Início Arquivo Janeiro de 2025

Janeiro de 2025

Encontramos 341 Notícias

Ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis é preso em Governador Mangabeira

Ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis é preso em Governador Mangabeira
Foto: Divulgação/SSP

Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Ilhéus e da Polícia Militar (CPRs Extremo-Sul e Recôncavo, além da 27ª CIPM) capturaram nesta sexta-feira (24), o ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis. Foragido da Justiça, o homem foi alcançado na BR-101, na cidade de Governador Mangabeira. Com ele foram apreendidos um carro modelo Ônix e um celular. O ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis, afastado do cargo após a fuga de 16 detentos, possuía mandado de prisão. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus.

Adolescente morre afogado em barragem no município de Itaberaba

Adolescente morre afogado em barragem no município de Itaberaba
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um adolescente de 16 anos morreu afogado nesta quinta-feira (23), na barragem Juracy Magalhães, que fica em Itaberaba, município na região da Chapada Diamantina. As informações são do G1. O corpo foi resgatado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros por volta das 16h. A vítima foi identificada como Raique de Oliveira Leão. Segundo informações da Polícia Militar, o jovem jogava futebol pela manhã, em uma quadra próxima à orla da barragem, e decidiu tomar um banho, quando afundou e desapareceu. Profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados e iniciaram as buscas. Devido às condições da água, muito escura, foi necessário mobilizar uma equipe especializada do Batalhão Marítimo para realizar o trabalho subaquático. Após mais de cinco horas, o corpo foi localizado e encaminhado para os procedimentos legais. O caso foi registrado pela Polícia Civil. Não há informações sobre velório e sepultamento.  

Previdência reduz em 40,7% a fila de perícia médica em 2024

Previdência reduz em 40,7% a fila de perícia médica em 2024
Foto: Min. Previdência

Após o início do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), em agosto de 2023, a Previdência Social encerrou o ano de 2024 com redução de 40,7% na fila de perícia médica. O número passou de 1,16 milhão de requerimentos pendentes para 687 mil. Em junho, a fila chegou a registrar 566,2 mil pedidos, mas voltou a subir um pouco em função de movimento grevista da categoria. “Nos últimos dois anos, enfrentamos o acúmulo de pedidos de reconhecimento de direitos que estavam represados. Um dos pontos de sucesso são as perícias realizadas por meio do Atestmed, que chegam até o Brasil profundo para facilitar o atendimento e reduzir prazos para efetivação de benefícios. Evitamos, assim, a necessidade de grandes deslocamentos”, afirma o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O tempo de espera dos segurados por perícia médica também diminuiu. Em agosto de 2023, a média estava em 70 dias. Atualmente, está em 43. Em São Paulo, um segurado espera em média 25 dias por perícia médica. Na Região Sul, a média está em 27 dias. No Nordeste, saiu de 139 dias (agosto de 2023) para 73 dias (janeiro de 2025).

Mulher é detida cultivando plantas de maconha em Macaúbas

Mulher é detida cultivando plantas de maconha em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma mulher foi detida ao ser flagrada cultivando plantas de maconha na cidade de Macaúbas nesta quinta-feira (23). De acordo com informações da 4ª CIPM, o flagrante ocorreu por volta das 12h20 no Bairro Alto do Alexandrino durante a 1ª Operação Força Total de 2025. Uma guarnição ordinária recebeu uma denúncia alegando que no endereço supracitado havia uma pessoa fazendo uso de drogas na porta de casa. Ao chegar ao local informado, foi encontrada a mulher fazendo uso de entorpecentes e com ela uma quantidade pequena de maconha, juntamente com um fósforo e uma ceda. A autora informou que cultivava a erva no quintal de sua residência. De forma voluntária, ela foi até o quintal, arrancou os pés de maconha e os trouxe até a equipe policial. Todos os materiais apreendidos, juntamente com a autora, foram conduzidos para a Delegacia de Macaúbas para a adoção das medidas cabíveis.

