Início Arquivo Novembro de 2025

Novembro de 2025

Encontramos 329 Notícias

Máquinas caça-níquel são apreendidas durante ação policial em Seabra

Máquinas caça-níquel são apreendidas durante ação policial em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na manhã desta quinta-feira (27), por volta das 7h40, uma ocorrência registrada na Avenida Francisco Costa, em Seabra, resultou na apreensão de máquinas caça-níquel durante o início da Operação Força Total. A ação teve início após um homem comparecer voluntariamente ao quartel da polícia, relatando que havia sido ameaçado por outro indivíduo no referido endereço. Diante da informação repassada à 29ª CIPM, uma guarnição se deslocou até o local indicado e localizou o suspeito em frente a um estabelecimento comercial sob sua responsabilidade. Durante a abordagem, foi realizada busca pessoal, não sendo encontrado nenhum material ilícito. Ao ser solicitado um documento de identificação, o homem informou que o documento estava no interior do estabelecimento e autorizou a entrada da guarnição no local. No interior do imóvel, os policiais encontraram 12 máquinas caça-níquel e um caderno contendo anotações relacionadas ao jogo do bicho. Diante da constatação de contravenção penal, o suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra, vinculada à 13ª COORPIN, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido na BR-122, em Pindaí

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido na BR-122, em Pindaí
Foto: Divulgação/PMP

Um acidente de trânsito com vítima foi registrado na manhã de quarta-feira (26), por volta das 10h50, na BR-122, no trecho entre Pindaí e Pilões, nas proximidades da Fazenda Pajeú, no sudoeste da Bahia. De acordo com as informações, a guarnição do 17º BPM foi acionada por populares e, ao chegar ao local, constatou que um automóvel Toyota Corolla, conduzido por um homem de 51 anos, colidiu com uma motocicleta Yamaha YBR pilotada por um homem de 38 anos. O motorista do carro permaneceu no local do acidente e não sofreu ferimentos. O motociclista, por sua vez, já havia sido socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao hospital de Pindaí. Na unidade de saúde, a equipe médica informou que a vítima apresentava múltiplas escoriações, sutura no membro superior esquerdo, um corte profundo na panturrilha esquerda e fratura da fíbula proximal. Após o registro do Relatório de Acidente de Trânsito (RAT), os veículos envolvidos foram liberados aos respectivos condutores.

Licitação de serviços gráficos é revogada e TCM decide não suspender certame em Caturama

Licitação de serviços gráficos é revogada e TCM decide não suspender certame em Caturama
Foto: Reprodução/Acontece na Bahia

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, proferiu decisão monocrática reconhecendo a perda do objeto do pedido de medida cautelar que solicitava a suspensão do Pregão Eletrônico SRP nº 18/2025, lançado pela Prefeitura de Caturama. O processo foi instaurado a partir de Termo de Ocorrência elaborado pela Diretoria de Assistência aos Municípios (DAM), que apontou supostas irregularidades no instrumento convocatório da licitação destinada ao registro de preços para contratação de serviços gráficos, com valor estimado em R$ 1,8 milhão. Entre os problemas identificados estavam a ausência de documentos obrigatórios, falhas na descrição do objeto, inexistência de pesquisa de preços, falta de estudo técnico preliminar, ausência de análise de riscos e de parecer jurídico, além da não divulgação do certame no Portal Nacional de Contratações Públicas. Apesar do pedido cautelar para suspensão imediata do pregão, o relator destacou que o certame já havia sido revogado pela administração municipal em 4 de novembro de 2025, conforme publicação oficial. A revogação, segundo manifestação do prefeito Antônio Leão Bonfim, ocorreu em razão das orientações emitidas pelo próprio TCM-BA no âmbito de outro processo administrativo. Diante da revogação da licitação, o conselheiro concluiu pela inexistência atual das irregularidades apontadas, reconhecendo a perda do objeto do pedido liminar e, por isso, deixou de conhecer a solicitação de suspensão do certame. Ainda assim, a decisão ressalta que o processo seguirá para julgamento de mérito. Na mesma decisão, foi determinada a notificação do prefeito e do secretário municipal de Administração para que apresentem defesa no prazo de 20 dias. O relator também determinou que a Prefeitura comunique ao Tribunal caso venha a publicar novo pregão eletrônico com o mesmo objeto da licitação revogada.

