Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/01/2025 - há 22 horas
O Governo do Estado instalou nesta terça-feira (21) uma base do Corpo de Bombeiros em uma escola municipal, próxima ao bairro mais afetado pelos alagamentos em Bom Jesus da Lapa. Com 30 profissionais, 12 caminhonetes e um helicóptero, as equipes realizam resgates, sobrevoos de monitoramento e operações de suporte às famílias atingidas. A Embasa colocou em operação uma bomba flutuante, com apoio de gerador, para intensificar a remoção da água nas ruas. Além disso, a empresa enviou também caminhão hidrojato para a higienização das residências localizadas nas áreas inundadas à beira do rio. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) ampliou a limpeza das ruas e da lagoa da cidade com o uso de escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões basculantes, a fim de acelerar o escoamento da água acumulada. A Secretaria de Saúde (Sesab) equipou as unidades básicas de saúde e o hospital do município com novos kits de atendimento emergencial e elaborou uma estratégia de vacinação da população das áreas alagadas para prevenção de doenças. A Vigilância Sanitária já orientou mais de 70 famílias sobre medidas de segurança e higiene. Já a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) continua a monitorar as ilhas e abrigos e a realizar atendimentos emergenciais, enquanto a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa está realizando o cadastramento das pessoas afetadas pelas enchentes para garantir o acesso a benefícios e serviços de assistência social. Além disso, a gestão municipal está coordenando a distribuição de ajuda humanitária, com o apoio das equipes da Secretaria de Assistência Social e outras áreas da administração local. A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Núcleo Territorial de Educação Velho Chico (NTE 2), vem atuando para apoiar a população de Bom Jesus da Lapa afetada pela chuva. Desde o dia 16, as unidades escolares localizadas no território vêm arrecadando roupas, itens de limpeza, de higiene pessoal e já distribuiu 2 mil marmitas para os desabrigados, utilizando itens da alimentação escolar em estoque nas escolas, principalmente verduras e legumes, que são perecíveis. Os alimentos são preparados pelas merendeiras e cozinheiras das escolas e distribuídos em duas refeições ao dia, almoço e janta, com cardápio diversificado. O Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, na sede do município, funciona como ponto de coleta de doações. Entre os itens recebidos estão cobertores, água, roupas, leite, absorventes, papel higiênico e outros produtos de limpeza. Já o Colégio Estadual de Tempo Integral São Vicente de Paulo, graças às doações recebidas, está distribuindo cestas básicas, cobertores, roupas e itens de higiene pessoal. O Colégio da Polícia Militar Bom Jesus da Lapa e o Colégio Estadual de Tempo Integral Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, também estão envolvidos na assistência às vítimas das fortes chuvas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/01/2025 - há 22 horas
A Bahia foi escolhida pela Santa Fé Mineração para produzir pellet feed, minério de ferro verde, por consumir menos energia nos altos fornos das siderúrgicas. A boa notícia foi dada pelo presidente da companhia, Frederico Robalinho, durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômica (SDE) na segunda-feira (20). O gestor da mineradora destacou a logística privilegiada, a riqueza mineral e o dinamismo do setor quando o estado foi escolhido há 15 anos para prospecção, levantamentos, sondagens, estudos de impacto ambiental, além de aquisição da Licença Prévia, e apresentação dos planos de levantamento econômico que foi submetido à Agência Nacional de Mineração. A reunião contou ainda com a presença da prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio. “O ano começou com boas notícias. A Santa Fé Mineração anunciou a consolidação dos principais fundamentos para a implantação da primeira etapa da planta de pellet feed, com 65% de ferro. As áreas da mineradora abrangem os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Na oportunidade, alinhamos com a companhia, estratégias para fortalecer a economia local e impulsionar o crescimento sustentável da região. Isso mostra o trabalho que o governo Jerônimo Rodrigues tem feito na desconcentração da renda. É importante frisar que a chegada de uma mineradora em um município é muito importante, especialmente na geração de empregos, já que para cada um vaga de trabalho direta, 11 indiretas são geradas, conforme estudos do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida. De