Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2025 - há 23 horas
Na sessão desta terça-feira (21/10), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram à Câmara de Vereadores a aprovação – ainda que com ressalvas – das contas da Prefeitura de Anagé, da responsabilidade de Rogério Bonfim Soares, relativas ao exercício de 2022. Entre as ressalvas a relatoria destacou a publicação fora do prazo de decretos de alterações orçamentárias; falhas na elaboração dos demonstrativos contábeis e no relatório de Controle Interno; omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município; além de irregularidades em contratos e inconsistências nas informações de dados registrados no sistema SIGA. Em razão dessas irregularidades, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, multou o gestor em R$6 mil. No exercício, a despesa com pessoal da Prefeitura de Anagé – no montante de R$41.029.106,16 – correspondeu a 59,58% da Receita Corrente Líquida de R$68.859.976,55, extrapolando o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Deve o gestor, sob pena de punição, corrigir a irregularidade e promover a recondução dos gastos ao limite legal. Sobre as obrigações constitucionais e legais, a administração investiu 89,52% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério – sendo o mínimo 70%, e aplicou 15,64% da arrecadação nas ações e serviços de saúde, também superando o mínimo de 15%. Já em relação à manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, foram investidos 24,76% das receitas de impostos e transferências constitucionais, descumprindo o mínimo exigido de 25%. No entanto, a relatoria entendeu que, diante da pouca expressividade do montante que deixou de ser aplicado para atingir o índice legal (0,31%), a irregularidade não deve provocar a rejeição das contas. Cabe recurso da decisão.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2025 - 12:00
Mais do que uma ação de rotina em segurança pública, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Caetité, realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma iniciativa voltada ao fortalecimento do vínculo entre a corporação e os moradores das comunidades rurais do município. As visitas tiveram início na localidade de Cipoal, onde os policiais dialogaram com os residentes sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e, ao mesmo tempo, ouviram relatos de satisfação por viverem em um ambiente tranquilo e acolhedor. Na sequência, a equipe seguiu para a comunidade de Hospício, conhecida por abrigar uma igreja de arquitetura colonial tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local, que se destaca pela importância histórica e pela expressiva visitação turística voltada à arte sacra, também foi ponto de diálogo e escuta comunitária. O roteiro foi concluído na comunidade de Aroroira, onde estão instaladas escolas de ensino fundamental e um posto de saúde da família, espaços essenciais para o atendimento e desenvolvimento local. De acordo com a 94ª CIPM, cada visita foi marcada pela confiança e receptividade dos moradores, refletidas em cada conversa e porta aberta. A ação reforçou o compromisso da unidade em ampliar e fortalecer o elo entre a Polícia Militar e as comunidades rurais, promovendo segurança, proximidade e valorização da vida no campo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2025 - 11:00
Nesta terça-feira (21), um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado às margens de uma estrada nas proximidades do residencial Haras Camping Club, em Barra do Choça, no sudoeste baiano. De acordo com informações da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição realizava rondas preventivas na região quando foi alertada por funcionários da Coelba sobre um forte odor vindo de uma área próxima à via. Ao verificar o local indicado, os policiais encontraram um corpo de características masculinas, parcialmente coberto por palhas. A guarnição isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelo levantamento cadavérico e pela remoção do corpo. Os policiais permaneceram no local até a chegada da equipe técnica, garantindo a preservação da cena e o cumprimento dos procedimentos legais. A identidade da vítima e as circunstâncias da morte ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 17:00
Na esteira das comemorações pelo Dia do Servidor, o governo baiano está divulgando uma série de medidas em prol do funcionalismo público. Neste mês, os mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado receberão seus salários de forma antecipada, no dia 27 de outubro, em cota única. No caso dos trabalhadores que recebem a remuneração por meio de conta corrente do Banco do Brasil, as quantias estarão disponíveis já a partir do sábado (25). Pela tabela de pagamentos oficial, os recursos seriam liberados originalmente apenas no dia 30 de outubro, para inativos e pensionistas, e no dia 31, para servidores ativos. Em paralelo, o feriado pela passagem do Dia do Servidor Público Estadual – comemorado oficialmente no dia 28 de outubro – será antecipado para o próximo dia 27, uma segunda-feira.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 16:00
