Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 21:53
O curso de Bacharelado em Jornalismo da Uesb foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA). Até o ano de 2017, a Uesb ofertava o curso Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que agora deixa de existir. A mudança foi motivada pelas exigências do Ministério da Educação (MEC), que protocolou novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo, visando repensar o ensino da profissão em uma sociedade em constante transformação. O corpo docente da Uesb iniciou o processo de adequação em 2013. Assim, o curso de Comunicação Social, ofertado pela Universidade desde 1997, precisou passar por um novo processo de reconhecimento, com um fluxograma atualizado, passando a ser apenas Bacharelado em Jornalismo. De acordo com a professora Carmen Carvalho, coordenadora do colegiado do curso, até o momento foram formadas duas turmas após a mudança: as de 2018 e 2019, totalizando 38 jornalistas. Em abril de 2025, a terceira turma de Jornalismo irá colar grau, composta por 31 formandos. Carmen destaca que, durante o processo de reconhecimento, a coordenação do curso atuou junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para agilizar o processo, organizando reuniões e encontros com o CEE/BA.“O reconhecimento foi aprovado nas férias, em 6 de janeiro no CEE/BA. Foi uma conquista pelo trabalho realizado”, comemora Carmen. A professora Kergileda Mateus, pró-reitora interina de Graduação, enfatiza que o reconhecimento do curso não apenas o legitima, mas também consolida a história da Instituição e a qualidade da formação oferecida, permitindo aos egressos atuarem em diversos setores da comunicação. “Vale destacar que as universidades públicas, em especial, promovem uma formação de jornalistas comprometida com a democratização da informação, com a qualidade do conteúdo, combatendo a disseminação de fake news, e promovendo uma atuação responsável nas redes sociais. É um jornalismo sério e comprometido com a verdade”, destaca Kergileda. Gabriela Matias, egressa da primeira turma de Bacharelado em Jornalismo da Uesb, reforça o papel do curso na formação de jornalistas comprometidos com a ética e a qualidade da informação. “Sinto que é um passo essencial para agir de forma mais incisiva no combate à precarização da nossa profissão, que, infelizmente, vem sendo afetada pelo uso inadequado da Inteligência Artificial. Essa tecnologia deveria ser uma aliada no fazer jornalístico, além de ajudar no combate às falsas informações disseminadas para manter as pessoas desinformadas sobre as reais urgências”, pontua Gabriela. O curso de Bacharelado em Jornalismo da Uesb foi oficialmente reconhecido em janeiro de 2025 e está apto a atuar pelos próximos seis anos, na modalidade presencial. As aulas são realizadas no período matutino e possui carga horária de 3.185 horas, com oferta de 46 vagas anuais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 21:49
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, realizou no mês de janeiro a Operação Volta às Aulas. O objetivo foi garantir que os materiais escolares comercializados no estado estejam em conformidade com as normas de segurança e qualidade. Durante a ação, foram fiscalizados 98.213 itens escolares, abrangendo produtos como apontadores, borrachas, lápis de cor, colas e lapiseiras. Ao todo, 232 ações fiscais foram realizadas em diversos estabelecimentos comerciais da Bahia. De acordo com o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, a fiscalização desempenha um papel fundamental na proteção do consumidor e na conscientização dos agentes do mercado. “Nosso trabalho vai além da fiscalização. Buscamos educar fabricantes e comerciantes sobre a importância do cumprimento das normas técnicas, garantindo mais segurança e qualidade aos consumidores, especialmente às crianças, que utilizam esses produtos no dia a dia”, destacou Dourado. A Operação Volta às Aulas faz parte de uma iniciativa nacional coordenada pelo Inmetro, que verificou mais de 430 mil itens escolares em todo o Brasil. Caso o consumidor desconfie de irregularidades em materiais escolares, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 ou acessar o site oficial: http://www.ba.gov.br/ibametro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 21:10
A ansiedade, resposta natural a situações de estresse, pode se tornar um transtorno ao interferir na rotina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros convivem com a condição, o que coloca o Brasil no topo do ranking global. Para avançar no tratamento, pesquisadores do Grupo de Materiais Fotônicos (GMF), liderados por Jorge Fernando Silva, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), identificaram novos compostos químicos com potencial para tratar a ansiedade, que podem reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos atuais. De acordo com o pesquisador Jorge Fernando Silva, o estudo teve início com a criação de novos compostos químicos baseados em európio e térbio. Em seguida, foi realizada a análise da estrutura e das propriedades desses materiais utilizando técnicas como espectroscopia de infravermelho e fotoluminescência. “A eficácia farmacológica foi avaliada