acordo com o presidente da companhia, a mineradora encontrou uma área única de um minério magnetitico, ideal para produzir o minério verde. “A FIOL (Ferrovia Oeste Leste) literalmente atravessa a Santa Fé. Uma empresa de mineração com logística privilegiada tem uma grande vantagem, facilitando a chegada do seu produto no mercado. Teremos resultados que beneficiará a comunidade local, com geração de empregos e renda. A primeira unidade fabril deve começar a operar 1 anos e meio após a empresa adquirir a Licença de Instalação (LI). Uma vez produzido, o pellet feed vai para o mercado nacional e internacional.” Robalinho explica que a Santa Fé já passou por todas as etapas e está na fase final para obter a LI e a expectativa é que saia nos próximos 45 dias ou no máximo em 90 dias. Com a Licença de Instalação, a companhia poderá começar o processo de construção da primeira unidade fabril, que produzirá 1 milhão de toneladas. “Com o tempo e a produção amadurecida, nós vamos dobrar ou triplicar a produção. Temos minério suficiente para chegar até 10 milhões de toneladas”. Em 2015, a Santa Fé Mineração assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da SDE, para estudos de pesquisa mineral de ferro. A pesquisa e implantação da unidade de produção de pellet feed tem investimento de cerca de R$ 2 bilhões e quando estiver em pleno funcionamento deverá gerar cerca de 1 mil empregos, nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Brumado e região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 22:02
Uma colisão frontal envolvendo um ônibus e uma caminhonete deixou uma pessoa morta nesta terça-feira (21) na BA-263, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a pessoa que morreu ocupava a caminhonete L200. A idade e identidade dela ainda não foi informada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remoção do corpo que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Além dela, outras quatro pessoas estavam no veículo e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), contudo não há detalhes dos seus atuais quadros de saúde. Ninguém no ônibus se feriu. Até o momento as causas do acidente ainda são desconhecidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:22
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (21), a situação de emergência por conta de fortes chuvas em Jaguaquara. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o Governo Federal, a cidade foi atingida por enxurradas. Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:21
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, localizou um policial militar suspeito de envolvimento no homicídio do cigano Agilson Ribeiro Dantas, ocorrido em junho de 2024, em Camaçari. O PM foi preso na manhã desta terça-feira (21), naquela cidade da Região Metropolitana de Salvador. Investigações realizadas pela 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari) apontaram que o crime tem relação com uma briga entre clãs ciganos, envolvendo vinganças familiares. “A vítima fazia parte de uma família em conflito com outra, com várias mortes ocorrendo entre os membros dessas famílias”, informou o titular da 4ª DH/Camaçari, delegado Antônio Sena. Ainda de acordo com o delegado, a vítima foi encontrada sem vida no banco do motorista de seu veículo e uma arma de fogo foi localizada ao lado do corpo. “Além disso, a investigação revelou que outros policiais militares estão envolvidos em conflitos com ciganos e na execução dos homicídios, com atuação nas cidades de Candeias e Lauro de Freitas”, acrescentou Antônio Sena. Com o cumprimento do mandado de prisão, o PM será submetido aos exames de lesões e encaminhado para o Batalhão de Choque da Polícia Militar, onde ficará custodiado à disposição da Justiça. Uma pistola .40, um notebook e um celular foram apreendidos durante a ação e passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:20
A Bahia, que é o estado que mais produz e processa cacau no Brasil, registrou um crescimento expressivo tanto no valor quanto no volume exportado. Em 2024, a Bahia exportou 434 milhões de dólares em cacau, um aumento de 119% em relação aos 198 milhões de dólares exportados em 2023. O volume exportado também cresceu, passando de 45,4 mil toneladas em 2023 para 46 mil toneladas em 2024, um aumento de 1,3%, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O aumento no valor das exportações pode ser atribuído principalmente à alta na cotação do cacau no mercado internacional. Em 2024, o preço da amêndoa atingiu níveis recordes, com um aumento de até 150% em relação ao ano anterior. Esse salto foi impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo a alta demanda global e a redução na oferta devido a problemas climáticos e fitossanitários em importantes regiões produtoras, como na Costa do Marfim. Historicamente, a cotação do cacau em 2024 apresentou uma trajetória ascendente, com picos significativos ao longo do ano. Em abril de 2024, o preço do cacau atingiu um recorde de 12.261 dólares por tonelada. Esse cenário favorável contribuiu diretamente para o aumento do valor exportado pela Bahia, consolidando ainda mais a posição do estado como líder no setor.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:12
