Início Tag Regiao

Regiao

Encontramos 5200 Notícias

CIPE Sudoeste prende suspeito por tráfico de drogas em Érico Cardoso

CIPE Sudoeste prende suspeito por tráfico de drogas em Érico Cardoso
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de terça-feira (02/06), durante uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste no município de Érico Cardoso. De acordo com a polícia, por volta das 18h30, uma guarnição realizava patrulhamento especializado nas proximidades do fundo da creche municipal quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem teria descartado um saco plástico branco, o que chamou a atenção dos policiais. Durante a abordagem e averiguação do material dispensado, os agentes encontraram 32 papelotes contendo substância análoga à cocaína e duas porções de substância análoga à maconha. Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Além dos entorpecentes, a polícia também apreendeu um aparelho celular iPhone 7. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Veículo furtado é recuperado em Vitória da Conquista

Veículo furtado é recuperado em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Na manhã desta terça-feira (2), equipes da Polícia Civil, por meio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste) e da Delegacia de Homicídios (DH), recuperaram um veículo furtado no dia 29 de maio, no Centro de Abastecimento (Ceasa), região central de Vitória da Conquista. O automóvel foi encontrado em uma oficina de chaparia localizada no bairro Patagônia, após diligências realizadas pelas equipes policiais. Durante outra ação operacional, os investigadores receberam informações de populares sobre a localização do veículo. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais identificaram o carro e realizaram contato com o proprietário do estabelecimento, que informou que o automóvel havia sido deixado no local por um terceiro para a realização de serviços de chaparia. Diante dos fatos, o veículo foi conduzido ao pátio da Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde foi periciado e posteriormente devolvido ao proprietário. As diligências investigativas seguem em andamento para localizar o autor do crime.

Projeto transforma diversidade cultural em aprendizado e protagonismo estudantil, em Rio do Pires

Projeto transforma diversidade cultural em aprendizado e protagonismo estudantil, em Rio do Pires
Foto: Acervo pessoal

Conhecer as próprias origens, valorizar as diferenças e compreender a riqueza cultural que forma o povo brasileiro foram experiências vivenciadas pelos estudantes do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral de Ibiajara, distrito de Rio do Pires, durante o Projeto Somos Miscigenação. A iniciativa mobilizou turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em pesquisas, produções artísticas e apresentações que destacaram as contribuições dos povos indígenas, africanos e portugueses para a construção da identidade nacional. O projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Rosiane Araújo, a partir das discussões sobre o ensino da História e das cullturas Afro-Brasileira e Indígena, realizadas na unidade escolar. “Durante esses debates, comecei a refletir sobre a importância de trabalharmos com os estudantes a valorização das diferentes matrizes que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Foi neste momento que nasceu o projeto”, relatou. A proposta ganhou caráter interdisciplinar e envolveu docentes de diferentes áreas do conhecimento. Nas atividades, os estudantes desenvolveram pesquisas, seminários, glossários ilustrados e grandes painéis temáticos sobre cultura, linguagem, tradições e costumes. O ponto alto do projeto reuniu apresentações de dança, teatro, capoeira, exposição de trabalhos e o Desfile das Origens, que destacou elementos representativos das diferentes matrizes culturais. “O projeto me ajudou a compreender melhor a formação do povo brasileiro e a perceber como diferentes povos e culturas contribuíram para construir a nossa identidade”, afirmou a estudante Janaína Silva Oliveira, da 1ª série do Ensino Médio. A professora de História, Ivana Moura, ressaltou que a iniciativa ampliou a reflexão dos estudantes sobre direitos humanos e valorização das diferenças. “Passamos a perceber que somos múltiplos e todos nós temos que ser valorizados”. Segundo ela, o trabalho também destacou a contribuição de outros povos que influenciaram a formação cultural brasileira, fortalecendo o entendimento sobre a pluralidade presente na sociedade. Para a estudante Camila Emilly Oliveira Caetano, do 7º ano do Ensino Fundamental, o projeto contribuiu para ampliar o olhar sobre o respeito e a inclusão. “Foi possível estudar um pouco mais sobre todas as culturas do nosso país e perceber que existem diversas culturas que formam o nosso Brasil”.  Carla Santos, mãe do aluno Antônio Santos, também destacou a importância da ação. “Foi um evento maravilhoso. O modo como os jovens partilharam os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto tornou este momento muito especial para toda a comunidade escolar”. O resultado, como ressaltaram os participantes, foi uma experiência de aprendizagem que fortaleceu o protagonismo estudantil e reafirmou a diversidade como uma das maiores riquezas da cultura brasileira.

