Início Arquivo Outubro de 2025

Outubro de 2025

Encontramos 372 Notícias

Motocicleta furtada é recuperada pela PM em Planalto

Motocicleta furtada é recuperada pela PM em Planalto
Foto: Divulgação/79ª CIPM

No último sábado (18), policiais militares da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atenderam uma ocorrência relacionada a uma motocicleta furtada, após receberem a informação da Central de Operações (CENOP) sobre o veículo circulando pelo distrito de Lucaia, na zona rural de Planalto. A guarnição se deslocou imediatamente até o local indicado e localizou uma motocicleta Honda Fan 125cc, preta, abandonada em uma área erma do distrito. A verificação junto aos registros policiais confirmou que o veículo havia sido furtado no dia 14, no mesmo distrito, conforme boletim de ocorrência registrado pela vítima. A motocicleta foi removida e apresentada à autoridade competente, seguindo os procedimentos legais para restituição ao proprietário legítimo.

Simulação de resposta a crimes contra instituições financeiras mobiliza forças de segurança em Barra do Choça

Simulação de resposta a crimes contra instituições financeiras mobiliza forças de segurança em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Na última terça-feira (21), a cidade de Barra do Choça, área sob responsabilidade territorial da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediou uma atividade simulada de primeiras respostas em crimes contra instituições financeiras. A ação foi promovida pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste e contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O objetivo do exercício foi aprimorar as técnicas de atuação integrada entre as unidades policiais em situações de confronto armado e ataques a agências bancárias. Durante a simulação, foram executadas ações táticas controladas, com o uso de artefatos de efeito sonoro — como explosões e disparos de festim — supervisionadas por uma equipe técnica especializada da CIPE Sudoeste, garantindo total segurança ao público e aos participantes. A 79ª CIPM prestou apoio logístico à atividade, colaborando com a infraestrutura necessária para a realização do exercício. A iniciativa reforça o compromisso da unidade com a integração e o fortalecimento das ações conjuntas entre as forças de segurança da região.

Aposentados e pensionistas da Bahia já receberam R$ 198,5 milhões em ressarcimentos por descontos indevidos

Aposentados e pensionistas da Bahia já receberam R$ 198,5 milhões em ressarcimentos por descontos indevidos
Foto: Sudoeste Total

Mais de R$ 198,50 milhões em ressarcimentos pelos descontos associativos indevidos a aposentados e pensionistas na Bahia foram pagos pelo Governo do Brasil até esta segunda-feira, 20 de outubro, de acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, 301.987 pessoas no estado já tiveram os valores a que tinham direito depositados em conta. Segundo o levantamento mais atualizado do órgão, 303.869 aposentados e pensionistas na Bahia já aderiram ao acordo com o governo. O número representa 68,37% do total de 444.430 aposentados e pensionistas aptos a aderir ao acordo no estado. Nesta semana, o Governo Federal atingiu a marca de R$ 2,1 bilhões pagos no acordo de ressarcimento a 3,1 milhões de aposentados e pensionistas. O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial. Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise da resposta das entidades vão poder aderir ao ressarcimento.

Colisão entre caminhonete e carro é registrada na BR-030, em Palmas de Monte Alto

Colisão entre caminhonete e carro é registrada na BR-030, em Palmas de Monte Alto
Foto: Reprodução/Folha do Vale

Na tarde de quarta-feira (22), por volta das 16h50, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para atender a um acidente de trânsito sem vítimas na BR-030, zona rural de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. De acordo com informações, a colisão envolveu dois veículos: uma Toyota Hilux SW4, de cor preta, e um Ford Fiesta, de cor cinza. Os condutores, ambos homens, apresentaram versões divergentes sobre o ocorrido. Segundo relatos, um dos veículos realizava uma conversão à esquerda quando foi atingido pelo outro, que tentava realizar uma ultrapassagem. O impacto provocou o capotamento da caminhonete, que saiu da pista. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. O condutor da caminhonete informou que não pretendia representar judicialmente, registrando o fato apenas para fins de acionamento da seguradora.

