Início Tag Regiao

Regiao

Encontramos 5200 Notícias

Homem e mulher são conduzidos à delegacia após denúncia de violência doméstica em Encruzilhada

Homem e mulher são conduzidos à delegacia após denúncia de violência doméstica em Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um homem e uma mulher foram conduzidos à delegacia após uma ocorrência de violência doméstica registrada na noite de segunda-feira, 2 de junho, na localidade de Vila do Café, zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia.





De acordo com a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada por volta das 19h para averiguar uma denúncia de agressão envolvendo ex-companheiros.





No local, a vítima relatou aos policiais ter sido agredida fisicamente e ameaçada pelo ex-companheiro durante uma discussão relacionada aos filhos do casal. Segundo a mulher, o suspeito utilizou uma cartucheira para fazer ameaças.





Em seguida, os militares se deslocaram até o local onde estava o suposto autor. Ele apresentou uma versão diferente dos fatos, alegando ter agido em legítima defesa após ser agredido pela ex-companheira. Questionado sobre a arma encontrada no local, negou ser o proprietário do objeto.





Diante dos relatos, das versões apresentadas pelas partes e dos indícios constatados pela equipe policial, os envolvidos foram encaminhados inicialmente para uma unidade hospitalar para atendimento médico. Posteriormente, foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis ficaram a cargo da autoridade policial.





Durante a ação, os policiais apreenderam uma cartucheira artesanal calibre .36 e três cartuchos do mesmo calibre. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PM recupera motocicleta furtada e conduz suspeito à delegacia em Ibipitanga

PM recupera motocicleta furtada e conduz suspeito à delegacia em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma motocicleta com restrição de furto foi recuperada por policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na manhã de quarta-feira (3) em Ibipitanga, no sudoeste da Bahia.





A guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de furto de veículo na Rua da UBS, nas proximidades de um tanque. Ao chegar ao local, a vítima relatou que a motocicleta havia sido levada enquanto estava estacionada em frente à residência.





Com as informações repassadas, os policiais iniciaram diligências para localizar o veículo e identificar os responsáveis pelo crime. Durante as buscas, um suspeito foi encontrado e, segundo a PM, confessou ter furtado a motocicleta.





O veículo foi recuperado e, juntamente com os envolvidos, encaminhado para a Delegacia Territorial de Ibipitanga. Na unidade policial, a ocorrência foi registrada e foram adotadas as medidas legais cabíveis.

TCM concede medida cautelar e determina mudança em pagamentos de contrato de limpeza em Itagibá

TCM concede medida cautelar e determina mudança em pagamentos de contrato de limpeza em Itagibá
Foto: Divulgação/PMI

O conselheiro Plínio Carneiro Filho, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), concedeu medida cautelar no âmbito do Processo e-TCM nº 03559e26, que apura supostas irregularidades na execução dos serviços vinculados à Ata de Registro de Preços nº 026/2025, decorrente do Pregão Eletrônico nº 010/2025 da Prefeitura de Itagibá.





A decisão tem como alvo a forma de aferição utilizada para os pagamentos realizados à empresa Ecolimp Serviços e Limpeza Ltda. Segundo o entendimento do conselheiro, o município deverá se abster de utilizar a unidade de medida em metro quadrado como base de cálculo para os pagamentos efetuados à empresa.





De acordo com a determinação, deverá ser observado o critério previsto no Edital do Pregão Eletrônico nº 010/2025 e na Ata de Registro de Preços nº 026/2025, que estabelece a metragem linear (ML) como unidade de medida para a execução e remuneração dos serviços, até nova deliberação da Corte de Contas.





A medida cautelar foi direcionada ao prefeito de Itagibá, Marcos Valério Barreto, responsável pelo exercício financeiro de 2026. O gestor será notificado com urgência para cumprir a decisão e terá prazo regimental de 20 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCM-BA, para apresentar os esclarecimentos que considerar necessários sobre o caso.