Mulher é presa com quase 20 quilos de maconha, cocaína e centenas de comprimidos de ecstasy em Vitória da Conquista

Mulher é presa com quase 20 quilos de maconha, cocaína e centenas de comprimidos de ecstasy em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (1/6) uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, por volta das 15h30, uma guarnição realizava patrulhamento especializado na Rua Abimael Andrade Matos, nas proximidades do Condomínio Parque Vitória Sul, quando percebeu uma mulher dispensando um saco plástico preto ao notar a aproximação da viatura. A atitude despertou a suspeita dos policiais, que realizaram a abordagem. Durante a verificação do material descartado, foram encontrados dois tabletes de substância análoga à maconha e uma porção maior da mesma droga. Questionada sobre a origem do entorpecente, a suspeita informou que havia mais drogas armazenadas em seu apartamento. Os policiais seguiram até o imóvel e localizaram uma grande quantidade de substâncias ilícitas, incluindo maconha, cocaína e comprimidos de ecstasy. Diante da situação, a mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com todo o material apreendido. Ao todo, foram apreendidos 27 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 19,9 quilos, além de quatro porções grandes da mesma droga, pesando cerca de 976 gramas. A ação também resultou na apreensão de quatro porções de cocaína, com peso aproximado de 420 gramas, 739 comprimidos de substância análoga ao ecstasy, uma balança de precisão e um aparelho celular iPhone 16 Pro Max. A ocorrência foi registrada no DISEP de Vitória da Conquista, onde o caso ficará sob investigação da Polícia Civil.

Mulher é presa por tráfico de drogas após tentar fugir da PM em Ibipitanga

Mulher é presa por tráfico de drogas após tentar fugir da PM em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (01/06), durante uma ação de policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no município de Ibipitanga. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início após uma denúncia anônima informar que uma mulher estaria comercializando entorpecentes nas proximidades da Praça Santa Luzia. Com base nas informações recebidas, uma guarnição foi deslocada até o local para averiguação. Ao perceber a chegada dos policiais, a suspeita tentou fugir, mas foi alcançada e abordada. Durante a busca pessoal, os militares encontraram 16 papelotes contendo substância análoga à cocaína, além de R$ 371 em dinheiro. Diante do material apreendido e das circunstâncias da ocorrência, os policiais deram voz de prisão à mulher pelo crime de tráfico de drogas. A suspeita e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Ibipitanga, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Caetité: 94ª CIPM destaca prisões e recuperação de veículos durante ações em maio

Caetité: 94ª CIPM destaca prisões e recuperação de veículos durante ações em maio
Foto: HR Bahia

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Caetité, divulgou o balanço das ações realizadas durante o mês de maio de 2026, destacando resultados obtidos no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública nos municípios de sua área de atuação. De acordo com os dados apresentados pela unidade, foram registradas três prisões em flagrante e duas apreensões de armas de fogo ao longo do período. A companhia também recuperou seis veículos com restrições, devolvendo os bens aos seus proprietários e contribuindo para a redução dos índices de crimes patrimoniais. O levantamento aponta ainda que não houve apreensão de drogas durante o mês. Além desses resultados, a 94ª CIPM conduziu 35 pessoas à delegacia, cumpriu um mandado de prisão e lavrou 15 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). As equipes também realizaram a apreensão de 34 veículos em diferentes ações de fiscalização e policiamento. Segundo a unidade, os números refletem o trabalho desenvolvido diariamente pelos policiais militares, com foco na prevenção e repressão à criminalidade, fortalecendo a sensação de segurança da população da região.