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (21), a situação de emergência por conta de fortes chuvas em Bom Jesus da Lapa. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:10
Alternativas sustentáveis e de baixo custo têm sido cada vez mais o foco central de pesquisas realizadas por estudantes da rede estadual, engajados e preocupados com a preservação do meio ambiente. No município de Itanhém, alunos do Colégio Polivalente de Itanhém, que concluíram o Ensino Médio em 2024, desenvolveram um sistema de biofiltragem para atuar como um forte aliado no processo de tratamento de águas residuais coletadas no restaurante estudantil da unidade escolar. De acordo com o projeto “Proposta de uso de biofiltros no tratamento de águas residuais de refeitórios estudantis em escolas estaduais da Bahia”, elaborado por Kadu Farias Santana, Maria Isabella Curvelo e Samantha Katharina Sucupira, os biofiltros operam como sistemas de filtragem biológica que utilizam organismos vivos para remover contaminantes. O biofiltro criado pelos estudantes foi montado com camadas de carvão bioativado, casca de coco, brita n° 0 e areia lavada, sobre a qual são colocadas plantas nativas. Kadu Santana, 17, ressaltou a importância do trabalho do ponto de vista da sustentabilidade. “O projeto tem como objetivo a testagem, avaliação e implementação de um biofiltro. Ele promove a reutilização de uma grande quantidade de água que seria descartada, a tornando própria para o uso novamente, o que contribui para a manutenção de um sistema sustentável em nossas escolas e, também, promove a educação ambiental dos alunos”. Segundo a integrante Maria Isabella Curvelo, 18, a utilização do biofiltro oferece múltiplos benefícios. “O principal deles é a redução do desperdício de água e a melhoria na qualidade do descarte de efluentes, pois esta água pode ser reutilizada na irrigação e limpeza de áreas comuns, diminuindo a dependência de água potável para essas atividades. Outro benefício é a implementação, com baixo custo operacional, tornando-o viável para escolas e comunidades. Além disso, o biofiltro é uma ferramenta educativa poderosa, pois permite que os estudantes compreendam, de forma prática, conceitos relacionados à sustentabilidade, à gestão de recursos hídricos e à reutilização de água em situações de escassez”. O projeto em questão é um dos diversos apresentados por estudantes da rede estadual na 12ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), ocorrida durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado em dezembro de 2024, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os projetos foram desenvolvidos ao longo do ano passado, com o apoio de professores-orientadores, demonstrando o protagonismo estudantil a partir da busca por soluções criativas e inovadoras para diferentes desafios nos âmbitos locais e globais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:10
O corpo do jovem empresário Emanuel Gomes, conhecido como Manu, 24 anos, morador de Livramento de Nossa Senhora, que havia desaparecido nas águas de uma lagoa na comunidade de Várzea de dentro, zona rural do município, no domingo (19), foi encontrado na madrugada desta terça-feira (21). Ao amanhecer, o corpo de Emanuel foi avistado por populares após emergir no manancial, e em seguida foi resgatado pelos Bombeiros e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O velório aconteceu na tarde desta terça-feira na Igreja comunidade Peniel, localizada no Bairro Taquari, local onde o jovem morava. O sepultamento aconteceu no cemitério jardim da saudade, que também fica no mesmo Bairro. Uma equipe da Marinha do Brasil havia chegado ao município nesta segunda-feira (20) para reforçar buscas. A vítima, pilotava uma moto aquática no local acompanhando de uma mulher, quando caiu do equipamento, submergiu e não foi mais visto. No momento do acidente, Emanuel não usava colete salva-vidas, apenas a mulher, que foi resgatada por amigos. As buscas pelo corpo envolveram Bombeiros do 7º Batalhão de Vitória da Conquista, 46ª CIPM e de Brigadistas voluntários da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas). Emanuel Gomes é empresário na cidade e o acidente tem gerado muita comoção no município. Ele deixa duas filhas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 21:00