79ª CIPM prende mulher acusada de tráfico de drogas em Poções

79ª CIPM prende mulher acusada de tráfico de drogas em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Uma mulher de 57 anos foi presa por tráfico de drogas na terça-feira (25), durante uma ação realizada por policiais da 79ª CIPM no bairro Bela Vista, no município de Poções. A prisão ocorreu após a guarnição identificar movimentação intensa de usuários em um ponto já conhecido pela prática do tráfico. Durante o patrulhamento, os policiais constataram indícios compatíveis com a comercialização de entorpecentes e decidiram realizar a abordagem no local. No momento da ação, um homem que também estaria envolvido na atividade criminosa conseguiu fugir e não foi alcançado. A mulher permaneceu no imóvel e indicou aos policiais o quarto onde as drogas estavam guardadas. No interior do cômodo, foram localizadas 32 petecas de substância semelhante à maconha, 14 petecas de substância análoga à cocaína, uma máquina de cartão, R$ 594 em dinheiro, um aparelho celular e materiais utilizados para embalar drogas. Após receber voz de prisão, a suspeita relatou dores e foi encaminhada à UPA, onde passou por avaliação médica e foi considerada clinicamente estável. Em seguida, ela foi apresentada no DISEP, onde foi autuada em flagrante e permanece à disposição da Justiça. O suspeito que fugiu segue sendo procurado.

Suspeita é presa em desdobramento da Operação Narke 5 em Vitória da Conquista

Suspeita é presa em desdobramento da Operação Narke 5 em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na terça-feira (25), uma mulher de 44 anos durante o cumprimento de mandados de busca no bairro Zabelê, em Vitória da Conquista. Cinco pessoas também foram conduzidas para averiguação. A ação integra um desdobramento da Operação Narke 5. Durante as diligências, os policiais apreenderam centenas de porções de cocaína prontas para comercialização, além de aproximadamente R$ 11 mil em espécie, celulares e um veículo. As investigações apontam que a suspeita era uma das principais distribuidoras de cocaína no bairro Miro Cairo, operando um esquema ativo de tráfico de drogas na região. Quatro mandados de busca, representados pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (8ª/DTE) e autorizados pela Justiça, foram cumpridos em imóveis ligados à presa e a outros suspeitos. O inquérito policial segue em andamento e deve resultar no indiciamento de novos envolvidos. A ação foi conduzida por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc/DTE), com apoio da equipe do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco/Vitória da Conquista).

Polícia Civil desmantela cativeiro de animais silvestres e resgata aves na região de Iguaí

Polícia Civil desmantela cativeiro de animais silvestres e resgata aves na região de Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Um cativeiro de animais silvestres foi desmantelado na manhã desta quarta-feira (26), na zona rural de Iguaí, no Sudoeste baiano. A ação integrada das Delegacias Territoriais de Ibicuí e Iguaí resultou também na autuação de três homens, apontados como responsáveis pela captura das aves e manutenção do local. As diligências avançaram até o distrito de Iguaibí, onde as equipes apuravam denúncias sobre um imóvel utilizado para o armazenamento e comércio ilegal de pássaros. Durante a incursão, os policiais civis localizaram diversas gaiolas contendo espécimes da fauna nativa mantidos sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente.

Polícia Civil desmantela cativeiro de animais silvestres e resgata aves na região de Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Os envolvidos, com idades de 55 e 75 anos, foram identificados e conduzidos à delegacia. A autoridade policial lavrou Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e os suspeitos responderão em liberdade, com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mata, persegue, caça ou utiliza espécies da fauna silvestre em desacordo com a legislação. Todos os pássaros resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por processos de reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.

TCM rejeita pedido de cautelar sobre supostas irregularidades no Carnaval de Rio de Contas

TCM rejeita pedido de cautelar sobre supostas irregularidades no Carnaval de Rio de Contas
Foto: Sudoeste Total