Suspeito de homicídio é preso pela PM na zona rural de Vitória da Conquista

Suspeito de homicídio é preso pela PM na zona rural de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/92ª CIPM

Um homem suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido no distrito de Cercadinho, zona rural de Vitória da Conquista, foi preso por policiais militares da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na tarde de segunda-feira, 1º de junho. De acordo com a Polícia Militar, equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizavam diligências na localidade após um homicídio registrado na noite anterior. Durante as buscas por informações sobre o possível autor do crime, os policiais localizaram um suspeito apontado como participante da ação criminosa. Ao ser abordado e questionado sobre sua identidade, o homem tentou fugir em direção a uma área de matagal. Durante a tentativa de evasão, ele danificou o próprio aparelho celular. Os policiais conseguiram alcançá-lo, mas o suspeito resistiu à abordagem, sendo necessário o uso de técnicas de contenção para realizar a imobilização. Em seguida, os militares fizeram buscas no imóvel do suspeito, onde encontraram roupas e botas com manchas semelhantes a sangue, além de uma pistola calibre 9 milímetros, carregador, munições e uma porção de substância análoga à maconha. Segundo a PM, diante dos materiais localizados, o homem confessou a autoria do homicídio e afirmou que o crime teria sido motivado por um desentendimento com a vítima. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). No local, também foi constatada a existência de dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça do Estado de Goiás, ambos relacionados ao crime de homicídio. Entre os materiais apreendidos estão uma pistola Taurus TS9 calibre 9 milímetros, um carregador, cinco munições intactas, uma porção de substância análoga à maconha, um aparelho celular danificado e R$ 8 em espécie. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

24º BPM divulga balanço das ações operacionais realizadas em maio na região de Brumado

24º BPM divulga balanço das ações operacionais realizadas em maio na região de Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Brumado, divulgou o balanço das ações operacionais desenvolvidas durante o mês de maio de 2026. Os números apresentados refletem as atividades realizadas pela corporação no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública nos municípios atendidos pela unidade. De acordo com o levantamento, foram registradas seis prisões em flagrante ao longo do período, resultado de ações policiais que culminaram na retirada de suspeitos de circulação. O balanço também aponta a apreensão de uma arma de fogo, medida considerada importante para a prevenção de crimes e para o aumento da segurança da população. Outro destaque foi a recuperação de três veículos com restrição, que foram devolvidos aos seus proprietários após as diligências realizadas pelas equipes policiais. No enfrentamento ao tráfico de drogas, o 24º BPM contabilizou quatro ocorrências com apreensões de entorpecentes durante o mês de maio. Segundo a corporação, os resultados são fruto do trabalho operacional desenvolvido pelas guarnições e do emprego de ações estratégicas voltadas à redução dos índices de criminalidade e à manutenção da segurança pública na região.

Suspeitos de assalto a farmácia são detidos pouco após o crime em Vitória da Conquista

Suspeitos de assalto a farmácia são detidos pouco após o crime em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Três indivíduos foram detidos pela Polícia Militar na noite de segunda-feira (01/06), em Vitória da Conquista, após serem apontados como suspeitos de participação em um assalto a uma farmácia da cidade. De acordo com a PM, por volta das 18h30, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informou às guarnições sobre um roubo à mão armada ocorrido na Farmácia Guarani. Após receber as características dos suspeitos, os policiais iniciaram diligências para localizá-los. Durante as buscas, uma guarnição abordou um homem na Praça Gerson Sales que apresentava características semelhantes às registradas por imagens relacionadas ao crime. Simultaneamente, policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que também participavam da operação, localizaram outros dois suspeitos na Travessa Santos. Os três foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas cabíveis. Durante a ação, os policiais apreenderam nove aparelhos celulares, sendo dois da marca Motorola, um Poco e quatro Samsung, além de R$ 500 em dinheiro, duas balanças de precisão, dois pacotes de embalagens para acondicionamento de materiais, uma touca preta, uma mochila azul e um cachecol vermelho. Todo o material recolhido foi apresentado na unidade policial juntamente com os suspeitos.

Homem é preso após ameaçar trabalhador e atacar policiais durante fuga em Poções

Homem é preso após ameaçar trabalhador e atacar policiais durante fuga em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Um homem foi preso na segunda-feira (01/06) após ameaçar de morte um trabalhador e resistir à abordagem policial no centro de Poções. De acordo com a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição realizava rondas na região quando foi acionada por um cidadão que informou que seu funcionário estava sendo ameaçado por um indivíduo armado com uma faca. Os policiais iniciaram diligências e localizaram o suspeito na Praça Coronel Raimundo Pereira de Magalhães. Ao receber ordem de parada, ele desobedeceu à determinação e fugiu, dando início a uma perseguição pelas ruas da cidade. Durante a fuga, o homem utilizou um estilingue para lançar pedras contra os policiais, colocando em risco a integridade da guarnição e de pessoas que passavam pelo local. A perseguição terminou nas proximidades da Praça do Divino, onde o suspeito voltou a resistir à prisão, mas foi contido pelos militares. Na abordagem, foram apreendidos uma faca tipo peixeira, um estilingue e pedras utilizadas nas agressões. Após a ocorrência, o suspeito, a vítima das ameaças e uma policial militar que ficou ferida durante a ação foram encaminhados para atendimento médico. Em seguida, todos foram apresentados na Delegacia Territorial de Poções para adoção das medidas cabíveis. Segundo a 79ª CIPM, a policial recebeu os primeiros socorros e passa bem.