O Termo de Ocorrência nº 03559e26 seguirá sua tramitação regular para análise do mérito das irregularidades apontadas pela 6ª Inspetoria Regional de Controle Externo (IRCE).





A decisão foi assinada em Salvador na quarta-feira, 3 de junho, e publicada nesta quinta-feira, 4 de junho de 2026, no Diário Oficial Eletrônico do TCM-BA.

TCM nega medida cautelar e dá prazo para Prefeitura de Itapetinga explicar 1.829 contratações temporárias

TCM nega medida cautelar e dá prazo para Prefeitura de Itapetinga explicar 1.829 contratações temporárias
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) indeferiu o pedido de medida cautelar que buscava suspender contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Itapetinga no primeiro trimestre de 2026. A decisão monocrática foi proferida pela conselheira relatora Aline Fernanda Almeida Peixoto no âmbito do Processo TCM nº 14100e26.





O caso teve origem em um Termo de Ocorrência elaborado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP), que apontou indícios de irregularidades em 1.829 admissões temporárias realizadas pelo município sem a publicação de processo seletivo simplificado ou outro instrumento público de seleção. Segundo a área técnica, as informações extraídas do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) indicaram um elevado número de contratações sem a comprovação de critérios objetivos, impessoais e previamente divulgados para a escolha dos servidores.





A DAP sustentou que a contratação temporária, prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, deve ocorrer apenas em situações excepcionais, mediante previsão legal específica, necessidade temporária e interesse público devidamente caracterizado. O órgão também argumentou que a ausência de seleção pública pode representar violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e isonomia.





Antes da análise do pedido cautelar, o prefeito Eduardo Jorge Almeida Hagge foi notificado por meio de edital publicado em 19 de maio de 2026 e recebeu prazo de cinco dias para apresentar esclarecimentos. Conforme registrado nos autos, apesar da confirmação do recebimento da notificação, não houve manifestação dentro do prazo estabelecido.





Na fundamentação da decisão, a relatora reconheceu a existência de indícios que justificam o aprofundamento da apuração, especialmente diante do volume de contratações registradas. Entretanto, considerou que a suspensão imediata dos vínculos ou a proibição de novas admissões temporárias poderia causar impactos significativos na continuidade dos serviços públicos municipais, principalmente em áreas como saúde, educação, limpeza urbana, transporte, vigilância e apoio administrativo.





A conselheira destacou ainda que o processo não apresenta, neste momento, uma análise individualizada das contratações, nem informações suficientes sobre a essencialidade das funções exercidas, a existência de lei municipal específica ou os critérios eventualmente adotados para o recrutamento dos profissionais. Por esse motivo, concluiu que não estavam demonstrados os requisitos necessários para a concessão da medida cautelar.





Com o indeferimento do pedido, o TCM determinou a notificação do prefeito para que apresente, no prazo de 20 dias, esclarecimentos e documentos relacionados às contratações temporárias, incluindo a legislação municipal que autorizou as admissões, a justificativa para a necessidade temporária, a relação das funções exercidas, os prazos dos contratos e a eventual realização de processo seletivo simplificado ou outro mecanismo público de seleção. A decisão foi assinada em Salvador na quarta-feira, 3 de junho de 2026 e publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial Eletrônico do TCM.

Idoso com mandado de prisão em aberto é detido durante ação policial em Tanhaçu

Idoso com mandado de prisão em aberto é detido durante ação policial em Tanhaçu
Foto: Sudoeste Total

Um homem de 72 anos foi preso na manhã de segunda-feira, 1º de junho de 2026, no município de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Justiça.





De acordo com informações registradas pela Polícia Militar, a ocorrência foi atendida por uma guarnição da 3ª Companhia do 24º Batalhão de Polícia Militar, após solicitação de apoio aos prepostos da Polícia Civil para o cumprimento da ordem judicial.





