Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/08/2024 - 16:19
Em nota divulgada por volta das 11h deste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do apresentador e empresário Silvio Santos, ocorrido nesta manhã. “Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros, querido pelas suas ‘colegas de trabalho’, como carinhosamente chamava as telespectadoras”, diz a nota. Ainda de acordo com a divulgação, o presidente destacou que, Silvio, com seu talento e carisma, lançou e deu apoio a muitos talentos da TV, do humor e do jornalismo. “Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil”, lamentou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/08/2024 - 16:06
Policiais militares do 19º BPM apreenderam um fuzil, carregador e munições em Jequié, no final da manhã de sexta-feira (16). Durante intensificação de patrulhamento na região, as guarnições receberam informações sobre a possível localização de uma arma em uma área de mata nas proximidades. Durante as buscas, os PMs localizaram um fuzil Colt calibre 556, carregador e munições. A arma apreendida foi apresentada à Polícia Civil, onde a ocorrência foi formalizada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/08/2024 - 15:58
O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). Segundo o hospital Albert Einstein, Silvio morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). As informações são do G1. O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981. Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem. Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977. Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 22:20
Uma mulher de 41 anos, acusada de ter matado o ex-marido na cidade de Gandu foi presa em Vitória da Conquista no início da tarde desta sexta-feira (16) enquanto fugia para Brasília. De acordo com a 10ª Coordenadoria do Interior (Coorpin), o crime teria ocorrido dia 9 deste mês e a vítima teria sido morta e em via pública. Investigadores do CATTI-SUDOESTE receberam a informação que a mulher estaria em fuga para Brasília em um ônibus que havia saído da cidade de Gandu e seguia para Brasília. Diante das primeiras informações, contando com apoio de prepostos da delegacia de Gandu e da delegacia de Poções, foi efetuado monitoramento e acompanhamento do coletivo que foi abordado na cidade de Vitoria da Conquista por uma equipe de policiais civis. A mulher foi detida e apresentada ao Plantão Central no Disep para a adoção das medidas de praxe concernente ao cumprimento do Mandado de Prisão expedido pela Vara Criminal de Execuções Penais de Gandu.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 22:10
Equipes da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista, composta por Investigadores do Serviço de Inteligência e do CATTI SUDOESTE deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem pela pratica de vários crimes de Estelionato. O mandado foi expedido pela Justiça Criminal da Comarca de Poções. As investigações que culminaram com a prisão do alvo foram realizadas pelas equipes da delegacia de Poções e da delegacia de Mirante, cidades com várias vítimas do estelionatário que aplicava golpes em criadores de gado na região. Para isso, o acusado obtinha os animais através de cheques que não se compensavam por falta de fundos, bloqueios por perda, extravio e furto. Há ainda informações que além das duas cidades mencionadas o alvo atuava em outros municípios da região sudoeste e sua prisão deverá auxiliar a instrução dos respectivos procedimentos registrados. O homem foi localizado numa chácara na zona rural de Vitoria da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 22:00
Policiais da Delegacia Territorial de Jaguaquara prenderam em flagrante, na quinta-feira (15), um homem por tráfico de drogas. Dois quilos de maconha, setenta gramas de cocaína, duas balanças e a quantia de R$ 2.692 mil proveniente da venda de entorpecentes foram apreendidas na casa do suspeito. Durante campana em frente ao imóvel do investigado, a equipe se deparou com um homem saindo da casa e com ele foi encontrada uma porção de cocaína e outra de maconha, prontas para consumo. O flagranteado está à disposição da Justiça e o material apreendido seguiu para a perícia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:50
Uma dupla suspeita de integrar uma quadrilha especializada em subtração de motocicletas foi presa pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Durante a ação realizada na quarta-feira (14), três motocicletas foram recuperadas. Logo após as vítimas registrarem as ocorrências dos roubos, no início de agosto, equipes da unidade especializada iniciaram o trabalho de investigação. “Com o levantamento de informações, chegamos até o local utilizado pela quadrilha, que tinha a finalidade de armazenar os veículos para realizar as vendas, além de ponto para tráfico de drogas”, explicou o titular da DRFR/Conquista, Odilson Pereira Silva. Segundo a autoridade policial, os homens flagranteados foram autuados por roubo e receptação. As vítimas foram notificadas quanto à recuperação dos veículos para devolução.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:40
