Início Arquivo Novembro de 2025

Novembro de 2025

Encontramos 329 Notícias

Chuvas intensas mobilizam ações emergenciais do governo em municípios baianos

Chuvas intensas mobilizam ações emergenciais do governo em municípios baianos
Foto: Fidelis Melo/GOVBA

As chuvas que voltaram a castigar diversas regiões da Bahia no fim de semana desencadearam uma nova série de ações de apoio do governo estadual aos municípios afetados. Cidades como Araci, Sítio do Mato, Wagner, Lauro de Freitas e Mutuípe já decretaram situação de emergência e recebem auxílio estruturado por diferentes órgãos públicos. Em Sítio do Mato, onde áreas inteiras ficaram alagadas após o volume acumulado de água, equipes técnicas da Embasa trabalharam neste domingo (23) no bombeamento dos pontos mais críticos. A operação contou com oito conjuntos motor-bomba, gerador elétrico, tubulações e dois caminhões carregados com equipamentos. O serviço seguirá até que o escoamento seja concluído e a limpeza do município possa avançar. Lauro de Freitas também recebeu apoio direto. A pedido da prefeitura, a Embasa enviou 48 mil copos de água envasada para atender moradores que ficaram desalojados após o temporal. Segundo o presidente da empresa, Gildeone Almeida, o objetivo é integrar o esforço estadual e atuar onde houver necessidade, inclusive em localidades onde o abastecimento não é operado pela Embasa. Enquanto isso, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia monitora as estradas estaduais desde o dia 20 de novembro, acompanhando danos provocados pelas chuvas. Cinco ocorrências foram registradas, quatro delas já solucionadas. O único ponto ainda interditado é o acesso a Macaúbas, no entroncamento da BA-156 com a BA-573, onde o nível elevado de um afluente do Rio Paramirim impede o tráfego seguro. Técnicos da Seinfra e do Consórcio Bacia do Paramirim aguardam a redução do volume de água para avaliar as condições da via. Já os trechos da BA-172, entre Santa Maria da Vitória e Santana; BA-575, entre Santana e Porto Novo; BA-001, entre Ituberá e Nilo Peçanha; e BA-130, em Itagi, tiveram o tráfego restabelecido e seguem liberados.

Homem é levado à Delegacia após ameaçar esposa com faca em Candiba

Homem é levado à Delegacia após ameaçar esposa com faca em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 26 anos foi detido na noite de domingo (23) após ameaçar sua esposa no Centro de Candiba (BA). A ocorrência foi registrada às 23h36, quando a guarnição foi acionada para verificar uma denúncia de violência doméstica. Ao chegar ao endereço, a vítima, de 31 anos, afirmou que o companheiro havia chegado agressivo e tentado atingi-la com uma faca tipo peixeira. O suspeito foi encontrado no local, exaltado e ainda segurando a arma branca. Com o apoio da Rondesp, os policiais conseguiram imobilizá-lo e apreender a faca. Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia, onde o caso foi registrado. Ninguém ficou ferido.

Arma artesanal é apreendida pela PM após fuga de suspeito em Iuiú

Arma artesanal é apreendida pela PM após fuga de suspeito em Iuiú
Foto: Divulgação/17º BPM

Na manhã de domingo (23), por volta das 10h, a Polícia Militar apreendeu uma espingarda artesanal no distrito de Pindorama, em Iuiú (BA). A guarnição prosseguia nas diligências iniciadas durante a madrugada, após um registro de porte ilegal de arma, quando recebeu a informação de que o suspeito, de 26 anos, havia chegado à casa da mãe, na Rua das Flores. Ao perceber a viatura, o homem fugiu. A mãe autorizou a entrada dos policiais e indicou o local onde a arma poderia estar escondida. Durante a busca, a espingarda tipo chumbeira foi localizada. O equipamento teria sido usado pouco antes para ameaçar uma pessoa após uma discussão em um bar. A arma será apresentada nesta segunda-feira (24) na Delegacia de Iuiú. O suspeito, que já possui antecedente por homicídio consumado cometido com armamento semelhante, não foi encontrado.