A ação ocorreu por volta das 11h05, na Rua Joana Angélica, na região central da cidade. No local, os policiais localizaram o homem e realizaram a abordagem, efetuando o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia.





Segundo o relatório policial, após a captura, o suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.





A ocorrência foi registrada como prisão de pessoa com mandado em aberto.

Três pessoas são presas durante operação de combate ao tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Três pessoas são presas durante operação de combate ao tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Três pessoas foram presas em flagrante durante uma ação da Polícia Civil da Bahia realizada na manhã desta quarta-feira (03/06), em Vitória da Conquista. A ofensiva ocorreu no âmbito da Operação NARKE VI, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e enfraquecer as estruturas financeiras e logísticas de organizações criminosas ligadas ao narcotráfico em todo o país.





Durante a operação, policiais civis cumpriram cinco mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento com o tráfico de drogas. O principal alvo da ação foi um estabelecimento comercial apontado pelas investigações como ponto de apoio para a comercialização de entorpecentes. Segundo a Polícia Civil, o local era utilizado como fachada para atividades criminosas.





No interior do imóvel, os agentes encontraram porções de cocaína, balança de precisão e materiais utilizados para embalar drogas. Em outros endereços alvo das buscas, também foram apreendidos um veículo supostamente empregado no tráfico, aparelhos celulares e porções de maconha e cocaína.





As diligências resultaram na prisão em flagrante de duas mulheres, de 26 e 28 anos, e de um homem, de 30 anos. Além das prisões, outro integrante do grupo criminoso foi identificado durante as investigações.





Todo o material apreendido foi encaminhado para a unidade especializada responsável pela investigação. Os suspeitos foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde passaram pelos procedimentos legais e permaneceram custodiados à disposição da Justiça.





A operação contou com a participação de 20 policiais civis da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista, com apoio de unidades da Polícia Civil da região. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

Homem é preso em flagrante por invasão de dispositivo informático, ameaça, injúria e violência psicológica em Poções

Homem é preso em flagrante por invasão de dispositivo informático, ameaça, injúria e violência psicológica em Poções
Foto: Divulgação/PC

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na terça-feira (02/06), no município de Poções, durante uma ação da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial local. Ele é investigado pelos crimes de invasão de dispositivo informático, violência psicológica, injúria e ameaça praticados no contexto de violência doméstica contra a mulher.





De acordo com a Polícia Civil, a vítima, uma mulher de 30 anos e ex-companheira do suspeito, procurou a unidade policial relatando que teve o aparelho celular subtraído pelo investigado durante uma discussão. Segundo o relato, o objetivo seria acessar os dados armazenados no dispositivo.





A mulher também informou que vinha sendo alvo de ofensas verbais de caráter injurioso e de ameaças feitas pelo ex-companheiro ao longo dos últimos três meses.





Após o registro da ocorrência, equipes da Polícia Civil iniciaram diligências para localizar o suspeito. Ele foi encontrado e conduzido à delegacia do município, onde foi autuado em flagrante.





Após a adoção das medidas legais cabíveis, o homem permaneceu custodiado e à disposição da Justiça.

Polícia Militar reforça fiscalização nas rodovias baianas durante o feriado de Corpus Christi

Polícia Militar reforça fiscalização nas rodovias baianas durante o feriado de Corpus Christi
Foto: Divulgação/CEPRv

A Polícia Militar da Bahia intensificará, a partir desta quinta-feira (04/06), as ações de policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito em toda a malha rodoviária estadual em razão do feriado prolongado de Corpus Christi. A operação será realizada em pontos estratégicos das rodovias baianas, com atenção especial aos dias 04 e 07 de junho, período em que é esperado um aumento significativo no fluxo de veículos.





De acordo com o comandante do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), coronel Lucas, a iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança viária, preservar vidas e garantir a fluidez do trânsito nas estradas estaduais. A atuação será coordenada por meio das unidades operacionais especializadas subordinadas ao comando, incluindo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Itabuna, Brumado, Barreiras e Juazeiro.