Nova ação de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, com as Polícias Militar e Federal da BA e de MG, resultou na captura da maior liderança de facção com atuação na cidade baiana de Jequié. O traficante foi preso na manhã desta terça-feira (21), na cidade mineira de Extrema, durante a Operação Eirene Um. Equipes da FICCO Bahia, 19° BPM (BA), DPF (MG) e 59° BPM (MG) alcançaram o criminoso na zona rural do município de Minas Gerais, onde ele se intitulava empresário, dono de padaria e investidor. Com ele foram localizados diversos celulares, um veículo e anotações do comércio de drogas nas cidades de Jequié, Itiruçu, Boa Nova, Manoel Vitorino, Iaçu e Valentina. Nas cadernetas os policiais encontraram informações dos repasses e venda de entorpecentes. “As investigações mostram que o criminoso, aliado de uma facção paulista, atuava de forma violenta, determinando que os seus comparsas invadissem outros territórios, assassinando os rivais”, explicou o coordenador da FICCO Bahia, delegado Federal Eduardo Badaró. Ele acrescentou que as ações em Jequié continuam de forma integrada com as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 20:45
Por determinação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, secretarias e órgãos estaduais estão enviando equipamentos e mantimentos para atender emergencialmente vítimas das chuvas que atingem Bom Jesus da Lapa. As medidas visam garantir a segurança, saúde e assistência à população afetada. Na área da saúde, equipes da Vigilância Sanitária foram reforçadas para orientar as famílias sobre a limpeza das residências e a prevenção de doenças decorrentes dos alagamentos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) já mobilizou equipamentos para a cidade, incluindo uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira, que serão utilizados na limpeza das ruas assim que o nível da água baixar. O monitoramento hidrológico da Bacia do Rio São Francisco aponta que o nível do rio atingiu 7,66 metros, exigindo ações constantes para minimizar os impactos. Além disso, será feita a limpeza da lagoa da cidade. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está direcionando bombas flutuantes para a sucção da água acumulada nas ruas e, a partir desta terça-feira (21), enviará dois caminhões para sucção e jateamento, além de um conjunto moto-bomba estacionário com capacidade de 300 mil litros por hora e os respectivos equipamentos necessários para o acionamento. O Corpo de Bombeiros, que já atua na região e está de prontidão para atender a qualquer ocorrência, recebeu o reforço de 30 profissionais e enviará um helicóptero para ampliar as operações de resgate e suporte à população. A Secretaria da Administração (Saeb) programou o envio da carreta do SAC Móvel nos próximos dias para atender à população que perdeu documentos devido à enchente. Estima-se a realização de 170 atendimentos por dia para emissão de documentos. Para atender às necessidades básicas da população, o Programa Bahia Sem Fome está encaminhando 20 toneladas de itens essenciais para a região. Serão distribuídas mil cestas básicas e mil garrafas de 1,5 litro de água mineral, reforçando a segurança alimentar das famílias vulneráveis. O 20° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), em Bom Jesus da Lapa, conduz uma campanha de arrecadação de donativos para ampliar o suporte às famílias atingidas. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) já enviou um caminhão com 458 cobertores, 378 colchões de solteiro, 40 colchões de casal e 500 kits de higiene pessoal. Outra remessa, com 350 cestas básicas e 350 kits de limpeza, está sendo encaminhada. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) destinou R$ 91 mil para cofinanciamento de ações de proteção social, como aluguel provisório e acolhimento emergencial das famílias afetadas. Além disso, 500 cestas de alimentos estão sendo distribuídas na região e em outros municípios em situação de emergência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/01/2025 - 20:40
