Início Arquivo Agosto de 2024

Agosto de 2024

Encontramos 250 Notícias

PRF apreende drogas durante operação na BR-116, em Vitória da Conquista

PRF apreende drogas durante operação na BR-116, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma apreensão de drogas durante fiscalização no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. A equipe policial abordou um veículo de carga e descobriu que o condutor tinha um histórico criminal associado a crimes graves e apresentava sinais de cansaço extremo, indicando possível condução prolongada sem o devido descanso. Durante a inspeção do veículo, os agentes encontraram 22,95 kg de cloridrato de cocaína, 9 kg de uma substância não identificada e 49 unidades de anfetaminas, conhecidas popularmente como "rebites".  O motorista alegou que estava transportando os ilícitos com destino à Paraíba. O material apreendido e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais apropriadas e continuidade às investigações.

Polícia Civil apreende em Itapetinga adolescente investigado pelo feminicídio de Hyara Flor

Polícia Civil apreende em Itapetinga adolescente investigado pelo feminicídio de Hyara Flor
Foto: Divulgação

O adolescente de 16 anos investigado pelo ato infracional análogo ao crime de feminicídio da cigana Hyara Flor dos Santos Alves, ocorrido em julho de 2023, teve o mandado de busca e apreensão e internação provisória cumprido nesta quarta-feira (22), em Itapetinga. Expedida pela comarca de Guaratinga, cidade onde o crime aconteceu, a ordem judicial foi cumprida no bairro Quintas do Sul, por equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin – Sudoeste/Sul), da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), da 23ª Coorpin/Eunápolis e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sudoeste).  As investigações sobre o caso foram concluídas e o inquérito policial já foi remetido ao Ministério Público, com o indiciamento do adolescente, cujo perfil genético foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) na arma do crime. Ele foi submetido aos exames de lesões de praxe e está à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Polícia Civil apreende 17 celulares falsificados em Feira de Santana

Polícia Civil apreende 17 celulares falsificados em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PC

Dezessete aparelhos celulares falsificados foram apreendidos por equipes da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/SERTÃO), na quarta-feira (21). Os produtos ilegais estavam sendo comercializados em uma loja no bairro Cidade Nova, neste município. Durante a apreensão, os policiais civis identificaram que os aparelhos não possuíam o selo de homologação pela ANATEL. Além disso, o proprietário do estabelecimento comercial informou que os celulares são oriundos do exterior e não apresentou as notas fiscais dos produtos. Os telefones foram apreendidos e serão encaminhados para a perícia. Diligências investigativas serão realizadas para identificar os responsáveis pela distribuição desses itens falsificados. A Polícia Civil orienta a população a verificar, antes da compra, a procedência dos produtos, pois dessa maneira evita prejuízos e enganos.

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem
Foto: Ascom/SEC

Gustavo Barros da Rocha, estudante de 16 anos do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, criou a plataforma LearnLoop para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na temida prova de redação. Sua iniciativa destaca o protagonismo estudantil na criação de soluções para questões diversas que tenham reflexo na comunidade em que está inserido e o impacto positivo dos investimentos da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) em programas que incentivam a inovação e a iniciação científica entre os alunos da rede estadual. Para o gestor da unidade escolar, Ivan Silva, fornecer condições para que os estudantes compartilhem conhecimento com colegas da Bahia e de outros estados brasileiros é fundamental para que eles enxerguem na Educação Científica uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida. “Somos um colégio relativamente pequeno, com 400 estudantes, mas alcançamos a 12ª colocação no Ideb da Bahia e somos, com 4,7 pontos, o maior do Vale do Jequiriçá”, comemora o gestor, se referindo aos resultados alcançados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – indicador nacional que possibilita o monitoramento da Educação, a partir do desempenho dos seus estudantes. O destaque da LearnLoop é o Corretor de Redações, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para avaliar e corrigir redações de maneira personalizada, inclusive com base nos critérios do Enem. Com uma simples foto da redação manuscrita, o sistema digitaliza o texto, identifica erros, sugere melhorias, explica o conteúdo e até cria novos artigos a partir das ideias dos alunos. Esta inovação não apenas acelera o aprendizado, mas coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o protagonismo dos jovens na busca por melhores resultados. Gustavo criou o corretor inspirado em sua própria experiência ao se preparar para o Enem. Ele percebeu a dificuldade que muitos alunos enfrentam por não terem acesso a corretores qualificados. A LearnLoop surgiu para preencher essa lacuna, democratizando o acesso a feedbacks detalhados e permitindo que qualquer estudante, em qualquer lugar, possa melhorar suas redações e aumentar suas chances de sucesso. “Vou me aprofundar mais nessa ferramenta com o objetivo de melhorar cada vez mais sua funcionalidade”, revela o estudante, reafirmando o potencial dos jovens como agentes de transformação pela Educação.

