais da Bahia. Jacqueline Menezes, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Cerb, apresentou os parâmetros de direcionamentos do projeto Bahia que Produz e Alimenta, executado pela Cerb e pela CAR, e Projeto Integrado AFD, que é de responsabilidade da Cerb. Entre os assuntos abordados, destacaram-se os critérios de elegibilidade, os investimentos, as metas a serem alcançadas, além de questões relacionadas ao licenciamento ambiental e à regularização fundiária. Os projetos têm como meta expandir e fortalecer o Modelo de Gestão Compartilhada na Bahia, reconhecido por sua eficácia na melhoria do abastecimento de água nas comunidades rurais. Está prevista a criação de cinco novas centrais em municípios estratégicos, como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Barreiras e Teixeira de Freitas. Durante o encontro, os gerentes das centrais de Seabra, Jacobina e Caetité compartilharam experiências e discutiram ajustes técnicos nos sistemas de abastecimento de água que serão implementados pelos projetos. As equipes também realizaram uma visita técnica aos sistemas de abastecimento das comunidades de Estreito, pertencente ao município de Urandi, e Sebastião Laranjeiras, além do sistema integrado da comunidade de Cantinho, que também pertence a Urandi.

CERB e centrais de associações comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité realizam reunião de alinhamento
Foto: Ascom/Cerb
CERB e centrais de associações comunitárias de Seabra, Jacobina e Caetité realizam reunião de alinhamento
Foto: Ascom/Cerb

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Jaguaquara

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Jaguaquara
Foto: Divulgação/PM

Um suspeito morreu em confronto com Policiais militares em Jaguaquara, sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (20). Após informações acerca de uma grande quantidade de armas de fogo, armazenadas em um depósito no bairro Casca, todas oriundas do Distrito Stella Câmara Dubois, militares do 19º Batalhão de Polícia Militar deflagraram ações, a fim de averiguar e confirmar o fato. Ao chegarem no local, as guarnições foram recebidas por disparos de arma de fogo, que ocasionou intenso confronto. O suspeito, que portava duas armas de fogo foi atingido. Ele foi socorrido de imediato ao Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiu. Com ele, foram localizadas duas armas de fogo, munições e drogas. Os materiais foram apresentados na delegacia para registro da ocorrência.

Motociclista morre ao ser atropelado por caçamba no centro de Livramento de Nossa Senhora

Motociclista morre ao ser atropelado por caçamba no centro de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem morreu nesta-sexta-feira (20) após ser atropelado em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a Rádio Portal Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 12h19 na avenida Leônidas Cardoso. Câmeras de videomonitoramento de um comércio local flagraram o momento do acidente. No vídeo, é possível notar que a vítima, Luan Carlos Oliveira, seguia pela via em sua motocicleta, quando um carro branco à sua frente aparentemente parece ter freado durante uma ultrapassagem ao caminhão caçamba. Uma moto que estava na frente da de Carlos freia no mesmo momento que o carro branco. Em seguida, ocorre a colisão da motocicleta em que Carlos estava com os dois veículos à frente. Ele cai da motocicleta que dirigia e a roda traseira da caçamba passa sobre sua cabeça causando morte imediata. O corpo foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil segue acompanhando o caso.





Eleições 2024: Candidatos não poderão ser presos ou detidos a partir deste sábado (21)

Eleições 2024: Candidatos não poderão ser presos ou detidos a partir deste sábado (21)
Foto: Sudoeste Total

A partir deste sábado (21/9) e até o dia 8 de outubro, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024 não poderão ser presas(os) ou detidas(os), exceto em casos de flagrante delito. Essa regra está prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e é válida nos 15 dias que antecedem o primeiro turno, que será realizado em 6 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver um segundo turno em 27 de outubro, a restrição à prisão começa a valer a partir de 12 de outubro. De acordo com Jaime Barreiros, analista judiciário do TRE-BA, a regra visa a preservação da própria democracia, garantindo que o(a) candidato(a) não seja preso(a) sem justo motivo e, dessa forma, possa exercer a sua campanha. A única exceção à regra é em caso de flagrante delito, ou seja, se o(a) candidato(a) for detido(a) no momento exato da prática de um crime. Nesses casos, a pessoa será imediatamente apresentada a um juiz, que avaliará a legalidade da prisão.