Homem morre em acidente de motocicleta na BA-617, em Ibiassucê

Homem morre em acidente de motocicleta na BA-617, em Ibiassucê
Foto: Reprodução/Bahia em Cada Canto

Na noite de quarta-feira (22), por volta das 21h10, um homem de 54 anos morreu em um acidente de trânsito na BA-617, nas proximidades da localidade conhecida como Forno de Telha, no município de Ibiassucê, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição do 2º Pelotão foi acionada para atender à ocorrência de sinistro com vítima fatal. Ao chegar ao local, os policiais encontraram uma equipe do SAMU, que já prestava atendimento e confirmou o óbito de Salvador Gonçalves de Aguiar, que não apresentava sinais vitais. A vítima conduzia uma motocicleta Honda Bros de cor preta e foi encontrada caída às margens da rodovia, ao lado do veículo. Conforme vestígios observados, há indícios de que o motociclista tenha colidido com outro automóvel, que não foi identificado. A área foi isolada pela PM, que realizou a sinalização da via até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelos levantamentos periciais e pelo recolhimento do corpo.

Prefeitura de Dom Basílio abre inscrições para processo seletivo com vagas em diversas áreas

Prefeitura de Dom Basílio abre inscrições para processo seletivo com vagas em diversas áreas
Foto: Sudoeste Total

A Prefeitura Municipal de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, publicou nesta quarta-feira (22) o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado à contratação temporária de profissionais para atender às demandas de diferentes secretarias do município. As inscrições, no entanto, já estão abertas desde a última terça-feira (21). O certame será realizado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. De acordo com o edital, o processo é promovido pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Governo, Administração e Serviços Públicos; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Assistência Social. A seleção será composta por avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Entre as funções ofertadas estão vagas para professores substitutos em diversas áreas — como Séries Iniciais, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Vivências Esportivas e Experiências Artísticas e Culturais — além de formadores em Pedagogia e áreas específicas, psicólogo, motorista escolar, atendente de biblioteca, auxiliar de secretaria escolar, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, intérprete de Libras, nutricionista, entre outros cargos. Os candidatos aprovados e classificados poderão ser convocados conforme a necessidade da administração municipal, respeitando a ordem de classificação. A tabela de pontuação da avaliação de títulos, bem como a relação completa de funções, escolaridade exigida, remuneração e carga horária, estão disponíveis nos anexos do edital. O Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025 tem como principal objetivo suprir, de forma emergencial, a carência de pessoal nas diversas áreas da gestão pública municipal. O edital completo pode ser consultado no Diário Oficial do Município de Dom Basílio.

Abaíra lidera ranking de melhor qualidade de vida na Bahia, segundo IPS Brasil 2025

Abaíra lidera ranking de melhor qualidade de vida na Bahia, segundo IPS Brasil 2025
Foto: Brito/Click Chapada

O município de Abaíra ocupa a primeira posição no ranking dos municípios baianos com melhor desempenho em qualidade de vida, conforme dados do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. Com pontuação de 63,25, Abaíra superou cidades de maior porte, como Salvador e Vitória da Conquista, que aparecem, respectivamente, nas 5ª e 10ª posições. O levantamento aponta Madre de Deus em segundo lugar, com 63,15 pontos, seguida por Lauro de Freitas, que ficou em terceiro, com 62,41. Completam o top 10 os municípios de Valente, Itiruçu, Caetité, Luís Eduardo Magalhães, São Gabriel e Vitória da Conquista. O IPS Brasil avalia o bem-estar e a qualidade de vida das cidades com base em indicadores sociais, econômicos e ambientais, destacando o desenvolvimento humano e sustentável das regiões.

Confusão entre familiares termina com apreensão de artefato artesanal em Palmas de Monte Alto

Confusão entre familiares termina com apreensão de artefato artesanal em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

Na madrugada de quarta-feira (22), por volta das 2h54, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para atender a uma ocorrência de ameaça na zona rural de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Segundo informações, um homem de 52 anos relatou que seu cunhado, de 39, teria subtraído uma faca tipo peixeira, o que teria motivado um desentendimento entre os familiares. Ao chegar ao local, a guarnição conversou com o suspeito, que negou o fato e autorizou a entrada dos policiais em sua residência. Durante a averiguação, foi encontrado nos fundos do imóvel um suporte de gatilho artesanal. O objeto foi apreendido e encaminhado à autoridade competente para as devidas providências legais. O caso foi registrado pela Polícia Militar em Palmas de Monte Alto.