Colisão entre ônibus e caminhonete termina com capotamento na BR-122, em Urandi

Colisão entre ônibus e caminhonete termina com capotamento na BR-122, em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito envolvendo um ônibus e uma caminhonete foi registrado na manhã de segunda-feira, 01/06, na BR-122, próximo à divisa entre os municípios de Urandi (BA) e Espinosa (MG). Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição foi acionada por volta das 11h20 e, ao chegar ao local, constatou que o acidente envolveu um ônibus Volvo/Comil Campione LD 2013, conduzido por um homem de 30 anos, e uma caminhonete GM Montana Conquest, dirigida por um homem de 39 anos. Segundo relato dos condutores, a colisão ocorreu após a caminhonete realizar uma conversão sem a devida sinalização.

Colisão entre ônibus e caminhonete termina com capotamento na BR-122, em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Com o impacto, a Montana saiu da pista e capotou. Apesar dos danos materiais causados aos veículos, os motoristas e demais ocupantes não sofreram ferimentos. A Polícia Militar realizou a sinalização da rodovia, garantiu a segurança dos envolvidos e coletou as informações necessárias para o registro da ocorrência. Após os procedimentos, os condutores foram orientados e um guincho foi acionado para remover a caminhonete capotada.

Integrante do Baralho do Crime é preso durante Operação Dama Lilás em Vitória da Conquista

Integrante do Baralho do Crime é preso durante Operação Dama Lilás em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/SSP

Um homem de 37 anos foi preso na segunda-feira (01/06) em Vitória da Conquista durante a Operação Dama Lilás, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com as investigações, o suspeito é acusado de ameaçar uma ex-companheira de 39 anos e descumprir medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca. Segundo a Polícia Civil, o homem também responde a outros inquéritos por perseguição, divulgação de imagens íntimas, lesão corporal e novos descumprimentos de medidas protetivas envolvendo a mesma vítima. Além disso, é investigado por ameaçar a ex-sogra, uma mulher de 60 anos, e por crimes de ameaça e lesão corporal contra outra ex-companheira, de 24 anos. As apurações apontam ainda que o investigado teria utilizado um cão da raça pit-bull para atacar as vítimas após episódios de agressão física. O suspeito foi localizado no bairro Patagônia. Ao notar a chegada dos policiais, tentou fugir, mas acabou sendo alcançado e detido pelas equipes envolvidas na operação. Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, com apoio de policiais da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sudoeste) e do Núcleo Territorial de Inteligência.

TCM determina notificação do prefeito de Caetanos para esclarecer gastos com contratações de artistas dos festejos juninos

TCM determina notificação do prefeito de Caetanos para esclarecer gastos com contratações de artistas dos festejos juninos
Foto: Reprodução