Na manhã de segunda-feira (20/10), por volta das 10h50, a Polícia Militar do 17º BPM foi acionada para atender a um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas em um cruzamento da zona urbana de Candiba, no sudoeste baiano. No local, os policiais constataram que um dos condutores, um homem de 65 anos, que conduzia uma Honda Biz 125 ES, vermelha, com placas de Limeira (SP), sofreu escoriações no braço e na perna. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao hospital municipal para atendimento. O outro condutor, de 47 anos, pilotava uma Yamaha YBR 125, também vermelha, com placas de Guanambi (BA), e sofreu apenas leve escoriação no pé. Os dois veículos foram liberados no local para os respectivos responsáveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 15:00
Durante rondas de rotina realizadas na noite de segunda-feira (20/10), em Iuiú, no sudoeste baiano, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar recuperaram uma motocicleta com sinais de adulteração. De acordo com a PM, a equipe realizava patrulhamento na zona urbana quando avistou um condutor conduzindo uma motocicleta Honda Pop 100, de cor branca, em direção perigosa. Após a abordagem, foi constatado que o veículo apresentava parte do chassi adulterado e utilizava uma placa pertencente a outro modelo. O condutor, um menor de idade, informou aos policiais que teria adquirido o veículo por intermédio de um terceiro. A motocicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia Territorial de Iuiú, onde o caso será investigado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 14:00
Na tarde desta segunda-feira, 20, uma ação da equipe do PETO da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resultou na prisão de um mototaxista suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, no Centro de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações da PM, populares informaram que o homem estaria utilizando a profissão para disfarçar a atividade ilícita. O suspeito teria recebido uma encomenda contendo papelotes e seguido em direção ao bairro Benito Gama, em uma motocicleta Honda. Durante as buscas, os policiais localizaram um indivíduo com as mesmas características descritas. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem tentou mudar de direção, mas foi abordado. Na revista, os militares encontraram dentro de seu capacete 14 porções de uma substância semelhante à cocaína, além de R$ 31,00 em espécie. Ainda conforme a polícia, o suspeito reagiu às ordens legais, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 13:00
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), cumpriu na manhã desta terça-feira (21) um mandado de busca e apreensão em uma residência situada na Rua Padre Palmeira, no bairro Brasil, em Vitória da Conquista. A ação faz parte das investigações sobre o furto de mais de R$ 300 mil em peças automotivas de uma empresa local. Segundo informações da polícia, a suspeita, uma mulher de 45 anos que trabalhava há cinco anos na empresa, pediu demissão no dia 4 de agosto deste ano e deixou a chave do estabelecimento com o proprietário de uma oficina vizinha. Após a saída da funcionária, o dono da empresa, localizada na BR-116, KM 828, no Distrito Industrial, percebeu inconsistências no sistema de controle de estoque. Ao realizar um inventário, foi constatado o desaparecimento de cerca de 1.600 peças automotivas, totalizando um prejuízo estimado em R$ 308 mil. As investigações apontam que a ex-funcionária, que já responde por furto mediante fraude e abuso de confiança, pode ter se aproveitado da posição de confiança dentro da empresa para cometer o crime. Durante o cumprimento do mandado, os policiais apreenderam um tablet, uma máquina de cartão e um celular. Todo o material será encaminhado à perícia para análise. As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 12:00
Nesta segunda-feira (20), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deu início à entrega dos brinquedos arrecadados pelo projeto “Faça uma Criança Feliz”, em um momento marcado por emoção e solidariedade. A primeira etapa da ação aconteceu na Creche do bairro Bela Vista, em Poções, e contou com a presença de policiais militares, educadores e dezenas de crianças. Durante a atividade, os pequenos participaram de momentos de integração, descontração e alegria, encerrando a manhã com um coffee break especial preparado para eles.
A iniciativa, promovida pela 79ª CIPM, reforça o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade, levando não apenas brinquedos, mas também gestos de afeto e esperança. A segunda fase da entrega está programada para a próxima sexta-feira (24), quando outras instituições do município também serão beneficiadas. A comandante da unidade, Major PM Paula Fagundes, destacou que a ação vai além da segurança pública: “A Polícia Militar também atua com sensibilidade social. Este projeto reflete o compromisso da 79ª CIPM em se aproximar da comunidade, semeando empatia, solidariedade e amor ao próximo.”