Uma nova Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) foi recentemente cadastrada na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, dentro do bioma da Caatinga. O cadastramento ocorreu após uma vistoria detalhada conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que confirmou que a fazenda possui características ideais para abrigar animais silvestres resgatados, apreendidos ou entregues de forma voluntária. Com uma extensão de 2.500 hectares, incluindo uma Reserva Legal de 731,43 hectares, a fazenda, pertencente à Cia de Ferros Liga da Bahia (Ferbasa). A área destaca-se por sua vegetação diversificada, que inclui Caatinga Arbórea, Floresta Estacional Semidecidual de Altitude e Campos Rupestres. Essa variedade de ecossistemas oferece um habitat adequado para uma ampla gama de animais silvestres. No último ano, foram realizadas 3.432 solturas de animais silvestres em propriedades rurais cadastradas. “Esses números refletem o esforço contínuo para garantir a reintrodução eficaz e segura de espécimes resgatados em seus habitats naturais. Cada soltura é cuidadosamente planejada, levando em consideração as condições ambientais específicas de cada área cadastrada”, explicou Jeanne Florence, diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema. Conforme a diretora, as Asas são áreas sediadas voluntariamente pelos proprietários, que passam por avaliações das características ambientais apropriadas para a sobrevivência das espécies que serão reintroduzidas, e em critérios técnicos estabelecidos por especialistas. Esse processo visa assegurar que os locais ofereçam condições ideais para a adaptação, alimentação, e reprodução dos animais. Após receberem cuidados nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Inema especializada na reabilitação e reintegração de animais silvestres, os animais recuperados são liberados em áreas previamente selecionadas pelos biólogos. “Essa soltura é viabilizada pela parceria com os proprietários rurais que cadastram suas propriedades como Asas. Essa parceria garante que os animais reabilitados tenham um habitat adequado para sobreviver e se reproduzir”, destacou Marianna Pinho, especialista em meio ambiente do Inema.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:30
Em reunião com a Voepass realizada nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tratou com a empresa sobre as providências que deverão ser adotadas para garantir normalidade das operações depois do acidente ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo (SP). Após priorizar a assistência às famílias das vítimas no primeiro momento, a Anac iniciou operação assistida com o objetivo de manter a prestação do serviço da Voepas em condições adequadas. O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada de forma constante pelos órgãos que compõem o sistema de aviação brasileiro. Por sua vez, os operadores aéreos, entre eles a Voepass, têm que enviar constantemente dados de desempenho de sua frota à Anac, o que inclui eventuais interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronave ou dificuldades em serviço. No atual contexto pós acidente aéreo, e considerando aspectos de fatores humanos, a Agência entende ser importante a intensificação da vigilância continuada e do monitoramento do serviço prestado pela empresa, estabelecendo parâmetros para evitar anormalidades na operação. Essas questões foram tratadas durante a reunião desta sexta-feira.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:20
Uma operação policial desencadeada por volta das 8h30 desta quinta-feira (15), em Jequié, resultou na apreensão de um revólver calibre 38, munições do mesmo calibre, três sacos de substância análoga à maconha, uma balaclava e uma balança de precisão. A ação contou com policiais militares do 19 Batalhão. Os PMs receberam informações sobre a localização de um homem com mandado de prisão em aberto. No local indicado na denúncia, o indivíduo foi encontrado e preso. Durante a abordagem, ele apontou aos militares a localização de materiais em outro local, onde um segundo suspeito foi detido por estar responsável pela custódia dos produtos apreendidos. Todos os envolvidos foram conduzidos junto com os materiais à Polícia Civil onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:10
Uma arma de fogo calibre 32, uma balança de precisão, munições e porções de crack foram apreendidas pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (15) em Vitória da Conquista por policiais da 78ª CIPM. Em rondas ostensivas intensificadas no bairro Bruno Barcelar, os agentes avistaram um indivíduo que carregava uma mochila e apresentava um volume suspeito em sua cintura. No momento em que os policiais iniciaram a ação para abordagem, o suspeito empreendeu fuga não sendo alcançado pelos polícias. Em busca pelo perímetro foi localizada a mochila contendo os materiais que foram apresentados no DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 21:00