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), determinou a notificação do prefeito de Caetanos, Edas Justino dos Santos, para que apresente esclarecimentos sobre contratações de artistas realizadas para eventos festivos do município em 2026. A decisão foi publicada na segunda-feira, 1º de junho. A medida foi tomada no âmbito de uma representação com pedido de cautelar apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apontou supostas irregularidades em contratos firmados para apresentações durante os festejos juninos. Segundo o órgão ministerial, algumas contratações teriam registrado aumentos significativos em relação aos valores praticados em 2025, sem justificativas consideradas suficientes. Entre os casos citados estão as contratações do Trio Parada Dura e do cantor Silvano Salles. De acordo com o MP-BA, os valores pagos superariam as médias corrigidas pela inflação, calculada com base no IPCA, em comparação com os contratos do ano anterior. A representação também informa que o município prevê gastos de pelo menos R$ 1,372 milhão com atrações artísticas, incluindo nomes como Iguinho e Lulinha, Limão com Mel, João Vitor & Ruan, Larissa Gomes e Willy Vaqueiro. Ao analisar o pedido, o relator observou que nem toda a documentação relacionada às contratações foi apresentada nos autos. Em consulta a publicações oficiais e divulgações feitas pela Prefeitura de Caetanos, o conselheiro identificou eventos já anunciados para 2026, como os festejos do Distrito de Caldeirão, a Festa de Santo Antônio e o Dia do Evangélico. Também foram verificadas publicações de contratos por inexigibilidade de licitação para apresentações artísticas, com valores que variam entre R$ 30 mil e R$ 320 mil. Diante da necessidade de aprofundar a análise do caso, Nelson Pellegrino concedeu prazo de cinco dias para que o prefeito apresente manifestação e encaminhe cópias integrais dos processos administrativos relacionados às inexigibilidades apontadas. O gestor deverá ainda justificar os valores contratados, apresentar memórias de cálculo, estudos técnicos e demonstrar os impactos econômicos dos eventos para o município, além da compatibilidade dos gastos com a manutenção dos serviços públicos essenciais. O pedido de medida cautelar formulado pelo Ministério Público ainda será analisado após a apresentação das informações solicitadas.

Homem é esfaqueado durante confusão na Feira Livre de Guanambi

Homem é esfaqueado durante confusão na Feira Livre de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 34 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde de segunda-feira (01/06), na Feira Livre de Guanambi, localizada na Avenida Senador Nilo Coelho, no Centro da cidade. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 14h30, policiais realizavam patrulhamento na região quando encontraram a vítima caída ao solo e ensanguentada. Ela havia sido atingida por um golpe de faca na coxa direita. Após o ataque, o autor descartou a arma utilizada no crime e fugiu do local. Os policiais iniciaram perseguição, mas o suspeito conseguiu escapar devido à distância em que se encontrava. A vítima recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). A faca utilizada no crime foi recolhida pela guarnição e apresentada na Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas cabíveis. Posteriormente, o suspeito, um homem de 25 anos, usuário de drogas e com passagens anteriores por furto, apresentou-se espontaneamente na unidade policial, onde a ocorrência foi registrada e seguirá sob investigação.

Operação investiga policiais militares por morte ocorrida na zona rural de Brumado

Operação investiga policiais militares por morte ocorrida na zona rural de Brumado
Foto: Divulgação/SSP-MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 2, a ‘Operação Trama Arquitetada’ contra três policiais militares investigados pela morte de Olimpio Michael Lopes de Oliveira, ocorrida em 1º de setembro de 2024, no povoado de Campo Seco, zona rural do município de Brumado. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Brumado e Vitória da Conquista contra três policiais militares investigados pelos crimes de homicídio qualificado e fraude processual. Na ocasião, foram apreendidos dois celulares que serão submetidos à análise para auxiliar no aprofundamento das investigações. Os mandados foram cumpridos em ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a Força Correcional Especial Integrada (Force/SSP) e a Corregedoria da Polícia Militar. Os alvos da operação são três soldados da Polícia Militar da Bahia, sendo dois lotados no 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brumado, e um policial que atuava na Rondesp Sudoeste, em Vitória da Conquista.

Operação investiga policiais militares por morte ocorrida na zona rural de Brumado
Foto: Divulgação/SSP-MPBA

As investigações do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) do MP da Bahia apontam a possível prática dos crimes de homicídio qualificado e fraude processual. Segundo apurado pelo MPBA, a versão apresentada pelos policiais, de que a morte teria ocorrido em confronto armado durante uma perseguição, foi contrariada por provas testemunhais e demais elementos colhidos durante a investigação. Os depoimentos indicam que Olimpio Michael não portava arma de fogo, foi perseguido após fugir de uma abordagem policial e acabou atingido sem que houvesse troca de tiros. Há ainda relatos de que os policiais chegaram ao local à procura específica da vítima, circunstância que reforça os indícios de uma ação direcionada. As investigações apontam também possíveis inconsistências relacionadas à arma apresentada pelos agentes após o fato e sinais de lesões no corpo da vítima que ainda estão sendo esclarecidas.