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 11:00
O Ministério da Saúde atualizou, nesta segunda-feira (20), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 104 notificações foram registradas, sendo 47 casos confirmados e 57 em investigação. Outras 578 notificações foram descartadas. O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 38 casos confirmados e 19 em investigação. O estado já descartou outras 408 notificações. Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1). Em relação aos casos em investigação, São Paulo analisa 19, Pernambuco (26), Rio de Janeiro (2), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraná (2), Bahia (1), Minas Gerais (1) e Tocantins (1). O número de óbitos confirmados chega a 9, sendo 6 em São Paulo, 2 em Pernambuco e 1 no Paraná. Outros 7 seguem em investigação: 1 em SP, 3 em PE, 1 no MS, um em MG e 1 no PR. Outras 27 notificações de óbitos foram descartadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2025 - 00:00
A Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto de Ceraíma (COOPERC) registrou uma produção total de 6.698,36 toneladas de alimentos em 2024. As culturas permanentes lideraram os resultados, com destaque para a banana — nas variedades prata e nanica — que somou 4.266 toneladas. Em seguida aparecem a manga, com três variedades e 594 toneladas, e a goiaba, com 264 toneladas. Entre as culturas temporárias, o milho e o sorgo para silagem se destacaram, totalizando 846 toneladas. A mandioca de mesa foi a segunda maior produção da categoria, com 152 toneladas. Também foram cultivados mamão (180 toneladas), uva (135 toneladas), maracujá, laranja, limão, batata-doce, melão e tomate, entre outros. A produção de 2024 ocupou uma área de 359 hectares, resultando em um volume bruto de R$ 10,82 milhões.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 23:00
No domingo, 20 de outubro, por volta das 19h45, uma mulher acionou a Polícia Militar relatando uma situação de ameaça envolvendo suas filhas menores. Segundo a mãe, ela estava em processo de separação e, ao enviar as filhas à residência do pai, de 52 anos, para buscar pertences pessoais, as adolescentes foram trancadas dentro do imóvel, sem poder sair. As jovens conseguiram enviar áudios à mãe relatando o ocorrido. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou as menores em estado de abalo emocional. O pai foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, e o caso segue sob investigação com base na Lei Maria da Penha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 22:00
Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Jurisdição Plena do município, em desfavor de um homem de 32 anos, na região do Distrito de Cassilândia, zona rural de Itambé. O suspeito é apontado como autor de estupro de vulnerável contra sua enteada, com abusos iniciados quando ela tinha 13 anos e ocorrendo de forma contínua até o mês de agosto, quando o pai da adolescente comunicou os fatos ao Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Itapetinga), unidade responsável pelo início das investigações e pela representação pela prisão do investigado. O homem realizou os exames legais e permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 21:00
O Governo da Bahia e o Governo Federal firmaram, nesta segunda-feira (20), durante encontro da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, uma nova etapa da parceria Bahia-Brasil, que integra o programa Novo PAC. O pacote prevê R$ 365,6 milhões em investimentos para a construção de 129 unidades de saúde em todas as regiões do estado. Dois ônibus, que atenderão às Policlínicas Regionais, foram entregues simbolicamente, representando a renovação de frota das 26 policlínicas que já funcionam na Bahia. Ao destacar os investimentos realizados na área da saúde, o governador ressaltou a importância da integração entre o Estado e o Governo Federal na ampliação e modernização dos serviços oferecidos à população. “Todos os municípios, todos os consórcios estão tendo suas frotas renovadas. As Policlínicas atendem regionalmente os municípios, de forma planejada, e a ampliação desse modelo pelo PAC, que é um programa de aceleração do crescimento, demonstra um compromisso dessa parceria Estado e Governo Federal para a estruturação da saúde primária e da média e alta complexidade na Bahia”, reforçou Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo vice-governador, Geraldo Júnior, durante a solenidade. As obras anunciadas incluem quatro novas Policlínicas Regionais de Saúde, que serão erguidas em Feira de Santana, Ibotirama, Ipirá e Seabra, com investimento total de R$ 120 milhões. Também estão previstas as construções de 114 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com recursos de R$ 219,1 milhões, e 11 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), somando mais R$ 26,5 milhões aportados. Os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar estiveram presentes ao evento. Os anúncios foram realizados durante o encontro estratégico da UPB Parceria que Transforma, em que também foi apresentado o programa Nova UPB: Governança de Verdade e divulgadas as ações da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Prefeito de Andaraí e presidente da UPB, Wilson Cardoso celebrou a parceria. “Estamos no caminho de um trabalho com muita união entre Município, Estado e Governo Federal. Estamos, cada dia mais, juntos por uma Bahia cada vez mais forte que garanta qualidade de vida, para quem vive no interior. Esse é o objetivo maior”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 20:00