em duas etapas: um estudo in silico, que usou simulação computacional para prever os resultados, e um estudo in vivo, realizado com o peixe-zebra (Danio rerio), uma espécie amplamente utilizada em testes biomédicos”, afirma Jorge. O líder do GMF explica que os novos materiais apresentam uma alternativa viável, tanto do ponto de vista químico quanto econômico, para o desenvolvimento de medicamentos, abrindo novas possibilidades para o tratamento de transtornos. “Embora os ansiolíticos possuam efeitos medicinais úteis, podem causar reações indesejáveis como a dependência química. A pesquisa visa um novo caminho no tratamento de doenças relacionadas à ansiedade e, pela característica intrínseca dos materiais produzidos, diversas possibilidades no estudo e compreensão da atividade ansiolítica que possam minimizar tal efeito”. A descoberta ainda está em fase de testes e necessita de validações adicionais antes de uma possível aplicação clínica. “Os próximos passos são a otimização dos processos de síntese, a busca por parcerias com a indústria farmacêutica para dar continuidade ao desenvolvimento desses novos fármacos e a atração de investidores, como investidores-anjo, que possam subsidiar a continuidade dessa pesquisa pioneira, envolvendo esses sistemas químicos”, projeta Jorge. Além do professor Jorge Fernando Silva, a equipe de trabalho é composta por Hélcio Silva, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Aluísio Marques, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Emmanuel Silva, Maria Kueirislene, Amâncio Ferreira e Jane Eire Silva, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o mestrando Andrei Marcelino Sá, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 21:00
Um homem desapareceu após cair dentro de uma lagoa na zona rural de Livramento de Nossa Senhora no fim da tarde deste domingo (19). A vítima é Emanuel Gomes, conhecido como Manú, morador do Bairro Taquari. De acordo com relato de testemunhas, o homem realizava passeios curtos no local com uso de um jet-ski acompanhado de uma mulher identificada como Mariane Aguiar, contudo, apenas Mariane usava colete salva-vidas. Ele se desequilibrou e acabou caindo nas águas do manancial, desapareceu e não foi mais visto. Já Mariane, que estava com o equipamento de segurança, foi resgatada por amigos. Bombeiros foram acionados e chegaram na manhã desta segunda-feira (20) para realizar buscas no local a fim de localizar a vítima.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 20:50
Uma carga de trigo sem nota fiscal foi apreendida pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRV/Brumado) neste domingo (19) na BA-026, trecho do município de Tanhaçu, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), policiais do Posto de Sussuarana, abordaram um caminhão e encontraram no compartimento de carga 800 sacos de farinha de trigo, totalizando 20 toneladas sem o manifesto eletrônico e nota fiscal. Diante dos fatos, o veículo carregado e o condutor foram conduzidos ao Posto Fiscal Benito Gama em Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/01/2025 - 20:40
Pelo menos quatro suspeitos foram conduzidos à delegacia em uma ocorrência que resultou em apreensão de drogas na noite deste domingo (19) em Ribeirão do Largo. De acordo com a 80ª CIPM, uma guarnição, após atender solicitação da Guarda Municipal, realizou rondas no distrito de Nova Brasília, cuja demanda foi de suspeita de tráfico de drogas. No local foram avistados dois indivíduos, que ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram de maneira suspeita adentrar a uma residência. Ao proceder com a abordagem foram encontradas em posse de um dos indivíduos duas trouxinhas de substância análoga a maconha. Ao ser indagado, ele relatou que teria pego em uma determinada residência. Nesse momento, a proprietária da residência tinha acabado de chegar no local e franqueou a entrada da guarnição. No interior do imóvel, os policiais encontraram outro indivíduo e em sua posse uma sacola plástica. Ao ser verificado o conteúdo, foram constatadas 40 trouxinhas de substância análoga à maconha. Todos os envolvidos foram conduzidos com os materiais para a 21ª Coorpin de Itapetinga.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 22:54
Às margens do rio Paramirim, no sudoeste do estado, a cidade de Caturama é a primeira do ano a receber uma nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar. Neste domingo (19), a estrutura de segurança, localizada no bairro Vila Nova, foi inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues. A obra teve aporte de R$ 4,3 milhões, provenientes do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Entregamos essa estrutura para dar conforto para quem precisa procurar a Polícia ou a delegacia. Esses momentos são sempre difíceis. Então, não queremos um local maltratado, nem para o servidor, nem para quem precisa do serviço”, declarou o chefe do executivo baiano. Cerca de nove mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vivem em Caturama, vão usufruir do equipamento da segurança pública, com instalações modernizadas e com sistemas de videomonitoramento, que já estão em operação. Na Delegacia da Polícia Civil também funcionará uma sala de meios para objetos apreendidos, sala de investigação e de reconhecimento facial. Ao todo, já foram inauguradas 137 Unidades Integradas novas ou modernizadas em todo o estado desde 2023. Para a saúde, foi entregue uma nova ambulância para o atendimento de urgência e emergência e para o transporte de pacientes da rede de assistência do município. Na ocasião, foi autorizada por Jerônimo a adoção de providências para cessão de um ônibus escolar rural para Caturama, que vai atender os estudantes da rede pública estadual e municipal. A cidade está entre as que têm projetos de educação em tempo integral previstos para 2025, na regão sudoeste.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 22:44