O Governo do Estado segue reforçando as ações de apoio aos municípios atingidos pelas chuvas intensas. Nesta segunda-feira (20), a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) informou que, até o momento, 19 municípios baianos decretaram situação de emergência: Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã, Andorinha, São Domingos, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Ibirataia, Cícero Dantas e Baixa Grande. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou, até o momento, 34 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas desde o dia 10 de janeiro de 2025. Deste total, 27 pontos estão com o tráfego restabelecido, três com o trânsito liberado em meia pista e quatro interrompidos. A execução das intervenções também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura. O Governo do Estado, por meio de suas secretarias e órgãos, está enviando equipamentos e mantimentos, além de reforçar o cuidado com a saúde, para atender emergencialmente às vítimas das chuvas que atingem Bom Jesus da Lapa. As medidas visam garantir a segurança, saúde e assistência à população afetada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:44
Uma equipe da Marinha do Brasil chegou ao município de Livramento de Nossa Senhora nesta segunda-feira (20) para reforçar buscas por um homem que desapareceu nas águas de uma lagoa, localizada na comunidade de Várzea de Dentro, que fica na zona rural do município. A vítima, Emanuel Gomes, conhecido como Manú, morador do Bairro Taquari, pilotava uma moto aquática no local acompanhando de uma mulher, quando caiu do equipamento, submergiu e não foi mais visto. O acidente aconteceu no início da noite de domingo (19). Emanuel estava acompanhado de uma mulher identificada como Mariane no momento do acidente, mas apenas ela usava colete salva-vidas. Mariane foi resgatada por amigos. Bombeiros do 7º Batalhão de Vitória da Conquista realizaram buscas na região nesta segunda-feira, mas não conseguiram localizar o corpo e por isso fez se necessário o reforço da Marinha. Também há no local apoio de Brigadistas voluntários da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) e de policiais militares da 46ª CIPM. Emanuel Gomes é empresário na cidade e o acidente tem gerado muita comoção no município. Ele tem duas filhas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:31
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (20), a situação de emergência por conta da estiagem em Presidente Jânio Quadros. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:17
Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou um condutor com mandado de prisão em aberto, após abordagem a um veículo de carga no km 408 da BR-242, no município de Seabra, na Chapada Diamantina. Durante os procedimentos de fiscalização, foi constatada a ordem judicial contra o motorista pelo crime de apropriação indébita. O indivíduo é acusado de desviar uma carga avaliada em mais de 100 mil reais. O condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Seabra, para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:14
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou duas ocorrências no km 827 da BR-242, em Barreiras, extremo oeste da Bahia, que resultaram na recuperação de dois veículos e na apreensão de uma arma de fogo. A primeira ocorrência aconteceu no domingo (19), por volta das 12h20, quando os policiais abordaram um Fiat/Strada. Durante a fiscalização, localizaram uma pistola Taurus calibre 380, carregada com 14 munições, além de um carregador sobressalente com 19 munições. O condutor alegou possuir licença em razão de seu cargo em uma empresa de escolta armada, mas não apresentou a documentação exigida para o transporte do armamento. Além disso, uma consulta aos sistemas da PRF revelou que o veículo possuía registro de apropriação indébita. O condutor afirmou ter adquirido o carro por intermédio de um terceiro e declarou desconhecer sua origem ilícita. A segunda ocorrência foi registrada na segunda-feira (20), por volta das 9h30, quando os policiais abordaram uma Fiat/Toro após o veículo realizar uma ultrapassagem em local proibido. Durante a fiscalização, foram encontrados indícios de adulteração nos elementos identificadores, como marcas de lixamento e remarcações fora do padrão do fabricante. Após verificações, a equipe identificou o veículo original, que havia sido roubado em São Mateus/ES, em 19 de junho de 2021. O condutor declarou que pegou o carro emprestado de um tio para participar do velório de sua mãe em São Desidério. Os dois motoristas e os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:11