A conselheira Aline Peixoto, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, indeferiu o pedido de medida cautelar apresentado em denúncia que apura supostas irregularidades ocorridas durante o Carnaval de 2025 no município de Rio de Contas. A decisão monocrática foi proferida no âmbito do processo nº 31710e25, movido pelo vereador Dilemardo Martins Cardoso Filho contra o prefeito Célio Evangelista, o servidor municipal Amarildo Nunes de Souza e a secretária municipal de Finanças Carla Patrícia Araújo Bonfim. Na denúncia, o parlamentar apontou um conjunto de supostas irregularidades envolvendo arrecadação informal de valores junto a ambulantes, inclusão de pessoas na folha de pagamento sem vínculo funcional, confecção posterior de recibos para justificar despesas já realizadas, contratações sem procedimento administrativo regular e possível promoção pessoal do chefe do Executivo durante o evento festivo. Entre os fatos narrados, o denunciante destacou a suposta contratação irregular do artista Pedro Silva de Souza, que teria recebido R$ 9 mil por meio de lançamento único na folha de pagamento municipal, sem comprovação de vínculo ou prestação de serviços. Também foram citadas cobranças em espécie feitas a ambulantes durante o Carnaval e a existência de documentos assinados posteriormente para amparar despesas do evento. Ao analisar o pedido cautelar, a relatora reconheceu que os fatos relatados merecem apuração mais aprofundada, por envolverem recursos públicos e possíveis falhas administrativas. No entanto, ressaltou que as ocorrências se limitam a um evento já realizado e encerrado há meses, não havendo indícios de continuidade das práticas nem risco imediato ao erário que justificasse a adoção de medida urgente. A conselheira destacou ainda que os pedidos formulados pelo vereador possuem natureza instrutória e devem ser analisados no julgamento de mérito, após a formação do contraditório. Também foi registrado que há apuração sobre parte dos fatos no Ministério Público do Estado da Bahia. Diante disso, o Tribunal indeferiu a medida cautelar que pretendia suspender pagamentos a pessoas físicas ou jurídicas sem vínculo formal com a Prefeitura. Apesar da negativa, foi determinada a notificação dos denunciados para que apresentem esclarecimentos e justificativas no prazo de 20 dias, permitindo o prosseguimento regular da análise do mérito da denúncia.

Polícia Militar presta apoio a internação compulsória em Urandi

Polícia Militar presta apoio a internação compulsória em Urandi
Foto: Divulgação

Uma ação de apoio a instituições foi realizada pelo 17º BPM ao meio-dia da quarta-feira (26), no município de Urandi, no sudoeste da Bahia. A guarnição foi acionada pela coordenadora do CREAS para auxiliar na condução de uma mulher de 33 anos, usuária de drogas e em situação de vulnerabilidade social, cuja internação compulsória havia sido determinada pelo órgão. Inicialmente, a equipe do CREAS realizou o transporte da paciente até o distrito de Morrinhos, com acompanhamento policial até a cidade de Pindaí, onde a ocorrência passou a ser acompanhada pela guarnição local. Por volta das 12h40, policiais militares de Pindaí assumiram a escolta da equipe do CRAS/CREAS de Urandi, composta por assistente social, psicóloga e coordenadora, juntamente com a paciente, seguindo até a cidade de Guanambi. No local, a missão foi repassada à guarnição responsável pela área. Na sequência, às 13h30, a guarnição de Guanambi deu continuidade ao apoio, realizando a escolta até o Centro Terapêutico Guanambi, no distrito de Morrinhos, onde a mulher foi apresentada para o cumprimento da internação compulsória determinada pelas autoridades competentes.

Casa é arrombada e TV é furtada em Guanambi

Casa é arrombada e TV é furtada em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um caso de danos materiais e furto simples foi registrado na madrugada desta quinta-feira (27), por volta de 1h05, no bairro Beija Flor II, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo informações, uma guarnição do 17º BPM foi acionada após um homem de 43 anos relatar que, ao chegar em casa, encontrou o portão e a porta da residência arrombados. Durante a verificação, ele constatou o furto de uma televisão de 40 polegadas, cuja marca não foi informada. Ainda de acordo com o relato, a vítima apontou como suspeita a ex-esposa, uma mulher de 35 anos, afirmando que ela já teria dito que pegaria o aparelho. Após o atendimento da ocorrência, o homem foi orientado a registrar o boletim de ocorrência para as providências cabíveis.