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem
Foto: Ascom/SEC

Norte e Nordeste têm a maior redução no número de nascimentos no Brasil, diz IBGE

Norte e Nordeste têm a maior redução no número de nascimentos no Brasil, diz IBGE
Foto: Pxhere

De 2000 a 2023, o número de nascimentos no Nordeste recuou de 1,1 milhão para 705,6 mil. Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022, divulgadas nesta quinta-feira (22) pelo IBGE. Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, destaca: “as regiões que apresentaram maior redução do número de nascimentos ao longo da última década foram o Norte e, principalmente, o Nordeste”. De 2000 a 2023, o número de nascimentos no Nordeste recuou de 1,1 milhão para 705,6 mil. No mesmo período, no Norte, esse indicador recuou de 377 mil para 285 mil. No índice nacional, o número de nascimentos por ano recuou de 3,6 milhões em 2000 para 2,6 milhões em 2022, e deve cair para 1,5 milhão em 2070. Izabel também chama a atenção para a redução dos nascimentos no país nos últimos anos. “Ainda não sabemos dizer o que, nessa redução, era o esperado e o que foi efeito da pandemia, principalmente a partir de 2021. Estamos aguardando para ver se os dados observados dos próximos anos vão mostrar, ou não, uma recuperação do número de nascimentos para os níveis pré-pandemia”.

Adolescente suspeito de ato infracional análogo ao crime de homicídio é apreendido em Feira de Santana

Adolescente suspeito de ato infracional análogo ao crime de homicídio é apreendido em Feira de Santana
Foto: Divulgação

A Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI/Feira de Santana) apreendeu, na tarde de terça-feira (20), o adolescente suspeito de cometer ato infracional análogo ao crime de homicídio, ocorrido na última sexta-feira (16), no bairro Brasília, neste município. A vítima, Cláudia Maria de Jesus Santos, de 54 anos, foi morta a facadas dentro da sua residência. O garoto confessou o ato infracional e negou a participação da sua genitora. O adolescente, juntamente com a sua mãe, estava desaparecido desde o dia do ato infracional, mas foram localizados por equipes da Delegacia de Homicídios (DH/Feira de Santana) na cidade de São Francisco do Conde, na tarde de segunda-feira (19). Os dois foram conduzidos para DAI, onde foram ouvidos e liberados, pois não estavam em situação de flagrância. Depois de colher a declaração do adolescente e iniciar as investigações, foi representado pela sua internação provisória. O Ministério Público deu parecer favorável e a Justiça decretou a internação do garoto.  “Segundo o adolescente, foi uma briga de vizinhos. Eles tinham uma relação tumultuada e sempre discutiam. O garoto alegou que a vítima sempre o ameaçava e que, inclusive, já havia agredido a mãe dele. Eles moravam muito próximos e para ter acesso à residência, precisava passar pela casa da vítima. Ele afirmou ainda que na sexta-feira a vítima teria ameaçado ele com uma faca, os dois entraram em luta corporal e o garoto esfaqueou a mulher”, explicou Danielle Matias, delegada titular da DAI de Feira de Santana. O adolescente será encaminhado ao Pronto Atendimento da Fundac em Feira de Santana e permanecerá à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Em menos de 12 horas, Polícia Civil apreende 18 celulares e prende procurado por roubo e extorsão em Feira de Santana

Em menos de 12 horas, Polícia Civil apreende 18 celulares e prende procurado por roubo e extorsão em Feira de Santana
Foto: Ascom PC

Em menos de 24 horas, a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana) com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão), apreendeu 18 celulares e prendeu um homem procurado por roubo e extorsão. As duas ações distintas ocorreram em Feira, Região Leste, nesta terça-feira (20). No bairro de Santo Antônio dos Prazeres, um homem foi preso após participar da subtração de uma motocicleta, cartões de crédito, mercadorias e R$ 120, além de exigir uma transferência bancária fazendo uso de ameaça. O suspeito foi alcançado após ser identificado pelas imagens de câmera de segurança de um estabelecimento comercial, logo depois, reconhecido pela vítima.  O investigado, que está à disposição da Justiça no Complexo Policial do Sobradinho, foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e extorsão. Já na localidade do Aviário, 18 aparelhos celulares que estavam em posse de um lojista foram apreendidos, após uma pessoa ser encontrada com um telefone roubado, a qual afirmou que teria comprado o produto com o flagranteado. A delegada Luana Lorena Almeida, titular da 2ª DT/Feira de Santana, informou que os materiais passarão por perícia.