O reforço do policiamento será concentrado principalmente no início e no encerramento do feriado, acompanhando o deslocamento de motoristas e passageiros em direção a municípios turísticos, cidades do interior e outros destinos de lazer característicos do período.





As ações serão voltadas à prevenção de sinistros de trânsito e à promoção da segurança viária. Entre as medidas previstas estão a fiscalização da documentação de condutores e veículos, verificação das condições de trafegabilidade, combate à condução sob influência de álcool, controle de excesso de velocidade e fiscalização do uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, além do combate a outras infrações que contribuem para a ocorrência de acidentes.





Além da fiscalização de trânsito, a operação contará com o reforço do policiamento ostensivo rodoviário por meio de abordagens preventivas, patrulhamento móvel e ocupação de pontos estratégicos. A presença policial será ampliada ao longo das rodovias estaduais com o objetivo de prevenir crimes, aumentar a sensação de segurança dos usuários e auxiliar na recuperação de veículos com restrições.

Justiça atende pedido do MPBA e determina fim do lixão de Poções

Justiça atende pedido do MPBA e determina fim do lixão de Poções
Foto: Blog Caique Santos

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou o fim do lixão a céu aberto no Município de Poções. De acordo com a promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, autora da ação, o município mantinha depósito de lixão a céu aberto, sem licenciamento ambiental e sem medidas de controle sanitário, causando contaminação do solo e das águas subterrâneas, além de riscos à saúde da população devido à queima de resíduos e à proliferação de vetores de doenças. 





Na decisão, a Justiça determinou que o Município de Poções promova a destinação final ambientalmente adequada de todos os resíduos e rejeitos gerados na cidade, no prazo de 12 meses, por meio da implantação de aterro sanitário próprio, soluções consorciadas com outros municípios ou uso de aterro regional licenciado. 





“A área funcionava sem qualquer licenciamento ambiental ou medidas mínimas de controle de engenharia sanitária, contrariando as diretrizes de saneamento básico e as metas de manejo integrado previstas na própria legislação municipal”, destacou a promotora de Justiça Karina Cherubini. Também ficou estabelecido que o Município deverá apresentar, no prazo de 180 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), com acompanhamento técnico, e iniciar a execução das medidas previstas após a aprovação pelos órgãos ambientais. Além disso, o Município terá que cercar a área do lixão, proibir queimadas e controlar o acesso ao local.

Polícia Civil deflagra Operação Rescaldo e cumpre quatro mandados de prisão definitiva em Vitória da Conquista

Polícia Civil deflagra Operação Rescaldo e cumpre quatro mandados de prisão definitiva em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Rescaldo com o objetivo de cumprir mandados de prisão decorrentes de condenações definitivas contra integrantes de uma organização criminosa que atuava em Vitória da Conquista. Durante a ação, dos dez mandados expedidos, quatro foram cumpridos nesta manhã. Homens de 27, 29, 30 e 45 anos, respectivamente, foram presos.





A operação é resultado de investigações iniciadas pela Polícia Civil em 2018. O inquérito identificou a atuação de integrantes de uma organização criminosa local, responsável pelo tráfico de drogas, pelo comércio ilegal de armas de fogo e pela participação direta ou indireta na prática de homicídios relacionados à disputa pelo narcotráfico na cidade.

Polícia Civil deflagra Operação Rescaldo e cumpre quatro mandados de prisão definitiva em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Todos os mandados cumpridos na operação decorrem de decisões condenatórias transitadas em julgado, expedidas pelo Poder Judiciário, por meio da Vara Criminal de Crime Organizado da Comarca de Salvador. Os presos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde permanecem custodiados à disposição da Justiça.