Estudantes de Central criam brinquedos educativos a partir de resíduos eletrônicos

Estudantes de Central criam brinquedos educativos a partir de resíduos eletrônicos
Foto: Divulgação/SEC

A preocupação com o descarte inadequado do lixo eletrônico e seus impactos ambientais levou um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, localizado no município de Central, a desenvolver um projeto inovador e sustentável. Intitulado "A confecção de brinquedos educativos a partir da reutilização criativa de lixo eletrônico", a iniciativa une sustentabilidade, criatividade e educação ambiental, beneficiando crianças em situação de vulnerabilidade social. Liderado pelos estudantes Luma Ramos Torres, 16 anos; Kauã Rocha Silva, 20 anos; e William Lopes, 17 anos, sob a orientação dos professores Adélia Neta e Raimara Maciel, o projeto consiste em recolher equipamentos eletrônicos descartados, desmontá-los, reutilizar as peças funcionais para criar brinquedos educativos e descartar adequadamente componentes danificados, como pilhas e baterias. O objetivo geral é contribuir para a preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade sobre o impacto desse tipo de lixo. A iniciativa tem, ainda, caráter social. Os brinquedos confeccionados, como robôs e bonecos, são doados para crianças de comunidades carentes. “Eu e meus colegas estudamos juntos com os professores sobre quais brinquedos fazer e quais chamariam mais a atenção das crianças, mostrando, assim, que é possível transformar um lixo tão pouco falado em algo sustentável, divertido e criativo, já introduzindo também a educação ambiental”, ressaltou Luma Ramos. O projeto foi organizado em quatro etapas principais: divulgação e coleta de materiais; transformação do lixo em brinquedos; mapeamento das áreas carentes; e distribuição dos brinquedos acompanhada de ações educativas. Através de campanhas de conscientização, caixas coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, enquanto parcerias com empresas locais garantiram a doação de equipamentos eletrônicos inutilizados. Em oficinas supervisionadas pelas professoras-orientadoras, os alunos desmontaram aparelhos e selecionaram componentes reutilizáveis, criando brinquedos de maneira criativa e sustentável. A iniciativa já ganhou destaque em eventos locais e estaduais de educação e sustentabilidade, como o Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado em dezembro passado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Eu acredito que foi uma das melhores experiências, tanto no sentido de aprendizado escolar, quanto de aprendizado próprio. Foi muito interessante e gratificante aprender sobre os projetos da nossa região. Ver o quão criativos os outros estudantes conseguem ser e, principalmente, ver as pessoas genuinamente interessadas e impressionadas com o nosso projeto, especialmente as crianças, é uma experiência sem preço”, ressaltou Luma. O projeto exemplifica como a ciência e a educação podem se unir para transformar problemas locais em soluções criativas e sustentáveis. Com o apoio da comunidade e o engajamento dos jovens, a ideia é não apenas promover a reciclagem, mas também inspirar outras iniciativas que combinem responsabilidade ambiental, criatividade e impacto social.

MP recomenda que Hospital Regional de Eunápolis resolva irregularidades em até 90 dias

MP recomenda que Hospital Regional de Eunápolis resolva irregularidades em até 90 dias
Foto: Ascom/Prefeitura Municipal