Homem é preso em Ibipitanga por homicídio ocorrido em São Paulo

Homem é preso em Ibipitanga por homicídio ocorrido em São Paulo
Foto: Ascom/PC

Em ação conjunta com a Polícia Civil de São Paulo, equipes da Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI) cumpriram, nesta terça-feira (20), um mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de homicídio em Ibipitanga. Ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A diligência foi realizada em um bairro de Salinas, em cumprimento a um mandado de prisão e de busca e apreensão. No local foram apreendidas uma pistola 9 mm, 58 munições, três celulares, uma câmera de videomonitoramento e uma quantia em dinheiro. O suspeito não tinha registro de posse de arma e, por isso, foi dada a voz de prisão.  As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara do Júri de São Paulo. O crime aconteceu no ano de 2022 e teve como vítima Carleis Moreira Cardoso, na cidade de Tremembé. O homem permanece custodiado na Delegacia Territorial (DT/Ibipitanga), aguardando recambiamento para São Paulo.

Suspeito de tráfico é preso em Iguaí

Suspeito de tráfico é preso em Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Delegacia Territorial de Iguaí em operação conjunta com a Polícia Militar efetuaram a prisão em flagrante de um homem, de 27 anos, na localidade conhecida como Sem Terra, naquele município, na segunda-feira (19). O homem foi autuado por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Diligências investigativas apontaram que o suspeito tentava fugir de uma residência na Rua Piauí, no bairro Marinho Freitas. Na abordagem, os policiais encontraram na casa do homem porções de drogas, dois revólveres, munições, balanças e embalagens para acondicionamento de entorpecentes. O suspeito realizou exames periciais e está à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado à perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Casal de traficantes morre em confronto com a Polícia em Anagé

Casal de traficantes morre em confronto com a Polícia em Anagé
Foto: Sudoeste Total

Policiais da Delegacia Territorial de Anagé em conjunto com a Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sudoeste), logo após informações repassadas pela equipe da DT Barra do Choça, efetuaram o cumprimento do mandado de prisão preventiva, na segunda-feira (19), de um casal foragido da Justiça, localizado numa residência no povoado de Lagoa Queimada, na zona rural de Anagé. O Serviço de Inteligência apontou que o homem de 27 anos e a mulher de 21 estavam envolvidos em crimes na região, sendo líderes do tráfico de drogas nos municípios de Barra do Choça e Caatiba. Os foragidos, ao serem localizados, reagiram à prisão e confrontaram com as equipes, sendo socorridos para o Hospital Municipal de Anagé, onde morreram. Dois revólveres calibres 32 e 38 com numeração suprimida, munições de diferentes calibres, celulares, uma balança, porções maconha e cocaína, pólvora, uma espingarda de pressão e uma máscara foram apreendidos durante a operação e encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As ações terão desdobramentos visando apurar a atuação do casal na cidade de Anagé, bem como verificar se há outros suspeitos envolvidos nos crimes.

Policial Militar acusado de homicídio em Feira de Santana é preso

Policial Militar acusado de homicídio em Feira de Santana é preso
Foto: Haeckel Dias

O Policial Militar acusado de matar José Luiz Borges Santos, de 41 anos, no dia 22 de julho, em um lava jato no bairro Brasília, em Feira de Santana, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na noite de segunda-feira (19), ao se apresentar na Corregedoria da Polícia Militar, em Salvador. O crime estava sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, que concluiu e remeteu ao Ministério Público, no dia 1º de agosto, o Inquérito Policial que apurou o caso. A unidade especializada havia representado pela prisão preventiva do acusado, sendo decretada pela Justiça na manhã de segunda-feira. No primeiro interrogatório, o policial militar negou ser o autor do homicídio, alegando que no dia da morte de José Luiz ele estaria viajando. “Diligências investigativas constataram, por meio de imagens de câmeras de segurança, que o acusado estava em Feira de Santana. Os policiais identificaram também que o tênis usado pelo suspeito no dia do crime foi o mesmo utilizado no dia em que prestou depoimento na delegacia especializada. Foram constatadas ainda impressões digitais do acusado em um carregador encontrado no local do crime”, explicou o titular da DH, delegado Gustavo Coutinho. Em um segundo momento, o policial militar prestou novo depoimento e confessou o crime. Além do homicídio de José Luiz, ele também responde processo criminal e administrativo por abuso de autoridade praticado na cidade de Valença.