O governador Jerônimo Rodrigues visitou, neste domingo (19), às áreas alagadas de Bom Jesus da Lapa, cidade do Oeste baiano, que enfrentou desafios severos devido às fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram a cheia do rio São Francisco. Jerônimo sobrevoou as Ilhas da Canabrava e da Mariquinha, e conferiu a situação de outros pontos impactados pelo excesso de água. “Vim aqui entregar minhas mãos e a força do Estado para continuarmos juntos. Desde que Eures anunciou que já estava tendo riscos de inundações, de desabrigados e desalojados, a gente se juntou a ele e segurou firme. Eu tinha que vir aqui para dar um abraço de solidariedade às famílias que hoje padecem, sofrem”, se solidarizou o governador. Acompanhado do prefeito Eures Ribeiro, da secretária da saúde do Estado, Roberta Santana, e do superintendente de Defesa Civil Estadual (Sudec), Héber Santana, Jerônimo percorreu ruas do bairro Beira Rio, que foi impactado pela cheia do rio. Além de se comprometer com a recuperação das áreas afetadas, ele determinou ações rápidas para ajudar a mitigar os danos e restaurar a normalidade na vida dos cidadãos. A comitiva ainda passou pelo Centro de Educação Infantil Eufrosina Borges Dourado, que se tornou um alojamento para as 20 famílias que residem na área que sofreu com o alagamento. “A situação aqui não é boa, muita chuva. Foi muito importante o governador vim porque a inundação no bairro Beira Rio é um caso de saúde pública. Além da água de chuva, tem água de esgoto, que pode provocar doenças. É uma coisa muito triste, é preocupante”, destacou o prefeito Eures Ribeiro. Na ocasião, foi realizada a entrega de itens humanitários, como 458 cobertores, 378 colchões solteiro, 40 colchões casal, produtos para higiene pessoal e 1000 unidades de água mineral. Para reforçar a assistência aos lapenses, a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou duas ambulâncias, equipamentos e medicamentos, que serão distribuídos entre o hospital e unidades de saúde. Essa medida teve o aporte de aproximadamente R$ 2 milhões. A visita foi um passo importante para a recuperação imediata, mas também serviu para reforçar a importância da colaboração entre os órgãos estaduais, buscando soluções que atendam às demandas locais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 21:32
Policiais militares da 59ª CIPM resgataram dois homens vítimas de sequestro, na tarde deste sábado (18), no trecho entre Itacimirim e Praia do Forte, município de Camaçari. Os militares realizavam patrulhamento quando foram acionados por populares que informaram que um veículo estaria sendo desmontado para retirada de peças naquela localidade. Ao chegar, a guarnição constatou o fato. Ao visualizar os militares criminosos dispararam contra os policiais e fugiram para uma zona de mata. Durante as buscas, os policiais militares ouviram gritos de socorro e localizaram dois homens que relataram ter sido sequestrados por um grupo de criminosos enquanto estavam em um estabelecimento comercial na localidade conhecida como Manguezal, na noite de sexta-feira (17). As vítimas informaram ainda que foram torturadas e roubadas pelos indivíduos. No local, foram apreendidos um notebook, aparelhos celulares, entorpecentes e duas motocicletas. Todo o material apreendido e as vítimas foram encaminhados à Delegacia Anti-Sequestro (DAS) para as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 19:43
Morreu neste domingo (19), aos 92 anos, Léo Batista, um dos maiores jornalistas da história do Brasil. De acordo com o Jornal O Globo, o âncora e repórter, que esbanjou simpatia ao longo de quase um século de vida, se identificou mais com a imprensa esportiva ao longo da carreira, mas soube marcar espaço em muitas outras coberturas. Além de fazer parte da bancada do Jornal Nacional, passou 40 anos cobrindo o Carnaval do Rio de Janeiro no rádio e na televisão. Ele faleceu no hospital Hospital Rios D’Or, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em função de um tumor no pâncreas. O jornalista deu entrada no hospital no dia 6 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal. Exames detectaram o tumor, que exigira internação na UTI da unidade ao longo dos últimos dias, mas ele não resistiu. Seu Léo, como sempre foi carinhosamente chamado, dedicou cerca de 77 anos ao jornalismo, tendo sido 54 deles só na TV Globo, tornando-se inspiração para várias gerações de profissionais que aprenderam com ele, tendo contato direto, ou apenas sendo espectador de sua "voz marcante".