Na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 9h20, uma operação realizada por policiais militares do 4º Pelotão da 94ª CIPM resultou na apreensão de armas de fogo, drogas, dinheiro falso e diversos objetos suspeitos de origem ilícita no povoado de Pedrêz, zona rural de Tanque Novo. A ação teve início após a guarnição receber informações sobre um homem que estaria portando uma arma de fogo na localidade. Durante a averiguação, os militares abordaram o suspeito — que possui histórico de furtos — e encontraram com ele uma arma, notas de dinheiro falsificado, uma pequena porção de maconha e diversos objetos de procedência duvidosa. Em continuidade às diligências, o homem indicou o endereço de onde havia adquirido a arma. No local, outro morador confirmou a negociação e entregou aos policiais outras armas que mantinha em sua residência. Ao todo, foram apreendidos uma cartucheira calibre .24 com seis cartuchos (quatro deflagrados e dois intactos), um rifle calibre .22 com três munições intactas, uma espingarda artesanal, um revólver calibre .22 com sete munições intactas, além de quatro cartuchos calibre .24, dois celulares, um veículo VW Gol prata, joias diversas (relógios, correntes, anéis e pulseiras) e R$ 927,00 em cédulas verdadeiras. Também foram recolhidas notas aparentemente falsas, totalizando R$ 1.560,00, além de uma pequena quantidade de maconha. Os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Tanque Novo, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 19:00
Por volta das 17h02 deste domingo (19), uma guarnição do 17° Batalhão de Polícia Militar realizava patrulhamento na BA-263, zona rural de Sebastião Laranjeiras, quando abordou uma motocicleta CG 150, de cor preta, ocupada por dois indivíduos. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o condutor não possuía habilitação e não portava os documentos obrigatórios do veículo. Além disso, o homem apresentava visíveis sinais de embriaguez. Na busca pessoal, foi encontrada uma pequena porção de substância semelhante à maconha. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio da unidade policial, onde permanece à disposição das autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 18:00
Na noite de domingo (19), por volta das 23h15, uma ocorrência de violência doméstica foi registrada em Candiba, interior da Bahia. De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um casal se envolveu em uma discussão que terminou em agressão. O homem, de 57 anos, arremessou um objeto contra a companheira, de 48 anos, provocando um ferimento profundo no rosto, com sangramento intenso. A vítima foi socorrida ao hospital, onde recebeu sutura com sete pontos e orientações médicas. Após o atendimento, todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 17:00
Na madrugada deste domingo (20), por volta das 00h03, uma ocorrência de agressão foi registrada na zona rural de Palmas de Monte Alto, no interior da Bahia. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um homem de 42 anos tentou atingir um idoso de 65 anos com um facão. Durante a intervenção policial, outro homem, também de 42 anos, tentou desarmar o agressor e acabou sofrendo um corte profundo na mão, que precisou de atendimento médico e sete pontos de sutura. O autor da agressão foi contido pela guarnição, e todos os envolvidos foram encaminhados ao hospital antes de serem levados à delegacia para as providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 16:00
O Tribunal do Júri de Feira de Santana condenou na última sexta, dia 17, o açougueiro Adalto Roberto da Silva Júnior a 30 anos de prisão, pelo homicídio doloso de Ronald Soares dos Santos, 7 anos, Wiliane Azevedo de Jesus, 16, e Rafael dos Santos Gonçalves, 7. Após 14 horas de duração, os jurados acataram a acusação do Ministério Público da Bahia, sustentada pelos promotores de Justiça Luciano Assis e Marina Neves, de que Adalto assumiu o risco de matar (dolo eventual) ao dirigir embriagado e em alta velocidade. A sentença foi proferida pela juíza Yasmin Leão. Segundo a denúncia do MPBA, o réu conduzia o carro em alta velocidade, sob efeito de álcool e sem habilitação, pela BA-503, no trecho que liga Feira de Santana ao distrito de Jaíba, quando colidiu com as duas motocicletas em que as vítimas estavam. O acidente deixou outras duas pessoas feridas. Adalto cumprirá pena em regime inicialmente fechado. O promotor de Justiça Luciano Assis destacou que a pena aplicada foi condizente com a gravidade do ocorrido, com a morte de dois adolescentes, de uma criança e ferimentos graves em outras pessoas e serve de alerta sobre as consequências de dirigir embriagado e em alta velocidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2025 - 15:00
A Petrobras informou nesta segunda-feira, 20, que reduzirá, a partir de amanhã, 21 de outubro, o preço da gasolina A para distribuidoras em 4,9%. Com a medida, o valor médio de venda da estatal passará a ser de R$ 2,71 por litro, representando uma queda de R$ 0,14 por litro. Esta é a segunda redução no preço da gasolina registrada pela Petrobras em 2025. No acumulado do ano, a estatal já cortou R$ 0,31 por litro, equivalente a 10,3%. Desde dezembro de 2022, a redução chega a R$ 0,36 por litro, o que, considerando a inflação do período, representa uma diminuição real de 22,4%. Em relação ao diesel, a Petrobras decidiu manter, neste momento, os preços de venda para distribuidoras. Desde março deste ano, a estatal realizou três cortes no valor do combustível. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada nos preços do diesel, já ajustada pela inflação, é de 35,9%.