A Bahia segue sendo um grande palco brasileiro para as energias renováveis. O estado atingiu o marco de 10 Gigawatts (GW) de potência outorgada de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São 342 usinas em operação e um investimento estimado em R$ 50 bilhões. A estimativa é que os parques tenham gerado mais de 100 mil empregos. Os dados constam no Informe Executivo de Energia Eólica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). “Os bons ventos impulsionam o desenvolvimento econômico. Nos primeiros seis meses deste ano, a Bahia foi responsável pela maior geração total de energia elétrica do país, correspondendo a aproximadamente 35% da geração nacional. Outra boa notícia é que o estado se destacou de forma notável na expansão da matriz brasileira no mês de julho. Contribuímos com 594,60 Megawatts (MW) de um total de 875,42 MW adicionados, o equivalente a cerca de 68% do aumento total. Das 27 usinas que entraram em operação no país, 20 eólicas e solares foram baianas”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida. O secretário da SDE diz que os aspectos naturais, com ventos constantes e unidirecionais, são importantes na atração de investimentos, mas não são os únicos: “o Estado da Bahia apresenta uma excelente cartilha de incentivos fiscais para empreendimentos de geração de energia por fonte renovável como é o caso da energia eólica, solar fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, que conta ainda com um time de peso liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/08/2024 - 20:50
A Internet era utilizada em 92,5% dos domicílios (72,5 milhões) do país em 2023, com alta de 1,0 p.p. frente a 2022. O crescimento dessa proporção vem desacelerando, na medida em que se aproxima da universalização. Nas áreas urbanas, o percentual passou de 93,5% para 94,1% e nas áreas rurais, de 78,1% para 81,0%. A expansão tem sido mais rápida nas áreas rurais, com redução da diferença em relação às áreas urbanas, saindo de 40 p.p. de diferença em 2016 para 13,1 p.p. em 2023. Os dados são do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua, divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo IBGE. Até 2019, ambos os tipos de conexão por banda larga (fixa e móvel) mostraram gradual sentido de crescimento nos domicílios, ao passo que, em 2021, a banda larga móvel se reduziu, voltando a subir em 2022 e 2023. A banda larga fixa continuou aumentando de 2016 a 2023, chegando a uma taxa de adoção superior à da banda larga móvel a partir de 2021. Nos domicílios do país em que havia utilização da Internet, o percentual dos que usavam banda larga móvel passou de 81,2% para 83,3% entre 2022 e 2023. Ao passo que o percentual dos domicílios que utilizavam a banda larga fixa aumentou de 86,4% para 86,9% nesse mesmo período. O menor percentual de domicílios com banda larga móvel estava no Nordeste (68,2%), enquanto as demais Regiões apresentaram taxas superiores a 80%, sendo na Região Sudeste ainda maior que 90%.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 17:48
Na tarde desta quarta-feira (14), a 4ª CIPM assumiu a responsabilidade pelo policiamento ostensivo do município de Caturama, que era de responsabilidade da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora. Na transição foi realizada a inspeção da atual sede do Destacamento de de Polícia Militar e da sede nova que já está pronta aguardando inauguração, sendo também realizada a assinatura do Termo de transferência de materiais bélicos e permanentes, além de ser mantido contato com o Gestor Municipal. A mudança decorre da reestruturação das Áreas Integradas de Segurança Pública, consoante com a Portaria n.º 151, de 14 de junho de 2024, exarada pelo Secretário de Segurança Pública. Além de Caturama, Botuporã e Rio do Pires, a cidade de Érico Cardoso também será integrada na área da 4ª CIPM. O Policiamento ostensivo de Érico Cardoso também era de responsabilidade da 46ª CIPM (Livramento de Nossa Senhora).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 17:10
A Mega-Sena, que está acumulada, pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira (15). O concurso 2.672 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá R$ 294 mil de rendimento no primeiro mês. Gastando em média R$ 1,785 milhão, o ganhador pode adquirir imóveis em cada um dos 27 estados e no Distrito Federal. As apostas podem ser feitas até as 19h. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 15:44
Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na manhã desta quarta-feira (14), um mandado de busca e apreensão de um casal suspeito de desviar valores em dinheiro do caixa de uma empresa. De acordo com as investigações, a mulher era responsável por receber diariamente as prestações de conta dos vendedores externos, além de valores e eventuais comprovantes de depósitos efetuados pelos clientes. Os pagamentos eram desviados e depositados na conta do companheiro dela. Foram apreendidos no local, um notebook, um computador e três aparelhos celulares, que serão objetos de análise para a coleta de provas dos crimes investigados. Além disso, a Polícia Civil solicitou à Justiça o sequestro de bens e o bloqueio de contas dos investigados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 15:39