PF e CGU deflagram Operação Intercessor contra esquema de desvio de recursos públicos em Poções

PF e CGU deflagram Operação Intercessor contra esquema de desvio de recursos públicos em Poções
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23/10), a Operação Intercessor, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio e lavagem de recursos federais destinados à administração municipal de Poções (BA) entre os anos de 2021 e 2023. Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista. As investigações identificaram irregularidades graves em contratos de terceirização de mão de obra custeados com verbas do FUNDEB, SUS e FNAS. Entre as práticas ilegais estão a ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores contratuais e prestação fictícia de serviços. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 12 milhões. De acordo com a PF, o grupo contava com uma estrutura criminosa organizada, com atuação em diferentes municípios da Bahia. O esquema envolvia o uso de empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação de patrimônio para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro. Os investigados poderão responder por organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista. As investigações seguem em andamento sob sigilo judicial.

MPBA recomenda reavaliação de licenças ambientais do parque eólico de Novo Horizonte

MPBA recomenda reavaliação de licenças ambientais do parque eólico de Novo Horizonte
Foto: Divulgação/PAE

O Ministério Público da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, recomendou ao Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema) a reavaliação, em 30 dias, das licenças ambientais relacionadas ao Complexo Eólico Novo Horizonte. Segundo a recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Alan Cedraz no último dia 13, as obras do empreendimento tiveram início sem apresentar estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) e sem consulta prévia à população local, especialmente as comunidades quilombolas e tradicionais diretamente afetadas. Foi recomendado ao órgão estadual de meio ambiente, inclusive, que avalie a possibilidade de suspensão das licenças do empreendimento, e que seja exigida a realização dos estudos completos e audiências públicas com a comunidade afetada. A recomendação foi encaminhada também à empresa Pan American Energy e suas subsidiárias e à empresa Consag Engenharia, solicitando providências urgentes para resolver os problemas causados por obras realizadas em uma estrada rural nos municípios de Piatã e Boninal, no interior da Bahia.  Segundo o promotor de Justiça Alan Cedraz, a modificação da estrada, feita para dar acesso ao Complexo Eólico Novo Horizonte, está causando sérios impactos à vida dos moradores das comunidades de Cruzes e Malhada Grande. Foram identificados problemas como excesso de poeira, lama nas épocas de chuva, rachaduras nas casas causadas pelas vibrações de veículos pesados e falta de sistema de drenagem. Também foi recomendado que o tráfego de veículos pesados na estrada seja imediatamente interrompido, inclusive por parte de outras empresas que também usam a via, como a Mineração Maroto e a Peterfrut Agrícola. As empresas foram orientadas a elaborar e executar, com urgência, um Plano de Adequação Ambiental da estrada, trocando o material atual por outro mais apropriado, instalando sistemas de drenagem e adotando medidas de controle de poeira.  Já as prefeituras de Piatã e a de Boninal foram notificadas e devem fiscalizar o uso da estrada, impedindo o tráfego de veículos pesados até que os reparos sejam feitos. Na recomendação o MPBA alerta que, caso as empresas e órgãos públicos não sigam as orientações, poderão ser adotadas medidas legais e judiciais para garantir a proteção das comunidades e do meio ambiente.

Corrida de Santa Luzia acontecerá dia 7 de dezembro em Vitória da Conquista

Corrida de Santa Luzia acontecerá dia 7 de dezembro em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

A tradicional Festa de Santa Luzia, em Vitória da Conquista, ganhará um toque esportivo neste ano. A Corrida de Santa Luzia será realizada no dia 7 de dezembro de 2025, compondo a programação oficial em homenagem à padroeira. O evento busca unir fé, saúde e solidariedade, com opções voltadas tanto para atletas experientes quanto para o público em geral. A prova contará com duas modalidades: uma corrida de 5 km, aberta a atletas amadores e profissionais, e uma caminhada de 3 km, voltada para iniciantes, famílias e grupos comunitários. A proposta é incentivar a prática esportiva e promover a integração social. As inscrições serão feitas exclusivamente online, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 60,00 e a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas para a corrida e 100 para a caminhada, garantindo o equilíbrio entre competitividade e inclusão. O kit do participante varia conforme a modalidade. Os corredores receberão número de peito com chip de cronometragem, medalha de participação, hidratação e lanche pós-prova. Já os caminhantes terão direito ao número de peito, medalha, hidratação e lanche, mantendo o conforto e a segurança de todos. O percurso da corrida terá 5 km de extensão, com dois pontos de hidratação e apoio técnico ao longo do trajeto, além da linha de chegada. A caminhada, por sua vez, seguirá um trajeto alternativo de 3 km, planejado para oferecer acessibilidade e participação ampla de diferentes públicos. A Corrida de Santa Luzia promete movimentar Vitória da Conquista, unindo esporte, solidariedade e tradição religiosa em um mesmo evento.