As diligências contaram com o apoio de equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª COORPIN/Vitória da Conquista), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado à Lavagem de Dinheiro (DRACO), das 1ª e 2ª Delegacias Territoriais (DTs/Vitória da Conquista) e da Delegacia Territorial (DT/Barra do Choça), que atuaram de forma integrada no cumprimento das ordens judiciais e nas diligências operacionais.

Operação Máscara prende cinco suspeitos e desarticula grupo investigado por fraudes financeiras em Jequié

Operação Máscara prende cinco suspeitos e desarticula grupo investigado por fraudes financeiras em Jequié
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (03/06), a Operação Máscara, que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa responsável por fraudes contra instituições financeiras em Jequié. Entre os presos estão duas mulheres e três homens.





As investigações foram iniciadas em janeiro de 2026 pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié, após o registro de uma ocorrência que apontava um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil a uma instituição financeira. Durante as apurações, os policiais identificaram dez tentativas de abertura de contas e 32 contas abertas de forma fraudulenta, causando prejuízos à empresa.





De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava documentos falsificados contendo fotografias dos próprios integrantes em nome de terceiros para aplicar golpes. Os investigados também realizavam transferências utilizando limites de cartões de crédito das vítimas, contratavam empréstimos fraudulentos e efetuavam compras sem autorização dos titulares dos cartões.





As investigações apontaram ainda que os lucros obtidos com as fraudes eram divididos entre os integrantes da organização, que mantinham um elevado padrão de vida, com imóveis, veículos e bens de luxo.





Durante o cumprimento dos sete mandados judiciais, equipes policiais realizaram buscas em diversos endereços da cidade. A operação resultou na apreensão de dois veículos, um jet ski, duas motocicletas e aparelhos celulares. Também foram determinadas medidas de bloqueio, sequestro e arresto de valores, bens e ativos financeiros supostamente adquiridos com recursos ilícitos.





Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados para a unidade policial, onde passaram pelos procedimentos legais e permaneceram custodiados à disposição da Justiça.





Segundo o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), delegado Roberto Leal, esta é a primeira fase da Operação Máscara, que tem como objetivo combater crimes de estelionato, organização criminosa, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. As investigações continuam para identificar e localizar outros envolvidos no esquema.

Estudante da Uesb é finalista do “Profissão Repórter Procura” da Rede Globo

Estudante da Uesb é finalista do “Profissão Repórter Procura” da Rede Globo
Foto: Divulgação/UESB

O estudante do curso de jornalismo da Uesb, Pedro Henrique Novaes, foi selecionado para a fase final do “Profissão Repórter Procura”, iniciativa da Academia LED em conjunto com o Jornalismo da Rede Globo. Exibido pelo Fantástico, o quadro busca identificar novos talentos do jornalismo brasileiro e terá o jornalista Caco Barcellos como responsável pela escolha final. A primeira etapa do processo consistiu na produção e envio de uma reportagem de até dois minutos abordando alguma manifestação popular brasileira. Pedro escolheu retratar o Reisado de Mucugê, tradicional manifestação cultural que reúne música, dança, religiosidade e elementos da cultura popular, evidenciando a riqueza das tradições preservadas no interior da Bahia. “Foi a partir dessa percepção de encanto pessoal que eu tenho pela manifestação, junto com a exigência do regulamento, que surgiu a ideia de se fazer essa reportagem sobre o Reisado. O modo em que ela acontece aqui na região me chamou sempre muito a atenção e eu percebi que seria um momento oportuno pra contar essa história”, afirma o estudante, que é oriundo de Mucugê, na Chapada Diamantina. A produção da reportagem contou com a colaboração da família e do mestre do grupo de Reisado, Gilberto Paraguassú.