Reclamações contra arbitragem e Liga marcam primeira partida da final do Campeonato Rural de Dom Basílio

Reclamações contra arbitragem e Liga marcam primeira partida da final do Campeonato Rural de Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

A decisão do Campeonato Rural de Dom Basílio teve início no último domingo (23) com um cenário de tensão fora das quatro linhas. A primeira partida da final, entre as equipes Abelhas e Algodões, que terminou em 1 a 1, foi marcada por duras críticas à atuação da arbitragem e à condução da competição pela Liga responsável pelo torneio, o que acabou ofuscando o clima esportivo esperado para o confronto decisivo. Durante a partida, atletas do time de Algodões relataram entradas consideradas excessivamente violentas por parte de jogadores adversários, incluindo um meio-campista e um zagueiro, sem que nenhuma punição fosse aplicada. A ausência de cartões, mesmo diante das reclamações em campo, gerou revolta entre jogadores e dirigentes, que passaram a cobrar providências e explicações após o apito final. A repercussão aumentou na quarta-feira (26), quando vídeos gravados por torcedores começaram a circular nas redes sociais e em grupos de mensagens. Para integrantes do Algodões, as imagens evidenciam a gravidade de alguns lances e reforçam a necessidade de revisão por parte da Liga, mesmo com a partida já encerrada. Em entrevista à Rádio Portal Sudoeste, um jogador do Algodões classificou a arbitragem como omissa e afirmou que o elenco se sente inseguro para voltar a campo no próximo domingo, quando está prevista a continuidade da final. Segundo ele, o grupo aguarda um posicionamento oficial da Liga, com análise das imagens e possível aplicação de sanções, como forma de garantir segurança e justiça na decisão do campeonato. O episódio trouxe novamente à tona questionamentos antigos sobre a organização do Campeonato Rural. No mês de julho, o Clube Alto do Rosário divulgou uma nota de repúdio contra a Liga de Futebol Dombasiliense, apontando suposta parcialidade na aplicação do regulamento. Na ocasião, o clube alegou ter sido punido enquanto outra equipe, que teria iniciado uma partida com o uniforme do avesso — prática também proibida pelas normas — não sofreu qualquer sanção. Na nota, a diretoria do Alto do Rosário afirmou que a diferença de tratamento demonstra a falta de critérios claros e fere princípios como ética esportiva, transparência e igualdade de condições. O protesto também esteve relacionado à punição sofrida pelo próprio clube, que teve três pontos retirados após iniciar uma partida com dois jogadores a mais em campo. Pouco tempo depois, outra situação envolvendo uniformes gerou nova polêmica. Em uma partida entre Esporte Clube Papagaio e Caiçara, as equipes entraram em campo com camisas muito semelhantes. Diante do problema, atletas do Papagaio solicitaram autorização à arbitragem para atuar com o uniforme do avesso, pedido que foi aceito. A decisão causou indignação em outros clubes, que solicitaram punição à equipe, mas a Liga recusou o pedido, alegando que o fato não interferiu no andamento da partida. Em meio aos episódios, clubes e atletas seguem cobrando mais transparência, critérios objetivos e igualdade de tratamento na condução do Campeonato Rural de Dom Basílio. Até o momento, não houve pronunciamento oficial da Liga sobre nenhuma das situações relatadas.

Policiais da CIPRv/Brumado concluem Curso Especial de Formação de Sargentos

Policiais da CIPRv/Brumado concluem Curso Especial de Formação de Sargentos
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na manhã de terça-feira, 25 de novembro, foi realizada no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) a solenidade de conclusão do Curso Especial de Formação de Sargentos PM 2025.2, reunindo policiais militares de diversas unidades da Bahia. A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel PM Moreira, comandante do 9º BEIC, e contou com a presença de comandantes de unidades policiais sediadas em Vitória da Conquista, entre eles o major PM Rogério, comandante da CIPRv/Brumado. Oficiais, praças, familiares e amigos também prestigiaram o evento, marcando o encerramento de mais uma etapa de formação profissional na carreira policial militar. A CIPRv/Brumado celebrou a promoção dos sargentos PM Pires, Danilo, Farne, Ferreira, Sales, Carvalho, Rodrigues e Oliveira, que passaram a integrar o quadro de novos graduados da unidade. Com trajetória marcada por relevantes serviços prestados à instituição, os policiais ascendem na hierarquia como reflexo do mérito profissional e da dedicação à segurança pública. A conclusão do curso representa não apenas a valorização individual dos militares, mas também o fortalecimento da Polícia Militar, reforçando o compromisso com a qualificação e a excelência no serviço prestado à sociedade.