Urutau é resgatado por Brigadistas em Livramento de Nossa Senhora

Urutau é resgatado por Brigadistas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Um urutau, conhecido popularmente como mãe-da-lua, mobilizou os Brigadistas Ambientais da GASA nesta segunda-feira (24) após surgir no interior de uma residência no Bairro Polivalente, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o presidente da entidade, Antônio Carlos Oliveira, a ave estava atordoada, condição típica da espécie durante o dia, mas sem indícios de ferimentos. O pássaro foi recolhido e encaminhado à sede da brigada, onde passará por observação antes de ser solto novamente.

Urutau é resgatado por Brigadistas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

A equipe informou que, caso não seja constatada nenhuma lesão, o urutau será liberado em um ambiente apropriado. A espécie é conhecida pela camuflagem que a faz se misturar a troncos e pela atividade predominantemente noturna, além do canto melancólico que inspirou lendas relacionadas ao luar.

Condutor é flagrado fazendo acrobacias com motocicleta e veículo é apreendido em Encruzilhada

Condutor é flagrado fazendo acrobacias com motocicleta e veículo é apreendido em Encruzilhada
Foto: Blog do Anderson

Na tarde deste sábado (22), por volta das 15h45, uma equipe da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar flagrou um motociclista realizando manobras perigosas no distrito de Vila Bahia, em Encruzilhada. A guarnição observou o indivíduo conduzindo uma Honda CG Titan 160 prata enquanto executava acrobacias em via pública, colocando em risco transeuntes e outros condutores. Diante da situação, os policiais procederam com a abordagem. Durante a identificação, foi constatado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Com a irregularidade confirmada, a motocicleta foi removida e encaminhada ao DPM de Vila do Café, onde serão tomadas as medidas administrativas cabíveis.

Motorista fica ferido após caminhão sair da pista e tombar na BR-030, em Caetité

Motorista fica ferido após caminhão sair da pista e tombar na BR-030, em Caetité
Foto: Reprodução/Redes sociais

Na madrugada deste domingo (23), um caminhão Scania P310 saiu da pista e tombou na BR-030, nas imediações do acesso ao distrito de Pajeú dos Ventos, em Caetité. A equipe do 1º Pelotão da 94ª CIPM foi acionada para verificar a ocorrência e encontrou o local já atendido pelo SAMU. O motorista, que havia perdido o controle do veículo, recebeu os primeiros socorros ainda na rodovia. Com ferimentos leves, ele foi encaminhado para a UPA de Caetité, onde permaneceu sem risco de morte. Após o resgate, a guarnição registrou a ocorrência e acompanhou a situação até a conclusão dos procedimentos necessários. As causas do acidente ainda serão apuradas.

Desentendimento entre mulheres no Hospital Regional termina com registro de ameaça em Guanambi

Desentendimento entre mulheres no Hospital Regional termina com registro de ameaça em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada na tarde de sábado (22), por volta das 15h, para intervir em um conflito entre duas mulheres no Hospital Regional de Guanambi. A solicitação foi feita pelo CICOM após relatos de discussão no interior da unidade de saúde. Ao chegar ao local, os policiais ouviram uma mulher de 39 anos, que afirmou ter sido agredida por outra mulher, de 21 anos. Localizada pela guarnição, a jovem negou as acusações e alegou ter sido ameaçada pela mulher mais velha, negando qualquer agressão física. Nenhuma das envolvidas apresentava lesões aparentes, e, devido ao fato de a mulher de 21 anos estar acompanhando sua filha menor em atendimento médico, não foi possível realizar a condução à delegacia. Diante disso, ambas foram orientadas a procurar a unidade policial posteriormente para adoção das medidas necessárias.