PF prende investigado por abuso sexual infantojuvenil após operação em Vitória da Conquista

PF prende investigado por abuso sexual infantojuvenil após operação em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

A Polícia Federal informou que prendeu preventivamente um investigado por crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes após o avanço das investigações da Operação Hang Loser, deflagrada na quinta-feira, 28 de maio, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Durante a operação, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde foram recolhidos aparelhos celulares que passaram por perícia e análise técnica. A investigação teve início após relatórios cibernéticos indicarem o armazenamento, em serviços de nuvem, de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. Segundo a PF, havia indícios de que parte das imagens armazenadas teria sido produzida pelo próprio investigado. De acordo com a corporação, os crimes apurados incluem estupro de vulnerável, produção de material contendo cena de abuso sexual contra criança ou adolescente e armazenamento desse tipo de conteúdo, previstos na legislação brasileira. Após a divulgação da operação, passaram a circular nas redes sociais informações de que a Polícia Federal teria encontrado um estúdio destinado à produção de material de abuso sexual infantojuvenil na residência alvo da busca. A instituição esclareceu que essa informação é falsa. Conforme a PF, não foi localizado nenhum estúdio de produção audiovisual do tipo no imóvel. O que as investigações apontaram foi que, a partir da comparação entre imagens já obtidas durante a apuração e os ambientes da residência, foi possível identificar que algumas fotografias de abuso contra uma criança foram registradas em cômodos da casa, como sala e quarto. A corporação ressaltou que a situação não caracteriza a existência de uma estrutura voltada à produção em larga escala desse material. Com base nas provas reunidas após a operação, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado para garantir a aplicação da lei penal, a segurança social e a eficácia da Justiça. O mandado de prisão foi cumprido no sábado, 30 de maio. A Polícia Federal também reforçou a importância de que a população e os veículos de comunicação busquem informações por meio dos canais oficiais da instituição para evitar a disseminação de notícias falsas sobre o caso.

Homem é preso e adolescente apreendido durante operação contra tráfico de drogas em Condeúba

Homem é preso e adolescente apreendido durante operação contra tráfico de drogas em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde de segunda-feira (1º) policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em ação conjunta com a Polícia Civil, cumpriram um mandado de busca e apreensão criminal no Distrito de Alegre, zona rural de Condeúba. Durante as buscas no imóvel alvo da medida judicial, os agentes localizaram diversos materiais considerados de interesse para a investigação. Entre os itens apreendidos estavam 24 papelotes de substância análoga à cocaína, um revólver calibre 22 com numeração suprimida, quatro aparelhos celulares, um tablet da marca Samsung e R$ 1 mil em dinheiro. De acordo com a polícia, os materiais encontrados apresentavam indícios de possível ligação com o tráfico de drogas. Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido durante a ação. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Condeúba, juntamente com todo o material apreendido, para adoção das medidas cabíveis. O homem foi autuado em flagrante, enquanto o adolescente permaneceu à disposição das autoridades competentes para os procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Investigado por violência doméstica e ameaças contra companheira é preso em Macaúbas

Investigado por violência doméstica e ameaças contra companheira é preso em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM

Um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (1º), no Centro de Macaúbas. Ele é investigado pela prática de crimes como cárcere privado, ameaças e agressões físicas e psicológicas contra a companheira, uma mulher de 42 anos. De acordo com as investigações, na última quarta-feira (27), ao avistar a viatura durante a tentativa de cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu desfavor, o suspeito fugiu do local. Diante do fato, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, medida concedida pelo Poder Judiciário de Macaúbas neste final de semana. Ainda conforme as apurações, o homem apresentava comportamento violento e possessivo, realizando constantes ameaças e chegando a impedir a vítima de sair de casa e manter contato com as filhas e demais familiares. A prisão foi efetuada por meio da Delegacia Territorial (DT/Macaúbas). Com o homem, a polícia apreendeu armas. O investigado passou por exames de corpo de delito e encontra-se custodiado, à disposição da Justiça.

Feira literária valoriza cultura regional e amplia protagonismo estudantil em Macaúbas

Feira literária valoriza cultura regional e amplia protagonismo estudantil em Macaúbas
Foto: Acervo Pessoal