 O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do promotor de Justiça Helber Luiz Batista, recomendou à Secretária Municipal de Saúde e ao Diretor-Geral do Hospital Regional de Eunápolis a adoção de providências imediatas para sanar irregularidades graves no funcionamento da unidade hospitalar. Entre as medidas apontadas como necessárias para resolver os problemas estão a composição de equipes, aquisição de insumos e medicamentos, regularização de pagamentos e melhorias estruturais, com prazos de cumprimento que variam entre 60 e 90 dias. No documento de 21 de janeiro, o MPBA orientou que, no prazo de 60 dias, devem ser implementadas ações como a organização de escalas de serviço, pleno funcionamento de equipamentos hospitalares – incluindo tomógrafo e raio-X –, e o fornecimento adequado de EPIs e materiais. Além disso, em até 90 dias, recomenda-se a execução de melhorias estruturais que envolvem acessibilidade, prevenção de incêndios, higienização e armazenamento de insumos, além do funcionamento pleno de áreas essenciais como cozinha, lavanderia e recepção. O MPBA levou em consideração auditorias realizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que apontaram problemas como insuficiência de pessoal, falta de insumos, materiais e medicamentos, condições inadequadas de higiene, e equipamentos inoperantes. Também foi considerada a omissão do município na resolução dessas pendências, mesmo após reuniões, e o impacto direto desses problemas na qualidade do atendimento à população.

PRF presta auxílio a andarilho na BR-324, em Simões Filho

PRF presta auxílio a andarilho na BR-324, em Simões Filho
Foto: Divulgação/PRF

Um andarilho que corria risco de ser atropelado foi resgatado, na quarta-feira (22), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-324, em Simões Filho. Policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte realizavam uma ronda na rodovia, quando avistaram que um homem agachado na mureta central que separa as pistas com grande risco de ser atingido pelos veículos. Com bastante cuidado, a equipe conseguiu acalmar o pedestre e o retirou da situação de risco. Ele recebeu água, lanche e foi acionado a viatura de resgate da concessionária ViaBahia, para receber atendimento médico. Em 2024, a PRF na Bahia ajudou quase 7mil motoristas e usuários em dificuldades nas rodovias e estradas que cortam a Bahia. Foram atendimentos e auxílios nas mais diversas situações. Essas ocorrências vão desde a simples ajuda ao usuário de uma troca de pneu na rodovia, ou auxílio a uma pane mecânica, ou algum imprevisto no veículo, como também envolve situações mais complexas como a de salvar a vida de uma pessoa ou até fazer um parto no posto. É um trabalho silencioso, mas de grande importância para a segurança e mobilidade.

Motocicleta adulterada é apreendia pela PM em Ibipitanga

Motocicleta adulterada é apreendia pela PM em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma motocicleta adulterada foi apreendia pela PM em Ibipitanga na última quarta-feira (22). De acordo com informações da 4ª CIPM, o veículo foi localizado por volta das 9h30. Durante abordagem de rotina na BA-245, os PMs identificaram o veículo que apresentava sinais aparentes de adulteração em seus elementos identificadores, configurando possível infração ao Art. 311 do Código Penal e disposições correlatas do Código de Trânsito Brasileiro. O condutor e o veículo foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Ibipitanga para adoção das medidas legais cabíveis.

Governo Federal divulga novo modelo de verificação em duas etapas do GOV.BR

Governo Federal divulga novo modelo de verificação em duas etapas do GOV.BR
Foto: Reprodução

Para simplificar e ampliar a segurança no acesso ao GOV.BR, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta sexta-feira (24/01), a nova Verificação em Duas Etapas. A partir de agora, a gestão de dispositivos confiáveis está unificada à Verificação em Duas Etapas, com o objetivo de garantir maior praticidade e segurança para as pessoas. Atualmente, o GOV.BR possui cerca de 164 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços. Outra melhoria é a opção "Não solicitar verificação em duas etapas novamente neste navegador", disponível quando o cidadão insere o código de segurança da verificação ao acessar sua conta. Ao ativar essa funcionalidade, não será mais necessário repetir o processo de verificação em aparelhos de confiança. “Isso vai tornar o uso contínuo muito mais simples e rápido, pois nosso intuito com o GOV.BR é simplificar a vida das pessoas, atendendo às necessidades de quem busca uma experiência digital fluida e descomplicada”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Estamos seguindo o modelo mais utilizado atualmente em relação à verificação em duas etapas”, complementou.