PM apura denúncia de porte ilegal de arma após briga em distribuidora na cidade de Iuiú

PM apura denúncia de porte ilegal de arma após briga em distribuidora na cidade de Iuiú
Foto: Divulgação/PMIUIU

Na madrugada deste domingo (23), por volta de 1h40, o 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionado para verificar uma denúncia envolvendo porte ilegal de arma em Iuiú. A informação repassada à guarnição dava conta de que, após uma briga em uma distribuidora, um homem — com idade não informada — estaria armado com uma espingarda de fabricação caseira e aguardando em frente ao estabelecimento para atirar em seu desafeto, que havia fugido do local. Ao chegar ao endereço informado, os policiais confirmaram a situação, mas o suspeito conseguiu escapar em direção a uma área de mato, desaparecendo em seguida. O proprietário do bar, um homem de 39 anos, relatou não ter condições de identificar o outro envolvido na confusão. Com base nas informações coletadas, a guarnição se deslocou até a residência do suspeito, porém ele não foi encontrado. As buscas seguem na região.

Mulher denuncia ameaças do companheiro e PM realiza buscas em Pindaí

Mulher denuncia ameaças do companheiro e PM realiza buscas em Pindaí
Foto: Divulgação/PMP

Na noite de sábado (22), o 17º Batalhão da Polícia Militar registrou uma ocorrência de ameaça em Pindaí. A situação foi comunicada por volta das 22h30, quando uma mulher de 24 anos informou que seu companheiro, da mesma idade, havia chegado em casa embriagado e passado a ameaçá-la de morte. Durante o episódio, o homem ainda quebrou a porta ao tentar invadir a residência. A guarnição seguiu para o endereço, mas o suspeito fugiu pelos fundos do imóvel ao perceber a aproximação da viatura, escondendo-se em uma área de mato próxima. Foram feitas buscas na região, porém o autor não foi localizado. A vítima recebeu orientações para registrar a ocorrência na Delegacia e avaliar a solicitação de medida protetiva de urgência.

Mega-Sena acumula e pagará R$ 18 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena acumula e pagará R$ 18 milhões no próximo sorteio
Foto: Reprodução/Caixa

O concurso 2942 da Mega-Sena, realizado no sábado (22), terminou sem vencedores na faixa principal e fez o prêmio acumular mais uma vez. As dezenas sorteadas foram: 12 – 30 – 40 – 46 – 54 – 60. Sem acertadores dos seis números, o valor estimado para o próximo sorteio, marcado para terça-feira (25), é de R$ 18 milhões. Na quina, 26 apostas acertaram cinco dezenas, garantindo R$ 80.236,08 cada. Já a quadra registrou 2.092 bilhetes premiados, com R$ 1.643,73 para cada acertador. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, Portal Loterias Caixa e App Loterias Caixa. A aposta, simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Dupla é detida após furtar rádio e botijão de gás em Palmas de Monte Alto

Dupla é detida após furtar rádio e botijão de gás em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

Uma ação do 17º Batalhão da Polícia Militar resultou na detenção de dois indivíduos envolvidos em um furto na manhã de sábado (22), em Palmas de Monte Alto. A ocorrência foi registrada por volta das 11h, quando uma mulher de 53 anos acionou a guarnição informando que sua residência, localizada na Rua São Sebastião, no bairro São Vicente, havia sido invadida. Segundo a vítima, dois suspeitos entraram no imóvel e levaram um rádio e um botijão de gás. Durante buscas na mesma rua, os policiais localizaram os autores: um homem de 40 anos e um adolescente de 17 anos. Com a dupla, os militares recuperaram apenas o rádio subtraído. Questionados sobre o botijão de gás, ambos não souberam indicar seu paradeiro. Os envolvidos e a vítima foram conduzidos à Delegacia de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis adotadas.

Homem é detido após agredir esposa e desacatar policiais em Brumado

Homem é detido após agredir esposa e desacatar policiais em Brumado
Foto: Sudoeste Total

A Polícia Militar prendeu, na tarde de sábado (22), um homem de 38 anos acusado de agredir a esposa e posteriormente desacatar a guarnição do 24º BPM, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. A ocorrência foi iniciada após acionamento via CICOM, levando os militares até o local onde a vítima, de 37 anos, relatou ter sido agredida durante uma discussão. Seguindo as informações fornecidas pela mulher, os policiais localizaram o suspeito escondido debaixo da cama. Diante do flagrante, ele foi detido e conduzido, juntamente com a vítima, à Delegacia Territorial de Brumado para os procedimentos legais. Durante a apresentação na unidade policial, o homem se exaltou e passou a proferir ofensas contra os militares, o que resultou em nova imputação, desta vez pelo crime de desacato à autoridade. O acusado responderá pelos dois delitos.