Em Tucano, cooperativa transforma mel em símbolo de renda e sustentabilidade no semiárido baiano

Em Tucano, cooperativa transforma mel em símbolo de renda e sustentabilidade no semiárido baiano
Foto: Ítalo Oliveira/SDR

Em Tucano, no coração do Território do Sisal, o mel das abelhas se tornou mais do que um produto: é fonte de renda, união e desenvolvimento para dezenas de famílias. Na Unidade de Beneficiamento de Mel da Cooperativa dos Apicultores de Tucano (COOAPIT), o trabalho coletivo dos apicultores ganhou estrutura e novas perspectivas com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Instalada com investimentos dos projetos Bahia que Produz e Alimenta e Pró-Semiárido, coordenados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), a unidade é hoje um centro moderno e completo que cuida de todas as etapas — da extração à embalagem final — garantindo qualidade e valor agregado ao mel. Com capacidade para processar mais de 150 toneladas por ano, o espaço impulsiona a cadeia produtiva em toda a região. Segundo o gestor da COOAPIT, Francielio Macedo, o sucesso do empreendimento está diretamente ligado à união dos cooperados e à parceria com o poder público. “Temos a nossa Federação de Apicultores e participamos da Confederação Brasileira de Apicultura, o que tem nos fortalecido cada vez mais. Graças a essa organização e às parcerias, conseguimos comercializar o mel de forma mais eficiente, inclusive com fornecimento para programas como o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou. Francielio também ressalta que a assistência técnica e os investimentos recebidos têm sido fundamentais para o fortalecimento da cooperativa. “Isso contribui para que a COOAPIT cresça e os apicultores conduzam o trabalho com mais segurança e tranquilidade, acessando capacitações e treinamentos que melhoram a produção”, afirma. Além de garantir emprego e renda, a unidade representa um marco no fortalecimento da apicultura como atividade sustentável no semiárido. Cada pote de mel produzido carrega o resultado do esforço coletivo de 170 famílias agricultoras, que encontraram na apicultura uma forma de preservar o meio ambiente e garantir o sustento.

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo e ameaça em São Desidério

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo e ameaça em São Desidério
Foto: Divulgação/PC

Uma equipe do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Oeste) da Polícia Civil localizou e prendeu em flagrante, na terça-feira (21), um homem de 33 anos acusado de posse irregular, ameaça e disparo de arma de fogo em frente à casa de um vizinho, na localidade rural de Beleza, no município de São Desidério, no oeste baiano. A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. A Polícia Civil conduzia uma investigação que apura ameaças e disparo de arma de fogo em via pública, da qual o homem de 33 anos era suspeito de ter ameaçado um vizinho e de ter efetuado disparos em frente à residência da vítima. Durante as diligências no povoado de Beleza, os policiais civis da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) localizaram uma arma de fogo artesanal tipo espingarda "bate bucha" escondida sobre um guarda-roupa na casa do suspeito. Diante da materialidade do crime de posse ilegal de arma de fogo, o homem foi autuado em flagrante e conduzido para a Delegacia Territorial de São Desidério. A Polícia Civil mantém as investigações para esclarecer todas as circunstâncias dos fatos e apurar possíveis outros envolvidos. O autor do crime permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Itapetinga

Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Itapetinga
Foto: Divulgação/PC

Acusado por testemunhas de usar uma arma de fogo para ameaçar pessoas que passavam pela Rua dos Bichos, no bairro Clodoaldo, em Itapetinga, no Sudoeste baiano, um homem de 28 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil nesta terça-feira (21). A equipe da Delegacia Territorial (DT/Itapetinga) iniciou as diligências após receber uma denúncia. O relato indicava que o homem estava exibindo uma arma de fogo em via pública. Segundo a informação de uma das pessoas ameaçadas e de testemunhas, o suspeito teria mostrado o objeto embaixo da blusa com a intenção de intimidá-las. Durante a ação, os investigadores da Polícia Civil localizaram o suspeito em via pública portando uma pistola calibre 9mm, marca Taurus. A arma estava acompanhada de um carregador e doze munições intactas. O homem foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, conforme o Estatuto do Desarmamento. Os itens foram apreendidos e encaminhados para a perícia.