Prévia da inflação fica em 0,11% em janeiro, influenciada por alimentação e bebidas

Prévia da inflação fica em 0,11% em janeiro, influenciada por alimentação e bebidas
Foto: Sudoeste Total

A prévia da inflação ficou em 0,11% em janeiro de 2025, 0,23 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em dezembro de 2024 (0,34%). As maiores influências vieram dos grupos de Alimentação e bebidas, que registrou alta de 1,06% e impacto de 0,23 ponto percentual (p.p) no índice geral, e Transportes (1,01% e 0,21 p.p.). A única taxa negativa veio do grupo Habitação (-3,43% e -0,52 p.p), resultado que ajudou a conter o índice no mês. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta sexta-feira (24) pelo IBGE, acumula alta de 4,50%, abaixo dos 4,71% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2024, o IPCA-15 foi de 0,31%. Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram resultados positivos em janeiro. No contexto da alta de preços em Alimentação e bebidas (1,06%), a alimentação no domicílio registrou variação de 1,10% em janeiro, influenciada por aumentos do tomate (17,12%) e do café moído (7,07%). No lado das quedas, destacam-se a batata-inglesa (-14,16%) e o leite longa vida (-2,81%). A alimentação fora do domicílio desacelerou de 1,23% em dezembro para 0,93% em janeiro. Tanto o lanche (0,98%) quanto a refeição (0,96%) tiveram variações inferiores às observadas no mês anterior (1,26% e 1,34%, respectivamente). A outra grande contribuição em janeiro veio do grupo Transportes (1,01%), influenciado pelas passagens aéreas, que subiram 10,25% e registraram o maior impacto individual do mês: 0,08 p.p. Em combustíveis (0,67%), houve aumentos nos preços do etanol (1,56%), do óleo diesel (1,10%), do gás veicular (1,04%) e da gasolina (0,53%). Em Curitiba (-2,17%), a partir de 05 de janeiro, a tarifa modal aos domingos passou a custar metade do valor e, em Fortaleza (-0,45%) houve a adoção da tarifa social no dia 31/12/2024.

Ex-diretora do Presídio de Eunápolis é presa suspeita de facilitar fuga de detentos

Ex-diretora do Presídio de Eunápolis é presa suspeita de facilitar fuga de detentos
Foto: Divulgação/PC

A ex-diretora do Presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa na noite desta quinta-feira (23/01), por volta das 21h, em decorrência de investigações relacionadas à fuga de 16 presos ocorrida em 12 de dezembro de 2024. A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, que solicitou a prisão preventiva da investigada. O mandado foi expedido pela Comarca de Eunápolis. De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Territorial de Eunápolis, Joneuma teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga no presídio. Além disso, foi identificada a ligação da ex-diretora com uma organização criminosa. A prisão ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades de uma agência bancária. Durante a abordagem, a polícia apreendeu com a suspeita diversos itens, incluindo aparelhos celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie. Todo o material foi apresentado na delegacia. Após ser conduzida à unidade policial, Joneuma foi submetida a exame pericial e será transferida ainda hoje para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A investigação segue em andamento.

Polícia Civil prende terceiro PM envolvido em homicídio de cigano em Camaçari

Polícia Civil prende terceiro PM envolvido em homicídio de cigano em Camaçari
Foto: Divulgação/PC

O terceiro policial militar suspeito de envolvimento na morte do cigano Agilson Ribeiro Dantas apresentou-se, nesta quinta-feira (23), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para cumprimento do mandado de prisão temporária expedido pela Justiça baiana. Outros dois PMs já haviam sido presos na terça-feira (21), durante os desdobramentos da Operação Bavaria, coordenada pela 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari), com o apoio do Grupo de Capturas do DHPP e da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia. Na mesma ocasião, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos investigados. As apurações indicam que o homicídio de Agilson Ribeiro Dantas, ocorrido em Camaçari, no dia 7 de junho de 2024, teria sido premeditado e executado por policiais militares, utilizando um automóvel com placa clonada, em um modus operandi típico de organizações paramilitares. O crime está inserido em um contexto de disputa entre famílias ciganas, marcado por uma série de homicídios motivados por vingança. As diligências continuam com o objetivo de identificar e capturar outros envolvidos no crime. A Operação Bavaria reafirma o compromisso da Polícia Civil da Bahia no combate aos homicídios e na responsabilização dos autores desses delitos.