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 19:37
Uma moto Honda Biz com registro de roubo foi apreendida por policiais da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) neste domingo (19) na cidade de Anagé. O veículo foi abordado por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na BA-262 e na fiscalização ficou constatado que o número de Identificação Veicular estava suprimido. Além disso, o número do motor pertencia a outro veículo. O veículo suspeito foi encaminhado para o DISEP de Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 13:14
Uma mulher foi detida por policiais militares na tarde deste sábado (18) suspeita de tráfico de drogas na cidade de Cândido Sales. De acordo com a 80ª CIPM, na ação foram apreendidos 349 gramas de substância análoga a maconha, 36 gramas de substância análoga ao crack, 18 pinos de substância da mesma substância, 138 papelotes de substância análoga à cocaína e uma balança de precisão. Uma guarnição do PETO realizava rondas. A mulher, ao avistar a viatura, tentou se desvencilhar de uma sacola. Para isso, ela jogou a sacola no fundo de um veículo estacionado no centro da cidade. A atitude suspeita ensejou a averiguação do material, que ao ser avaliado, constatou-se a existência de drogas diversas em quantidade relevante, configurando tráfico de drogas. A autora e todo material apreendido foram apresentados no DISEP, em Vitória da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 13:04
Duas operações realizadas neste sábado (18) por unidades do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) resultaram na apreensão de aproximadamente 53 kg, de drogas em rodovias da Bahia. Três suspeitos foram presos e dois veículos apreendidos. As apreensões e prisões ocorreram durante abordagens de fiscalização de trânsito. Na BA-172, em Santa Maria da Vitória, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Barreiras (CIPRV/Barreiras), após constatarem que o condutor não possuía CNH e que o veículo apresentava irregularidades, encontraram no porta-malas três sacos contendo 63 tabletes de substância análoga à maconha e um tablete de substância branca análoga à cocaína. Na outra ação, policias militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Itabuna (CIPRV/ Itabuna), durante a Operação Hórus, realizava abordagens na BA-026, em Maracás, quando um condutor tentou fugir e arremessou uma caixa para fora do veículo. Após a interceptação, os policiais encontraram na caixa 27 tabletes de entorpecentes, sendo 26 de substância análoga à maconha e um de substância análoga à crack. Os suspeitos e o material apreendido foram apresentados às delegacias de Polícia Civil das respectivas áreas para as providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/01/2025 - 12:54
Uma carroça de tração animal foi atingida por um caminhão neste sábado (18) na BA-263, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu em uma curva por volta das 11h40 na altura do km 74 da rodovia. Na carroça estavam duas pessoas, sendo um homem, 41 anos, identificado como Adilson, e uma criança de 12 anos.