População do país vai parar de crescer em 2041, diz IBGE

População do país vai parar de crescer em 2041, diz IBGE
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As primeiras Projeções de População do IBGE com dados do Censo Demográfico 2022, divulgadas nesta quinta-feira (22), estimam que a população do país vai parar de crescer em 2041, quando chegará a 220.425.299 habitantes. Esse estudo demográfico também mostra que, de 2000 para 2023, a taxa de fecundidade caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher, e deve recuar até 1,44 em 2040, quando atinge seu ponto mais baixo. Já a idade média da população brasileira atingiu 35,5 anos em 2023 e deve subir para 48,4 anos em 2070. As Projeções de População do IBGE utilizam dados provenientes de diversas fontes, como os três censos demográficos mais recentes (2010, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil (iniciada em 1974) o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), ambos do Ministério da Saúde, entre outros. Seus cálculos permitem acompanhar a evolução dos padrões demográficos do país. Além de servirem de parâmetro para políticas públicas nas três esferas de governo, as Projeções de População permitem que o IBGE atualize as amostras de suas pesquisas domiciliares, como a PNAD Contínua, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Para Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, “a principal importância das Projeções é informar qual é a população do país a cada ano, pois os censos demográficos ocorrem apenas a cada dez anos. Essa informação, por idade e sexo, é fundamental para se elaborar políticas públicas voltada para crianças, idosos ou para a força de trabalho. Além disso, esses dados são a base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE)”.

De 2000 a 2023, proporção de idosos na população brasileira quase duplicou, diz IBGE

De 2000 a 2023, proporção de idosos na população brasileira quase duplicou, diz IBGE
Foto: Arte sobre foto de Pixabay/USP

As Projeções de População do IBGE divulgadas nesta quinta-feira (22) mostram que, de 2000 para 2023, a proporção de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Em números absolutos, o total de idosos passou de 15,2 milhões para 33,0 milhões, no período. Em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos, o que corresponderá a 75,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Outro indicador que ilustra a mudança no padrão etário do país é a idade média da população, que era de 28,3 anos em 2000 e subiu para 35,5 anos em 2023. Para 2070, a idade média projetada da população brasileira é 48,4 anos.

Mulher morre e homem fica ferido em colisão de motocicleta com carro, na BA-262 em Brumado

Mulher morre e homem fica ferido em colisão de motocicleta com carro, na BA-262 em Brumado
Foto: Divulgação/PRE

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido em uma batida envolvendo uma motocicleta e um carro na noite desta quarta-feira (21) na BA-262, trecho da cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 18h. A mulher estava na garupa da motocicleta. Ela foi identificada como Maria, de 20 anos, e morreu ainda no local. Já o condutor de 21 anos, foi socorrido com ferimentos graves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O corpo da mulher foi recolhido do local pelo Departamento de Polícia Tecnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O condutor do carro não teve ferimentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Bahia possui 81,43% de candidaturas negras e 34% de candidaturas femininas, de acordo com TSE

Bahia possui 81,43% de candidaturas negras e 34% de candidaturas femininas, de acordo com TSE
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, em seu portal de estatísticas, o percentual de candidaturas negras e femininas para as Eleições Municipais 2024. Os dados são da tarde de terça-feira, 20 de agosto, e podem ser atualizados conforme julgamento dos registros de candidaturas. Na Bahia, 4ª maior colégio eleitoral do país, o percentual de candidaturas negras, considerando pretos e pardos, chega a 81,43% (28.255 candidatos e candidatas). Já as candidaturas femininas chegam a 34%, o equivalente a 11.672 candidaturas registradas para os cargos de Prefeito e Prefeita, Vice-Prefeito e Vice-Prefeita e Vereador e Vereadora. Para o cargo de Prefeito(a), na Bahia, 84% das candidaturas são masculinas (962) e 16% femininas (177); para Vice-Prefeito, são 920 homens (79%) e 239 mulheres ( 21%). Já  para o Cargo de Vereador, o perfil de candidaturas é masculino (65%), com 21.145 pedidos de registros. As mulheres representam  35%, com 11.256 pedidos. Quando consultado o filtro raça/sexo por cargo, os resultados obitdos são de 65,49% de candidatos a Prefeito e Prefeita negros,  71,09% a Vice-Prefeito e Vice-Prefeita e 82,36% a Vereador e Vereadora.  