Operação Força Total inicia 2025 com resultados expressivos e impacto direto na segurança pública da Bahia

Operação Força Total inicia 2025 com resultados expressivos e impacto direto na segurança pública da Bahia
Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) finalizou, na noite desta quinta-feira (23), a primeira edição da Operação Força Total em 2025, reafirmando seu compromisso em proteger a sociedade e atuar de forma estratégica contra a criminalidade em todo o estado. A operação resultou na apreensão de 36 armas de fogo, o que representa uma importante medida para reduzir o poder de atuação de criminosos e prevenir ações violentas. Além disso, 28 pessoas foram presas em flagrante, retirando das ruas indivíduos envolvidos em práticas ilícitas que ameaçam a tranquilidade das comunidades. A recuperação de 20 veículos com restrição de furto ou roubo devolveu o patrimônio aos seus legítimos proprietários, destacando o cuidado da PMBA com os bens da população. Por fim, 40 ocorrências envolvendo a retirada de drogas de circulação refletem o enfrentamento contínuo ao tráfico, contribuindo para a redução de crimes relacionados a esse tipo de atividade. “Cada número alcançado traduz o impacto direto do nosso trabalho. Uma arma apreendida significa menos risco de violência; uma prisão, mais segurança para as famílias; e um veículo recuperado, a devolução de dignidade a um cidadão. Esses resultados são fruto de planejamento e dedicação da tropa, que atua sempre em prol da sociedade baiana”, afirmou o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da PMBA. Ao longo das 39 edições da Operação Força Total realizadas, a Polícia Militar consolidou essa iniciativa como uma importante estratégia para o combate à criminalidade, unindo inteligência, ostensividade e ações preventivas. No balanço total das 39 edições, 845 armas de fogo foram apreendidas, 1.373 criminosos foram presos em flagrante e 616 veículos foram recuperados.

Rio de Contas: Câmara de Vereadores concede título de cidadão Riocontese à jornalista esportivo Ronaldo Sketinni

Rio de Contas: Câmara de Vereadores concede título de cidadão Riocontese à jornalista esportivo Ronaldo Sketinni
Foto: Arquivo Pessoal

A Câmara de Vereadores de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, concedeu título de cidadão Riocontense ao jornalista esportivo e ex-diretor de futebol Ronaldo Sketinni. A honraria foi proposta pelo ex-vereador Ednilson Aguiar Ramos, o Tutu Ramos, através do decreto legislativo 009 de 19 de dezembro de 2024. Ronaldo Sketinni é natural de Poções. Em 1992 passou a morar em Teixeira de Freitas, onde residiu até 2004 e trabalhou como representante comercial. Posteriormente trabalhou na Sadia. Atuou como diretor de Futebol na Associação Atlética de Teixeira de Freitas de 1997 a 1999, quando a equipe disputou a segunda divisão do campeonato Baiano. Em 2004 passou a morar em Aracaju por alguns meses. No mesmo ano passou a morar no distrito de Mato Grosso em Rio de Contas, onde trabalhou como jornalista esportivo na Rádio da cidade onde acompanhou todo campeonato municipal de 2008.