CIPRv apreende motocicleta com restrição judicial em Livramento de Nossa Senhora

CIPRv apreende motocicleta com restrição judicial em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã de terça-feira, 25 de novembro, por volta das 10h25, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), em serviço no Posto de Brumado, realizaram a apreensão de uma motocicleta durante fiscalização de rotina na rodovia BA-148, no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Durante a abordagem, a guarnição constatou que o veículo possuía restrição de circulação expedida pela Comarca de Jaú, no estado de São Paulo. Diante da irregularidade identificada, foram adotados os procedimentos previstos em lei. Após a verificação, a motocicleta foi encaminhada para o pátio do Detran em Brumado, onde ficará à disposição das autoridades competentes para as medidas legais cabíveis.

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Por volta das 13h desta terça-feira (25), um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas durante patrulhamento tático realizado na Avenida Integração, em Vitória da Conquista. A ação foi conduzida por uma guarnição do PETO da 77ª CIPM, após informações indicarem que um indivíduo estaria comercializando entorpecentes na região. Durante as diligências, os policiais localizaram o suspeito e encontraram com ele uma quantidade significativa de substâncias análogas à maconha e ao skank, além de embalagens plásticas utilizadas para acondicionamento da droga. O homem, que já possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de delito, confessou ser o proprietário do material e admitiu a prática do tráfico. Diante da situação, o suspeito foi conduzido junto com todo o material apreendido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Jaques Wagner celebra avanço do projeto de irrigação do Vale do Iuiu e leilão do aeroporto de Guanambi

Jaques Wagner celebra avanço do projeto de irrigação do Vale do Iuiu e leilão do aeroporto de Guanambi
Foto: Rafael Nunes

Em entrevista à Rádio Alvorada FM nesta quarta-feira (26), o senador Jaques Wagner (PT-BA) comemorou o conjunto de ações que o Governo Federal tem destinado a Guanambi e região. Wagner destacou que o território vive um ‘momento de esperança renovada’ com o projeto de irrigação do Vale do Iuiu e, em Guanambi, é grande a expectativa pelo leilão do aeroporto, previsto para esta quinta (27). “Não tenho dúvida de que isso vai transformar a cidade e atrair novos investimentos. É uma medida do governo Lula, como parte do Projeto AmpliAR, para modernizar o terminal. Um aeroporto qualificado é sempre um chamariz. Essa ampliação permite receber aeronaves maiores, abre oportunidades e vai qualificar ainda mais o turismo e a economia de toda a região”, afirmou. O senador também comentou o avanço do projeto de irrigação do Vale do Iuiú, um sonho antigo da população do sudoeste baiano. O parlamentar lembrou o impacto que a obra trará para o desenvolvimento regional.  “Na agricultura moderna, a irrigação é fundamental. Além disso, o projeto vai ampliar muito a geração de empregos, estão previstos mais de 160 mil empregos diretos e indiretos. Para mim, essa é uma notícia da maior relevância para a Bahia, significa gerar riqueza. O projeto vai movimentar a economia e levar ainda mais desenvolvimento para o interior do estado", avaliou. Líder do governo Lula no Senado, ele assegurou que continuará atuando para que o projeto avance sem interrupções e respeitando as etapas ambientais. “Da minha parte, vou trabalhar aqui em Brasília e apoiar o governo da Bahia. Quero ver essa obra sair do papel o quanto antes, porque sei o quanto ela significa para o agricultor”, comprometeu-se.

Motos já concentram 40% das mortes no trânsito e ampliam pressão sobre o SUS, aponta Ipea

Motos já concentram 40% das mortes no trânsito e ampliam pressão sobre o SUS, aponta Ipea
Foto: Prefeitura de SP