Homem é conduzido à Delegacia após desentendimento em Palmas de Monte Alto

Homem é conduzido à Delegacia após desentendimento em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

Uma ocorrência de ameaça foi registrada na madrugada desta quarta-feira (22) na zona rural do município de Palmas de Monte Alto. Por volta das 2h54, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de subtração de objeto. No local, o solicitante, de 52 anos, informou que seu cunhado, de 39 anos, teria tomado uma faca tipo peixeira. Durante a abordagem, os policiais localizaram um suporte de gatilho artesanal nos fundos da residência do suspeito. O material apreendido e os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para a adoção das medidas cabíveis.

TCM-BA reduz penalidade e transforma multa ao ex-prefeito de Brumado em advertência

TCM-BA reduz penalidade e transforma multa ao ex-prefeito de Brumado em advertência
Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) decidiu, em sessão plenária, dar provimento parcial ao Recurso Ordinário interposto pelo ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, referente à Representação nº 13518e21. O processo, de nº 15214e25, resultou na conversão da multa de R$ 2 mil aplicada ao ex-gestor em simples advertência. O relator do caso, conselheiro Ronaldo Sant’Anna, propôs a alteração de trechos do voto anteriormente aprovado e a revogação do acórdão anterior, mantendo, no entanto, a procedência parcial da representação. Acompanharam o voto do relator os conselheiros Aline Peixoto, Paulo Rangel e o conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva. O conselheiro Plínio Carneiro Filho esteve ausente durante a discussão e votação, e a sessão foi presidida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, relator do primeiro julgamento. O Ministério Público de Contas esteve presente, representado pelo procurador-geral Danilo Diamantino Gomes da Silva.

Mulher é detida após furto em comércio de Urandi

Mulher é detida após furto em comércio de Urandi
Foto: Divulgação

Uma ocorrência de furto mobilizou a Polícia Militar na tarde desta terça-feira em Urandi. Por volta das 14h, a guarnição foi acionada para atender um registro em um estabelecimento comercial na zona urbana. Segundo a vítima, um homem de 31 anos, uma mulher de 36 anos teria subtraído um rádio-relógio do comércio. Durante diligências, a autora foi localizada na rodovia e conduzida à Delegacia de Polícia para a adoção das medidas cabíveis.

Jovem de 20 anos é encontrado morto em Iuiú

Jovem de 20 anos é encontrado morto em Iuiú
Foto: Reprodução/Câmara de Iuiu

Um homem de 20 anos foi encontrado morto na manhã desta terça-feira em uma residência na zona rural de Iuiú. Por volta das 11h, a Polícia Militar foi acionada após denúncia anônima informando sobre a situação. No local, os policiais constataram que a vítima já não apresentava sinais vitais. A área foi isolada até a chegada da perícia técnica, que realizou os procedimentos legais. As circunstâncias da morte estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

Desentendimento familiar termina na delegacia de Guanambi

Desentendimento familiar termina na delegacia de Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Um desentendimento familiar envolvendo duas mulheres mobilizou a Polícia Militar do 17° BPM na manhã desta terça-feira em Guanambi. Por volta das 9h20, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça em um imóvel da cidade. Segundo o relato das envolvidas, uma idosa de 90 anos e uma mulher de 53 anos, que reside no mesmo imóvel como inquilina, acabaram se ameaçando mutuamente com uma arma branca. O conflito teria surgido em razão de questões relacionadas ao aluguel do imóvel. Diante da situação, ambas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Acusados de matar Luan Stefano em Livramento de Nossa Senhora continuam presos

Acusados de matar Luan Stefano em Livramento de Nossa Senhora continuam presos
Foto: Sudoeste Total

A Justiça de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, decidiu manter a prisão preventiva dos suspeitos pelo homicídio de Luan Stefano, após audiência de custódia realizada nesta terça-feira (21). A decisão segue recomendação do Ministério Público, que ressaltou a gravidade do crime e o impacto na pequena comunidade onde ocorreu. Segundo o MP, a continuidade da prisão é necessária para preservar a ordem pública e garantir a paz social, considerando o temor causado pelo homicídio entre familiares e moradores locais. A promotoria também destacou que a medida cautelar já havia sido decretada na semana passada e deve permanecer até o avanço da persecução penal. Com a decisão judicial, os acusados permanecerão custodiados enquanto o Ministério Público analisa os autos do inquérito policial para preparar a denúncia formal. A partir do oferecimento da denúncia, o processo judicial terá início, seguindo os trâmites do Código de Processo Penal. A prisão preventiva não é uma condenação, mas uma medida cautelar que assegura a investigação e o andamento do processo, impedindo, por ora, qualquer possibilidade de soltura, fiança ou substituição por medidas alternativas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.