Estudante da Uesb é finalista do “Profissão Repórter Procura” da Rede Globo
Foto: Divulgação/UESB

Um dos principais desafios do processo foi transformar uma manifestação cultural tradicional em uma narrativa acessível e relevante para diferentes públicos. “Colocar sensibilidade, pensar em uma maneira narrativa de contar essa história e também transformá-la em um produto jornalístico, já que estamos lidando com cultura e com o risco do esquecimento e apagamento dessas histórias, e trazer um critério de noticiabilidade pra dentro dessa reportagem foi fundamental”, explica. Nesse caminho, o estudante afirma que os aprendizados no curso de Jornalismo da Uesb foram essenciais para o resultado final. “No curso, encontrei profissionais que estão muito acostumados com essa questão da sensibilidade. São professores que, assim como eu, compreendem que o jornalismo é muito mais que informação, é um exercício profissional que pode contar histórias com sensibilidade e fazer com que ela provoque impactos tanto na vida de quem as protagoniza quanto na vida daqueles que as escutam e daqueles que as contam”, declara. Agora, Pedro e os outros 19 finalistas avançam para a fase de entrevistas, que serão conduzidas por Caco Barcellos e por uma banca formada por profissionais da Rede Globo. Ao término dessa etapa, apenas seis candidatos serão selecionados para participar do novo quadro do Fantástico, que será composto por cinco episódios. Ao longo do programa, os participantes enfrentarão uma série de desafios práticos e terão seus desempenhos avaliados por Caco Barcellos e jornalistas convidados. Entre os critérios observados, estão as decisões tomadas durante as reportagens, a construção narrativa, a relevância das pautas, a sensibilidade na abordagem das histórias e a qualidade da apuração, entre outros aspectos ligados à prática jornalística.

Operação Escudo Protetor prende dois condenados por estupro de vulnerável em Vitória da Conquista

Operação Escudo Protetor prende dois condenados por estupro de vulnerável em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, de 31 e 69 anos, foram presos na manhã desta terça-feira (2) durante a Operação Escudo Protetor, deflagrada pela Polícia Civil em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. As prisões ocorreram em cumprimento a sentenças condenatórias pelo crime de estupro de vulnerável contra a mesma vítima, em um caso registrado no município em 2024. A ação teve como objetivo cumprir 16 ordens judiciais relacionadas a investigações de estupro de vulnerável, sendo quatro mandados de prisão preventiva e 12 decorrentes de condenações já determinadas pela Justiça. Durante as diligências, equipes policiais realizaram buscas em diferentes regiões da cidade para localizar outros investigados. No entanto, eles não foram encontrados e passaram a ser considerados foragidos. Após o cumprimento dos mandados, os dois condenados foram encaminhados à unidade policial e permanecem custodiados à disposição da Justiça. A operação foi executada por equipes do Núcleo da Criança e do Adolescente (NCA) da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sudoeste), da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia de Homicídios (DH). De acordo com a delegada titular do Núcleo da Criança e do Adolescente, Rosilene Correia, a operação integra um trabalho permanente de responsabilização dos investigados e fortalecimento da rede de proteção à infância e à adolescência. “Seguimos atuando de forma permanente para localizar os foragidos e garantir a responsabilização de todos os envolvidos. Será solicitada à Secretaria da Segurança Pública a inclusão dos investigados no Baralho Lilás, e as diligências continuarão até o cumprimento integral das ordens judiciais”, afirmou a delegada.

Pneu de socorro é furtado de veículo no bairro Alto Caiçara, em Guanambi

Pneu de socorro é furtado de veículo no bairro Alto Caiçara, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma mulher de 37 anos foi vítima de furto na tarde de terça-feira (02/06), no bairro Alto Caiçara, em Guanambi. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Segundo relato da vítima, um indivíduo ainda não identificado aproveitou que seu veículo, um GM Celta prata, estava com as portas destravadas para entrar no automóvel e furtar o pneu de socorro. A ação foi registrada por câmeras de segurança da região, e as imagens foram apresentadas aos policiais durante o atendimento da ocorrência. Com base nas informações obtidas, a guarnição realizou rondas nas imediações na tentativa de localizar o suspeito, mas ninguém foi encontrado. A vítima recebeu orientações sobre os procedimentos legais a serem adotados, e a ocorrência foi devidamente registrada pela Polícia Militar. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Brumado: 24º BPM registra aumento de 93% no cumprimento de mandados de prisão em 2026