Polícia baiana registra marca de 11 mil criminosos capturados em 2024

Polícia baiana registra marca de 11 mil criminosos capturados em 2024
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Nos primeiros sete meses de 2024, cerca de 11 mil pessoas foram capturadas pelas Forças da Segurança da Bahia, uma média de 51 prisões realizadas por dia. O número é 3,5% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 10.556 capturas foram realizadas. Entre os presos estão lideranças de grupos criminosos especializados em homicídios, tráfico de drogas e armas, além de feminicidas, assaltantes de bancos e integrantes do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Alguns foram localizados em outros estados. A tecnologia da SSP-BA auxiliou na captura de mais 500 foragidos da Justiça em 2024. Dos localizados, 26,5% respondiam pelos crimes de roubo e furto, 22,5% por homicídio, 17,6% dívida de pensão alimentícia, 13,8% por tráfico de drogas e 5,7% procurados por estupro. Presente em 81 cidades da Bahia, além de ser empregada em eventos festivos em todo o estado, a ferramenta já localizou 1.753 pessoas desde a sua implantação.

Em 2022, Brasil tinha 14,6 milhões de microempreendedores individuais, diz IBGE

Em 2022, Brasil tinha 14,6 milhões de microempreendedores individuais, diz IBGE
Foto: Freepik

As Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, divulgadas hoje (21) pelo IBGE, revelam que, em 2022, havia 14,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Esse número representa um crescimento em números absolutos de 1,5 milhão de microempreendedores cadastrados em relação a 2021, quando a pesquisa apurou o quantitativo de 13,1 milhões. Por outro lado, a proporção de MEIs no total de ocupados formais teve queda, passando de 19,1% em 2021 para 18,8% em 2022. De acordo com a legislação em vigor, os MEIs podem ter até um empregado. Na comparação entre os dados de 2021 e 2022, verificou-se que o número de MEIs empregadores cresceu de 104,1 mil para 133,8 mil. Cerca de 69,4% dos MEIs ativos em 2022 se filiaram nos últimos cinco anos. Apenas os filiados em 2022 (2,6 milhões) representam cerca de 1/5 de todos os MEIs. Entre as atividades econômicas, cerca de metade dos MEIs (51,5%) estava presente no setor de Serviços em 2022. Dentre as 15 classes mais representativas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0, assim como em 2021, Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza se destacou em 2022, respondendo por 9,0% do total de MEIs (1,3 milhão) e pela maior participação dos microempreendedores individuais nas ocupações da atividade, com 88,7%. Em seguida, vinham Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 990,4 mil MEIs (6,8%), que representavam 52,7% das ocupações da atividade, e Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 876,0 mil (6,0%) e 34,3% das ocupações. Na análise de participação de MEIs entre as ocupações, outras atividades que se destacaram foram: Atividade de malote de entrega, Atividades de publicidade não especificadas anteriormente e Serviços especializados para construção não especificados anteriormente, todas com participação superior a 70%.

Homem é condenado a 26 anos de prisão por estupro de vulnerável em Monte Santo

Homem é condenado a 26 anos de prisão por estupro de vulnerável em Monte Santo
Foto: Monte Santo Net