A Operação Nova Era, deflagrada pela 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, nesta quarta-feira (14), resultou no cumprimento do mandado de prisão temporária contra um homem, de 33 anos, suspeito de envolvimento na morte do fisiculturista Salomão de Moura Ribeiro, ocorrida em junho deste ano, naquele município. As investigações apontaram que a vítima tinha envolvimento com o tráfico e o suspeito era fornecedor de drogas. A apuração apontou também que Salomão comprava os entorpecentes e entregava por delivery para pessoas da alta sociedade de Porto Seguro. A motivação do homicídio tem ligação com essas práticas criminosas. Na residência onde o suspeito foi localizado funcionavam dois laboratórios de drogas, com câmaras climatizadas, condensador, sistema moderno de manutenção de temperatura e iluminação. No local também foram apreendidos 28 pés de maconha, diversas sementes da erva, sete quilos da mesma droga prensada e pronta para a venda, além de porções a granel distribuídas em pequenos envelopes, sacos plásticos e caixas. Um homem e uma mulher que estavam no imóvel foram presos em flagrante. Porções de cocaína, pasta base, crack, pinos vazios para acondicionar drogas, balanças, dois simulacros de arma de fogo, um revólver calibre 22, munições, além de um carro e uma motocicleta, ambos utilizados no tráfico de drogas, também foram apreendidos durante a operação. Os flagranteados vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Os três presos realizaram os exames de lesão de praxe e permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 15:36
Um homem com mandado em aberto por estupro de vulnerável foi preso por policiais da Delegacia Territorial de Gandu, nesta quarta-feira (14). Ele é suspeito de abusar da filha e de duas enteadas, que na época do crime tinham entre cinco e dez anos de idade. O acusado chegou a ser preso em 2009, mas respondia em liberdade pelos crimes, praticados no distrito de Itamarati, nos anos de 2007 e 2009. Ele também foi indiciado por estuprar outra filha de 14 anos, em 2022, e está sendo investigado por reiterar o crime contra a mesma vítima, atualmente com 17 anos, e por outro estupro ocorrido em Gandu, em agosto deste ano. O titular da Delegacia Territorial da cidade, delegado Thiago Campos da Silva, encaminhou à Justiça representação por medidas protetivas de urgência em favor da filha do investigado. Com o cumprimento da ordem judicial, expedida pela Vara Crime de Ubatã, o homem passou por exame de lesão corporal e permanece à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 15:31
Policiais militares da Cipe Sudoeste detiveram, na noite de terça-feira (13), um indivíduo suspeito de tráfico de drogas no município de Guanambi. Os PMs realizavam patrulhamento na localidade, quando avistaram um homem que, ao perceber a presença da guarnição, tentou fugir, sendo logo alcançado. Na abordagem, foram encontradas 25 porções de cocaína, uma balança de precisão, uma maquineta de cartão, um iphone, embalagens plásticas para acondicionar drogas e dinheiro em espécie. O material apreendido e o suspeito foram encaminhados para a delegacia que atende à região, para a adoção das medidas pertinentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/08/2024 - 15:25
O Município de Itapetinga suspendeu o show do padre Fábio de Melo, que seria realizado na terça-feira, dia 13, durante o evento de inauguração do Hospital Vírgina Hagge. A suspensão ocorreu após o Ministério Público estadual ajuizar representação eleitoral contra o prefeito Rodrigo Hagge e seu tio Eduardo Hagge, que é pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024. O Município anunciou que o show ocorrerá em outra data. No documento, a promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo registrou que o Poder Executivo Municipal contratou o show com recursos públicos e divulgou que ele aconteceria durante a inauguração do hospital, que se daria a menos de três meses das eleições. Essa conduta, explicou ela, é vedada pelo art. 73 da Lei 9.504/1997, que proíbe a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos, nos três meses que antecedem as eleições, para a realização de inaugurações. As inaugurações podem ocorrer nesse período, ressaltou Solange Anatólio, mas sem shows e sem participação de candidatos. A promotora de Justiça assinalou que não se pode negar que a prática dessa conduta vedada, por Rodrigo Hagge, na condição de agente público, “beneficia diretamente” a candidatura de Eduardo Hagge. Isso, salientou, “tende a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos no pleito eleitoral”. Ela lembrou que o prefeito, o vice e os secretários municipais receberam recomendação enviada pelo MP eleitoral para não permitir, ainda que indiretamente, a promoção de filiados, pré-candidatos e candidatos às eleições de 2024, valendo-se de programas sociais ou serviços públicos.