CIPRv apreende drogas em Vitória da Conquista

CIPRv apreende drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã de quinta-feira (20), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), apreenderam uma mala com drogas, na BA-263, em Vitória da Conquista. Durante abordagem a um ônibus de transporte interestadual, foi encontrada no bagageiro do veículo coletivo, uma mala contendo onze tabletes de cocaína e um tablete de crack. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada

PRF flagra caso de falsidade ideológica durante fiscalização em Ibotirama

PRF flagra caso de falsidade ideológica durante fiscalização em Ibotirama
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou, na tarde da quarta-feira (19), indícios de falsidade ideológica durante uma fiscalização no km 604 da BR-242, em Ibotirama (BA). Durante a abordagem a um conjunto veicular de transporte de carga excedente, a equipe solicitou ao motorista a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento obrigatório para trafegar com peso e dimensões superiores ao permitido. Ao analisar a autorização apresentada, os policiais perceberam que um dos dados inseridos no sistema responsável pela emissão da AET, especificamente o comprimento total da combinação veicular, não correspondia às dimensões reais do veículo. A divergência tornaria impossível a emissão regular da autorização, uma vez que o conjunto não atendia aos requisitos mínimos previstos na Resolução nº 882/21 do Contran. Diante da inconsistência, constatou-se, em princípio, a ocorrência de falsidade ideológica no documento. O veículo foi autuado conforme o artigo 231, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro, e o caso, juntamente com o condutor e o material fiscalizado, foi encaminhado à Polícia Civil de Ibotirama para as demais providências legais.

Homem é preso por tráfico de drogas e corrupção ativa em Iraquara

Homem é preso por tráfico de drogas e corrupção ativa em Iraquara
Foto: Divulgação/PC

Um homem, de 40 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção ativa, na manhã de sexta-feira (21), no município de Iraquara. A prisão é resultado de uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar. Os policiais localizaram o suspeito em sua residência, no Povoado Lagoa Seca, onde encontraram porções de cocaína, uma balança e materiais utilizados para o acondicionamento de entorpecentes. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Iraquara, com o apoio do Grupo de Apoio Tático de Iraquara (Gatti/Diamantina) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada). Durante a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF), o investigado ofereceu uma quantia em dinheiro a um investigador da unidade para que a ocorrência não fosse registrada, o que motivou um segundo APF, pelo crime de corrupção ativa. O homem passou por exames de corpo de delito e segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Suspeito é preso por tráfico de drogas após tentar fugir e descartar entorpecentes em Guanambi

Suspeito é preso por tráfico de drogas após tentar fugir e descartar entorpecentes em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Na tarde de quinta-feira, 20, um homem de 31 anos foi detido por tráfico de drogas no bairro Joaquim Fernandes, em Guanambi. A ocorrência foi registrada às 15h23, quando a guarnição realizava rondas e percebeu o indivíduo em atitude suspeita, segurando um invólucro. Ao notar a presença policial, o suspeito demonstrou nervosismo, arremessou objetos ao chão — incluindo um celular — e correu em direção a uma residência, descartando mais itens durante a fuga. A equipe iniciou o acompanhamento e conseguiu alcançá-lo, apesar de ele resistir de forma agressiva, o que exigiu o uso progressivo da força e a utilização de algemas para preservar a segurança de todos. Após a contenção, os policiais recolheram o material jogado pelo suspeito: três trouxinhas de substância semelhante à maconha e uma porção maior da mesma droga; dois invólucros com substância análoga à cocaína; um aparelho celular modelo iPhone e R$ 30 em espécie. O homem e os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia, onde as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Farmácia de manipulação é interditada após irregularidades sanitárias em Vitória da Conquista