Brumado: 24º BPM registra aumento de 93% no cumprimento de mandados de prisão em 2026
Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar alcançou um resultado expressivo nos cinco primeiros meses de 2026, com crescimento de 93% no número de mandados de prisão cumpridos em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados divulgados pela corporação, entre janeiro e maio de 2025 foram cumpridos 14 mandados de prisão. Já no mesmo intervalo de 2026, o número saltou para 27 mandados executados, refletindo um avanço significativo nas ações de combate à criminalidade em Brumado e municípios atendidos pelo batalhão. Segundo a Polícia Militar, o resultado é atribuído ao fortalecimento das atividades de inteligência e ao emprego estratégico do policiamento ostensivo, que tem intensificado a localização e captura de pessoas com pendências judiciais. O comandante do 24º BPM, o Tenente-Coronel PM Pontes, destacou o trabalho desenvolvido pelas equipes e afirmou que as ações serão ampliadas ao longo do ano. "Os números expressam o comprometimento da tropa em toda a área do 24º BPM. Esses números não pararão por aí. A fiscalização será contínua, o policiamento será cada vez mais forte e a nossa presença será constante em cada município sob nossa responsabilidade", afirmou o comandante. A corporação ressalta que o aumento no cumprimento de mandados representa um importante indicador da atuação policial e reforça o compromisso com a segurança pública em toda a região atendida pelo batalhão.

Mulher é acusada de mandar danificar estrutura de residência em Palmas de Monte Alto

Mulher é acusada de mandar danificar estrutura de residência em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma ocorrência de danos materiais mobilizou policiais militares na manhã de terça-feira (02/06), nas proximidades do Fórum de Palmas de Monte Alto. De acordo com informações do 17º Batalhão da Polícia Militar, a guarnição foi acionada após um homem de 32 anos denunciar que uma vizinha, de 59 anos, teria contratado um indivíduo para danificar a mureta onde está instalado o hidrômetro de sua residência. Segundo o relato, a estrutura é alvo de uma ação judicial que tramita atualmente. Durante o atendimento da ocorrência, os policiais presenciaram um desentendimento entre as partes. Conforme a PM, a mulher apresentou comportamento alterado e chegou a arremessar um objeto semelhante a um pedaço de telha na direção do vizinho, sem atingi-lo. A ação também foi testemunhada por outra pessoa que estava no local. Por ser cadeirante, a mulher não foi conduzida à delegacia. As partes foram orientadas a registrar a ocorrência junto à Polícia Civil para que as medidas cabíveis sejam adotadas. A guarnição realizou registros fotográficos da área para documentar os fatos relatados durante a ocorrência.

79ª CIPM promove capacitação para policiais de Bom Jesus da Serra e Mirante

79ª CIPM promove capacitação para policiais de Bom Jesus da Serra e Mirante
Foto: Divulgação/79ª CIPM

A 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou, nesta terça-feira, 2 de junho, mais uma etapa do Ciclo de Instruções Continuadas voltado ao aperfeiçoamento profissional da tropa. A atividade reuniu policiais militares do 4º Pelotão, sediado em Bom Jesus da Serra, e do 6º Pelotão, em Mirante. A capacitação foi ministrada pelo capitão PM Ramon e abordou conteúdos de Técnicas e Táticas Individuais, Armamento e Tiro Policial, além do emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). Os temas são considerados fundamentais para garantir uma atuação policial segura, eficiente e em conformidade com os princípios legais que regem a atividade militar. A iniciativa faz parte do programa permanente de qualificação profissional desenvolvido pela unidade, que busca manter os policiais constantemente atualizados e preparados para enfrentar os desafios da rotina operacional, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população. A comandante da 79ª CIPM, major PM Paula Fagundes, destacou a importância do treinamento contínuo para o fortalecimento da atuação policial e para o aprimoramento das práticas profissionais. “A capacitação permanente da tropa é um investimento direto na qualidade do serviço prestado à sociedade. Policiais bem treinados atuam com mais segurança, técnica, eficiência e respeito aos direitos dos cidadãos, fortalecendo a confiança da comunidade na Polícia Militar”, afirmou a comandante.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva contra autor de homicídio em Palmas de Monte Alto

Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva contra autor de homicídio em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/PC

Um mandado de prisão definitiva foi cumprido, nesta terça-feira (2), em desfavor de um homem, de 71 anos, no Povoado de Três Irmãos, zona rural de Palmas de Monte Alto. O homem foi condenado pelo crime de homicídio, fato ocorrido em 2001. A decisão transitada em julgado foi expedida pela Vara Criminal de Palmas do Monte Alto e executada após diligências realizadas pela Delegacia Territorial (DT/Palmas de Monte Alto) que localizou o autor e deu cumprimento à ordem judicial.  Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade policial da cidade, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis, sendo posteriormente transferido para a Delegacia Territorial (DT/Guanambi), permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário para cumprimento da pena remanescente de 15 anos, quatro meses e 15 dias em regime fechado.

Homem é conduzido à delegacia após ser flagrado cultivando pés de maconha em Vitória da Conquista

Homem é conduzido à delegacia após ser flagrado cultivando pés de maconha em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Rondesp-SO

Um homem foi conduzido à delegacia na tarde de segunda-feira (01/06), após ser flagrado cultivando pés de maconha em uma residência no bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, uma guarnição realizava patrulhamento tático pela Rua A quando avistou um indivíduo em atitude suspeita em frente a um imóvel. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem retornou rapidamente para o interior da residência, levantando suspeitas. Diante da situação, os policiais se aproximaram do imóvel e, ainda do lado de fora, visualizaram uma plantação de maconha no interior da casa. Durante a averiguação, o suspeito foi localizado em um dos cômodos. Questionado sobre o cultivo, o homem confirmou que as plantas eram da espécie cannabis e alegou que a plantação seria destinada ao próprio consumo. Durante a ação, os militares contabilizaram e apreenderam 16 pés de maconha. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e foi encaminhado à delegacia, juntamente com o material apreendido, para as providências legais.

Briga motivada por suposto furto termina com três conduzidos à delegacia em Brumado

Briga motivada por suposto furto termina com três conduzidos à delegacia em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma ocorrência de vias de fato registrada na noite de segunda-feira (01/06), no bairro Baraúnas, em Brumado, terminou com três pessoas conduzidas à Delegacia Territorial após intervenção da Polícia Militar. De acordo com informações do 24º Batalhão da PM, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 21h40 para atender uma briga em via pública. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram três envolvidos, com idades de 17, 20 e 29 anos, e precisaram intervir para conter a confusão. Durante a ocorrência, um dos participantes relatou ter sido vítima de um furto recente e afirmou ter identificado o suspeito por meio de imagens de câmeras de videomonitoramento instaladas no local onde o crime teria ocorrido. Segundo o relato, ele decidiu agir por conta própria, foi até a residência do suspeito e recuperou bebidas que teriam sido furtadas. Já o homem apontado como autor do furto afirmou aos policiais que teve a casa invadida e foi agredido pelos demais envolvidos. Ele contou ainda que tentou fugir, mas acabou alcançado pelo grupo nas proximidades de uma quadra esportiva. O suspeito apresentava lesões visíveis no rosto. Durante a ação, a Polícia Militar apreendeu bebidas e outros objetos apontados como sendo produtos do furto investigado. Diante das acusações de furto, invasão de domicílio e agressões mútuas, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com o material apreendido. O caso será apurado pela Polícia Civil, que dará continuidade às investigações.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.