A força da cultura regional, da literatura e da produção estudantil marcou a quinta edição da Festa Literária de Macaúbas (FLIMAC), realizada pelo Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim. Com o tema “Macaúbas, terra bendita”, o evento homenageou José Benedito do Amaral e Idalina Guedes do Amaral, a Tia Orora, personalidades que deixaram um legado de generosidade, incentivo à arte e preservação das tradições culturais do município. A programação mobilizou estudantes, educadores e comunidades dos oito municípios que compõem o Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Paramirim (NTE 12). A abertura reuniu desfile de fanfarras de escolas estaduais de Boquira, Botuporã, Érico Cardoso e Rio do Pires, além da Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, do Terno de Reis A Mocidade em Flor e da quadrilha junina do CETEP. As apresentações percorreram as ruas da cidade e culminaram no espaço do evento, onde ocorreram a cerimônia oficial de abertura, uma cantata inspirada nas canções apreciadas pelos homenageados e a inauguração de exposições temáticas que retrataram aspectos históricos, culturais e artísticos de Macaúbas. A professora de Sociologia, Vanilza Bonfim, do Rêgo destacou a relevância pedagógica da iniciativa. “A festa literária transforma o conhecimento em uma experiência significativa. Ela aproxima os estudantes da leitura, da escrita, da cultura e da realidade em que vivem”. Para a educadora, a participação nas atividades permite que habilidades, muitas vezes não percebidas no cotidiano escolar, ganhem visibilidade. “A aprendizagem ultrapassa os limites da sala de aula, se torna mais dinâmica, participativa e significativa.” A festa encerrou o mês de maio na região com uma programação diversificada, composta por palestras, oficinas, mesas temáticas, apresentações culturais, recital, espetáculo teatral e lançamentos literários. Entre os destaques, a quinta edição da Antologia Estudantil; a terceira edição da coletânea "Entre versos e prosa", produzidas por professores da instituição; e a publicação das composições do maestro José Benedito do Amaral. O evento também contou com espaços dedicados à memória dos homenageados, à filarmônica, aos ternos de reis, à literatura afro-brasileira e às produções artísticas desenvolvidas pelos estudantes. Entre os trabalhos apresentados, chamou atenção a obra "O passado ainda prende", desenvolvida pelo estudante Roniel Oliveira Sousa, da 3ª série do Ensino Médio, que propôs reflexões sobre memória, identidade e os impactos históricos da escravidão na sociedade brasileira. “Participar da feira foi uma experiência muito importante. É um espaço onde podemos mostrar nossos trabalhos, conhecer novas histórias e valorizar nossa cultura”. Segundo ele, a produção artística buscou demonstrar como acontecimentos do passado continuam influenciando a realidade contemporânea e reforçar a importância da educação na construção de uma sociedade mais consciente. O público infantil teve espaço garantido na Flimaquinha, que reuniu apresentações do bailado As Cores do Arco-Íris, do Balé do Instituto Social de Macaúbas e do cordão junino Pinrimpimpim, além de contação de histórias e atividades artísticas. Outro momento de destaque foi o recital do clarinetista macaubense Adauri de Oliveira e do pianista Erick Santos Silva, seguido pelo espetáculo teatral "A felicidade em prestações" e pela apresentação da quadrilha junina do CETEP. O diretor Alan José Alcântara de Figueiredo ressaltou o alcance formativo da iniciativa. “O trabalho com diversas linguagens permite que uma diversidade de dons e talentos aflorem e que conhecimentos se concretizem por meio das pesquisas, oficinas, palestras e espetáculos desenvolvidos pelos estudantes.”

Operação apreende drogas, armas e mais de R$ 9 mil em Condeúba

Operação apreende drogas, armas e mais de R$ 9 mil em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na manhã de segunda-feira, 1º de junho, a Polícia Militar da Bahia, por meio da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), deflagrou a Operação Condeúba Limpa em conjunto com a Polícia Civil. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas, crimes violentos e a atuação de organizações criminosas no município de Condeúba. Durante a operação, que contou com o apoio de sete viaturas, foram cumpridos oito mandados judiciais em diferentes pontos da cidade e também na zona rural. As diligências resultaram na apreensão de 36 porções de substância análoga à cocaína, 28 porções de substância análoga à maconha, uma espingarda artesanal, um revólver calibre 38 com numeração suprimida, munições, uma balança de precisão e materiais utilizados para acondicionamento de entorpecentes. Os policiais também apreenderam nove aparelhos celulares, mais de R$ 9,8 mil em dinheiro e uma motocicleta com restrição de furto. A operação ainda resultou na condução de pessoas envolvidas para a Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Segundo as forças de segurança, apesar dos resultados obtidos até o momento, a Operação Condeúba Limpa continua em andamento, com novas ações previstas para reforçar o combate à criminalidade no município.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.