Rio de Contas: Câmara de Vereadores concede título de cidadão Riocontese à jornalista esportivo Ronaldo Sketinni
Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, no município, atuou na prefeitura na primeira gestão de Cristiano Azevedo, organizando o campeonato de Futebol. Organizou ainda um campeonato na cidade de Jussiape, também localizada na Chapada Diamantina. Torcedor fanático do Botafogo do RJ, exerceu atividades de jornalismo esportivo na Rádio Portal Sudoeste em Livramento de Nossa Senhora por nove anos e há 20 anos reside no distrito de Mato Grosso, zona rural de Rio de Contas. Ainda no distrito de Mato Grosso, montou um bar e trabalhou por um certo período na localidade com seu microempreendimento. É casado com Lena Sketinni, com quem teve dois filhos, Laura e Lucas Sketinni. “Uma gratidão pra mim e pra meus pais, que sempre me ensinou a andar de maneira correta”, comemorou Sketinni.

AGU recorre da decisão do TCU que bloqueou recurso do programa Pé-de-Meia

AGU recorre da decisão do TCU que bloqueou recurso do programa Pé-de-Meia
Foto: Divulgação/MEC

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu, na terça-feira (21/1), contra decisão do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) que bloqueou o uso de recursos para financiamento do programa Pé-de-Meia, incentivo destinado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A AGU pede a suspensão imediata da decisão em medida cautelar que impede o Ministério da Educação de destinar recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) para o Pé-de-Meia. No mérito, pede que a decisão seja revertida e os recursos dos fundos possam serão utilizados no programa. A decisão do TCU foi referendada pelo plenário da corte nesta quarta-feira (22/1). No recurso, a AGU argumenta que não há qualquer ilegalidade na transferência de tais recursos e que o bloqueio das verbas poderá inviabilizar a continuidade do programa social de fundamental importância para a manutenção de alunos em escolas públicas. Para o governo, o bloqueio cautelar e repentino de mais de R$ 6 bilhões causará transtornos irreparáveis ao programa e aos estudantes. Caso a decisão do TCU não seja revertida, a AGU pede que seus efeitos ocorram somente em 2026 e, que, nesse caso, seja concedido um prazo de 120 dias para que o Governo Federal apresente um plano para cumprimento da decisão sem prejuízo da continuidade do programa.

Bombeiros controlam incêndio em galpão algodoeiro na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros controlam incêndio em galpão algodoeiro na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na madrugada de terça-feira (21), guarnições da 2ª Companhia, pertencente ao 17º BBM, em Barreiras, debelaram um incêndio em um galpão algodoeiro na BR-020, sentido Brasília, em Luís Eduardo Magalhães. O chamado foi registrado por volta das 2h50 e a primeira guarnição que chegou ao local constatou que o fogo já havia se alastrado por metade do algodão armazenado no galpão. Para o combate, os bombeiros utilizaram uma viatura Auto Tanque Bomba (ATB), caminhões-pipa, retroescavadeiras, além do apoio de funcionários da empresa. Por volta das 8h20, uma segunda equipe deu continuidade ao trabalho, realizando o resfriamento do material ainda em combustão. Para isso, foi necessário abrir acessos e derrubar paredes com o auxílio de retroescavadeiras, dissipando o calor e permitindo que as máquinas iniciassem a retirada dos restos queimados no processo de rescaldo. Ninguém ficou ferido e a causa do incêndio é desconhecida.

CIPRv apreende motocicleta com numeração de identificação veicular suprimida em Igaporã

CIPRv apreende motocicleta com numeração de identificação veicular suprimida em Igaporã
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma motocicleta com numeração de identificação veicular suprimida foi apreendida por policiais da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRV/Brumado) nesta quarta-feira (22) na Avenida Airton Sena, em Igaporã, sudoeste da Bahia. Por volta das 17h, a guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizava rondas pela cidade quando avistou às margens da referida Avenida o veículo Honda CRF, de cor vermelha, sem placa policial. Após verificação, foi identificado que o número de identificação veicular do Chassi e do motor estavam suprimidos. Foram realizadas consultas no sistema Senatran, mas mesmo assim, não foi possível identificar o veículo original. A motocicleta foi conduzida e apresentada a delegacia de Guanambi para adoção das providências legais cabíveis.