Um homem foi condenado a 26 anos e 3 meses de reclusão pelos crimes de estupro de vulnerável, praticados de forma continuada contra sua irmã. A decisão, que acatou a tese do promotor de Justiça Marcelo Cerqueira Queiroz, foi tomada no último dia 19, durante sessão do Tribunal do Júri, presidida pelo juiz Lucas Carvalho Sampaio, no Município de Monte Santo. A denúncia apontou que os abusos começaram em 2014, quando o réu tinha 18 anos e a vítima apenas 8 anos de idade, e ocorreram de forma contínua até 2024. De acordo com a peça, o réu, irmão da vítima, aproveitava-se dos momentos em que estavam sozinhos na casa da família, na zona rural de Monte Santo, para forçá-la a manter relações sexuais com ele. Os abusos ocorreram repetidamente ao longo de dez anos, sendo o último registrado em fevereiro deste ano. Exames periciais, anexados à denúncia, confirmaram os relatos da vítima. O Tribunal reconheceu agravantes, como o fato de o réu ser irmão da vítima, o que resultou no aumento da pena, a ser cumpridos em regime inicialmente fechado. O acusado permanecerá em prisão preventiva, sem o direito de recorrer em liberdade, devido ao risco de reiteração dos crimes, conforme ressaltado na sentença, que destacou ainda a gravidade dos fatos e a vulnerabilidade da vítima ao longo dos anos em que os abusos foram cometidos.

Ministério da Fazenda recebeu 113 pedidos de autorização de empresas ‘bets’ que querem oferecer apostas

Ministério da Fazenda recebeu 113 pedidos de autorização de empresas ‘bets’ que querem oferecer apostas
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Até a meia noite dessa terça-feira (20/08), a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA-MF) recebeu 113 pedidos de autorização de 108 empresas para a exploração de apostas de quota fixa. Essas primeiras que se inscreveram no Sistema de Gestão de Apostas (Sigap) do MF terão respostas ainda em 2024 e, caso aprovadas, poderão atuar já na abertura do mercado regulado de apostas, em 1º de janeiro de 2025.  Se todas atenderem as regras estabelecidas na regulamentação, o  MF poderá arrecadar até R$ 3,4 bilhões, ainda neste ano, somente com o pagamento das outorgas. Estima-se que cerca de 220 sites poderão oferecer apostas de forma autorizada e regulada, já que, em cada pedido, pode-se oferecer até três marcas (popularmente conhecidas como bets), a depender da opção comercial da empresa. O período de inscrições continua aberto, mas as novas solicitações serão analisadas no prazo de 180 dias, conforme a regra geral. A partir do próximo ano, com o encerramento do período legal de adequação, que vai até 31 de dezembro, somente poderão operar no Brasil as empresas autorizadas e que cumprirem a totalidade da regulação. Empresas sem autorização estarão em situação ilegal e deverão ser banidas do mercado, inclusive proibidas de realizar publicidade e patrocínios.

Manifestações políticas com veículos em cidades da região já apresentam irregularidades de trânsito, bloqueios de vias e perturbação do sossego

Manifestações políticas com veículos em cidades da região já apresentam irregularidades de trânsito, bloqueios de vias e perturbação do sossego
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

As manifestações políticas em cidades da região com uso de veículos, especialmente com motocicletas, as chamadas motociatas, já começaram e com elas, diversas irregularidades. Os registros dessas manifestações podem ser observados em vídeos compartilhados nas redes sociais, por moradores, nas cidades de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Brumado. Nas imagens compartilhadas, é possivel notar, entre algumas irregularidades, escapamentos adulterados e ocupantes sem uso de capacete. Na última segunda-feira (19), houve moradores enviando denúncias à Rádio Portal Sudoeste, em Livramento de Nossa Senhora, cobrando ações por parte do poder público. “Boa tarde. Queria falar sobre a bagunça da campanha política, pois no último sábado e domingo foi o maior furdunço. Queriam até interditar a avenida Ulisses Cambuí Lima no Bairro Taquari, sem contar com as motos com as descargas barulhentas, sem contar com os paredões de som automotivos com músicas de baixo escalão. Ninguém tem ouvido de ferro não”, relatou uma moradora do Bairro Taquarí, que não foi identificada. Já um morador de Brumado, identificado como Luciano, disse que, a justiça eleitoral deveria proibir essas caminhadas em avenidas de grande fluxo de veículos e pessoas. “Estou falando isso porque em Brumado, sexta-feira, foi uma falta de respeito com a população, pois travou a principal avenida da cidade”, declarou. Um segundo morador de Livramento de Nossa Senhora também alegou fechamento de uma Avenida no Bairro Taquari, fato que segundo ele, aconteceu no sábado (17). Um terceiro morador do município, informou que também houve perturbação do sossego e muita baderna no distrito de Iguatemi. Até o momento, não há informações se haverá fiscalização por parte da PM, da prefeitura ou de outros órgãos responsáveis pelo trânsito nestas cidades.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.