As motocicletas passaram a desempenhar um papel central na escalada da violência no trânsito brasileiro e hoje respondem por quase 40% das mortes registradas em acidentes viários. O dado consta no estudo Mortalidade e morbidade das motocicletas e os riscos da implantação do mototáxi no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Segundo o levantamento, a participação das motos nas mortes saiu de apenas 3% no fim dos anos 1990 e cresceu de forma contínua até atingir o patamar atual em 2023. Além do número de óbitos, os motociclistas concentram cerca de 60% das internações por acidentes de transporte terrestre no Sistema Único de Saúde. Apenas em 2024, os atendimentos hospitalares relacionados a sinistros com motos consumiram mais de R$ 270 milhões em recursos públicos. O estudo reconstrói a rápida expansão da frota nacional de motocicletas, que saltou de cerca de 2,7 milhões de unidades em 1998 para mais de 34 milhões em 2024. No mesmo período, a proporção das motos na frota motorizada brasileira passou de menos de 10% para aproximadamente 30%. O crescimento das mortes foi ainda mais acentuado: o número de óbitos de usuários de motocicletas se multiplicou por 15 ao longo de pouco mais de duas décadas. Após uma queda observada a partir de 2014, a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes voltou recentemente ao pico registrado naquele ano, anterior à crise econômica, consolidando a motocicleta como o veículo que mais mata no trânsito brasileiro. A análise também evidencia fortes desigualdades no perfil das vítimas. Cerca de 70% das mortes e internações envolvem pessoas entre 20 e 49 anos, com destaque para a faixa de 20 a 29 anos, que sozinha corresponde a aproximadamente um terço das vítimas. Mais da metade dos mortos em acidentes fatais com motos não concluiu o ensino fundamental, e cerca de 90% tinham, no máximo, ensino médio. Pessoas pardas são maioria entre os mortos e internados, indicando maior vulnerabilidade da população negra, enquanto os homens respondem por quase 90% das mortes e mais de 80% das internações. O impacto sobre o sistema de saúde também cresceu de forma expressiva. Em duas décadas, as internações por sinistros com motocicletas superaram 160 mil casos anuais e passaram a representar cerca de 60% de todas as internações por acidentes de transporte terrestre. Os gastos hospitalares associados a esses acidentes aumentaram de R$ 41 milhões para aproximadamente R$ 273 milhões, em valores reais, o equivalente a quase dois terços das despesas totais com sinistros de trânsito.

Livramento: Comandante da 46ª CIPM apresenta ações da unidade ao Comandante-Geral da PMBA em Salvador

Livramento: Comandante da 46ª CIPM apresenta ações da unidade ao Comandante-Geral da PMBA em Salvador
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Na tarde desta segunda-feira (24), o major PM Wagner Rocha, comandante da 46ª CIPM, foi recebido pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel PM Magalhães, durante encontro institucional realizado em Salvador. Na ocasião, o major apresentou as principais ações desenvolvidas pela companhia, destacando o comprometimento, o profissionalismo e a dedicação do efetivo na promoção da segurança pública e na preservação da ordem nos municípios sob responsabilidade da unidade. Durante a agenda, o comandante da 46ª CIPM entregou ao coronel Magalhães a primeira edição da Revista da 46ª CIPM, publicação que reúne resultados operacionais, projetos e iniciativas da companhia.

Livramento: Comandante da 46ª CIPM apresenta ações da unidade ao Comandante-Geral da PMBA em Salvador
Foto: Divulgação/46ª CIPM

O comandante-geral também recebeu o Título de Amigo da 46ª CIPM, honraria concedida em reconhecimento ao apoio institucional e à parceria permanente com a unidade. O encontro foi encerrado com o convite para a participação do comandante-geral na 1ª Corrida da 46ª CIPM, programada para ocorrer no município de Paramirim, iniciativa que busca fortalecer a integração com a comunidade e incentivar a prática esportiva e o bem-estar.

Livramento: 46ª CIPM é contemplada com nova viatura para reforço do policiamento preventivo

Livramento: 46ª CIPM é contemplada com nova viatura para reforço do policiamento preventivo
Foto: Divulgação/46ª CIPM

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar passou a contar com uma nova viatura operacional destinada ao reforço das ações de policiamento preventivo nos municípios atendidos pela unidade. O veículo foi entregue pelo Governo do Estado e será empregado no fortalecimento da segurança pública e na ampliação da capacidade de resposta da corporação. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), em Salvador, durante a cerimônia de lançamento da Operação Verão 2025/2026, que reuniu autoridades estaduais e representantes da Polícia Militar da Bahia. O evento marcou o início das ações estratégicas voltadas à segurança no período de maior fluxo turístico e de eventos no estado. O comandante da 46ª CIPM, major PM Wagner Rocha, participou da solenidade representando a unidade e ressaltou a relevância da nova viatura para o desenvolvimento das atividades operacionais, destacando que o equipamento contribuirá diretamente para a melhoria do atendimento à população e para o incremento das ações ostensivas na área de atuação da companhia.