Farmácia de manipulação é interditada após irregularidades sanitárias em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Uma inspeção de rotina realizada pela Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental resultou na interdição imediata de uma farmácia de manipulação em Vitória da Conquista, na última terça-feira (18), após a identificação de irregularidades consideradas graves para a saúde pública. A equipe encontrou matérias-primas com validade vencida nos laboratórios e constatou a ausência de alvará sanitário válido, o que ampliou a gravidade da ocorrência. A visita, inicialmente voltada à verificação das condições gerais do estabelecimento e à notificação pelo alvará vencido, acabou revelando falhas internas que infringem normas sanitárias, entre elas a Resolução da Diretoria Colegiada nº 67/2007, que regulamenta as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. Entre as principais irregularidades estavam insumos vencidos, armazenamento inadequado de produtos sensíveis à temperatura e equipamentos essenciais sem calibração ou registro de controle. Nos laboratórios de sólidos e semissólidos, os fiscais encontraram matérias-primas vencidas em uso ou disponíveis para manipulação, além de uma balança analítica sem comprovação de calibração. A geladeira destinada a produtos termolábeis também apresentava falhas: o termômetro não funcionava, não havia registros de temperatura e não existia evidência de calibração, comprometendo a segurança dos insumos armazenados. Diante do risco sanitário e da gravidade das situações documentadas, a Vigilância Sanitária determinou a interdição imediata dos laboratórios de sólidos e semissólidos, além de toda a área de produção. Apenas a recepção permaneceu aberta ao público.

Homem é preso após furtar celular em loja e aparelho é recuperado pela PM em Tanhaçu

Homem é preso após furtar celular em loja e aparelho é recuperado pela PM em Tanhaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

No final da tarde de quinta-feira, 20, uma guarnição do 24º BPM recuperou um celular furtado e prendeu o suspeito em Tanhaçu. A ação teve início após um cidadão acionar a Polícia Militar pelo telefone funcional, relatando que o aparelho havia sido subtraído da loja de material de construção de sua mãe. O denunciante informou ainda que o estabelecimento possuía câmeras de videomonitoramento e disponibilizou as imagens que mostravam o autor do crime. Com base nelas, os policiais iniciaram rondas pela cidade e rapidamente localizaram o suspeito. Durante a abordagem, ele confessou o furto e o celular foi recuperado. O homem foi conduzido à delegacia, onde o flagrante foi confirmado pela autoridade policial, permanecendo à disposição da Justiça.

Jovem é presa após tentar descartar drogas durante rondas da PM em Brumado

Jovem é presa após tentar descartar drogas durante rondas da PM em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Na noite de quinta-feira, 20, uma guarnição do 24º BPM apreendeu drogas e prendeu uma jovem de 25 anos no bairro Dr. Juracy, em Brumado. A ação ocorreu por volta das 21h, durante rondas nas proximidades da Praça João Romão. Os policiais perceberam que a mulher tentou se desfazer de uma sacola ao notar a aproximação da viatura, deixando o material próximo à porta de uma residência. Durante a abordagem, os militares verificaram que o conteúdo da sacola continha diversas porções de entorpecentes: oito trouxinhas de maconha e quinze trouxinhas de cocaína. Diante da situação, a jovem foi conduzida à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Homem é preso por agredir irmã e mãe em Malhada de Pedras

Homem é preso por agredir irmã e mãe em Malhada de Pedras
Foto: Divulgação

Na tarde de quinta-feira, 20 de novembro de 2025, por volta das 13h30, uma guarnição do 24º BPM foi acionada pelo CICOM para atender uma ocorrência de violência doméstica em Malhada de Pedras. Ao chegar ao local, os policiais conversaram com a vítima, uma mulher de 50 anos, que relatou ter sido agredida física e verbalmente por seu irmão, de 45 anos. Segundo a mulher, o homem — que apresentava sinais de embriaguez — também teria ofendido verbalmente a mãe deles, ampliando o clima de conflito familiar. Diante da situação, os policiais realizaram a condução do suspeito para a sede da 20ª COORPIN. Ele responderá pelos crimes de lesão corporal dolosa e violência doméstica.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.