Colisão entre carro e caminhão deixa condutor ferido na BA-262, em Vitória da Conquista

Colisão entre carro e caminhão deixa condutor ferido na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRE

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira (20) na BA-262, trecho do município de Vitória da Conquista. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta da 0h20 no Km 318, entrada do Bairro Henriqueta Prates. O carro trafegava pela rodovia sentido Anagé, quando ao adentrar em uma estrada vicinal colidiu frontalmente com o caminhão que trafegava no sentido contrário. O condutor do carro, que não teve identidade informada, foi socorrido e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. Não há mais detalhes de seu atual quadro de saúde. O condutor do caminhão não teve ferimentos. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Unidade do Corpo de Bombeiros de Brumado vai atender cerca de 400 mil pessoas em 24 municípios

Unidade do Corpo de Bombeiros de Brumado vai atender cerca de 400 mil pessoas em 24 municípios
Foto: Divulgação/CBM-BA

Moradores de Brumado e de cidades próximas receberam, nesta quinta-feira (19), a 2° Companhia de Bombeiros Militar. Pertencente ao 7° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Vitória da Conquista, a nova unidade vai atender 24 municípios e cerca de 400 mil pessoas, em serviços como combate a incêndios, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), segurança contra incêndio e busca e salvamento. “Cada unidade que inauguramos é um marco no nosso atendimento, pois estamos cada vez mais próximos dos cidadãos e podemos ampliar a nossa atividade de prevenção junto às comunidades locais, que é a nossa prioridade. Temos aqui uma estrutura muito boa e esse é só o início, vamos crescer ainda mais”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini. A sede fica situada no bairro Novo Brumado. A inauguração contou com a presença de autoridades civis e militares e a unidade conta com duas viaturas, sendo uma Auto Bomba Tanque (ATB) e uma Auto Rápida (AR) e o atendimento vai ser realizado 24 horas por dia.

PRE apreende 48 aves silvestres na BA-262, em Vitória da Conquista

PRE apreende 48 aves silvestres na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRE

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 48 aves silvestres nesta quinta-feira (19) na BA-262, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) passadas ao Sudoeste Total, os agentes deram ordem de parada a um veículo GM Astra com placas de Alagoas. No interior, os policiais encontraram seis caixas para transportes de pássaros, onde foram localizadas as aves da espécie canário-da-terra, que saíram de Águas Lindas (GO) com destino à cidade de Jordânia (MG). O condutor do veículo foi encaminhado ao DISEP de Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do município.





Acampamento utilizado por criminosos é desmobilizado pela PM em Vera Cruz

Acampamento utilizado por criminosos é desmobilizado pela PM em Vera Cruz
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares do Bope, do 23º BPM e da Rondesp Recôncavo localizaram e desmobilizaram um acampamento utilizado por criminosos, na manhã desta quinta-feira (19), em Vera Cruz, município da Ilha de Itaparica. As unidades vêm atuando conjuntamente para localizar e prender criminosos que atuam na região, apreender armamento, drogas e outros materiais utilizados em crimes, além de garantir mais tranquilidade à população local. Na manhã desta quinta-feira (19), as equipes encontraram um acampamento utilizado como esconderijo dos criminosos em uma área de mata fechada na localidade conhecida como Cone Sul. Um total de oito barracas foram desfeitas. Nenhum suspeito foi localizado. As ações de intensificação do policiamento promovidas pela Polícia Militar continuam em toda a região, desencadeadas pelo 23º BPM e por outras unidades da corporação.

Senacon notifica Latam e Voepass sobre relação comercial e queda de avião em Vinhedo

Senacon notifica Latam e Voepass sobre relação comercial e queda de avião em Vinhedo
Foto: SSP-SP

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou, nessa quarta-feira (18), as companhias aéreas Latam e Voepass para que as empresas esclareçam a relação comercial entre elas. Passageiros e familiares das 62 vítimas fatais do voo 2283, envolvido no acidente de 9 de agosto, em Vinhedo (SP), questionam a falta de clareza na comunicação sobre qual companhia seria responsável pelo serviço. Segundo os relatos, parte dos clientes comprou a passagem pelo site da Latam. O voo, no entanto, foi operado pela Voepass, sem que os passageiros fossem avisados previamente sobre a mudança. “O principal objetivo da Senacon é garantir que os consumidores sejam tratados com transparência e respeito, principalmente em situações de extrema gravidade, como o desse trágico acidente”, afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. Segundo o chefe da pasta, é preciso assegurar que as empresas envolvidas cumpram suas responsabilidades e informem aos consumidores, de forma clara, todos os aspectos da relação comercial. “Não toleraremos práticas abusivas que coloquem em risco a confiança e a segurança das pessoas”, completou. A notificação está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, que legitima a atuação da Senacon no monitoramento de eventuais práticas abusivas. A secretaria busca, por meio da notificação, que as empresas esclareçam a relação contratual entre elas, principalmente no que diz respeito à comunicação com os passageiros sobre a responsabilidade pela operação do voo. O objetivo do monitoramento é garantir a harmonização das relações de consumo e assegurar que os direitos dos passageiros sejam respeitados de maneira clara e justa. Eventuais sanções e medidas adicionais poderão ser adotadas dependendo do teor das respostas.