Veículo com restrição por furto é localizado pela PM na área central de Caculé

Veículo com restrição por furto é localizado pela PM na área central de Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um veículo com indícios de adulteração e registro de furto foi recuperado pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira, 25, no município de Caculé. Durante patrulhamento, a guarnição do 2º Pelotão identificou um Renault Duster estacionado na Praça da Feira, no centro da cidade, que apresentava características suspeitas. Ao ser abordado, o condutor informou aos policiais que havia adquirido o automóvel há alguns anos, sem possuir informações formais sobre a procedência. Após a realização das verificações, foi constatado que o chassi original possuía restrição por furto ou roubo, além de sinais de adulteração na placa e na documentação do veículo. Diante da constatação das irregularidades, o automóvel e o condutor foram conduzidos à Delegacia Territorial de Caculé, onde ficaram à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

Polícia Militar recupera motocicleta clonada durante operação em Bom Jesus da Serra

Polícia Militar recupera motocicleta clonada durante operação em Bom Jesus da Serra
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Na terça-feira, 25, policiais militares da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar recuperaram uma motocicleta clonada durante ações da Operação Scutum Viarum, realizadas no Centro do município de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia. Durante rondas de rotina, a guarnição abordou uma motocicleta Honda NX-4 Falcon, de cor vermelha, que levantou suspeitas. Na verificação inicial, a documentação apresentada pelo condutor estava compatível com o número do chassi. No entanto, ao analisar o veículo com mais atenção, os policiais constataram que a numeração do motor encontrava-se suprimida. Diante da irregularidade, foram empregadas técnicas avançadas de identificação veicular, com o apoio de um agente da Polícia Rodoviária Federal. Após a análise, foi confirmado que a motocicleta era clonada. O veículo original, registrado no estado de São Paulo, encontrava-se na posse de seu verdadeiro proprietário, que enviou imagens para comprovação da informação. Com a confirmação do crime, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Serra, onde ficaram à disposição da autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

TCM indefere pedido cautelar sobre contrato de advocacia da Prefeitura de Correntina

TCM indefere pedido cautelar sobre contrato de advocacia da Prefeitura de Correntina
Foto: Divulgação/PMC

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia decidiu indeferir o pedido de medida cautelar relacionado a contrato firmado pela Prefeitura de Correntina para contratação de serviços advocatícios. A decisão monocrática foi proferida pelo conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, com publicação em 25 de novembro de 2025, pelo horário de Brasília. O processo teve origem em Termo de Ocorrência com pedido liminar apresentado pela 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo contra o gestor municipal, Walter Mariano Messias de Souza. A denúncia questionava a Inexigibilidade nº 072/2025, referente ao Contrato nº 255/2025, que previa a contratação do escritório Ursula Correa Sociedade Individual de Advocacia para recuperação de valores supostamente cobrados de forma indevida na conta de energia elétrica pelo grupo Neoenergia. Segundo a Inspetoria, o contrato previa honorários advocatícios fixados em 20% sobre o valor recuperado, percentual considerado desproporcional, tendo em vista que os serviços, em casos semelhantes, estariam sendo realizados na via administrativa, sem necessidade de judicialização. O órgão técnico apontou ainda que o valor estimado do contrato poderia alcançar R$ 480 mil, defendendo a redução dos honorários para a faixa entre 8% e 10%, conforme parâmetros do Código de Processo Civil e normas do TCM. Durante a tramitação, o gestor informou a perda superveniente do objeto do pedido cautelar, após a administração municipal promover a revisão do contrato por meio de termo aditivo. A alteração adequou os honorários aos percentuais escalonados previstos no artigo 85 do Código de Processo Civil, além de reduzir o valor estimado do contrato para R$ 240 mil, com pagamento condicionado ao efetivo ingresso de recursos nos cofres municipais. Na decisão, o conselheiro Paulo Rangel reconheceu que a readequação contratual sanou a irregularidade inicialmente apontada, afastando a necessidade de suspensão de pagamentos ou de atos administrativos. Segundo o relator, com a adequação legal promovida pela própria administração, deixaram de existir os pressupostos que justificariam a concessão da cautelar. Diante disso, o TCM concluiu pelo indeferimento do pedido, determinando a publicação da decisão.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.