A Polícia Civil da Bahia realizou, nesta segunda-feira (20), mais uma etapa da Operação Mobile, promovendo a devolução de 244 aparelhos celulares recuperados em ações de polícia judiciária. A ação busca combater o comércio ilegal de celulares, identificar os receptadores e devolver os aparelhos furtados ou roubados aos seus legítimos proprietários. Eles foram intimados eletronicamente e deverão comparecer munidos de identificação e nota fiscal do aparelho para efetuar a retirada. A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Dra. Heloísa Brito, reforçou a necessidade de registrar o boletim de ocorrência. “O registro é o primeiro passo para que possamos agir. Quando o número do IMEI é registrado no boletim, as chances de localizar e recuperar o celular aumentam. É uma ferramenta essencial para que as vítimas recebam seus bens de volta e para que possamos prevenir essa prática criminosa.” A Operação Mobile também busca desestimular o comércio de aparelhos de origem ilegal e reduzir a incidência de furtos e roubos. A instituição também alerta a população sobre os riscos de adquirir celulares sem nota fiscal, ressaltando que essa prática configura em crime de receptação e contribui para perpetuar o ciclo de criminalidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:07
Em um importante passo para reduzir a fila de espera por transplante de córnea na Bahia, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado à Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), firmou uma parceria estratégica com o Banco de Olhos da Bahia. A iniciativa, que será lançada oficialmente nesta terça-feira (21), às 15h, visa otimizar os processos de doação e garantir mais esperança para os pacientes que aguardam por esse procedimento. Atualmente, 1.715 baianos aguardam por um transplante de córnea. Com a nova parceria, espera-se ampliar significativamente o número de doações, contribuindo para reduzir essa lista e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. A parceria entre o SVO e o Banco de Olhos da Bahia visa fortalecer a captação de córneas por meio do SVO, otimizando processos e garantindo mais agilidade na identificação de potenciais doadores. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a saúde ocular na Bahia, proporcionando mais esperança para os pacientes que aguardam por um transplante.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 22:00
A Bahia, maior produtor de mamona do Brasil, está otimista com a expansão da produção do grão na safra 2024/2025. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada deve aumentar de 58 mil hectares para 63,5 mil hectares, representando um crescimento de 9,5%. A produtividade também deve subir de 1500 quilos por hectare para 1710 quilos por hectare, um aumento de 14%. Com isso, a produção total está projetada para alcançar 108,6 mil toneladas, um crescimento de 25% em relação à safra anterior. A alta constante na cotação dos preços tem sido um fator crucial para essa expansão. Em janeiro de 2024, a saca de mamona era vendida a R$ 199,70, enquanto em janeiro de 2025, o preço subiu para R$ 272,50, um aumento de aproximadamente 36,5%. Esse cenário favorável tem incentivado os produtores a ampliar suas áreas de cultivo, muitas vezes substituindo culturas como feijão e milho. A produção de mamona na Bahia está concentrada principalmente na região de Irecê, no centro-norte do estado, com destaque para os municípios de Canarana, Ibititá, Barro Alto e Mulungu do Morro, como aponta o Portal da Agropecuária da Bahia (https://portaldaagropecuaria.uefs.br/) – site mantido pela Seagri e atualizado com dados do IBGE. Os grãos são destinados principalmente à indústria de extração de óleo, enquanto as cascas e a torta da mamona são utilizadas como matéria orgânica para o solo. Estudos estão sendo realizados para explorar o uso desses coprodutos na alimentação animal, aumentando ainda mais a versatilidade da mamona.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 21:56
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) iniciou um trabalho técnico e estrutural em apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas e enchentes que afetaram diversas localidades do estado. As equipes de engenheiros, arquitetos e urbanistas da Secretaria estão percorrendo os municípios afetados para fazer um levantamento detalhado das necessidades para execução de projetos e obras de recuperação das áreas afetadas. A ação vem logo após a visita do governador Jerônimo Rodrigues e da Defesa Civil aos municípios, onde foram entregues ambulância e kits de emergência contendo água mineral, alimentos, itens de higiene e limpeza, cobertores e colchões. A Sedur dá sequência ao atendimento imediato destas comunidades com foco na reconstrução das infraestruturas urbanas danificadas. Por orientação do governador, o objetivo é ir além do atendimento emergencial, priorizando também a elaboração de projetos para conter os desastres e mitigar os danos, especialmente em áreas vulneráveis a novos deslizamentos e alagamentos.