Caruru de São Cosme e Damião se torna patrimônio imaterial da Bahia

Caruru de São Cosme e Damião se torna patrimônio imaterial da Bahia
Foto: Arquivo pessoal

Durante todo o mês de setembro, os baianos ofertam o caruru para homenagear santos e divindades da religião católica e do candomblé. Feito com quiabo cortado, camarão seco, azeite de dendê entre outros temperos, o caruru costuma ser servido primeiro às crianças, tradição que ficou conhecida também como “caruru de sete meninos”, para depois ser servido a todas as pessoas presentes na festa. Ainda de acordo com a tradição, quem encontra no prato um quiabo inteiro, deve oferecer um caruru no próximo ano. Essa manifestação cultural baiana que se repete todos os anos agora é patrimônio imaterial da Bahia, título aprovado pelo pleno do Conselho Estadual de Cultura (CEC) por unanimidade. O registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião. A vice-presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), conselheira Evanice Lopes, foi a relatora do processo e apresentou parecer favorável à aprovação do título. “Não nos deixa dúvidas de que a Festa do Caruru de São Cosme e São Damião é uma das principais e mais antiga manifestação religiosa popular baiana, reunindo características próprias na junção de símbolos místicos e elementos plurais do sincretismo religioso baiano como estratégia de festejar, celebrar e agradecer”, argumentou ela em defesa. Emocionado, o presidente da Câmara de Patrimônio, que também é autor deste processo de patrimonialização, Táta Ricardo, comemorou a aprovação. “O princípio do patrimônio é de fato pertencimento, a gente não aprende na academia, na universidade… patrimônio é algo que a gente herda”, disse ele ao destacar que o caruru de São Cosme e Damião é uma das maiores manifestações populares de origem sacra do estado, mantida pelas pessoas, famílias e comunidades religiosas e culturais presentes em toda a Bahia. Táta também enfatizou a importância econômica dessa manifestação, que aquece a economia criativa e o mercado formal e informal em diversos municípios durante todo o mês de setembro. O secretário de Cultura e presidente de honra do Conselho, Bruno Monteiro, também marcou presença na sessão plenária desta “manhã histórica” como ele mesmo definiu. Ele elogiou o relatório e parecer apresentados e celebrou a salvaguarda de mais essa tradição baiana. Bruno conversou com o governador Jerônimo Rodrigues durante a sessão, que recebeu a notícia com entusiasmo e disse que providenciará a publicação do registro especial no Diário Oficial do dia 27 de setembro, Dia de São Cosme e Damião.

Reconhecimento Facial da SSP já alcançou 1.900 foragidos na Bahia

Reconhecimento Facial da SSP já alcançou 1.900 foragidos na Bahia
Foto: Márcia Santana - Ascom/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.900 foragidos da Justiça alcançados, na quarta-feira (18), com a captura de um homem procurado por prática de roubo. A prisão aconteceu na capital baiana. Acionados pela equipe do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes da Polícia Militar alcançaram o foragido. Somente em 2024, a tecnologia encontrou 647 pessoas com mandados de prisão. A ferramenta, implementada em 2019, é empregada em áreas estratégicas da capital, municípios da Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. Atualmente o sistema monitora 80 municípios. Das capturas, cerca de 25% eram procurados por roubo, 21% foram presos por homicídio, 13% por tráfico de entorpecentes e 5,7% por estupro. Pouco mais de 19% possuíam dívida de pensão alimentícia. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a importância da ferramenta para a localização de procurados. “Ampliamos o uso da tecnologia e conseguimos, nos últimos 18 meses, alcançar dois foragidos por dia na Bahia”, frisou.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.