O homem morreu ainda no local. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Já a criança foi socorrida por familiares e foi encaminhada por familiares com leves escoriações ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. O condutor do caminhão fugiu do local. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 19:40
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) promoveu essa semana a entrega de uma ambulância e de equipamentos para o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A ação contou com o investimento de R$ 352.650,00 do Governo do Estado. Foram três os equipamentos fornecidos para a Prefeitura de Rio de Contas: um ‘sistema para captura de imagem’, um ‘aparelho cardioversor’ e um ‘aparelho eletrocardiógrafo’, somando R$ 107.450,00 em investimentos, somados aos R$ 245.200,00 para a compra da ambulância. “Em nosso compromisso de atender a população baiana, é preciso muitas vezes fazer um esforço conjunto com os municípios, União e parlamentares, porque todos eles têm papel importante na gestão pública da saúde. Entregas como essa mostram o quão o Governo do Estado está imbuído em oferecer ao povo um serviço de maior eficiência e, consequentemente, de resolutividade nos atendimentos”, disse a secretária da saúde do estado, Roberta Santana.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 18:45
Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (17) por agredir a própria mãe na cidade de Botuporã. De acordo com informações da 4ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 18h20. A PM foi acionada por uma irmã do acusado, com a informação de que ele estava agredindo sua mãe. De imediato, a guarnição deslocou para o local, onde constatou a veracidade dos fatos e conduziu as partes envolvidas à Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora. Após a apresentação, os fatos foram confirmados pelas vítimas e o acusado foi preso em flagrante.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 18:11
Duas motocicletas adulteradas foram apreendias pela CIPE Sudoeste nesta sexta-feira (17) no município de Presidente Jânio Quadros. Por volta das 8h, uma guarnição realizava patrulhamento especializado na cidade quando visualizou as duas motocicletas na área externa de uma residência. De acordo com a especializada, ao fazer a consulta pelo sistema, foram observados que as placas pertenciam a outras motocicletas, e também que os chassis e motores estavam com números adulterados. Os dois veículos foram apresentados na Delegacia Territorial local para registro da ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 18:04
Um homem foi detido na cidade de Vitória da Conquista na última quinta-feira (16) suspeito de tráfico de drogas. O flagrante foi feito por policiais da CIPE Sudoeste por volta das 23h30. Uma guarnição da CIPE Sudoeste, através do disk denuncia passada ao Cicom, foi informada que em um endereço do bairro Henriqueta Prates, havia um indivíduo traficando drogas e teria ameaçado moradores de posse de uma arma de fogo. Os policiais foram para o local e após localizar a residência, a guarnição foi recebida pela genitora e irmãos do suspeito que franquearam a entrada. Ele foi abordado na presença dos familiares e posteriormente foi realizada busca nas áreas da casa ainda com a autorização dos moradores. Havendo fundadas suspeitas de tráfico foi levado ao local o cão Kaiser que de imediato realizou a busca e encontrou em uma sacola plástica embaixo de um bloco, substâncias análogas a maconha, sendo toda a busca acompanhado pelo irmão. O suspeito assumiu a propriedade dos entorpecentes, recebeu voz de prisão e foi conduzido e apresentado no plantão da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 17:55
Uma motocicleta roubada foi recuperada por Policiais da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) neste sábado (18) no município de Planalto, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo foi abordado por agentes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) por volta das 9h40 na BA-641, no distrito de Lucaia. A motocicleta, uma Honda CG 125 estaria em situação regular, no entanto, ao examinar os demais elementos identificadores, os policiais notaram sinais de adulteração no número de identificação veicular e na numeração do motor, com marcas de uso de instrumento abrasivo no local de marcação do chassi e sobreposição de numeração no local de marcação do número do motor. Com a aplicação de técnicas de identificação veicular, os policiais conseguiram descobrir a numeração real do motor, que, ao ser consultada no sistema, apontou outro veículo que possui registro de roubo, com declaração realizada em 14/05/2014, na cidade de Vitória da Conquista. O condutor, de 44 anos, se apresentou como o possuidor da motocicleta, relatando que a teria comprado de um conhecido no município de Planalto, no final do ano de 2014. A moto e o homem foram conduzidos e apresentados ao DISEP, em Vitória da Conquista, para adoção das providências legais pertinentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/01/2025 - 17:38
Equipes da Delegacia Territorial participaram uma ação, na sexta-feira (17), que resultou na recuperação de três celulares furtados no município de Ipiaú. Os aparelhos foram localizados em imóveis distintos e estavam em posse de pessoas que foram conduzidas à delegacia. Os proprietários dos aparelhos já foram identificados, e as investigações continuam para esclarecer os crimes e identificar possíveis receptadores. A ação faz parte de um esforço contínuo para combater furtos e roubos de celulares na região. A Polícia Civil alerta a população sobre a importância de adquirir produtos de procedência comprovada, recomendando sempre exigir nota ou cupom fiscal, pois a posse de objetos de origem criminosa pode configurar o crime de receptação.