Polícia Civil realiza Operação para combater tráfico de drogas em Jequié, Jaguaquara, Apuarema e Itamari

Polícia Civil realiza Operação para combater tráfico de drogas em Jequié, Jaguaquara, Apuarema e Itamari
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 9ª Coorpin de Jequié, deu início nesta quarta-feira (22) à Operação Sentinela, voltada para combater o tráfico de drogas nas cidades de Jequié, Jaguaquara, Apuarema e Itamari. Com a participação de 25 policiais, a operação visa cumprir 13 mandados de busca e apreensão. Durante a ação, quatro armas de fabricação artesanal foram apreendidas após serem abandonadas por um dos alvos. As equipes continuam mobilizadas em diversas localidades, reforçando a atuação integrada da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas e no fortalecimento da segurança pública na região.

Integrantes de grupo criminoso morrem em confronto com a Polícia em Santa Cruz Cabrália

Integrantes de grupo criminoso morrem em confronto com a Polícia em Santa Cruz Cabrália
Foto: Divulgação/PC

Duas pistolas de calibres .40 e 9 mm, um carregador e 25 munições foram apreendidos com dois integrantes de um grupo criminoso, investigados por homicídios, tráfico de drogas e roubos nas regiões de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Itabela. As apreensões ocorreram na madrugada desta quinta-feira (23), durante operação da Polícia Civil realizada por equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI-DESC) da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro e da delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália. Edineilson Sirino Pesca e Jildevan Bispo Santos, que estavam com mandados de prisão em aberto, foram localizados na região da Coroa Vermelha quando trafegavam em um veículo. Eles desobedeceram à ordem de parada durante a abordagem policial e dispararam contra as equipes. Houve perseguição e confronto, e o carro onde a dupla estava colidiu numa região de mata. Feridos, os criminosos foram socorridos para um hospital da região, mas não resistiram. A dupla estava sendo investigada pelo homicídio de Geverson Novais dos Santos, ocorrido em maio de 2022, em Porto Seguro. Edineilson também era investigado pela morte do indígena Renilton Pinheiro da Silva, em setembro de 2024, na Aldeia Boca da Mata. Ele foi morto dentro de casa e na presença da família. Uma mulher envolvida no crime foi presa à época. As mortes de Wanderson Poubel Parreira, em outubro do ano passado, e do motorista de transporte por aplicativo Pedro Lauan Souza Oliveira, em janeiro deste ano, também estão atribuídas a Edineilson. Os crimes ocorreram na região de Monte Pascoal. Já Jildevan era apontado como autor do homicídio do adolescente Kauan Antônio, ocorrido no dia 28 de junho de 2024, no bairro Campinho, em Porto Seguro. O material apreendido com os suspeitos foi encaminhado para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As investigações seguem para identificar e localizar envolvidos como o grupo criminoso.

Quebra-molas são instalados na BA-245, entre Ibipitanga e Ibitiara

Quebra-molas são instalados na BA-245, entre Ibipitanga e Ibitiara
Foto: Reprodução/Redes sociais

Devido ao alto índice de acidentes nos últimos meses, o trecho da BA-245, entre os municípios de Ibipitanga e Ibitiara, no sudoeste da Bahia, recebeu implantação de quebra-molas. Diversos acidentes foram registrados no trecho no final de 2024, e por isso, condutores pediam a implantação dos redutores de velocidade no local. O índice de acidentes era tão alto que, as vezes ocorriam mais de um em apenas um único dia. No dia 20 de novembro, um ônibus colidiu com uma carreta no local, deixando uma idosa morta e outros feridos. Um motorista da região, que não quis se identificar, relatou ao Sudoeste Total, que, após o início de implantação dos equipamentos, caiu consideravelmente o registro de acidentes no trecho.






https://www.youtube.com/watch?v=MKpnxCCS4GI

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.